IRS 2024
Re: IRS 2024
Muito obrigado pela resposta. Estou a pensar nisto porque tenho na demonstração liquidação do ano passado menos valias acumuladas de 42k. Ora se contarem para abater às mais valias com menos de um ano , posso continuar a vender. Se não contarem tenho de parar de vender e assumir risco de perder mais valias potenciais se as acções caírem. Caso contrário até o ordenado será tributado a 48%.
- Registado: 5/9/2013 12:26
Apramg Escreveu:Isto partindo do princípio que sou obrigado a englobar no último escalão.
Boa Tarde Apramg,
No meu entendimento (e a AT não lhe consegue explicar a sua dúvida, acredite em mim.......) se o contribuinte tem prejuízos fiscais de anos anteriores (confirmados, por exemplo, na nota de liquidação de IRS 2023), se é obrigado a englobar este ano de 2024, esse prejuízos serão deduzidos às mais valias ate à concorrência do Lucro do Ano na Cat G/quadro 9, de 2024.
A partir do momento/Ano que um contribuinte tem prejuízos fiscais de menos valias bolsistas, nos exercícios seguintes terá sempre de efetuar englobamento da Cat G (quadro 9, ganhos imobiliários) para manter "vivos" esses mesmos prejuízos até os poder utilizar. Mesmo que vá tendo prejuízos consecutivos. Mas como engloba, acumula os prejuízos numa "conta corrente". Se um ano, decide não englobar a Cat G/quadro 9, perde o direito aos mesmos, pra sempre. Esta é a regra.
Cumprimentos
- Registado: 19/4/2016 10:08
Isto partindo do princípio que sou obrigado a englobar no último escalão.
Tenho uma dúvida sobre se as menos valias de anos anteriores abatem às mais calias com menos de um ano. As finanças para atribuir o escalão de irs têm em cont essas menos valias?
Apramg Escreveu:Desculpem mas alguém me pode ajudar. Com algum site que tenha folha de cálculo para mais valias de ações. Muito obrigado.
Bom dia.
Não conheço nenhum site com essas folhas de cálculo, mas podes fazer uma já que é extremamente simples: valor de venda + encargos com a venda - valor de compra.
As corretoras onde negoceio enviam os dados todos e depois é só inserir.
Quanto ao Pedro, é a moda atual, pagar mais quando se paga tudo de uma só vez...
Abraços e bons negócios.
Recebi a carta da AT para pagar o IMI, que como habitual, permite o pagamento em duas fase.
Qual o espanto, ao verificar que se pagar tudo de uma vez, pago mais € 0,02.
Pedro
Qual o espanto, ao verificar que se pagar tudo de uma vez, pago mais € 0,02.
Pedro
Desculpem mas alguém me pode ajudar. Com algum site que tenga folha de cálculo para mais valias de ações. Muito obrigado.
Comigo continua tudo como no ano passado, embora a declaração tenha passado a certa mais cedo.
Entregue a 2.4, passou a certa em 18.4 e depois nunca mais mexeu...
Como já passaram as eleições já não tenho esperança que chegue antes do final de julho.
Abraços e bons negócios.
Entregue a 2.4, passou a certa em 18.4 e depois nunca mais mexeu...
Como já passaram as eleições já não tenho esperança que chegue antes do final de julho.
Abraços e bons negócios.
ZeManelZeca Escreveu:Este ano estou surpreendido. IRS com englobamento de capitais já recebido.
O mesmo aqui. mais de 2 meses antes que o ano passado. E basicamente uma declaraçao semelhante, apenas com mais a receber. era para motivar a mala a votar AD

- Registado: 17/7/2014 22:33
Este ano pela primeira vez vou ser reembolsado antes de finais de Julho. Passou desde ontem a liquidação processada. Agora é uma questão de poucos dias. Antes fosse assim todos os anos.
- Registado: 4/11/2019 21:29
Este ano estou surpreendido. IRS com englobamento de capitais já recebido.
niceboy Escreveu:No documento enviado para casa, a demonstração de liquidação de IRS (que poucos sabem interpretar), vem lá identificada a taxa efetiva.
Não sabia... Nunca reparei. Este exercício para mim é suficiente para perceber como estão as coisas.

- Registado: 8/3/2014 19:34
No documento enviado para casa, a demonstração de liquidação de IRS (que poucos sabem interpretar), vem lá identificada a taxa efetiva.
- Registado: 29/11/2007 4:19
Goya777 Escreveu:14.6%! Se os números estão na corretos parece-me óptimo! Suponho que havia muita despesa dedutível a apresentar?
Entretanto por aqui IRS recebido no final da semana passada. Este ano até foi rápido
Acho que o normal.
Despesas gerais atingimos o máximo dedutível de 250€ cada um. Educação com dedução máxima de 800€. De resto em saúde pouco (ainda bem!!) e o resto muito insignificante (nem costumo pedir faturas com contribuinte porque me esqueço).
14.6%! Se os números estão na corretos parece-me óptimo! Suponho que havia muita despesa dedutível a apresentar?
Entretanto por aqui IRS recebido no final da semana passada. Este ano até foi rápido
Bom dia a todos,
Eu costumo fazer todos os anos uma pequena análise ao meu IRS para perceber se de facto pago muito ou pouco imposto. Faço os meus cálculos, à minha maneira e analiso. Vou partilhar aqui os dados que são verdadeiros.
De salientar que em 2024 eu e a minha mulher tivemos um episódio financeiro único que não se irá repetir. Tivemos a restituição de subida de vencimento com retroativos que foram 3 anos atrás, o que elevou em 2024 os nossos rendimentos.
Ficaram assim os dados:
Vencimento total bruto dos dois: 67.800€ (casado com 1 filho)
Valor descontado IRS ao longo do ano 2024: 7.900€
Valor a pagar IRS: 2.000€
Valor total IRS de 2024: 7.900€ + 2.000€ = 9.900€
Valor liquido de vencimento: 67.800€ - 9.900€ = 57.900€
Percentagem IRS: 9.900€/67.800€=14.6% (ao qual acresce a SS de 11%)
Fazendo uma análise, para um montante de vencimento desta ordem, não me queixo e não posso dizer que temos impostos altos sobre o rendimento de trabalho. Queixo-me sim da fraquíssima gestão de recursos do nosso estado.
Se cometi algum erro digam-me.
Depois das eleições, onde toda a gente promete baixar impostos, é bom analisar os dados com frieza.
Eu costumo fazer todos os anos uma pequena análise ao meu IRS para perceber se de facto pago muito ou pouco imposto. Faço os meus cálculos, à minha maneira e analiso. Vou partilhar aqui os dados que são verdadeiros.
De salientar que em 2024 eu e a minha mulher tivemos um episódio financeiro único que não se irá repetir. Tivemos a restituição de subida de vencimento com retroativos que foram 3 anos atrás, o que elevou em 2024 os nossos rendimentos.
Ficaram assim os dados:
Vencimento total bruto dos dois: 67.800€ (casado com 1 filho)
Valor descontado IRS ao longo do ano 2024: 7.900€
Valor a pagar IRS: 2.000€
Valor total IRS de 2024: 7.900€ + 2.000€ = 9.900€
Valor liquido de vencimento: 67.800€ - 9.900€ = 57.900€
Percentagem IRS: 9.900€/67.800€=14.6% (ao qual acresce a SS de 11%)
Fazendo uma análise, para um montante de vencimento desta ordem, não me queixo e não posso dizer que temos impostos altos sobre o rendimento de trabalho. Queixo-me sim da fraquíssima gestão de recursos do nosso estado.
Se cometi algum erro digam-me.
Depois das eleições, onde toda a gente promete baixar impostos, é bom analisar os dados com frieza.
Declaração liquidada ontem. Já sei quanto vão pagar, falta saber quando
A maior parte dos anos, 1 ou 2 dias antes da abertura do prazo, já dá para entregar.
Mas é quando o sistema ainda não está suficientemente testado, e pode dar origens a erros para os 2 lados.
Mas é quando o sistema ainda não está suficientemente testado, e pode dar origens a erros para os 2 lados.
niceboy Escreveu:Goya777 Escreveu:Massao1 Escreveu:Declaração de IRS com anexo G, entregue dia 31, na situação "liquidação processada" com reembolso emitido para pagamento
Entregue há uma semana apenas?!
Foi 31 de Março, até porque Abril só tem 30 dias!.
Os 30 dias de Abril é um bom ponto

Goya777 Escreveu:Massao1 Escreveu:Declaração de IRS com anexo G, entregue dia 31, na situação "liquidação processada" com reembolso emitido para pagamento
Foi 31 de Março, até porque Abril só tem 30 dias!.
Parece-me que o anexo J é que estraga tudo.
- Registado: 4/11/2019 21:29
Massao1 Escreveu:Declaração de IRS com anexo G, entregue dia 31, na situação "liquidação processada" com reembolso emitido para pagamento
ZeManelZeca Escreveu:Ferreiratrade Escreveu:Boa tarde
Alguém aqui já recebeu reembolso do IRS tendo preenchido anexo G e J? É que todos os anos é sempre perto do fim de Julho. Não sei se será só comigo que isto acontece...
Cumprimentos
Nunca recebi antes de Junho.
Ano passado só em Agosto...entregue início Abril
Declaração de IRS com anexo G, entregue dia 31, na situação "liquidação processada" com reembolso emitido para pagamento
- Registado: 5/10/2009 12:35
Este ano o meu banco só comunicou os dados dos investimentos à AT muito no fim do prazo.
Quando abriu a época do IRS, a declaração do meu banco ainda não tinha sido tratada.
Assim, a AT identificou-me como elegível para IRS automático.
E avancei com a entrega da declaração automática (sem E, nem G nem J).
Recebi a primeira parcela de reembolso em 15 dias.
Depois meti uma outra declaração de substituição, já completa com E + G + J.
Está certa desde ontem 05/05.
Aguardo a restante parcela de reembolso, lá para Julho tal como nos outros anos.
Quando abriu a época do IRS, a declaração do meu banco ainda não tinha sido tratada.
Assim, a AT identificou-me como elegível para IRS automático.
E avancei com a entrega da declaração automática (sem E, nem G nem J).
Recebi a primeira parcela de reembolso em 15 dias.
Depois meti uma outra declaração de substituição, já completa com E + G + J.
Está certa desde ontem 05/05.
Aguardo a restante parcela de reembolso, lá para Julho tal como nos outros anos.