Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fosgass2020 » 3/4/2025 15:56

Penso que a esta hora é de aguardar para perceber que caminho vai querer seguir. Vai ter muito que ver com a concessão em regime de PPP da ferrovia entre Dorada-Chiriguaná na Colômbia. são 740 milhões € a 10 anos.

Penso que se a ME receber essa concessão poderá arrancar definitivamente, de outro modo poderá ir abaixo um pouco, tendo em conta a expectativa que tem sido gerada à volta desta concessão.

The National Infrastructure Agency (ANI) has invited parties to submit their offers for the construction, rehabilitation, improvement, operation and maintenance of the La Dorada-Chiriguaná corridor for 10 years, with a planned investment of US$3.4 billion.

The successful bidder will have to carry out the rehabilitation of the railway track and the construction of an administrative building, an operations control center, two workshops for train maintenance and a cargo transfer center. In addition, they have to do maintenance and repair of the rolling stock. Among the most important social works are the construction of the vehicular and pedestrian bridge over the Sogamoso River in the municipality of Puerto Wilches and Barrancabermeja, and the relocation of two Educational Institutions Santo Domingo and San José, in Cimitarra. The railway corridor crosses the municipalities of La Dorada (Caldas); Sonsón, Puerto Triunfo, Cocorná, Puerto Nare and Puerto Berrío (Antioquia); Cimitarra, Puerto Parra, Simacota, Barrancabermeja, Puerto Wilches, Sabana de Torres and Rionegro (Santander); San Alberto, San Martín, Aguachica, Gamarra, La Gloria, Pelaya, Pailitas, Tamalameque, Chimichagua, Curumaní and Chiriguaná (Cesar).


https://www.infrapppworld.com/update/final-specifications-published-for-la-dorada-chiriguana-railway-corridor
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 3/4/2025 15:15

Temos tendencia para olhar para janelas curtas no mercado, talvez seja por aí. Lembro-me da Mota andar meses a lateralizar no intervalo 1,20-1,40 há não muito tempo, e de ter lá cada vez mais capital "empatado", por não perceber como estava tão sub-avaliada. De repente, no inicio de 2023 começou a subir e valorizou alguns bags em poucos meses. Estou muito confiante que o vai repetir em 2025, mas se for em 2026 também não tenho pressa - tenho perto de 50k ações, e o meu maior problema com a Mota são os impostos que me obriga a pagar em IRS. :)
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 3/4/2025 15:02

tami Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:Não compreendo como, com tanta notícia positiva em torno da Mota-Engil, há uma pressão tão grande para manter os valores da ação relativamente baixos. Temos visto uma série de desenvolvimentos favoráveis, seja no crescimento das suas operações, na diversificação dos seus negócios, ou até mesmo no impacto positivo de projetos internacionais que têm vindo a realizar. Tudo isto deveria refletir-se no valor das suas ações, mas, curiosamente, parece que a pressão no mercado continua a ser no sentido de manter os preços baixos.
É frustrante ver que, apesar de todos os indicadores positivos, a ação não acompanha esse desempenho. Há muitas pessoas, incluindo alguns investidores mais inexperientes, que acabam por tomar decisões precipitadas, vendendo as suas posições com receio de uma queda que nunca chega, ou com base em uma leitura errada da situação. Eu, pessoalmente, continuo a manter a minha confiança na empresa e vejo um grande potencial no seu futuro, mas fico a pensar por que razão os preços não refletem a realidade dos factos.
Tenho seguido de perto a evolução da empresa e, enquanto não houver motivos concretos para acreditar que a Mota-Engil seja um ativo de risco elevado, continuarei a manter a minha posição. Se algum dia a situação mudar e a empresa der sinais de risco, serei o primeiro a avisar. Até lá, continuo a acreditar que o valor real da Mota-Engil está longe de ser refletido nas suas cotações atuais.


Não percebi bem a parte que não compreendes, mas até acho que tendo em conta a macro (quando o mercado cai, primeiro cai tudo e depois logo se vê quais recuperam), se tem aguentado muito bem. Uma queda de 1% num dia em que TODOS os indices, sejam europeus ou americanos, caem 4%...podia ser bem pior.



.................... ................... ..................



Caro Tami,

Entendo o teu ponto de vista, mas o que eu acho estranho é justamente a Mota-Engil não ter acompanhado o crescimento do mercado durante o período em que os índices estavam a subir. Sim, agora, com a queda dos índices, a Mota-Engil tem aguentado bem, o que é positivo, e uma queda de 1% num dia em que todos os índices caem 4% é de facto um bom sinal de resiliência. No entanto, a questão que coloco é por que razão, quando os mercados estavam a subir, a Mota-Engil não acompanhou essa tendência e não refletiu mais o seu bom desempenho.
Parece que, apesar de todos os indicadores positivos, o mercado ainda não tem dado o devido reconhecimento ao crescimento da empresa. Pode ser que haja um atraso na avaliação por parte dos investidores, ou que haja alguma reticência em perceber o real potencial da empresa. Mas, no fundo, acredito que a Mota-Engil tem muito a oferecer e, a médio/longo prazo, o mercado vai acabar por refletir isso.



J.f.vieira
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 3/4/2025 14:33

J.f.vieira Escreveu:Não compreendo como, com tanta notícia positiva em torno da Mota-Engil, há uma pressão tão grande para manter os valores da ação relativamente baixos. Temos visto uma série de desenvolvimentos favoráveis, seja no crescimento das suas operações, na diversificação dos seus negócios, ou até mesmo no impacto positivo de projetos internacionais que têm vindo a realizar. Tudo isto deveria refletir-se no valor das suas ações, mas, curiosamente, parece que a pressão no mercado continua a ser no sentido de manter os preços baixos.
É frustrante ver que, apesar de todos os indicadores positivos, a ação não acompanha esse desempenho. Há muitas pessoas, incluindo alguns investidores mais inexperientes, que acabam por tomar decisões precipitadas, vendendo as suas posições com receio de uma queda que nunca chega, ou com base em uma leitura errada da situação. Eu, pessoalmente, continuo a manter a minha confiança na empresa e vejo um grande potencial no seu futuro, mas fico a pensar por que razão os preços não refletem a realidade dos factos.
Tenho seguido de perto a evolução da empresa e, enquanto não houver motivos concretos para acreditar que a Mota-Engil seja um ativo de risco elevado, continuarei a manter a minha posição. Se algum dia a situação mudar e a empresa der sinais de risco, serei o primeiro a avisar. Até lá, continuo a acreditar que o valor real da Mota-Engil está longe de ser refletido nas suas cotações atuais.


Não percebi bem a parte que não compreendes, mas até acho que tendo em conta a macro (quando o mercado cai, primeiro cai tudo e depois logo se vê quais recuperam), se tem aguentado muito bem. Uma queda de 1% num dia em que TODOS os indices, sejam europeus ou americanos, caem 4%...podia ser bem pior.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 3/4/2025 14:16

Não compreendo como, com tanta notícia positiva em torno da Mota-Engil, há uma pressão tão grande para manter os valores da ação relativamente baixos. Temos visto uma série de desenvolvimentos favoráveis, seja no crescimento das suas operações, na diversificação dos seus negócios, ou até mesmo no impacto positivo de projetos internacionais que têm vindo a realizar. Tudo isto deveria refletir-se no valor das suas ações, mas, curiosamente, parece que a pressão no mercado continua a ser no sentido de manter os preços baixos.
É frustrante ver que, apesar de todos os indicadores positivos, a ação não acompanha esse desempenho. Há muitas pessoas, incluindo alguns investidores mais inexperientes, que acabam por tomar decisões precipitadas, vendendo as suas posições com receio de uma queda que nunca chega, ou com base em uma leitura errada da situação. Eu, pessoalmente, continuo a manter a minha confiança na empresa e vejo um grande potencial no seu futuro, mas fico a pensar por que razão os preços não refletem a realidade dos factos.
Tenho seguido de perto a evolução da empresa e, enquanto não houver motivos concretos para acreditar que a Mota-Engil seja um ativo de risco elevado, continuarei a manter a minha posição. Se algum dia a situação mudar e a empresa der sinais de risco, serei o primeiro a avisar. Até lá, continuo a acreditar que o valor real da Mota-Engil está longe de ser refletido nas suas cotações atuais.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 3/4/2025 13:42

O governo vai investir 211 milhões de euros do PRR na compra de mais de 800 autocarros elétricos para os municípios, com o objetivo de tornar os transportes públicos mais sustentáveis. Isto é uma excelente oportunidade para empresas que trabalham nesta área, e a Mota-Engil pode ser uma das grandes beneficiadas.
A Mota-Engil Renewing, que se foca na mobilidade elétrica e transição energética, já ganhou contratos importantes para fornecer autocarros elétricos. Em Viana do Castelo, por exemplo, vai entregar 15 autocarros num negócio de mais de 5 milhões de euros. Também conseguiu um contrato para fornecer oito autocarros elétricos à STCP por 2,75 milhões de euros.
Além disso, a empresa tem um plano ambicioso para expandir a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, com a meta de atingir 7.500 pontos de carregamento em Portugal, Espanha e Polónia até 2028.
Tendo em conta esta aposta da Mota-Engil no setor da mobilidade elétrica e os concursos que já venceu, é provável que consiga aproveitar este novo investimento do PRR. Isto não só reforça a sua posição no mercado dos transportes sustentáveis, como também ajuda a diversificar o seu negócio e garantir crescimento futuro.




https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... oes-do-prr
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 3/4/2025 13:33

O reforço do interesse dos EUA e da UE no Corredor do Lobito é uma excelente notícia para a Mota-Engil. Com os investimentos a aumentar e o envolvimento direto das potências ocidentais, este projeto ferroviário ganha ainda mais relevância estratégica. Para a Mota-Engil, isto traduz-se em novas oportunidades de crescimento, contratos e financiamento, consolidando a sua posição como player de referência em África. A aposta internacional neste corredor não só impulsiona o desenvolvimento regional como também reforça o papel da empresa na modernização de infraestruturas críticas no continente.

https://observador.pt/2025/04/03/estado ... parcerias/
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 3/4/2025 13:07

Se o canal continuar com a mesma taxa de sucesso, haverá um spike down aos 3,15…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 3/4/2025 13:04

Apenas uma atualização... :-" :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA na eventualidade.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
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Re: Relatório de contas de 2024 publicado

por hugob0ss » 3/4/2025 11:58

fosgass2020 Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu: A taxa de juros paga pelos empréstimos bancários é elevada, no entanto isso é uma opção estratégica. A Mota-Engil procura financiamentos em moedas locais, um hedge natural que permite mitigar o risco de desvalorização da moeda em que foram celebrados os contratos. Assim se a moeda em que são contabilizados os recebimentos dos clientes desvalorizar, a dívida contraída para essas obras está expressa na mesma moeda e desvalorizará na mesma proporção.


Rolling_Trader, agradecendo desde já as tuas explicações e, em especial, a qualidade das mesmas, queria perguntar-te qual poderia ser o efeito se, em vez desta estratégia, fizessem empréstimos cá e hedging no mercado?

A tua explicação tem alguma lógica, mas para mim não faz muito sentido uma empresa poder financiar-se a 5% em mercado desenvolvido e moeda forte e andar a pedir financiamentos a 10, 15, 20% em mercados cujo "ambiente financeiro" não é muito estável.

Será que esses financiamentos não serão antes contrapartidas obrigatórias dos contratos, tendo em conta a magnitude que algumas dessas obras têm para os países envolvidos, como forma de também desenvolver a sua indústria financeira?


Concordo com essa visão, pode ser uma forma de estabelecer relações com os governos locais e dinamizar o mercados financeiro, mas acho que sobretudo é feito como hedge cambial. As taxas de juro obtidas em moeda local refletem o risco inerente à atuação em países em vias de desenvolvimento, onde pode existir uma grande desvalorização da moeda. De forma a minimizar esse risco, os empréstimos são contraídos de forma a manter a relação entre o custo da dívida e a receita obtida, assim se os governos decidirem desvalorizar a moeda o custo da dívida reduz-se proporcionalmente, garantido a margem entre a receita e a despesa financeira.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fosgass2020 » 3/4/2025 11:42

https://www.youtube.com/watch?v=uYyvTocz5ug

Parece que podemos assistir em directo...
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fosgass2020 » 3/4/2025 9:40

J.f.vieira Escreveu:A recente decisão judicial contra a Agência Nacional de Infraestrutura (ANI) da Colômbia, que obriga o Estado a pagar uma quantia significativa a uma empresa envolvida num projeto ferroviário do governo Petro, levanta algumas questões sobre a sua possível relação com a Mota-Engil. Embora a notícia do El Tiempo não identifique diretamente a empresa beneficiada, há razões para considerar que poderá tratar-se da Mota-Engil, dado o seu histórico e interesse no setor ferroviário colombiano.
A Mota-Engil tem vindo a reforçar a sua presença na América Latina, estando envolvida em projetos de grande dimensão, incluindo infraestruturas de transporte. Além disso, o setor ferroviário na Colômbia tem sido um dos focos da empresa, o que torna plausível a possibilidade de que seja a beneficiária desta decisão judicial. Caso se confirme, este desfecho poderá representar um desenvolvimento positivo para a empresa, tanto do ponto de vista financeiro como na sua posição estratégica no país.
No entanto, sem uma confirmação oficial, esta hipótese permanece especulativa. Resta aguardar por mais detalhes para perceber o impacto real deste caso e se poderá, de facto, beneficiar a Mota-Engil no seu posicionamento no mercado colombiano.




https://www.eltiempo.com/unidad-investi ... ro-3440818


A notícia parece-me bastante clara e fala clara e inequivocamente na Mota-Engil. 140.000 milhões de pesos colombianos são pouco mais de 30 milhões de euros - não é nada de especial mas se vier é bem bom!
El fallo, fechado el pasado 25 de marzo, señala que los demandantes son Mota-Engil Engenharia y Construção, S.A. y Mota-Engil Perú, S.A. como integrantes del Consorcio Mota-Engil, conformado el 23 de mayo de 2016.


Importa é saber se eles apanham o corredor La Dorada-Chiriquaná, cujo resultado do concurso sai hoje:
En cuanto al proceso en el que están participando para el tren La Dorada-Chiriguaná, para mañana 3 de abril está programada la audiencia de adjudicación en la que se sabrá si Mota Engil gana o pierde la millonaria obra.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 3/4/2025 8:31

A recente decisão judicial contra a Agência Nacional de Infraestrutura (ANI) da Colômbia, que obriga o Estado a pagar uma quantia significativa a uma empresa envolvida num projeto ferroviário do governo Petro, levanta algumas questões sobre a sua possível relação com a Mota-Engil. Embora a notícia do El Tiempo não identifique diretamente a empresa beneficiada, há razões para considerar que poderá tratar-se da Mota-Engil, dado o seu histórico e interesse no setor ferroviário colombiano.
A Mota-Engil tem vindo a reforçar a sua presença na América Latina, estando envolvida em projetos de grande dimensão, incluindo infraestruturas de transporte. Além disso, o setor ferroviário na Colômbia tem sido um dos focos da empresa, o que torna plausível a possibilidade de que seja a beneficiária desta decisão judicial. Caso se confirme, este desfecho poderá representar um desenvolvimento positivo para a empresa, tanto do ponto de vista financeiro como na sua posição estratégica no país.
No entanto, sem uma confirmação oficial, esta hipótese permanece especulativa. Resta aguardar por mais detalhes para perceber o impacto real deste caso e se poderá, de facto, beneficiar a Mota-Engil no seu posicionamento no mercado colombiano.




https://www.eltiempo.com/unidad-investi ... ro-3440818
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 3/4/2025 8:19

 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 3/4/2025 8:18

 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 3/4/2025 8:03

 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Luzemburg » 2/4/2025 20:25

Um Double Doji no topo indica alguma indecisão da tendência a curto prazo.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 2/4/2025 19:21

Actualizado:

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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 2/4/2025 14:13

Não esquecer que a estes valores o dividendo é de 4.5%
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 2/4/2025 14:00

Mais umas pouquitas para a minha carteira \:D/
Este abutre é que é malandro...mais uns stops limpinhos :oh:
 
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Re: Relatório de contas de 2024 publicado

por Rolling_Trader » 2/4/2025 12:32

fosgass2020 Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu: A taxa de juros paga pelos empréstimos bancários é elevada, no entanto isso é uma opção estratégica. A Mota-Engil procura financiamentos em moedas locais, um hedge natural que permite mitigar o risco de desvalorização da moeda em que foram celebrados os contratos. Assim se a moeda em que são contabilizados os recebimentos dos clientes desvalorizar, a dívida contraída para essas obras está expressa na mesma moeda e desvalorizará na mesma proporção.

Rolling_Trader, agradecendo desde já as tuas explicações e, em especial, a qualidade das mesmas, queria perguntar-te qual poderia ser o efeito se, em vez desta estratégia, fizessem empréstimos cá e hedging no mercado?

A tua explicação tem alguma lógica, mas para mim não faz muito sentido uma empresa poder financiar-se a 5% em mercado desenvolvido e moeda forte e andar a pedir financiamentos a 10, 15, 20% em mercados cujo "ambiente financeiro" não é muito estável.

Será que esses financiamentos não serão antes contrapartidas obrigatórias dos contratos, tendo em conta a magnitude que algumas dessas obras têm para os países envolvidos, como forma de também desenvolver a sua indústria financeira?

Olá fosgass2020,

Agradeço o agradecimento, a ti e a todos os outros que me agradeceram (que falta faz um botão de like neste fórum para não termos que estar a fazer posts de agradecimento :lol:).

Respondendo à tua questão quanto à estratégia de hedging via financiamento em moeda local, ela é referida no RC da seguinte forma:

In Relatório de Contas 2024, página 62

No que respeita aos encargos financeiros líquidos (juros suportados – juros obtidos), estes atingiram no exercício findo em 31 de dezembro de 2024 -218 milhões de euros, um valor superior ao verificado no exercício de 2023 (-187 milhões de euros), justificado, maioritariamente, pela estratégia de angariação de mais financiamentos em moedas locais, permitindo assim um hedge natural, mas com um custo superior, bem como por um contexto mais alto de taxas de juro, nomeadamente na primeira metade do ano

Note-se que a Mota-Engil tem adjudicações em 21 países de 3 áreas geográficas diferentes (Europa, África e América Latina) e tem um unidade própria capacitada para fazer este tipo de análises a "Mota-Engil Capital" que trabalha em estreita colaboração com os negócios core do Grupo

Certamente levarão em conta as projeções mais credíveis de crescimento do PIB e inflação de cada país (divulgadas por entidades idóneas com o FMI, Banco Mundial, OCDE, Moody's, S&P, Fitch, etc) para decidir, caso a caso, obra a obra, país a país, a melhor estratégia no que diz respeito a esse tipo de decisões, levando obviamente em conta a duração previsível da obra e o risco cambial durante esse período de tempo e, tal como referiste, qualquer condicionante contratual obrigatória sobre a fonte de financiamento.

Cito abaixo a estratégia do grupo para a mitigação do risco cambial, descrito também no relatório de contas:

In Relatório de Contas 2024, página 48

Tendo em consideração a sua diversidade geográfica, o Grupo operacionaliza os seus negócios a nível internacional através de diversas empresas e entidades, posicionamento do qual resulta a exposição do Grupo a diferentes moedas e, consequentemente, ao risco de taxa de câmbio.
Refira-se que ao nível da análise do risco de taxa de câmbio existe um acompanhamento contínuo e sistemático das variações a que o Grupo está sujeito. Este acompanhamento é da responsabilidade das funções de tesouraria corporativa e de controlo de negócios, que consolidam e reportam a informação de todas as empresas presentes nas diversas geografias, quer ao nível de fluxos, saldos e dívida.
As principais moedas que não o euro a que a atividade do Grupo está exposta são o dólar norte-americano, o kwacha malawiano, o kwanza angolano, o metical moçambicano, o naira nigeriano, o rand sul africano, o novo sol peruano, o peso colombiano, o peso mexicano e o real brasileiro.
A política de gestão do risco de taxa de câmbio tem por objetivo a redução da volatilidade nos investimentos e nas operações expressas em moeda externa (moedas que não o euro), contribuindo para uma menor sensibilidade dos resultados a flutuações cambiais.

(...)

Em termos de gestão do risco de taxa de câmbio, procura-se, sempre que possível ou aconselhável, realizar coberturas naturais de valores em exposição através do recurso a dívida financeira denominada na moeda externa em que se expressam os valores em risco. Sempre que tal não se revele possível ou adequado, promove-se a contratação ou realização de outras operações baseadas em instrumentos derivados, estruturadas numa lógica de minimização do seu custo, nomeadamente para cobertura de riscos em transações cambiais futuras com grande grau de certeza quanto a montantes e data de realização. Salienta-se, por outro lado, que uma parte significativa dos contratos executados pelo Grupo é denominada em euros ou em dólares norte-americanos, sendo, sempre que possível, indexado o câmbio ao valor do contrato registado em moeda nacional, com vista a eliminar qualquer risco de volatilidade com perda de valor.

Aparentemente eles sabem o que estão a fazer e os resultados demonstram isso mesmo. :wink:
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 2/4/2025 11:56

Foi por pouco!
Tentei comprar ontem e hoje mais umas pouquitas a 3.40€...
Anexos
Screenshot_20250401_163358_Chrome.jpg
Screenshot_20250402_114940_Samsung Internet.jpg
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 2/4/2025 10:45

Qual fora? Qual Trump? Na pior das hipótes o spx vai a 5400 pontos. A Mota está claramente à espera de um sinal para arrancar em força.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ASimoes » 2/4/2025 10:22

MarcoAntonio Escreveu:Mota-Engil reforça para 100% na sexta maior construtora brasileira - Construção - Jornal de Negócios

O grupo português, que desde 2012 tem metade do capital da Empresa Construtora Brasil, está agora a fechar a compra dos restantes 50%, com o objetivo de aproveitar oportunidades de crescimento no país em áreas como o “oil & gas”, infraestruturas e mineração.

:lol: :lol: however!!! comprou os 100% da 6ª maior Construtora do Brasil :-" Estou fora,porque receio valores de Dividendos !
Bons negócios, nesta tempestade, trump_ada 8-)
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Luzemburg » 2/4/2025 10:14

Kikoff Escreveu:....."no relatório de contas referente ao ano passado, a Mota-Engil avança que realizou uma mais-valia no valor de 9,9 milhões de euros com a alienação da concessionária Tuxpan Tampico por 13,8 milhões de euros."

É uma mais valia enorme de 72%, porém falta ainda vender mais duas concessões no México. Seria estas mais valias o valor escondido que se fala nas avaliações do grupo?
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