Mais Valias IRS
Re: Mais Valias IRS
Mr_ALL Escreveu:[
Responde a casos concretos:
Caso 1.
Em 2023 compras 200 euros de ações ao dia 15 de cada mês.
Em 31 Julho de 2024 vendes tudo.
Como declaras?
Caso 2.
Em 2020 compras 200 euros de ações ao dia 15 de cada mês.
Em 31 Julho de 2024 vendes tudo.
Como declaras?
Já agora, quais as tuas qualificações/habilitações contabilísticas/fiscais?
- Registado: 29/11/2007 4:19
AS01 Escreveu:Mr_ALL Escreveu:Filipe5555 Escreveu:Em que ficamos então?
Agrupa por ano de aquisição, considerando em cada ano a data de aquisição mais antiga.
Nesse caso como se identifica corretamente o período de detenção dos ativos?
Um exemplo: se apenas uma parte haver sido detida por um período inferior a 365 dias e o sujeito passivo tiver obrigação de englobar a declaração está incorreta.
Esta é uma matéria suficientemente importante para não se oferecerem conselhos à toa...
De facto é uma matéria muito importante. Pelo que se não devem fazer comentários "à toa"!
Se a declaração agrupar por ativo e por ano de aquisição, como o ano de realização é 2024, então cada linha desse ativo identifica corretamente se o ativo (ou a parte desse ativo) foi detido por mais ou por menos que 365 dias. As linhas com menos de 365 são englobados se, é só se, o contribuinte estiver no último escalão de IRS. Não é o contribuinte que engloba caso a caso.
No caso particular de em casos específicos o mesmo ativo comprado no mesmo ano em datas diversas e só parte dessas datas estiverem incluídas no critério de detenção por menos de 365 dias, então o declarante, para seu interesse, declara em linhas isoladas essas operações.
Por último, quem não quer obter consultas "à toa", não pergunta num fórum, consulta um contabilista certificado ( e convém consultar um que esteja familiarizado com este assunto, que pela sua especifidade, não está ao alcance de todos).
"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922
- Registado: 14/8/2022 13:42
Mr_ALL Escreveu:Filipe5555 Escreveu:Em que ficamos então?
Agrupa por ano de aquisição, considerando em cada ano a data de aquisição mais antiga.
Nesse caso como se identifica corretamente o período de detenção dos ativos?
Um exemplo: se apenas uma parte haver sido detida por um período inferior a 365 dias e o sujeito passivo tiver obrigação de englobar a declaração está incorreta.
Esta é uma matéria suficientemente importante para não se oferecerem conselhos à toa...
- Registado: 16/9/2018 9:50
Filipe5555 Escreveu:Em que ficamos então?
"All people are most credulous when they are most happy"
- Registado: 14/8/2022 13:42
Filipe5555 Escreveu:Em que ficamos então?
Pelas razões referidas anteriormente, às quais acrescento a questão do eventual englobamento de mais-valias de curto prazo (relativas a ativos detidos por menos de 365 dias), é necessário identificar a data de realização e a data de aquisição para cada transação.
Podem ser agrupadas transações relativas ao mesmo título cujas datas (ambas) sejam idênticas.
- Registado: 16/9/2018 9:50
Uma coisa é o que metes. Outra será o que está certo.
Como era para aplicação do coeficiente de desvalorização de moeda?
E como é agora, que ações detidas há mais de 2 anos têm menor tributação?
A partir de agora terá de se registar o ano, mês e dia para cálculo correto.
Ou metes todas as compras na data mais antiga? Assim estarás a receber benefícios indevidos!
Como era para aplicação do coeficiente de desvalorização de moeda?
E como é agora, que ações detidas há mais de 2 anos têm menor tributação?
A partir de agora terá de se registar o ano, mês e dia para cálculo correto.
Ou metes todas as compras na data mais antiga? Assim estarás a receber benefícios indevidos!
- Registado: 29/11/2007 4:19
Podes agrupar/somar por título considerando a 1ª e a última data dos movimentos do título. Costumo fazer assim quando tenho vários movimentos do mesmo título ....
Mais Valias IRS
Boa noite, poderiam tirar esta dúvida?
Se eu durante um ano efetuar por ex. 200 compras de bolsa a preços diferentes e vender tudo ao final do ano, como declaro?
Tenho de declarar uma a uma?(200 linhas diferentes).
Ou posso fazer o somatório total numa só linha?
Obrigado
Se eu durante um ano efetuar por ex. 200 compras de bolsa a preços diferentes e vender tudo ao final do ano, como declaro?
Tenho de declarar uma a uma?(200 linhas diferentes).
Ou posso fazer o somatório total numa só linha?
Obrigado
- Registado: 28/6/2021 20:37
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], OCTAMA e 109 visitantes