Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 27/12/2024 18:26

Novos máximos no indicador de volume.

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 19/12/2024 21:24

Não são indicadores que eu sugerisse para utilizar para lá de um horizonte temporal de curto/médio-prazo. Aliás, no caso do OBV vai agravar ainda mais os problemas que já tem (embora, na escala diária, entenda que ele é "razoável"). Sim, esse comportamento de longo-prazo aí no OBV tem essencialmente que ver com: i) a diluição do capital em sucessivos aumentos de capital; ii) a enorme diferença de cotação entre períodos (bastante) distantes no tempo.

Já agora, aqui fica uma comparação de longo-prazo entre o OBV e o meu.

Imagem

Sem me querer estar a repetir, o OBV é demasiado ingénuo...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por serdom » 19/12/2024 20:19

obrigado, não conhecia.
aplicando o OBV no meu gráfico, à escala mensal, fica a ideia que os máximos actuais derivam dos históricos aumentos de capital e stock splits, ou estou errado?
por outro lado, o RSI também começa a dar sinais de overbought após estes belos anos de subidas.
eu tenho acompanhado de fora, mas fico um pouco com a sensação que um período de consolidação no futuro próximo não seria um cenário pouco provável.
Anexos
TradingView_Screenshot_1734635647720.jpg

Registado: 21/8/2011 19:31

por MarcoAntonio » 19/12/2024 16:05

Olá Serdom. Conceptualmente, é semelhante ao OBV. Mas o OBV meramente soma/subtrai o volume se a cotação subir/descer entre fechos. O meu indicador modeliza o comportamento do volume ao longo das subidas/descidas de forma um pedaço mais precisa, enquanto o OBV se baseia numa enorme simplificação (nota: não estou a planear divulgar os algoritmos exactos que estão por detrás dos meus indicadores, mas posso descrever o princípio geral de cada um deles).

Aqui fica a versão actual para o BCP, provisória que a sessão ainda não terminou...

Imagem
Imagem

Administrador Fórum

por serdom » 19/12/2024 9:38

MarcoAntonio Escreveu:Indicador de volume em novo máximo...

Imagem

Olá, podias explicar como funciona esse indicador?
desde o último máximo, a minha média móvel sobre para uma tendência descendente do volume negociado, por isso não entendo como o teu indicador pode estar em máximos...
obrigado desde já,

por serdom » 19/12/2024 9:36

MarcoAntonio Escreveu:Indicador de volume em novo máximo...

Imagem

Olá, podias explicar como funciona esse indicador?
desde o último máximo, a minha média móvel sobre para uma tendência descendente do volume negociado, por isso não entendo como o teu indicador pode estar em máximos...
obrigado desde já,

por luislobs » 18/12/2024 9:01

Fitch eleva rating das obrigações do bcp

So boas noticias mas não dispara
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por MarcoAntonio » 17/12/2024 22:09

Fitch eleva rating das obrigações cobertas do BCP para nível máximo - Banca & Finanças - Jornal de Negócios

Depois de ter aumentado a notação do banco para BBB na sexta-feira, a agência colocou o rating da dívida coberta do banco no nível máximo de AAA – superior ao da dívida soberana dos EUA.
Imagem

Administrador Fórum

por hugob0ss » 17/12/2024 21:05

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/fitch-eleva-rating-das-obrigacoes-cobertas-do-bcp-para-nivel-maximo

A Fitch elevou esta terça-feira o rating das obrigações cobertas do BCP para AAA face a AA+, com outlook estável, colocando a notação dos títulos no nível máximo de investimento.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.

Registado: 23/10/2008 14:18

por AlfaTrader » 17/12/2024 18:32

djovarius Escreveu:A tal ação que é um bom exemplo do que são "timings" nos mercados...
Ainda está 98% abaixo dos máximos de sempre, há muitos muitos anos... mas já multiplicou por 6 em relação ao mínimo histórico lá nos tempos da c-19.

Será que ainda existe alguém que tenha em carteira ações destas compradas na viragem do milénio!? :shock:

Eu tinha aqui umas com quase 15 anos :oh: :oh:

Data |||||||| Preço compra || QT
16/01/2008 || 191,2892 || 12
02/10/2012 || 3,0000 || 21
23/07/2014 || 6,1513 || 105
04/10/2016 || 1,1625 || 11
03/02/2017 || 0,0940 || 2309
09/11/2023 || 0,2790 || 87541
23/01/2024 || 0,2698 || 170000

Nãp me lembro da quantidade que comprei em 2008, com os aumentos de capital e outros instrumentos fiquei com 12 à modica quantia de 191,29€ :wall: :wall:
Depois com os direitos nos sucessivos aumentos de capital foram me atribuídas algumas, em 2017 comprei mais algumas e deixei andar.
No final de 2023 e inicio de 2024 consegui juntar algum € e comprei.
Assim que fiquei positivo no final de março de 2024 vendi tudo e ainda ganhei uns trocos.

Foi uma aventura :lol: :lol: :lol:

Registado: 29/4/2016 17:00

por djovarius » 17/12/2024 17:59

A tal ação que é um bom exemplo do que são "timings" nos mercados...
Ainda está 98% abaixo dos máximos de sempre, há muitos muitos anos... mas já multiplicou por 6 em relação ao mínimo histórico lá nos tempos da c-19.

Será que ainda existe alguém que tenha em carteira ações destas compradas na viragem do milénio!? :shock:
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por luislobs » 17/12/2024 17:13

Banco central reduz requisitos de capital do BCP e Novo Banco

Na revisão anual dos requisitos exigidos aos bancos no âmbito do exercício SREP, o Banco Central Europeu manteve níveis mínimos para a Caixa Geral de Depósitos e Santander e reduziu os do BCP e Novo Banco.

O Banco Central Europeu (BCE) aligeirou as exigências de capital do BCP e do Novo Banco para 2025, anunciou o supervisor nesta terça-feira, confirmando as alterações avançadas pelos bancos nas últimas semanas.

No âmbito do processo de análise e avaliação para fins de supervisão (SREP, na sigla inglesa), o Conselho de Supervisão do BCE decidiu reduziu as metas mínimas do BCP (cujo requisito de capital de pilar 2 desce de 2,5% para 2,25%) e também do Novo Banco (exigência de de 3% em 2024 cai para 2,7% no próximo ano)
.

por luislobs » 16/12/2024 21:05

Disparo com volume é complemento de sinal de seguranca na subida.

Teremos desta vez os 3 soldadinhos de chumbo(3 velas grandes verdinhas ?

Seria o sinal de entradas de mãos fortes

Target ate dia 31??

0.48/0.5
.

por MarcoAntonio » 16/12/2024 18:53

Indicador de volume em novo máximo...

Imagem
Imagem

Administrador Fórum

por luislobs » 15/12/2024 0:48

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... bpi-e-bcp/

Fitch sobe rating do Novobanco, BPI e BCP

O upgrade da notação de rating foi confirmada esta sexta-feira, dia 13 de dezembro
.

por luislobs » 13/12/2024 21:41

MenuJornal de Negócios

Notícia

ECONOMIAECONOMIA SEM FRONTEIRAS Novo Banco? “Não vamos bater à porta de ninguém”, diz Miguel Maya

Para o CEO, “o foco do BCP é o crescimento orgânico, que alicerça o plano estratégico, acabado de apresentar ao mercado, onde não consideramos nenhuma hipótese de crescimento não orgânico”, garantiu.

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... iguel-maya

“No Banco Comercial Português (BCP) há uma palavra proibida, que é aposta, porque depende de terceiros. No BCP, o resultado tem de, totalmente ou em grande parte, depender de nós. Não fazemos apostas, fazemos investimentos”, sublinhou Miguel Maya no programa Economia Sem Fronteiras a propósito de uma eventual aquisição do Novo Banco. Para o gestor, “o foco do BCP é o crescimento orgânico, que alicerça

...
.

por MarcoAntonio » 12/12/2024 19:10

BCE reduz requisito de capital do BCP para 2025   - Banca & Finanças - Jornal de Negócios

O requisito do pilar 2 passa a ser de 2,25%, o que representa uma descida de 25 pontos base, 'refletindo uma avaliação mais favorável do supervisor sobre o risco global' do banco, diz a instituição liderada por Miguel Maya.

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Administrador Fórum

por brunoktm » 12/12/2024 10:33

Bom dia o BCP anda mesmo a marinar nem vai para cima nem para baixo , de certa forma é bom estar a consolidar preço , para no futuro esperemos nos que para uma possível subida --- para quem tem também investimentos em BITCOIN que em 1 ou 2 dias tudo muda isto torna-se mesmo aborrecido , mas confiante no BCP que nos de umas alegrais no futuro

PS: alguém que faça o favor de por ai um gráfico todo bonito com as linhas de tendencia para irmos sonhando :D :D :D
Boas compras e umas melhores vendas…
Mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar...

Registado: 3/6/2009 0:25

por MarcoAntonio » 11/12/2024 19:46

Deutsche Bank cita forte execução e retornos de capital para aumentar target do BCP - Research - Jornal de Negócios

Apesar da performance do banco acima dos seus pares, estando a valorizar quase 60% desde o início do ano, 'fortes rácios de capital' e a 'significativa rentabilidade a partir de 2026', sustentam a subida do preço-alvo.

Imagem
Imagem

Administrador Fórum

por Goldendust » 10/12/2024 20:20

A propósito desta possibilidade de fusão , fica aqui a pergunta para os entendidos na matéria.
Num cenário de fusão do NB com o BCP e diluindo o valor do NB na cotação actual do BCP qual seria o impacto na mesma ? O NB vale uns 1MM / 1,5MM ?
Segundo as minhas contas o desconto seria de +/- 0,09€ no caso de valer 1,5MM e +/- 0,07€ no caso de valer 1MM ? Ou poderá haver mais algum cenário no caso de fusão ?
No caso de compra seria plausível um cenário como aconteceu com o Millennium Bank no caso da conversão dos créditos em que o banco todos os trimestres descontava o risco associado ? É a chamada compra a pagar em 3x :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 12/5/2015 16:47

por Goldendust » 10/12/2024 20:07

Apramg Escreveu:Acho que a autoridade da concorrência não iria permitir um banco tão grande num país tão pequeno como o nosso.

E vai permitir que mais um banco fuja para os espanhóis ?
O BCP já namora o NB desde longa data e em tempos até insinuou que sendo o maior contribuinte privado do fundo de resolução faria todo o sentido adquirir o NB.
O futuro da banca passa por fusões como aliás recomenda a UE e diga-se que o nosso pequeno país tem demasiados bancos de pequenas dimensões e de futuro o que não for português será espanhol por isso mais vale ter 2 bancos de grandes dimensões ( Novo Millennium BCP e CGD)
do que muitos de pequena dimensão , ou o que sobra deles.
O BCP é um banco de grande dimensão em Portugal e nem por isso deixa de cobrar grandes comissões com toda a concorrência que tem.

Registado: 12/5/2015 16:47

por luislobs » 10/12/2024 18:03

[quote="Dragão_bravo"]Boas,
O que se passa no BCP ?Será que vale a pena reforçar posição?Acredito nos 0,60 por título mas estou a achar complicado .Aceito opiniões[/quote

Bcp nao pode comprar o NB, no máximo teremos uma fusao.

Bcp estes 2 meses muitos rearranjos de carteiras de final de ano.

Vamos vee os iltimos dias
.

por MarcoAntonio » 10/12/2024 17:52

Imagem
Imagem

Administrador Fórum

por Dragão_bravo » 10/12/2024 16:13

Boas,
O que se passa no BCP ?Será que vale a pena reforçar posição?Acredito nos 0,60 por título mas estou a achar complicado .Aceito opiniões

Registado: 17/10/2024 22:10

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Bing [Bot], Caelito Telles, Gold Stock, Google Adsense [Bot], latbal, macau5m, malakas, maturidade, MR32, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 88 visitantes