Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Thunder2 » 11/12/2024 11:35

Vi outro dia que o Centro Comercial Vasco da Gama e Colombo foram absorvidos pela Sonae Sierra.

https://www.idealista.pt/news/imobiliar ... -luz-verde

A Sonae Sierra está na carteira da Sonae SGPS, certo?
Username "original": Thunder, registado desde março de 2007

Registado: 19/7/2013 20:57

por Thunder2 » 11/12/2024 11:32

Na minha opinião um negócio como o da Musti precisa de tempo para maturar; para ser implementado com pés e cabeça e crescer de forma estruturada. Parece-me um filão do caraças, porque há cada vez mais pessoas que estão dispostas a gastar muito com o bem-estar animal (e há cada vez mais gente com animais e que os vê como "família").
Username "original": Thunder, registado desde março de 2007

Registado: 19/7/2013 20:57

por Goya777 » 10/12/2024 18:50

Assumir perdas de centenas de milhoes com a Musti só se a Musti evaporar do dia para a noite...

Registado: 17/7/2014 22:33

por MarcoAntonio » 10/12/2024 17:58

Imagem

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Lucky_Luke » 10/12/2024 13:14

IX Hispana Escreveu:Não se perde mas também não se ganha.

É preciso perceber que esses valores e essa performance que refere são só seus e aconteceram porque decidiu/conseguiu negociar nesses valores, a 0.94 e 0.92. Os cálculos de rentabilidades têm apenas a ver consigo e não com a SONAE, que nestes 6 anos que refere já esteve a 0.50 e a 1.15.

Quem comprou a 0.50 em 2020 e vendido a 1.00 teria feito 100% em preço + talvez outros 50% em dividendos em 4 anos... Por outro lado, quem comprou a 1.15 em 2022 e as vendesse hoje teria perdido 20% em 2 anos. Já não parece tão aborrecida como no seu exemplo em que "a cotação não cresce".

O que quis destacar foi que os actuais 6% com "promessa" de aumentos de dividendos de 5% são uma boa "renda", para além da "performance" da cotação, que como é óbvio todas as acções têm. Mas isso da performance, cada um acredita nas que tem, claro. Eu acredito que a cotação da SONAE vai subir e não descer, uma vez que o valor da empresa tem crescido e têm sido investimentos para continuar a crescer. (para além do crescimento da economia e inflação, que se reflete no valor de tudo)

Quando diz que o preço está igual e o volume de negócios aumentou 20%, a conclusão que tiro é que, das duas uma, estava cara há 6 anos, ou está barata agora. Acrescente-se a isso os investimentos recentes, que prometem novos aumentos de lucros e do NAV no futuro.

Eu não estou a culpar a empresa, estou a analisar o valor dela em comparação com dois períodos.

Os acontecimentos de 2020 não servem de exemplo para nada neste caso por terem sido mesmo tempos excecionais em especial para o retalho, portanto a ida perto dos 0.50 tem pouca relevancia para o facto da cotação não evoluir.

Sim a Sonae está barata sem duvida. Foi isso que eu tentei transmitir quando referi que a cotação não se mexe.

Continuo a dizer que olhar para esta renda dos divdendos como um depósito a prazo é perigoso.

Basta que o negócio da Musti não resulte lá vão ter de refletir umas centenas de milhões de prejuizo e ou leva corte a cotação ou levam corte os dividendos.

Registado: 19/11/2024 11:06

por IX Hispana » 10/12/2024 0:35

Lucky_Luke Escreveu:
IX Hispana Escreveu:Existe uma grande incompreensão dos diferentes tipos de acções, com ou sem dividendos, etc. E dos perfis de investidores.

Há pessoas que nao têm pressa (ou tempo/coração para trading) que se satisfazem com um "juro" de 6% (dividendo) e que cresça 5% ao ano para se manter a crescer acima da inflação.

Há outros que vão querer apanhar aquela onda de 20% em 3 meses.

Para mim, a Sonae é do primeiro tipo. Nao quer dizer que nao tente apanhar outras ondas (ainda ha uns meses comprei JMT por 15.70), mas nao planeio vender a sonae. Porque para é um depósito a prazo com um juro alto e garantido. Este ano 6.1%, proximo 6.4%, dp 6.7%, dp 7.1%, etc, mesmo sem capitalizar. Nesse caso será mais, naturalmente, cerca de 50% em 6 anos.

Como e que diz que a Sonae é do primeiro tipo? Cotação da Sonae não cresce.

Comprei Sonae e, Janeiro de 2019 por 0.94. vendi-as no final de 2021 por 1 Eur para fazer mais valias para o IRS (O ano estava negativo), pelo que comprei-as logo de imediato. Tecnicamente tenho-as desde 2019 e passados quase 6 anos valem o mesmo que valiam.

Em 6 anos recebi em dividendo brutos 33% do meu preço de compra

Resumindo em 6 anos valorizou 0, e deu-me 32% de dividendos. Tirando a inflação a Sonae deu-me 16% em 6 anos que dá 2,6% ao ano... estamos de uma ação na bolsa de uma empresa que cresceu em volume de negócios 20,5% nestes 6 anos.

Péssima performance.

E não vale a pena dizer que é como um depósito a prazo, porque não é. Nos depósitos não se perde dinheiro com as oscilações do mercado.

Não se perde mas também não se ganha.

É preciso perceber que esses valores e essa performance que refere são só seus e aconteceram porque decidiu/conseguiu negociar nesses valores, a 0.94 e 0.92. Os cálculos de rentabilidades têm apenas a ver consigo e não com a SONAE, que nestes 6 anos que refere já esteve a 0.50 e a 1.15.

Quem comprou a 0.50 em 2020 e vendido a 1.00 teria feito 100% em preço + talvez outros 50% em dividendos em 4 anos... Por outro lado, quem comprou a 1.15 em 2022 e as vendesse hoje teria perdido 20% em 2 anos. Já não parece tão aborrecida como no seu exemplo em que "a cotação não cresce".

O que quis destacar foi que os actuais 6% com "promessa" de aumentos de dividendos de 5% são uma boa "renda", para além da "performance" da cotação, que como é óbvio todas as acções têm. Mas isso da performance, cada um acredita nas que tem, claro. Eu acredito que a cotação da SONAE vai subir e não descer, uma vez que o valor da empresa tem crescido e têm sido investimentos para continuar a crescer. (para além do crescimento da economia e inflação, que se reflete no valor de tudo)

Quando diz que o preço está igual e o volume de negócios aumentou 20%, a conclusão que tiro é que, das duas uma, estava cara há 6 anos, ou está barata agora. Acrescente-se a isso os investimentos recentes, que prometem novos aumentos de lucros e do NAV no futuro.

Registado: 21/2/2007 18:27

por Lucky_Luke » 9/12/2024 20:41

IX Hispana Escreveu:Existe uma grande incompreensão dos diferentes tipos de acções, com ou sem dividendos, etc. E dos perfis de investidores.

Há pessoas que nao têm pressa (ou tempo/coração para trading) que se satisfazem com um "juro" de 6% (dividendo) e que cresça 5% ao ano para se manter a crescer acima da inflação.

Para mim, a Sonae é do primeiro tipo. Nao quer dizer que nao tente apanhar outras ondas (ainda ha uns meses comprei JMT por 15.70), mas nao planeio vender a sonae. Porque para é um depósito a prazo com um juro alto e garantido. Este ano 6.1%, proximo 6.4%, dp 6.7%, dp 7.1%, etc, mesmo sem capitalizar. Nesse caso será mais, naturalmente, cerca de 50% em 6 anos.

Como e que diz que a Sonae é do primeiro tipo? Cotação da Sonae não cresce.

Comprei Sonae e, Janeiro de 2019 por 0.94. vendi-as no final de 2021 por 1 Eur para fazer mais valias para o IRS (O ano estava negativo), pelo que comprei-as logo de imediato. Tecnicamente tenho-as desde 2019 e passados quase 6 anos valem o mesmo que valiam.

Em 6 anos recebi em dividendo brutos 33% do meu preço de compra

Resumindo em 6 anos valorizou 0, e deu-me 32% de dividendos. Tirando a inflação a Sonae deu-me 16% em 6 anos que dá 2,6% ao ano... estamos de uma ação na bolsa de uma empresa que cresceu em volume de negócios 20,5% nestes 6 anos.

Péssima performance.

E não vale a pena dizer que é como um depósito a prazo, porque não é. Nos depósitos não se perde dinheiro com as oscilações do mercado.

por iniciado1 » 9/12/2024 19:44

Até agora , como investidor , já fui comido varias vezes ....
Se querem ganhar dinheiro com os dividendos ....ok
De resto não presta para especular

Registado: 12/4/2021 11:59

por yaya » 9/12/2024 19:39

IX Hispana Escreveu:
Eu também não sou fã do negócio da Musti. A empresa nao esta a demonstrar resultados que se vejam.

Quando compraram tive a esperança que fosse para "interligar" mais as empresas e haver sinergias. Não apenas comprar pela rentabilidade daquilo. Exemplo, meter coisas "fixes" da Musti a vender em Portugal nos shoppings sonae e vice versa aproveitar as lojas musti para meter sonae. Ate ver nada disso aconteceu. Pq? Nao sabemos. Sera que ainda ha clausulas sobre performances apos a compra? Premios? Querem tirar de la alguém? Ha contratos de fornecedores ou vendedores aqui ou la a expirar? Estao a espera que algo aconteça? Nao sei.

De uma forma geral, a sonae tem crescido. Fez alguns investimentos grandes mas tem grande folego financeiro e nao me parece que comprometam a empresa. Vamos ver se servem para fazer crescer no futuro.

O PER da sonae anda à volta dos 5-6, com uma inflação de produtos de 2%..

A ideia que tinha também é essa, mas ainda não vi nenhuma explicação por parte da empresa.
Por isso também podem ter comprado para venderem mais tarde.

Registado: 28/8/2013 22:19

por IX Hispana » 9/12/2024 17:06

yaya Escreveu:
IX Hispana Escreveu:
PXYC Escreveu:qual era o preço da Sonae em 2014? e sumados os dividendos dos últimos 10 anos?

não compreendo a obsessão com as políticas de buyback, honestamente. se a empresa fez aumentos de capital no passado ainda vá, agora em empresas como Sonae não será melhor alocar capital ao crecimiento de vendas e ser julgado por isso?

Existe uma grande incompreensão dos diferentes tipos de acções, com ou sem dividendos, etc. E dos perfis de investidores.

Tudo certo, então o que veio acrescentar a compra da Musti?
Gastaram quase 1B.
Trouxe algum valor para a empresa, e consequentemente para a ação?
Ainda não consegui perceber esta compra.

Eu também não sou fã do negócio da Musti. A empresa nao esta a demonstrar resultados que se vejam.

Quando compraram tive a esperança que fosse para "interligar" mais as empresas e haver sinergias. Não apenas comprar pela rentabilidade daquilo. Exemplo, meter coisas "fixes" da Musti a vender em Portugal nos shoppings sonae e vice versa aproveitar as lojas musti para meter sonae. Ate ver nada disso aconteceu. Pq? Nao sabemos. Sera que ainda ha clausulas sobre performances apos a compra? Premios? Querem tirar de la alguém? Ha contratos de fornecedores ou vendedores aqui ou la a expirar? Estao a espera que algo aconteça? Nao sei.

De uma forma geral, a sonae tem crescido. Fez alguns investimentos grandes mas tem grande folego financeiro e nao me parece que comprometam a empresa. Vamos ver se servem para fazer crescer no futuro.

O PER da sonae anda à volta dos 5-6, com uma inflação de produtos de 2%..

por peterteam2 » 9/12/2024 16:27

Gastaram quase 1B.
Ainda não consegui perceber esta compra.[/quote]

Quando se faz um investimento desta envergadura, numa empresa controlada por um núcleo accionista familiar, acompanhado de técnicos de elevada qualidade, é porque se fizeram muitas demonstrações financeiras previsionais e um plano estratégico para desenvolver o negócio. Se fizeram o investimento é porque concluíram que era rentável e viável. Não estão certamente interessados em perder capital.

Provavelmente a conjuntura actual ainda não é a mais favorável para desenvolverem o Plano Estratégico e ainda não é possível ver resultados. Os pequenos accionistas têm que aguardar como a família Azevedo também aguarda. Ou então não acreditam e vendem ao desbarato que eles também agradecem.

Registado: 4/3/2019 20:39

por yaya » 9/12/2024 16:12

IX Hispana Escreveu:
PXYC Escreveu:qual era o preço da Sonae em 2014? e sumados os dividendos dos últimos 10 anos?

não compreendo a obsessão com as políticas de buyback, honestamente. se a empresa fez aumentos de capital no passado ainda vá, agora em empresas como Sonae não será melhor alocar capital ao crecimiento de vendas e ser julgado por isso?

Existe uma grande incompreensão dos diferentes tipos de acções, com ou sem dividendos, etc. E dos perfis de investidores.

Gastaram quase 1B.
Ainda não consegui perceber esta compra.

por IX Hispana » 9/12/2024 12:55

por bráscubas » 9/12/2024 9:41

O mercado "em festa" e a Sonae a dormir...

Registado: 15/12/2004 16:02

por PXYC » 29/11/2024 13:23

qual era o preço da Sonae em 2014? e sumados os dividendos dos últimos 10 anos?

Registado: 13/10/2014 16:44

por Bar38 » 27/11/2024 23:53

Boa reação a linha de resistência por volta dos 0,90, já se consegue traçar uma linha de tendência ascendente supera as MAs 50 e 200. Começa a ficar com bom aspecto...

Imagem

Registado: 20/6/2011 21:37

por yaya » 27/11/2024 19:27

yaya Escreveu:será que no meios destes solavancos temos trend?

diário
O Ficheiro 1.PNG não está disponível

semanal
O Ficheiro 1.PNG não está disponível

mantém-se o canal ascendente

son.PNG
son.PNG (29.66 KiB) Visualizado 11778 vezes

por yaya » 26/11/2024 2:29

Andre.pt Escreveu:
yaya Escreveu:
Há diversas empresas que tomam medidas para criar valor para os acionistas, para além da simples gestão da empresa.
Tens exemplos: galp, ctt...

Agora se especificares a son em concreto, não têm por hábito fazerem isso. Não tenho memória.
Se nunca o fizeram, muito menos agora que gastaram capital em investimentos.
A única coisa de valor que fazem para os acionistas é aumentarem os dividendos todos os anos.

Boas,

Porque defines a Galp e ctt como exemplos de empresas que criam valor para os acionistas?

políticas de buyback e extinção de ações, para além dos dividendos claro
ou seja quando reduzes o nº de ações a tendência é o valor/ação aumentar para manter o mesmo valor de mercado, não quer dizer que vá acontecer mas a regra é essa

por Lucky_Luke » 25/11/2024 16:15

Vocês andam preocupados com o que a empresa pode fazer para criar valor para os acionistas.

Eu acho que o "criar valor para os acionistas" é distribuir dividendos e gerir a empresa no sentido de a fazer crescer e ser mais rentável.

Quando a empresa cresce e se torna mais rentável cabe ao mercado reconhecer essa evolução, que não tem acontecido com a Sonae como com outras empresas do PSI20.

Penso que estarão mais a referir-se "criar valor para o especulador". É que os movimentos da ação nem têm dado para especular nos ultimos anos.

por Andre.pt » 25/11/2024 15:31

yaya Escreveu:
Há diversas empresas que tomam medidas para criar valor para os acionistas, para além da simples gestão da empresa.
Tens exemplos: galp, ctt...

Agora se especificares a son em concreto, não têm por hábito fazerem isso. Não tenho memória.
Se nunca o fizeram, muito menos agora que gastaram capital em investimentos.
A única coisa de valor que fazem para os acionistas é aumentarem os dividendos todos os anos.

Boas,

Porque defines a Galp e ctt como exemplos de empresas que criam valor para os acionistas?
Abraço
André

Registado: 25/5/2009 14:38

por yaya » 22/11/2024 20:15

O valor oculto da Sonae

Grupo Sonae já fatura 90 milhões de euros com economia circular
“os negócios de retalho da Sonae conseguiram valorizar 85% dos resíduos e reduzir a utilização de plástico de uso único”

https://eco.sapo.pt/2024/11/22/grupo-so ... -circular/

por peterteam2 » 22/11/2024 18:10

SalvaFP Escreveu:o objetivo da empresa será gerar retorno para os acionistas..
a sonae dado que tem um acionista com 53% não tem qualquer angulo especulativo, funciona quase como uma obrigação...
como sgps tem sempre um grande desconto para o seu real valor.

Julgo que para esse valor ser encurtado, só a própria empresa comprar algumas todos os anos, t será uma forma de dar retorno aos acionistas e com menos impostos,

Os CTT estão a fazer isso, e lá fora é usual...

Comprar acções para as abater é uma forma de distribuição de parte do cash gerado similar ou quase igual a pagar dividendos.

E a questão da fiscalidade também não é assim tão clara.

Os dividendos pagam imposto sobre os rendimentos quando os accionistas os recebem. Se em vez de receberem dividendos usufruirem da valorização das acções por efeito da anulação das acções próprias adquiridas, os accionistas também pagam imposto sobre mais valias quando as venderem. No caso Português, para um contribuinte individual o regime fiscal dos dividendos até à mais favorável que o das mais-valias.

No caso dos dividendos, mantendo-se a cotação a níveis extremamente baixos, como é o caso, é possível reinvesti-los em mais acções baratas com um dividend yield atractivo.

Registado: 4/3/2019 20:39

por yaya » 22/11/2024 2:53

SalvaFP Escreveu:o objetivo da empresa será gerar retorno para os acionistas..
a sonae dado que tem um acionista com 53% não tem qualquer angulo especulativo, funciona quase como uma obrigação...

Julgo que para esse valor ser encurtado, só a própria empresa comprar algumas todos os anos, t será uma forma de dar retorno aos acionistas e com menos impostos,

Eu penso que já no tempo da Sonae C compravam ações para as distribuir aos funcionários como alternativa a prémios monetários. Na Sonae SGPS não tenho memória.
Diferente do que faz a galp e ctt que as compram e reduzem o capital acionista.

por SalvaFP » 21/11/2024 21:42

o objetivo da empresa será gerar retorno para os acionistas..

Registado: 3/7/2023 13:03

por Goya777 » 21/11/2024 18:02

Sabes que valor vai gerar a longo prazo a compra da MUSTI?

Ultimo comentario meu. O Accionista maioritário está-se a borrifar para o valor actual da acçao, os seus objectivos sao outros e passa por gerir a empresa na óptica do que é o negocio da mesma. Nem tudo na vida é bolsa

Registado: 17/7/2014 22:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Mar58, navaldoc, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 114 visitantes