Sonae SGPS - Tópico Geral
Re: Sonae SGPS - Tópico Geral
Andre.pt Escreveu:yaya Escreveu:
Há diversas empresas que tomam medidas para criar valor para os acionistas, para além da simples gestão da empresa.
Tens exemplos: galp, ctt...
Agora se especificares a son em concreto, não têm por hábito fazerem isso. Não tenho memória.
Se nunca o fizeram, muito menos agora que gastaram capital em investimentos.
A única coisa de valor que fazem para os acionistas é aumentarem os dividendos todos os anos.
Boas,
Porque defines a Galp e ctt como exemplos de empresas que criam valor para os acionistas?
políticas de buyback e extinção de ações, para além dos dividendos claro
ou seja quando reduzes o nº de ações a tendência é o valor/ação aumentar para manter o mesmo valor de mercado, não quer dizer que vá acontecer mas a regra é essa
Vocês andam preocupados com o que a empresa pode fazer para criar valor para os acionistas.
Eu acho que o "criar valor para os acionistas" é distribuir dividendos e gerir a empresa no sentido de a fazer crescer e ser mais rentável.
Quando a empresa cresce e se torna mais rentável cabe ao mercado reconhecer essa evolução, que não tem acontecido com a Sonae como com outras empresas do PSI20.
Penso que estarão mais a referir-se "criar valor para o especulador". É que os movimentos da ação nem têm dado para especular nos ultimos anos.
Eu acho que o "criar valor para os acionistas" é distribuir dividendos e gerir a empresa no sentido de a fazer crescer e ser mais rentável.
Quando a empresa cresce e se torna mais rentável cabe ao mercado reconhecer essa evolução, que não tem acontecido com a Sonae como com outras empresas do PSI20.
Penso que estarão mais a referir-se "criar valor para o especulador". É que os movimentos da ação nem têm dado para especular nos ultimos anos.
yaya Escreveu:
Há diversas empresas que tomam medidas para criar valor para os acionistas, para além da simples gestão da empresa.
Agora se especificares a son em concreto, não têm por hábito fazerem isso. Não tenho memória.
A única coisa de valor que fazem para os acionistas é aumentarem os dividendos todos os anos.
Boas,
Porque defines a Galp e ctt como exemplos de empresas que criam valor para os acionistas?
Abraço
André
André
- Registado: 25/5/2009 14:38
O valor oculto da Sonae
Grupo Sonae já fatura 90 milhões de euros com economia circular
“os negócios de retalho da Sonae conseguiram valorizar 85% dos resíduos e reduzir a utilização de plástico de uso único”
https://eco.sapo.pt/2024/11/22/grupo-so ... -circular/
Grupo Sonae já fatura 90 milhões de euros com economia circular
“os negócios de retalho da Sonae conseguiram valorizar 85% dos resíduos e reduzir a utilização de plástico de uso único”
https://eco.sapo.pt/2024/11/22/grupo-so ... -circular/
SalvaFP Escreveu:o objetivo da empresa será gerar retorno para os acionistas..
a sonae dado que tem um acionista com 53% não tem qualquer angulo especulativo, funciona quase como uma obrigação...
como sgps tem sempre um grande desconto para o seu real valor.
Julgo que para esse valor ser encurtado, só a própria empresa comprar algumas todos os anos, t será uma forma de dar retorno aos acionistas e com menos impostos,
Os CTT estão a fazer isso, e lá fora é usual...
Comprar acções para as abater é uma forma de distribuição de parte do cash gerado similar ou quase igual a pagar dividendos.
E a questão da fiscalidade também não é assim tão clara.
Os dividendos pagam imposto sobre os rendimentos quando os accionistas os recebem. Se em vez de receberem dividendos usufruirem da valorização das acções por efeito da anulação das acções próprias adquiridas, os accionistas também pagam imposto sobre mais valias quando as venderem. No caso Português, para um contribuinte individual o regime fiscal dos dividendos até à mais favorável que o das mais-valias.
No caso dos dividendos, mantendo-se a cotação a níveis extremamente baixos, como é o caso, é possível reinvesti-los em mais acções baratas com um dividend yield atractivo.
- Registado: 4/3/2019 20:39
SalvaFP Escreveu:o objetivo da empresa será gerar retorno para os acionistas..
a sonae dado que tem um acionista com 53% não tem qualquer angulo especulativo, funciona quase como uma obrigação...
Julgo que para esse valor ser encurtado, só a própria empresa comprar algumas todos os anos, t será uma forma de dar retorno aos acionistas e com menos impostos,
Eu penso que já no tempo da Sonae C compravam ações para as distribuir aos funcionários como alternativa a prémios monetários. Na Sonae SGPS não tenho memória.
Diferente do que faz a galp e ctt que as compram e reduzem o capital acionista.
o objetivo da empresa será gerar retorno para os acionistas..
- Registado: 3/7/2023 13:03
Sabes que valor vai gerar a longo prazo a compra da MUSTI?
Ultimo comentario meu. O Accionista maioritário está-se a borrifar para o valor actual da acçao, os seus objectivos sao outros e passa por gerir a empresa na óptica do que é o negocio da mesma. Nem tudo na vida é bolsa
Ultimo comentario meu. O Accionista maioritário está-se a borrifar para o valor actual da acçao, os seus objectivos sao outros e passa por gerir a empresa na óptica do que é o negocio da mesma. Nem tudo na vida é bolsa
- Registado: 17/7/2014 22:33
Goya777 Escreveu:dm222 Escreveu:Crissssx Escreveu:E o que ganha a empresa com isso? Nao digo o valor da acçao, digo a empresa. A Apple tem dinheiros por todos os lados, pode recomprar acçoes e investir. Uma SONAE nao se pode por a investir forte, como está a fazer, e endividar-se para recomprar acçoes
criava mais valor para os accionistas do que comprar a Musti...
pelo contrário se o quisesse fazer a SONAE tem muito mais dinheiro para investir em recompra que a Apple
sonae 4.90 pe vs apple 37 pe, o que significa que se ambas investissem todo o lucro na compra de acções a sonae podia comprar 20% das acções por ano enquanto que a apple 2.7%
- Registado: 26/7/2023 17:50
dm222 Escreveu:Crissssx Escreveu:dm222 Escreveu:se em vez de comprarem a Musti investissem metade do que lá investiram na compra de acções próprias isto subia 50%
E o que gamhava o futuro da empresa com isso?
se comprarem 10% das acções por exemplo todos os lucros futuros são distribuidos por menos acções logo o lucro por acção é maior de deve levar a uma valorização da acção.
é por isso que as acções da Apple e muitas outras empresas continuam a subir apesar da receita e lucro estarem estagnados há anos, vão comprando acções próprias todos os anos...
E o que ganha a empresa com isso? Nao digo o valor da acçao, digo a empresa. A Apple tem dinheiros por todos os lados, pode recomprar acçoes e investir. Uma SONAE nao se pode por a investir forte, como está a fazer, e endividar-se para recomprar acçoes
Crissssx Escreveu:dm222 Escreveu:se em vez de comprarem a Musti investissem metade do que lá investiram na compra de acções próprias isto subia 50%
se comprarem 10% das acções por exemplo todos os lucros futuros são distribuidos por menos acções logo o lucro por acção é maior de deve levar a uma valorização da acção.
é por isso que as acções da Apple e muitas outras empresas continuam a subir apesar da receita e lucro estarem estagnados há anos, vão comprando acções próprias todos os anos...
yaya Escreveu:Goya777 Escreveu:
Há. Mas se acabas de comprar uma empresa (MUSTI) por 50% do teu market cap, mais uma cadeia pequena de petcare nos Balticos, mais fusao Arenal + DRUNI, mais real estate em Espanha de build to rent, etc, eu diria que neste momento endividar-te ainda mais para recomprar acçoes nao é uma opçao muito lógica.
É que o CEO dessas nao é dono... E o bonus é pago em acçoes e aí ja tem interesse em subidas no CP.
Goya777 Escreveu:
Há. Mas se acabas de comprar uma empresa (MUSTI) por 50% do teu market cap, mais uma cadeia pequena de petcare nos Balticos, mais fusao Arenal + DRUNI, mais real estate em Espanha de build to rent, etc, eu diria que neste momento endividar-te ainda mais para recomprar acçoes nao é uma opçao muito lógica.
Creio que algumas pessoas se sintam confortáveis com o valor a ação mais baixo e outras não se importam de o ver um pouco mais alto.
Eu tenho o meu valor estabelecido, a ordem de compra está dada.
Penso que a SONAE é a ação, a nível nacional, que me deixa mais confortável a longo prazo. É ir comprando (sempre que a ação tenha determinado valor por algum motivo).
Mas não sou um investidor experiente
Eu tenho o meu valor estabelecido, a ordem de compra está dada.
Penso que a SONAE é a ação, a nível nacional, que me deixa mais confortável a longo prazo. É ir comprando (sempre que a ação tenha determinado valor por algum motivo).
Mas não sou um investidor experiente

- Registado: 14/10/2024 13:16
Goya777 Escreveu:E se há CEO que o que lhe preocupa é o longo prazo é o CEO da Sonae, que é accionista maioritário. Com os dividendos a familia tem mais que suficiente para viver muito, muito confortavelmente. Para além disso a visao é longo-prazo, que mais dá se a acçao está a 0.9, 1.0 ou 1.1
A Missão da Sonae, e por inerência do Conselho de Administração está bem definida:
Criamos valor económico e social de longo prazo, levando os benefícios do progresso e da inovação a um número crescente de pessoas.
O NAV é uma boa medida do valor económico criado e tem subido sustentadamente.
O nº de empregos criados é uma boa medida do valor social. Penso que também tem registado crescimento.
Agora porque motivo o preço das acções no PSI não acompanha minimamente o valor criado é uma outra questão. Os fundamentais da empresa, a política de distribuição de resultados deviam atrair muito mais investidores do que atrai. Talvez a forma como os minoritários têm sido tratados em diversas operações lideradas pelo Conselho de Administração e pelos sócios maioritários contribuam para isso. Para além de alguma descredibilização do PSI, sobretudo depois do caso BES.
- Registado: 4/3/2019 20:39
E se há CEO que o que lhe preocupa é o longo prazo é o CEO da Sonae, que é accionista maioritário. Com os dividendos a familia tem mais que suficiente para viver muito, muito confortavelmente. Para além disso a visao é longo-prazo, que mais dá se a acçao está a 0.9, 1.0 ou 1.1
Não há CEOs que mostram interesse na ação, promovendo ações para influenciar o preço?[/quote]
Goya777 Escreveu:Crissssx Escreveu:dm222 Escreveu:se em vez de comprarem a Musti investissem metade do que lá investiram na compra de acções próprias isto subia 50%
A malta, jovem provavelmente (embora eu o seja tambem) acha que o trabalho dos conselhos de administraçao é simplesmente fazer com que a acçao suba. E esquecem que os homens estao lá, em primeiro lugar, para gerir a empresa na sua actividade normal. E que o importante é o futuro e nao uma subida do preço da acçao que em 12 meses pode voltar a descer. Para pensar no curto prazo já temos a nossa maravilhosa classe política
Não há CEOs que mostram interesse na ação, promovendo ações para influenciar o preço?
Goya777 Escreveu:Crissssx Escreveu:dm222 Escreveu:se em vez de comprarem a Musti investissem metade do que lá investiram na compra de acções próprias isto subia 50%
A malta, jovem provavelmente (embora eu o seja tambem) acha que o trabalho dos conselhos de administraçao é simplesmente fazer com que a acçao suba. E esquecem que os homens estao lá, em primeiro lugar, para gerir a empresa na sua actividade normal. E que o importante é o futuro e nao uma subida do preço da acçao que em 12 meses pode voltar a descer. Para pensar no curto prazo já temos a nossa maravilhosa classe política
Sinceramente não consigo perceber o fascinio pela recompra de accoes por uma empresa que está em alto crescimento .
- Registado: 22/2/2019 14:19
Crissssx Escreveu:dm222 Escreveu:se em vez de comprarem a Musti investissem metade do que lá investiram na compra de acções próprias isto subia 50%
A malta, jovem provavelmente (embora eu o seja tambem

bastava comprar 5% do lucro por ano, que o papel ia para perto do NAV...
- Registado: 3/7/2023 13:03
dm222 Escreveu:se em vez de comprarem a Musti investissem metade do que lá investiram na compra de acções próprias isto subia 50%
- Registado: 22/2/2019 14:19
se em vez de comprarem a Musti investissem metade do que lá investiram na compra de acções próprias isto subia 50%
será que no meios destes solavancos temos trend?
diário
semanal
diário
semanal
yaya Escreveu:e lá continua com os martelos invertidos
e arranques de sessão abaixo do fecho anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Conservador, Google [Bot], IX Hispana, JosePLM, m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, sempreamesma, VALHALLA, yggy e 481 visitantes