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Caldeirão da Bolsa

Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Àlvaro » 1/10/2024 10:25

A Sharp vai apostar forte na produção de carros elétricos.
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard33 » 30/9/2024 22:17

O governador da Flórida pede aos moradores que afastem os veículos elétricos que tiveram contato com água salgada das inundações do furacão Hélène. O sal pode causar a combustão espontânea da bateria.

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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 28/9/2024 11:53

Opcard33 Escreveu:Imagem do dia bombeiros sobrecarregados, equipamentos destruídos e torrentes de água despejadas para acabar com o desastre.
Um Audi E-Tron GT pegou fogo em uma garagem em Carmel, Indiana, nos Estados Unidos. Um incidente imortalizado e compartilhado na página do Facebook.


Mas os estatistas dizem que os ICE têm mais aptencia a arder :lol:

Alguem que mostre uma noticia do estilo, ou de um ICE a arder em pleno transporte em navio ou camiao como j+a foi aqui partilhado...

0 casos.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 27/9/2024 17:57

Chinesa Xpeng entra em Portugal com três modelos elétricos

A Xpeng, marca chinesa de veículos elétricos e mobilidade inteligente, assinalou esta quinta-feira oficialmente a sua entrada no mercado português com três modelos 100% elétricos.


Representada pela Salvador Caetano Auto, a Xpeng apresenta nesta fase de lançamento uma gama composta pelo SUV Coupé Xpeng G6, pelo SUV familiar Xpeng G9 e pelo sedan desportivo Xpeng P7.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard33 » 21/9/2024 11:35

Imagem do dia bombeiros sobrecarregados, equipamentos destruídos e torrentes de água despejadas para acabar com o desastre.
Um Audi E-Tron GT pegou fogo em uma garagem em Carmel, Indiana, nos Estados Unidos. Um incidente imortalizado e compartilhado na página do Facebook.

Mais tarde, depois de longas horas de perseverança, os bombeiros finalmente conseguiram acalmar o incêndio para colocar o carro para fora. A luta contra as chamas não acabou, pois o Audi voltou a pegar fogo várias vezes do lado de fora. As causas do desastre são desconhecidas, mesmo que, para constar, 1042 carros tenham sido recolhidos do outro lado do Atlântico por riscos de curto-circuito da bateria com consequências de incêndios.

Ao chegar ao local, os bombeiros descobriram que o carro estava empoleirado em uma ponte na oficina da concessionária local. Portanto, será muito difícil movê-lo enquanto as chamas e a fumaça mantiverem os intervenientes à distância. Detalhe esperado, mas alarmante: os bicos de combate a incêndio comumente instalados neste tipo de local não têm efeito contra a dimensão do desastre. A garagem está totalmente inundada pela ativação do dispositivo, e isso não muda os eventos.

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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 19/9/2024 20:11

UE e China aceleram negociações sobre tarifas a carros elétricos

O comissário europeu, Valdis Dombrovskis, esteve reunido com o ministro dos Comércio chinês, Wang Wentao. Pequim promete investimentos para evitar as tarifas europeias sobre os seus carros elétricos.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard33 » 12/9/2024 8:43

Será que a BYD irá produzir carros no futuro na UE ? Ler em baixo .

Pelo que vi a leste eles gostam, do dinheiro de Bruxelas ( ou melhor de Frankfurt) mas detestam resto.

Se Putin não tem cometido o erro supremo de invadir a. Ucrânia a Rússia iria recuperar toda a sua influência a leste para isso bastava melhor a economia.

De ontem no Le Figaro :
“ Caso é con­si­de­rado sufi­ci­en­te­mente grave para colo­car os polí­ti­cos bel­gas e a Comis­são Euro­peia em tumulto. "Isso é algo que é obvi­a­mente ina­cei­tá­vel", rea­giu na terça-feira um porta-voz do exe­cu­tivo euro­peu.

A hun­gria ame­aça há algu­mas sema­nas enviar migran­tes para Bru­xe­las, onde a Comis­são está sedi­ada, o que Vik­tor Orban acusa de que­rer "desin­te­grar a Europa" com a sua polí­tica de migra­ção. Mas o que pare­cia ser ape­nas mais uma pro­vo­ca­ção tomou um novo rumo no final da semana pas­sada, quando o vice-minis­tro do inte­rior Hún­garo, Bence Ret­vari, rea­li­zou uma con­fe­rên­cia de imprensa em frente a uma frota de auto­car­ros per­fei­ta­mente ali­nha­dos e mos­trando em letras lumi­no­sas a rota pre­vista, nome­a­da­mente "Roszke-bruss­zel". Roszke, loca­li­zada no sul da Hun­gria, não muito longe da fron­teira com a sér­via, é um ponto de pas­sa­gem da Rota dos Bal­cãs. "Se Bru­xe­las quer migran­tes ile­gais, Bru­xe­las pode tê-los", disse o minis­tro,falando de "um bilhete só de ida" que é gra­tuito e volun­tá­rio.

Pres­são migra­tó­ria adi­ci­o­nal
Embora as capa­ci­da­des de recep­ção da capi­tal belga este­jam total­mente satu­ra­das, os diri­gen­tes polí­ti­cos bel­gas rea­gi­ram ime­di­a­ta­mente, des­pindo-se tam­bém de pas­sa­gem. Para a secre­tá­ria de Estado do asilo e da migra­ção, Nicole De Moor, não há dúvida de que a Bél­gica acei­tará estes trans­por­tes de migran­tes "que são explo­ra­dos desta forma".

Phi­lippe Close, pre­si­dente da Câmara soci­a­lista de Bru­xe­las, pediu ao governo fede­ral que blo­queie os auto­car­ros na fron­teira. "Por quanto tempo vamos tole­rar essas pro­vo­ca­ções de um país que sub­si­di­a­mos? ", ele per­gun­tou sobre X.

Uma obser­va­ção que lhe ren­deu uma res­posta vitri­ó­lica do líder dos Libe­rais fran­có­fo­nos, Geor­ges-louis Bou­chez. "Não é você quem quer aco­lher todos os migran­tes na sua grande gene­ro­si­dade? A hun­gria tem razão em mos­trar a esta esquerda os ver­da­dei­ros efei­tos da sua polí­tica. Recusa as remo­ções de imi­gran­tes indo­cu­men­ta­dos, o uso da Fron­tex e o retro­cesso (repul­são de migran­tes, Nota do edi­tor) ... E depois reclama? Que indig­ni­dade. »

Na rea­li­dade, Buda­peste não digere a coima de 200 milhões de euros acom­pa­nhada de uma san­ção de 1 milhão de euros por dia que lhe foi imposta em junho pelo Tri­bu­nal de Jus­tiça da UE, em res­posta à sua per­sis­tente vio­la­ção das regras de asilo da União.

Estas regras exi­gem que os Esta­dos-Mem­bros exa­mi­nem sis­te­ma­ti­ca­mente os pedi­dos de asilo dos migran­tes sus­cep­tí­veis de os bene­fi­ciar ou que se encar­re­gem de devol­ver os que não os obte­nham. "Os hún­ga­ros, ou afas­tam os reque­ren­tes de asilo ou dei­xam-nos pas­sar para outros paí­ses", resume, desi­lu­dido, um diplo­mata Euro­peu lamen­tando que as esco­lhas de Buda­peste criem uma pres­são migra­tó­ria adi­ci­o­nal para os outros Esta­dos-Mem­bros.
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 12/9/2024 1:44

BYD vai contornar tarifas da UE à boleia da Hungria

Em entrevista ao Negócios, a vice-presidente global da BYD assume que o fabrico de carros no país de Viktor Orbán a deixa descansada relativamente às tarifas europeias. Em Portugal, a construtora chinesa quer alcançar o top 5 de vendas.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard33 » 9/9/2024 17:24

Hoje toda a política cá e na Europa é feita por gente sem vida fora da “bolha “ quem o explicava bem era Henrique Medina Carreira.

Os políticos nada conhecem do mundo real no mundo deles quando falta dinheiro é fácil de obtê-lo basta mais um imposto .

O seu mundo perfeito não resiste a realidade, eles tinham decidido que em Bruxelas no dia 1 de janeiro de 2025 não entraria mais carros com a norma euro5 , o automóvel clube da Bélgica alertou-os que isso abrangia 600 000 viaturas , os pequenos independentes ficariam sem capacidade de trabalho , mas acima quem os vergou foi as muitas centenas de milhares de voto e a lei foi mudada .
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 9/9/2024 16:59

Itália pede revisão da proibição de motores a combustão na UE

Ministro da Indústria italiano considera que evolução do setor automóvel na Europa deve ser uma prioridade da nova direção da Comissão Europeia.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Caramelo » 5/9/2024 22:30

Audi vai encerrar a fábrica de Bruxelas devido à fraca procura do Q8 e-tron

https://pplware.sapo.pt/motores/audi-va ... XdwyBLDe1A
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard33 » 5/9/2024 19:25

Alemanha mercado de elétrico caiu drasticamente desde o início de 2024 e os números são ainda piores ,agosto, com uma queda de 68,8% em relação a agosto de 2023
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 5/9/2024 13:30

Volvo recua na ambição de ser 100% elétrica em 2030

O fabricante automóvel defende a necessidade de políticas governamentais mais fortes e estáveis para apoiar a transição para a eletrificação
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 4/9/2024 16:27

Salvador Caetano ganha importação dos elétricos da chinesa Farizon para Portugal e Espanha

O grupo de Vila Nova de Gaia junta ao seu vasto portefólio asiático a insígnia de veículos comerciais elétricos da gigante construtora Geely.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Marco Martins » 31/8/2024 21:58

Crissssx Escreveu:
Marco Martins Escreveu:https://executivedigest.sapo.pt/noticias/proprietarios-do-eletrico-jaguar-i-pace-recebem-recomendacao-para-estacionar-no-exterior-e-longe-de-estruturas-devido-ao-risco-de-incendio/

O número de veículos eléctricos que ardem, até pode ser menor do que a combustão, no entanto não me recordo de algum construtor de veículos a combustão ter notificado os proprietários sobre esse risco. Eu se recebesse uma notificação dessas andaria sempre em sobressalto.


Ou seja só te preocupas porque houve o aviso não pela informação que vês ....
Faz sentido.


O aviso vale o que vale.
Mas a informação que vejo é que ainda não existe uma solução.
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Crissssx » 31/8/2024 15:48

Marco Martins Escreveu:https://executivedigest.sapo.pt/noticias/proprietarios-do-eletrico-jaguar-i-pace-recebem-recomendacao-para-estacionar-no-exterior-e-longe-de-estruturas-devido-ao-risco-de-incendio/

O número de veículos eléctricos que ardem, até pode ser menor do que a combustão, no entanto não me recordo de algum construtor de veículos a combustão ter notificado os proprietários sobre esse risco. Eu se recebesse uma notificação dessas andaria sempre em sobressalto.


Ou seja só te preocupas porque houve o aviso não pela informação que vês ....
Faz sentido.
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Carrancho_ » 30/8/2024 23:51

Opcard Escreveu:Aquilo que parecia ser a solução 1 em 2 , carro para a cidade para o campo , não está a ter o,favor do público .

Antes de mais eu que pensei a fazer esta escolha, mudei de ideias pois tem os defeitos do térmico e do elétrico .

“ Estados Unidos da América (EUA), de acordo com um estudo publicado pela AutoInsurance em 2023, através de dados recolhidos pelo National Transportation Safety Board, por cada 100 mil elétricos vendidos, 25 pegaram fogo.
No entanto, esse número dispara para os 1530 veículos só a combustão e para os 3475 veículos caso sejam híbridos.


No mesmo período de tempo? Isso é para quê, no 1º ano de idade da viatura? Para os mesmos 100 k? Acho esses dados muito, muito, muito estranhos. Trabalho nessa área e não passou por mim, em quase 30 anos de atividade, nenhum que tivesse sofrido de combustão espontânea a não ser tipo festival andanças ou após colisão grave. Isso quereria dizer que 1,53% dos carros a combustão pegava fogo (não sei em que período) , mas isso não acontece nem na vida completa das viaturas a combustão. :-k
Um abraço,

Carrancho
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Marco Martins » 30/8/2024 21:03

https://executivedigest.sapo.pt/noticia ... -incendio/

O número de veículos eléctricos que ardem, até pode ser menor do que a combustão, no entanto não me recordo de algum construtor de veículos a combustão ter notificado os proprietários sobre esse risco. Eu se recebesse uma notificação dessas andaria sempre em sobressalto.
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard » 30/8/2024 19:46

Aquilo que parecia ser a solução 1 em 2 , carro para a cidade para o campo , não está a ter o,favor do público .

Antes de mais eu que pensei a fazer esta escolha, mudei de ideias pois tem os defeitos do térmico e do elétrico .

“ Estados Unidos da América (EUA), de acordo com um estudo publicado pela AutoInsurance em 2023, através de dados recolhidos pelo National Transportation Safety Board, por cada 100 mil elétricos vendidos, 25 pegaram fogo.
No entanto, esse número dispara para os 1530 veículos só a combustão e para os 3475 veículos caso sejam híbridos.
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 30/8/2024 18:57

No meu gráfico, os híbridos incluem os HEV (híbridos convencionais) e os PHEV (plug-in). Mas aqui fica a decomposição, em números redondos:

HEV - 30%
PHEV - 6%
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard » 30/8/2024 18:54

Na Europa, elétricos e PHEV são um fracasso, os híbridos estão no topo.

Os números de vendas de julho a nível europeu caíram.
E em um mercado que está estagnado em + 0,2%, os carros elétricos caíram 10,8% e os híbridos plug-in (PHEV) 14,1%.
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 29/8/2024 15:03

Actualização das vendas na Europa.

A venda de eléctricos (puros) mantém-se estagnada ou mesmo em baixa, representando 13% da quota de mercado a nível europeu, actualmente. A subida foi interrompida em finais de 2022. Os híbridos mantém-se em alta, com 36% de quota de mercado.

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No gráfico, substituí o valor mensal pela média dos últimos 3 meses em relação à versão anterior, produzindo uma linha mais suave. Fonte: ACEA
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Caramelo » 26/8/2024 21:35

Carrancho_ Escreveu:Um fator importante que me esqueci de referir mas que entra muito no gosto pessoal. Esteticamente não vi até hoje um eléctrico que ache bonito, p.e. o design dos Tesla faz-me lembrar um carro "banheira" dos anos 80/90, já o BMW iX xDrive50 até me custa a compreender como a BMW aprovou uma simulação de grelha que parece um desenho pintado por putos protegido por um acrílico, que coisa mais horrorosa. :oh: Não ficaria melhor usarem uma grelha verdadeira de um a combustão e meter o acrílico por dentro?!

Ainda estou para ver sair o primeiro eléctrico "à homem", são todos muito afeminados.
O AUDI Q8 Sportback acho que é um carro "à homem" super desportivo :lol:

https://www.youtube.com/watch?v=NW8X0YdARKg
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por PMP69 » 26/8/2024 19:30

Um dos grandes problemas é que ninguém compra um carro eléctrico com 4 anos, com receio das baterias.

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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Carrancho_ » 26/8/2024 16:55

Continuo a achar que quem faz 50km/dia nunca vai recuperar o que pagou a mais pelo Elétrico vs mesma gama a gasolina, se o mantiver 5 anos.

50km * 366 * 5 anos =91500 km

Um carro a gasolina que faça 5 l/100 a 1,65€/litro, gasta em combustível ao fim de 5 anos +- 7500€ (1500/ano)
Ainda que se considere a mesma desvalorização do valor venal da viatura ao fim de 5 anos, estou quase certo que este perfil perde muito dinheiro se optar por um eléctrico em detrimento de um a gasolina, mesmo com reparações e manutenção incluídas.
Um abraço,

Carrancho
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