Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 21/8/2024 16:58

Ukraine hits Moscow in major drone attack, Russia says

Ukraine on Wednesday hit Moscow in what Russia described as one of its largest drone attacks in the war, though Russia claimed all of the explosive unmanned vehicles were shot down.

The Russian Ministry of Defense said that overnight into Wednesday its forces destroyed a total of 45 drones launched into Russia.

Eleven of those drones were taken out by air defenses over the region of Moscow and three of them around the neighboring province of Kaluga, according to Russia.

The rest were downed by air defenses in regions that border Ukraine, including Kursk, where Ukraine is pushing forward in a major offensive that began on Aug. 6.

Ukraine has targeted Moscow before with long-range drones, and Russia accused Ukraine of being behind an attack on the Kremlin last year, which came amid a Ukrainian campaign to damage Russia’s war efforts.

Moscow Mayor Sergey Sobyanin said in a Telegram post that Wednesday’s operation was “one of the largest attempts to attack Moscow with drones ever.”

Ukrainian officials have not publicly commented on the drone attack and they have typically refrained from mentioning strikes on Russian territory.

Ukraine’s armed forces said Wednesday that Russia launched a wave of drone and missile attacks on Ukrainian territory that were shot down.

The attack around Moscow comes as Ukraine is advancing into Kursk, taking close to 500 square miles of territory and more than 90 settlements in the Russian region.

Russia is also making its own advances in eastern Ukraine, putting pressure on the towns of Toretsk and Povrosk in the Donetsk region.

The Hill
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Opcard » 21/8/2024 13:43

“Rússia: Vladimir Putin propõe receber estrangeiros que fogem da ideologia «neoliberal destrutiva» do Ocidente.

Nós podemos beneficiar de uma autorização de residência de três meses se atestarem que vêm de estados estrangeiros com valores contrários à moral tradicional russa.

O chefe de Estado russo não está em seu primeiro ataque em relação à «decadência» do Ocidente. 'Queremos que nossa Rússia não seja mais nossa pátria? Que os nossos filhos sejam pervertidos, que lhes sejam ditos que existem outros géneros para além de homens e mulheres? Que lhes é oferecido fazer operações para mudar de sexo? (...)

As ditaduras das elites ocidentais são contra todos os povos. (...) Jesus disse «você os reconhecerá por seu próprio fruto». (...) Tal negação do ser humano e de todos os seus valores se assemelha a um satanismo aberto ”, em particular, -il levou-se em setembro de 2022 diante de vários políticos russos.“

Registado: 14/3/2009 0:19

por PMP69 » 20/8/2024 13:20

Parece-me que o principal objectivo é aliviar a pressão no Leste (Donetsk), daí terem atacado onde as defesas eram mais fracas. Também podia ter sido em Bryansk.

Os russos já terão transferido 5.000 homens para Kursk.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por Marco Martins » 20/8/2024 13:17

MVP Escreveu:
Marco Martins Escreveu:A vantagem que a Ucrânia ganhou ao entrar na Rússia parece ser a capacidade de negociação aumentar, pois uma das hipóteses que a Rússia tinha para haver paz seria a Ucrânia perder os territórios ocupados. Ora, nesse sentido, a Rússia já não poderá aceitar isso pois teria de abrir mão dos seus territórios.

Isso seria uma vantagem se a Russia fosse alguma vez negociar antes de expulsar os ucranianos do território.

Como pode a Ucrania forçar a negociação neste momento? Eu tenho muitas duvidas que Putin negociasse numa altura assim.

Exactamente!

Antes desta incursão em solo russo, o Zelensky ainda abordou a possibilidade de ceder território mas apenas após um referendo nacional. Ou seja, pelo que deu a entender é que estaria a ser pressionado para negociar a paz nos tempos de Putin e que seria ceder os territorios ocupados!
Neste momento esses temos de paz já não interessam ao Putin, e nesse sentido é que digo que a capacidade de negociação da Ucrânia aumentou ao entrar em solo russo.

Para além disso, todos aqueles que apoiam a Rússia e dizem querer paz, também sugeriam a perda de território da Ucrânia, mas neste momento terão de rever os seus termos de paz para não ficarem contra a Rússia.

Registado: 7/4/2007 17:13

por MVP » 19/8/2024 20:56

Marco Martins Escreveu:A vantagem que a Ucrânia ganhou ao entrar na Rússia parece ser a capacidade de negociação aumentar, pois uma das hipóteses que a Rússia tinha para haver paz seria a Ucrânia perder os territórios ocupados. Ora, nesse sentido, a Rússia já não poderá aceitar isso pois teria de abrir mão dos seus territórios.

Isso seria uma vantagem se a Russia fosse alguma vez negociar antes de expulsar os ucranianos do território.

Como pode a Ucrania forçar a negociação neste momento? Eu tenho muitas duvidas que Putin negociasse numa altura assim.

Registado: 27/6/2010 23:26

por Opcard » 19/8/2024 20:50

Tesla Cybertruck recrutado à força para a guerra contra a Ucrânia

O ditador e seu amor imoderado por carros excepcionais, :!: Ramzan Kadyrov diz que está muito impressionado com as qualidades do Tesla Cybertruck que experimentou.

Depois de pousar na pick-up americana perto de uma metralhadora no tejadilho , ele parabeniza Elon Musk e agradece por projetar este carro, dizendo que ele servirá aos soldados chechenos enviados para a Ucrânia para lutar com o exército
Ucraniano

Assim, o Tesla Cybertruck encontra-se alistado contra a Ucrânia!

Imagem

por Marco Martins » 19/8/2024 19:15

A vantagem que a Ucrânia ganhou ao entrar na Rússia parece ser a capacidade de negociação aumentar, pois uma das hipóteses que a Rússia tinha para haver paz seria a Ucrânia perder os territórios ocupados. Ora, nesse sentido, a Rússia já não poderá aceitar isso pois teria de abrir mão dos seus territórios.
No entanto os países que apoiam a Rússia também defendiam isso mesmo e agora ficam fragilizados sobre o que aceitar podendo assim estes apoios ficarem fragilizados.

Registado: 7/4/2007 17:13

por PMP69 » 18/8/2024 12:02

Por muito que digam, não acredito que os EUA não soubessem, pois têm meios para acompanhar o movimento de forças ucranianas, e hoje sabemos que pelo menos 2 Brigadas vieram do Leste/Sul, e principalmente porque não me parece que a Ucrânia tenha capacidade ao nível de guerra electrónica para efectuar o apagão das comunicações que se verificou.

A Rússia está a transferir forças do Leste, mas no mínimo vai precisar de 15 a 20 Brigadas, para poder pensar expulsar os ucranianos que já estão a montar defesas.

A Ucrânia terá feito 2.0000 prisioneiros.

https://www.wsj.com/world/behind-ukraines-russia-invasion-secrecy-speed-and-electronic-jamming-188fcc22

Pedro

por PMP69 » 16/8/2024 17:54

São realidades totalmente diferentes, a URSS tinha o dobro da população que tem hoje a Rússia, tinha sido invadida e lutava pela sua sobrevivência, havia o Lend-Lease.....

A reforma militar de 2008, apesar de ter feito algumas mudanças necessárias, como a criação do BTG, não resolveu os problemas que o exército russo tinha, e ainda agravou alguns.

Não põem mais "carne no assador", porque não têm, só trazendo forças de primeiro escalão e reservas do leste.

Pedro

por MVP » 16/8/2024 15:17

PIKAS Escreveu:Tropas mal treinadas, sem motivação, não enquadradas e certamente muito mal comandadas dá nisto. E por este andar muitos mais se vão entregar à minima refrega, sempre é melhor que morrerem como tordos.
A estratégia da manobra e combate assente na carne para canhão é o pináculo da loucura e o estado-maior continua a insistir nela.
O exército vermelho está a revelar-se uma desilusão brutal. Era temido como um dos melhores exércitos do mundo e afinal é banal, bem banal, com equipamento muito fraco ( basta ver as torres dos blindados a voarem ).
O poder da Rússia afinal só reside nas forças nucleares estratégicas. Nem exército, nem marinha, nem força aérea são relevantes.
Cumprimentos,

O exercito vermelho encontrou as mesmas dificuldades na guerra com a finlandia em 1939 e depois caminhou para uma maquina de guerra demolidora que só por um misto de sorte com a também grande força dos estados unidos não tomou toda a europa no pos guerra de 1945. Não estando a comparar os dois naquilo que se tornará o exercito russo, a verdade é que existem outros capitulos da historia onde um exercito passa por diversas reestruturações e dificuldades antes de conseguir traduzir a sua dimensão em resultados.

À semelhança da guerra sovietico-finlandesa, esta provavelmente terminará com um acordo de paz e cedências territoriais. Resta saber se, caso isso aconteça, existirão novos capítulos mais à frente.

O que até mais me admira é porque não coloca a Russia (e a bielorussia) "a carne toda no assador" para terminar o trabalho o mais rápido possivel e continuam esta guerra de atrito que os parece continuar a desgastar também a eles.

Registado: 27/6/2010 23:26

por PMP69 » 15/8/2024 19:28

Opcard Escreveu:
PIKAS Escreveu:

Tropas mal treinadas, sem motivação, não enquadradas e certamente muito mal comandadas dá nisto. E por este andar muitos mais se vão entregar à minima refrega, sempre é melhor que morrerem como tordos.
A estratégia da manobra e combate assente na carne para canhão é o pináculo da loucura e o estado-maior continua a insistir nela.
O exército vermelho está a revelar-se uma desilusão brutal. Era temido como um dos melhores exércitos do mundo e afinal é banal, bem banal, com equipamento muito fraco ( basta ver as torres dos blindados a voarem ).
O poder da Rússia afinal só reside nas forças nucleares estratégicas. Nem exército, nem marinha, nem força aérea são relevantes.
Cumprimentos,

Todas as guerras da Rússia foram ganhas pela quantidade , mesmo nas batalhas que ganharam aos nazis sempre tiverem muito mais mortos.

Era Estaline que dizia:

“ Uma morte é uma tragédia, a de milhões uma estatística”

Até concordo, mas a diferença é que aqui não se vêem vitórias.

Passados 10 anos não controlam o Donbass e agora pels primeira vez no pós segunda guerra mundial têm o seu território invadido e não têm capacidade de expulsar a força invasora.

Em Kursk estão a montar defesas a 50 kms da fronteira.

Pedro

por MarcoAntonio » 15/8/2024 18:25

Belarusian President and key Putin ally Aleksandr Lukashenko has called for peace between Russia and Ukraine as Kyiv's incursion into the Kursk region of Russia enters its third week.

His plea, broadcast to Belarusian state media and published in part on his website, is set to be featured on Russian state-owned channel Rossia 1 on Sunday.

Referring to the two-and-a-half-year conflict which began with Russia's full-scale invasion of Ukraine and has left hundreds of thousands dead, Lukashenko said: “Let's sit down at the negotiating table and end this scuffle."

Politico
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Opcard » 15/8/2024 16:11

PIKAS Escreveu:

Tropas mal treinadas, sem motivação, não enquadradas e certamente muito mal comandadas dá nisto. E por este andar muitos mais se vão entregar à minima refrega, sempre é melhor que morrerem como tordos.
Cumprimentos,

Todas as guerras da Rússia foram ganhas pela quantidade , mesmo nas batalhas que ganharam aos nazis sempre tiverem muito mais mortos.

Era Estaline que dizia:

“ Uma morte é uma tragédia, a de milhões uma estatística”

por PMP69 » 15/8/2024 16:07

Bombardeiro Tu-22M3 cai em Irkutsk.

Os ucranianos capturaram um carro de combate T-90M em Kursk.

https://twitter.com/Osinttechnical/status/1824096761368998111

Pedro

por PIKAS » 15/8/2024 14:45

Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por PMP69 » 14/8/2024 14:07

A Ucrânia terá transferido unidades de Pokrovsk, Toretsk e Chasiv Yar (Donetsk), onde os russos têm tido avanços lentos, à custa de elevada baixas, o que pode indicar que não estão a transferir reservas para Kursk.

A Ucrânia terá abatido um caça-bombardeiro Su-34 em Kursk.

Estão envolvidos em Kursk cerca de 10.000 militares ucranianos e aparentemente estão a acumular forças em Kharkiv, podendo atacar Belgorod com um duplo envolvimento, vindo de Kharkiv e Sudzha (Kursk).

https://x.com/Osinttechnical/status/1823548238433050845

https://x.com/NOELreports/status/1823666421496156519

Pedro

por PMP69 » 13/8/2024 15:33

Começa a parecer a Volkssturm em 1945.

A Bielorrúsia está a transferir material militar para a Rússia fazer frente à ofensva ucraniana em Kursk.

Imagem

Pedro

por PMP69 » 13/8/2024 14:50

rg7803 Escreveu:Pedro mas tu ainda continuas a acreditar na teoria das "1000 baixas dia" que se houve desde que a guerra começou !? Se isso fosse verdade os russos já tinham quase um milhão de baixas, o que eu acho de todo duvidoso...idem para o número de baixas que supostamente o ministério russo da defesa reporta quer no Donbass ou agora na zona Kursk.

Eu não sei se este devaneio em Kursk não vai infelizmente custar bastante caro aos ucranianos. A mim faz-me lembrar aquelas famílias do antigamente, completamente falidas, que decidem dar um faustoso jantar com as melhores pratas da família.

Eu pessoalmente nem entendo a lógica deste movimento. Captaram a atenção da CS? Sim, claro que sim. Mas é um esforço tangível de possibilitar peso na mesa de negociações, tipo "eu devolvo-te isto e tu retornas aquilo"? Eu tenho sérias dúvidas que os 500 ou 1000 km2 conquistados consigam ser mantidos de forma perene. Vamos esperar para ver o que acontece nas próximas semanas, mas eu suspeito que sei o que vai acontecer.

Primeiro, não falei em 1.000 baixas desde o início da guerra, mas sim nos últimos meses no Leste (Chasiv Yar, Kupiansk, Siversk, Marinka ...).

Acredito, como acredita a Mediazona, Meduza, IISS e outros orgãos, que a Rússia já ultrapassou as 500.000 baixas (mortos, feridos e POW). Se andares para trás, em tempos fiz umas "contas de merceeiro" onde contabilizei todas as mobilizações oficais da Rússia, que subtraindo os efectivos no teatro de operações, dava as baixas.

Nesse número, estou a contabilizar as forças da RPL e RPD, bem como as PMC's, e se nos lembrarmos, na Batalha de Bakhmut, o líder do Grupo Wagner (Yevgeny Prigozhin), afirmou que tinham tido 22.000 mortos.

Só oficiais russos mortos, já são mais de 4.500 (https://x.com/KilledInUkraine)

Também achei uma operação demasiada ousada, mas hoje, penso que faz algum sentido, e neste momento os ucranianos estão em
superioridade, tendo empregue a 49ª Brigada de Artilharia, a 22ª, 61ª, 88ª e 116ª Brigadas Mecanizadas, a 80ª e 82ª Brigadas de Assalto, a
103ª Brigada de Defesa Territorial e a Legião Georgiana, bem como unidades de Operações Especiais.

Pedro

por rg7803 » 13/8/2024 13:54

PMP69 Escreveu:Alguns tentam passar a imagem que a Rússia tem recursos humanos infinitos.

A Ucrânia terá conquistado cerca de 1.000 kms2 e feito 1.000 prisioneiros em meia dúzia de dias, porque os russos têm o grosso das suas forças no leste, onde têm 1.000 baixas por dia para avançar uma dezena de kms2 por dia.

Para fazer frente ao que se está a passar em Kursk e Belgorod, vão ter que trazer reservas, se as tiverem, do leste.

Vale a pena ler este estudo, para acabar com alguns mitos.

https://frontelligence.substack.com/p/the-myth-of-endless-manpower-russian

Pedro

Pedro mas tu ainda continuas a acreditar na teoria das "1000 baixas dia" que se houve desde que a guerra começou !? Se isso fosse verdade os russos já tinham quase um milhão de baixas, o que eu acho de todo duvidoso...idem para o número de baixas que supostamente o ministério russo da defesa reporta quer no Donbass ou agora na zona Kursk.

Eu não sei se este devaneio em Kursk não vai infelizmente custar bastante caro aos ucranianos. A mim faz-me lembrar aquelas famílias do antigamente, completamente falidas, que decidem dar um faustoso jantar com as melhores pratas da família.

Eu pessoalmente nem entendo a lógica deste movimento. Captaram a atenção da CS? Sim, claro que sim. Mas é um esforço tangível de possibilitar peso na mesa de negociações, tipo "eu devolvo-te isto e tu retornas aquilo"? Eu tenho sérias dúvidas que os 500 ou 1000 km2 conquistados consigam ser mantidos de forma perene. Vamos esperar para ver o que acontece nas próximas semanas, mas eu suspeito que sei o que vai acontecer.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por PMP69 » 13/8/2024 8:43

Um veículo de combate blindado M1224 MaxxPro (americano/israelita) sobrevive a um ataque de drone, graças à sua blindagem.

https://x.com/NOELreports/status/1823246687294341513

Pedro

por PMP69 » 12/8/2024 19:55

Alguns tentam passar a imagem que a Rússia tem recursos humanos infinitos.

A Ucrânia terá conquistado cerca de 1.000 kms2 e feito 1.000 prisioneiros em meia dúzia de dias, porque os russos têm o grosso das suas forças no leste, onde têm 1.000 baixas por dia para avançar uma dezena de kms2 por dia.

Para fazer frente ao que se está a passar em Kursk e Belgorod, vão ter que trazer reservas, se as tiverem, do leste.

Vale a pena ler este estudo, para acabar com alguns mitos.

https://frontelligence.substack.com/p/the-myth-of-endless-manpower-russian

Pedro

por MarcoAntonio » 12/8/2024 18:44

How Ukraine pulled off its biggest gamble: invading Russia

Kyiv’s troops say they found a Russian unit calmly drinking coffee as they crossed the border

As Volodymyr prepared to enter Russian territory, adrenaline ran through his veins. It was not lost on him that 81 years ago, another battle in Russia’s Kursk region marked a turning point for Europe.

He and the other soldiers of the 82nd air assault brigade listened to their commander’s instructions: eyes open, move swiftly and keep your country in your thoughts. Then, after a short prayer and a battle cry of “Glory to Ukraine!” they set out to invade Russia — the first foreign army to do so since the second world war.

“We entered Russian territory for the first time at 1pm on Tuesday [August 6],” Volodymyr said. “We were among the first to enter there.”

To his astonishment, his unit faced no resistance as their eight-wheeled, 20 tonne US Stryker fighting vehicle stormed across the border in broad daylight.

(...)

Ukraine’s President Volodymyr Zelenskyy said at the weekend that Kyiv wanted to “push the war on to the aggressor’s territory” and put “pressure” on Russia to “restore justice”.

(...)

Denys said the main goal of the operation was to capture Russian land. “We can fight here and take their territory. And then negotiations can start, and we will have some land of theirs to trade for our land,” he said.

(...)

FT
Imagem

Administrador Fórum

por PMP69 » 12/8/2024 14:08

por Opcard » 12/8/2024 13:42

PMP69 Escreveu:Aparentemente, querem manter as posições conquistadas e estão a avançar para este .

https://x.com/Maks_NAFO_FELLA/status/1822932629181575490

https://x.com/bayraktar_1love/status/1822922992323539047

Pedro

Uma explicação é a Ucrânia acreditar que Trump irá ganhar as eleições , ele disse que com ele haveria paz a solução sentar frente a frente Putin e Zelensky e as fronteiras era as desse dia, cada fica com o que tinha ganho , assim a Ucrânia tem terras para a troca ‘

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Garfield, Google [Bot], jprgodinho, peterteam2, Shimazaki_2, VALHALLA e 154 visitantes