Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Tópico Geral

por Investbem » 23/5/2024 13:11

luislobs Escreveu:Executivo anuncia incentivos fiscais para investidores em ações e dívida de cotadas nacionais

A ideia é ter mais investidores a apostar em ações e dívidas de cotadas nacionais, aumentando a sua liquidez

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... nacionais/


Passar novamente a pagar impostos de 10% sobre as mais valias, como era anteriormente, seria ótimo.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1845
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 23/5/2024 12:14

baltag Escreveu:Bom dia, alguém me sabe dizer quando é dia de ex dividendo no BCP?
Quanto ao gráfico, só me ocorre: "à beira do esbardalhanço?"


Ainda não é conhecido, a AG foi ontem apenas.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38717
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Tópico Geral

por luislobs » 23/5/2024 11:39

Executivo anuncia incentivos fiscais para investidores em ações e dívida de cotadas nacionais

A ideia é ter mais investidores a apostar em ações e dívidas de cotadas nacionais, aumentando a sua liquidez

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... nacionais/
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2229
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Tópico Geral

por baltag » 23/5/2024 9:24

Bom dia, alguém me sabe dizer quando é dia de ex dividendo no BCP?
Quanto ao gráfico, só me ocorre: "à beira do esbardalhanço?"
Imagem
 
Mensagens: 33
Registado: 1/2/2016 16:32

Re: BCP - Tópico Geral

por Goya777 » 23/5/2024 8:10

OCTAMA Escreveu:
luislobs Escreveu:A rubrica resultados transitados inclui todos os resultados, lucros ou prejuízos que vão sendo acumulados ao longo dos exercícios. No que respeita aos lucros (resultado líquido positivo), acumula aqueles que não foram distribuídos aos acionistas ou sócios, podendo, contudo, virem ainda a ser distribuídos.


Bom Dia,

Por forma a sermos rigorosos e transparentes para quem nos lê, o funcionamento e tratamento da rubricas mencionadas é o seguinte:
- Os valores que se apuraram de resultados líquidos de 2023, foram distribuídos (e vão) da forma já referida pelo Banco, uma parte para reservas, outra para resultados transitados e uma última para os acionistas do Banco;
- Após "todas estas distribuições", a conta de Resultados Líquidos fica a ZERO, no que toca aos resultados de 2023, passando a relevar somente os resultados que estão a ser gerados durante o ano de 2024, quer se faça ou não um apuramento previsional do IRC trimestral durante 2024;

Isto para dizer o quê? A frase "No que respeita aos lucros (resultado líquido positivo), acumula aqueles que não foram distribuídos aos acionistas ou sócios, podendo, contudo, virem ainda a ser distribuídos." pode induzir em erro que a lê, pois fica-se a ideia que esta conta, a de resultados líquidos, tem alguma coisa de anos anteriores ou é uma "espécie de conta corrente. Não é e não tem. Tem somente e após as decisões da AG, os valores que o exercício em curso gera.

O BCP tem atualmente, até 31.12.2023, 1.200 milhões em resultados transitados, que serão reforçados com 355 milhões do resultado de 2023;

Podemos especular que tudo isto (a rubrica atrás referida), mais o 50% do Lucro serão distribuídos de futuro? Não, não podemos e nem devemos. O mindset do Banco é somente distribuir, de futuro, 50% do Lucro gerado do próprio exercício em curso (2024). O que ficou para trás, não tem previsto qualquer alteração ou distribuição.

Cumprimentos


Mais claro impossível. Há que acumular resultados para compensar anos maus e para ir aumentando o equity, até para o próprio banco poder crescer o balanço. Se não passam a vida em.AC
 
Mensagens: 2878
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: BCP - Tópico Geral

por OCTAMA » 23/5/2024 7:53

luislobs Escreveu:A rubrica resultados transitados inclui todos os resultados, lucros ou prejuízos que vão sendo acumulados ao longo dos exercícios. No que respeita aos lucros (resultado líquido positivo), acumula aqueles que não foram distribuídos aos acionistas ou sócios, podendo, contudo, virem ainda a ser distribuídos.


Bom Dia,

Por forma a sermos rigorosos e transparentes para quem nos lê, o funcionamento e tratamento da rubricas mencionadas é o seguinte:
- Os valores que se apuraram de resultados líquidos de 2023, foram distribuídos (e vão) da forma já referida pelo Banco, uma parte para reservas, outra para resultados transitados e uma última para os acionistas do Banco;
- Após "todas estas distribuições", a conta de Resultados Líquidos fica a ZERO, no que toca aos resultados de 2023, passando a relevar somente os resultados que estão a ser gerados durante o ano de 2024, quer se faça ou não um apuramento previsional do IRC trimestral durante 2024;

Isto para dizer o quê? A frase "No que respeita aos lucros (resultado líquido positivo), acumula aqueles que não foram distribuídos aos acionistas ou sócios, podendo, contudo, virem ainda a ser distribuídos." pode induzir em erro que a lê, pois fica-se a ideia que esta conta, a de resultados líquidos, tem alguma coisa de anos anteriores ou é uma "espécie de conta corrente. Não é e não tem. Tem somente e após as decisões da AG, os valores que o exercício em curso gera.

O BCP tem atualmente, até 31.12.2023, 1.200 milhões em resultados transitados, que serão reforçados com 355 milhões do resultado de 2023;

Podemos especular que tudo isto (a rubrica atrás referida), mais o 50% do Lucro serão distribuídos de futuro? Não, não podemos e nem devemos. O mindset do Banco é somente distribuir, de futuro, 50% do Lucro gerado do próprio exercício em curso (2024). O que ficou para trás, não tem previsto qualquer alteração ou distribuição.

Cumprimentos
 
Mensagens: 758
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: BCP - Tópico Geral

por luislobs » 23/5/2024 2:54

A rubrica resultados transitados inclui todos os resultados, lucros ou prejuízos que vão sendo acumulados ao longo dos exercícios. No que respeita aos lucros (resultado líquido positivo), acumula aqueles que não foram distribuídos aos acionistas ou sócios, podendo, contudo, virem ainda a ser distribuídos.
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2229
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Tópico Geral

por Mr_ALL » 22/5/2024 20:56

luislobs Escreveu:Contas de taberna...

355 milhões para resultados transitados e esperam distribuir em 2024, 50% do valor do lucro consolidado de 2023 no qual podem incluir esse valor ....

ou seja se tiver lucros de mil milhoes (ja contamos com algum da polonia sem imparidades) mais os 350 deste ano transitados ...

Podemos ter um dividendo x3 deste ano ou seja 0.05 coisa de doidos)), sera que as casas não vão subir os targets??


Eu não contaria com um resultado tão volumoso. Vêm aí mais provisões na Polónia. Desta feita para acautelar as moratórias ( valor a anunciar no fecho do 2°T). Um dividendo de 2.5 a 3 cêntimos é o que será mais provável. Esse é o nosso cenário (por enquanto).
Nota: Os resultados transitados não contam para os resultados de 2024.
"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922
 
Mensagens: 26
Registado: 14/8/2022 13:42

Re: BCP - Tópico Geral

por luislobs » 22/5/2024 20:04

Contas de taberna...

355 milhões para resultados transitados e esperam distribuir em 2024, 50% do valor do lucro consolidado de 2023 no qual podem incluir esse valor ....

ou seja se tiver lucros de mil milhoes (ja contamos com algum da polonia sem imparidades) mais os 350 deste ano transitados ...

Podemos ter um dividendo x3 deste ano ou seja 0.05 coisa de doidos)), sera que as casas não vão subir os targets??
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2229
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Tópico Geral

por vasco007 » 22/5/2024 18:15

Boa tarde,

Eis alguma informação sobre a Assembleia de Accionistas, que decorre hoje, :

Ponto 3 (aplicação de resultados) -Aprovado -

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ividendos/


resta saber o Ponto 6 (aquisição/ alienação de ações/obrigaçções)
 
Mensagens: 96
Registado: 29/11/2007 2:03
Localização: Porto

Re: BCP - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 22/5/2024 13:52

brunoktm Escreveu:boas
sou sou eu que não consigo ver o topico actual ? é que a ultima postagem deste é de 2018 :wall: :wall: :wall:
estranho que numa altura que o bcp até esta a passar por uma boa faze o interesse no mesmo parece pouco :x :x


Provavelmente estás a olhar para a página mais antiga do tópico e não para a página mais recente.

A ordenação dos tópicos é controlada individualmente pelo utilizador, no caso dos utilizadores registados. No entanto, recomendamos que ordenem do post mais recente para o mais antigo (ie, a pagina mais recente é a primeira, o post mais recente é o que está no topo), dado que tem várias vantagens. Deixo este tópico sobre o tema:

https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... =3&t=96544



Para definir a ordenação conforme indicado acima, na opção de ordenação dos posts colocar:

Mostrar Mensagens Ordenadas por: [Data da Mensagem]

Mostrar Mensagens Ordenados por direção: [Decrescente]
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38717
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Tópico Geral

por brunoktm » 22/5/2024 13:46

boas
sou só eu que não consigo ver o tópico actual ? é que a ultima postagem deste é de 2018 :wall: :wall: :wall:
estranho que numa altura que o bcp até esta a passar por uma boa faze o interesse no mesmo parece pouco :x :x
Editado pela última vez por brunoktm em 22/5/2024 15:52, num total de 1 vez.
Boas compras e umas melhores vendas…
Mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar...
 
Mensagens: 217
Registado: 3/6/2009 0:25
Localização: 16

Re: BCP - Tópico Geral

por luislobs » 20/5/2024 23:32

Reparem apartir de 24 de abril as velas que mostram inversao da tendencia e mesmo assim continua sempre o bull, por acaso vejo sempre as posições short e nada a declarar.

Parece mesmo compras institucionais ao melhor nas primeiras horas e depois desaparecem.

A vela de hj tem um spike la em.cima que nao é bonita mas tem imensos dias Iguais desde 24\04
Anexos
Screenshot_20240520_232753.jpg
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2229
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Tópico Geral

por Tx9262 » 20/5/2024 22:59

Bar38 Escreveu:
Tx9262 Escreveu:
Bar38 Escreveu:
Até pode ser mas eu não vou pagar para ver….


Depois de tanto trabalhinho e paciência à espera que furasse esta zona/resistência, e com os indicadores nos niveis atuais, sair agora é morrer na praia e perder o potencial de subida (+- min 10%/max 20%) que pode ter de curto prazo, mesmo que pelo meio respire.
É a minha opinião, e honestamente neste contexto atual não é o titulo apropriado para entradas/saidas e trades de curto prazo.
Abc


Eu não tenho problema nenhum em estar errado. Nem em comprar mais caro desde que ache que venda mais caro ainda…apesar de achar que compro mais barato….cada um está no mercada da maneira que lhe é mais conveniente. Por isso é que o mercado é tão dinâmico….


Não me parece que estejas errado.
Simplesmente existem perfis diferentes de investimento/risco, cada qual faz o seu juizo.
Em minha opinião o certo/errado em bolsa nem sequer existe, simplesmente um sem numero de premissas e fatores traçam o destino do mercado.
Abc
 
Mensagens: 18
Registado: 13/4/2024 0:05

Re: BCP - Tópico Geral

por Bar38 » 20/5/2024 22:51

Tx9262 Escreveu:
Bar38 Escreveu:
Até pode ser mas eu não vou pagar para ver….


Depois de tanto trabalhinho e paciência à espera que furasse esta zona/resistência, e com os indicadores nos niveis atuais, sair agora é morrer na praia e perder o potencial de subida (+- min 10%/max 20%) que pode ter de curto prazo, mesmo que pelo meio respire.
É a minha opinião, e honestamente neste contexto atual não é o titulo apropriado para entradas/saidas e trades de curto prazo.
Abc


Eu não tenho problema nenhum em estar errado. Nem em comprar mais caro desde que ache que venda mais caro ainda…apesar de achar que compro mais barato….cada um está no mercada da maneira que lhe é mais conveniente. Por isso é que o mercado é tão dinâmico….
 
Mensagens: 1424
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: BCP - Tópico Geral

por Tx9262 » 20/5/2024 22:21

Bar38 Escreveu:
luislobs Escreveu:Parece que esta subida do bcp esta feita de velas como as de hoje, penso ca para mim que pode ser um tubarão de peso que esta a entrar na estrutura accionista com ordens de milhões ao melhor que não liga ao preço e depois desaparece sem deixar rasto.
Pessoal aproveita e faz mais valias e depois tem medo de perder o comboio e reentra mais caro.
Accao bull com novos maximos e muito volume, acreditemos que a vela de hoje foi apenas realizacao de mais valias e que ate aos dividendos podemos atingir os 0.40 mesmo que tenha uma pausa para respirar.
Indicadores mornos e nada que indique sobrecompra nem la perto


Até pode ser mas eu não vou pagar para ver….


Depois de tanto trabalhinho e paciência à espera que furasse esta zona/resistência, e com os indicadores nos niveis atuais, sair agora é morrer na praia e perder o potencial de subida (+- min 10%/max 20%) que pode ter de curto prazo, mesmo que pelo meio respire.
É a minha opinião, e honestamente neste contexto atual não é o titulo apropriado para entradas/saidas e trades de curto prazo.
Abc
 
Mensagens: 18
Registado: 13/4/2024 0:05

Re: BCP - Tópico Geral

por Bar38 » 20/5/2024 22:11

luislobs Escreveu:Parece que esta subida do bcp esta feita de velas como as de hoje, penso ca para mim que pode ser um tubarão de peso que esta a entrar na estrutura accionista com ordens de milhões ao melhor que não liga ao preço e depois desaparece sem deixar rasto.
Pessoal aproveita e faz mais valias e depois tem medo de perder o comboio e reentra mais caro.
Accao bull com novos maximos e muito volume, acreditemos que a vela de hoje foi apenas realizacao de mais valias e que ate aos dividendos podemos atingir os 0.40 mesmo que tenha uma pausa para respirar.
Indicadores mornos e nada que indique sobrecompra nem la perto


Até pode ser mas eu não vou pagar para ver….
 
Mensagens: 1424
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: BCP - Tópico Geral

por luislobs » 20/5/2024 22:04

Parece que esta subida do bcp esta feita de velas como as de hoje, penso ca para mim que pode ser um tubarão de peso que esta a entrar na estrutura accionista com ordens de milhões ao melhor que não liga ao preço e depois desaparece sem deixar rasto.
Pessoal aproveita e faz mais valias e depois tem medo de perder o comboio e reentra mais caro.
Accao bull com novos maximos e muito volume, acreditemos que a vela de hoje foi apenas realizacao de mais valias e que ate aos dividendos podemos atingir os 0.40 mesmo que tenha uma pausa para respirar.
Indicadores mornos e nada que indique sobrecompra nem la perto
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2229
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Tópico Geral

por Bar38 » 20/5/2024 19:38

Vela bem feia a de hoje…
 
Mensagens: 1424
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: BCP - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 20/5/2024 17:37

BCP atinge máximos de oito anos. Oddo sobe o preço-alvo

A Oddo prevê que as ações do banco valorizem mais de 32% nos próximos 12 meses. A influenciar a evolução dos títulos estarão também os resultados do primeiro trimestre, apresentados pelo banco na semana passada.



Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38717
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Tópico Geral

por PXYC » 19/5/2024 23:50

OCTAMA Escreveu:
PXYC Escreveu:O banco Millenium da Polónia nesta mesma data há um ano tinha provisionado 64% dos créditos em francos suiços.

Alguém sabe a % actual?
Não encontrei essa informação no comunicado.


Boa Noite,

64% era no 2º Semestre 2023. No primeiro trimestre de 2023 era 55,8%.
No 1º Trimestre 2024 é de 91,5% (em anexo).

Cps


Então vai acontecer na Polónia o mesmo que aconteceu em Portugal depois de deixar de amortizar NPL's. Resultados up up up up.. :pray:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 567
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: BCP - Tópico Geral

por Goya777 » 16/5/2024 10:36

hugob0ss Escreveu:
Goya777 Escreveu:
Manchini888 Escreveu:Boas,

Com dividendo a 0.017€, a ação deve valer 0.56€.
Com dividendo a 0.03€, a ação deve valer 1€.

Manchini


Um DY de 3% é miserável. Nao cobre nem taxa risk "free". Há bancos que entre dividendo e SBB pagam o dobro ou mesmo o triplo disso


Como é que esses bancos comparam com o BCP nos restantes indicadores p.ex
P/E
P/BV
P/FCF


Basta comparar o Sabadell com o BCP , por alguma razão o Maya falou num estrutura acionista forte, acho que está a fazer falta aplicar uma mentalidade de builder aos investimentos.

Mas o caminho faz-se caminhando.


Sabadell tem retornos mauzinhos... Italianos bem mais generosos na retribuiçao ao accionista. Mesmo um BBVA ou Santander
 
Mensagens: 2878
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: BCP - Tópico Geral

por hugob0ss » 16/5/2024 10:30

Goya777 Escreveu:
Manchini888 Escreveu:Boas,

Com dividendo a 0.017€, a ação deve valer 0.56€.
Com dividendo a 0.03€, a ação deve valer 1€.

Manchini


Um DY de 3% é miserável. Nao cobre nem taxa risk "free". Há bancos que entre dividendo e SBB pagam o dobro ou mesmo o triplo disso


Como é que esses bancos comparam com o BCP nos restantes indicadores p.ex
P/E
P/BV
P/FCF


Basta comparar o Sabadell com o BCP , por alguma razão o Maya falou num estrutura acionista forte, acho que está a fazer falta aplicar uma mentalidade de builder aos investimentos.

Mas o caminho faz-se caminhando.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
 
Mensagens: 349
Registado: 23/10/2008 14:18
Localização: 16

Re: BCP - Tópico Geral

por Goya777 » 16/5/2024 10:09

Manchini888 Escreveu:Boas,

Com dividendo a 0.017€, a ação deve valer 0.56€.
Com dividendo a 0.03€, a ação deve valer 1€.

Manchini


Um DY de 3% é miserável. Nao cobre nem taxa risk "free". Há bancos que entre dividendo e SBB pagam o dobro ou mesmo o triplo disso
 
Mensagens: 2878
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: BCP - Tópico Geral

por hugoch89 » 16/5/2024 9:32

yaya Escreveu:Que eu saiba apenas a energia e retalho foram alvo do imposto sobre lucros excessivos

BCP defende fim da "carga de impostos extraordinários" sobre bancos

https://www.noticiasaominuto.com/econom ... bre-bancos


O Miguel Maya está a referir-se à contribuição extraordinária sobre o sector bancário criada em 2011 na altura do resgate e que ainda hoje se mantém.
 
Mensagens: 1
Registado: 26/9/2019 11:46

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CORTIÇA, karaya75, latbal, Mmmartins, MR32, Xacal e 88 visitantes