Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 2/1/2024 20:16

Obrigado pela dica, fica na minha lista, pois a minha prioridade é a guerra do Ultramar e tenho alguns em espera.

Esse era o objectivo da Rússia, tomar Kiev e o resto cair, mas se não foram capazes de o fazer em fevereiro/março de 2022, quando a Ucrânia não era o que é hoje, não acredito que algum dia consigam.

Se um dia se vão sentar a mesma mesa e chegar a um acordo que os dois possam aceitar, com Putin, acho impossível.

A guerra vai fazer 10 anos, e vai continuar por muitos mais. No entanto, se o Ocidente quiser e tiver capacidade, a Ucrânia pode recuperar terreno e pelo menos voltar às fronteiras de 2022.

A Rússia aguenta uma guerra qud em 2 anos têm 360.000 baixas? O tempo dirá.

A Ucrânia também tem muitas baixas, especialmente nos últimos 6 meses, mas ao contrário dos russos estão a defender o seu território.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por rg7803 » 2/1/2024 18:12

Vocês leram o livro 2034? É um livro interessante, bem escrito, por um militar da NATO, sobre um conflito desse género, entre China e USA no Pacífico.

Fica aqui o link, já há em português embora eu tenha lido em inglês quando saiu:

https://www.wook.pt/livro/2034-elliot-ackerman/25498052

Pedro perguntavas atrás o que poderia ser uma derrota da Ucrânia. Pela minha interpretação do artigo (entrevista) do El Pais penso que o sujeito considera uma derrota como uma capitulação, em que um dos lados (o vencido) acaba por aceitar os termos do outro (vencedor). Duvido que isto signifique, para Putin, tomar conta da Ucrância. Um governo "simpático", tipo Bielorussia, cedência permanente dos terrenos sob controlo russo, por aí, penso serem essas as aspirações russas. Pelo menos foi esta a minha interpretação do sentido das palavras do entrvistado.

Se vai acontecer ou não, não sei. Espero sinceramente que não, porém em termos probabilísticos acredito que tem mais possibilidades de acontecer do que o reverso, ou seja uma retirada total russa, Crimeia inclusive.

Mas claro que cada um lê os livros de história, política etc que quer e opina de acordo com os seus raciocínios e convicções.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por PMP69 » 2/1/2024 15:59

BearManBull Escreveu:
PMP69 Escreveu:Mas esse momento é quando conseguir equilibrar o poder aéreo e naval dos EUA, que ainda vai demorar uns anos.

Acreditas que é possível os USA entrarem em guerra com a China?

Qual é o americano que está disposto a esse fardo?

Será uma guerra mais sangrenta do que a do Vietnam que pode destruir uma parte significativa da marinha americana. No pior dos casos existe uma probabilidade considerável de que os USA percam a guerra. O mundo ocidental ficaria completamente exposto.

Tanto Trump no passado, como agora Biden, afirmaram que íam intervir em caso de ataque a Tawain.

O próprio Pentágono, tem planos para preparados para esse dia, e os EUA estão a reformular as suas forças, desde 2020, para quando esse dia chegar, nomeadamente através do Force Design 2030.

O Pentágono previa um conflito no Indo-Pacífico em meados da década de 30. Hoje, essa data está desajustada, principlamente pelos EUA estarem envolvidos nesses dois confítos.

A China está a apostar forte na sua frota, especialmente na construção de submarinos, e os EUA têm dezenas de navíos, incluindo submarinos a serem reformados nos próximos anos.

https://crsreports.congress.gov/product/pdf/R/R47614

Pedro

por BearManBull » 2/1/2024 15:13

PMP69 Escreveu:Mas esse momento é quando conseguir equilibrar o poder aéreo e naval dos EUA, que ainda vai demorar uns anos.

Acreditas que é possível os USA entrarem em guerra com a China?

Qual é o americano que está disposto a esse fardo?

Será uma guerra mais sangrenta do que a do Vietnam que pode destruir uma parte significativa da marinha americana. No pior dos casos existe uma probabilidade considerável de que os USA percam a guerra. O mundo ocidental ficaria completamente exposto.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por PMP69 » 2/1/2024 13:38

Parece-me difícil que os ucranianos tenham conseguido abater um bombardeiro TU-22, pois não chegam a entrar no espaço aéreo da Ucrânia, e segundo consta este foi detectado pelos radares ucranianos a 160 kms da fronteira.

Aparentemente a Ucrânia não tem defesas aéreas que o consigam abater um avião a essa distância, pois o MIM-104 Patriot com o Pack 2 tem um alcance de 160 km.

O sistema S-200 russo tem um alcance de 300 kms, mas não sei se os ucranianos ficaram com algum destes sistemas.

A ser verdade, e se foi um caço ucraniano, teve que entrar o espaço aéreo da Rússia, o que seria um feito para a Ucrânia.

https://twitter.com/UKikaski/status/1740723932284502076

Pedro

por PMP69 » 2/1/2024 13:26

Marco Martins Escreveu:Neste momento existem 2 grandes conflitos onde os USA estão muito envolvidos (Ucrânia e Israel) e com eleições à porta nos USA.

A China já veio novamente dizer que Taiwan é incontornável, pelo que a probabilidade de haver um avanço chinês este ano, acho que é bastante grande em pleno período eleitoral dos states!!!

Tudo dá a entender que a China apenas está à espera do melhor momento para avançar e não está sequer a ponderar uma solução pacífica.

À China saíu-lhe a "Sorte Grande".

Mas esse momento é quando conseguir equilibrar o poder aéreo e naval dos EUA, que ainda vai demorar uns anos.

Lembrar que Taiwan tem boas defesas aéreas, incluindo uma Força Aérea com centenas de aviões, como F-16, alguns Block 70/72, Mirage 2000-5 e F-CK-1 Ching-ku.

Pedro

por Marco Martins » 2/1/2024 13:03

Neste momento existem 2 grandes conflitos onde os USA estão muito envolvidos (Ucrânia e Israel) e com eleições à porta nos USA.

A China já veio novamente dizer que Taiwan é incontornável, pelo que a probabilidade de haver um avanço chinês este ano, acho que é bastante grande em pleno período eleitoral dos states!!!

Tudo dá a entender que a China apenas está à espera do melhor momento para avançar e não está sequer a ponderar uma solução pacífica.

Registado: 7/4/2007 17:13

por PMP69 » 2/1/2024 10:20

rg7803 Escreveu:Entrevista interessante do Niall Ferguson no El Pais, com alguns pontos interessantes.

https://english.elpais.com/internationa ... =copy_link

https://english.elpais.com/internationa ... ssful.html

ps: um dos links deve funcionar!

Bom ano a todos.

Concordando com muita coisa, e sendo critico da politica externa dos EUA desde John Kennedy, não me parece justo colocar todas as culpas na administração Biden.

Já agora, o que é a Ucrânia perder a guerra?

Ficar sem a Crimeia, Donetsk, Lugansk e parte de Kherson e Zaporíjia? Todo o território até à margem esquerda do rio Dniepre? Todo o território ucraniano?

Muitos não se lembram, mas esta guerra começou em 2014.

Pedro

por rg7803 » 1/1/2024 11:41

Entrevista interessante do Niall Ferguson no El Pais, com alguns pontos interessantes.

https://english.elpais.com/internationa ... =copy_link

https://english.elpais.com/internationa ... ssful.html

ps: um dos links deve funcionar!

Bom ano a todos.

por PMP69 » 31/12/2023 13:04

BearManBull Escreveu:
PMP69 Escreveu:Com os F 16 e o apoio fos EUA, pode mudar

O apoio do ocidente já o tem, os f-16 devem ser superiores aos migs (29?) mas falta saber se a Rússia vai ter SAMs robustos para aumentar o risco de usar os F-16, incapacitando qualquer vantagem que possam trazer.

Com o ataque que sofreram esta semana para já parece que não...

Não sei qual a configuração dos F-16 vai para a Ucrânia, mas acredito que que sejam equipados com radares AESA.

Os "Dogfight" são raros, cada vez mais é ver e disparar primeiro, e nisso o F-16 é muito superior.

O seu maior problema vai ser se tiver que operar em estradas de terra, devido ao posicionamento da entrada de ar.

Os F-16 vão condicionar as saídas russas, que já começaram com os Himars, vão dar superioridade aérea, e mais importante, vão dar capacidade de ataque na profundidade.

Pedro

por BearManBull » 31/12/2023 0:33

A ONU é patética.

Bonito é o que fazem com os milhões que recebem que rica vida levam os membros.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por BearManBull » 31/12/2023 0:29

PMP69 Escreveu:Com os F 16 e o apoio fos EUA, pode mudar

O apoio do ocidente já o tem, os f-16 devem ser superiores aos migs (29?) mas falta saber se a Rússia vai ter SAMs robustos para aumentar o risco de usar os F-16, incapacitando qualquer vantagem que possam trazer.

Com o ataque que sofreram esta semana para já parece que não...
― Leon C. Megginson

por PMP69 » 30/12/2023 20:30

Lusitanus Escreveu:Rússia solicita reunião do Conselho de Segurança da ONU após ataque a Belgorod

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/r ... m-belgorod

A Rússia vai queixar-se de algo que também não tenha feito na Ucrânia?
Vai pedir condenação de algo que também não tenha já feito na Ucrânia?

Enfim, patético ...

Ridículo, a Rússia assumir que a Ucrânia tem capacidade para a atingir a 400 kms na sua rectaguarda.

Pedro

por Lusitanus » 30/12/2023 20:20

Rússia solicita reunião do Conselho de Segurança da ONU após ataque a Belgorod

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/r ... m-belgorod

A Rússia vai queixar-se de algo que também não tenha feito na Ucrânia?
Vai pedir condenação de algo que também não tenha já feito na Ucrânia?

Enfim, patético ...

Registado: 19/3/2021 0:23

por Opcard » 30/12/2023 18:52

Aceitar a ocupação de países terceiros vai criar o caos no mundo , já temos a Venezuela a querer territórios alheios isto é só o princípio .

Registado: 14/3/2009 0:19

por PMP69 » 30/12/2023 18:49

BearManBull Escreveu:Como dizia há mais de um ano nem a Rússia aparenta ter capacidade de ocupar a totalidade da Ucrânia, nem a Ucrânia de recuperar os territórios.

A minha perspetiva é de que Ucrânia negociar com a Rússia ceder os 4 oblasts em troca de entrada na NATO.

Provavelmente é única alternativa para trazer estabilidade á região e terminar o derrame de sangue.

Bear, até à Primavera a guerra vai estar congelada.

Com os F 16 e o apoio fos EUA, pode mudar, mas chegar às fronteiras de 2014 é impossível no médio prazo.

Pedro

por BearManBull » 30/12/2023 18:36

Como dizia há mais de um ano nem a Rússia aparenta ter capacidade de ocupar a totalidade da Ucrânia, nem a Ucrânia de recuperar os territórios.

A minha perspetiva é de que Ucrânia negociar com a Rússia ceder os 4 oblasts em troca de entrada na NATO.

Provavelmente é única alternativa para trazer estabilidade á região e terminar o derrame de sangue.
― Leon C. Megginson

por PMP69 » 30/12/2023 16:54

rg7803 Escreveu:Surpresa para mim seria a derrota russa. i.e. a expulsão total da Ucrânia.

O que para mim não seria de todo uma surpresa, embora nao acredite nesse cenário (pelo menos para já), seria a auto implosão do regime ucraniano. Volto a referir, o regime aguenta-se a balões de soro, e bastará o desalinhamento de alguns "parâmetros" para que o castelo caia.

Tenho ideia, pode ser que me engane, muita gente escreve aqui sem ter a mínima noção do que é a sociedade ucraniana, de como se vive, de como funciona etc fazendo um paralelismo com os paises que conhece, o que é um erro. Aquilo é ainda pior, bem mais atrasado que as Romenias e Bulgárias da UE. Kiev não é a Ucrânia.

Por muito que isso até pudesse ser a realidade, olha para a história da Rússia.

Há países que nunca vão vergar perante a Rússia, como a Finlândia, República Checa, Roménia, Ucrânia...

Chegaram ao ponto do seu aliado no Cáucaso virar-lhe as costas.

Pedro

por rg7803 » 30/12/2023 14:27

Surpresa para mim seria a derrota russa. i.e. a expulsão total da Ucrânia.

O que para mim não seria de todo uma surpresa, embora nao acredite nesse cenário (pelo menos para já), seria a auto implosão do regime ucraniano. Volto a referir, o regime aguenta-se a balões de soro, e bastará o desalinhamento de alguns "parâmetros" para que o castelo caia.

Tenho ideia, pode ser que me engane, muita gente escreve aqui sem ter a mínima noção do que é a sociedade ucraniana, de como se vive, de como funciona etc fazendo um paralelismo com os paises que conhece, o que é um erro. Aquilo é ainda pior, bem mais atrasado que as Romenias e Bulgárias da UE. Kiev não é a Ucrânia.

por PMP69 » 30/12/2023 13:33

Lusitanus Escreveu:
PMP69 Escreveu:
Lusitanus Escreveu:A Ucrânia debate-se não só com falta de material militar mas também com falta de meios humanos no teatro de guerra.
Verifica-se também algum cansaço no apoio do Ocidente à Ucrânia e diminuição da unidade que existia na Ucrânia em torno de Zelensky, em resultado da decisão de adiamento da eleição presidencial na Ucrânia e do combate à corrupção, exigido pelo processo de adesão da Ucrânia à União Europeia.
Assim, mais uma vez, o tempo parece jogar a favor da Rússia e contra o seu adversário. Foi também assim quando das campanhas militares, napoleónica e nazi, contra a Rússia.

Apenas, não concordo com o último parágrafo.

O arrastar da guerra pode levar à queda do regime.

https://edition.cnn.com/2023/12/12/politics/russia-troop-losses-us-intelligence-assessment/index.html

https://www.reuters.com/world/us-intelligence-assesses-ukraine-war-has-cost-russia-315000-casualties-source-2023-12-12/

Pedro

O tempo parece efetivamente jogar, mais uma vez, a favor da Rússia: o tempo leva ao cansaço dos aliados da Ucrânia. O apoio militar à Ucrânia não é o necessário.
Mais depressa perde a Ucrânia a guerra do que cai o regime russo!

Depois da sorte de Prigozhin, dificilmente o regime cai no curto/médio prazo.

No entanto, tendo em consideração a dimensão da Ucrânia e a sua capacidade para resistir, mesmo nas áreas ocupadas, como Mariupol e Berdyansk, não me parece que a Rússia tenha capacidade para ir muito mais longe.

Mas, registo que a sua capacidade da sua indústria militar mr surpreendeu.

Pedro

por Lusitanus » 29/12/2023 23:38

PMP69 Escreveu:
Lusitanus Escreveu:A Ucrânia debate-se não só com falta de material militar mas também com falta de meios humanos no teatro de guerra.
Verifica-se também algum cansaço no apoio do Ocidente à Ucrânia e diminuição da unidade que existia na Ucrânia em torno de Zelensky, em resultado da decisão de adiamento da eleição presidencial na Ucrânia e do combate à corrupção, exigido pelo processo de adesão da Ucrânia à União Europeia.
Assim, mais uma vez, o tempo parece jogar a favor da Rússia e contra o seu adversário. Foi também assim quando das campanhas militares, napoleónica e nazi, contra a Rússia.

Apenas, não concordo com o último parágrafo.

O arrastar da guerra pode levar à queda do regime.

https://edition.cnn.com/2023/12/12/politics/russia-troop-losses-us-intelligence-assessment/index.html

https://www.reuters.com/world/us-intelligence-assesses-ukraine-war-has-cost-russia-315000-casualties-source-2023-12-12/

Pedro

O tempo parece efetivamente jogar, mais uma vez, a favor da Rússia: o tempo leva ao cansaço dos aliados da Ucrânia. O apoio militar à Ucrânia não é o necessário.
Mais depressa perde a Ucrânia a guerra do que cai o regime russo!

Registado: 19/3/2021 0:23

por PMP69 » 29/12/2023 10:31

Opcard Escreveu:O afundamento do Novocherkassk deveu-se a um ataque aéreo eu fiquei a pensar que teriam sido drones , mas não, foram 2 aviões a grande dúvida que tipo de caça o fez , ninguém sabe na há resposta , será que o F-16 vão alterar o equilíbrio ,

Já tinha colocado aqui.

Foram dois caças bombardeiros Su-24, que foram adaptados (hardpoints) para carregar mísseis Storm Shadow/SCALP. A Ucrânia não tem outra aeronave que os carregue.

Carregam até 8.000 kgs de munições, levando 2 Storm Shadow/SCALP com 1.300 kg, cada, com um alcance de 500 kms.

Os F-16 vão condicionar a Força Aérea russa, pois têm um radar com um alcance muito superior aos aviões russos, e dar o apoio que a infantaria precisa e que hoje é feito por drones, que carregam poucas dezenas de kgs TNT, alguns nem 10 kgs.

Imagem

Pedro

por Opcard » 29/12/2023 10:14

O afundamento do Novocherkassk deveu-se a um ataque aéreo eu fiquei a pensar que teriam sido drones , mas não, foram 2 aviões a grande dúvida que tipo de caça o fez , ninguém sabe na há resposta , será que o F-16 vão alterar o equilíbrio ,

Registado: 14/3/2009 0:19

por PMP69 » 29/12/2023 10:06

Ao contrário do que tem circulado, os F-16 ainda não estão na Ucrânia, mas podem chegar no início do ano (achava que só iam chegar em maio de 2024). Por exemplo, a Holanda já está a finalizar a sua preparação, para os enviar para a Roménia.

A perda recente de diversos aviões e o afundamento do navio "Novocherkassk", vieram alimentar esta especulação.

No entanto, o F-16 não carrega misseís Storm Shadow/SCALP, nem os seus "irmãos" americanos AGM-158 JASSM (Joint Air-to-Surface Standoff Missile). Os F-35 conseguem carregar 2.

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/f-16-j%C3%A1-est%C3%A3o-na-ucr%C3%A2nia-sucessos-no-campo-de-batalha-aumentam-mist%C3%A9rio/ar-AA1m9Not?cvid=9ddf24464a11433eb9199dafac54a7af&ocid=winp2fptaskbar&ei=9&sc=shoreline

Pedro

AnteriorPróximo

Quem está ligado: