Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 13/12/2023 15:36

Enquanto o Congresso não desbloqueia a situação, a Administração dos EUA faz mais uma transferência do seu stock, no valor de 200 milhões de dólares.

https://www.defense.gov/News/Releases/Release/Article/3615582/biden-administration-announces-new-security-assistance-for-ukraine/

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por PMP69 » 13/12/2023 13:47

niceboy Escreveu:Pensei que nesta altura a ponte da Crimeia já tivesse ido à vida, com esses SCALP/Storm Shadow.

Não têm alcance (250 kms), tinham que ser lançados muito perto da Crimeia, que ainda tem algumas baterias de misseis S-300 e S-400, e bases aéreas operacionais.

Acrescentar que o Su-24, é um caça-bombardeiro, muito mais lento que caças de superioridade aérea como os Mig-29 e Mig-35.

Para atingir a Ponte de Kerch, tinham que ter os misseis Taurus que têm um alcance de 500 kms e transportam uma ogiva de 500 kgs.

Pedro

por niceboy » 13/12/2023 13:34

Pensei que nesta altura a ponte da Crimeia já tivesse ido à vida, com esses SCALP/Storm Shadow.

Registado: 29/11/2007 4:19

por PMP69 » 13/12/2023 13:22

rg7803 Escreveu:Eu sobre este tipo de notícias leio-as com um grão de sal....tipo como quando vejo mapas só com vitórias dum dos lados como o Pedro postou atrás.

O que tenho colocado aqui, mostra a estabilização da linha da frente, com avanços residuais, em Kupiansk, Avdiivka (provavelmente a batalha mais mortal depois da 2ª grande guerra) e Kherson (margem esquerda do rio Dniepre).

Até porque o terreno não o permite (Rasputitsa).

Pedro

por PMP69 » 13/12/2023 13:16

rg7803 Escreveu:Já repararam que deixaram praticamente de ocorrer ataques a Crimeia? Será de ser inverno, falta de "hardware"?
Li algures, ou melhor vi um video no youtube possivelmente, em que referiam que a Ucrânia tinha perdido praticamente todos os veículos usados nesses ataques, os Mig 29; inclusive referiam que num dia os russos teriam abatido 7 aviões.
Eu sobre este tipo de notícias leio-as com um grão de sal....tipo como quando vejo mapas só com vitórias dum dos lados como o Pedro postou atrás. A propaganda é uma arma usada em todos os conflitos, por todos lados.
Hoje lembrei-me e fiz esta associação de ideias.

A causa deve estar na escassez de mísseis SCALP/Storm Shadow (fornecidos pela França e RU), pois eram os usados para atacar a Crimeia.

Não tem a ver com os Mig-29, pois os mísseis SCALP/Storm Shadow, são lançados por caças-bombardeiro Su-24, e longe na linha da frente, muita vezes na zona de Odessa, pois têm um alcance de 250 kms.

Se nos lembrarmos, a Ucrânia tem insistido muito nos mísseis Taurus, com um alcance de 500 kms (Alemanha), que podem ser lançados dos F-16, que devem chegar na Primavera.

Estamos, ou em grande parte da linha da frente, numa chamada "Pausa Operacional", até porque o terreno cada vez menos permite avanços.

Mas, parece-me claro que a Ucrânia está com dificuldades ao nível de suprimento de vários tipos munições.

Pedro

por rg7803 » 13/12/2023 12:56

Já repararam que deixaram praticamente de ocorrer ataques a Crimeia? Será de ser inverno, falta de "hardware"?
Li algures, ou melhor vi um video no youtube possivelmente, em que referiam que a Ucrânia tinha perdido praticamente todos os veículos usados nesses ataques, os Mig 29; inclusive referiam que num dia os russos teriam abatido 7 aviões.
Eu sobre este tipo de notícias leio-as com um grão de sal....tipo como quando vejo mapas só com vitórias dum dos lados como o Pedro postou atrás. A propaganda é uma arma usada em todos os conflitos, por todos lados.
Hoje lembrei-me e fiz esta associação de ideias.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por BearManBull » 13/12/2023 10:14

PMP69 Escreveu:No futuro os "porta-drones" vão ser uma realidade.

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por PMP69 » 13/12/2023 10:08

Lusitanus Escreveu:A Ucrânia debate-se não só com falta de material militar mas também com falta de meios humanos no teatro de guerra.
Verifica-se também algum cansaço no apoio do Ocidente à Ucrânia e diminuição da unidade que existia na Ucrânia em torno de Zelensky, em resultado da decisão de adiamento da eleição presidencial na Ucrânia e do combate à corrupção, exigido pelo processo de adesão da Ucrânia à União Europeia.
Assim, mais uma vez, o tempo parece jogar a favor da Rússia e contra o seu adversário. Foi também assim quando das campanhas militares, napoleónica e nazi, contra a Rússia.

Apenas, não concordo com o último parágrafo.

O arrastar da guerra pode levar à queda do regime.

https://edition.cnn.com/2023/12/12/politics/russia-troop-losses-us-intelligence-assessment/index.html

https://www.reuters.com/world/us-intelligence-assesses-ukraine-war-has-cost-russia-315000-casualties-source-2023-12-12/

Pedro

por PMP69 » 13/12/2023 9:53

Um drone Mojave (uma espécie de cópia do MQ-1C Gray Eagle), levanta e aterra no porta-aviões do RU HMS Prince of Wales.

O HMS Prince of Wales, ao contrário dos porta-aviões americanos, que usam sistema de catapultas, para lançar as aeronaves, este usa uma rampa inclinada no final da pista, à semelhança do russo Admiral Kuznetsov. A vantagem do sistema de catapultas é que permite o lançamento de aviões mais pesados e não têm que ter tanto poder de descolagem.

Os porta-aviões americanos, têm ainda a pista em ângulo, em ralação à popa e proa do navio, que permite maximizar o espaço no convés e reduzir o tempo de lançamento e aterragem das aeronaves .

No futuro os "porta-drones" vão ser uma realidade.

https://youtu.be/LVR_EioIM8c

Pedro

por Lusitanus » 12/12/2023 19:03

A Ucrânia debate-se não só com falta de material militar mas também com falta de meios humanos no teatro de guerra.
Verifica-se também algum cansaço no apoio do Ocidente à Ucrânia e diminuição da unidade que existia na Ucrânia em torno de Zelensky, em resultado da decisão de adiamento da eleição presidencial na Ucrânia e do combate à corrupção, exigido pelo processo de adesão da Ucrânia à União Europeia.
Assim, mais uma vez, o tempo parece jogar a favor da Rússia e contra o seu adversário. Foi também assim quando das campanhas militares, napoleónica e nazi, contra a Rússia.

Registado: 19/3/2021 0:23

por PMP69 » 12/12/2023 15:10

Situação em Kherson.

Imagem

Pedro

por PMP69 » 12/12/2023 15:08

Resumo da situação no terreno, excepto em Kherson.

https://twitter.com/Tatarigami_UA/status/1734305286989533596

Pedro

por PMP69 » 12/12/2023 10:00

Os VANT's (veículos aéreo não tripulado) e os drones marítimos, foram a grande novidade da guerra da Ucrânia, pelo menos, no que se refere ao seu uso.

Até aí, os VANTS's (RQ-4 Global Hawk, MQ-1 Predator ...) eram usados para reconhecimentos e ataques cirúrgicos. Na guerra da Ucrânia, foram massificados os drones "caseiros" e desenvolvidos os drones marítimos.

Por exemplo, a Ucrânia tem unidades que só operam drones, quer aéreos, quer marítimos. Criou-se uma nova "Arma" dentro das Forças Armadas.

Apesar de existirem alguns equipamentos anti-aéreos extremamente eficazes, incluindo na Ucrânia, como o alemão Gepard 1A2, é extremamente dispendioso usar um míssil de 6 milhões de dólares (PAC-3 MSE), para abater um drone Shahed-136 de 20 mil dólares.

Penso que no futuro, a solução vai passar pelo desenvolvimento de equipamentos electrónicos que os neutralizem.

Pedro

por Opcard » 12/12/2023 9:09

Para abater um drone de alguns euros um míssil de 1 milhão problema sério, por isso é de investir nas empresas do sector .

“ Os Dro­nes, que Muda­ram a face dos cam­pos de bata­lha ter­res­tres, tam­bém estão a per­tur­bar a segu­rança marí­tima. "A ten­dên­cia que tes­te­mu­nha­mos no Sahel ou no Levante encon­tra-se agora no Mar Ver­me­lho, com acesso cada vez mais fácil a Mode­los de dro­nes ou peças sobres­sa­len­tes", explica Nico­las Maz­zuc­chi, espe­ci­a­lista em ques­tões de defesa do cen­tro de Estu­dos Estra­té­gi­cos da Mari­nha. As mari­nhas oci­den­tais estão par­ti­cu­lar­mente vigi­lan­tes con­tra esta ame­aça em desen­vol­vi­mento
"rapi­da­mente", disse ele, e con­tra o qual os navios ainda estão mal equi­pa­dos. No mar, a ame­aça dos dro­nes é tanto na super­fí­cie, semi-sub­mer­sí­vel, como aérea.
A Guerra dos dro­nes aéreos tra­vada pelos Houthis é barata, quer sejam ver­sões mais ou menos modi­fi­ca­das dos dro­nes comer­ci­ais Shahed ou mili­ta­ri­za­dos con­ce­bi­dos pelo Irão. Estes podem ser adap­ta­dos para trans­por­tar uma carga mili­tar de alguns qui­lo­gra­mas, depen­dendo da mis­são e da dis­tân­cia em que o seu alvo está loca­li­zado. Podem tam­bém estar des­pro­vi­dos de Carga Explo­siva. Depen­dendo da opor­tu­ni­dade, eles podem ser usa­dos como projé­teis kami­kaze, usando seu com­bus­tí­vel res­tante como uma carga infla­má­vel. O car­gueiro CMA CGM ata­cado no final de novem­bro no Mar Ver­me­lho foi, assim, alvo de um drone no final da sua ope­ra­ção.
"Na mai­o­ria das vezes, os dro­nes orbi­tam na área" que deve­riam moni­to­rar com suas capa­ci­da­des ópti­cas, explica uma fonte mili­tar. "Eles são usa­dos antes de tudo para fazer ori­en­ta­ção", con­ti­nu­a­mos. Neu­tra­li­zando-os, os "olhos" do seu adver­sá­rio.
Mas se, para con­se­guir isso, é neces­sá­rio dis­pa­rar mís­seis do tipo Aster no valor de 1 milhão de euros, como foi o caso para pro­te­ger o Lan­gue­doc, a defesa é cara. Uma fra­gata como esta pode trans­por­tar mís­seis Aster 15 de curto alcance e Aster 30 de longo alcance.
O pri­meiro passo para inter­cep­tar uma ame­aça "depende de capa­ci­da­des de detec­ção", con­ti­nua a fonte mili­tar. Estes podem cor­res­pon­der aos pró­prios sen­so­res do edi­fí­cio ou a dados par­ti­lha­dos com ali­a­dos. Os obje­tos aéreos são carac­te­ri­za­dos por sua tra­je­tó­ria ou velo­ci­dade para serem clas­si­fi­ca­dos "de des­co­nhe­cido para hos­til", diz-se. Para lidar com a ame­aça, a fra­gata pode recor­rer a mís­seis Aster ou seu canhão de 76 mm com con­trole de fogo optrô­nico. Ele tam­bém tem armas de pequeno cali­bre para tiros de visão.
A baixa velo­ci­dade dos dro­nes, em com­pa­ra­ção com um mís­sil anti-navio, torna-os alvos facil­mente aces­sí­veis. Mas os fuzi­lei­ros navais estão pre­o­cu­pa­dos com ata­ques de" satu­ra­ção", ou seja, deze­nas de veto­res lan­ça­dos ao mesmo tempo que esgo­ta­riam as defe­sas para que alguns atin­gis­sem seu obje­tivo. A massa subs­ti­tui a sofis­ti­ca­ção do arma­mento. O cená­rio foi con­cre­ti­zado há alguns dias, durante o exer­cí­cio de Tufão que teve lugar em Tou­lon.
Os fuzi­lei­ros navais estão pen­sando em des­fi­les con­tra ata­ques de dro­nes. Eles pas­sam por meios de inter­fe­rên­cia, desde que atuem na faixa de fre­quên­cia cor­reta. Os fabri­can­tes tam­bém estão tra­ba­lhando para incor­po­rar soft­ware de inte­li­gên­cia arti­fi­cial em linhas de tiro, para poder pren­der mais alvos mais rapi­da­mente. Final­mente, os fuzi­lei­ros navais estão a pen­sar em novas armas, como lasers ou armas de ener­gia diri­gida do tipo "dazz­ler", que não serão limi­ta­das por um número de muni­ções a bordo. "Os dazz­lers per­mi­ti­rão que os sis­te­mas ele­trô­ni­cos do drone sejam tor­ra­dos", explica Nico­las Maz­zuc­chi. Um laser, como o sis­tema Cilas tes­tado pela Mari­nha fran­cesa, per­mi­ti­ria des­truir com­ple­ta­mente o vec­tor. Mas o seu con­sumo de ener­gia é maior e limita a capa­ci­dade de um segundo dis­paro rápido.
A Mari­nha dos EUA é a mais avan­çada nesta cor­rida tec­no­ló­gica. O pri­meiro dazz­ler" Odin " foi ins­ta­lado em 2019 no des­tróier Dewey. Seria hoje implan­tado em outros sete des­trói­e­res. A Mari­nha tam­bém quer equi­par-se com sis­te­mas Helios, desde 2022, e armas laser Hel­cap. Para ata­car, os pilo­tos de dro­nes terão de adap­tar as suas tác­ti­cas.

Registado: 14/3/2009 0:19

por PMP69 » 11/12/2023 17:36

Storm-Z é uma unidade composta por prisioneiros russos, e que tem estado na linha da frente em Avdiivka, efectuando ataques frontais e sofrendo muitas baixas.

https://www.businessinsider.com/russia-punishing-soldiers-using-drugs-front-lines-convicts-uk-intel-2023-11

Pedro

por MarcoAntonio » 11/12/2023 16:09

Eu entendo como a conversa derivou, progrediu neste sentido e chegou a este ponto mas vou-vos pedir para sairem do plano pessoal.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Lusitanus » 11/12/2023 15:33

Lusitanus Escreveu:
BearManBull Escreveu:Eu também, mas como estou no topo da carreira e não existe margem de progressão, estou-.me a borrifar completamente. Desde que cai ao final do mês limito-me a fazer o minimo possível ...

Que exemplo para a sociedade!!! :wall: :roll:

BearManBull Escreveu:Sim uma sociedade que vai votar a pensar no aumento da pensão, em receber um tacho por pertencer a uma minoria, por receber um subsidio por ser conhecido de fulano, que constrói hospitais privados quando rouba metade do salario para pagar saúde publica...

A sociedade tem moldado a minha forma de pensar... uma sociedade assim só merece o meu total despreszo.

A sociedade para a qual tu te borrifas completamente e para a qual tu limitas-te a fazer o mínimo possível, vai-te alimentando, vai-te vestindo, vai-te dando abrigo ...
Arrogância, egoísmo, egocentrismo, e até narcisismo, parece não te faltar ...
Sê humilde, enxerga-te a ti próprio, enxerga as tuas fraquezas, as tuas insuficiências, as tuas limitações, não sejas tão severo a julgar os outros e o mundo ...

por BearManBull » 11/12/2023 13:47

Sim uma sociedade que vai votar a pensar no aumento da pensão, em receber um tacho por pertencer a uma minoria, por receber um subsidio por ser conhecido de fulano, que constrói hospitais privados quando rouba metade do salario para pagar saúde publica...

A sociedade tem moldado a minha forma de pensar... uma sociedade assim só merece o meu total despreszo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por Lusitanus » 11/12/2023 12:26

BearManBull Escreveu:Eu também, mas como estou no topo da carreira e não existe margem de progressão, estou-.me a borrifar completamente. Desde que cai ao final do mês limito-me a fazer o minimo possível ...

Que exemplo para a sociedade!!! :wall: :roll:

por BearManBull » 11/12/2023 11:09

pepe7 Escreveu:Alias, como não tenho muito tempo para participar (durante o dia tenho vida para além do fórum, quer profissional e pessoal), só dá para acompanhar um pouco ao final do dia.

Eu também, mas como estou no topo da carreira e não existe margem de progressão, estou-.me a borrifar completamente. Desde que cai ao final do mês limito-me a fazer o minimo possível, vou-me andar a matar para o estado roubar 46% do meu trabalho e pouco falta para chegar aos 48%...
― Leon C. Megginson

por BearManBull » 11/12/2023 10:52

pepe7 Escreveu:ao invés de lá para os lados do imperialismo dos invasores. Se não me vou pronunciar, por algum motivo será...penso que é inútil e perda de tempo, debater contigo determinados/diversos comentários, pelo que dizes...realmente escrever, escreves...e muito...

Eu não estou do lado dos russos, estou do lado da verdade.

Por falar em imperialismo, segundo a wikipedia:

Imperialismo é um conjunto de ideias,[1] medidas e mecanismos que, sob determinação de um Estado-nação, procuram efetivar políticas de expansão e domínio territorial, cultural ou econômico sobre outras regiões geográficas, vizinhas ou distantes.

Pregunto eu o que é a UE senão um império?

Não usa a força bélica mas usa mecanismos diplomáticos e just plain cash para exercer pressão e absorver território sob o seu domínio.

Sim sou contra imperialismo tanto o russo como o da UE. O poder quanto mais distribuído melhor.
― Leon C. Megginson

por pepe7 » 11/12/2023 1:22

Vou remeter novamente as perguntas para outro tópico que seja mais adequado, por exemplo para um tópico criado por ti : https://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=89459&p=1827421#p1827421

Registado: 29/4/2010 22:36

por pepe7 » 11/12/2023 1:12

BearManBull Escreveu:
pepe7 Escreveu:Quanto a determinados comentários teus aqui neste tópico, nem me vou pronunciar...

Uma regra do fórum é mesmo essa, pronunciar-te com argumentos.
https://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=93344&start=7250#p1819387

Sei muito bem quais são as regras do CB, pois já o acompanho há muitos anos, e raramente fui chamado à atenção.

Foste logo pegar no "ruido", sou livre de responder ou não (só quando entender), penso que ainda vivemos em democracia (independentemente de admitir que a mesma não é perfeita, sem duvida, mas é como tudo na vida), ao invés de lá para os lados do imperialismo dos invasores. Se não me vou pronunciar, por algum motivo será...penso que é inútil e perda de tempo, debater contigo determinados/diversos comentários, pelo que dizes...realmente escrever, escreves...e muito...

Logo, fico por aqui e deixo esta frase : A arte está na observação - "Não há arte mais difícil de aprender que a arte da observação".

BearManBull Escreveu:Esse tipo de postura pejorativa de eu sou todo o conhecimento do mundo é que demonstram a arrogância e cegueira ideológica da tua personalidade.

Relativo aos gráficos tenho publicado regularmente updates onde justifico claramente as minhas motivações,

Quanto ao PSI só te digo que há quase 1 ano e meio que não faz um máximo, quebrou os 6000 e LTA. Portanto estás a comer cornetos com a testa.

Além disso quase sempre deixo claro o que me faria mudar de opinião, se te dignasses a ler o que escrevi sobre o assunto em vez de te afundares nos teus desígnios marxistas. O PSI só tem um rumo bulish claro quebrando os  6250 até lá quando muito está lateral, honestamente para mim os grande parte dos mercados estão neste momento a entrar num ciclo bearish.

Quanto à postura e personalidade, bem, vieste com as seguintes afirmações /ataques sobre mim : "eu sou todo o conhecimento do mundo", "arrogância e cegueira ideológica" e "teus desígnios marxistas", de todo, sou uma pessoa simples, humilde, obviamente com os meus defeitos, pouco mais que a "4ª classe", logo, não me acho o "todo o conhecimento mundo", como referes, isso é a tua ideia/opinião...

Alias, como não tenho muito tempo para participar (durante o dia tenho vida para além do fórum, quer profissional e pessoal), só dá para acompanhar um pouco ao final do dia.
Mas o que verifico ao longo do tempo quanto aos teus argumentos e participação aqui no fórum, uma grande parte dos que te contra-argumentam, discordam de ti, eu sou mais um, no geral...exceto numa ou noutra coisa.
Mas, como referi, vivemos em democracia, neste caso também és livre de escrever o que bem te apetecer....dentro das regras, agora se concordamos é outra história...

Bem, já me alonguei (não devia), desviei-me da essência do meu post contigo e do qual discordo, que foge ao tópico e do qual já pedi desculpa.
E, do essencial do meu post do dia 11/10/2023 2:45 ao teu de 11/10/2023 0:10, fiz-te três perguntas, não me respondeste, isso é que espelha a tua postura/personalidade...
Anexos
A Arte está na observação.jpg
A Arte está na observação.jpg (71.74 KiB) Visualizado 5944 vezes

Registado: 29/4/2010 22:36

por rg7803 » 10/12/2023 21:59

@pepe7

eu não acho que a ucrânia é um antro de corrupção por suspeição, porque li aqui, li na internet, o vizinho me disse, ou ouvi na CNN
eu acho, melhor dizendo sei o que aquilo é, porque conheço razoavelmente agentes económicos relevantes de lá, sei como operam as empresas, o que os move, como operam
não entro em mais detalhe porque tenho o dever de reserva, de sigilo profissional; agora cada um acredite no que quiser
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, cali010201, CORTIÇA, PAULOJOAO e 128 visitantes