EDP - Tópico Geral
Re: EDP - Tópico Geral
Goya777 Escreveu:yaya Escreveu:Goya777 Escreveu:
Agora é que é mesmo o ultimo comentario em relaçao a isto. Se comparas o risco de uma ME (que seria para aí B/B+ se tivesse rating externo), como uma utility que é BBB, entao nao vale mesmo a pena seguir com estes comentarios. A Mota até pode emitir green bonds mas com o risco que tem, vai sempre pagar mais. Over and out
Mas o BCP já tem rating bbb- e emitiu juros mais altos na casa dos 5%
Falta ainda o click da UE com juros ainda mais vantajosos para acelerar a transição energética
E qual o rating da EDP...?
vai ver quanto paga a AENA com a emissão de ontem. 7 anos... e não foi verde...
Paga menos que a EDP...
O rating da EDP não é, agora, quase idêntico ao do BCP?
Ou estarei a ver mal?
Qual é a fonte? Falamos no mesmo prazo temporal?
Já agora faz uma lista com os juros que pagam as empresas do psi e psigeral
yaya Escreveu:Goya777 Escreveu:
Agora é que é mesmo o ultimo comentario em relaçao a isto. Se comparas o risco de uma ME (que seria para aí B/B+ se tivesse rating externo), como uma utility que é BBB, entao nao vale mesmo a pena seguir com estes comentarios. A Mota até pode emitir green bonds mas com o risco que tem, vai sempre pagar mais. Over and out
Falta ainda o click da UE com juros ainda mais vantajosos para acelerar a transição energética
E qual o rating da EDP...?
vai ver quanto paga a AENA com a emissão de ontem. 7 anos... e não foi verde...
Paga menos que a EDP...
- Registado: 17/7/2014 22:33
Goya777 Escreveu:
Sao pretextos amigo !!!! Pretextos !!!
O mal está feito e agravou-se no pos pandemia !!!
Se faltar a liquidez aos "meninos" para segurarem as BIG 8 , vamos ver onde isto pode parar !!!!!
Abco,
O mal está feito e agravou-se no pos pandemia !!!
Se faltar a liquidez aos "meninos" para segurarem as BIG 8 , vamos ver onde isto pode parar !!!!!
Abco,
- Registado: 23/11/2011 21:02
Parece que o jobs report foi mau para a inflação e por consequência para as taxas de juro.
Qual o próximo suporte da EDP?
Qual o próximo suporte da EDP?
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Ou seja um "cancro" que finalmente despacharam. Nestas coisas às vezes mais vale assumir a perda e partir para outra. Para além de que a EDP tem mesmo de se desenvencilhar de tudo o que é carvao nos proximos anos.
rsacramento Escreveu:cmsbarros Escreveu:Pecém: a história de um investimento que começou mal e não acabou bem
https://tinyurl.com/trb64nbz
paywall
A central a carvão de Pecém, no Brasil, juntou a EDP e o já falido Eike Batista. O projeto, que a EDP agora vendeu, tem uma história atribulada
Passaram 16 anos desde que, em outubro de 2007, a EDP assegurou um contrato de longo prazo para reforçar o seu negócio no Brasil, aliando-se ao empresário brasileiro Eike Batista para desenvolver uma central a carvão no Ceará. O negócio era promissor, com margem bruta garantida e custos com combustível por conta do sistema elétrico brasileiro. Dezasseis anos depois, a EDP vendeu 80% da central, uma aposta que começou e acabou no vermelho. E com elevadas imparidades.
A elétrica vendeu 80% da Pecém Geração de Energia à Mercurio Asset, com opção de venda dos restantes 20% até 2027, quando termina o contrato de longo prazo. Há 16 meses que a central de Pecém está parada devido à elevada disponibilidade hídrica na região. A termoelétrica fechou 2022 com um prejuízo de €120 milhões e gerou imparidades de €233 milhões nas contas da EDP no ano passado, devido ao facto de o grupo não ter garantias de que a central consiga continuar a vender energia após 2027. E no primeiro semestre de 2023 a EDP registou uma imparidade adicional em Pecém de €105 milhões (com impacto negativo no resultado líquido do grupo de €61 milhões). Já em 2019 tinha registado imparidades de €297 milhões com as suas centrais a carvão em Portugal e Espanha.
O levantamento feito pelo Expresso nos relatórios e contas da EDP mostra que entre 2008 e 2022 a central a carvão brasileira teve sete anos de resultados líquidos positivos e oito no vermelho. Em termos acumulados, somando os lucros e prejuízos de 15 anos, o balanço é negativo em quase €45 milhões. Foi um erro de gestão da EDP ou uma aposta azarada?
UM PROJETO QUE COMEÇOU TORTO
O contrato de Pecém nasceu da necessidade das autoridades brasileiras de assegurarem nova capacidade firme de geração de eletricidade para evitar a repetição de crises como o apagão de 2001. A produção a carvão apresentava-se então como parte da solução, num momento em que as energias solar e eólica estavam longe da maturidade tecnológica atual.
A EDP e a MPX, de Eike Batista, ganharam, em outubro de 2007, o contrato para a venda da energia por 15 anos, a começar em janeiro de 2012. Em 2008 as duas empresas contrataram financiamento junto de seis bancos e iniciaram a construção. Os anos seguintes seriam de forte investimento. No relatório e contas de 2011 a elétrica portuguesa indicava já ter investido mais de €600 milhões na construção da central a carvão.
O projeto foi uma dor de cabeça para a EDP, que em 2012 assumiria a gestão direta da empreitada para evitar mais derrapagens. “Tem sido uma obra muito difícil, que tem servido para mostrar a nossa capacidade de resolver problemas”, afirmava em julho de 2012 António Pita de Abreu, então administrador executivo da EDP, numa visita a Pecém. A central deveria estar pronta em janeiro de 2012, mas só em dezembro concluiu o seu primeiro grupo gerador. Resultado: uma penalização de €41 milhões por não fornecer à rede a energia contratualizada. Os atrasos continuaram e em 2013 Pecém teve nova penalização de €43 milhões.
Em 2012, o sócio da EDP nesta empreitada, Eike Batista, era o homem mais rico do Brasil, com uma fortuna superior a €30 mil milhões, assente no conglomerado EBX, com a letra X, símbolo da multiplicação, presente nas várias subsidiárias de petróleo, mineração, eletricidade e outras atividades. Em pouco tempo ruiu o império X (o de Eike, não o de Musk). Em 2013, pressionado pela dívida e pela situação crítica da sua petrolífera, Eike Batista vendeu a MPX à E.On, que lhe mudou o nome para Eneva.
Após ter encerrado Sines em 2021 e ter agora vendido Pecém, a EDP mantém três centrais a carvão em Espanha
A Eneva avançou para recuperação judicial, o que permitiria à EDP tomar o controlo de Pecém. No final de 2014, a elétrica, então liderada por António Mexia, acordou a compra dos 50% que ainda não detinha na central a carvão. A operação seria concretizada em maio de 2015. Uma “aquisição oportunística”, como lhe chamaria a EDP nas contas desse ano. Mas Pecém era uma caixinha de surpresas.
Além de ter falhado os prazos de construção, havia problemas técnicos. As contas de 2014 da Energias do Brasil, à época liderada por Miguel Setas (que em março de 2023 deixou a EDP), indicavam que a disponibilidade de um dos grupos de geração de Pecém tinha sido de apenas 62%, devido a um incidente em 25 de agosto que queimou uma componente do gerador, deixando indisponíveis 360 megawatts (MW), metade da central. Em 2015 as contas da EDP reconheciam um encargo inesperado de €5 milhões em Pecém, a somar a uma execução fiscal de €16 milhões à empresa que detinha a central.
Em maio de 2016, no Capital Markets Day da EDP, Miguel Setas assumiria aos analistas que a termoelétrica no Brasil ainda não estava a 100%. “Pecém está ainda num processo de consolidação, não está pronta para ser considerada um ativo disponível para venda”, comentava o gestor. Os anos seguintes correram melhor: de 2017 a 2021 Pecém teve cinco exercícios consecutivos de lucro. Mas em 2022, com a já referida paragem, a central voltou ao vermelho.
E AGORA?
Os compradores de Pecém iniciaram estudos para converter a central para outras fontes (gás natural, hidrogénio ou biomassa). Sobre o valor de venda de 80% da central, a EDP apenas indicou ao Expresso que “o encaixe líquido final exato será apurado no momento de execução da transação”. Além dos 20% que mantém (e que pode vender até 2027), a empresa continuará ligada a Pecém com um pequeno projeto de hidrogénio renovável.
A EDP sublinha que a venda de Pecém é “um marco que aproxima cada vez mais o grupo das metas que definiu em prol da sustentabilidade do planeta, nomeadamente o compromisso de se tornar neutro em carvão até 2025”. Em 2021 a elétrica fechou a central de Sines. Agora pretende desativar em Espanha as centrais de Soto e Los Barrios e converter para gás a central de Aboño. Será para a empresa liderada por Miguel Stilwell d’Andrade o fim do carvão, que pintou de negro algumas demonstrações de resultados ao longo dos anos.
cmsbarros Escreveu:Pecém: a história de um investimento que começou mal e não acabou bem
https://tinyurl.com/trb64nbz
paywall

menos é mais
caldeirum Escreveu:junas Escreveu:Então esta derrocada é só devido aos juros altos?
E a previsão de 1,1 milhões de euros de lucro até ao final do ano não interessa para nada?
1,1 mil milhões. Faltou algo aí...
fonte:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/edp-aumenta-lucros-semestrais-em-43-para-437-milhoes
Esses valores comparam bem com os obtidos pela EDP em 2010 e com a cotaçao
na casa dos 2!
Tendo em conta o ambiente de subida de Juros....................ja vi momentos melhores para as utilities !
E melhor nao puxar muito pelos resultados. 14 milcmilhoes de divida e cap de 15 , encaixa-se na ilusao
do JEG barato !
Pelas dos gestores de conta que trabalham com as nossas carteiras os lucros podem atingir os 1,2 mil milhões de euros. Claro num cenário otimista,
junas Escreveu:Então esta derrocada é só devido aos juros altos?
E a previsão de 1,1 milhões de euros de lucro até ao final do ano não interessa para nada?
1,1 mil milhões. Faltou algo aí...

fonte:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/edp-aumenta-lucros-semestrais-em-43-para-437-milhoes
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
Carl von Clausewitz 1780 -1831
- Registado: 14/10/2021 22:31
Então esta derrocada é só devido aos juros altos?
- Registado: 11/6/2008 21:46
yaya Escreveu:Goya777 Escreveu:
Tu passas frases feitas da Lagarde, eu falo-te do que vejo dentro da minha area profissional (banca). Já nao faço mais comentarios. Se achas que com as taxas a 5/7/10 anos a 4/5% a EDP ou outra, emitindo verde, vai pagar 1%, força aí
Quem falou em 1%?
Quanto pagaria, aos dias de hoje, em juros uma empresa como, por exemplo, a ME?
Na última emissão de 2022 foi 5,75% juros e o programa do BCE ainda não estava em andamento.
Os juros que a EDP paga são altos? Se compararmos com 1% são, mas se compararmos com 5, 6, 7% ou mais, se calhar não são.

Goya777 Escreveu:
Tu passas frases feitas da Lagarde, eu falo-te do que vejo dentro da minha area profissional (banca). Já nao faço mais comentarios. Se achas que com as taxas a 5/7/10 anos a 4/5% a EDP ou outra, emitindo verde, vai pagar 1%, força aí
Quem falou em 1%?
Quanto pagaria, aos dias de hoje, em juros uma empresa como, por exemplo, a ME?
Na última emissão de 2022 foi 5,75% juros e o programa do BCE ainda não estava em andamento.
Os juros que a EDP paga são altos? Se compararmos com 1% são, mas se compararmos com 5, 6, 7% ou mais, se calhar não são.
rsacramento Escreveu:
em primeiro lugar bem vindo ao fórum
quanto ao duplo topo sugiro-te esta leitura: https://school.stockcharts.com/doku.php?id=chart_analysis:chart_patterns:double_top_reversal
para que não haja equívocos: do meu ponto de vista não é heresia
e mais: nunca mistures AT com AF
Eheheh obrigado e obrigado pelo link, está bem esmiuçado!
yaya Escreveu:Estarei a ver mal?
viewtopic.php?f=3&t=70672&sd=d&start=75#p1816411
Todas as empresas pagam juros mais altos do que num passado recente, mas as green bonds conseguem SEMPRE juros mais vantajosos
Qual a parte difícil de compreender?
Quando empresas como a ME lançarem o próximo EO veremos que juros pagarão. Não é pelos juros que as elétricas andam a corrigir
Pessoalmente considero dificl de entender a insistencia nesse tipo de temas .....
Quanto a outros temas,
Apresenta queixa ao tribunal europeu,,,,,,,,,,,,,,,,,, !
" Jamais serei Green
enquanto for BlacK "
https://expresso.pt/internacional/afric ... l-ede3ffcf
~
yaya Escreveu:Estarei a ver mal?
Todas as empresas pagam juros mais altos do que num passado recente, mas as green bonds conseguem SEMPRE juros mais vantajosos
Quando empresas como a ME lançarem o próximo EO veremos que juros pagarão. Não é pelos juros que as elétricas andam a corrigir
Porque nao usas o exemplo que eu dei ontem, da EO da Abertis? Pagou menos que a EDP e nao eram verdes.
E comparar uma EP da EDP com a Mota já é abusar um pouco

Mas mesmo assumindo que o que dizes é verdade, se as taxas de juro a 5 anos estiverem a 4% ou 5%, o que é certo é que a EDP vai sempre pagar isso mais X como risk premium. Portanto subidas das taxas significam sempre mais custo para a EDP e para qualquer empresa. .
Dito isto, hoje reforcei com meia duzia de patacos. A outra meia duzia fica à espera...
Estarei a ver mal?
A tecnologia HDBA , ve topos quadruplos ou quintuplos na EDP 4.5 e ve fundos na casa dos 2 euros, consoante a época festiva !
Portanto, em meu ver, será uma heresia chamar-lhe topo duplo , quando já vai quase com meia duzia !
Meia duzia de dois !
do ponto de vista matemático
É uma heresia !
Do ponto de vista daquele " Boneco", não faço ideia !
Quanto à projeção , de ponto de vista da meia duzia, poderá ser 2 -2.25 !
A isto , sem misturar AF ou AT, alguns chamam . lhe ciclos de Bolsa
A EDP , estará, neste momento em cima da linha historica do ciclo de subida que inicio em 2012.
Nota : Em meu ver, mistura toda a informaçao que puderes e decide com confiança e coloca os "olhos"
no indice Hangseng que ja vai nos minimos de 2009 apos maximos historicos em 2021 !
Miatura tudo ! Náo faz mal !
Vons negocios
Portanto, em meu ver, será uma heresia chamar-lhe topo duplo , quando já vai quase com meia duzia !
Meia duzia de dois !
do ponto de vista matemático
É uma heresia !
Do ponto de vista daquele " Boneco", não faço ideia !
Quanto à projeção , de ponto de vista da meia duzia, poderá ser 2 -2.25 !
A isto , sem misturar AF ou AT, alguns chamam . lhe ciclos de Bolsa
A EDP , estará, neste momento em cima da linha historica do ciclo de subida que inicio em 2012.
Nota : Em meu ver, mistura toda a informaçao que puderes e decide com confiança e coloca os "olhos"
no indice Hangseng que ja vai nos minimos de 2009 apos maximos historicos em 2021 !
Miatura tudo ! Náo faz mal !

Vons negocios
em primeiro lugar bem vindo ao fórum
quanto ao duplo topo sugiro-te esta leitura: https://school.stockcharts.com/doku.php?id=chart_analysis:chart_patterns:double_top_reversal
para que não haja equívocos: do meu ponto de vista não é heresia

e mais: nunca mistures AT com AF
menos é mais
Do meu ponto de vista é uma heresia, eu vejo ai tantos topos que ja lhes perdi a conta !
Na minha tecnologia HDBA .... mostra topos nesses valores
há mais de 23 anos !
Mas também ve linhas de minimos historicos e ainda pode ver mais qualquer coisa
no ponto onde está !
Vai vendo mais coisas .............e depois decides, não fiques só por um "boneco", Enquadra .o nos ciclos da empresa e nos seus fundamentais !
Bons negocios
Quem está ligado: