Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 26/9/2023 9:59

Drone marítimo Marichka, desenvolvido por engenheiro voluntários ucranianos, com alcance de 1.000 kms, desconhecendo-se a capacidade de carga.

Mais uma dor de cabeça para o que resta da Frota do Mar Negro.

https://twitter.com/clashreport/status/1706330562409935266?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1706330562409935266%7Ctwgr%5E2d3c99d3a9f943b1fc288345fc08bddb03415754%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.thedrive.com%2Fthe-war-zone%2Four-best-look-at-ukraines-marichka-submarine-drone

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por PMP69 » 23/9/2023 21:39

É um excelente avião e o treino antes de embarcarem no Charles de Gaulle é feito nos EUA.

Pedro

por Opcard » 23/9/2023 21:23

PMP69 Escreveu:
Opcard Escreveu:
PMP69 Escreveu:Peço desculpa pela escrita mas estou no Funchal a escrever depois de beber umas ponchas.

Pedro

Apesar das ditas ponchas tens razão o F-22 apesar dos seus 20 anos é um avião de 5. Geração e que será o melhor avião do mundo , mas consta que está a ser substituído, ha muita coisa que não percebo , tu bebes por estar calor eu vou beber um copo por estar frio .

Excelente, já não estou em condições de argumentar, mas sou fã dos F-15.

Abraço,

Pedro

Mas eu como em tudo o que compro tenho em mente a relação qualidade preço , se um dia comprar um caça será o Rafale de Dassault Aviation que considero ser a melhor compra para quem não é rico , como já tenho umas ações do grupo talvez me façam um desconto .

Um abraço e boa estadia tenho uma bela história na Quinta Vigia veio uma trovoada tremenda quando estava a ser servido o jantar nos jardins , refugiámos no palácio do Aberto João e esvaziamos a garrafeira

Opcard
Editado pela última vez por Opcard em 23/9/2023 21:39, num total de 1 vez.

Registado: 14/3/2009 0:19

por PMP69 » 23/9/2023 21:16

Opcard Escreveu:
PMP69 Escreveu:Peço desculpa pela escrita mas estou no Funchal a escrever depois de beber umas ponchas.

Pedro

Apesar das ditas ponchas tens razão o F-22 apesar dos seus 20 anos é um avião de 5. Geração e que será o melhor avião do mundo , mas consta que está a ser substituído, ha muita coisa que não percebo , tu bebes por estar calor eu vou beber um copo por estar frio .

Um bocado mais a sério, tenho uma visão ultrapassada da aviação, que acha que a força aérea serve para apoiar a infantaria, o que hoje está ultrapassada.

Nos EUA ainda há algumas almas que acham o mesmo e que lutaram pelos A10.

Pedro

por PMP69 » 23/9/2023 20:56

Opcard Escreveu:

Pedro

Excelente, já não estou em condições de argumentar, mas sou fã dos F-15.

Abraço,

Pedro

por Opcard » 23/9/2023 20:42

Pedro

por PMP69 » 23/9/2023 20:23

Peço desculpa pela escrita mas estou no Funchal a escrever depois de beber umas ponchas.

Pedro

por PMP69 » 23/9/2023 19:29

Não é bem assim, o melhor avião da actualidade é o F22, que não vendido a ninguém, o F15 e excelente, o F35 é ...

https://www.gao.gov/products/gao-23-105341

Pedro

por MarcoAntonio » 23/9/2023 19:17

PMP69 Escreveu:Não é bem assim, tem um custo de hora voo absurdo, tem problemas de manutenção que nem daqui a 5 anos resolvem e por aí fora.

Pelo que tenho visto, não é absurdo, está em linha com o de outros aviões militares que vem substituir (um pouco mais caro nalguns casos mas também oferecendo vantagens). Mas não vou ficar aqui a discutir sobre isso porque é o tipo de conversa de que falo acima, não interessa para nada.

PMP69 Escreveu:Tens os F15, F18 e F22 que são melhores.
Pedro

Estes jactos (tirando o F22 que salvo erro custa o dobro por hora que o F35) estão ultrapassados e não têm hipotese comparados com F-35 segundo os profissionais (e nalguns casos custam na mesma ordem em termos de custo por voo hora). Mas, pronto, isto é tudo quanto vou escrever sobre a matéria, não vou ficar aqui a argumentar pelas razões apontadas.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por PMP69 » 23/9/2023 19:14

Não é bem assim, tem um custo de hora voo absurdo, tem problemas de manutenção que nem daqui a 5 anos resolvem e por aí fora.

É chamado um erro de casting.

Tens os F15, F18 e F22 que são melhores.

Pedro

por MarcoAntonio » 23/9/2023 19:07

PMP69 Escreveu:Falar é fácil, (...)

É precisamente o meu ponto: falar é fácil, a web está cheia de conversa sobre o F-35 (uns a defender, outros a criticar) mas não passa disso mesmo, conversa. Em 99% dos casos por pessoas que nunca puseram as mãos num avião militar e que percebem/sabem tanto como eu, isto é, pouco, muito pouco. Já os profissionais dizem maravilhas dele. Quanto aos problemas, todos os aviões dão problemas durante o desenvolvimento e até depois de colocados ao serviço, incluindo (por exemplo) o F-16. Como foram mais baratos ou como aconteceu no passado, praticamente ninguém fala disso.

Que é caro, é. Mas também é um avião brutal (segundo os profissionais).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por PMP69 » 23/9/2023 18:18

Falar é fácil, o F--35 tem problemas desde que nasceu.

É um avião caro, o F-35B custa 100b milhões de dólares e tem um custo de voo absurdo.

Hoje, os F-35 têm 50% de capacidade de voo, quando têm os F-22.

Para pecebe,r ler o relatório do
Government Accountability Office.

Pedro

por MarcoAntonio » 23/9/2023 14:26

Partilho também um artigo precisamente sobre os problemas de juventude do F-16, que não estou a inventar nada disto:

Remember 1977, When the F-16 Was America's Problem Child?

Ajustado, à data da peça, o custo de desenvolvimento do F-35 já ia no dobro do custo de desenvolvimento do F-16 mas isso também não é de estranhar. O F-35 é um caça multi-role que é capaz de fazer praticamente qualquer papel. O F-16 foi desenvolvido para ser um caça ligeiro e barato. Os aviões não são comparáveis nem pouco mais ou menos. Portanto, embora apresente os custos de desenvolvimento mais elevados até à data, convém colocar as coisas em perspectiva....

Entretanto, e porque isto não são só acidentes (na verdade, há apenas uns quantos casos isolados e que não são exclusivo do F-35):

Norwegian F-35 Fighters Landed on a Finnish Highway for the First Time

Não é um avião qualquer!

Pelo que tenho lido, os pilotos adoram-no e dizem maravilhas.

“There has never been an aircraft that provides as much situational awareness as the F-35,” Major Justin “Hasard” Lee, an Air Force F-35 pilot instructor, tells Popular Mechanics. “In combat, situational awareness is worth its weight in gold.”

Tony “Brick” Wilson, who served in the U.S. Navy for 25 years prior to joining Lockheed Martin as a test pilot, has flown over 20 different aircraft, from helicopters to the U-2 spy plane and even a Russian MiG-15. According to him, the F-35 is—by far—the easiest aircraft to fly that he’s come across. “As we moved into fourth-generation fighters like the F-16, we moved from being pilots to being sensor managers,” Wilson says. “Now, with the F-35, sensor fusion allows us to take some of that sensor management responsibility off the pilot’s hands, allowing us to be true tacticians.”

Why the F-35 Fighter Jet Is Such a Badass Plane
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 23/9/2023 14:23

Opcard Escreveu:Os F-35 têm caído será só fruto da sua juventude ? um foram busca-lo ao fundo do oceano com medo dos chineses .

De uma forma geral, todos os aviões militares têm/registam problemas. E tanto quanto sei, segundo os próprios pilotos, o F-35 não tem o pior historial. O próprio F-16, por exemplo, teve uma série de problemas e hoje é o caça mais vendido no mundo. Há muito mito na web em torno do F-35 (acerca de ser caro e dar supostamente muitos problemas) mas já os pilotos - os profissionais que os pilotam - dizem coisas excelentes deles...

Opcard Escreveu:Houve um apelo a população para encontrar o avião o que achei estranho além de ser invisível aos radares não tramitará nenhum sinal em caso de queda ? Os pilotos são localizados e recuperados em território inimigo .

Pois, o avião é stealth e portanto não é facilmente detectado pelos radares. Segundo um perito, numa das várias notícias sobre o assunto, os transponders terão sido queimados (não percebi bem se de propósito, se como consequência do problema).

Quanto aos pilotos... enfim, quando caiem em território inimigo frequentemente transformam-se em POW's como é natural. Com este ou qualquer outro avião.

:wink:

Opcard Escreveu:O caso é mesmo sério e não é de rir é muito preocupante distância entre o local onde o piloto saiu do F35 e onde foram encontrados os destroços é de cerca de 130 quilómetros , terá andado as curvas pois ainda esteve 30 minutos no ar )
Leva a pensar que alguém pirateou os comandos e o piloto se ejectou por não ter o comando do avião ?!

Segundo algumas das notícias, o F-35 estaria em autopilot (não estou em condições de assegurar se é verdade ou não, mas se for verdade é perfeitamente natural que tenha caído longe). Duas notícias que o referem:

https://www.thedrive.com/the-war-zone/f ... ot-ejected

https://apnews.com/article/marine-f35-j ... 8adfb1daaf
Imagem

Administrador Fórum

por Opcard » 23/9/2023 7:10

MarcoAntonio Escreveu:
Opcard Escreveu:Os destroços do F-35B Lightning II , foram finalmente encontrados na segunda-feira na Carolina do Sul, cerca de 24 horas após o seu desaparecimento.

Stealth é stealth...

Até foi rápido a encontrar.

Quanto à chamada, a parte mais caricata é da fulana do 112, que ficou evidentemente baralhada com a situação, enquanto ia tentando fazer as perguntas da praxe. Way over her head.

Os F-35 têm caído será só fruto da sua juventude ? um foram busca-lo ao fundo do oceano com medo dos chineses .
Houve um apelo a população para encontrar o avião o que achei estranho além de ser invisível aos radares não tramitará nenhum sinal em caso de queda ? Os pilotos são localizados e recuperados em território inimigo .

Depois é na vida real que eu tenho encontrada as cenas mais hilariantes e não com humoristas .

2.a parte depois de ter escrito dou-me com esta notícia .(se precisaram de uma avião de guerra comprem Rafale é barato e fiável )

O caso é mesmo sério e não é de rir é muito preocupante distância entre o local onde o piloto saiu do F35 e onde foram encontrados os destroços é de cerca de 130 quilómetros , terá andado as curvas pois ainda esteve 30 minutos no ar )
Leva a pensar que alguém pirateou os comandos e o piloto se ejectou por não ter o comando do avião ?!

https://observador.pt/especiais/defeito ... -de-vista/

por pepe7 » 22/9/2023 23:03

Presidente polaco diz que declaração sobre fim de envio de armas foi mal-interpretada

O presidente polaco, Andrzej Duda, assegurou, esta quinta-feira, que as declarações do primeiro-ministro do país sobre uma possível suspensão do envio de armas à Ucrânia foram "mal-interpretadas".

As declarações do primeiro-ministro Mateusz Morawiecki "foram interpretadas no pior sentido possível", disse Duda, em declarações à rede de televisão polaca TVN24. "Na minha opinião, o primeiro-ministro quis dizer que não enviaremos para a Ucrânia o novo armamento que estamos a comprar para modernizar o Exército polaco".

Estas declarações ocorrem na sequência das palavras do primeiro-ministro polaco Mateusz Morawiecki, que afirmou na quarta-feira à noite que a Polónia "já não estava a transferir quaisquer armas para a Ucrânia" e que se estava a concentrar "principalmente na modernização e no rápido armamento do exército polaco". O primeiro-ministro não disse quando é que a Polónia, um dos maiores fornecedores de armas à Ucrânia, deixou entregar armamento, nem relacionou a decisão com o diferendo sobre os cereais ucranianos, cujas importações foram proibidas por Varsóvia para proteger os interesses dos agricultores polacos.

Esta quinta-feira, um porta-voz do Governo de Varsóvia disse que a Polónia só está a enviar para Kiev armamento cuja entrega foi "previamente acordada".

A Polónia é um dos três países europeus que prolongaram o embargo aos cereais ucranianos, apesar da decisão de Bruxelas de levantar as restrições. Em resposta, Kiev afirmou ter apresentado uma queixa à Organização Mundial do Comércio, aumentando ainda mais as tensões diplomáticas.

Na quarta-feira, Varsóvia convocou o embaixador ucraniano "com urgência" para protestar contra as declarações do presidente Volodymyr Zelensky na ONU, onde no dia anterior tinha criticado "certos países (que) fingem solidariedade (com a Ucrânia) apoiando indiretamente a Rússia".

Entretanto, o vice-ministro polaco dos Negócios Estrangeiros, que recebeu o diplomata ucraniano, referiu-se ao que considerou "tese falsa", afirmando que a Polónia apoiou a Ucrânia desde os primeiros dias da guerra.

https://www.jn.pt/3494532024/presidente-polaco-diz-que-declaracao-sobre-fim-de-envio-de-armas-foi-mal-interpretada/
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por MarcoAntonio » 22/9/2023 22:47

Opcard Escreveu:Os destroços do F-35B Lightning II , foram finalmente encontrados na segunda-feira na Carolina do Sul, cerca de 24 horas após o seu desaparecimento.

Stealth é stealth...

Até foi rápido a encontrar.

Quanto à chamada, a parte mais caricata é da fulana do 112, que ficou evidentemente baralhada com a situação, enquanto ia tentando fazer as perguntas da praxe. Way over her head.
Imagem

Administrador Fórum

por Opcard » 22/9/2023 21:53

F-35 caiu na Carolina do Sul o que segue é hilariante , chamada para o 911 número de emergência nos USA :

“ Temos um piloto em casa. Ele diz que se ejetou do avião. E nós só queríamos saber se podem nos enviar uma ambulância, por favor ”, diz essa pessoa.

«Desculpe?» Reage a operadora. 'Temos um piloto. Na casa ”, repete o morador. «Acho que ele pousou no meu jardim».
Depois é o próprio piloto que fala. “Um avião militar caiu. Eu sou o piloto. Precisamos de lançar o resgate", diz ele. “Não sei onde está o avião. Ele pode ter caído em algum lugar. Eu ejetei ”

Quando a operadora pergunta o que causou sua chegada de paraquedas, ele diz que seu avião sofreu uma «falha».

Ele também explica que se sente bem e que só tem dores nas costas. “Acabei de chegar ao chão de paraquedas. Você poderia enviar uma ambulância, por favor? ”, diz novamente antes de perguntar se ela foi informada de um acidente de avião na área. Ainda não responde-lhe.

Os destroços do F-35B Lightning II , foram finalmente encontrados na segunda-feira na Carolina do Sul, cerca de 24 horas após o seu desaparecimento.

por Lusitanus » 22/9/2023 21:11

lfa Escreveu:
suminvestido Escreveu:https://estatuadesal.com/

Maldita war

abraço

Suminvestido, continuas a tentar fazer uma lavagem ao cérebro ... Sendo tu o mesmo que acha que o 44 é um santinho, isso não espanta ...

Maldita guerra? Não são todas as guerras malditas? Haverá alguma que não seja? Escrever isso ou não escrever nada é a mesma coisa!!!

Registado: 19/3/2021 0:23

por lfa » 22/9/2023 19:55

suminvestido Escreveu:https://estatuadesal.com/

Maldita war

abraço

Registado: 29/11/2007 9:41

por suminvestido » 22/9/2023 19:31

Registado: 15/1/2008 23:45

por PMP69 » 22/9/2023 15:46

Pela primeira vez, dois caças F-35A da Força Aérea da Noruega aterram numa estrada da Filândia.

Os suecos JAS 39 Gripen foram concebidos a pensar num eventual conflito com a URSS, pelo que, conseguem operar em estradas, precisando apenas de 500 m para descolar e 600 m para aterrar.

O F-16 Fighting Falcon, descola com os mesmos 500 m, mas precisa de mais metros para aterrar. No entanto, tem um problemas em relação ao JAS 39 Gripen, como tem a entrada de ar na barriga do avião, pode ter problemas a descolar/aterrar em pistas de terra batida.

https://twitter.com/Forsvaret_no/status/1704892279641563157?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1704892279641563157%7Ctwgr%5E9c8f93f1a3836e991092625a341fd29f5c15bd9a%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.cavok.com.br%2Fvideos-e-imagens-cacas-f-35a-operam-de-uma-rodovia-pela-primeira-vez

Pedro

por Opcard » 22/9/2023 14:06

A Ucrânia é um pequeno aperitivo para o que nos espera o Ocidente que dificilmente se pode defender as suas sociedades são 50 , 50 ou seja metade a favor metade contra será mortal está divisão .

Depois do seu livro dá uma entrevista Alex Joske: "o maior apa­rato de inte­li­gên­cia do mundo"

“Ex -ana­lista do Ins­ti­tuto Aus­tra­li­ano de Estra­té­gia Polí­tica (Aspi), o sinó­logo Alex Joske é agora um inves­ti­ga­dor inde­pen­dente espe­ci­a­li­zado no estudo das ope­ra­ções de influ­ên­cia inter­na­ci­o­nal rea­li­za­das pelo Par­tido Comu­nista Chi­nês. Publi­cou nume­ro­sos rela­tó­rios sobre a China, em par­ti­cu­lar sobre as par­ce­rias acadé­mi­cas e cien­tí­fi­cas for­ja­das por orga­ni­za­ções Oci­den­tais com o exér­cito chi­nês. Seu novo livro, When China Spies on you (Sain­t­Si­mon Edi­ti­ons), lança luz sobre o MSE, esta extra­or­di­ná­ria agên­cia de inte­li­gên­cia.
O Ponto:
Minis­té­rio da segu­rança do Estado (MSE), ou "Guo­anbu" em man­da­rim, esta agên­cia de espi­o­na­gem é des­crita por alguns como uma das mais peri­go­sas do mundo. Como fun­ci­ona este ser­viço?
Alex Joske: o Minis­té­rio da segu­rança do Estado é real­mente a ver­são chi­nesa da antiga KGB Sovi­é­tica - cujo nome, aliás, sig­ni­fica "Comité para a segu­rança do Estado". É uma agên­cia civil de infor­ma­ções cuja mis­são é pro­te­ger o poder do Par­tido Comu­nista Chi­nês. Como a KGB, não se pre­o­cupa ape­nas com ope­ra­ções exter­nas: tem amplos pode­res den­tro da China. Sua leal­dade vai para a lide­rança do par­tido. Os seus agen­tes são recru­ta­dos pri­meiro de acordo com a sua leal­dade polí­tica, e só depois de acordo com as suas com­pe­tên­cias. O seu pas­sado fami­liar é exa­mi­nado de cima para baixo, pro­cu­rando quais­quer sinais de opo­si­ção ao PCC ou liga­ções com o estran­geiro. Alguns espi­ões nas­ce­ram mesmo" no minis­té­rio", de pais espi­ões. O MSE tem uma força de tra­ba­lho inchada.

Além disso, exis­tem vários outros ser­vi­ços de infor­ma­ção, mesmo que o MSE seja, sem dúvida, o maior de todos. A China tem o maior apa­rato de inte­li­gên­cia do mundo, espe­ci­al­mente por­que todas as gran­des cida­des têm sua pró­pria admi­nis­tra­ção de segu­rança do estado. Em Xan­gai, há um edi­fí­cio MSE que é grande o sufi­ci­ente para aco­mo­dar 10.000 fun­ci­o­ná­rios!
Isso o torna o ser­viço de espi­o­na­gem mais pode­roso do mundo? Ele pode ven­cer a CIA?
As agên­cias oci­den­tais con­ti­nuam a ser supe­ri­o­res em cer­tas áreas, mas nenhuma Pode medir-se em tama­nho ao MSE. Além disso, este último tem uma van­ta­gem real: pode con­tro­lar a popu­la­ção na China, enquanto a CIA, por exem­plo, só pode ope­rar fora dos Esta­dos Uni­dos; a lei limita o que pode fazer no seu pró­prio ter­ri­tó­rio. Os Ser­vi­ços oci­den­tais regis­ta­ram efec­ti­va­mente algu­mas falhas con­tra a China. Assim, pro­va­vel­mente rou­bou algu­mas das tec­no­lo­gias de armas nucle­a­res ame­ri­ca­nas mais avan­ça­das na década de 1990.hoje, gra­ças à inte­gra­ção de empre­sas em Inte­li­gên­cia [uma lei de 2017 agora exige for­mal­mente que as empre­sas chi­ne­sas tra­ba­lhem para o MSE, Nota do edi­tor], apli­ca­ções como WeChat ou Tik­Tok, a cons­tru­ção de infra-estru­tura e o for­ne­ci­mento de equi­pa­men­tos de Tele­co­mu­ni­ca­ções pela Hua­wei, par­ti­cu­lar­mente na África, a infor­ma­ção é mas­si­va­mente trans­fe­rida para a China. É o caso, em par­ti­cu­lar, da sede da União Afri­cana [em Adis Abeba, na Eti­ó­pia, Nota do edi­tor]. O MSE é muito avan­çado em inte­li­gên­cia arti­fi­cial e pro­ces­sa­mento de dados em massa. Hac­kers chi­ne­ses rou­ba­ram infor­ma­ções pes­so­ais sobre todos os ame­ri­ca­nos-regis­tros médi­cos, auto­ri­za­ções de segu­rança de
fun­ci­o­ná­rios públi­cos, via­gens, reser­vas de Hotéis, segu­ros... Ao com­bi­nar esta infor­ma­ção, o MSE pode iden­ti­fi­car fun­ci­o­ná­rios da CIA no estran­geiro e neu­tra­li­zar as suas ope­ra­ções.

É difí­cil, mesmo peri­goso, inves­ti­gar o apa­re­lho de inte­li­gên­cia Chi­nês?
Metade da minha famí­lia é chi­nesa e vivi na China durante seis anos. Esta fami­li­a­ri­dade com a China cons­ti­tui um trunfo para este tra­ba­lho. Tam­bém atrai a aten­ção inde­se­jada do governo chi­nês. Feliz­mente, a China não parece assas­si­nar pes­soas como a Rús­sia. Por outro lado, ela hac­keia muito. Houve várias ten­ta­ti­vas no meu e-mail ou no meu tele­fone. É ainda mais difí­cil para aque­les que nas­ce­ram na China e que, depois de terem ido para o estran­geiro, cri­ti­cam o governo chi­nês. São víti­mas de assé­dio e, por vezes, de vio­lên­cia física – mesmo em paí­ses como a Aus­trá­lia ou o Reino Unido. Os seus fami­li­a­res que per­ma­ne­ce­ram na China estão sob pres­são. Eles são cha­ma­dos de "trai­do­res da raça Han", acu­sa­dos de serem espi­ões estran­gei­ros... É ainda pior para as mulhe­res e pes­soas de mino­rias-tibe­ta­nos, uigu­res, Hong Kong…
Nor­mal­mente, esta­mos prin­ci­pal­mente inte­res­sa­dos na espi­o­na­gem eco­nó­mica e tec­no­ló­gica Chi­nesa. Por que se con­cen­trou na espi­o­na­gem polí­tica?
Tra­ba­lhei durante muito tempo em como as ope­ra­ções de influ­ên­cia e inte­li­gên­cia per­mi­ti­ram à China con­tro­lar a sua diás­pora e trans­fe­rir tec­no­lo­gias estran­gei­ras. As ope­ra­ções de influ­ên­cia den­tro da elite polí­tica me impres­si­o­na­ram por­que afe­tam tudo o mais. Eu expe­ri­men­tei isso na Aus­trá­lia. Empre­sas e uni­ver­si­da­des vie­ram assi­nar acor­dos com o exér­cito chi­nês; não fazia sen­tido! Nem sequer era ile­gal, está­va­mos a dar-lhe infor­ma­ções por nossa pró­pria von­tade. E isso foi rea­li­zado por um tra­ba­lho de influ­ên­cia. Foi fazendo pare­cer que a China iria libe­ra­li­zar-se e que não deve­rí­a­mos pre­o­cu­par-nos com essas cola­bo­ra­ções com o exér­cito chi­nês que aí che­gá­mos. Na Aus­trá­lia, mui­tos polí­ti­cos acei­ta­ram dinheiro de empre­sá­rios que se reve­la­ram agen­tes do governo chi­nês. Adqui­riu o mono­pó­lio vir­tual dos meios de Comu­ni­ca­ção Social Aus­tra­li­a­nos em lín­gua chi­nesa. Ele desen­vol­veu uma grande influ­ên­cia nas uni­ver­si­da­des, diri­gindo pes­qui­sas sobre a China e influ­en­ci­ando cola­bo­ra­ções cien­tí­fi­cas. Mui­tas empre­sas tor­na­ram-se depen­den­tes da China. Pres­si­o­na­ram o governo a ser mais con­ci­li­a­dor. Isto para­li­sou a polí­tica chi­nesa da Aus­trá­lia e tor­nou-se muito difí­cil deba­ter hones­ta­mente as acções do governo chi­nês ou a nossa rela­ção com ele.
O seu livro revela que a MSE está muito pre­sente nos inter­câm­bios cul­tu­rais e na diplo­ma­cia para­lela, nas con­fe­rên­cias de Think Tanks, nes­tes think tanks polí­ti­cos. O que fazem ali os espi­ões chi­ne­ses?
Esses gru­pos pro­cu­ram pri­meiro saber quais são os ele­men­tos-chave das empre­sas estran­gei­ras para influ­en­ciar seus sis­te­mas polí­ti­cos estran­gei­ros: na França, seriam Depu­ta­dos, pre­fei­tos, aca­dê­mi­cos, con­se­lhei­ros polí­ti­cos, líde­res empre­sa­ri­ais, a mídia ... Eles esta­be­le­cem liga­ções com eles para des­co­brir como enten­dem a China e incen­tivá-los a ado­tar posi­ções mais favo­rá­veis a ela. Em alguns casos, trata-se de obter segre­dos, mas, em pri­meiro lugar, o seu objec­tivo é refor­çar os equ­í­vo­cos sobre a China, fazer crer que não é real­mente comu­nista, que está a tor­nar-se uma eco­no­mia de mer­cado ao estilo oci­den­tal, que não é mili­tar­mente expan­si­o­nista... O MSE desem­pe­nha um papel fun­da­men­tal em tudo isto.
Não é uma sim­ples ope­ra­ção de con­tra-espi­o­na­gem, para impe­dir que o Oci­dente se infil­tre na China? Por que acha que isso faz parte de uma cam­pa­nha mas­siva de desin­for­ma­ção?
Estes agen­tes do MSE esti­ve­ram envol­vi­dos em
a cri­a­ção e difu­são do con­ceito de "emer­gên­cia pací­fica" da China no iní­cio dos anos 2000 foi muito além de um sim­ples tra­ba­lho defen­sivo. Mui­tos acre­di­ta­ram, de facto, que o MSE era antes de tudo uma orga­ni­za­ção defen­siva, des­ti­nada a con­ter as "más ideias" fora da China. É um erro. Isso pro­va­vel­mente mudou no final da década de 1990, quando o MSE se vol­tou mas­si­va­mente para o exte­rior.
Por que razão o PCC não con­fiou este tra­ba­lho de influ­ên­cia ao apa­re­lho diplo­má­tico, ao Minis­té­rio dos Negó­cios Estran­gei­ros?
O envol­vi­mento de espi­ões é carac­te­rís­tico de uma cam­pa­nha des­ti­nada a enga­nar, de uma ope­ra­ção de influ­ên­cia que, por­tanto, se rela­ci­ona mais com a inte­li­gên­cia do que com a diplo­ma­cia. Outro aspecto impor­tante do seu papel era ten­tar agir sobre as eli­tes estran­gei­ras, per­mi­tindo-lhes apro­xi­mar-se dos líde­res do PCC. Desde a década de 1980, per­so­na­li­da­des como Henry Kis­sin­ger, George Soros, etc., que­ria reu­nir - se com a lide­rança suprema do par­tido. Num sis­tema tota­li­tá­rio, trata-se de uma ques­tão sen­sí­vel, espe­ci­al­mente quando sabe­mos que Kis­sin­ger era, em suma, o chefe da CIA na Casa Branca. Era, natu­ral­mente, o ensino supe­rior, acima do nível do Minis­té­rio dos Negó­cios Estran­gei­ros. Para a China, abrir a porta dos seus diri­gen­tes aos estran­gei­ros que têm os seus favo­res é tanto uma forma de os recom­pen­sar como uma forma de os mani­pu­lar.
O seu livro revela a ver­da­deira iden­ti­dade de Yu Enguang, um homem que mor­reu em 2013, chefe de uma orga­ni­za­ção chi­nesa de inter­câm­bio cul­tu­ral e, secre­ta­mente, vice-minis­tro do MSE. Quem era este espião dis­far­çado de diplo­mata cul­tu­ral?
Ori­gi­ná­rio do noro­este da China, Yu Enguang atin­giu a mai­o­ri­dade na altura em que o PCC assu­miu o poder. Ele estu­dou jor­na­lismo na uni­ver­si­dade e parece ter se tor­nado um espião na época. Então, na década de 1970, ele foi envi­ado para Lon­dres dis­far­çado como cor­res­pon­dente da agên­cia Xinhua ["Nova China" em fran­cês, Nota do edi­tor]. Em seguida, ele estava esta­ci­o­nado nos Esta­dos Uni­dos, con­ti­nu­ando ao mesmo tempo a subir de posto no MSE. No seu regresso à China, diri­giu esta ins­ti­tui­ção de inter­câm­bio cul­tu­ral cri­ada pelo MSE [Cen­tro Inter­na­ci­o­nal de Inter­câm­bio Cul­tu­ral da China (Cicec), Nota do Edi­tor]. Publi­ca­mente, ele era conhe­cido como um diplo­mata cul­tu­ral com sota­que bri­tâ­nico, um mem­bro do Par­la­mento Chi­nês. Sua orga­ni­za­ção intro­du­ziu artis­tas oci­den­tais na China, como o can­tor espa­nhol Julio Igle­sias ou o pia­nista fran­cês Richard Clay­der­man, que con­ti­nua sendo até hoje um dos músi­cos mais popu­la­res da China. Enquanto em segredo Yu Enguang tinha outro nome, Yu Fang, e era vice-minis­tro do MSE! Assim, ele rea­li­zou ope­ra­ções de influ­ên­cia, por exem­plo, em George Soros.
Iro­ni­ca­mente, Soros tor­nou-se alvo de acu­sa­ções de espi­o­na­gem, enquanto ele era o peru da farsa nesta his­tó­ria.
Uma teo­ria cons­pi­ra­tó­ria e anti-semita apre­senta Soros como um agente desen­ca­de­a­dor de revo­lu­ções em todo o mundo e tra­ba­lhando em segredo para a CIA; pode ter apa­re­cido pela pri­meira vez na China. Soros ten­tou aju­dar a socie­dade civil chi­nesa na década de 1980.pre­o­cu­pado, o MSE assu­miu o con­trole de sua fun­da­ção na China e usou o dinheiro para finan­ciar suas pró­prias ati­vi­da­des. Yu Enguang estava encar­re­gado disso e tam­bém conhe­ceu Soros, dis­far­çado. Por causa do mas­sa­cre de Tia­nan­men, em 1989, o governo chi­nês fechou a Fun­da­ção Soros acu­sando-o de ter desen­ca­de­ado a agi­ta­ção. Pelo con­trá­rio, Soros tinha ido à China com boas inten­ções, para aju­dar o país, os seus acadé­mi­cos e a refle­xão sobre a polí­tica eco­nó­mica. Isto é típico das pes­soas que vie­ram para a China com as melho­res inten­ções do mundo e que o MSE soube mani­pu­lar para as trans­for­mar em armas con­tra os Esta­dos Uni­dos e os paí­ses oci­den­tais.
Parece "1984", quando O'Brien, um exe­cu­tivo do Minis­té­rio do amor, finge ser um luta­dor da resis­tên­cia e prende Wins­ton Smith, o nar­ra­dor.
O fun­da­mento do MSE é a tra­di­ção leni­nista, a da KGB. A inte­li­gên­cia chi­nesa é ori­gi­nal­mente mode­lada no apa­rato de espi­o­na­gem sovi­é­tico. No entanto, acres­cen­tam-se espe­ci­fi­ci­da­des chi­ne­sas, em par­ti­cu­lar a cul­tura única do Par­tido Comu­nista Chi­nês e o seu tra­ba­lho na frente única.

O que é a frente única?
Só muito recen­te­mente é que as agên­cias oci­den­tais come­ça­ram real­mente a pre­o­cu­par-se com o "Gabi­nete de tra­ba­lho da frente unida"do PCC.
Per­ce­be­mos que esta admi­nis­tra­ção desem­pe­nhou um papel muito impor­tante nas ope­ra­ções de influ­ên­cia polí­tica. Foi Lênin quem cunhou este termo, mas na China desen­vol­ve­ram-se uma buro­cra­cia e um método de tra­ba­lho muito mais refi­na­dos do que na União Sovi­é­tica. A ideia prin­ci­pal é bus­car influ­ên­cia e cons­truir legi­ti­mi­dade recru­tando e colo­cando pes­soas de toda a socie­dade à frente das orga­ni­za­ções. O objec­tivo é asse­gu­rar que acadé­mi­cos, empre­sá­rios, per­so­na­li­da­des de gru­pos étni­cos ou reli­gi­o­sos, mem­bros da diás­pora, pos­sam mobi­li­zar-se para decla­rar o seu apoio ao PCC. Ele vê isso como um dos segre­dos de sua vitó­ria na Guerra Civil Chi­nesa da década de 1940 e da Ascen­são da China após a morte de Mao. Não é bem inte­li­gên­cia, influ­ên­cia ou diplo­ma­cia. Trata-se de um con­ceito por si só.
O que a dife­ren­cia de uma rede de influ­ên­cia clás­sica?
A frente única está ali­nhada com a inte­li­gên­cia e a espi­o­na­gem. Com­ple­menta o tra­ba­lho do MSE. O depar­ta­mento da Frente Unida cons­trói redes de per­so­na­li­da­des ami­gas na diás­pora chi­nesa. O MSE só tem de con­tar com estas redes para recru­tar pes­soas. Em França, um dos fun­da­do­res de uma das pri­mei­ras asso­ci­a­ções pró-PCC, um típico indi­ví­duo da Frente Única, tinha rece­bido uma meda­lha do Minis­té­rio da segu­rança do Estado em 1989. Trata-se de um caso clás­sico: esteve envol­vido tanto no tra­ba­lho da Frente Única como no tra­ba­lho do MSE.
Um rela­tó­rio deta­lhado sobre as ope­ra­ções de influ­ên­cia Chi­ne­sas apa­re­ceu na França em 2021. E você, você iden­ti­fi­cou em suas ope­ra­ções de pes­quisa rea­li­za­das na França?
Abso­lu­ta­mente. Este rela­tó­rio con­tém ape­nas uma ou duas pági­nas sobre o MSE. Isto não sig­ni­fica que não seja útil, mas reflecte a falta de conhe­ci­mento do papel do MSE nes­tas ope­ra­ções de influ­ên­cia. No entanto, alguns agen­tes da MSE ficam em França. Falam fran­cês flu­en­te­mente; alguns tra­ba­lham na Embai­xada da China em Paris, outros tra­ba­lham dis­far­ça­dos em França, por exem­plo, como jor­na­lis­tas, e têm rela­ções com gru­pos de refle­xão, figu­ras polí­ti­cas e a diás­pora chi­nesa.
Tem um exem­plo?
Uma foto­gra­fia foi tirada durante a ceri­mó­nia de entrega da Legião de Honra em 2016 ao empre­sá­rio Franco-Chi­nês Gerard Houa, na embai­xada fran­cesa em Pequim. Um con­vi­dado de honra de Gerard Houa na ceri­mô­nia foi Xin Qi. Este homem, ves­tido com rou­pas civis, posou para a oca­sião com Gerard Houa e com o embai­xa­dor fran­cês. No entanto, ele é um impor­tante gene­ral da inte­li­gên­cia mili­tar chi­nesa, espe­ci­a­li­zado em influ­ên­cia polí­tica e espi­o­na­gem. Ele estava dis­far­çado, numa embai­xada estran­geira. Isso dá uma ideia da esta­tura e seri­e­dade da inte­li­gên­cia Chi­nesa.
O Senhor tam­bém publi­cou um artigo sobre o ex-depu­tado da mai­o­ria Pre­si­den­cial Buon Tan, des­ta­cando a sua par­ti­ci­pa­ção em orga­ni­za­ções da Frente Única. Res­pon­deu ao "ponto" e a uma comis­são par­la­men­tar, negando, entre outras coi­sas, que per­ten­cesse a esta asso­ci­a­ção de ami­zade de chi­ne­ses no estran­geiro cri­ada pelo PCC. Pode­ria ter havido um erro?
É quase impos­sí­vel acre­di­tar, e um pouco con­des­cen­dente da parte dele con­tar uma his­tó­ria tão louca. Ele só admi­tiu os fatos quando havia ima­gens dele pro­vando sua pre­sença. Tudo o mais que ele negou. Mas não se torna mem­bro de seis orga­ni­za­ções da Frente Única por aci­dente. As pes­soas que ade­rem a estas estru­tu­ras são cui­da­do­sa­mente selec­ci­o­na­das pelo governo chi­nês e reco­men­da­das pelas embai­xa­das. As suas liga­ções com estas orga­ni­za­ções, as suas via­gens à China, a recep­ção do embai­xa­dor chi­nês na Assem­bleia Naci­o­nal não podem ser obra de uma pes­soa igno­rante.
As agên­cias oci­den­tais igno­ram essas ope­ra­ções de inter­fe­rên­cia polí­tica? Ou será que lhes falta o poder de lidar com ques­tões dema­si­ado sen­sí­veis?
Numa demo­cra­cia, logo que a polí­tica está em jogo, o tra­ba­lho torna-se difí­cil para a inte­li­gên­cia. Não é seu papel ditar aos gover­nan­tes o que devem fazer. Os anti­gos agen­tes oci­den­tais que entre­vis­tei para o meu livro dis­se­ram-me que os seus diri­gen­tes hesi­ta­vam muito em abor­dar estes assun­tos polí­ti­cos. Mui­tos agen­tes sabiam que os think tanks chi­ne­ses, como o fórum para a reforma, eram na ver­dade uma cober­tura para o MSE. Esta­vam a observá-los, mas não esta­vam em posi­ção de inter­vir. Por vezes, foram mesmo desen­co­ra­ja­dos a fazê-lo. A culpa não é da inte­li­gên­cia. O Oci­dente sim­ples­mente não levou o PCC a sério

por BearManBull » 22/9/2023 13:16

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por PMP69 » 22/9/2023 12:40

Quartel General da Frota do Mar Negro.

https://twitter.com/NOELreports/status/1705164639804293381

Pedro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, iniciado1, jprgodinho, latbal, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Phil2014, Shimazaki_2 e 153 visitantes