Cofina - Tópico Geral
Re: Cofina - Tópico Geral
Tenho para mim que o MBO, ou é meramente uma lebre, posta a correr, com o patrocínio do núcleo duro acionista que controla a Cofina SGPS, para despertar o apetite de outros investidores, nomeadamente de Mário Ferreira, ou é, de algum modo, forma de permitir a dois elementos daquele núcleo duro desinvestirem na Cofina SGPS. Penso que se trata da primeira hipótese. Se for a primeira hipótese, da parte de Mário Ferreira já levou resposta!
Crise, não fales antes de tempo, nunca dá bom resultado. o que tenho dito -e mantenho.- é que espero reentrar perto de 40. Não vejo porque insistes tanto nessa ideia de que subirá. Andas nessa insistêncis deste 47/48. Até pode ser que um dia tenhas razão. dá tempo ao tempo.
- Registado: 31/5/2014 23:07
o prazo não conta....pode ser renovado.
- Registado: 3/7/2023 13:03
Àlvaro Escreveu:Duas semanas e meia para o curto prazo é uma eternidade. Não creio que se aguente neste intervalo até lá.
claro , certamente irá descer pelo teu entendimento ?
Tudo o que tens dito nestas ultimas semanas acerca da Cofina , tem batido ao lado .
Até podem cair para os 0.30C mas nunca antes de haver novidades.
- Registado: 22/2/2019 14:19
Duas semanas e meia para o curto prazo é uma eternidade. Não creio que se aguente neste intervalo até lá.
Pois, com um floor no preço a 44, pânico não vejo nenhum… já ansiedade, essa é normal.
Mas já faltou mais, 2 semanas e meia estará resolvido. E entretanto acho que ainda vamos ter mais um player que gostava de ter uma televisão e não conseguiu e não há assim tantas à venda
Mas já faltou mais, 2 semanas e meia estará resolvido. E entretanto acho que ainda vamos ter mais um player que gostava de ter uma televisão e não conseguiu e não há assim tantas à venda
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Há muita gente que comprou acima da cotação atual. Muita gente. Também é verdade que há muitos investidores com gordas mais-valias. Mas esses não estão nem nervosos nem agressivos, apenas ansiosos.
By Nirvana
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
NirSup Escreveu:Realismo & Pragmatismo
Agora que os pequenos acionistas (minoritários) começam a ter consciência dos contornos do negócio cozinhado entre os 5 magníficos e alguns empregados e ex-empregados da Cofina Media para adquirirem a empresa afastando os pequenos acionistas (29% do capital) do processo, parece que parou tudo. Está tudo em pânico, paralisado. Agressivamente nervoso.
A sorte dos pequenos acionistas seria o Mário Ferreira lançar uma OPA hostil à Cofina SGPS. Sem sucesso. Morreria logo à nascença. Seria deitar dinheiro ao lixo.
Mas estou a gostar de seguir, de fora, este folhetim. Na certeza, porém, que alguém vai ficar a berrar no fim. Wait and see.
By Nirvana
Caro Nirsup, tem vindo em escada pós dividendo dos 26 até aos 45/50, dando tempo a todos para entrar (pouca gente que tenha entrado no 2t estará a perder dinheiro nisto…) e está estacionada no bracket das duas ofertas, entre 44/49. À espera de notícias pois sem elas não mexerá.
Admites que revejam em baixa o que já ofereceram os do MBO, os 44? Recordo 75-31dívida (por eles próprios sancionada). É que abaixo dessa só se revirem em baixa ou retirarem a proposta… aí sim, haveria o tal “pânico”, mas sem isso de onde vês que possa surgir?
Clint Eastwood
Clint Eastwood
NirSup Escreveu:Realismo & Pragmatismo
Agora que os pequenos acionistas (minoritários) começam a ter consciência dos contornos do negócio cozinhado entre os 5 magníficos e alguns empregados e ex-empregados da Cofina Media para adquirirem a empresa afastando os pequenos acionistas (29% do capital) do processo, parece que parou tudo. Está tudo em pânico, paralisado. Agressivamente nervoso.
A sorte dos pequenos acionistas seria o Mário Ferreira lançar uma OPA hostil à Cofina SGPS. Sem sucesso. Morreria logo à nascença. Seria deitar dinheiro ao lixo.
Mas estou a gostar de seguir, de fora, este folhetim. Na certeza, porém, que alguém vai ficar a berrar no fim. Wait and see.
By Nirvana
Top quando alguém tem a certeza !
Até já sabe que nem Opa irá haver .
Muita certeza junta , serás amigo do Mário Ferreira ou um dos 5 ?
Crisxx, pode acontecer, é lá que tem o suporte, mas perto de 40 entraria por me parecer uma queda exagerada que certamente atrairia investidores. Mas sim, o suporte técnico é em 38.
Realismo & Pragmatismo
By Nirvana
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Àlvaro Escreveu:O que temos aqui diria tratar-se de um engasgamento por via das dúvidas. Engasgamento que deverá durar até notícias.
Mas não iria cair até aos 0.38€ antes de noticias ?
O que temos aqui diria tratar-se de um engasgamento por via das dúvidas. Engasgamento que deverá durar até notícias. 

Tal como já tem sido habitual tamponam para ver se apanham mais umas quantas a estes valores e depois sai mais uma notícia que a leva para cima. Continuo com as minhas e serenamente à espera pois pouca dúvida há que vai continuar a subir. Mais uma vez na verdade continuam a dar oportunidade de entrada para quem quiser estar dentro.
Sim, pode ser bluff, na maioria das situações são bluff.
Em qualquer dos casos trazem à evidência que há uma mão poderosa que não quer que suba.

E voltaram os tamponamentos de há umas semanas, com uns bons milhares estacionados nas vendas (nessa altura prévios às notícias, diga-se de passagem) 

Clint Eastwood
Clint Eastwood
Oh crise! Então com esta crise e 10% parece-te mau?! Olha lá, imagino um caixote do lixo recheado a pechisbeque! 
Deixando de lado as brincadeiras que ajudam a aliviar as crises diria que cortou em alta a diagonal de curtíssimo prazo e que se dirige para 47. E aí é que estará de novo o problema! Aí deveremos ter de novo crise taurina.
A bolsa só não é uma tourada igual à outra porque a outra tem cavalos e esta tem ursos!

Deixando de lado as brincadeiras que ajudam a aliviar as crises diria que cortou em alta a diagonal de curtíssimo prazo e que se dirige para 47. E aí é que estará de novo o problema! Aí deveremos ter de novo crise taurina.

A bolsa só não é uma tourada igual à outra porque a outra tem cavalos e esta tem ursos!

Àlvaro Escreveu:Diria que essa é a visão otimista, possível, mas otimista. Outra será uma OPA pífia deixando a contra OPA a preço e saldos. Esta é a visão pessimista. Se houvesse só um ponto de vista o preço não teria escorregado como escorregou. E esse escorrega é bem bom, até para quem pensa em reentrar aqui.
Escorregou...incrível.
Passa para a esquerda...
trend=friend Escreveu:Quem analisar o relatório e contas completo de 2022…
http://www.cofina.pt/~/media/Files/C/Co ... laimer.pdf
… verificará no ponto 19 vários detalhes que poderão justificar o porquê de a Media Capital falar em 45m de dívida acrescidos aos 35m em cash. Convém não esquecer que a Media Capital tinha de colocar um caveat na sua proposta para balizar o nível da oferta. E com um conhecimento equivalente ao nosso, teve de avançar com os 45m.
A proposta é assim de 80m e se a dívida se comprovar inferior, a componente de cash tem de ser ajustada em alta, caso contrário globalmente não era “melhorada” em 5m face aos do MBO, é óbvio… (já os do MBO nem quantificam a dívida porque sabem qual é ao cêntimo e estão tranquilos).
Mas como sabe qualquer um que já tenha intervindo em processos desta natureza, há mecanismos para a Media Capital acautelar eventuais surpresas pós due diligence.
Aguarda-se reação do board, que a meu ver pedirá proposta melhorada a ambas pois não refletem o valor da empresa. No background possibilidade de OPA do grupo dos 3 e… da Global Media que pode ser obviamente estruturada de forma não hostil, desencadeando corrida a 3 baseada em preço puro.
E é isto!
Relativamente à Global Media, olhando para a lógica da recente entrada de um parceiro internacional, faz-me todo o sentido adicionar uma TV ao mix. E até nem seria a primeira vez que tentariam:
https://observador.pt/2020/04/22/marco- ... com-a-tvi/
A SIC está fora do alcance e a TVI poderia ser interessante, mas não está necessitada de fundos para investir, para já. O que me parece dificil é montar uma operação de compra tão em cima do joelho, e talvez por isso não surjam novidades por aí (ou se crie uma aliança com a Media Capital, que na verdade até se complementam).
Outro ponto importante para a discussão da dívida líquida são os 10M da caução à Prisa que eventualmente irão parar às mãos da Cofina. Este valor estará provavelmente nas contas da SGPS e não da Media, e não entra para os cálculos da dívida líquida. No entanto, vão acabar por somar à posição de cash da SGPS, o que ajuda a mitigar o risco de a Media ser vendida de facto por valores entre os 40c e os 50c.
- Registado: 29/3/2022 14:04
Diria que essa é a visão otimista, possível, mas otimista. Outra será uma OPA pífia deixando a contra OPA a preço e saldos. Esta é a visão pessimista. Se houvesse só um ponto de vista o preço não teria escorregado como escorregou. E esse escorrega é bem bom, até para quem pensa em reentrar aqui. 

Quem analisar o relatório e contas completo de 2022…
… verificará no ponto 19 vários detalhes que poderão justificar o porquê de a Media Capital falar em 45m de dívida acrescidos aos 35m em cash. Convém não esquecer que a Media Capital tinha de colocar um caveat na sua proposta para balizar o nível da oferta. E com um conhecimento equivalente ao nosso, teve de avançar com os 45m.
A proposta é assim de 80m e se a dívida se comprovar inferior, a componente de cash tem de ser ajustada em alta, caso contrário globalmente não era “melhorada” em 5m face aos do MBO, é óbvio… (já os do MBO nem quantificam a dívida porque sabem qual é ao cêntimo e estão tranquilos).
Mas como sabe qualquer um que já tenha intervindo em processos desta natureza, há mecanismos para a Media Capital acautelar eventuais surpresas pós due diligence.
Aguarda-se reação do board, que a meu ver pedirá proposta melhorada a ambas pois não refletem o valor da empresa. No background possibilidade de OPA do grupo dos 3 e… da Global Media que pode ser obviamente estruturada de forma não hostil, desencadeando corrida a 3 baseada em preço puro.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Os MBO vão ter que se preocupar é com a OPA que inevitavelmente vai surgir à COFINA SGPS.
Não consigo compreender como é que a opção de compra do Marco Galinha sobre a VASP não é comunicada ou desmentida. Neste processo a CMVM anda a dormir ou a ser complacente com os actores desta novela.
Continuo serenamente à espera dos 60 cêntimos para vender uma parte do que tenho.
Neste momento só de tenho COFINA e NOS (estas compradas 6a feira).
Também tenho vontade de reentrar na NAVIGATOR mas não é para já.
Não consigo compreender como é que a opção de compra do Marco Galinha sobre a VASP não é comunicada ou desmentida. Neste processo a CMVM anda a dormir ou a ser complacente com os actores desta novela.
Continuo serenamente à espera dos 60 cêntimos para vender uma parte do que tenho.
Neste momento só de tenho COFINA e NOS (estas compradas 6a feira).
Também tenho vontade de reentrar na NAVIGATOR mas não é para já.
- Registado: 7/3/2007 19:42
Apramg, essa fata de liquidez resulta provavelmente do que aqui tenho dito, esperamos comprar sim, mas mais perto de 40. Penso que é isso. A menos que saia uma notícia relevante o que parece fazer sentido é ir escorregando. 
Data deste comentário 02/08/2023
Eu não me queixo, já tenho 10% de ganho e ainda poderá aumentar ligeiramente se entrar abaixo do que cota
Data deste comentario 06/08/2023
Como dizia o outro "é só fazer as contas"
Alvaro nunca abandones o Caldeirão ....divirto me bastante a ler os teus comentarios

Data deste comentário 02/08/2023
Eu não me queixo, já tenho 10% de ganho e ainda poderá aumentar ligeiramente se entrar abaixo do que cota
Data deste comentario 06/08/2023
Como dizia o outro "é só fazer as contas"
Alvaro nunca abandones o Caldeirão ....divirto me bastante a ler os teus comentarios

- Registado: 12/4/2021 11:59
Acho que todos perceberam o engano: queria escrever Cofina Media.
E só para concluir, no caso da proposta do Mário Ferreira ter sucesso o que resta à Cofina SGPS e aos seus acionistas? Um cash de 35 ME e um crédito de 31 ME.
Parafraseando o outro: os créditos não são para ser pagos, mas para ser geridos.
By Nirvana
E só para concluir, no caso da proposta do Mário Ferreira ter sucesso o que resta à Cofina SGPS e aos seus acionistas? Um cash de 35 ME e um crédito de 31 ME.
Parafraseando o outro: os créditos não são para ser pagos, mas para ser geridos.
By Nirvana
NirSup Escreveu:Caro Eduardo R.
Mas alguém AQUI com o mínimo de bom senso pensou que quem va/irá receber os 35 ME são os acionistas?
Alguém estava a imaginar a empresa a convocar uma Assembleia Geral e o Mário Ferreira distribuir o dinheiro pelos acionistas presentes ou fazer uma transferência bancária para os ausentes?
Meu caro, o que denota o teu discurso é uma grande ansiedade e nervosismo porque na verdade ninguém conhece os contornos deste negócio nebuloso.
Tenho para mim que no fim quem se vai lixar é o mexilhão.
E a propósito de mexilhão alguém sabia que a dívida da Media Capital totalizava 45 milhões de euros?
Julgo que poucos AQUI saberiam isso. E é só mais um sinal a mostrar à evidência a crise do setor.
E se o Mário Ferreira está disposto a alargar os cordões à bolsa não é por causa da rentabilidade do negócio, mas pelas sinergias ganhas e para matar um potencial concorrente.
Mas alguém tem dúvidas disto?
By Nirvana
Tanto queres dizer , melhor inventar sabe-se lá com que interesses , que não acertaste uma
Escreveste Divida da Media Capital 45M€ , ora a divida é de 16M€ , está nos resultados do semestre da Media Capital
Deverias querer dizer da Cofina Media e está nos resultados do semestre 31M€ , é só leres .
"Em 30 de junho de 2023, a dívida líquida nominal da Cofina SGPS era de 27,5 milhões de Euros (sendo o contributo
da Cofina Media, subsidiária do Grupo Cofina, no montante de 31,2 milhões de Euros)" R/contas Cofina SGPS"
Bem curiosa esta postura e alguns haters , que aparecem sem fundamentar , faz sentido ver qualquer negocio sempre de diversas formas , mas basear argumentos em factos falsos não faz sentido
NirSup Escreveu:Só para lembrar que a oferta do Mário Ferreira pela Cofina Media são 35 ME. Os 80 ME é tudo fogo de vista. Tudo uma grande treta.
Os acionistas da SGPS recebem 35 ME, nada mais. Menos, bem menos, do que a sua capitalização bolsista neste momento.
Era só relembrar isso.
PS: estou numa esplanada em frente ao mar, numa mesa cheia de copos vazios. Se as minhas contas estiverem erradas, há uma explicação para isso.
By Nirvana
Bem talvez o que escreveste no final justifique tu próprio o afirmas certamente haverá uma explicação para esses comentários
- Registado: 13/7/2011 20:38
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: andraderui, fosgass2020, goncaladas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, icemetal, KAWA, latbal, lito, m-m, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, Musus, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, trilhos2006 e 207 visitantes