Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Políticas para Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 3/7/2023 21:39

A jornada da juventude já está quase pronta e nunca se ouviu falar do Sá Fernandes nem do trabalho dele

Equipa de Sá Fernandes custa 530 mil euros em salários

https://www.cmjornal.pt/politica/detalh ... m-salarios

Registado: 15/3/2023 3:21

por BearManBull » 3/7/2023 13:14

Marco Martins Escreveu:A lei da oferta/procura permite que cada qual coloque os preços que entender.... mas se todos colocarem um preço base, o consumidor não tem como escolher e é obrigado a pagar o que lhe propôem (ou então não consome)...

Existem muitas festas em Portugal. O que falta são festas com cerveja a 1 euro...

Vendem a 2,5 porque têm procura suficiente para compensar e porque provavelmente por menos do que isso nem vale a pena ter a barraca montada.

Como tudo se te parece um negocio milionário, tens aí uma boa oportunidade de enriquecer.
Honestamente tenho duvida que estas pessoas estejam a nadar em dinheiro...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por BearManBull » 3/7/2023 13:07

Marco Martins Escreveu:
BearManBull Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Uma coisa é a inflacção que é necessária existir.

Porque?

Porque a inflacção faz o dinheiro circular...

Sem inflação o dinheiro não circula? :shock:
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por Marco Martins » 3/7/2023 13:04

BearManBull Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Não consigo entender como é que em quaisquer festas colocam uma cerveja ou qualquer outra bebida a 2,5€ !!!
Para além de colocarem esses preços não passam uma única factura!!!

Se fosses tu a servir as cervejas por quanto é que as vendias?

Se passarem factura por cada cerveja que vendem, em vez de custar 2,5 vai custar 4...

Quando me refiro a facturas englobo todas as compras... uma pessoa que coma uma refeição nestas festas gasta seguramente mais de 20€.

A lei da oferta/procura permite que cada qual coloque os preços que entender.... mas se todos colocarem um preço base, o consumidor não tem como escolher e é obrigado a pagar o que lhe propôem (ou então não consome)...

Registado: 7/4/2007 17:13

por Marco Martins » 3/7/2023 13:00

BearManBull Escreveu:

Porque?

Porque a inflacção faz o dinheiro circular...

por BearManBull » 3/7/2023 10:00

Marco Martins Escreveu:Não consigo entender como é que em quaisquer festas colocam uma cerveja ou qualquer outra bebida a 2,5€ !!!

Se fosses tu a servir as cervejas por quanto é que as vendias?

Se passarem factura por cada cerveja que vendem, em vez de custar 2,5 vai custar 4...
― Leon C. Megginson

por BearManBull » 3/7/2023 9:57

Porque?
― Leon C. Megginson

por Marco Martins » 2/7/2023 23:10

Uma coisa é a inflacção que é necessária existir.
Por outro lado, nota-se um aproveitamento claro em muitos sectores, principalmente no sector alimentar!
Não consigo entender como é que em quaisquer festas colocam uma cerveja ou qualquer outra bebida a 2,5€ !!!

por previsor » 1/7/2023 12:32

reação às declarações de lagarde

https://twitter.com/lconraria/status/16 ... 24867?s=46

por Opcard » 29/6/2023 20:04

Durante o período COVID não houve perda de rendimento em algum casos até houve aumento , mas houve perda de produção e queda na produtividade que continua , assim sendo a inflação está a fazer o trabalho de reajustamento

Registado: 14/3/2009 0:19

por previsor » 29/6/2023 18:43

A inflação subiu devido ao consumo desenfreado após a Covid-19, chamam a isso "revenge spending", e à escassez de produtos causada pela paralisação durante a pandemia, sem contar com o problema da guerra.

Tendo isso em conta, acho que ela quer que o consumo diminua para a inflação diminuir. Se os governos aumentarem salários e oferecerem apoios para compensar a inflação, as pessoas continuarão a consumir muito e assim será mais dificil diminuir a inflação. Mas acho que aquilo que os partidos em Portugal devem dizer é que Portugal está muito longe da média Europeia, então aquilo que ela diz, sobre salários e apoios, não deve ser para Portugal.

O que acho curioso em relação à taxa Euribor é que fez um topo meses depois do índice S&P500 ter atingido o seu topo em 2000, e fez novo topo meses depois do índice S&P500 em 2007. Durante este período, ela teve um comportamento semelhante ao índice, mas com meses de atraso.

por Marco Martins » 29/6/2023 17:33

Este momento até pode nada ter relacionado com o que se passou em 2007, contudo a preocupação de subir as taxas de juro para controlar a inflacção também foram uma opção em 2007... a diferença foi que em 2007 juntou-se uma crise financeira devido a grandes falências a meio de um período onde os governos estavam a tentar despejar muito dinheiro para tentar fazer andar a economia!!!

Não sei se o objectivo da Lagarde dizer para se retirarem os apoios estatais estará relacionado com o mesmo propósito de evitar que a dívida dos países fique em risco caso aconteça algo semelhante!!!

por previsor » 29/6/2023 17:07

As declarações recentes da Lagarde foram criticadas por todos, mas ela falou para toda a Europa e não apenas para Portugal.

Acho que só se percebe o que ela disse sabendo, por exemplo, que o salário médio na Alemanha é de 3600 euros/mês e que aumentaram o subsídio de desemprego em 500 euros/mês devido à inflação, entre vários outros apoios. Portugal está longe dessa realidade.

Lagarde culpa trabalhadores se tiver de subir mais os juros devido a exageros nos salários
https://www.dn.pt/dinheiro/lagarde-culp ... 03193.html

Lagarde sai de Sintra com aviso: “Governos, por favor, é altura de diminuir os apoios"

https://sicnoticias.pt/economia/2023-06 ... s-10c39574

por Marco Martins » 28/6/2023 12:01

RobertoC Escreveu:Acho que não existe uma boa relação entre as taxas de juro e o crescimento da economia, pq já houve crescimento com taxas de juro altas.

A taxa de juro até não parece estar alta neste momento tendo em conta que ainda não chegou à média dos ultimos 30 anos.
As taxas estiveram foi demasiado baixas. Estiveram negativas.

https://www.bancosdeportugal.info/euribor/

Sim, é verdade.
A diferença é que a dívida que as famílias e empresas tinham antes era de acordo com o dinheiro que tinham disponível!
O crescimento rápido das taxas provoca uma limitação no rendimento disponível num curto espaço de tempo e nem toda a gente/empresas terão margem para acumudar essas subidas.

por Masterchief » 28/6/2023 10:46

Flavc Escreveu:Master podes não concordar com as políticas implementadas pelo PS e pelo seu PM ( é habitual na oposição sempre do contra), mas é de elementar justiça e sem cegueiras e choradeiras eheh, reconhecer que o Dr. Costa é muito inteligente ( e a meu ver competente naquilo que faz) e revela capacidades políticas fora do comum. Mas nem sei porque é que te respondi!!

Também não sei porque te respondo mas não, não concordo em nada com as politicas do PS em geral e ainda menos deste PM em particular.
Quanto á inteligência do António Costa não tenho a menor duvida. As capacidades politicas que referes também concordo mas não é isso que quero num PM. Porque capacidades politicas tem, para mim, uma conotação demasiado má para poder apreciar. Ser politico é na minha opinião, ser mentiroso que é o que o Costa é.

Para mim este senhor é um mentiroso, ilusionista e tem um único objetivo na sua carreira, a manutenção do poder. Não há nada que ele faça que não seja como um objetivo único, não perder popularidade e votos. E ele sabe onde estão os votos. Mas quem governa com este objetivo para mim vale ZERO. A juntar a isto a arrogância que atingiu a sua atitude é por demais irritante e perigosa. Muito perigosa.

Não tenho duvidas que já estamos a pagar os efeitos de quase 7 anos deste tipo de governação e ainda vamos piorar. Só tu, aparentemente, não consegues enxergar a degradação das condições de vida dos Portugueses.

Registado: 29/11/2007 2:53

por Masterchief » 28/6/2023 10:38

RobertoC Escreveu:Se apenas compararmos a governação do Costa com a do Passos, (acho que é isto que a generalidade dos portugueses faz), o Costa está a governar melhor, porque não pediu tantos sacrifícios aos portugueses (pelo menos diretamente, fez através de impostos) e parece ser um tipo mais simpático.
Mas as duas situações não são comparáveis, porque na altura o Estado estava falido e agora tem mais dinheiro do que nunca.
..

Isto é que é a "Grande Mentira" que a maioria não consegue enxergar.
A governação do kosta é melhor em aparência. Porquê? Porque dá dinheiro ás pessoas. As pessoas VEEM o dinheirinho a entrar no conta bancária. Mas em contrapartida as pessoas perderam poder de compra (e não foi só pelo efeito da inflação), tem PIORES (infinitamente) serviços públicos, a justiça arrasta-se de forma incompreensível (ou talvez não) e a austeridade continua (Encapotada).
A somar a isto tudo no tempo do Passos estávamos em crise profunda e sob as regras de um resgate, ao contrário da situação posterior e atual, tal como referiste.
Se isto é a melhor "governação do kosta, "vou ali e venho já" como diz o povo.

Registado: 29/11/2007 2:53

por Caramelo » 28/6/2023 10:05

Marco Martins Escreveu:Parece que o BCE vai novamente aumentar as taxas de juro!!!
Gostava de saber a situação da dívida das empresas tugas!!!!

Se a título pessoal as famílias tiveram um aumento brutal na mensalidade, então ao nível das empresas isso também acontece... principalmente em empresas com milhóes em dívida!
Como já dizia o mentor do atual PM, as dividas não são para pagar :mrgreen:

Como estamos no verão e os tugas adoram gelados :-"
Anexos
gelados.jpg

Registado: 25/4/2007 21:23

por previsor » 28/6/2023 10:01

Acho que não existe uma boa relação entre as taxas de juro e o crescimento da economia, pq já houve crescimento com taxas de juro altas.

A taxa de juro até não parece estar alta neste momento tendo em conta que ainda não chegou à média dos ultimos 30 anos.
As taxas estiveram foi demasiado baixas. Estiveram negativas.

https://www.bancosdeportugal.info/euribor/
Anexos
Taxas_Euribor__Valor_Diário_e_Gráfico_-_Bancos_de_Portugal.png
Taxas_Euribor__Valor_Diário_e_Gráfico_-_Bancos_de_Portugal.png (51.39 KiB) Visualizado 5646 vezes

por Marco Martins » 28/6/2023 9:40

Parece que o BCE vai novamente aumentar as taxas de juro!!!
Gostava de saber a situação da dívida das empresas tugas!!!!

Se a título pessoal as famílias tiveram um aumento brutal na mensalidade, então ao nível das empresas isso também acontece... principalmente em empresas com milhóes em dívida!

por previsor » 28/6/2023 9:17

Eu acho que o Costa não está a ser um bom primeiro ministro, porque Portugal tem um dos índices de corrupção maiores de sempre, porque a justiça continua muito lenta e os grandes criminosos continuam a safar-se através da prescrição de processos, porque os salários continuam abaixo da média europeia e os impostos acima da média europeia, apesar do muito dinheiro que o governo tem agora devido aos 58 miil milhões do plano de recuperação e aos 7 mil milhões que vai ganhar com a inflação em dois anos.

Por exemplo, o Nuno Rogeiro no programa dele ha umas semanas colocou um gráfico que comparava a evolução do IRS em Portugal e em Espanha e via-se que Portugal está no limite máximo desde o tempo da troika enquanto que a Espanha já desceu os impostos há vários anos, e também teve o problema de Portugal com a troika.

Mas acho também que a oposição é fraca, porque não apresenta soluções.

Por exemplo, falou-se do dinheiro dos fundos comunitários que foram para o marido de uma ministra e para o pai de um ministro. No entanto, não houve nenhum partido que tivesse sugerido fazer uma lei que impedisse os familiares de ministros de candidatarem-se a fundos comunitários, como por exemplo existe na Alemanha.

A justiça em Portugal continua lenta e existem muitos crimes que prescrevem. No entanto, não houve nenhum partido que tivesse sugerido alterar as leis para impedir que isso continue como por exemplo criar um limite máximo de recursos para evitar situações como a do Sócrates.

Se apenas compararmos a governação do Costa com a do Passos, (acho que é isto que a generalidade dos portugueses faz), o Costa está a governar melhor, porque não pediu tantos sacrifícios aos portugueses (pelo menos diretamente, fez através de impostos) e parece ser um tipo mais simpático.
Mas as duas situações não são comparáveis, porque na altura o Estado estava falido e agora tem mais dinheiro do que nunca.

Esta é uma das piores classificações de sempre de Portugal no Índice de Percepção de Corrupção da Transparência Internacional. 
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/po ... s-do-mundo

por BearManBull » 27/6/2023 21:52

Qual o salário necessário para comprar casa? 6.123 euros na Grande Lisboa, 2.043 em Braga

São números amigos, porque os reais são bastante superiores.

Isto seria para imoveis de 100m2 por 300k que não precisam de reformas o que é falsidade. Um imóvel em boas condições com 100m2 custa mais na ordem dos 500k em Lisboa.

Antes do Costa e da nova UE marxista, qualquer cidadão podia aspirar a ter uma casa digna, inclusivamente uma casa de férias, bastava ter um curso superior numa área de actividade com algum relevo. Hoje em dia é um direito reservado aos amigos dos donos do poder.
― Leon C. Megginson

por Lusitanus » 27/6/2023 13:43

...
Editado pela última vez por Lusitanus em 27/6/2023 15:01, num total de 1 vez.

Registado: 19/3/2021 0:23

por yggy » 27/6/2023 12:49

Lusitanus Escreveu:Capacidades políticas fora do comum ou desfaçatez quanto baste? :lol: Capacidades políticas fora do comum ou ilusionismo? Desfaçatez e ilusionismo são admissíveis? São "capacidades" políticas? :roll:

O Socrates também tinha capacidades politicas fora do comum...

Aqui o que se debate é a politica seguida para o pais....Agora se uma homem tem capacidades fora do comum mas a sua politica não é a adequada....isso já nao interessa?

Registado: 29/11/2007 11:56

por Lusitanus » 27/6/2023 12:17

Capacidades políticas fora do comum ou desfaçatez quanto baste? :lol: Capacidades políticas fora do comum ou ilusionismo? Desfaçatez e ilusionismo são admissíveis? São "capacidades" políticas? :roll:

Registado: 19/3/2021 0:23

por Flavc » 27/6/2023 10:05

Master podes não concordar com as políticas implementadas pelo PS e pelo seu PM ( é habitual na oposição sempre do contra), mas é de elementar justiça e sem cegueiras e choradeiras eheh, reconhecer que o Dr. Costa é muito inteligente ( e a meu ver competente naquilo que faz) e revela capacidades políticas fora do comum. Mas nem sei porque é que te respondi!!

Registado: 9/3/2017 16:10

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, cali010201, Carrancho_, Goya777, iniciado1, Masterchief, OCTAMA, PAFS, Shimazaki_2, trilhos2006, zorro2009 e 105 visitantes