Como preencher IRS 2023
Re: Como preencher IRS 2023
goodmoney Escreveu:Boa tarde,
Já invisto há algum tempo na bolsa mas sempre numa perspetiva de longo prazo, com apenas 2 ou 3 dezenas de movimentos por ano.
Assim sendo, o preenchimento do IRS ainda se torna viável.
Este ano tenho feito mais movimentos e aquando do preenchimento do IRS dei por mim a pensar na trabalheira que pode dar se no próximo ano for para submeter 100 ou 150 movimentos.
Expliquem-me por favor, para investidores de maior frequência ou traders existe algum método alternativo para carregar os anexos G/J em massa? Como fazem?
Obrigado.
Utiliza o onefinance faz te a papinha toda...
- Registado: 29/11/2007 1:39
Alfa Trader Escreveu:
Viva,
Sim tens de somar todos o da cat. E, mas juros de depósitos de 2022, devem ser uma miséria![]()
, digo eu, das obrigações isso depende do valor que tenhas investido, mas ....
Deves fazer a simulação, com e sem dividendos e vês o resultado, com essa taxa de IRS em principio é vantajoso, a não ser que tenhas um valor muito alto de dividendos que te faça subir muito a taxa de IRS.
Mesmo que suba um pouco deve compensar, mas como disse simula.
E depois a titulo de curiosidade diz aqui se compensa ou não, eu aposto que sim..![]()
![]()
![]()
BN
AlfaTrader
Bom dia,
Estive a fazer umas simulações com tudo o que é juro e dividendo.
Descobri que tenho muito mais juros do que imaginava: obrigações, depósitos e certificados de aforro...
Ou seja, não me compensa declarar os dividendos e englobá-los.
Entretanto surgiu-me outra dúvida: posso declarar mais-valias de ações nacionais e não as englobar e, ao mesmo tempo, declarar menos-valias de ações estrangeiras e englobá-las?
- Registado: 11/12/2007 22:47
Boa tarde,
Antes de mais obrigado pelo tutorial
Ainda agarrado ao raio das açoes do BES
, este ano existiu em julho a alteração do sistema de registo.
Nas declarações do banco relativo a 2022 aparece lá a linha relativo às acções do BES com a operação "Transferência Sistema de Registo", os valores todas a 0€ excepto nas quantidades.,
Alguem pode ajudar onde as declaro no irs?
Obrigado
Antes de mais obrigado pelo tutorial

Ainda agarrado ao raio das açoes do BES

Nas declarações do banco relativo a 2022 aparece lá a linha relativo às acções do BES com a operação "Transferência Sistema de Registo", os valores todas a 0€ excepto nas quantidades.,
Alguem pode ajudar onde as declaro no irs?
Obrigado
- Registado: 15/4/2023 17:39
Boa Tarde
Tenho uma dúvida relativamente às despesas com Juros de habitação própria e permanente. Penso que é possível deduzir os juros para aquisição de habitação antes de 2011.
No entanto no anexo H quadro 7, aparentemente, apenas é possível deduzir os juros com aquisição de habitação localizadas no interior do pais. É mesmo assim? É estranho.
Cumps,
Tenho uma dúvida relativamente às despesas com Juros de habitação própria e permanente. Penso que é possível deduzir os juros para aquisição de habitação antes de 2011.
No entanto no anexo H quadro 7, aparentemente, apenas é possível deduzir os juros com aquisição de habitação localizadas no interior do pais. É mesmo assim? É estranho.
Cumps,
A paciência é a chave do negocio
- Registado: 5/11/2002 13:18
Boas,
1. devo declarar os dividendos recebidos apenas se quiser englobá-los?
SIM
2. qual é a vantagem/desvantagem de englobar dividendos?
Se a taxa efetiva de IRS for abaixo de 28% ou ligeiramente acima compensa, pois só declaras 50% do dividendo bruto ou seja no dividendo tens uma taxa de retenção de 56%.
Bom fim de semana
AlfaTrader[/quote]
Uma dúvida:
Ao preencher o valor dos dividendos, coloco apenas metade do valor que aparece na declaração do banco?
Bom dia e obrigado[/quote]
Sim, metade do valor declarado, e a totalidade do IRS retido. Vai-te aparecer logo a diferença na simulação.[/quote]
Ufa, ainda bem que vi. Já o ano passado cometi o mesmo erro, mas corrigi. Sempre reduz em 500€ o valor a pagar.
Obrigado
SIM
Se a taxa efetiva de IRS for abaixo de 28% ou ligeiramente acima compensa, pois só declaras 50% do dividendo bruto ou seja no dividendo tens uma taxa de retenção de 56%.
Bom fim de semana
AlfaTrader[/quote]
Uma dúvida:
Ao preencher o valor dos dividendos, coloco apenas metade do valor que aparece na declaração do banco?
Bom dia e obrigado[/quote]
Sim, metade do valor declarado, e a totalidade do IRS retido. Vai-te aparecer logo a diferença na simulação.[/quote]
Ufa, ainda bem que vi. Já o ano passado cometi o mesmo erro, mas corrigi. Sempre reduz em 500€ o valor a pagar.
Obrigado
- Registado: 27/7/2018 14:08
Boa tarde,
Já invisto há algum tempo na bolsa mas sempre numa perspetiva de longo prazo, com apenas 2 ou 3 dezenas de movimentos por ano.
Este ano tenho feito mais movimentos e aquando do preenchimento do IRS dei por mim a pensar na trabalheira que pode dar se no próximo ano for para submeter 100 ou 150 movimentos.
Expliquem-me por favor, para investidores de maior frequência ou traders existe algum método alternativo para carregar os anexos G/J em massa? Como fazem?
Obrigado.
Obrigado.
- Registado: 9/11/2012 16:27
Samukinha Escreveu:Alfa Trader Escreveu:escolástico Escreveu:Vídeo muito interessante (tirando alguma gralhas como por exemplo "alineação" ou "extrangeiro", mas o importante está lá: parabéns!
Fiz uma pausa quando se fala de dividendos porque me surgiram duas dúvidas:
Boas,
SIM
Bom fim de semana
AlfaTrader
Uma dúvida:
Bom dia e obrigado
Sim, metade do valor declarado, e a totalidade do IRS retido. Vai-te aparecer logo a diferença na simulação.
- Registado: 28/12/2015 16:15
Alfa Trader Escreveu:escolástico Escreveu:Vídeo muito interessante (tirando alguma gralhas como por exemplo "alineação" ou "extrangeiro", mas o importante está lá: parabéns!
Boas,
SIM
Bom fim de semana
AlfaTrader
Uma dúvida:
Bom dia e obrigado
- Registado: 27/7/2018 14:08
escolástico Escreveu:Alfa Trader Escreveu:Boas,
SIM
Bom fim de semana
AlfaTrader
Obrigado AlfaTrader!
Na demonstração da liquidação do meu IRS do ano passado está o valor de 19,92% para a taxa efetiva de tributação.
Quer isto dizer que, para uma taxa deste calibre, devo declarar 50% dos dividendos das ações nacionais que obtive no ano passado e englobá-los? Mas assim, tenho também de declarar juros de depósitos e de obrigações?
Viva,
Sim tens de somar todos o da cat. E, mas juros de depósitos de 2022, devem ser uma miséria

Deves fazer a simulação, com e sem dividendos e vês o resultado, com essa taxa de IRS em principio é vantajoso, a não ser que tenhas um valor muito alto de dividendos que te faça subir muito a taxa de IRS.
Mesmo que suba um pouco deve compensar, mas como disse simula.
E depois a titulo de curiosidade diz aqui se compensa ou não, eu aposto que sim..

BN
AlfaTrader
Alfa Trader Escreveu:Boas,
SIM
Bom fim de semana
AlfaTrader
Obrigado AlfaTrader!
Na demonstração da liquidação do meu IRS do ano passado está o valor de 19,92% para a taxa efetiva de tributação.
Quer isto dizer que, para uma taxa deste calibre, devo declarar 50% dos dividendos das ações nacionais que obtive no ano passado e englobá-los? Mas assim, tenho também de declarar juros de depósitos e de obrigações?
escolástico Escreveu:Vídeo muito interessante (tirando alguma gralhas como por exemplo "alineação" ou "extrangeiro", mas o importante está lá: parabéns!
Boas,
SIM
Bom fim de semana
AlfaTrader
Vídeo muito interessante (tirando alguma gralhas como por exemplo "alineação" ou "extrangeiro", mas o importante está lá: parabéns!
Como preencher IRS 2023
Olá pessoal deixo aqui um pequeno guia de como preencher o IRS
Espero que gostem
Abordo quase todo o tipo de ativos
Caso não esteja aqui algum por favor digam e coloquem o quadro pois assim actualizo
[youtube]https://m.youtube.com/watch?v=PM-cVXcL6Ag&feature=youtu.be[/youtube]
https://m.youtube.com/watch?v=PM-cVXcL6Ag&feature=youtu.be
Espero que gostem
Abordo quase todo o tipo de ativos
Caso não esteja aqui algum por favor digam e coloquem o quadro pois assim actualizo

[youtube]https://m.youtube.com/watch?v=PM-cVXcL6Ag&feature=youtu.be[/youtube]
https://m.youtube.com/watch?v=PM-cVXcL6Ag&feature=youtu.be
- Registado: 13/11/2008 20:09
Quem está ligado: