Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PC05 » 15/11/2022 21:06

Após a queda de dois mísseis na Polónia, país membro da NATO, segue a questão: poderá ser invocado os artigos 4.º e 5.º do Tratado do Atlântico Norte?

https://sicnoticias.pt/especiais/guerra ... --0381e356

Registado: 5/12/2005 21:28

por niceboy » 15/11/2022 21:02

Parece ter sido 1 míssil russo, mas abatido pelos Ucranianos, e em que os destroços foram parar à Polónia.

Registado: 29/11/2007 4:19

por ASimoes » 15/11/2022 20:51

MarcoAntonio Escreveu:Não estou a antever nada de dramático, seja nos mercados, seja noutra coisa qualquer.

(a coisa mudava de figura se, por exemplo, estivesse a ser veículado que mísseis russos atingiram um alvo militar na Polónia, mas não se trata de nada disto... para já, isto é justificável ou entendível como um acidente)

Espero bem que assim o seja ! Corri a ver as Bolsas USA, mas, mantinham-se Positivas, ainda ! Boa noite :-k
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por MarcoAntonio » 15/11/2022 20:46

Não estou a antever nada de dramático, seja nos mercados, seja noutra coisa qualquer.

(a coisa mudava de figura se, por exemplo, estivesse a ser veículado que mísseis russos atingiram um alvo militar na Polónia, mas não se trata de nada disto... para já, isto é justificável ou entendível como um acidente)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por ASimoes » 15/11/2022 20:39

:-k
:oh: Será, outro 24 Fev, em Bolsas, ou será pior !? :cry: :evil: :twisted: :roll: :idea:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por Lusitanus » 15/11/2022 20:30

Vamos ver agora se os russos dão explicação e que explicação dão para o sucedido ...

Registado: 19/3/2021 0:23

por MarcoAntonio » 15/11/2022 20:21

Inclino-me para um acidente ou (mais remotamente) um "acidente deliberado". Ainda não está confirmado oficialmente por múltiplas fontes que os mísseis sejam russos, mas é essa a assumpção e já há aparentemente essa indicação pelo menos nalgumas fontes.

A situação é de especial melindre pois terão morrido cidadãos polacos.

O ataque de hoje (fala-se em mais de 100 mísseis) a estruturas civis por toda a Ucrânia parece-me mais uma acção desesperada da rússia para escamotear mais uma derrota militar e eventualmente também, quem sabe, fazer alguma pressão para negociações. Começo a inclinar-me também para a noção de que quem está mais interessado em negociar nesta altura seja a própria rússia (mas não o pode declarar).

Nota: o governo Polaco encontra-se em reunião de emergência e esta situação envolverá expectavelmente os países da NATO, de que a Polónia é membro como é bem sabido.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por PC05 » 15/11/2022 20:17

Russian Missiles Crossed Into Poland, Killing Two, US Official Says

https://www.bloomberg.com/news/articles ... ce=twitter

Registado: 5/12/2005 21:28

por Carrancho_ » 15/11/2022 13:18

Atravessam pequenas forças de reconhecimento, como estes que supostamente desembarcaram na peninsula.

Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por PMP69 » 15/11/2022 12:05

Neste momento, é impossível aos ucranianos atravessarem o Dniepre, e mesmo usando forças navais, que não as têm, seria um suicídio.

O mais lógico é desviarem grande parte da força aplicada em Kherson e atacar a sul de Zaporíjia, atravessando ai o rio Dniepre e seguir em direcção a Melitopol e Tokmak (onde estão as 19ª e 42ª Divisões de Fuzileiros e por onde passa a via férrea que abastece Kherson), isolando assim as forças russas de Kherson do Donbass.

No entanto, a chegada do inverno deverá tornar os avanças bastantes difíceis.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por Carrancho_ » 15/11/2022 11:23

Carrancho_ Escreveu:(...)
A margem esquerda, em frente à cidade de Kherson, é basicamente um parque natural de dunas de areia, a artilharia russa se ficar próxima da margem vai ficar desprotegida e será um alvo fácil para os ucranianos. (...) Excluindo a possibilidade de um ataque dessa dimensão, acho que Kherson tem condições para se aguentar bem e viva.

Carrancho_ Escreveu:Depois do lamaçal o tipo de terreno que os russos têm para se instalar é este que não dá muito proteção à artilharia e fácil de detectar todas as movimentações.

Não percebo nada de assuntos militares, mas num raio de 40 km de Kherson parece-me que vai ser difícil encontrar russos.

Aquilo que referia atrás parece que se confirma.

Oleshky aparentemente está deserta, isto supostamente é um blogger propagandista russo que foi deixado para trás a fugir para leste pela cidade vazia passando por checkpoints russos desertos.

https://www.patreon.com/posts/74664995

Na peninsula assinalada na minha imagem também há notícias não oficiais de que na parte que pertence a Mykolaiv desembarcaram forças ucranianas.

A linha vermelha marca a zona onde penso não será possível encontrar forças russas pelo que Kherson tem todas as condições para ser uma cidade "segura" longe do alcance da artilharia russa..

No entanto não me parece que estejam reunidas as condições para as forças ucranianas ocuparem esse território pois da mesma forma que os russos aí estão desprotegidos também os ucranianos estariam e sem ligações no rio que lhes permitisse retirar rapidamente. A não ser que os russos tenham recuado para a fronteira da Crimeia, o que não acredito.
Antes de avançar neste terreno penso que os Ucranianos têm de entrar a montante do Dniepre e tomar controlo total da barragem.
Anexos
Imagem1.jpg
Um abraço,

Carrancho

por PMP69 » 15/11/2022 9:41

Análise interessante.

No entanto, continuo a não perceber como é que fazem sair 20.000 homens e equipamento pesado como TOS-1, BTRs, T72....., tudo isto nas "barbas" dos ucranianos, e supostamente, numa zona que já não controlavam.

Posso estar enganado, mas parece-me que existiu alguma negociação por detrás desta retirada.

https://www.forte.jor.br/2022/11/14/uma-analise-estrategica-da-retirada-das-tropas-russas-de-kherson/

Pedro

por pepe7 » 13/11/2022 4:38

Ucrânia festeja reconquista de Kherson, mas garante: não há boa fé russa para negociar

Os Estados Unidos voltaram a garantir à Ucrânia que terá total liberdade para decidir... se( e quando) vai entrar em negociações com a Rússia.

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano diz que todas as guerras terminam com um acordo diplomático, mas garante que ainda não viu sinais de que o Kremlin esteja disposto a negociar de boa fé.
https://cnnportugal.iol.pt/videos/ucrania-festeja-reconquista-de-kherson-mas-garante-nao-ha-boa-fe-russa-para-negociar/636ffab70cf2254fb281e0fb

Blinken: Ucrânia decidirá sobre 'qualquer estrutura de negociação' com a Rússia
Durante o encontro, o secretário norte-americano disse que a Ucrânia decidirá sobre o cronograma e o conteúdo de qualquer estrutura de negociação com a Rússia

Sputnik - Á margem da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) que acontece hoje (12) no Camboja, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, encontrou com o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmitry Kuleba.

Durante o encontro, o secretário norte-americano disse que a Ucrânia decidirá sobre o cronograma e o conteúdo de qualquer estrutura de negociação com a Rússia.

"O secretário [Blinken] reiterou que o momento e o conteúdo de qualquer estrutura de negociação continua sendo uma decisão da Ucrânia", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price neste sábado (12) segundo a US News.

Blinken também discutiu o "compromisso inabalável" de Washington em ajudar Kiev a mitigar os efeitos do conflito a infraestrutura crítica à medida que o inverno se aproxima, incluindo ajuda humanitária acelerada.

Ao mesmo tempo, Blinken e Kuleba reafirmaram a importância de renovar o acordo que permite à Ucrânia exportar grãos via mar Negro, antes de expirar no próximo sábado (19), relata a mídia.

O The Washington Post informou na semana passada que o governo Biden estava encorajando em particular os líderes ucranianos a sinalizarem uma abertura para negociar com Moscou e abandonar sua recusa pública em se envolver em negociações de paz – a menos que o presidente Vladimir Putin seja removido do poder, conforme disse o presidente ucraniano Vladimir Zelensky em setembro segundo o Politico.
https://www.brasil247.com/mundo/blinken-ucrania-decidira-sobre-qualquer-estrutura-de-negociacao-com-a-russia

Reunião do secretário Blinken com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia Kuleba

O abaixo é atribuível ao porta-voz Ned Price:

O secretário de Estado Antony J. Blinken se encontrou hoje com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, em Phnom Penh. O secretário discutiu o compromisso inabalável dos Estados Unidos de ajudar a Ucrânia a mitigar os efeitos dos ataques contínuos da Rússia a infraestruturas críticas, inclusive com ajuda humanitária acelerada e esforços de inverno. Os dois reafirmaram a importância da renovação da Iniciativa de Grãos do Mar Negro antes de expirar em 19 de novembro e seu papel no apoio à segurança alimentar global. Eles também discutiram a eficácia contínua da Ucrânia no campo de batalha, e o secretário reiterou que o momento e o conteúdo de qualquer estrutura de negociação continuam sendo uma decisão da Ucrânia.
https://www.state.gov/secretary-blinkens-meeting-with-ukrainian-foreign-minister-kuleba-5/

O secretário Blinken e o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, antes de sua reunião

"Departamento de Estado
SECRETÁRIO BLINKEN: Bem, boa tarde a todos. Dmytro e eu estávamos apenas dizendo que conseguimos nos encontrar em praticamente todos os lugares ao redor do mundo – em Kyiv, mais apropriadamente, na Europa, agora aqui na Ásia, em Nova York. E estamos nos reunindo hoje em um momento em que a Ucrânia acaba de libertar a cidade de Kherson e a região, e esse sucesso é mais uma prova da notável coragem das forças armadas ucranianas, do povo ucraniano, bem como do forte apoio que a Ucrânia tem de países de todo o mundo, incluindo, é claro, dos Estados Unidos – apoio que continuará pelo tempo que for necessário – segurança, humanitário, econômico.

Ao mesmo tempo, mesmo com esse sucesso significativo, também sabemos que a Rússia continua a brutalizar a Ucrânia, especialmente com sua campanha direcionada para tentar tirar sua infraestrutura de energia – tudo o que é necessário para manter as luzes acesas, manter as pessoas aquecidas durante o inverno, tendo um efeito terrível sobre a população civil em toda a Ucrânia. Nossa determinação é igual a ajudar a Ucrânia a defender essa infraestrutura crítica e, é claro, substituí-la e repará-la se estiver danificada. Mas acho que o mundo deveria tomar nota do que está acontecendo todos os dias. E se você olhar para um mapa do que a Rússia está tentando fazer para destruir sua infraestrutura e, como resultado, causar danos terríveis às vidas de civis em todo o país, é algo que o mundo deveria estar horrorizado também.

O fato, Dmytro, de você estar aqui também é uma prova do fato de que você tem viajado pelo mundo trabalhando para garantir o apoio à Ucrânia. Acho que o apoio é forte em todo o mundo e há algumas semanas se manifestou em uma votação nas Nações Unidas, onde 143 países se levantaram contra a agressão da Rússia na Ucrânia. Mas continua a ser muito importante continuar a garantir esse apoio. Estou muito feliz por você estar aqui. Estou particularmente feliz que a ASEAN tenha recebido você. E estou ansioso para discutir, como sempre, as muitas coisas em nossa agenda. Que bom te ver, meu amigo..."
https://www.miragenews.com/secretary-blinken-and-ukrainian-foreign-894430/
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por Marco Martins » 12/11/2022 17:59

Seja por interesse ou não dos usa, RU ou Europa, acho que uma paz forçada ou não, sempre será melhor do que uma guerra sem sentido.

É claro que todos os que estão envolvidos no apoio à Ucrânia, apenas o fazem com um interesse pessoal, caso contrário, todos entrariam com a mesma força noutros países em guerra ou em crise humanitária.

O próprio apoio social que se tem visto apenas acontece pelo nosso próprio interesse onde receamos a qualquer momento ser também vítimas dos russos.

Com a guerra há sempre quem ganhe e quem perca.. é como tal quem vende armas terá sempre muito a ganhar.

Registado: 7/4/2007 17:13

por rg7803 » 12/11/2022 17:44

Segundo os "experts" da CNN a paz está próxima. Paz forçada (óbvio....quem paga a guerra manda...) mas ao virar da esquina.
Acabei de ouvir um "politólogo", José Filipe Pinto, que não me pareceu a perda tempo habitual. Equilibrado, razoável e com uma análise a fazer sentido. Vamos acompanhando.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por PMP69 » 12/11/2022 16:25

Já todos chegámos à cozinha e nos cheirou a podre, e nos foi difícil perceber onde estava a cebola podre.

À cerca de 2 meses o Gen. Sergei Surovikin, proferiu uma frase que na altura passou despercebida a todos, e que basicamente dizia que estava preparado para tomar medidas difíceis.

Na semana passada, assistimos a uma encenação, onde este mesmo senhor pede ao ministro da defesa para retirar de Kherson, e por milagre desaparecem 20 a 30 mil homens e respectivos equipamentos, alguns pesados. Penso que foi a primeira retirada em directo na TV e que por milagre correu bem.

https://www.barrons.com/news/russia-says-pulled-back-over-30-000-troops-in-kherson-region-01668177308?tesla=y

Assusta-me o silêncio dos EUA e especialmente do RU, pois espero que não obriguem o povo ucraniano a negociar, algo que não podem ceder.

Para piorar, ouvi os senhores da guerra que estão suportar grande parte do esforço militar, inaltecer o Gen. Sergei Surovikin, que apenas retirou de Kherson, a primeira grande cidade tomada pelos russos e hoje território russo.

O passado mostrou-nos como os EUA traem com facilidade os seus aliados, espero sinceramente que não seja o caso, pois este povo não o merece.

Pedro

por PMP69 » 11/11/2022 22:13

Carrancho_ Escreveu:Depois do lamaçal o tipo de terreno que os russos têm para se instalar é este que não dá muito proteção à artilharia e fácil de detectar todas as movimentações.

Não percebo nada de assuntos militares, mas num raio de 40 km de Kherson parece-me que vai ser difícil encontrar russos.

Esse vai ser o desafio.

A linha defensiva russa na margem leste, parece-me frágil, pois é demasiada extensa (200 kms), para as unidades disponíveis.

Resta ainda confirmar, nas o passado diz-nos isso, que parte da força aplicada em Kherson vai deslocar-se para Donetsk.

Pedro

por Carrancho_ » 11/11/2022 21:57

Depois do lamaçal o tipo de terreno que os russos têm para se instalar é este que não dá muito proteção à artilharia e fácil de detectar todas as movimentações.

Anexos
Kherson.png
Um abraço,

Carrancho

por PMP69 » 11/11/2022 21:55

Carrancho_ Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
PMP69 Escreveu:Também me parece que neste momento e nos próximos meses Kherson não é uma cidade para habitar, pois está ao alcance da artilharia russa. O grande desafio da Ucrânia, é conseguir, com o seu poder de fogo, afastar as forcas russas uns 30/50 kms do Dniepre, para o poder transportor.

Bom, isso aplicou-se durante meses a Karkiv, a segunda cidade mais populosa da Ucrânia.

Parece-me que as pessoas estão lá em Kherson (bastantes) e suspeito que mais ainda vão voltar.

Além disso os edifícios e estruturas foram mais protegidos, os russos não destruíram nem bombardearam como outras cidades, pe Mariupol.

A margem esquerda, em frente à cidade de Kherson, é basicamente um parque natural de dunas de areia, a artilharia russa se ficar próxima da margem vai ficar desprotegida e será um alvo fácil para os ucranianos. Além disso depois de tão fartos que estão de dizer que aquilo é Russo é complicado devastar uma cidade "russa" com bombardeamentos. Já uma barragem ir pelos ares e atribuir isso aos Ucranianos é mais fácil de passar, na Rússia pelo menos, e afetaria mais a margem direita. Excluindo a possibilidade de um ataque dessa dimensão, acho que Kherson tem condições para se aguentar bem e viva.

Carrancho, os russos em condições normais, tão cedo, não vão atravessar o Dniepre, a artilharia ucraniana que mencionei ontem, é muito superior à russa ..... mas a Rússia tem capacidade de fustigar a cidade de Kherson, se for abastecida, claro.

Militarmente, o desafio é usar a supremacia da artilharia ucraniana para destruir as defesas russas e permitir o atravessamento do Dniepre. No entanto, parece-me que antes do inverno isto não vai acontecer.

Pedro

por Carrancho_ » 11/11/2022 21:42

MarcoAntonio Escreveu:
PMP69 Escreveu:Também me parece que neste momento e nos próximos meses Kherson não é uma cidade para habitar, pois está ao alcance da artilharia russa. O grande desafio da Ucrânia, é conseguir, com o seu poder de fogo, afastar as forcas russas uns 30/50 kms do Dniepre, para o poder transportor.

Bom, isso aplicou-se durante meses a Karkiv, a segunda cidade mais populosa da Ucrânia.

Parece-me que as pessoas estão lá em Kherson (bastantes) e suspeito que mais ainda vão voltar.

Além disso os edifícios e estruturas foram mais protegidos, os russos não destruíram nem bombardearam como outras cidades, pe Mariupol.

A margem esquerda, em frente à cidade de Kherson, é basicamente um parque natural de dunas de areia, a artilharia russa se ficar próxima da margem vai ficar desprotegida e será um alvo fácil para os ucranianos. Além disso depois de tão fartos que estão de dizer que aquilo é Russo é complicado devastar uma cidade "russa" com bombardeamentos. Já uma barragem ir pelos ares e atribuir isso aos Ucranianos é mais fácil de passar, na Rússia pelo menos, e afetaria mais a margem direita. Excluindo a possibilidade de um ataque dessa dimensão, acho que Kherson tem condições para se aguentar bem e viva.
Um abraço,

Carrancho

por PMP69 » 11/11/2022 21:41

MarcoAntonio Escreveu:Nem por sombras, também não estou a negar isso (antes pelo contrário, estou a aceitar tacitamente que está ao alcance da artilharia).

Não creio é que seja por isso que vá ficar deserta.

Deserta não fica, pois os ucranianos já mostraram que aguentam tudo. Mais, parece-me que neste momento os russos não tem munições suficiente para desperdiçarem.

O que me assusta? Que os EUA forcem os ucranianos a negociar, pois há algo nesta história que me cheira a esturro.

PS: se puderem vejam a análise do Gen. Isidoro Pereira na CNN.

Pedro

por MarcoAntonio » 11/11/2022 21:30

Nem por sombras, também não estou a negar isso (antes pelo contrário, estou a aceitar tacitamente que está ao alcance da artilharia).

Não creio é que seja por isso que vá ficar deserta.
Imagem

Administrador Fórum

por PMP69 » 11/11/2022 21:19

MarcoAntonio Escreveu:

Marco, se há algo que todos aprendemos nos últimos meses, é que o povo ucraniano tem uma resiliência nunca vista.

Não ponho isso em causa, até porque não acredito que os russos alguma vez tenham tido em conta as populações, e pode explicar como os russos retiraram os seus homens.

Agora é inegável que Kherson está ao alcance da artilharia russa.

Há várias variáveis que o tempo vai mostrar, como se os russos têm capacidade para abastecer a parte do Oblast de Kherson que ocupam, e que neste momento não o podem fazer via Crimeia, se conseguem segurar uma linha defensiva na margem direita com 200 kms.

Pedro

por MarcoAntonio » 11/11/2022 20:53

Imagem

Administrador Fórum

por PMP69 » 11/11/2022 20:47

mais_um Escreveu:Parece-me que a retirada russa teve início há algumas semanas, só foi anunciada agora quando estava praticamente concluída.
Ao contrário da ofensiva em Kharkiv não há imagens de material russo capturado (até agora só vi uma foto de um tanque) ou destruído.
Se confirmar-se que não há equipamento pesado abandonado significa que os russos conseguiram retirar o equipamento durante a noite nas últimas semanas, por barcaça ou pelas pontes.

Em relação à população, considerando que antes da guerra a cidade teria cerca de 290 mil habitantes, significa que a maior parte da população abandou a cidade, parece-me obvio, uns porque são pró-russos, outros porque foram obrigados outros porque conseguiram fugir.
Estando a cidade na linha da frente parece-me que vai ficar semi-deserta até a guerra acabar.

Tudo dá a entender que isso se passou, pois se se verificar no mapa interactivo que coloquei, os regimentos de artilharia estão no lado direito do Dniepre, o que indica que podem ter retirado, ainda antes da ponte ser danificada.

As unidades de infantaria ligeira, podem ter retirado durante a retirada dos "civis". No entanto, ontem e hoje houveram combates na margem esquerda do Dniepre.

Hoje, vi uma notícia, mas infelizmente não a encontro, que mencionava que ontem a aviação ucraniana tinha feito cerca de 10 saídas e tinha destruído lançadores russos. O que não deixa de ser extraordinário. Se encontrar coloco.

Também me parece que neste momento e nos próximos meses Kherson não é uma cidade para habitar, pois está ao alcance da artilharia russa. O grande desafio da Ucrânia, é conseguir, com o seu poder de fogo, afastar as forcas russas uns 30/50 kms do Dniepre, para o poder transportor.

Por fim, a retirada russa foi uma operação tactica de grande sucesso, pois retirar 20.000 homens isolados e sem grandes baixas, é um feito.

Pedro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, acintra, Bing [Bot], Google [Bot], m-m, marco1424 e 113 visitantes