Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 27/9/2022 17:57

JUKIMSUNG Escreveu:Com o dividendo actual já seria sempre interessante mas os resultados deste ano podem indicar um dividendo superior ao do ano anterior. Vamos acompanhando sem esquecer que a última
Vez que a tentaram tirar de bolsa foi com uma oferta a 12 €. A próxima presumo que seja bem acima deste valor.

O momento pode não parecer propício mas nunca se sabe.

Nao é altura para entrar nessas batalhas, eu tenho a teoria que a semapa está a preparar-se para "papar" a navigator.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.

Registado: 12/3/2009 3:42

por JUKIMSUNG » 27/9/2022 11:48

Com o dividendo actual já seria sempre interessante mas os resultados deste ano podem indicar um dividendo superior ao do ano anterior. Vamos acompanhando sem esquecer que a última
Vez que a tentaram tirar de bolsa foi com uma oferta a 12 €. A próxima presumo que seja bem acima deste valor.

O momento pode não parecer propício mas nunca se sabe.

Registado: 7/3/2007 19:42

por ParaCima » 26/9/2022 22:58

JUKIMSUNG Escreveu:A ficar interessante para um possível ressalto. Já não esperava poder comprar a estes valores tão cedo.

Aqui ha uns dias (2anos) teve nos 5 euros e qualquer coisa. Estará abaixo do valor justo, na minha opiniao, sim. O mercado raras vezes anda pelo valor justo, o ptoblema é que o mercado está bem acima do mercado justo... o beta da semapa nao engana.

Nunca fiando ate o es chegar abaixo dos 2800/3000.

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

o que interessa

por JUKIMSUNG » 26/9/2022 15:28

A ficar interessante para um possível ressalto. Já não esperava poder comprar a estes valores tão cedo.

Registado: 7/3/2007 19:42

por ParaCima » 20/9/2022 22:20

\:D/
Panchito Escreveu:Bela correção da Semapa, quase 15% em 20 dias, a aproveitar para recomprar o que tinha vendido.

4 de Novembro a apresentação dos resultados trimestrais.

Se o laurinho andasse pela herdade, nesta fase, acredito que o prudencio nao lhe largava as calças.

A semapa é uma empresa exrraordinaria, mas é ciclica. Todos percebemos que no cimento nao existira procura, is custos da energia estao a disparar...

Acredito na empresa, mas o prudencio aqui de casa tambem nao me larga.

o que interessa

por Panchito07 » 20/9/2022 18:03

Bela correção da Semapa, quase 15% em 20 dias, a aproveitar para recomprar o que tinha vendido.

4 de Novembro a apresentação dos resultados trimestrais.

Registado: 5/8/2016 23:06

por tami » 11/8/2022 16:21

Obrigado Panchito, também me parece que seja por aí. O que me levantou dúvidas é que por vezes olha-se para os volumes para tentar perceber o sentimento em relação a uma cotada, e embora não me preocupe muito com isso, fiquei curioso em relação à forma de operar da de giro (principalmente porque neste momento é provável que seja a plataforma com mais users).

Registado: 28/12/2015 16:15

por Panchito07 » 11/8/2022 16:11

tami Escreveu:Boa tarde,

normalmente negoceio pelo bancoinvest, mas hoje fiz um reforço na semapa através da degiro que não percebi bem. Comprei por volta das 12:00 1160 ações a 14,50€, que apesar de terem sido logo satisfeitas e aparecerem na minha conta, não apareceram no volume diário da ação em nenhuma das plataformas (o valor da ação inclusive manteve-se a 14,48€). Entretanto fui ver os dados da transação, e aparentemente negociou através de outra "bolsa", XTXE ao invés de XLIS:

Data
11/08/2022 12:40:53
Compra
Bolsa
XTXE
Qnt.
1160

No entanto, ao pesquisar na degiro só me aparece mesmo aquele ticker, não consigo perceber o que fiz mal - e as possíveis consequências. Negoceio há 4 ou 5 anos pelo invest e carregosa, e nunca me aconteceu nada do género. Alguem que trabalhe com a degiro me consegue elucidar?

Obrigado

Olá Tami, isso já me aconteceu várias vezes na compra e venda da Semapa na degiro e nunca houve nenhuma consequência.
As ações entraram na tua carteira? Então não há nenhum problema.

Chego a pensar que estamos a comprar diretamente à degiro, por isso não altera o book de ofertas. Apenas uma teoria.

por tami » 11/8/2022 15:19

Obrigado pela resposta, Nirsup. No entanto, as comissões foram as mesmas (0,50€), e em sitio nenhum encontro esse pormenor de escolher a bolsa aquando da ordem. Entretanto fui confirmar ordens anteriores, e aparentemente já me tinha acontecido (compra na "MESI"), e na altura quando vendi foi na XLIS. Vou-me deixar de experiencias com degiros...

por NirSup » 11/8/2022 15:00

Simples. Aparecem várias opções. Clicaste na opção errada. Nada que já não me tenha acontecido a mim.
Tens de estar atento para verificares em que Bolsa a ordem (de compra ou venda) é dada.
Implicações? Mais custos, regra geral. E a venda terá de ser feita na mesma Bolsa.
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

Registado: 29/4/2014 15:34

por tami » 11/8/2022 14:16

Boa tarde,

normalmente negoceio pelo bancoinvest, mas hoje fiz um reforço na semapa através da degiro que não percebi bem. Comprei por volta das 12:00 1160 ações a 14,50€, que apesar de terem sido logo satisfeitas e aparecerem na minha conta, não apareceram no volume diário da ação em nenhuma das plataformas (o valor da ação inclusive manteve-se a 14,48€). Entretanto fui ver os dados da transação, e aparentemente negociou através de outra "bolsa", XTXE ao invés de XLIS:

Data
11/08/2022 12:40:53
Compra
Bolsa
XTXE
Qnt.
1160

No entanto, ao pesquisar na degiro só me aparece mesmo aquele ticker, não consigo perceber o que fiz mal - e as possíveis consequências. Negoceio há 4 ou 5 anos pelo invest e carregosa, e nunca me aconteceu nada do género. Alguem que trabalhe com a degiro me consegue elucidar?

Obrigado

por tami » 5/8/2022 12:09

Sexta-feira com um volume interessante face ao normal, com constantes ordens de venda "tampão" que não chegam a ser executadas. Parece-me que querem segurar a cotação num patamar mais baixo, duvido que consigam.

por ParaCima » 3/8/2022 7:59

Eurobrexit Escreveu:
ParaCima Escreveu:
Eurobrexit Escreveu:Diria que....
considerando alteração de estatutos
considerando o que tentaram no passado
...
um dia destes compram ações próprias e tiram a SEMAPA de Bolsa....

Nao funciona assim... podem tirar, mas para comprarem ao preco que "querem". 90% das accoes sujeitas a oferta têm de ser adquiridas. Nao interessa comprar acçoes proprias por terem menor probabilidade de conseguirem os tais 90% numa futura opa e pelo fraco volume as compras fariam a açao disparar, caso contrarip seria dificil fazerem recompras significativas.

Penso que o dinheiro terá dois fins, sendo eles a compra dos 30% da navigator a grande responsavel pela criacao de cash no grupo e novos negocios atraves da next ou investimentos massivos no ambiente. Penso que o ambiente seria a melhor aposta, contratos leoninos e seguros. Vamos ver no que dá.

Ambiente/Floresta de forma estruturada e em Parceria com o Governo de Portugal - isso sim seria uma Reforma/Investimento Estruturante para MUDAR o estado de sítio das Florestas/Terrenos Rústicos e, consequentemente, INCÊNDIOS.

Isto devia ter TODO o APOIO do PRR e AFINS

Aparentemente os politicos nao têm interesse nessa materia. Basta observar que portugal é dos paises na europa onde todos os anos ardem mais Hectares. Podemos falar da gestao florestal mas ai mais virado para a biomassa, mas eu referia-me ao tratamento de aguas, rsu, empresas municipais de agua.

Estes sao necessidades diarias que têm ser satisfeitas e que muito delas têm os tais contratos.

o que interessa

por Eurobrexit » 3/8/2022 3:30

ParaCima Escreveu:
...

Nao funciona assim... podem tirar, mas para comprarem ao preco que "querem". 90% das accoes sujeitas a oferta têm de ser adquiridas. Nao interessa comprar acçoes proprias por terem menor probabilidade de conseguirem os tais 90% numa futura opa e pelo fraco volume as compras fariam a açao disparar, caso contrarip seria dificil fazerem recompras significativas.

Penso que o dinheiro terá dois fins, sendo eles a compra dos 30% da navigator a grande responsavel pela criacao de cash no grupo e novos negocios atraves da next ou investimentos massivos no ambiente. Penso que o ambiente seria a melhor aposta, contratos leoninos e seguros. Vamos ver no que dá.

Ambiente/Floresta de forma estruturada e em Parceria com o Governo de Portugal - isso sim seria uma Reforma/Investimento Estruturante para MUDAR o estado de sítio das Florestas/Terrenos Rústicos e, consequentemente, INCÊNDIOS.

Isto devia ter TODO o APOIO do PRR e AFINS

Registado: 29/11/2007 10:27

por ParaCima » 3/8/2022 1:06

...

o que interessa

por Eurobrexit » 3/8/2022 0:44

Diria que....
...

Registado: 29/11/2007 10:27

por Panchito07 » 3/8/2022 0:21

Spfgg Escreveu:
São as opções mais prováveis.
Há algum precedent/histórico de empresas na bolsa portuguesa fazerem buybacks?

Os ctt, galp e novabase têm programas abertos de recompras de ações. Cada vez vê-se mais abertura das direções para os programas de recompras .

por Spfgg » 2/8/2022 19:56

Panchito Escreveu:Que leva a uma questão: O que a Semapa vai fazer com o dinheiro que gera?
- Recompras de ações
- Aumentar os dividendos

São as opções mais prováveis.
Há algum precedent/histórico de empresas na bolsa portuguesa fazerem buybacks? Porque parece-me que a generalidade dos participantes tem preferência por dividendos -- não que eu concorde com essa preferência.

Registado: 3/10/2017 9:05

por Panchito07 » 1/8/2022 23:44

O que mais me impressionou foi a redução do passivo de 177 milhões para 108 em 1 trimestre. Parece que vai ficar sem nenhum passivo rapidamente.

Que leva a uma questão: O que a Semapa vai fazer com o dinheiro que gera?
- Recompras de ações
- Aumentar os dividendos
- Novas linhas de negócios
- nada, simplesmente acumular caixa

Não sei o que fará a diretiva, o futuro nos dirá ....

por ParaCima » 29/7/2022 21:13

Resultado normal para quem viu os da navigator.

o que interessa

por tami » 29/7/2022 19:29

por maturidade » 29/7/2022 8:46

Boas.

Hoje devem apresentar resultados estrondosos.
E se viessem anunciar a retirada da empresa da bolsa com um prémio CHORUDO, sobre o restante
que ainda negoceia em bolsa, então isso era a cereja no topo do bolo.
Esta menina e a SONAE COM não sei o que andam a fazer na bolsa.

abraços

Registado: 2/3/2016 20:30

por LaribauFarmer » 21/7/2022 15:13

LaribauFarmer Escreveu:
PS.: Quanto ao "barato", já este mais, mas ainda assim, com uma correçãozita de 14% em relação ao nosso último preço de venda, merece uma nova entrada para breve...

Pois, parece que sim, que está a nosso jeito...

Lá entrámos nós nesta Lavoura outra vez... 8-)

Registado: 20/3/2021 22:08

por ParaCima » 15/7/2022 23:06

Eu acho que vai aos 100€. Isto nao é comentario que se apresente.

o que interessa

por ogal » 14/7/2022 17:00

Sim eu também acho, mas é apenas intução minha.... Essa afirmação tem fontes?

Registado: 22/2/2017 15:28

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], CC-5, GaussSLB47, icemetal, macau5m, Mmmartins, Olhar Leonino, PAULOJOAO, PMP69, sergio.silva.vedor1976, yggy e 66 visitantes