Caldeirão da Bolsa

Fibonacci... Ou outros? Alguém detectou?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 25/10/2004 16:05

Claro que o mercado é feito por pessoas e essas pessoas são influenciadas por factores. Mas esses factores não são os indicadores mas outros de natureza bem diferente:

- Liquidez / Disponibilidade Financeira

- Indice de Confiança e Expectivas Futuras

- Rumores e Notícias quanto à actividade das Empresas

e por aí adiante.

O peso daqueles que se movem influenciados por indicadores é insignificante e duvido que seja mensurável.

Em cada 10 investidores quantos é que vendem porque o indicador XIS está na situação XPTO?

E qual é o peso do capital desse investidor no mercado?

Isto não quer dizer que os indicadores sejam inúteis. Não são inúteis, a questão é que não influenciam nem é suposto que influenciem de forma minimamente significativa o comportamento dos mercados.

O que acontece a seguir no mercado não é porque o indicador xpto está assim ou assado. Quanto muito, estando o indicador xpto assim ou assado há uma certa probabilidade de ocorrer isto ou aquilo (pela simples razão de que o indicador nesse caso descreve uma situação-tipo).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Sim. Tem razão!

por maya » 25/10/2004 15:55

Foi um descuido... claro que não são os indicadores... que influênciam o mercado... (Embora por vezes pense que não devemos descurar essa análise.)

Os indicadores são o resultado do mercado...

Mas o mercado é feito por pessoas... há elementos que influênciam as pessoas... Eu queria saber quais são algumas dessas variáveis...
Ha variaveis.. que já vi que influênciam as pessoas...
Claro que isto será para a parte de análise téccnica... na vertente fundamental... já será diversa... com a suas especificidades a análise.

De qualquer forma, foi pela tortuosidade das questões que pedi ajuda!
E ainda peço!

Cumps
Cumprimentos,
O Maya

" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"

Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.

Registado: 23/10/2004 23:08

por MarcoAntonio » 25/10/2004 15:45

Eu penso que é um pressuposto errado olhar para um indicador na perspectiva de que este influncia o mercado. Um indicador não influencia o mercado, é o reflexo do que se passa no mercado e serve apenas para analisar o mesmo.

Quanto muito influencia o investidor que o(s) acompanha, mas não o mercado no seu global.

E ainda que consideremos que uma parcela dos investidores decidam com base nos indicadores, convém dizer que o peso real destes investidores no mercado não é minimamente significativo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Sorry

por maya » 25/10/2004 14:54

ESqueci-me de pesquisar se já havia esta questão!

Bem de qualquer forma ... e considerando que sim.. ninguem respondeu exactamente aquilo que pergunto.. de modo que agradeço quaisquer respostas!
E que se mantem a pergunta.

Cumps
Cumprimentos,
O Maya

Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.

Fibonacci... Ou outros? Alguém detectou?

por maya » 25/10/2004 14:38

Pois é só para saber... como tou a entrar no esquema...
Espero nãio tar a ser muito aborrecido para quem gere o forum? (Daqui por uns dias o normal será passar a pergutnar menos e agir mais... entretanto anda a labia...

Contnuando, alguem sabe indicadores que tenham influÊncia efectiva no nosso mercado e que seria bom eu não descurar?

Atenciosamente,
Bons Negócios!
Cumprimentos,
O Maya

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, Dar Adal, Ferreiratrade, Google [Bot], m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, silva_39, vasco007 e 281 visitantes