Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Alvaro
Se ELES quiserem é já amanhã!
Se ELES quiserem é já amanhã!
- Registado: 16/6/2016 10:21
lobus, não será amanhã, mas estes milhões todos doas trapalhadas do PS com os aeroportos vão meter mais uns largos milhões na Mota. Mas ainda virá uns furoa abaixo, voltou para trás, só um milagre fará valer os 1.25. 

- Registado: 31/5/2014 23:07
Algum dia irá subir , digo eu , mas quando !?
- Registado: 11/7/2015 18:32
E pq é que há-de vir aos 1.15 com volume?
Já não chega de desgraças com esta ação?
Já não chega de desgraças com esta ação?
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Não me parece que venda antes dos 1,55.
CumPrim/
ValeAquilino[/color][/b]
se vier abaixo de €1,15 com volume, não vendes?

Vale
Esperemos que não emore muito!
Em que ilha dos açores é que vives?
Cumprimentos
Esperemos que não emore muito!
Em que ilha dos açores é que vives?
Cumprimentos
O 1,25, aguentou relativamente bem.
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
kidd Escreveu:Bom dia Vale
Ainda mantens a tua posição?
Cumprimentos
kidd. Reforcei a 1,282, na subida.

Não me parece que venda antes dos 1,55.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Bom dia Vale
Cumprimentos
Cumprimentos
Àlvaro Escreveu:Vale, parece absurso que venha a preços tão baixos (a Mota pode ganhar 15 cêntimos por ação este ano) mas a verdade é que parece querer voltar para trás.
Cada vez mais na mesma. Não dá para entender,

CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- MOTA 29Junho.png (117.95 KiB) Visualizado 5528 vezes
José Ortega Y Gasset
Vale, parece absurso que venha a preços tão baixos (a Mota pode ganhar 15 cêntimos por ação este ano) mas a verdade é que parece querer voltar para trás.
O que é demais é molestia!!!!!! 

Gun, até pode acontecer haver um interesse em pôr a Mota a jeito de uma volta maior. Mas até lá... a subida das taxas afastará sempre os investidores das empresas com dívidas grandes.
a martifer é só contratos
a ME é uma verdadeira comédia “chinesa”
a ME é uma verdadeira comédia “chinesa”

kidd Escreveu:Se não lhes interessa a cotaçã,o para que é que um dos big bosses comprou creca de 500.000 a 1,39€
Não é para ganhar alguma coisa com uma possivel valorização acima do preço de compra?
Se eu fosse dono de uma empresa, gostava que ela tivesse uma cotação elevada, quanto mais elevada melhor
Nope… a cotação estar baixa, quanto mais baixa melhor, pode ser bom precisamente pelo que escreves no primeiro parágrafo, e enquanto existir essa intenção
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Se não lhes interessa a cotaçã,o para que é que um dos big bosses comprou creca de 500.000 a 1,39€
Não é para ganhar alguma coisa com uma possivel valorização acima do preço de compra?
Se eu fosse dono de uma empresa, gostava que ela tivesse uma cotação elevada, quanto mais elevada melhor
Eduardo R. Escreveu:trend=friend Escreveu:Para a Lusoponte basta uma regra de tres simples disto
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -lusoponte
Para a Martifer ainda é mais fácil, cerca de 40%.
Mesmo que só gerisse estas duas participações quanto dava?![]()
E qual o mkt cap da Mota?
Valem 207M. Já não é nada mau, mas creio que o problema de fundo mantém-se: a Mota tem um pipeline gigante mas teima em apresentar margens ínfimas; recebe em moeda fraca e tem uma dívida muito grande (não interessa tanto a comparação com os pares porque esses estão falidos, como a Teixeira Duarte); é altamente cíclica e comporta-se em linha com o ciclo de petróleo e algumas commodities. Com estas perguntas todas não estou a desvalorizar o investimento na empresa, mas nunca gostei desta gestão e não os vejo particularmente preocupados em apresentar e seguir uma estratégia de crescimento sólido e contínuo como fez, por exemplo, a Martifer (basta ler os relatórios e contas desses desde 2017 ou 2018 e ver o que é uma empresa de construção bem gerida).
A questão é essa, retalhada valerá significativamente mais que o market cap. Ora se só nessas duas, e uma delas uma cash cow já sem dívida e a entrar nos melhores anos da concessão, faz mais de 200 milhões… e com a EGF passaria o market cap, pois há vários anos pagou 150m e a empresa não estará pior com internacionalização, etc. Como muitas outras, peca por ser holding demasiado diversificada…
Concordo plenamente com o tema das margens, a questão cambial e a dívida é significativa mas muito mais gerível que pares relevantes (a TD já não o é…). Já a correlação com o petróleo não se tem verificado, basta ver o último ano. E concordo acima de tudo com o tema da gestão, a cotação para eles é irrelevante, a apresentação apenas semestral de resultados basta para demonstrar isso.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Martifer na qual a Mota se não me engano tb tem uma participação.
trend=friend Escreveu:Para a Lusoponte basta uma regra de tres simples disto
Mesmo que só gerisse estas duas participações quanto dava?![]()
Valem 207M. Já não é nada mau, mas creio que o problema de fundo mantém-se: a Mota tem um pipeline gigante mas teima em apresentar margens ínfimas; recebe em moeda fraca e tem uma dívida muito grande (não interessa tanto a comparação com os pares porque esses estão falidos, como a Teixeira Duarte); é altamente cíclica e comporta-se em linha com o ciclo de petróleo e algumas commodities. Com estas perguntas todas não estou a desvalorizar o investimento na empresa, mas nunca gostei desta gestão e não os vejo particularmente preocupados em apresentar e seguir uma estratégia de crescimento sólido e contínuo como fez, por exemplo, a Martifer (basta ler os relatórios e contas desses desde 2017 ou 2018 e ver o que é uma empresa de construção bem gerida).
- Registado: 29/3/2022 14:04
trend, tens razão, o setor não ajuda, a bolsinha que é o Psi tbm não, mas o principal problema é o capital chinês lá metido. Os falcões estão sempre ativo a bicar nas suas presas.
Acrescenta a isso uma forte resistência em 1.30 e tens aí o caldo. Para cereja há a dúvida em relação às taxas de juros, o penaliza as dívidas maiores. Tudo junto recomenda não lhe tocar.

Para a Lusoponte basta uma regra de tres simples disto
Mesmo que só gerisse estas duas participações quanto dava?
E há quem diga que os mercados são eficientes, e em mercados de 3.a como PT…
Ou seja, para quem percebe de AF e afins, fará sentido estas duas participações valerem cerca de 2/3 do market cap da Mota (e a da Lusoponte até envolveria prémio de controlo…)? Pode juntar-se a EGF que é outra significativa face ao valor de aquisição há uns anos e está feito o market cap.
Não sei o que valem as outras 300 e tal empresas ou os 7 ou 8 biliões em pipeline de obras. E a dívida, não sendo baixa face ao EBITDA, não é estratosférica e bem melhor que alguns pares. Se a Mota estivesse num mercado de segunda divisão (não de primeira) valeria obviamente mais, parece-me evidente. Um pouco como o Benfica ou o Porto vs os clubes ingleses, franceses ou italianos, num exemplo simplista. Perdem logo na bolsa pelo sector, claro, mas também por estarem em Portugal. Haverá alguém que invista em clubes de futebol em Portugal numa lógica de all in? Claro que não…
Mesmo que só gerisse estas duas participações quanto dava?

E há quem diga que os mercados são eficientes, e em mercados de 3.a como PT…
Ou seja, para quem percebe de AF e afins, fará sentido estas duas participações valerem cerca de 2/3 do market cap da Mota (e a da Lusoponte até envolveria prémio de controlo…)? Pode juntar-se a EGF que é outra significativa face ao valor de aquisição há uns anos e está feito o market cap.
Não sei o que valem as outras 300 e tal empresas ou os 7 ou 8 biliões em pipeline de obras. E a dívida, não sendo baixa face ao EBITDA, não é estratosférica e bem melhor que alguns pares. Se a Mota estivesse num mercado de segunda divisão (não de primeira) valeria obviamente mais, parece-me evidente. Um pouco como o Benfica ou o Porto vs os clubes ingleses, franceses ou italianos, num exemplo simplista. Perdem logo na bolsa pelo sector, claro, mas também por estarem em Portugal. Haverá alguém que invista em clubes de futebol em Portugal numa lógica de all in? Claro que não…
Clint Eastwood
Clint Eastwood
XxxTOP GUNxxX Escreveu:Artista Romeno Escreveu:Se me pagassem ate podia dizer que a mota valia 10 euros e faria tanta gente feliz
romeno,
compreendo que para ti a mota seja um "conglomerado de contas 27 ruinosas" e um "cem número de projectos com margens nulas".![]()
decorre então, que a tua avaliação, que por acaso até desconheço, seja inferior a € 10/acção, daí a tua afirmação carregada de ironia![]()
viewtopic.php?p=1703042#p1703042
todavia, nem todos concordam contigo, deixo o comentário anexo, e o link do mesmo,
não despiciente será a opinião da estrutura accionista da ME
viewtopic.php?p=1707218#p1707218
E onde está a avaliação dessas empresas? Não preciso das 400, selecionem 3 ou 4 das mais valiosas. E porquê abater 1b? A Mota Engil não tem uma dívida >1.7b?
- Registado: 29/3/2022 14:04
Logo sobe, não se preocupem!
Os vendedores hão de esgotar-se, tudo tem o seu tempo!
Os vendedores hão de esgotar-se, tudo tem o seu tempo!
- Registado: 12/2/2014 14:33
Desta vez com a Guiné Conacri é que vai.
https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR83192.pdf
Mais uma obra ganha, mas depois vai-se a ver e nada,

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, darkreflection, Google [Bot], Goya777, karaya75, latbal, Luzemburg, m-m, macau5m, MXMX, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1 e 174 visitantes