Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Mais um moedinha.... Mais uma volta!!!!!!!! 

- Registado: 16/6/2016 10:21
Eduardo R. Escreveu:kidd Escreveu:Então os bancos analisam uma ação com base em quê!!!
Bola de cristal????
Algums fundamento devem ter!!!
Ficarias surpreendido.
Dao aos kidds da vida o que querem ouvir...se lhes dissesem a verdade nao gerava corretagens n é.... Se me pagassem ate podia dizer que a mota valia 10 euros e faria tanta gente feliz
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
kidd Escreveu:Então os bancos analisam uma ação com base em quê!!!
Bola de cristal????
Ficarias surpreendido.
- Registado: 29/3/2022 14:04
Comichão propriamente não faz!!!!
Mas irrita-me profundamente sairem noticias de contratos de centanas de milhões e ela simplesmente não mexe!!
Abraço

Mas irrita-me profundamente sairem noticias de contratos de centanas de milhões e ela simplesmente não mexe!!

Abraço
Bola de cristal????
Muitas vezes analisam conforme lhes convém - também gerem carteiras, e muitas vezes interessa-lhes que determinado ativo valorize ou desvalorize. Não digo que seja sempre assim, nem que seja este o caso, mas eu colocaria reservas em confiar cegamente em quem detém interesses que podem ter conflito com os meus.
Disclaimer: estou dentro da Mota, e com uma posição generosa. No entanto, se as variações diárias me fizessem comichão, não hesitaria em sair.
- Registado: 28/12/2015 16:15
deixo uma questão aos técnicos da análise técnica:
nos últimos meses a ME tem subido sempre com bom volume a acompanhar;
quando desce fá-lo às custas de poucas trocas de mãos no papel, tal como hoje;
até mesmo quando o DAX desceu 4000 pts de máximos, o SP500 desceu 1000 pts também de máximos, a ME tende a ter o comportamento acima, subidas com volume, descidas com poucas vendas de acções;
face ao exposto, a dizer que, algo deverá estar para decorrer em breve
eu estou tranquilo, se por um lado nem o total das minhas conseguem rodar
por outro lado, encaro a ME como o meu envelope de drawdown futuro
nos últimos meses a ME tem subido sempre com bom volume a acompanhar;
quando desce fá-lo às custas de poucas trocas de mãos no papel, tal como hoje;
até mesmo quando o DAX desceu 4000 pts de máximos, o SP500 desceu 1000 pts também de máximos, a ME tende a ter o comportamento acima, subidas com volume, descidas com poucas vendas de acções;
face ao exposto, a dizer que, algo deverá estar para decorrer em breve

eu estou tranquilo, se por um lado nem o total das minhas conseguem rodar

por outro lado, encaro a ME como o meu envelope de drawdown futuro

Bola de cristal????
Caro kidd,
Não dês isso por garantido.
As razões subjacentes aos BITAITES que lançam para o mercado nem às paredes as confessam. Ah, mas eles podem.
Primeiro veio o Pai (Santander)
Agora vem o Filho (JB Capital)
Será que a seguir vem o Espírito Santo?
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Então os bancos analisam uma ação com base em quê!!!
Bola de cristal????
Bola de cristal????
kidd Escreveu:Eduardo
Então p Price Target de 2.60€ é para inglês ver não!!!!
Eu perguntei por razões fundamentais, e tu dás-me opiniões de bancos. Se isso fosse suficiente, estava rico, a cada momento há sempre uma ou outra empresa com potencial de valorização de 100% (Altri, Semapa, BCP, agora a Mota-Engil...).
"All in" na Mota Engil e até mesmo em qualquer ação é sempre muito arriscado. Mas na atual conjuntura, no meu caso, justifica uma boa percentagem de alocação de recursos. A guerra não pode durar indefinidamente e alguns dos seus efeitos podem reduzir-se ou extinguir-se se e quando, se vislumbrar possíveis negociações para terminar o conflito.
- Registado: 9/3/2017 16:10
Cada vez melhor!!!!!!! 

minibull Escreveu:o que pode potenciar a formação de uma multibagger extraordinária.
Abraço.
eu a julgar que era sozinho no “all in”

já estou à espera há quase 2 anos…..
há-de haver o dia que vai aos €2 num instante….. (pois esse deveria ser o preço no presente, mesmo com o cenário macroeconómico actual.
Eduardo
Quais são as razões fundamentais para entrar na Mota-Engil? Eu percebo que sempre que há um ciclo forte de commodities, os mercados preferenciais beneficiam economicamente e aumenta o investimento em obras públicas. No entanto, isso é apenas conjetural e a Mota-Engil mantém-se em má forma financeira há anos a fio: dívida enorme, book de encomendas sólido mas denominado em moedas fracas, margens ridiculamente baixas, etc. Desde a entrada do novo acionista pouco se viu e, como referiram aí atrás, pareceu ser mais uma forma de diversificar e comprar influência do que propriamente investir na expansão da empresa.
Parece-me que estão a confiar demasiado no aumento das receitas via evolução favorável das economias africanas e sul-americanas, mas a verdade é que isso se traduzirá quase certamente em ganhos de curto-prazo até o preço do petróleo normalizar. No entanto, se esses ganhos coinciderem com um meltdown dos mercados devido à inflação e/ou recessão, podeão ter uma melhoria do balanço e, em simultâneo, uma contração de múltiplos. Dessa forma, não beneficariam de nenhum tipo de ganho (com a exceção, eventualmente, de um aumento temporário de dividendos).
Parece-me que estão a confiar demasiado no aumento das receitas via evolução favorável das economias africanas e sul-americanas, mas a verdade é que isso se traduzirá quase certamente em ganhos de curto-prazo até o preço do petróleo normalizar. No entanto, se esses ganhos coinciderem com um meltdown dos mercados devido à inflação e/ou recessão, podeão ter uma melhoria do balanço e, em simultâneo, uma contração de múltiplos. Dessa forma, não beneficariam de nenhum tipo de ganho (com a exceção, eventualmente, de um aumento temporário de dividendos).
Minibull
Tb penso da mesma forma!
No entanto, custa ter o dinheiro parqueado tanto tempo, e desse modo perder outras oportunidades de investimento
Mas aguardemos!
Obrigado
Abraço
Tb penso da mesma forma!
No entanto, custa ter o dinheiro parqueado tanto tempo, e desse modo perder outras oportunidades de investimento
Mas aguardemos!
Obrigado
Abraço
Kidd,
Quanto a mim, já vou em mais de 3 anos.
Pero, tranquilo e sempre a reforçar.
Desmobilizando noutras, e concentrando nesta, que quanto a mim é a que tem mais potencial.
Inclusivé fazendo o que nunca fiz, em 52 anos de actividade bolsista, e que desaconselho todos aqueles que fazem o favor de confiar na minha opinião, e ma procuram : um all in.
Mas a minha opinião acerca desta empresa já a explanei em minhas intervenções anteriores aqui no Forum, e que seria fastidioso estar a repetir.
Mas olhemos para o historial gráfico da empresa, e os valores que já atingiu no passado. E tinha então o potencial que tem agora ? não tinha .
E tinha como sócio a 4a maior construtora mundial, que não escolheu associar-se à Mota Engil por acaso ? não, não tinha.
E tinha 8 000 000 milhões de encomendas ? claro que não tinha, nem de perto nem de longe.
E tinha as obras gigantescas que está a ganhar no México, entre muitissimas outras ? Nop.
E tinha por detrás do seu 2º maior accionista, uma mega potência económica, que quer a todo o custo entrar, ainda mais em África, que tem sede de infraestruturas que esta empresa tem o saber como e a capacidade de as construir, e África que é rica em matérias primas de que a China precisa, como " de pão para a boca". obviamente que pela primeira vez na sua história tem esta conjugação de factores.
tudo somado, quanto a mim, está brutalmente subvalorizada, o que pode potenciar a formação de uma multibagger extraordinária.
Abraço.
Quanto a mim, já vou em mais de 3 anos.

Pero, tranquilo e sempre a reforçar.

Desmobilizando noutras, e concentrando nesta, que quanto a mim é a que tem mais potencial.
Inclusivé fazendo o que nunca fiz, em 52 anos de actividade bolsista, e que desaconselho todos aqueles que fazem o favor de confiar na minha opinião, e ma procuram : um all in.
Mas a minha opinião acerca desta empresa já a explanei em minhas intervenções anteriores aqui no Forum, e que seria fastidioso estar a repetir.
Mas olhemos para o historial gráfico da empresa, e os valores que já atingiu no passado. E tinha então o potencial que tem agora ? não tinha .
E tinha como sócio a 4a maior construtora mundial, que não escolheu associar-se à Mota Engil por acaso ? não, não tinha.
E tinha 8 000 000 milhões de encomendas ? claro que não tinha, nem de perto nem de longe.
E tinha as obras gigantescas que está a ganhar no México, entre muitissimas outras ? Nop.
E tinha por detrás do seu 2º maior accionista, uma mega potência económica, que quer a todo o custo entrar, ainda mais em África, que tem sede de infraestruturas que esta empresa tem o saber como e a capacidade de as construir, e África que é rica em matérias primas de que a China precisa, como " de pão para a boca". obviamente que pela primeira vez na sua história tem esta conjugação de factores.
tudo somado, quanto a mim, está brutalmente subvalorizada, o que pode potenciar a formação de uma multibagger extraordinária.
Abraço.
- Registado: 17/5/2021 15:59
Minibull
Andamos neste rame rame há mais de um ano!!!!
ABC
Andamos neste rame rame há mais de um ano!!!!

ABC
De salientar um outro aspecto de não somenos importância : os grandes contratos, alguns acima de 1 B, foram celebrados em US dólar, quando o EUR/DOLAR se encontrava a 1,15/1,17.
Neste momento com o EUR/DOLAR A 1,05, haverá um importante ganho cambial.
Abc.
Neste momento com o EUR/DOLAR A 1,05, haverá um importante ganho cambial.
Abc.
86% da divida é em Euros e pagaram em 2021 5.1% de taxa média? E isso que as euribors estavam negativas...
taxas altas e possivel recessao aqui nao ajudam nao.
Positivo, países como Angola estao a receber mais dinheiro do petroleo e parte irá para investir em infraestructuras
taxas altas e possivel recessao aqui nao ajudam nao.
Positivo, países como Angola estao a receber mais dinheiro do petroleo e parte irá para investir em infraestructuras
- Registado: 17/7/2014 22:33
Neste aspecto a Mota está com os pés em terra firme, pois no último exercício amortizou cento e tal milhões de dívida.
Para além disso emitiu um elevado montante em obrigações a um juro muito favorável e a um prazo longo. Esse facto muito foi criticado por alguns, mas agora se percebe o alcance das medidas tomadas, com vista a se precaver da previsível subida dos juros.
Abc.
Para além disso emitiu um elevado montante em obrigações a um juro muito favorável e a um prazo longo. Esse facto muito foi criticado por alguns, mas agora se percebe o alcance das medidas tomadas, com vista a se precaver da previsível subida dos juros.
Abc.
Se o índice for para cime irá atrás, mas a Mota precisa de vir ao mercado falar de financiamento da dívida. Isso aí poderia ajudar ao movimento para cima. É que a subida de juros bebeficia bancos e empresas pouco endividadas, mas penaliza estas. E muito... 

- Registado: 31/5/2014 23:07
KIDD, no stress
Não esquecer que nas empresas que achamos subvalorizadas; se efectivamente estão, como acho convictamente ser o caso desta, a paciência compensa.
Deixar a malta que gosta de ganhar 2/3 cêntimos durante 4 ou 5 vezes.
Quando e se der o forte arranque, têm 2 opções: ou ficam com os 10 ou 12 cêntimos das várias compras e vendas que fizeram e perdem o comboio, ou vão comprá-las 20 cts mais acima, tendo sido em vão todo o esforço diário que andam a fazer de compras e vendas consecutivas e de comissões pagas.
Por isso no stress, e nesses momentos lembrar as palavras sábias do mestre WB
ABC

Não esquecer que nas empresas que achamos subvalorizadas; se efectivamente estão, como acho convictamente ser o caso desta, a paciência compensa.
Deixar a malta que gosta de ganhar 2/3 cêntimos durante 4 ou 5 vezes.
Quando e se der o forte arranque, têm 2 opções: ou ficam com os 10 ou 12 cêntimos das várias compras e vendas que fizeram e perdem o comboio, ou vão comprá-las 20 cts mais acima, tendo sido em vão todo o esforço diário que andam a fazer de compras e vendas consecutivas e de comissões pagas.
Por isso no stress, e nesses momentos lembrar as palavras sábias do mestre WB

ABC
A estes preços não vou vender de certeza!!! 

kidd, sugiro que troques de banco ou corretora para outro em que também tenham o botão de vender, assim quando estiveres muito frustado e numa de lamentações sempre podes vender e partir para outras paragens.
- Registado: 2/5/2020 20:05
kidd Escreveu:Um anormal a vender 76.643 a 1,27€![]()
Como é que isto há-de subir!!!!!![]()
CARTEIRA DE ENCOMENDAS CENTRAL
# SHARES COMPRA VENDA SHARES #
1 2 500 1,264 1,268 4 733 2
1 2 091 1,262 1,27 76 643 1
7 36 188 1,26 1,272 37 872 6
3 11 547 1,258 1,274 13 818 3
6 83 391 1,256 1,276 68 236 3
2 22 638 1,254 1,278 9 000 2
1 9 202 1,252 1,28 27 632 4
8 29 818 1,25 1,282 4 500 1
2 12 294 1,248 1,284 9 202 1
1 9 202 1,244 1,286 17 079 2
Alguém a vender acções em bolsa.
Onde é que já se viu!

The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], BullDuck, Denário, Google [Bot], iniciado1, karaya75, latbal, lito, m-m, macau5m, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Purificaçao, Shimazaki_2, trilhos2006, Zecadiabo e 149 visitantes