Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Galp - Tópico Geral

por MPCapital » 14/6/2022 19:25

Tenho Galp no meu portfolio de dividendos, vendi um pouco a semana passada apenas porque o valor total da posição em "oil&gas" excede o meu objetivo dada a valorização ótima que tem tido quer na Galp quer em outras empresa deste setor. É a terceira vez no último ano, acho, que "tenho" de vender um pouco em energia por boas razões.

Acho que não é má política capturar alguns ganhos em energia neste momento depois deste bull run. Claro que temos a tese de nos anos à frente continuarmos em super-cycle em commodities e em concreto em energia, bem sustentada, mas como não há bola de cristal não é má ideia ir metendo uns trocos ao bolso.

Mesmo sem bola de cristal, acho que é pacífico dizer-se que ninguém aqui verá o fim dos combustíveis fósseis. Parafraseando uma leitura recente, nos últimos 20 anos o planeta investiu + de $USD 5 Trillion em energia "verde", o resultado foi a redução da percentagem de combustíveis fósseis na originação de energia primária de 86% para 84%... sendo que no mesmo espaço temporal o consumo de petróleo aumentou de 77 milhões de barris por dia para 100 milhões. Não esquecer também que as renováveis produzem eletricidade, e eletricidade é 18% do consumo final de energia.

Galp tem vários riscos, mas o "fim do petróleo" não acho que seja um deles .

Registado: 27/2/2019 8:54

por NelsonC1 » 13/6/2022 19:36

Tudo a cair mas ela aguentou-se bem!

Registado: 6/9/2021 11:33

por caldeirum » 9/6/2022 19:56

O petróleo estará nas nossas vidas (infelizmente) durante décadas. Para passar a energias renováveis "limpas" é necessária muita energia. Seja alumínio, vidro, cimento, lítio, sílica, etc, tudo necessita de quantidades enormes de energia para ser extraído ou fabricado ou construído.

Não creio que a Galp a longo prazo possa competir nas energias renováveis. Mas a curto prazo ainda me vai dar muitos €. Como consequência da guerra é uma questão de tempo até atingir 14-15€. Acho que lá chegará antes do final do verão. O único obstáculo seria um imposto semelhante ao que vai ser aplicado na Hungria. Duvido que seja replicado em Portugal uma vez que tanto o PS como o PSD estão controlados pelas grandes empresas que farão uso da sua influência. E por agora a Galp ainda é um gigante no nosso país.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831

Registado: 14/10/2021 22:31

por Punitor » 9/6/2022 0:32

NirSup Escreveu:
santinati Escreveu:Quanto à Galp, está a fazer o seu caminho de transição energética como se impõe. Portanto, no futuro terá as fontes de receita das renováveis para compensar as perdas do petróleo!

Caro santinati,
Quanto é que a GALP fatura (receitas) em energias renováveis e em energias fósseis?
O chavão que todos gostam de usar de que a Galp está a fazer o seu caminho na transição para as energias renováveis é bonito. Fica bem.
Mas a realidade nua e crua é outra. Daqui a quantos anos é que as receitas das energias renováveis estão em condições de compensar a perda de receitas das energias fósseis?
Será que alguém já fez as contas?
By Nirvana

E daqui por quantos anos será não compensador explorar as receitas das energias fósseis??
Serão os mesmos que a Galp dispõe para fazer a transição...
A Galp não deve mesmo saber o que anda a fazer...

Registado: 1/11/2015 12:47

por NelsonC1 » 8/6/2022 19:40

Tantos dias a subir... \:D/ Será facil a transposição dos 13,00? O petróleo com subida de 2% após o fecho na Europa, poderá ajudar?

por almica » 8/6/2022 17:22

eu vou la cargar todos os dias a refinaria da galp em sines e nao vejo la obras nenhumas mas podem estar escondidas eeee

Registado: 25/9/2021 21:13

por NirSup » 8/6/2022 15:51

santinati Escreveu:Quanto à Galp, está a fazer o seu caminho de transição energética como se impõe. Portanto, no futuro terá as fontes de receita das renováveis para compensar as perdas do petróleo!

Caro santinati,
Quanto é que a GALP fatura (receitas) em energias renováveis e em energias fósseis?
O chavão que todos gostam de usar de que a Galp está a fazer o seu caminho na transição para as energias renováveis é bonito. Fica bem.
Mas a realidade nua e crua é outra. Daqui a quantos anos é que as receitas das energias renováveis estão em condições de compensar a perda de receitas das energias fósseis?
Será que alguém já fez as contas?
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

por santinati » 8/6/2022 15:16

Costa Dixit

A guerra ente a Rússia e a Ucrânia um dia acaba. Como acabam todas as guerras. Com vencidos e com vencedores.
Nessa altura, o petróleo irá ficar ao preço da uva mijona. Esperem para ver.
O Costa, o nosso primeiro, acaba de dizer isso mesmo. Só que ele diz as coisas não como eu mas de uma forma mais soft. Politicamente correta.
O problema da Bolsa é que antecipa esses movimentos e de uma forma brusca.
Tenho para mim, e espero não estar enganado, que muitos investidores na Galp vão ser apanhados com as calças na mão.
Parem um pouco para pensar:
Então se a própria Galp não acredita no futuro do seu negócio core, os investidores vão acreditar?
By Nirvana

Boa tarde,
Peço desculpa por me intrometer no assunto, mas, Caro Nirvana,
Concordo em certa medida com o que dizes, no entanto, nos tempos mais próximos não existe alternativa possível ao petróleo.
E, se efetivamente a economia mundial irá crescer nos tempos mais próximos, como esperamos, este facto é mais que evidente.
Portanto, espero uma correção no petróleo, mas daí a ficar ao preço da uva mijona não acredito!
Quanto à Galp, está a fazer o seu caminho de transição energética como se impõe. Portanto, no futuro terá as fontes de receita das renováveis para compensar as perdas do petróleo!

Santinati,

Registado: 29/11/2007 1:34

por NirSup » 8/6/2022 7:15

Costa Dixit

A guerra ente a Rússia e a Ucrânia um dia acaba. Como acabam todas as guerras. Com vencidos e com vencedores.
Nessa altura, o petróleo irá ficar ao preço da uva mijona. Esperem para ver.
O Costa, o nosso primeiro, acaba de dizer isso mesmo. Só que ele diz as coisas não como eu mas de uma forma mais soft. Politicamente correta.
O problema da Bolsa é que antecipa esses movimentos e de uma forma brusca.
Tenho para mim, e espero não estar enganado, que muitos investidores na Galp vão ser apanhados com as calças na mão.
Parem um pouco para pensar:
Então se a própria Galp não acredita no futuro do seu negócio core, os investidores vão acreditar?
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

por Punitor » 8/6/2022 1:07

NirSup Escreveu:Aviso à Navegação

As guerras, todas as guerras, têm um princípio, um meio e um fim.
Não sei se a Rússia vai conseguir os fins que pretende com os meios de que dispõe. Mas tenho a certeza de uma coisa: depois da guerra, o petróleo tem os dias contados. Claro que podem ser meses ou até anos, mas o petróleo nunca mais será o que já foi e ainda é.
A Alemanha já veio dizer que irá prescindir totalmente da energia fóssil da Rússia com a aposta feita nas energias renováveis. Os outros países europeus irão seguir o seu exemplo. E esse será o paradigma um pouco por todo o mundo.
A morte anunciada do petróleo é uma questão de tempo. De mais ou menos tempo. Mas é inexorável.
E vai acontecer de forma inesperada, quando os investidores menos esperarem. E muitos irão ficar descalços.

Alia Jacta Est. Faites Vos Jeux.

By Nirvana

A conversa é sempre a mesma NirSup...
Creio que a Rússia vindo aí o inverno consegue provar à Alemanha que os combustíveis fósseis são muito necessários.
Não vai ser a Alemanha a colocar a Rússia de joelhos. Será mais o contrário.
O paradigma das renováveis tem potencial utópico ainda.
As sanções e o embargo aos produtos petrolíferos russos prejudicam mais a Rússia ou beneficiam mais os capitalistas ocidentais donos das petrolíferas?? A pergunta tem a resposta...
A crise energética, já o disse há meses, estará relacionada com os produtos petrolíferos e não com a emergência das renováveis...
Porque ainda são os produtos petrolíferos que fazem girar o mundo, desde agricultura, transportes, aviação, viagens...
Tenho participado pouco no fórum, mas estou dentro na Galp desde dezembro. Tenho reforçado obviamente.
A Galp está a fazer a transição energética como deve ser feita.

Registado: 1/11/2015 12:47

por Marco Martins » 6/6/2022 14:36

ASimoes Escreveu:

Não sei se a Rússia vai conseguir os fins que pretende com os meios de que dispõe. Mas tenho a certeza de uma coisa: depois da guerra, o petróleo tem os dias contados. Claro que podem ser meses ou até anos, mas o petróleo nunca mais será o que já foi e ainda é.
A Alemanha já veio dizer que irá prescindir totalmente da energia fóssil da Rússia com a aposta feita nas energias renováveis. Os outros países europeus irão seguir o seu exemplo. E esse será o paradigma um pouco por todo o mundo.
A morte anunciada do petróleo é uma questão de tempo. De mais ou menos tempo. Mas é inexorável.
E vai acontecer de forma inesperada, quando os investidores menos esperarem. E muitos irão ficar descalços.

By Nirvana

Acho que o timing de, será por volta de, 2030 :-k mas, enquanto o pau vasi e vem, folgam as costas ! Bom fim de semana 8-)

Os problemas dos fósseis não é facilmente resolvido... há-se ser mas ainda não está resolvido.... e o maior problema é o transporte e o armazenamento...
Por outro lado ao acesso à energia será mais fácil porque pode ser produzida em qualquer lugar, mas para isso, muito dependente de tecnologias ainda caras...

Actualmente o preço dos combustíveis varia conforme a sua procura e conforme a capacidade de produção de alguns países... mas a electricidade não será muito diferente, pois vai variar conforme a procura e também conforme a capacidade dos produtores de minérios preciosos (tanto para os chips como para as baterias)!

Registado: 7/4/2007 17:13

por ASimoes » 3/6/2022 20:11

By Nirvana

Acho que o timing de, será por volta de, 2030 :-k mas, enquanto o pau vasi e vem, folgam as costas ! Bom fim de semana 8-)
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por NelsonC1 » 3/6/2022 16:42

Acho que tens razão em tudo Nirsup, com excepção da "forma inesperada, quando os investidores menos esperarem". É que como disseste, vai levar muito tempo até o petróleo morrer. A fase de transição está em andamento mas vai demorar. Não estou a ver o que possa acontecer para, de um momento para o outro, o petróleo não ser necessário. Agora....é certo que o mundo está sedento por petróleo...como nunca esteve. E pode piorar este verão se a China sair em força dos confinamentos.

por NirSup » 3/6/2022 11:08

Aviso à Navegação

By Nirvana

por Goya777 » 2/6/2022 17:02

caldeirum Escreveu:Calma, é apenas 1 dia e a descida dos 12 para 11 euros deve ter acionado muitas ordens stop. Veremos o que acontece até julho com aumento do turismo e com mais contratos de gás a serem rasgados. QUem está aqui para ganhar dinheiro numa semana, acabará por perder noites de sono. Se não houver problemas com a covid no outono, o preço do petróleo e gás vão bater recordes com o regresso do inverno e quantidades de gás mínimas nas reservas dos países da europa central. Tenho a sensação que vamos ver valores nos 150€-200€ no inverno.

Duvido muito que os paises europeus nao aproveitem o verao para encher as reservas até acima...

Registado: 17/7/2014 22:33

por caldeirum » 2/6/2022 16:46

Calma, é apenas 1 dia e a descida dos 12 para 11 euros deve ter acionado muitas ordens stop. Veremos o que acontece até julho com aumento do turismo e com mais contratos de gás a serem rasgados. QUem está aqui para ganhar dinheiro numa semana, acabará por perder noites de sono. Se não houver problemas com a covid no outono, o preço do petróleo e gás vão bater recordes com o regresso do inverno e quantidades de gás mínimas nas reservas dos países da europa central. Tenho a sensação que vamos ver valores nos 150€-200€ no inverno.

por NelsonC1 » 2/6/2022 16:40

*OPEP

por NelsonC1 » 2/6/2022 16:38

Eu até percebo essa lógica Goya, mas não deixa de ser estranho ser a unica com uma descida tão forte das que fecharam no vermelho. (Equinor 2.20, Shell 0,50) Enquanto a Total, Eni, Repsol todas no verde... inclusive brent com uma subida brutal após anuncio da OPEC para terreno positivo. Até as americanas estão a responder mais ou menos bem ao anuncio...

por Goya777 » 2/6/2022 16:24

Tinha subido em parte pelo embargo ao petroleo russo,

Descerá, em parte, pelo aumento de produçao da OPEP

por NelsonC1 » 2/6/2022 15:53

A perder quase 4%... espero que, pelo menos para quem estiver a fazer a gestão dos 150M de buyback, isto esteja a fazer algum sentido. Porque eu não percebo o que se está a passar. :-k

por caldeirum » 2/6/2022 12:50

Não creio. O verão vai ser de muito turismo, provavelmente com valores recorde. Após o verão poderá haver um abrandamento do consumo mas a inflação compensará em parte essa perda. Uma inflação anual de 7 ou 8% deveria fazer com que o preço por ação acabasse por subir.

A queda deve-se à tomada de mais valias e à reunião da opec. Não creio que se virem contra a Rússia, mas enquanto não se souber o resultado, alguns fazem milhões.

por forza algarve » 2/6/2022 12:35

agora e' que vai direitinho abaixo dos 11 euros..ja' segunda feira tinha descontado todos os cenarios super favoraveis..agora a malta aproveita e vende ate recarregar o buy..so' que com a crise economica que esta' a chegar o consumo tambem devera' cair

Registado: 25/2/2019 17:26

por caldeirum » 1/6/2022 17:04

Boas. Houve algum aumento de capital na galp nos últimos anos? Em 2020 tocou nos 16€ por ação com o preço do barril inferior ao atual e lucros de 560 milhões em 2019. Deve-se à dívida que passou de 0,7 para 1,5?

Obrigado

por NelsonC1 » 31/5/2022 21:05

Aquela ultima +/- hora em queda foi enervante. Aconteceu o mesmo com a Repsol mas de forma mais ligeira, sem tanta inclinação. Técnicamente alguém faz alguma análise?

por Goya777 » 31/5/2022 17:01

Acabou por vir fechar a minimos... :-k

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], niceboy, Opcard33, PAULOJOAO, yggy e 206 visitantes