EDP - Tópico Geral
Re: EDP - Tópico Geral
EDP com prejuízos de 76 milhões no primeiro trimestre de 2022
E ESTA HEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraços
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... re-de-2022
E ESTA HEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abraços
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... re-de-2022
- Registado: 2/3/2016 20:30
654235 Escreveu:EDP a caminho dos 5 eur and beyond
Aguardo a assembleia para perceber o que vão fazer com a EDPR. Se é para manter em bolsa ou fazer assimilação
Caro número,
Até compreendo que quem está investido na EDP gostasse de ver esta a absorver a filha. Como eu os compreendo!...
Acontece que a acontecer isso, um dia, terá de ser previamente anunciado. E não vai ser para já (nesta Assembleia Geral).
Para quem diz cobras e lagartos da EDPR, para quem diz da EDPR o que Maomé não ousou dizer do toucinho, é curioso constatar que muitos, aqui, nomeadamente os investidos na EDP, aguardam ansiosamente por esse casamento (atenção não te estou a acusar de nada).
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
Por aqui ja cairam na conta hoje
- Registado: 17/7/2014 22:33
Boas…
Não é hoje que se "arrecada" os dividendos desta cotada?
Ainda não vi nada
Cps
Não é hoje que se "arrecada" os dividendos desta cotada?
Ainda não vi nada

Cps
- Registado: 12/2/2019 12:13
Basta consultar a ordem do dia da Aasembleia.
- Registado: 29/11/2007 1:36
654235 Escreveu:EDP a caminho dos 5 eur and beyond
Aguardo a assembleia para perceber o que vão fazer com a EDPR. Se é para manter em bolsa ou fazer assimilação
Não sei se a ideia de fusão foi à AG, mas lembro-me que está em estudo um novo logo da empresa.
Agora serão 2 novos logos para EDP e EDPR ou um logo único para uma nova empresa fruto da fusão das 2?
EDP a caminho dos 5 eur and beyond
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Energia Solar Descentralizada
O sol quando nasce é para todos. E a energia solar descentralizada está aí a confirmar o aforismo popular. A produção de energia nos telhados dos particulares e das empresas começa a ser um negócio interessante com rentabilidades generosas. E a EDP não quer perder o comboio.
A recém-nomeada CEO da EDP Comercial, Vera Pinto Pereira, veio dizer-nos com quantos paus se constrói uma canoa. Meteu mãos à obra e começa a mostrar de que fibra são feitos os bons gestores. Não é mulher de capinar sentada.
A EDP está presente no solar descentralizado, em Itália, através da Enertel, na Ásia Pacífico, através da Sunseap e na Polónia, através da Soon Energy. E, em Portugal, através da EDP Comercial.
Detém, atualmente, mais de 530 MW de capacidade instalada de solar descentralizado (500 MW em 31/12/2021).
Vera Pinto Pereira
By Nirvana
O sol quando nasce é para todos. E a energia solar descentralizada está aí a confirmar o aforismo popular. A produção de energia nos telhados dos particulares e das empresas começa a ser um negócio interessante com rentabilidades generosas. E a EDP não quer perder o comboio.
A recém-nomeada CEO da EDP Comercial, Vera Pinto Pereira, veio dizer-nos com quantos paus se constrói uma canoa. Meteu mãos à obra e começa a mostrar de que fibra são feitos os bons gestores. Não é mulher de capinar sentada.
As previsões mostram que se a capacidade de geração de energia renovável no mundo vai crescer nos próximos cinco anos cerca de 60% (para mais de 4800 GW), cerca de 20 a 25% desse crescimento será através do solar descentralizado (cerca de 1800 GW em 2026). A oportunidade existe e a EDP já está a colher frutos.
https://eco.sapo.pt/2022/03/31/edp-comp ... tralizado/
A EDP está presente no solar descentralizado, em Itália, através da Enertel, na Ásia Pacífico, através da Sunseap e na Polónia, através da Soon Energy. E, em Portugal, através da EDP Comercial.
Detém, atualmente, mais de 530 MW de capacidade instalada de solar descentralizado (500 MW em 31/12/2021).
Vera Pinto Pereira
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
Blackrock chega aos 10% e torna-se 2º maior acionista, atrás dos chineses.
Será que vão querer igualar a CTG? Para isso ainda vão ter de comprar muitas ações.
Será que vão querer igualar a CTG? Para isso ainda vão ter de comprar muitas ações.
Esta empresa qq dia assimila a EDPR e quem for acionista recebe ações de graça. Uma questão de tempo.
Youtube
Bem.... Tive que ir até à 2ª página do forum Geral, buscar o ultimo post sobre a EDP, já lá vai quase 1 mês!
Um dos maiores pesos pesados da nossa bolsa, aparentemente não tem qualquer interesse/adeptos aqui no CDB.
Ainda assim, a par da sua irmã renovável, foi uma das que, no pós 24-02-2022, subiu quando tudo se desmoronava à sua volta, à boleia da aposta que mundialmente se fez às renováveis.
Mas passado esse momento, surpreende-me que o seu desempenho agora esteja a ser tão modesto, quando tudo à sua volta sobe bastante para valores p´ré invasão.
Quando as expetativas da guerra poder terminar aparecem, a EDP tende a descer.
Quando as expetativas da guerra poder continuar, ou mesmo escalar, a EDP e sua irmã renovável, tende a subir.
O aumento enorme dos preços da energia, não deveriam ser um trigger para a EDP estar a subir bastante mais? Claro que os custos de produção aumentaram também.
Será que a seca extrema verificada este ano, poderá justificar esta aparente apatia deste papel?
O dividendo de 0.19 centimos a atribuir, correspondente a um Yeld superior a 4%, não deveria atrair mais atenção a este peso pesado da nossa praça, que até aqui no forum está absolutamente esquecido?
Vejo no valor atual de 4.28 um enorme potencial, e uma otima oportunidade de negócio
Qual a vossa opinião sobre a evolução deste ativo?
Obrg!
ITISI1000
Um dos maiores pesos pesados da nossa bolsa, aparentemente não tem qualquer interesse/adeptos aqui no CDB.
Ainda assim, a par da sua irmã renovável, foi uma das que, no pós 24-02-2022, subiu quando tudo se desmoronava à sua volta, à boleia da aposta que mundialmente se fez às renováveis.
Mas passado esse momento, surpreende-me que o seu desempenho agora esteja a ser tão modesto, quando tudo à sua volta sobe bastante para valores p´ré invasão.
Quando as expetativas da guerra poder terminar aparecem, a EDP tende a descer.
Quando as expetativas da guerra poder continuar, ou mesmo escalar, a EDP e sua irmã renovável, tende a subir.
O aumento enorme dos preços da energia, não deveriam ser um trigger para a EDP estar a subir bastante mais? Claro que os custos de produção aumentaram também.
Será que a seca extrema verificada este ano, poderá justificar esta aparente apatia deste papel?
O dividendo de 0.19 centimos a atribuir, correspondente a um Yeld superior a 4%, não deveria atrair mais atenção a este peso pesado da nossa praça, que até aqui no forum está absolutamente esquecido?
Vejo no valor atual de 4.28 um enorme potencial, e uma otima oportunidade de negócio
Qual a vossa opinião sobre a evolução deste ativo?
Obrg!
ITISI1000
- Registado: 25/10/2015 12:33
ok Nirsup, então conheces malta da sala de despacho da EDP sei que são bem pagos e é malta competente que lá está, e tb sei da ociosidade reinante.
sobre as baterias, esse é um facto, alias a EDP há uns bons anos uma mente brilhante tinha a ideia d encher uma sala com bateias para armazenamento, mas depois a ideia não avançou por dificuldades técnicas. Mas pronto, tenho algum razão no que digo, posso escrever am, e ser
muito alongado, mas pr norm sie do que falo.
Portanto o cloud pode ter ideia estranhas, mas la vai dizendo uma verdades. Advogar e causa própria
por hoje já chega, já postei muito e ainda tenho umas coisas para acabar sobre cloud aws.
sobre as baterias, esse é um facto, alias a EDP há uns bons anos uma mente brilhante tinha a ideia d encher uma sala com bateias para armazenamento, mas depois a ideia não avançou por dificuldades técnicas. Mas pronto, tenho algum razão no que digo, posso escrever am, e ser
muito alongado, mas pr norm sie do que falo.
Portanto o cloud pode ter ideia estranhas, mas la vai dizendo uma verdades. Advogar e causa própria
por hoje já chega, já postei muito e ainda tenho umas coisas para acabar sobre cloud aws.
- Registado: 11/1/2022 1:13
Elon Musk Emphasizes Importance Of Batteries For Renewable Energy
(Published 1 hour ago By Clean Technica)
(Published 1 hour ago By Clean Technica)
Elon Musk emphasized the importance of batteries for renewable energy in a response to Fox News recently.
While doing so, he also highlighted a common problem while also providing a solution to that problem. Anyone who follows his work closely would already know that batteries are the solution to the intermittent nature of renewables but a reminder is always a good thing.
Caro cloubird,
Até e por acaso conheço a Sala de Despacho da Central de Ciclo Combinado da Tapada do Outeiro (Medas - Gondomar), cujos trabalhadores estão a maior parte do tempo ociosos, sem nada para fazer, porque é economicamente mais vantajoso importar energia do que produzir com gás natural (mais caro).
E os grupos só arrancam em situações pontuais.
By Nirvana
Até e por acaso conheço a Sala de Despacho da Central de Ciclo Combinado da Tapada do Outeiro (Medas - Gondomar), cujos trabalhadores estão a maior parte do tempo ociosos, sem nada para fazer, porque é economicamente mais vantajoso importar energia do que produzir com gás natural (mais caro).
E os grupos só arrancam em situações pontuais.
By Nirvana
poso rematar dizendo quando não existe a potencia necessária, a EDP tem de garantir que a consegue importar.
Sugiro que tente conhecer a sala de despacho energético d EDP. Tive um colega meu que foi despachante na EDP. a sala de despacho é uma sala cheia de monitores com data a imagens da energia consumida e produzida.
Sugiro que tente conhecer a sala de despacho energético d EDP. Tive um colega meu que foi despachante na EDP. a sala de despacho é uma sala cheia de monitores com data a imagens da energia consumida e produzida.
NirSup Escreveu:Tanto disparate, meu Deus!
Vamos lá ver:
1° - a aposta da EDP nas renováveis é feita, através da EDPR, que tanto quanto julgo saber não tem uma única barragem.
2° - se a EDP tiver uma potência instalada de 1GW em renováveis, com armazenagem do mesmo valor (seja por bombagem, baterias ou outra), pode afirmar-se que tem uma capacidade/potência disponível de 1GW (que no limite poderá atingir 2 GW).
E este é o futuro.
By Nirvana
esse ponto 2 é que é um disparate de todo o tamanho. mistura alhos com bugalhos. é uma frase tão disparatada que nem vou tentar explicar pois já entendi que sobre o tema não entende nada.
não entendeu potencia instalada com potencia disponível. Se não entender a diferença não conseguira nunca argumentar ou perceber o que se escreve e diz sobre o tema. Inclusive alguns debates onde o José Gomes Ferreira da SIC, aborda o tema.
Acho que quando não se tem conhecimentos técnicos sobre os assuntos fazemos melhor, ou esclarecermo-nos com quem sabe ou não dizer nada.
cloubird Escreveu:654235 Escreveu:ALERTA : Possível inversão de sentimento no médio/longo prazo
O tema EDP é me um pouco caro.
o negocio elétrico será sempre um negocio seguro.
No caso da EDP o calcanhar é a mesma basear a sua politica de renováveis com as barragens, e as barragens serviram também para garantir a potencia instalada. A falta de chuva obriga a que esse paradigma seja revisto.
Potencia instalada é Diferente de capacidade disponível. Por exemplo Se a EDP tiver uma potencia instalada de 1GW só em renováveis, e tendencialmente zero em não renováveis. a EDP não pode afirmar que tem uma capacidade de potencia disponível de 1 GW .
Será tendencialmente zero.
As barragens permitiam, mesmo sem as centrais térmicas do pego, permitiam colmatar a intermitência das renováveis.
Portanto no médio prazo a EDP está muito dependente da chuva.
Agora com, o H2 a coisa pode mudar, o variável barragens não terá tanto peso nas equações potência instalada versos potencia disponível.
Mas o H2 demora alguns anos.
Assim a tendencia da EDP no médio prazo vai estar muito condicionado com a chuva, a não ser que exista planos para converter o pego de central térmica a carvão mineral para gás natural.
Para já as barragens não podem turbinar, a não ser para manter o caudal ecológico. e iss pode-se manter todo este ano assim com 2023.
Assim na EDP mantenho-me modestamente prudente,
desculpa mas a tua conversa enjoa....estás anacronicamente errado...a EDP é mais que barragens.
Em todo o caso o meu forte é análise técnica e guidance, que só por acaso é o que move uma cotação.
As cotações tem de ser negociadas todos os dias e análise fundamental só se repercute numa acção a muito longo prazo.
A longo prazo, tudo o que dizes, desfaz-se como papel queimado
vai descansar que isso passa-te.
Youtube
Tanto disparate, meu Deus!
Vamos lá ver:
1° - a aposta da EDP nas renováveis é feita, através da EDPR, que tanto quanto julgo saber não tem uma única barragem.
2° - se a EDP tiver uma potência instalada de 1GW em renováveis, com armazenagem do mesmo valor (seja por bombagem, baterias ou outra), pode afirmar-se que tem uma capacidade/potência disponível de 1GW (que no limite poderá atingir 2 GW).
E este é o futuro.
By Nirvana
Vamos lá ver:
E este é o futuro.
By Nirvana
654235 Escreveu:ALERTA : Possível inversão de sentimento no médio/longo prazo
O tema EDP é me um pouco caro.
o negocio elétrico será sempre um negocio seguro.
No caso da EDP o calcanhar é a mesma basear a sua politica de renováveis com as barragens, e as barragens serviram também para garantir a potencia instalada. A falta de chuva obriga a que esse paradigma seja revisto.
Potencia instalada é Diferente de capacidade disponível. Por exemplo Se a EDP tiver uma potencia instalada de 1GW só em renováveis, e tendencialmente zero em não renováveis. a EDP não pode afirmar que tem uma capacidade de potencia disponível de 1 GW .
Será tendencialmente zero.
As barragens permitiam, mesmo sem as centrais térmicas do pego, permitiam colmatar a intermitência das renováveis.
Portanto no médio prazo a EDP está muito dependente da chuva.
Agora com, o H2 a coisa pode mudar, o variável barragens não terá tanto peso nas equações potência instalada versos potencia disponível.
Mas o H2 demora alguns anos.
Assim a tendencia da EDP no médio prazo vai estar muito condicionado com a chuva, a não ser que exista planos para converter o pego de central térmica a carvão mineral para gás natural.
Para já as barragens não podem turbinar, a não ser para manter o caudal ecológico. e iss pode-se manter todo este ano assim com 2023.
Assim na EDP mantenho-me modestamente prudente,
ALERTA : Possível inversão de sentimento no médio/longo prazo
Youtube
yaya Escreveu:Masterchief Escreveu:654235 Escreveu:https://www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/portugal-4-melhor-da-europa-em-incorporacao-renovavel-na-eletricidade-em-janeiro--14588425.html
Com tanta energia renovável eu gostava era de saber quando vamos pagar menos pela eletricidade...!
Lá está, se não fossem as renováveis é provável que hoje estaríamos a pagar mais pela eletricidade.
E, se calhar, isso explica porque temos a taxa inflação das mais baixas da OCDE e abaixo da UE.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... iz-a-apren
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... ixas-taxas
A eletricidade em pt tem preço regulado, ao contrário do gás e combustíveis.
Nao tens nocao do preço da eletricidade que está a ser contratualizado com as empresas para 2022, posso falar em 300%... nem estou a dar n9vidade nenhuma, saiu nas noticias
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima
o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
o que interessa
- Registado: 12/3/2009 3:42
Masterchief Escreveu:654235 Escreveu:https://www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/portugal-4-melhor-da-europa-em-incorporacao-renovavel-na-eletricidade-em-janeiro--14588425.html
Com tanta energia renovável eu gostava era de saber quando vamos pagar menos pela eletricidade...!
Lá está, se não fossem as renováveis é provável que hoje estaríamos a pagar mais pela eletricidade.
E, se calhar, isso explica porque temos a taxa inflação das mais baixas da OCDE e abaixo da UE.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... iz-a-apren
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... ixas-taxas
A eletricidade em pt tem preço regulado, ao contrário do gás e combustíveis.
o que trama a as renovaveis é els serem intermitentes, deixo aqui uma lista de fontes renovaveis, alguma nem sonham:
Fotovoltaica por radiação em semicondutores ( oa paineis)
Fotovoltaica termica ( fornos solars)
Eolica
Ondas
( esta podem não conheçer)
Corrente submarinas marítima, assim com uma corrente de ar faz movimentar um gerador, uma corrente marítima também o faz
Este fenômenos em física e matemática é explicado pelo Rotacional. JA existem geradores destes, mas é uma tecnologia pouco explorada.
quem se quiserem cultivar:
https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10 ... C3%A3o.pdf
https://www.ecycle.com.br/nova-tecnolog ... no-canada/
Energia das mares . esta é muiti o promissora, principalmente onde eexista uma garnde diferença entre as marés altas e baixas. existe um rio em França onde a fiferença é de 3m
BArragens
de todas a que tem menor breakeven energético, mas eficiente, e mais poderosa é a do forno solar.
a que tem maior breakenevn energético é sme dúvida as barragens
O que trama isto tudo é o que nas elétricas é considerado potencia instalada e potencia disponível
Se Percebem a diferencia compreendem de imediato tudo
O H2 é uma tentativa de garantia de potencia disponível, armazenada em H2, em vez de potências armazenada nas não renováveis.
do todo o modo deveremos apostar mais na eficiência energética, e na mudança de hábitos.[/quote]
Alguem que fale da diferença entre a energia intermitente, ou se, capacidade instalada e potencia disponivel.
Deveriamos de aproeitar p prr para investir em i&D da energia que podemos tirar do mar. Relembro que a cada 6 horas ha uma mare e que ps bilioea de m^3 passam da nossa costa para os estados unidos. Sera sempre mais facil inventar o que ja esta inventado
Eolica
Ondas
Corrente submarinas marítima, assim com uma corrente de ar faz movimentar um gerador, uma corrente marítima também o faz
Este fenômenos em física e matemática é explicado pelo Rotacional. JA existem geradores destes, mas é uma tecnologia pouco explorada.
Energia das mares . esta é muiti o promissora, principalmente onde eexista uma garnde diferença entre as marés altas e baixas. existe um rio em França onde a fiferença é de 3m
BArragens
de todas a que tem menor breakeven energético, mas eficiente, e mais poderosa é a do forno solar.
O que trama isto tudo é o que nas elétricas é considerado potencia instalada e potencia disponível
O H2 é uma tentativa de garantia de potencia disponível, armazenada em H2, em vez de potências armazenada nas não renováveis.
do todo o modo deveremos apostar mais na eficiência energética, e na mudança de hábitos.[/quote]
Alguem que fale da diferença entre a energia intermitente, ou se, capacidade instalada e potencia disponivel.
Deveriamos de aproeitar p prr para investir em i&D da energia que podemos tirar do mar. Relembro que a cada 6 horas ha uma mare e que ps bilioea de m^3 passam da nossa costa para os estados unidos. Sera sempre mais facil inventar o que ja esta inventado
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima
o que interessa
o que interessa
- Registado: 12/3/2009 3:42
Goya777 Escreveu:Masterchief Escreveu:654235 Escreveu:https://www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/portugal-4-melhor-da-europa-em-incorporacao-renovavel-na-eletricidade-em-janeiro--14588425.html
Com tanta energia renovável eu gostava era de saber quando vamos pagar menos pela eletricidade...
Isto é como aqueles jogadores e equipas, jogam para o mundial, "fintinhas" e truques, quase assim como a seleção nacional, mas depois perdem o jogo. Até têm grandes jogadores, dotados, eólicas e outras tramundanas mas continuamos a pagar a energia mais cara que nos outros paises.
Será que o objetivo não é meter a bola dentro da baliza, ou neste caso, reduzir o preço da electricidade?
É que se for para pagar mais caro que se lixem as renováveis!
O objetivo das renováveis é poluir menos. Para ser barato é queimar carvão
o que trama a as renovaveis é els serem intermitentes, deixo aqui uma lista de fontes renovaveis, alguma nem sonham:
Eolica
Ondas
BArragens
do todo o modo deveremos apostar mais na eficiência energética, e na mudança de hábitos.
Masterchief Escreveu:654235 Escreveu:https://www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/portugal-4-melhor-da-europa-em-incorporacao-renovavel-na-eletricidade-em-janeiro--14588425.html
Com tanta energia renovável eu gostava era de saber quando vamos pagar menos pela eletricidade...
Isto é como aqueles jogadores e equipas, jogam para o mundial, "fintinhas" e truques, quase assim como a seleção nacional, mas depois perdem o jogo. Até têm grandes jogadores, dotados, eólicas e outras tramundanas mas continuamos a pagar a energia mais cara que nos outros paises.
Será que o objetivo não é meter a bola dentro da baliza, ou neste caso, reduzir o preço da electricidade?
É que se for para pagar mais caro que se lixem as renováveis!
O objetivo das renováveis é poluir menos. Para ser barato é queimar carvão
- Registado: 17/7/2014 22:33
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 15mil, Bing [Bot], caralmeida030267, fatura.pt, Google Adsense [Bot], jeronimovaldemars, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Purificaçao, Shimazaki_2, TTM62 e 134 visitantes