Altri - Tópico Geral
Re: Altri - Tópico Geral
trend
obrigado pelos esclarecimentos dos 28% retidos.
Outra questão:
- o valor correspondente ao rácio 25 por cada 100, é descontado no valor da Altri, ou apenas os 25c do dividendo é descontado ?
obrigado pelos esclarecimentos dos 28% retidos.
Outra questão:
- o valor correspondente ao rácio 25 por cada 100, é descontado no valor da Altri, ou apenas os 25c do dividendo é descontado ?
<b>Margem Sul</b>
<i>Investido do lado certo do rio. </i>
<b><i>"Demasiadas vezes aceitamos toda a m**** que nos dão (e quando calha ainda pagamos)"</i> Fernando Alves@TSF a propósito dos "famosos".</i></b>
<i>Investido do lado certo do rio. </i>
<b><i>"Demasiadas vezes aceitamos toda a m**** que nos dão (e quando calha ainda pagamos)"</i> Fernando Alves@TSF a propósito dos "famosos".</i></b>
MarketGodzilla Escreveu:trend=friend Escreveu:Para quem tinha medo de aumento de capital na Altri pode ver o Expresso. Galiza é paga em 1/4 PRR espanhol, outro 1/4 capitais próprios e restante metade em dívida (para a qual não falta folga). Mas mais que o custo, o retorno pode ser abismal. Pena que falte visão a Portugal…
Quanto ao 1/3 do valor em dividendos, considera os preços Altri e Gvolt ao fim do dia de ontem:
- ratio de ações gvolt entregues por ações altri detidas
- valor do irs correspondente aos 28% de ações (bastante simpático por sinal)
- a mais pequena, os 0,25c por ação.
É fazer a conta… deu-me até ligeiramente superior a 1/3 do valor detido em Altri. Claro que a Gvolt pode mexer e fazer subir ou descer isto, por isso disse à data de ontem
PS e o mais interessante para mim é mesmo o destaque dos vários dividendos… vai cair 2 euros com isso? Quem me dera, para poder entrar a 4 e tal … mas não acredito
Excelente partilha trend, e do link em cima, obrigado.
Podes só esclarecer melhor esta parte: "- valor do irs correspondente aos 28% de ações (bastante simpático por sinal)".
O ratio eu percebo e está explicado no link que colocaste, o dividendo em dinheiro, usual, mas não percebo essa parte do correspondente do IRS.
Olá,
Basicamente é um valor em cash correspondente a 28% das ações distribuídas, para igualizar face aos grandes acionistas que não têm retenção devido à % de participação. Ou seja, no exemplo que lá dão, recebes 25 por cada 100 altri, mas cerca de 7 são entregues aos Estado na retenção. E a Altri dá-te o valor correspondente.
Each shareholder subject to retention1 under the terms set out in al. b) be paid in cash, for the purpose of payment of the applicable tax, in an amount equal to the product of “IR” by the closing price on the stock exchange of GREENVOLT shares on the business day prior to the date of availability. GREENVOLT's shares are traded in Euros, and the amount of money to be withheld shall be determined in this currency
Há um caveat pois dizem que nunca pode exceder os resultados globais, o que faz sentido (senão se a gvolt fosse a 20 ou 30…). Mas a maior proporção acionista de quem recebe dividendos não paga imposto portanto nem entra para esta liga (basta pensar aqui nos 4 ou 5 acionistas core, maioritários)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Boas.
resumindo:
Ao valor de hoje quem tiver 1000ações da ALTRI vai receber 180 ações da Greenvolt, já descontando o valor do iva de 28%.
Ora isto dá 1440.00€.(180ações*8.00€)
Mais 0.25€/ação de dividendo.
ISTO É UM LUXO.
melhor não á.
entrei hoje novamente na ALTRI.
abraços
resumindo:
Ao valor de hoje quem tiver 1000ações da ALTRI vai receber 180 ações da Greenvolt, já descontando o valor do iva de 28%.
Ora isto dá 1440.00€.(180ações*8.00€)
Mais 0.25€/ação de dividendo.
ISTO É UM LUXO.
melhor não á.
entrei hoje novamente na ALTRI.
abraços
- Registado: 2/3/2016 20:30
trend=friend Escreveu:Para quem tinha medo de aumento de capital na Altri pode ver o Expresso. Galiza é paga em 1/4 PRR espanhol, outro 1/4 capitais próprios e restante metade em dívida (para a qual não falta folga). Mas mais que o custo, o retorno pode ser abismal. Pena que falte visão a Portugal…
Quanto ao 1/3 do valor em dividendos, considera os preços Altri e Gvolt ao fim do dia de ontem:
É fazer a conta… deu-me até ligeiramente superior a 1/3 do valor detido em Altri. Claro que a Gvolt pode mexer e fazer subir ou descer isto, por isso disse à data de ontem
PS e o mais interessante para mim é mesmo o destaque dos vários dividendos… vai cair 2 euros com isso? Quem me dera, para poder entrar a 4 e tal … mas não acredito
Excelente partilha trend, e do link em cima, obrigado.
Podes só esclarecer melhor esta parte: "- valor do irs correspondente aos 28% de ações (bastante simpático por sinal)".
O ratio eu percebo e está explicado no link que colocaste, o dividendo em dinheiro, usual, mas não percebo essa parte do correspondente do IRS.
- Registado: 11/1/2012 17:40
Trend, agradeço a clarificação. Claro que a notícia do Expresso é boa e ontem quando li pensei sinceramente: bem, vão vender na notícia. Longe desta notícia de hoje, muito longe! Isto é uma pipa de massa e a cotação vai a 7 assim num pulo.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Para quem tinha medo de aumento de capital na Altri pode ver o Expresso. Galiza é paga em 1/4 PRR espanhol, outro 1/4 capitais próprios e restante metade em dívida (para a qual não falta folga). Mas mais que o custo, o retorno pode ser abismal. Pena que falte visão a Portugal…
Clint Eastwood
Clint Eastwood
trend, explica lá melhor esse dividendo. 1/3 do valor?! 

Artista, atualmente é de jeito, não daria um dividendo destes se não fosse, mas... alguns verdes são mais verdes que outros. Que diriam desta empresa se tivesse capital chinês. Talvez: eh! lá... com um futuro tão complicado (até a globalização estará comprometida) e tanto dividendo? E separar assim o verde do que polui? Seria... mas, não duvido, o dividendo é bom e comprei uma a 6,48.
Eduardo R. Escreveu:NirSup Escreveu:SERRA LAPA Escreveu:Uma coisa é colocar uma opinião que se tem negativa, outra é repeti-la até à exaustão , querendo fazer que o mundo todo está errado, de tal modo que a maioria dos posts do Nirsup e do Álvaro é sempre que a Altri não vale nada . OK é a vossa opinião e já a expressaram agora adiantam o que estar sempre a repetir isso.
Caro SERRA _LAPA,
O que acabas de escrever não é verdade. Aliás, a publicação que referes foi a ÚNICA em que expressamente afirmei desaconselhar o investimento na Altri.
O investimento dos 800 ME na Galiza para a produção de fibras celulósicas para a indústria têxtil, apesar do risco inerente a qualquer grande investimento, é positivo, como foi por mim referido lá mais para trás.
E convém salientar que o projeto foi inicialmente oferecido à RENCE que o recusou.
Não vejo razões para as subidas recentes da Altri e estou firmemente convencido que há muita especulação por detrás da aparente força em Bolsa da Altri. Há uma série de desafios que a Altri terá de superar nos próximos tempos:
1. Aumento da fatura energética já que terá de adquirir a energia que consome ao preços do mercado com o spin off da Greenvolt.
2. Pressão sobre o EBITDA com a perda das receitas seguras e previsíveis da venda da energia (biomassa).
3. Provável aumento de capital para fazer face ao investimento na Galiza com a mais que previsível queda brutal da cotação.
4. Aumento da pressão concorrencial do preço da polpa produzida quer no norte da Europa, quer na China e no Brasil, quando desaparecerem os atuais constrangimentos logísticos.
5. A acrescida responsabilidade ambiental da empresa na produção da pasta de papel por força da regulamentação comunitária com os inerentes fortes investimentos para o efeito.
Por todas estas razões julgo que o investimento na Altri, nomeadamente o investimento a curto prazo nesta cotada, é de desaconselhar.
Mas fico satisfeito por perceber que qualquer opinião minha sobre uma cotada, nomeadamente uma opinião negativa, cause tanta ansiedade nalguns investidores.
É óbvio que isso me deixa satisfeito.
By Nirvana
- Aumento da fatura da energia? Transversal a todas as empresas do setor (e não só), estando a Altri apostada em reduzir largamente o uso de energia nas suas fábricas (sendo já uma das mais eficientes da Europa).
- Pressão sobre o EBITDA? As centrais de biomassa que deram origem à Greenvolt valiam pouco mais de 30M no EBITDA da empresa (cerca de 13% do EBITDA da Altri após desconsolidação). Mais, é previsível que após a separação dos negócios, a Altri continue a vender os seus resíduos a outras empresas.
- Aumento de capital? A Altri é das empresas menos alavancadas na industria na Europa e, para mais, o investimento na nova central será financiado em parte pelo PRR espanhol e será dividido por um consórcio de empresas. Mesmo que houvesse aumento de capital, estamos a falar em recolha de fundos para um investimento produtivo e não para cobrir trapalhadas do passado como é mais costume ver por cá.
- Pressão do preço no Norte da Europa? Isso é para rir? O Norte da Europa tem vindo a perder capacidade produtiva com o fecho de fábricas na Finlândia e as ocasionais greves que interrompem a produção (e ainda para mais, não são muito mais competitivas do que as fábricas portuguesas). Da China e Indonésia é impraticável com os custos logisticos e achar que a situação vai amenizar significativamente no futuro é comparável a acreditar no Pai Natal.
- A Altri está apostada em reduzir significativamente a sua pegada ambiental e colocar-se a anos luz da concorrência. Se isto não é suficiente, nada será. Depois, veremos de onde virá o papel, que é só um dos materiais mais usados no dia a dia e tem um papel fundamentalíssimo na redução do uso de plásticos.
A altri é excendentaria de energia ( ate passou a vender em mercado), ver ultimos resultados e conference call looool. O nirvana nao acerta uma. A pasta podera de facto passar no futuro por um ciclo menos bom, como sempre passou por altos e baixos, agora apresentarem argumentos mirificos para dizer mal de uma das unicas empresas de jeito do psi é comico
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
NirSup Escreveu:SERRA LAPA Escreveu:Uma coisa é colocar uma opinião que se tem negativa, outra é repeti-la até à exaustão , querendo fazer que o mundo todo está errado, de tal modo que a maioria dos posts do Nirsup e do Álvaro é sempre que a Altri não vale nada . OK é a vossa opinião e já a expressaram agora adiantam o que estar sempre a repetir isso.
Caro SERRA _LAPA,
O que acabas de escrever não é verdade. Aliás, a publicação que referes foi a ÚNICA em que expressamente afirmei desaconselhar o investimento na Altri.
O investimento dos 800 ME na Galiza para a produção de fibras celulósicas para a indústria têxtil, apesar do risco inerente a qualquer grande investimento, é positivo, como foi por mim referido lá mais para trás.
E convém salientar que o projeto foi inicialmente oferecido à RENCE que o recusou.
Não vejo razões para as subidas recentes da Altri e estou firmemente convencido que há muita especulação por detrás da aparente força em Bolsa da Altri. Há uma série de desafios que a Altri terá de superar nos próximos tempos:
1. Aumento da fatura energética já que terá de adquirir a energia que consome ao preços do mercado com o spin off da Greenvolt.
2. Pressão sobre o EBITDA com a perda das receitas seguras e previsíveis da venda da energia (biomassa).
3. Provável aumento de capital para fazer face ao investimento na Galiza com a mais que previsível queda brutal da cotação.
4. Aumento da pressão concorrencial do preço da polpa produzida quer no norte da Europa, quer na China e no Brasil, quando desaparecerem os atuais constrangimentos logísticos.
5. A acrescida responsabilidade ambiental da empresa na produção da pasta de papel por força da regulamentação comunitária com os inerentes fortes investimentos para o efeito.
Por todas estas razões julgo que o investimento na Altri, nomeadamente o investimento a curto prazo nesta cotada, é de desaconselhar.
Mas fico satisfeito por perceber que qualquer opinião minha sobre uma cotada, nomeadamente uma opinião negativa, cause tanta ansiedade nalguns investidores.
By Nirvana
- Aumento da fatura da energia? Transversal a todas as empresas do setor (e não só), estando a Altri apostada em reduzir largamente o uso de energia nas suas fábricas (sendo já uma das mais eficientes da Europa).
- Pressão sobre o EBITDA? As centrais de biomassa que deram origem à Greenvolt valiam pouco mais de 30M no EBITDA da empresa (cerca de 13% do EBITDA da Altri após desconsolidação). Mais, é previsível que após a separação dos negócios, a Altri continue a vender os seus resíduos a outras empresas.
- Aumento de capital? A Altri é das empresas menos alavancadas na industria na Europa e, para mais, o investimento na nova central será financiado em parte pelo PRR espanhol e será dividido por um consórcio de empresas. Mesmo que houvesse aumento de capital, estamos a falar em recolha de fundos para um investimento produtivo e não para cobrir trapalhadas do passado como é mais costume ver por cá.
- Pressão do preço no Norte da Europa? Isso é para rir? O Norte da Europa tem vindo a perder capacidade produtiva com o fecho de fábricas na Finlândia e as ocasionais greves que interrompem a produção (e ainda para mais, não são muito mais competitivas do que as fábricas portuguesas). Da China e Indonésia é impraticável com os custos logisticos e achar que a situação vai amenizar significativamente no futuro é comparável a acreditar no Pai Natal.
- A Altri está apostada em reduzir significativamente a sua pegada ambiental e colocar-se a anos luz da concorrência. Se isto não é suficiente, nada será. Depois, veremos de onde virá o papel, que é só um dos materiais mais usados no dia a dia e tem um papel fundamentalíssimo na redução do uso de plásticos.
- Registado: 29/3/2022 14:04
Artista, a notícia do Expresso não vem na CMVM, o Expresso dá notícias sobre o futuro. E, claro, fala do futuro da Altri, um futuro para além do dividendo que é muito generoso e que, embora não tivesse sabido ontem ainda deu para picar o ponto hoje hoje. Lê para perceberes o futuro e o risco.
Fica aqui o link sobre as três componentes do dividendo
https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/CONV82173.pdf
https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/CONV82173.pdf
Clint Eastwood
Clint Eastwood
SERRA LAPA Escreveu:Uma coisa é colocar uma opinião que se tem negativa, outra é repeti-la até à exaustão , querendo fazer que o mundo todo está errado, de tal modo que a maioria dos posts do Nirsup e do Álvaro é sempre que a Altri não vale nada . OK é a vossa opinião e já a expressaram agora adiantam o que estar sempre a repetir isso.
Caro SERRA _LAPA,
By Nirvana
Editado pela última vez por NirSup em 8/4/2022 7:32, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
E há notícias que saem na quinta feira à noite sem ser o Expresso (a confirmar o que já se sabe há 6 meses como bem diz o Artista Romeno, mas que ainda assim confirma o aumento exponencial da capacidade da Altri com a Galiza e entrada noutra liga…)
São as que estão na cmvm e dizem que a Altri vai pagar um dividendo que, pelas minhas contas, corresponde a cerca de 1/3 do valor que se tem em posição acionista ao fecho de ontem, e com 3 componentes:
- ações greenvolt
- valor correspondente ao IRS da distribuição em espécie de ações
- dividendo normal de 0,25 por ação
E é isto… cerca de 1/3…
São as que estão na cmvm e dizem que a Altri vai pagar um dividendo que, pelas minhas contas, corresponde a cerca de 1/3 do valor que se tem em posição acionista ao fecho de ontem, e com 3 componentes:
- ações greenvolt
- valor correspondente ao IRS da distribuição em espécie de ações
- dividendo normal de 0,25 por ação
E é isto… cerca de 1/3…
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Àlvaro Escreveu:Ah! Afinal havia notícia! Pois claro...
Está na 1.ª Pag do caderno de economia do Expresso. Vamos ver se usam o velho truque de vender na notícia.
Raramente te respondo, so digo que andas muito distraido, a noticia tem 6 meses ja toda a gente sabe daquilo foi mais k comunicado
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Ah! Afinal havia notícia! Pois claro...
Está na 1.ª Pag do caderno de economia do Expresso. Vamos ver se usam o velho truque de vender na notícia.
Uma coisa é colocar uma opinião que se tem negativa, outra é repeti-la até à exaustão , querendo fazer que o mundo todo está errado, de tal modo que a maioria dos posts do Nirsup e do Álvaro é sempre que a Altri não vale nada . OK é a vossa opinião e já a expressaram agora adiantam o que estar sempre a repetir isso.
Eu acho que uma empresa que tem os lucros e o valor que possui na Greenvolt vale mais de 10 €. Ok é a minha opinião e a da maioria dos analistas. Agora que ganho em estar sempre a repetir isso???
Que confusão vos mete se não acreditam na empresa, mas a maioria faz as contas que eu faço e ela continua a subir? QUe trauma é que têm?
Eu acho que uma empresa que tem os lucros e o valor que possui na Greenvolt vale mais de 10 €. Ok é a minha opinião e a da maioria dos analistas. Agora que ganho em estar sempre a repetir isso???
Que confusão vos mete se não acreditam na empresa, mas a maioria faz as contas que eu faço e ela continua a subir? QUe trauma é que têm?
PXYC Escreveu:Eduardo R. Escreveu:Onde é que se vai buscar o papel para o packaging, para folhas de escritório, para papel de cozinha e higiénico, etc?
É melhor deslocalizar para a China ou Russia, depois se há conflicto o tio Biden não se importa de vender à Europa mais caro.
A China (e Indonésia) já têm o papel muito mais barato. O problema é o custo do transporte até à Europa que torna o negócio impraticável.
Eduardo R. Escreveu:Onde é que se vai buscar o papel para o packaging, para folhas de escritório, para papel de cozinha e higiénico, etc?
É melhor deslocalizar para a China ou Russia, depois se há conflicto o tio Biden não se importa de vender à Europa mais caro.

NirSup Escreveu:Meus caros Amigos,
A Altri tem um problema de sustentabilidade:
a) Sustentabilidade ambiental (água + efluentes e poluentes ambientais)
b) Sustentabilidade do EBITDA (spin off da Greenvolt que lhe garantia receitas seguras + quebra acentuada à mínima correção da pasta de papel). E será bom esclarecer que o preço da pasta do papel está, atualmente, a níveis históricos muito elevado.
Desaconselho uma posição longa nesta cotada.
By Nirvana
Tens opinião de todas as empresas, mas quase sempre saem ao lado. A Altri, tal como outras papeleiras, tem um impacto negativo no ambiente. A Altri, ao contrário das outras papeleiras, tem uma prioridade estratégica e investimentos concretos em se tornar mais sustentável (a mais sustentável na Europa). A reciclagem do papel só é possível até 4 ciclos, tornando-se depois impossível de reaproveitar. Com todos estes indicadores, o que te leva a crer que a Altri vai perder negócio e valor? Onde é que se vai buscar o papel para o packaging, para folhas de escritório, para papel de cozinha e higiénico, etc?
Celsius, um pouco antes, ali entre 6.50 e 6.60. Está a ficar quentinha a bolsa.
Dia belo, para já, para a Altri.
Mais um.
Está nos 6,38.
Rumo aos 6,80
Mais um.

Está nos 6,38.
Rumo aos 6,80

The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
NirSup Escreveu:Portanto, não acreditem em facilidades ou em facilitismos só para favorecer a balança comercial da União, que até é excedentária.
By Nirvana
- Anexos
-
- trade_deficit.PNG (53.46 KiB) Visualizado 6270 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Quem é que para o gigante adormecido agora?
O panic buy vai instalar-se por estes lados e vai ser muito depressa. Nem se consegue ver muito bem o que vai acontecer com este Spin off. Mas quem detiver ALTRI até lá pode contar com 2 euros por acção pelo menos. Não sei se pagam em cash se pagam em greenvolts mas vai ser engraçado.
O panic buy vai instalar-se por estes lados e vai ser muito depressa. Nem se consegue ver muito bem o que vai acontecer com este Spin off. Mas quem detiver ALTRI até lá pode contar com 2 euros por acção pelo menos. Não sei se pagam em cash se pagam em greenvolts mas vai ser engraçado.
- Registado: 7/3/2007 19:42
A propósito das tendências ambientalistas...
Altri quer eliminar combustíveis fósseis, usar metade da água e cortar emissões em 60%
https://eco.sapo.pt/2022/04/04/altri-qu ... oes-em-60/
Altri quer eliminar combustíveis fósseis, usar metade da água e cortar emissões em 60%
https://eco.sapo.pt/2022/04/04/altri-qu ... oes-em-60/
- Registado: 29/11/2007 1:33
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], jprgodinho, MP65, Shimazaki_2, trilhos2006 e 137 visitantes