Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - semana ansiosa por dados desemprego EUA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 8/10/2004 21:09

Bem, realmente o debate (02:00 horas lx) será mais um factor a pesar nas considerações sobre os mercados. O assunto Economia será quente, ainda por cima depois dos números do emprego que vimos hoje.

E aquilo de que falei esta tarde vai mesmo concretizar-se: fecho semanal junto ao da semana passada. A amplitude máxima semanal até não foi das piores, com 200 pips, mas tendência definida... nem pensar.
O mercado está, pois, prestes a fechar junto a 1.2410 e ainda não quebrámos 1.2460 em alta ou 1.2220 em baixa !!
Continuemos a caçar pips aqui e ali, se possível.
Há-de mudar !!

Bem, um obrigado a todos e excelente fim de semana, mesmo com vento e chuva

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por maisum_CALD » 8/10/2004 15:08

Ok, obrigado. Quanto ao debate de logo espero que o Kerry dê uma grande porrada no arbusto mentiroso. Até eu acreditei nas armas de destruição maciça!!! Fez uma guerra desnecessária por uma questão de vingança pessoal...

Um abraço

Registado: 23/9/2004 1:02

por djovarius » 8/10/2004 14:58

Ok, o EUR/USD sempre passou 1.2370 (pivot semanal) e lá voltou a 1.2410 - fecho da semana anterior. Uma reacção normal perante os números.

Mas isto vem de encontro às muitas opiniões, incluindo a minha. Aos poucos vai-se notando a fragilidade do dólar e a possibilidade de um retorno aos movimentos de queda. Lá mais para a frente, claro.
Agora, o que temos? Um a dois movimentos por semana favoráveis ao daytrade e à caça de pips. Esta semana foi este e o da segunda-feira.
Para quem gostaria de apostar em prazos maiores do que a própria semana, o que é que pode esperar?
Temos aqui um bom exemplo: fecho semana anterior a 1.2410 e esta caminha para ficar próximo, o que quer dizer que não há movimento. Serve, sim, para rebentar stops. Não há condições, tanto mais que há feriado na segunda-feira nos EUA, o qual não afecta o forex directamente, mas mesmo assim não será dia de forte liquidez, provavelmente, não de forte movimento.
E vamos ver o que se diz no debate desta noite :roll:

Na próxima semana, teremos uma quinta e uma sexta-feira fortíssima em termos de dados nos EUA. Daí espero muita volatilidade, seguramente alguma definição de curto a médio prazo, perante aquilo que daí surgir.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por maisum_CALD » 8/10/2004 14:45

2ª feira é feriado nos EUA. A líquidez no forex vai ser diminuta. Que mais poderemos esperar dj?

por djovarius » 8/10/2004 13:26

96 mil empregos criados, e o efeito furacões da Florida sempre pesou alguma coisa.
Disparo do EUR/USD de 1.23 para 1.2360/70, poderia ser maior, vamos ver o que isto vai dar.

Até já

dj

por djovarius » 8/10/2004 13:03

Já se desvaneceu o efeito das palavras de McTeer.
Continuamos num mercado muito pouco reactivo, mas sobre isso já falámos todos vezes sem conta.
Agora o que esperar das 13:30 ?
150 k empregos criados e nada de mais no Forex.
+ 200 k e o USD pode disparar, nem que seja por momentos.
- 100 K e o USD vai cair, também nem que seja por momentos.

Atenção também às 15 horas, outro membro do FED vai falar, o influente Bernanke.
E à noite, o 2º debate Bush-Kerry vai falar de Economia, pelo que não é bom deixar posições abertas no fim de semana. Desconfio que se falará de dólar e de défices...

Um abraço

dj

por djovarius » 8/10/2004 9:44

Bom dia,

De todas as intervenções, a única que fez mexer um pouco com o mercado, foi a de McTeer, membro do FED. Ele disse que o défice em conta corrente terá que ter algum fim:
"While overseas investors now ``finance'' the current account gap, ``theoretically some day that process will come to an end, the flows will turn against us and there will be a crisis that will result in rapidly rising interest rates and a rapidly depreciating dollar" (Bloomberg).

Se não fossem, portanto, pelos fluxos de capital, já teria havido uma rápida queda do dólar e subida acelerado de juros.

Este tipo de discurso vai acabar por dar os seus frutos. O EUR/USD teve uma reacção, ao avançar cerca de 30 pips. Pouco, mas o mercado espera mesmo pelos números do desemprego. Mais tarde, volto, para falar sobre isso.

Um abraço

dj

por Dark » 7/10/2004 19:22

Grazie Mille Dj.

É que eu também procurei e nada encontrei sobre o assunto.

Mas tratando-se de Mr Green o melhor é ir 8-) .

Cmpts
Dark
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

por djovarius » 7/10/2004 19:19

Por acaso não sei. Tenho apenas a indicação no calendário de eventos, mas não sei sequer onde é.
Deverá ser mais algum discurso perante alguma instituição norte-americana.
Certo é que não é nada relativo ao Congresso ou algo do género.

Parece que o mercado não espera nada de especial, pelos vistos.
E o nosso par lá anda em torno de 1.23 :roll: :|

Abraço

dj

por Dark » 7/10/2004 19:12

Mr Greenspan fala às 19.30 em que enquadramento ?

Alguém pode esclarecer-me :shock: ?

Desde já obrigado.

Cmpts
Dark
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

por djovarius » 7/10/2004 17:42

Boas,

Bem, Antunes, de facto uso stops automáticos, porque quando não os usava, acabei por ter perdas que me obrigaram a reforçar o capital para continuar. Felizmente eram mini-lotes. Agora, claro que quem pode acompanhar o mercado em permanência, até pode beneficiar de stops mentais ou algo do género.

E o Forex está muito paralizado. E se amanhã os dados do emprego forem os esperados, continuando esta sonolência, já passo a acreditar numa expectativa até às Eleições.
O mercado está com um arrepio na espinha, sem saber o que concluir desta subida do petróleo aos 53 USD. Mais, o índice Reuters das "commodities" atingiu hoje o valor mais alto em duas décadas.

Isto está complicadinho...

Um abraço

dj

por Antunes » 7/10/2004 16:46

Boas!

Pois é, afinal da reunião do G7 não saiu nada de novo e só na 2ª feira o cross destriu 3 dias de subidas! É de ter em conta estes pormenores quando a AT parece nada dizer...

Eu continuo curto provando, assim e mais uma vez, que os stops automáticos são a forma mais rápida de perder dinheiro. :P

Há que estabelecer limites para as perdas mas, na minha opinião, não de forma automática. A única vantagem dos stops automáticos é em altura de crashes...

Registado: 4/12/2002 11:16

por djovarius » 7/10/2004 12:56

Bem, tal como esperado, a Inglaterra e a Europa dos 12 vão continuar com os juros inalterados.
No primeiro caso, temos a percepção de que o ciclo de aperto monetário está em pausa, enquanto no segundo caso, são os juros mais baixos em várias décadas, dando razão a quem considera a região ainda com demasiada fragilidade para aumentar os juros.

Não é estranho o bocejo do Forex perante estas novidades que não fazem notícia...

Greenspan fala às 19:30 (lx) !!

Ainda sobre a questão acima das rupturas: nada nos impede de assistirmos a uma ruptura para qualquer dos lados. Sem colocar em causa a tendência de longo prazo. Basta ver o que tem sido discutido nos últimos tempos.
Também não nos podemos esquecer da questão das amplitudes semestrais do EUR/USD: normalmente o primeiro semestre é mais poderoso do que o segundo, nesse aspecto.
No 1º deste ano, ainda tivemos 12 cens de amplitude máxima, mas no segundo, até agora, tivemos cerca de apenas 5 cents, o que é pouco, mas pode vir a ser o máximo.
O normal seria 8 a 10 - pelo que o par ainda pode ir, este ano, a 1.29 - 1.30 (limite efeito Janeiro) ou mesmo a 1.14 - 1.13 onde há um suporte forte !!

Um abraço

dj

por semprefrio » 7/10/2004 11:03

Bom dia. :)

Jobeta, o tópico a que te referes é uma análise que foge ao curto prazo, embora seja de esperar, como eu espero, um desenvolvimento importante no curto ou no muito curto prazo. Como o Dj já disse, neste momento não há grandes actualizações a fazer. Se quiseres, podes ver o post anterior que coloquei neste tópico (com gráfico e tudo :mrgreen: ), como a actualização possível a essa análise. No entanto, se tiveres algo a acrescentar ou se quiseres anexar uma análise tua que julgues enquadrar-se no outro tópico, à semelhança do que outras pessoas já têm feito, podes sempre puxá-lo para cima. :wink:

Nuno, não acho que o triângulo esteja lá para nos enganar :wink: (existe até quem, numa análise a fita métrica e a espaços vazios, nem veja lá nenhum triângulo, mas isso já é outra conversa :mrgreen: ). Trata-se apenas de uma representação (neste caso gráfica) do que se tem passado de há quase um ano para cá no eurusd. Neste momento, simplesmente temos que aguardar para saber para que lado vamos (ou optar por jogar dentro do range que referes - eu prefiro não fazê-lo). Nestas situações, as probabilidades de breakouts não significativos ou de falsos breakouts são sempre muitas ... até um dia! :mrgreen: (a título de exemplo, vê o que se passou em 1998).

Abraço,
semprefrio

Registado: 31/12/2003 21:12

por djovarius » 7/10/2004 10:57

É verdade, Nuno, essa é a posição que tenho mantido, perante a análise dos gráficos. O que significa que há que ter (mais) alguma paciência.

O EUR/USD continua em torno de 1.23 - ora uns pips acima, ora uns abaixo, o que poderá mudar até ao fim de semana.
Hoje, já teremos muitas coisinhas interessantes:
Decisões sobre juros do BOE e do BCE.
Jobless claims EUA.
Greenspan falará novamente à tarde (mais detalhes daqui a pouco)

Já pode ser motivo para alguma volatilidade, à medida que se nota que o preço do petróleo parece já não influenciar o Forex como o fazia há algum tempo. Vale a pena ter atenção a isto, também.

Um abraço, até já

dj

por Visitante » 6/10/2004 21:19

Pois parece que o triangulo estava la apenas para nos enganar... na minha opiniao, mais importante do que o tringulo sao os limites do canal (1.24XX - 1.19XX). Apenas qdo estes forem quebrados e que eu posso considerar outra opcao que nao seja a de vender nos 1.24XX e comprar nos 1.19XX/1.20 (com 50/100 pips de "folga para os casos de falsos breakouts)...

Um abraco
Nunofaustino
Visitante

por djovarius » 6/10/2004 19:25

Olá, Jobeta, o estudo do semprefrio está noutro tópico que ele abriu, não está neste.

Mas como não houve mais nada a acrescentar por ninguém, o tópico está lá para trás.

Semprefrio,
Também acho que é melhor ficar expectante por agora. Guardado está o bocado para quem o há-de levar.

Entretanto, o EUR/USD continua a dar sono... em torno de 1.23 !!

Abraço

dj

boa tarde

por Jobeta » 6/10/2004 18:59

Boa tarde Dj,Sempre frio e a todos.
Semprefrio o seu estudo (big picture) tinha na verdade empolgado a conversa mas desapareceu? !.
Tenho pena.Gostei de partilhar convosco algumas ideas.
Cumprimentos
A vidinha segue

Registado: 29/7/2004 20:58

por semprefrio » 6/10/2004 16:46

Bom, eu estou disposto a esperar o tempo que for preciso (assim sempre evito uma data de asneiras :mrgreen: ).

A ruptura (falsa ou não), pelo menos ainda não se mostrou decisiva.

Para além de faltar uma marca importante (os 1.25), aqui do meu observatório :mrgreen: também não vi a única coisa que me poderia levar a entrar antes dos 1.25: um acréscimo de volume decente :wink: .

A ver vamos se os números de 6ª feira nos trazem algo de novo.

Abraço,
semprefrio

Registado: 31/12/2003 21:12

por djovarius » 6/10/2004 16:23

Não me parece que esteja, meus amigos.

O USD/JPY foi da casa de 111.20 para 111.40/45 - cerca de 20 a 25 pips, o que não é nada de especial. Em grandes terramotos, assistimos a quedas superiores a 100 pips. Agora mesmo, o par já está a recuar para os valores de antes do sismo.

O EUR/JPY avançou mais, uns 40 pips, mas também já recua. Acredito que a questão do petróleo será mais ingrata para a divisa Japonesa, se o crude continuar a subir nos próximos tempos.

Abraço

dj

por donjuan » 6/10/2004 16:13

maisum Escreveu:Terramoto em Tókio de grau 5,8. Parece estar a ter efeitos no Forex...

...e nas taxas
I love the ups and downs of the market...

Registado: 9/9/2003 11:12

por djovarius » 6/10/2004 16:13

Lol, pois - há pouco com o par a 1.2250, estava dentro do triangulo, mas agora acima de 1.2280 novamente, já está fora do mesmo.

De toda a maneira, mantenho a possibilidade de falsa ruptura, pois seria mesmo bom passarmos da casa dos 1.24xx para a confirmação final, e mais ainda, caso fiquemos abaixo, seria bom que fosse acima de 1.2270/80 sob pena de voltarmos ao range que todos já conhecemos.

Hoje, estamos um pouco ao sabor destas notícias, mas no essencial, está tudo "congestionado" em torno de 1.23, sem sombra de dúvidas...

Abraços e jinhos

dj

por maisum_CALD » 6/10/2004 16:11

Terramoto em Tókio de grau 5,8. Parece estar a ter efeitos no Forex...

EUR/USD

por Razao_Pura » 6/10/2004 15:05

Olá!

Tenho tido pouco disponibilidade para acompanhar os mercados e o FOREX tem estado em stand by.
No entanto, voltando hoje a olhar para ele, no meu boneco ainda não voltámos para dentro do triângulo, portanto não concordo ainda com a falsa ruptura, embora esta se possa vir a verificar se o euro continuar a cair.
Está hoje a testar a LTA de curto prazo.
O meu boneco é muito parecido com o do Semprefio.
Eu acredito na força do EUR pelo menos até às eleições americanas, e mesmo depois......! Bastou ver o efeito do 1º debate no cross! :wink:
Bons trades!
Anexos
eur-usd.png
eur-usd.png (11.79 KiB) Visualizado 3972 vezes
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por djovarius » 6/10/2004 14:30

Ora bem, caro semprefrio.
Apesar de tudo, o EUR/USD já veio bem abaixo de 1.23, alcançado mesmo 1.2250 !! Penso até que este valor poderá ser suficiente para travar quedas... por enquanto.
O que é evidente, até nesse gráfico, é que o triangulo teve aí uma falsa ruptura. Estamos de volta à lateralização dos últimos meses, da qual não sairemos senão acima de 1.25 ou abaixo de 1.20 !!

Quer parecer que aquela teoria de que não vamos sair dela antes do fim do ano, tem cabimento. Ou, pelo menos, até às eleições nos EUA, haverá essa relativa estabilidade.

O viés de alta já se foi, logo na segunda-feira, passando a ser viés de baixa, se 1.22 forem quebrados em baixa.

Um abraço a todos

dj

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: castrojjf, Google [Bot], m-m, macau5m, malakas, Manchini888, maturidade, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, trilhos2006 e 172 visitantes