CoronaVirus, panico justificado...?
Re: CoronaVirus, panico justificado...?
Bom dia,
Obrigado pela resposta. Gostava de perceber melhor as razoes pelas quais se defende:
Relativamente 'a Omicron, estas vacinas nao protegem de infeccao , nem impedem a transmissao. Alias, esta' cada vez mais claro que a incidencia de casos na populacao vacinada e' superior 'a populacao nao vacinada. Ou seja, as populacoes vacinadas estao a acelerar os casos de Omicron. (caso isto seja controverso, posso sumarizar os dados semanais de Inglaterra, Dinamarca, Escocia e Ontario que demonstram esta dinamica claramente desde meados de Dezembro).
Neste contexto o passe covid e' inutil, e contraproducente do ponto de vista de saude publica. Qual e' entao a razao para haver restricoes para nao-vacinados?
Um abraco e bom fim de semana!
Obrigado pela resposta. Gostava de perceber melhor as razoes pelas quais se defende:
djovarius Escreveu: podendo haver restrições para não-vacinados
Relativamente 'a Omicron, estas vacinas nao protegem de infeccao , nem impedem a transmissao. Alias, esta' cada vez mais claro que a incidencia de casos na populacao vacinada e' superior 'a populacao nao vacinada. Ou seja, as populacoes vacinadas estao a acelerar os casos de Omicron. (caso isto seja controverso, posso sumarizar os dados semanais de Inglaterra, Dinamarca, Escocia e Ontario que demonstram esta dinamica claramente desde meados de Dezembro).
Neste contexto o passe covid e' inutil, e contraproducente do ponto de vista de saude publica. Qual e' entao a razao para haver restricoes para nao-vacinados?
Um abraco e bom fim de semana!
- Registado: 20/11/2006 23:11
Falta acrescentar uma letra:
Pessoas que são a favor da vacina para adultos, podendo haver restrições para não-vacinados, mas que também acham que vacinar os outros (abaixo dos 18 anos, sem comorbilidades associadas) é um desperdício conquanto existem irmãos nossos nos países pobres que manifestam interesse em ter uma vacina, mas não têm acesso a ela, pessoal médico incluído.
Abraço
dj
Pessoas que são a favor da vacina para adultos, podendo haver restrições para não-vacinados, mas que também acham que vacinar os outros (abaixo dos 18 anos, sem comorbilidades associadas) é um desperdício conquanto existem irmãos nossos nos países pobres que manifestam interesse em ter uma vacina, mas não têm acesso a ela, pessoal médico incluído.
Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Leio este forum ha' anos e aprecio a honestidade e qualidade de muitos dos participantes. Eu pagaria para ler os posts do Djovarius se nao estivessem aqui de borla! Obrigado por partilhar connosco ao longo dos anos.
Gostaria de fazer algumas perguntas sobre esta posicao aqui:
Para poder percebermo-nos melhor seria importante um entendimento comum sobre o que e' a "onda anti-vaxx". Assim arrisco uma lista crescente de posicoes que possam ou nao estar dentro desta definicao.
A. Pessoas que confiam nas actuais vacinas covid, recomendam-nas para todas as idades, mas sao contra os mandatos e despedimentos.
B. Pessoas tipo A. mas nao recomendam as vacinas a jovens menores que 30 anos devido aos riscos de miocardite identificados e riscos de longo prazo.
C. Pessoas que nao confiam nas vacinas covid para nenhuma idade, nao as recomendam e logo se opoe a qualquer mandato.
D. Pessoas que nao confiam em nenhuma vacina (nem covid nem tradicional) e nao deram a vacina do sarampo aos filhos, por exemplo.
Tenho visto em muitos artigos de opiniao as posicoes A e B serem incluidas no rotulo anti-vaxx, o que para mim nao faz sentido. Mas vamos primeiro alinhar definicoes e deixo aqui esta pergunta na esperanca de perceber um pouco melhor a definicao.
Um abraco
Gostaria de fazer algumas perguntas sobre esta posicao aqui:
djovarius Escreveu:Continuo sem entender a onda anti-vaxx, mas enfim dj
Para poder percebermo-nos melhor seria importante um entendimento comum sobre o que e' a "onda anti-vaxx". Assim arrisco uma lista crescente de posicoes que possam ou nao estar dentro desta definicao.
A. Pessoas que confiam nas actuais vacinas covid, recomendam-nas para todas as idades, mas sao contra os mandatos e despedimentos.
B. Pessoas tipo A. mas nao recomendam as vacinas a jovens menores que 30 anos devido aos riscos de miocardite identificados e riscos de longo prazo.
C. Pessoas que nao confiam nas vacinas covid para nenhuma idade, nao as recomendam e logo se opoe a qualquer mandato.
D. Pessoas que nao confiam em nenhuma vacina (nem covid nem tradicional) e nao deram a vacina do sarampo aos filhos, por exemplo.
Tenho visto em muitos artigos de opiniao as posicoes A e B serem incluidas no rotulo anti-vaxx, o que para mim nao faz sentido. Mas vamos primeiro alinhar definicoes e deixo aqui esta pergunta na esperanca de perceber um pouco melhor a definicao.
Um abraco
- Registado: 20/11/2006 23:11
Exactamente. O número de UCIs continua estável não obstante o número de casos ter começado a disparar em Dezembro, já faz cerca de um mês. Reiterando o que já escrevi há várias semanas atrás, o quadro alterou-se imenso e a situação é muito diferente da de há um ano atrás. Os factores a contribuir para isso são vários, incluindo provavelmente quer o efeito da vacinação quer o facto destas novas variantes parecerem relativamente bastante mais benignas.
O número de casos, per se, que nunca foram suficientes para perceber a situação no seu todo, nesta altura são um indicador um bocado "mau". A explosão de casos não está a ter grande reflexo naquilo que realmente interessa que são os internamentos, cuidados intensivos e óbitos.
O número de casos, per se, que nunca foram suficientes para perceber a situação no seu todo, nesta altura são um indicador um bocado "mau". A explosão de casos não está a ter grande reflexo naquilo que realmente interessa que são os internamentos, cuidados intensivos e óbitos.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Boas,
Não mesmo. Na minha casa, estamos todos infetados e não há ninguém a precisar de internamento.
Há muitos casos, mas com imunidade presente em mais de 90% do total da população, os internamentos são geríveis, a UCI não está descontrolada, está é a se tornar endémica, nesta fase, de uma forma rápida.
Temos 4 vezes menos óbitos e sete vezes mais casos. A variante O é diferente, ataca mais o tracto respiratório superior.
Não há descontrolo algum. Estamos a chegar ao momento de encarar isto de outra maneira, ou seja, separar as infeções (que são mais do que os casos, pois não é possível testar 10 milhões num só dia) da doença propriamente dita, passando-se o foco para a doença e não para a infeção.
Creio que a partir de 1 de Março estaremos nesse ponto.
Mas isto não é um "downgrade". A doença ainda é grave para muita gente, podendo deixar marcas.
Abraço
dj
Não mesmo. Na minha casa, estamos todos infetados e não há ninguém a precisar de internamento.
Há muitos casos, mas com imunidade presente em mais de 90% do total da população, os internamentos são geríveis, a UCI não está descontrolada, está é a se tornar endémica, nesta fase, de uma forma rápida.
Temos 4 vezes menos óbitos e sete vezes mais casos. A variante O é diferente, ataca mais o tracto respiratório superior.
Não há descontrolo algum. Estamos a chegar ao momento de encarar isto de outra maneira, ou seja, separar as infeções (que são mais do que os casos, pois não é possível testar 10 milhões num só dia) da doença propriamente dita, passando-se o foco para a doença e não para a infeção.
Creio que a partir de 1 de Março estaremos nesse ponto.
Mas isto não é um "downgrade". A doença ainda é grave para muita gente, podendo deixar marcas.
Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Calma que as discotecas e afins só abriram há oito dias. A coisa só pode melhorar com a campanha eleitoral, com as arruadas e comícios. Já agora podem vir também charters de chineses e de outros turistas, refugiados e companhia, que se houver qualquer coisita, a responsabilidade é daqueles que não confiam nas vacinas.
Ide em paz.
Ide em paz.
- Registado: 10/8/2011 14:26
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/portugal-com-novo-recorde-de-56426-casos-de-covid-19-e-34-mortes-nas-ultimas-24-horas
Já não faço ideia se estamos perante um pico ou se isto está totalmente fora de controlo!!!
56 mil casos, comparando com a Alemanha que teve um pico de 100mil, quer dizer que estamos muito mal!!!
Ou seja, ainda não temos pressão na UCI, mas certamente teremos muita pressão nos internamentos...
Já não faço ideia se estamos perante um pico ou se isto está totalmente fora de controlo!!!
56 mil casos, comparando com a Alemanha que teve um pico de 100mil, quer dizer que estamos muito mal!!!
Ou seja, ainda não temos pressão na UCI, mas certamente teremos muita pressão nos internamentos...
- Registado: 7/4/2007 17:13
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/eleicoes/eleicoes-legislativas-2022/detalhe/governo-recomenda-que-eleitores-confinados-votem-entre-as-18h-as-19h
Se existe assim tanta confiança que os eleitores confinados irão após as 18h, então faria todo o sentido cada local ter uma mesa própria para acolher esses eleitores, e o espaço ser adequado e com uma protecção e desinfeção mais cuidada e protegida das pessoas que estão nessa mesa de voto, e eventualmente com uma contagem no local para evitar que esses votos se juntem com outros, evitando assim algum possível contagio a quem vai fazer a contagem.
Estar contaminado não é o fim do mundo, contudo face a um respeito por esses eleitores e por quem está na mesa de voto, bem como dos outros eleitores, poderia haver este maior cuidado.
Podem agora levantar a questão da liberdade de cada um e não ter de ser apontado se tem ou não vírus, isso é tudo muito relativo!!! Se para irmos a algum lado temos de apresentar vacinação, testes, etc, etc... então não me parece que isto fosse o fim do mundo!!!
Se existe assim tanta confiança que os eleitores confinados irão após as 18h, então faria todo o sentido cada local ter uma mesa própria para acolher esses eleitores, e o espaço ser adequado e com uma protecção e desinfeção mais cuidada e protegida das pessoas que estão nessa mesa de voto, e eventualmente com uma contagem no local para evitar que esses votos se juntem com outros, evitando assim algum possível contagio a quem vai fazer a contagem.
Estar contaminado não é o fim do mundo, contudo face a um respeito por esses eleitores e por quem está na mesa de voto, bem como dos outros eleitores, poderia haver este maior cuidado.
Podem agora levantar a questão da liberdade de cada um e não ter de ser apontado se tem ou não vírus, isso é tudo muito relativo!!! Se para irmos a algum lado temos de apresentar vacinação, testes, etc, etc... então não me parece que isto fosse o fim do mundo!!!
Barão de Soestrova Escreveu:Quem paga os cuidados do Barão, é o Barão. Tenho seguro de saúde, e há mais de trinta anos que não ponho os pés nem em centros de saúde, nem em hospitais públicos. Não ia começar agora.
Agora com o dinheiro dos meus impostos pago a saúde dos outros, a escola dos filhos dos outros e por aí fora e não dou o dinheiro por desperdiçado. Custa-me é pagar BES, BANIF, BPP, BPN, TAP, e a lista já vai longa, e amanhã tenho de acordar cedo, para trabalhar para poder continuar a pagar tudo isto.

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Quem paga os cuidados do Barão, é o Barão. Tenho seguro de saúde, e há mais de trinta anos que não ponho os pés nem em centros de saúde, nem em hospitais públicos. Não ia começar agora.
Agora com o dinheiro dos meus impostos pago a saúde dos outros, a escola dos filhos dos outros e por aí fora e não dou o dinheiro por desperdiçado. Custa-me é pagar BES, BANIF, BPP, BPN, TAP, e a lista já vai longa, e amanhã tenho de acordar cedo, para trabalhar para poder continuar a pagar tudo isto.
Quem paga os cuidados de saude do Barão de soestrova? Sou eu, somos nós, são os médicos que o vão tratar e pagar irs sobre horas extraordinárias? Não entendo esta visão de sociedade do séc xxi! Parece que nos preocupamos com os outros, mas na realidade só queremos que os outros se preocupem connosco. Não pode ser este desiquilibrio a beneficiar os desalinhados que promova o nosso desenvolvimento. Eu sou daqueles que acho que o açúcar devia custar 5 ou 6x mais para financiar o custos dos antidiabeticos orais que custam fortunas aos nossos impostos. Desculpem a analogia, mas todos temos de medir as consequências nas nossas escolhas...
- Registado: 5/9/2013 12:26
djovarius Escreveu:Mais um infetado, eu, terei sido infetado logo após a dose de reforço.
Com a vacina nao deve ser nada, as melhoras rapidas []
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Não sou contra vacinas, nem coisa que se pareça. Não sou é rato de laboratório. Não morria da doença, e ia morrer da cura? Talvez daqui a uns anos, se ainda cá andar, eu e o vírus, possa nesse momento ponderar ser vacinado. Agora não.
Continuo sem entender a onda anti-vaxx, mas enfim
É por causa disso que vão ser obrigatórias na Áustria, França, Itália, talvez na Alemanha, etc... tudo grandiosas ditaduras, quiçá novas Coreias do Norte!!!
Recordo apenas uma coisa que passa ao lado de muitos: em 1975, se quisesses voar até Paris, a partir, digamos, de Lisboa, tinhas que tomar a vacina para a cólera.
Sim, cólera em Portugal, em Lisboa.
Na época, a França era bem democrática, mas não admitia brincadeiras. Por que razão deve ser diferente hoje??
É até a melhor hipótese de acabar rapidamente com os certificados e os testes !!
Abraço
dj

É por causa disso que vão ser obrigatórias na Áustria, França, Itália, talvez na Alemanha, etc... tudo grandiosas ditaduras, quiçá novas Coreias do Norte!!!
Recordo apenas uma coisa que passa ao lado de muitos: em 1975, se quisesses voar até Paris, a partir, digamos, de Lisboa, tinhas que tomar a vacina para a cólera.
Sim, cólera em Portugal, em Lisboa.
Na época, a França era bem democrática, mas não admitia brincadeiras. Por que razão deve ser diferente hoje??
É até a melhor hipótese de acabar rapidamente com os certificados e os testes !!
Abraço
dj
Mas vão morrer todos e depressa e aí já sobram camas para os enfartados
O problema que se põe é termos um enfarte e a nossa cama em cuidados intensivos estar ocupada muito tempo por um não vacinado. A liberdade de ele não se vacinar colide com a necessidade de camas para os outros. Egoísmo versus altruísmo.
- Registado: 5/9/2013 12:26
Uma vez que as vacinas são tão seguras e protectoras, reduzem os óbitos, anulam a forma grave de doença, e quiçá, até fazem nascer cabelo aos carecas, qual a razão para esta perseguição a quem não quer ser vacinado? Teoricamente os não vacinados vão todos esticar a perna, e a questão ficará resolvida.
Boas,
Mais um infetado, eu, terei sido infetado logo após a dose de reforço.
Nem ia fazer teste nenhum, mas como tive oportunidade, aí está, positivo, com sintomas de constipação leve.
Desde 5ª feira, que sinto isso. Como a variante O é semelhante à constipação, sobretudo para os vacinados, lá fiz o teste.
Vamos ficar em casa
Abraço
dj
Mais um infetado, eu, terei sido infetado logo após a dose de reforço.
Nem ia fazer teste nenhum, mas como tive oportunidade, aí está, positivo, com sintomas de constipação leve.
Desde 5ª feira, que sinto isso. Como a variante O é semelhante à constipação, sobretudo para os vacinados, lá fiz o teste.
Vamos ficar em casa

Abraço
dj
Isto è politica
Nao se trata de soluçoes, trata-se de imposiçoes.
Os politicos so estao ca para dificultar a vida dos outros e para eles viverem à grande.

Nao se trata de soluçoes, trata-se de imposiçoes.
Os politicos so estao ca para dificultar a vida dos outros e para eles viverem à grande.
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
https://www.publico.pt/2022/01/14/mundo/noticia/nao-entrar-bar-local-trabalho-pagar-multa-varios-paises-impoem-restricoes-nao-vacina-1991787
Não entendo porque não optam por tornar a vainca obrigatória em vez andarem com restrições em cima de restrições!!!!
A meu ver, as regras se são para um têm de ser para todos!!!
Faz-me lembrar os judeus que no tempo do nazismo tinham de andar com a cruz de David ao peito para mostrar quem eram!!! Agora todos têm de andar com a cruz de Covid no telemóvel para mostrar quem são!!!!
Mais vale uma medida para todos por igual, do que andar com estas palhaçadas!!!
Para além disso o boletim de vacinas parece ter deixado de existir!!! Se ele existe, porque não temos lá a referência à vacinação?
Não entendo porque não optam por tornar a vainca obrigatória em vez andarem com restrições em cima de restrições!!!!
A meu ver, as regras se são para um têm de ser para todos!!!
Faz-me lembrar os judeus que no tempo do nazismo tinham de andar com a cruz de David ao peito para mostrar quem eram!!! Agora todos têm de andar com a cruz de Covid no telemóvel para mostrar quem são!!!!
Mais vale uma medida para todos por igual, do que andar com estas palhaçadas!!!
Para além disso o boletim de vacinas parece ter deixado de existir!!! Se ele existe, porque não temos lá a referência à vacinação?
Barão, peço-te que dês pequenas explicações sobre os links que colocas. Nota que os internados não são problema. Problema são os que estão um unidades de cuidados intensivos.
Uma das raras notícias que dão conta da realidade.
https://www.google.com/url?sa=t&source= ... wM24FmmhZh
https://www.google.com/url?sa=t&source= ... wM24FmmhZh
Barão de Soestrova Escreveu:BearManBull, sinceramente faço votos que em relação às vacinas, a razão esteja desse lado, e não do meu.
Boa noite a todos (estamos a ver Rio vs. Costa),
Vale o que vale, mas no dia 4 de Janeiro, dos internados em UCI com Covid-19 (quase 20 pessoas) no Algarve, eram TODOS sem vacina alguma.
Agora são menos, já faleceram alguns, outros recuperaram, mas a coisa continua quase na mesma.
A vacina só previne 30 a 40% a infeção (daí a desilusão para muitos) e pouco melhor é no quesito de prevenir doença leve, mas segue muito bem a defender a pessoa de doença grave, como se vê pelos dados de UCI e morte, como se tem visto desde há muito tempo a esta parte, quando ainda era a Delta a prevalecer.
Ao contrário, países com baixa vacinação, têm graves problemas, mesmo com a chegada da variante O, veja-se a Bulgária, com apenas 7 milhões de habitantes e 25% de vacinação completa, está com o triplo dos óbitos em relação a Portugal. Há mais casos semelhantes, mas enfim.
Eu já tenho a 3ª dose da Pfizer, muito me custou em termos de efeitos secundários, já previstos, aliás, mas eu não tenho medo nenhum, porque ainda é a melhor hipótese, perante a realidade atual.
Mais para a frente, teremos medicamentos eficazes e até vacinas (próximo inverno??) de segunda geração, que possam colocar um ponto final à questão. Inevitavelmente, isto chegará a um ponto de menor mortalidade e de enfermos do que a gripe comum. Com um pouco de sorte, será já em 2022 na Europa Ocidental.
Abraço
dj
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Tentei fazer agendamento da 3a dose para locais à volta do Porto e está tudo cheio!!!!
Ou seja, fecharam muitos centros de vacinação, mas também não possibilitaram a que os centros de saúde libertassem alguma pressão, e se o número de pessoas aptas para vacinação ainda aumentou (considerando que os vacinado têm de tomar novamente doses de reforço e as crianças também passaram a ser elegíveis). Não sei o que estavam à espera que acontecesse!!!
Temos uma percentagem grande de vacinados, devido a um grande esforço e organização inicial, mas agora parece-me que está tudo a ficar um pouco aquem das necessidades!!! Será por o almirante ter saído?!?!
Vale o que vale, mas noutros países como a Bélgica, por exemplo, desde meados de Dezembro, já estão a vacinar pessoas mais novas do que cá, quando cá, apenas agora, estão a vacinar os de 45 anos.
Ou seja, fecharam muitos centros de vacinação, mas também não possibilitaram a que os centros de saúde libertassem alguma pressão, e se o número de pessoas aptas para vacinação ainda aumentou (considerando que os vacinado têm de tomar novamente doses de reforço e as crianças também passaram a ser elegíveis). Não sei o que estavam à espera que acontecesse!!!
Temos uma percentagem grande de vacinados, devido a um grande esforço e organização inicial, mas agora parece-me que está tudo a ficar um pouco aquem das necessidades!!! Será por o almirante ter saído?!?!
Vale o que vale, mas noutros países como a Bélgica, por exemplo, desde meados de Dezembro, já estão a vacinar pessoas mais novas do que cá, quando cá, apenas agora, estão a vacinar os de 45 anos.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], latbal, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 124 visitantes