Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Galp - Tópico Geral

por Punitor » 15/12/2021 22:53

yaya Escreveu:
NirSup Escreveu:
Esquinas Escreveu:NirSup, resumindo e baralhando e pelo que se pode ler nas entrelinhas:
Para ti, a única cotada que de facto está cheia de virtudes e muito bem gerida é a EDPR. Todas as demais, são lixo tóxico e do qual devemos fugir!
Tive azar, fui logo apostar em lixo tóxico :-k

Não fico particularmente satisfeito ao ver AQUI alguém a perder dinheiro. Que isso fique claro.
Vamos lá recapitular e ver quais as cotadas, onde eu disse que não investia e ou desaconselhava o investimento (não foram todas):

1. Galp = aposta ganha
2. NOS = aposta ganha
3. BCP = aposta ganha (setor bancário)
4. SONAE = aposta ganha
5. Semapa = aposta ganha (múmia paralítica)
6. REN = aposta ganha (múmia paralítica)
7. Mota Engil = aposta ganha.
8. Greenvolt = aposta perdida.

O seu a seu dono.
By Nirvana

não sei qual o teu horizonte temporal que referes mas tens aí uma que valorizou quase 100% de 2020 para cá e escreves aposta ganha? :roll: :mrgreen: ou enganaste-te no saco das apostas?

Falta nessa lista a Navigator... julgo eu de que...

Registado: 1/11/2015 12:47

por yaya » 15/12/2021 18:56

fjcbolsa Escreveu:A galp também era bom aguentar por aqui :?: demasiados testes à zona dos 8,10€ :oops: :-k :oops:

parece continuar a escavar o fundo, estará à procura de lítio? :roll:

Registado: 28/8/2013 22:19

por fjcbolsa » 15/12/2021 18:54

A galp também era bom aguentar por aqui :?: demasiados testes à zona dos 8,10€ :oops: :-k :oops:
Anexos
GALP.png
GALP S.png

Registado: 24/11/2010 10:03

por yaya » 15/12/2021 18:33

NirSup Escreveu:
Esquinas Escreveu:NirSup, resumindo e baralhando e pelo que se pode ler nas entrelinhas:
Para ti, a única cotada que de facto está cheia de virtudes e muito bem gerida é a EDPR. Todas as demais, são lixo tóxico e do qual devemos fugir!

Não fico particularmente satisfeito ao ver AQUI alguém a perder dinheiro. Que isso fique claro.
Vamos lá recapitular e ver quais as cotadas, onde eu disse que não investia e ou desaconselhava o investimento (não foram todas):

1. Galp = aposta ganha
2. NOS = aposta ganha
4. SONAE = aposta ganha

O seu a seu dono.
By Nirvana

não sei qual o teu horizonte temporal que referes mas tens aí uma que valorizou quase 100% de 2020 para cá e escreves aposta ganha? :roll: :mrgreen: ou enganaste-te no saco das apostas?

por MNunes12 » 15/12/2021 18:08

NirSup Escreveu:

1. Galp = aposta ganha
2. NOS = aposta ganha
4. SONAE = aposta ganha

O seu a seu dono.
By Nirvana

Não sei quando disseste isso, mas vou falar pelos meus investimentos:
€ * quantidade comprada
Galp- 8,80 * 1000, já devia ter flipado quando foi a 10€
NOS - 2,75 * 10000, estou contente, mas já dava para ter flipado a 3,60€ e voltado a comprar a 3,2 ou por aí
BCP - 0*0, já ardi muito em bancos (BES) nunca mais, apesar de ter espanhóis (bankinter e caixa bank)
Sonae - 0,6460 * 30000
Semapa - 0*0
REN - 2,30 * 10000, ficam cá para "sempre".
Mota - 1,12*10000, vendi a 1,39€
Greenvolt - 0*0

Isto num espaço de uma ano, não me parece mal, mas pronto há sempre melhores e piores.

Registado: 27/10/2021 9:42

por NirSup » 15/12/2021 17:55

1. Galp = aposta ganha
2. NOS = aposta ganha
4. SONAE = aposta ganha

O seu a seu dono.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

por Punitor » 15/12/2021 17:27

yaya Escreveu:
Bubka Escreveu:O problema Goya, é que no meu ponto de vista a atividade de transformação não é o Core business da empresa... Vai entrar num sector totalmente novo, não tem know how nenhum... Enfim..

Não dou uma década, uma e meia no máximo, para as baterias de lítio serem substituídas por outras tecnologias (baterias e hidrogênio), mais seguras e mais eficientes em termos de custo e energeticos...

Parece-me um enorme erro estratégico e com uma visão de curto prazo.
Eu estou estupefacto!

Mas isto é apenas a minha opinião.

Partilho da mesma opinião.
Ao se entrar num novo negócio que não se domina existe sempre o fator de risco, mesmo tendo o apoio de uma parceria externa.
Demora vários anos até produzir resultados, isto se tiver sucesso.
E os mercados são como São Tomé: ver para crer.

Mas é provável que quando se atingir a fase de maturidade já outra tecnologia terá substituído as baterias de lítio, tornando-as obsoletas. E a China e Japão são os grandes players que estão a investir muitos milhões no desenvolvimento da nova geração de baterias para carros elétricos. Isto para não falar no hidrogénio.

Na minha opinião continua a fazer sentido a produção de lítio para baterias de aparelhos electrónicos, mas para a produção em massa de baterias para carros elétricos creio que não é sustentável dado ser um metal raro.

Essa conversa do Know How não pega. A Northvolt tem Know How nessa tecnologia, que por sinal não tem nada de especial ainda por cima...
Depois, a Galp tem de diversificar o seu portefólio energético, agora mais do que nunca, e já vai tarde...
O que queriam que a Galp fizesse, que continuasse a investir só em exploração e refinação de petróleo?
Na minha opinião as baterias de lítio vieram para ficar e há já grandes players envolvidos no jogo, como a Tesla.
Todas as fontes não carbónicas serão aproveitadas e veneradas.
Creio também que as super baterias, quando mais desenvolvidas, serão a única forma de armazenar energia elétrica para colmatar os períodos de falha das renováveis.

por yaya » 15/12/2021 17:06

Bubka Escreveu:O problema Goya, é que no meu ponto de vista a atividade de transformação não é o Core business da empresa... Vai entrar num sector totalmente novo, não tem know how nenhum... Enfim..

Não dou uma década, uma e meia no máximo, para as baterias de lítio serem substituídas por outras tecnologias (baterias e hidrogênio), mais seguras e mais eficientes em termos de custo e energeticos...

Parece-me um enorme erro estratégico e com uma visão de curto prazo.
Eu estou estupefacto!

Mas isto é apenas a minha opinião.

Partilho da mesma opinião.
Ao se entrar num novo negócio que não se domina existe sempre o fator de risco, mesmo tendo o apoio de uma parceria externa.
Demora vários anos até produzir resultados, isto se tiver sucesso.
E os mercados são como São Tomé: ver para crer.

Mas é provável que quando se atingir a fase de maturidade já outra tecnologia terá substituído as baterias de lítio, tornando-as obsoletas. E a China e Japão são os grandes players que estão a investir muitos milhões no desenvolvimento da nova geração de baterias para carros elétricos. Isto para não falar no hidrogénio.

Na minha opinião continua a fazer sentido a produção de lítio para baterias de aparelhos electrónicos, mas para a produção em massa de baterias para carros elétricos creio que não é sustentável dado ser um metal raro.

por Punitor » 15/12/2021 16:49

MarcoAntonio Escreveu:
NirSup Escreveu:EPPUR SI MUOVE...

Concentrações à parte, faz alguma diferença 3,7% ou 5%?
É a primeira vez que ouço falar em espodumena concentrada. Todas as notícias que li e mesmo as declarações do Ministro Matos Fernandes falam simplesmente em importações (de pedra suponho eu ).
By Nirvana

Nirsup, pelo que vejo isto é o que a China faz há vários anos senão é que não é pior. Após breve consulta, a China também importa a maior parte da matéria prima de locais como a Austrália e o Chile. E no caso de pelo menos um dos principais refinadores, ainda transporta a matéria prima mais de 1000Km para dentro do território chinês (Tianqi Lithium em Sichuan). Outro grande refinador encontra-se em Jiangxi, também no interior, e permite-se importar matéria prima de bem longe (América do Sul).

De novo, não faço ideia se a refinaria vai ser viável ou não e não pretendo conduzir aqui um estudo de viabilidade económica, não tenho meios para o fazer nem é a minha área de expertise. Mas também não creio que isto apresente o tipo de impossibilidade logística e económica que estás a sugerir. Afinal é o que já se faz noutros lados e é o que se passa com o crude faz décadas, diga-se.

MarcoAntonio não faz sentido que não seja dessa forma.
Todas as matérias primas, pesadas ou leves, são deslocadas o que for preciso e fazem viagens entre continentes para serem comercializadas.
A Galp andou mais de um ano a estudar os pormenores desta refinaria, hão-de saber o que estão a fazer.

por ASimoes » 15/12/2021 15:46

:mrgreen: pois é ! Já tinha falado, nisso ! E, reforçei 8-)
energias alternativas, de momento e futuras :!: :idea: :?:
bons negócios... :clap:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

Re: Galp - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 15/12/2021 14:26

Ontem, a Galp e a Northvolt anunciaram o acordo para a criação de uma parceria, intitulada de
Aurora, com o objetivo de se tornar no ponto de partida para o desenvolvimento de uma cadeia
de valor integrada de baterias de lítio, alinhada com as metas portuguesas e europeias. Com o
principal intuito de estabelecer a maior e a mais sustentável unidade integrada de conversão de
lítio da Europa, a Aurora desenvolverá uma unidade com uma capacidade de produção anual
inicial de até 35 mil toneladas de hidróxido de lítio para baterias.
Segundo os analistas do CaixaBank BPI Equity Research, a ambição da Galp no lítio é relevante e
o projeto anunciado pode ser o primeiro passo para moldar um novo ângulo de crescimento
interessante, apoiado nos objetivos de transição energética. A Galp pretende obter uma
vantagem de liderança (não existem refinarias de lítio na Europa), aproveitando o compromisso
da UE em construir uma indústria de baterias verticalmente integrada e as vantagens
competitivas de Portugal (recursos/geologia ou as principais infraestruturas como os portos
marítimos)

[b]Boneco actualizado, nada a acrescentar de relevante.

CumPrim/
ValeAquilino
[/b]
Anexos
GALP 15Dez..jpg
GALP 15Dez..jpg (126.21 KiB) Visualizado 6517 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por MarcoAntonio » 15/12/2021 13:30

Em relação ao concentrado, parece-me que é a norma e várias notícias fazem referência a ele. Exemplos:

https://www.publico.pt/2021/12/14/econo ... ia-1988550

https://www.forbespt.com/joint-venture- ... m-portugal

https://multinews.sapo.pt/motores/galp- ... -portugal/

“Espera-se que o historial comprovado da Galp e da Northvolt, assim com a sua experiência complementar e os conhecimentos especializados, saiam reforçados com o estabelecimento de parcerias chave ao longo da cadeia de valor, nomeadamente na garantia do fornecimento de concentrado de espodumena de elevada qualidade a partir de fornecedores chave”, sustentam as empresas.

Sem conhecer as reacções em detalhe, numa estimativa rapida creio que 100t de matéria prima (concentrado de espodumena) permitam obter na ordem de 10t de hidróxido de lítio, o que é um pedaço mais do que estavas a sugerir. Seja como for, isto é afinal o que os outros refinadores também estão a fazer: a matéria prima viaja longas distâncias por mar (e por terra) portanto não estou a ver qual é o obstáculo incrível para Portugal.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 15/12/2021 13:20

NirSup Escreveu:EPPUR SI MUOVE...

É a primeira vez que ouço falar em espodumena concentrada. Todas as notícias que li e mesmo as declarações do Ministro Matos Fernandes falam simplesmente em importações (de pedra suponho eu ).
By Nirvana

Nirsup, pelo que vejo isto é o que a China faz há vários anos senão é que não é pior. Após breve consulta, a China também importa a maior parte da matéria prima de locais como a Austrália e o Chile. E no caso de pelo menos um dos principais refinadores, ainda transporta a matéria prima mais de 1000Km para dentro do território chinês (Tianqi Lithium em Sichuan). Outro grande refinador encontra-se em Jiangxi, também no interior, e permite-se importar matéria prima de bem longe (América do Sul).

De novo, não faço ideia se a refinaria vai ser viável ou não e não pretendo conduzir aqui um estudo de viabilidade económica, não tenho meios para o fazer nem é a minha área de expertise. Mas também não creio que isto apresente o tipo de impossibilidade logística e económica que estás a sugerir. Afinal é o que já se faz noutros lados e é o que se passa com o crude faz décadas, diga-se.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por caldeirum » 15/12/2021 10:24

Acho que com essas concentrações não será viável. Espero que inclua o fabrico das baterias, senão isto não tem pernas para andar. Mas isto é um leigo a opinar.

Eu vejo a cotação da EDPR como resultado de um "hype" na energia renovável. Talvez este ano paguem um dividendo em condições como resultado de terem a eletricidade a 300€ por MW \:D/
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831

Registado: 14/10/2021 22:31

por Esquinas3 » 15/12/2021 10:21

NirSup, resumindo e baralhando e pelo que se pode ler nas entrelinhas:

Registado: 18/8/2011 1:57

por ASimoes » 15/12/2021 10:14

:idea: :mrgreen: Bom dia Senhores Gestores da Galp !
Como investidor, na dita cuja, penso que a gestão da mesma, irá produzir, ou pensa?! faze-lo:
Hidrogénio Verde, Sines;
Lítio, junto das minas de mineração;
Matosinhos, Zona Urbana, por isso Hidrogénio Verde !? Talvez Urbanização do Terreno ! :-k
Essas são as minhas perspetivas... :clap:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por NirSup » 15/12/2021 9:15

EPPUR SI MUOVE...

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

por MarcoAntonio » 15/12/2021 1:07

Nirsup, creio que as tuas contas estão um bocado off por várias razões.

Por um lado eles referiram importar concentrado de espodumena, aqui a concentração varia conforme o grade mas com uma rápida consulta vejo que anda na ordem dos 5% ou mais (poderá chegar a cerca de 7.5%). E sendo que estamos a falar da concentração de Li2O, enquanto que o Hidroxido de Litio consiste em LiOH, na verdade a fonte de lítio (elemento) permite gerar mais Hidróxido de Lítio do que a proporção que o teu post poderá deixar entender. Além disso, não vou assumir que num processo de refinação o resto que não tem um dado fim "vai para o lixo", não é isto que normalmente se passa (no caso do crude, por exemplo, é quase tudo aproveitado, muito embora só uma parcela acabe em combustível para automóveis).

Longe de mim querer fazer aqui um estudo de viabilidade económica, mas deixo estas observações pois não me parece que tudo o que estás a dizer esteja realmente correcto.

Nota: valores da ordem dos que referi para o teor de Li2O em concentrado de espodumena podem ser encontrados em várias fontes mas deixo aqui pelo menos uma - HARD ROCK LITHIUM PROCESSING (pdf)
Imagem

Administrador Fórum

por Punitor » 15/12/2021 0:58

A Galp ainda não abriu integralmente o jogo do negócio porque deve haver várias variáveis que é preciso trabalhar.
Terá de fazer ainda mais parcerias noutros países e irá fazê-las inevitavelmente.
Não creio que a refinaria de Sines esteja a ser concebida unicamente para refinar o litio de Boticas.
A Galp sabe fazer contas, sabe fazer projetos.
Considero os investimentos nas baterias elétricas, na energia fotovoltaica, no hidrogénio verde e no gás de Moçambique, todos eles, como sendo muito positivos.

por NirSup » 15/12/2021 0:32

Os homens devem estar loucos!

A pensada refinaria de lítio (Sines ou Matosinhos) vai ter uma capacidade de produção anual de até 35 mil toneladas de hidróxido de lítio, de acordo com as declarações dos promotores.
As reservas totais de minério existentes em Portugal (dados atuais) dariam para pouco mais de 3 anos.
Dizem os promotores do projeto (e o Ministro Matos Fernandes também) que Portugal poderá importar minério (espodumena) da Austrália, do Brasil e do Canadá.

Alguém já imaginou camiões carregados de pedra branca a circular diariamente de Covas do Barroso até Sines ou Matosinhos? Qual seria o impacto ambiental nesse caso (ruido, poluição, trânsito, emissão de CO2)?
Alguém está a imaginar uma coisa dessas? Pois eu também não imagino que isso, algum dia, possa ser autorizado.

Importação da espodumena da Austrália, nos antípodas de Portugal? Não é viável, economicamente, e seria ambientalmente insustentável.
A espodumena tem uma concentração de lítio entre 1,6% e 3,7%. É inimaginável a quantidade de pedra que é preciso carregar e transportar de Austrália para Portugal para aproveitar uma ínfima quantidade do seu peso e do seu volume. Isto mais parece uma coisa de loucos.

Acresce salientar que a Austrália, não tem uma, tem várias refinarias de hidróxido de lítio e carbonato de lítio.
Então a Austrália não coloca em Portugal ou na Europa concentrado de lítio a um preço mais baixo?
Os deuses, perdão, os homens devem estar loucos.
By Nirvana

por caldeirum » 14/12/2021 23:15

Parece-me uma boa notícia em geral. Espero que mais tarde desenvolvam competências na reciclagem de baterias.
O fim da era do petróleo ainda está a começar. E quanto às criticas, bem, há sempre uns quantos que vão criticar a mudança do negócio, incapazes de olhar para o futuro. Não podemos importar lítio e refinar aqui? Qual é o problema? Já fazemos isso com tantos produtos!

Que construam a refinaria! Que venha essa tecnologia para o nosso país! Isso irá beneficiar directamente quem trabalha na fábrica, mas também as nossas universidades e empresas secundárias. Produzir cá com o modelo de segurança europeu e regras de trabalho europeias. Chega de explorar gente que vive a 8mil km daqui e de estar totalmente dependente da cadeia de produção. Pelo menos uma delas ficaria mais perto.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831

Registado: 14/10/2021 22:31

por NirSup » 14/12/2021 22:04

Caro Punitor,
Pois eu acho. Acho isso e muito mais.
E não são os únicos.
Serão muitos? E não são poucos. Bastantes.
By Nirvana

por Punitor » 14/12/2021 21:57

NirSup Escreveu:Caro Punitor,
E porque razão uma refinaria de hidróxido de lítio, em Sines ou em Matosinhos, seria mais rentável do que uma refinaria de hidróxido de lítio, situada no Salar de Uyuni, em Potosí (Bolívia)?
Chineses e alemães disputam na Bolívia os favores dos políticos para se aliarem a uma empresa local, Yacimientos de Lítio Bolivianos (YLB), para produzir hidróxido de lítio.
Chegou a existir um projeto para a construção de uma refinaria de hidróxido de lítio entre a empresa alemã ACI Systems e YLB, apoiada pelo ex-presidente Evo Morales.
Há quem diga que foi derrubado por causa disso.
Os chineses querem igualmente erguer uma refinaria de hidróxido de lítio na região.
E vêm falar-me de uma refinaria de lítio em Sines ou em Matosinhos? Para sacarem uns milhões à conta do PRR?

Ditosa pátria minha que tais filhos viu nascer e é governada por bastardos!

Ver mais AQUI:
https://br.sputniknews.com/20210417/son ... 50875.html
E AQUI:
https://dialogochino.net/pt-br/industri ... seu-litio/

Caro NirSup todas as matérias primas descobertas até agora fazem os Kms que forem precisos fazer para chegarem aos destinos devidos. O litio tem de ser diferente porquê? Aliás há atualmente muitas toneladas de lítio a fazerem já grandes viagens...
Acreditas que a Galp está a fazer estes investimentos com o único intuito de sacar uns milhões do PRR? Bem, essa tua conspiração é anedótica, desculpa que te diga. A empresa Galp não iria meter-se numa embrulhada dessas.

por Goya777 » 14/12/2021 21:35

NirSup Escreveu:
Goya777 Escreveu:Mas a Galp nao vai refinar? É como refinar petroleo, tambem nao se produz em Portugal. Compra-se petroleo noutros países, mete-se num barco, e refina-se aqui. E depois vende-se o produto refinado.

Pois ...
E os países detentores de matéria prima andam todos a DROMIR.
Portugal, o único país do mundo que NÃO DROME em serviço.
Os tugas são uns vivaços. Vistas escanadas.
Será mais rentável (economicamente) e ambientalmente sustentável transportar por barco o hidróxido de lítio ou a matéria prima para extrair o hidróxido de lítio?
By Nirvana

Andam a dormir como os produtores de petróleo...

Registado: 17/7/2014 22:33

por NirSup » 14/12/2021 21:34

Caro Punitor,
E porque razão uma refinaria de hidróxido de lítio, em Sines ou em Matosinhos, seria mais rentável do que uma refinaria de hidróxido de lítio, situada no Salar de Uyuni, em Potosí (Bolívia)?
Chineses e alemães disputam na Bolívia os favores dos políticos para se aliarem a uma empresa local, Yacimientos de Lítio Bolivianos (YLB), para produzir hidróxido de lítio.
Chegou a existir um projeto para a construção de uma refinaria de hidróxido de lítio entre a empresa alemã ACI Systems e YLB, apoiada pelo ex-presidente Evo Morales.
Há quem diga que foi derrubado por causa disso.
Os chineses querem igualmente erguer uma refinaria de hidróxido de lítio na região.
E vêm falar-me de uma refinaria de lítio em Sines ou em Matosinhos? Para sacarem uns milhões à conta do PRR?

Ditosa pátria minha que tais filhos viu nascer e é governada por bastardos!

Ver mais AQUI:
https://br.sputniknews.com/20210417/son ... 50875.html
E AQUI:
https://dialogochino.net/pt-br/industri ... seu-litio/
Editado pela última vez por NirSup em 14/12/2021 21:35, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39 e 175 visitantes