Galp - Tópico Geral
Re: Galp - Tópico Geral
Leio cada coisa neste fórum...
Afinal, que empresas europeias têm traquejo, know how e experiência para refinar litio?
E, porque raio o litio tem de provir das minas de boticas ou de minas portuguesas?
Talvez seja mais rentável e menos poluente e mais barato transportar umas centenas de milhares de toneladas num navio de outro país para Sines, do que em transportar o lítio em camiões de Boticas para Sines, 600 km. Por algum motivo a localização de Matosinhos foi descartada!!
A Galp está a reunir sinergias com empresas vocacionadas especificamente para o assunto e que inclusivamente querem no setor rivalisar com a Tesla, neste caso a Northvolt.
A Galp deve saber muito bem gerir o negócio de maneira a que a refinaria seja rentável. Será a maior refinaria da Europa, apenas isso para já.
E também convém que se diga que as baterias elétricas, seja da maneira que for, apareceram para ficar.
Afinal, que empresas europeias têm traquejo, know how e experiência para refinar litio?
E, porque raio o litio tem de provir das minas de boticas ou de minas portuguesas?
Talvez seja mais rentável e menos poluente e mais barato transportar umas centenas de milhares de toneladas num navio de outro país para Sines, do que em transportar o lítio em camiões de Boticas para Sines, 600 km. Por algum motivo a localização de Matosinhos foi descartada!!
A Galp está a reunir sinergias com empresas vocacionadas especificamente para o assunto e que inclusivamente querem no setor rivalisar com a Tesla, neste caso a Northvolt.
A Galp deve saber muito bem gerir o negócio de maneira a que a refinaria seja rentável. Será a maior refinaria da Europa, apenas isso para já.
E também convém que se diga que as baterias elétricas, seja da maneira que for, apareceram para ficar.
- Registado: 1/11/2015 12:47
Goya777 Escreveu:Mas a Galp nao vai refinar? É como refinar petroleo, tambem nao se produz em Portugal. Compra-se petroleo noutros países, mete-se num barco, e refina-se aqui. E depois vende-se o produto refinado.
Pois ...
E os países detentores de matéria prima andam todos a DROMIR.
Portugal, o único país do mundo que NÃO DROME em serviço.
Os tugas são uns vivaços. Vistas escanadas.
Será mais rentável (economicamente) e ambientalmente sustentável transportar por barco o hidróxido de lítio ou a matéria prima para extrair o hidróxido de lítio?
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
O problema Goya, é que no meu ponto de vista a atividade de transformação não é o Core business da empresa... Vai entrar num sector totalmente novo, não tem know how nenhum... Enfim..
Não dou uma década, uma e meia no máximo, para as baterias de lítio serem substituídas por outras tecnologias (baterias e hidrogênio), mais seguras e mais eficientes em termos de custo e energeticos...
Parece-me um enorme erro estratégico e com uma visão de curto prazo.
Eu estou estupefacto!
Mas isto é apenas a minha opinião.
Não dou uma década, uma e meia no máximo, para as baterias de lítio serem substituídas por outras tecnologias (baterias e hidrogênio), mais seguras e mais eficientes em termos de custo e energeticos...
Parece-me um enorme erro estratégico e com uma visão de curto prazo.
Eu estou estupefacto!
Mas isto é apenas a minha opinião.
- Registado: 14/5/2014 11:59
Mas a Galp nao vai refinar? É como refinar petroleo, tambem nao se produz em Portugal. Compra-se petroleo noutros países, mete-se num barco, e refina-se aqui. E depois vende-se o produto refinado.
- Registado: 17/7/2014 22:33
Os números poderão estar algo desactualizados, mas sim, é verdade, tem-se verificado desde h´a alguns anos uma linguagem florida em relação à importância de Portugal no mercado mundial do lítio. Já lhe têm chamado tanto o "ouro" como o "petróleo" branco portugueses e a tendência é apontar Portugal com um país em destaque. Ora, Portugal destaca-se (apenas) por ser um dos poucos países a explorar lítio e começou a fazê-lo desde relativamente cedo. Mas tem-se focado na extracção apenas e não é (nem nunca foi) realmente um grande player a nível mundial pois tem desde sempre existido quem detenha e produza muito mais lítio que Portugal.
Portugal representa actualmente cerca de 1% da produção mundial, números redondos e em termos de reservas nem a isso chega.
Portugal representa actualmente cerca de 1% da produção mundial, números redondos e em termos de reservas nem a isso chega.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Não verifiquei os dados do nirsup.
Mas este investimento fora do Core business da empresa não é nada positivo para empresa.
Infelizmente tenho a concordar com o nirsup ao nível macro e das reservas mundiais...
Vejo a Galp a entrar num mercado, que é fora do seu core business e a desinvestir ou parar o investimento no seu core business...
Entrar no mercado de lítio é apenas e só o maior erro estratégico, vai estar a gastar recursos num segmento industrial quando já se provou com o fecho de Matosinhos que a Galp nem é propriamente um top player em termos de eficiência industrial, ao contrário da Altri por exemplo!
Porque não uma maior aposta no solar, no hidrogênio e na exploração de gás??? Não se compreende a direção estratégica da empresa de facto....
Vejo a Galp a fazer novos mínimos abaixo dos 8, muito abaixo...
Estou a reavaliar seriamente a minha posição com perda avultada :'(
Mas este investimento fora do Core business da empresa não é nada positivo para empresa.
Infelizmente tenho a concordar com o nirsup ao nível macro e das reservas mundiais...
Vejo a Galp a entrar num mercado, que é fora do seu core business e a desinvestir ou parar o investimento no seu core business...
Entrar no mercado de lítio é apenas e só o maior erro estratégico, vai estar a gastar recursos num segmento industrial quando já se provou com o fecho de Matosinhos que a Galp nem é propriamente um top player em termos de eficiência industrial, ao contrário da Altri por exemplo!
Porque não uma maior aposta no solar, no hidrogênio e na exploração de gás??? Não se compreende a direção estratégica da empresa de facto....
Vejo a Galp a fazer novos mínimos abaixo dos 8, muito abaixo...
Estou a reavaliar seriamente a minha posição com perda avultada :'(
- Registado: 14/5/2014 11:59
NirSup Escreveu:Refinaria de Lítio em Portugal? Duvido.
De acordo com uma notícia, vinda hoje a público, a portuguesa Galp e a sueca Northvolt vão avançar em conjunto no desenvolvimento de uma refinaria de hidróxido de lítio.
Tenho dúvidas. Muitas dúvidas que este projeto tenha pernas para andar.
By Nirvana
NirSup, não precisas de vir com todos esses argumentos rocambolescos para denegrir a Galp...
Os acionistas da Galp, onde eu me incluo, já andamos suficientemente deprimidos e aterrorizados. Deixa lá isso
Refinaria de Lítio em Portugal? Duvido.
De acordo com uma notícia, vinda hoje a público, a portuguesa Galp e a sueca Northvolt vão avançar em conjunto no desenvolvimento de uma refinaria de hidróxido de lítio.
Preços
Reservas
No início deste ano, surgiu na Comunicação Social, em grandes parangonas este título:
Anedótico. Simplesmente anedótico. Pobres dos pobres porque são pobrezinhos.
Reservas da UE (dados mais recentes):
8 839 750 toneladas de óxido de lítio.
(27 depósitos potenciais em 9 países: República Checa, Sérvia, Ucrânia, Espanha, França, Portugal, Alemania, Áustria e Finlandia).
Reservas de Portugal:
130.000 toneladas
Bolívia, Argentina e Chile (dados de 2019, desatualizados):
62 milhões de toneladas.
Sendo que o lítio extraído é de elevada qualidade e barato de produzir (salares, em que o lítio é extraído à superfície).
Sem referir as dezenas de milhões de toneladas da China, da Austrália e dos EUA.
Conclusão: a produção das baterias de lítio vai, provavelmente, continuar a fazer-se na China, como acontece atualmente.
By Nirvana
Preços
1. “Se temos indústrias de lítio, a Bolívia vai colocar um preço no mundo inteiro”, assegurou recentemente o presidente da Bolívia, Evo Morales, numa visita a Uyuni.
2. A China, em junho de 2019, anunciou que teria capacidade para comercializar lítio até 1/9 do preço de mercado; ou seja, a 1900€ a tonelada.
3. A Austrália, um dos grandes produtores mundiais daquele mineral, abriu seis novas minas para fazer face às necessidades mundiais.
4. O Chile deverá duplicar a sua produção nos próximos 4 anos. Face às novas descobertas e aos aumentos de produção há, hoje em dia, muito mais oferta que procura, causando um desequilíbrio de mercado, situação que tem levado a uma queda abrupta dos preços, depois da tendência de subida que se verificou entre 2015 e 2018.
Reservas
No início deste ano, surgiu na Comunicação Social, em grandes parangonas este título:
Anedótico. Simplesmente anedótico. Pobres dos pobres porque são pobrezinhos.
Reservas da UE (dados mais recentes):
8 839 750 toneladas de óxido de lítio.
(27 depósitos potenciais em 9 países: República Checa, Sérvia, Ucrânia, Espanha, França, Portugal, Alemania, Áustria e Finlandia).
A nível europeu, países como a República Checa possui recursos de lítio estimados a 1.300.000 toneladas, Sérvia 1.000.000 toneladas, Espanha 400.000 toneladas e Alemanha 180.000 toneladas. Atualmente, já existem vários projetos de exploração de lítio europeu em fase de estudo: Cinovec na República Checa, considerado o quarto maior depósito do mundo de lítio não-salmoura; Jadar na Sérvia, onde foi estimado que podia conter 10% das reservas mundiais; águas termais sob o rio Reno na Alemanha, potencialmente um dos maiores depósitos do mundo com lítio suficiente para produzir baterias para cerca de 400 milhões de carros elétricos!
Reservas de Portugal:
130.000 toneladas
Bolívia, Argentina e Chile (dados de 2019, desatualizados):
62 milhões de toneladas.
Sendo que o lítio extraído é de elevada qualidade e barato de produzir (salares, em que o lítio é extraído à superfície).
Sem referir as dezenas de milhões de toneladas da China, da Austrália e dos EUA.
Conclusão: a produção das baterias de lítio vai, provavelmente, continuar a fazer-se na China, como acontece atualmente.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Esquinas Escreveu:Até estou emocionado com estas notícias em torno da Galp... até já soltei 3 lágrimas.
A euforia é tanta nos mercados, que a cotação até explode de deleite!
Não, agora vai, agora acredito que vamos no bom caminho![]()
![]()
![]()
Esquinas és acionista da Galp a que valor?
Até estou emocionado com estas notícias em torno da Galp... até já soltei 3 lágrimas.
Não, agora vai, agora acredito que vamos no bom caminho

Não, agora vai, agora acredito que vamos no bom caminho

Sem investimento e modernização não há futuro. A GALP está apostada nesse futuro.
- Registado: 25/5/2014 19:16
Pode ser que aguente esta zona à qual já foi uma série de vezes este último ano.
Temos de ter paciência companheiros.
Creio que a Northvolt quer construir a maior fábrica da Europa de baterias de lítio.
Os planos da Galp são auspiciosos e ainda bem que as notícias são boas, mesmo que ela venha para baixo :-)
https://expresso.pt/economia/2021-12-13 ... t-fad3b7f9
Temos de ter paciência companheiros.
Creio que a Northvolt quer construir a maior fábrica da Europa de baterias de lítio.
Os planos da Galp são auspiciosos e ainda bem que as notícias são boas, mesmo que ela venha para baixo :-)
https://expresso.pt/economia/2021-12-13 ... t-fad3b7f9
Antes do final de ano parece-me que vai testar os 7,8€.
E por amor de Deus, parem de escrever notícias sobre a Galp: boas e más notícias são más para a cotação
E por amor de Deus, parem de escrever notícias sobre a Galp: boas e más notícias são más para a cotação

"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
Carl von Clausewitz 1780 -1831
- Registado: 14/10/2021 22:31
Ui ui, vai ser a loucura completa! A Galp vai cavalgar brutalmente com essa estrondosa notícia...
Antes do fim do ano vai conseguir furar a barreira dos 7,50 - 7,70€....
Loucura mesmo, nem caibo de mim de tão contente que estou!
E quem não acredita vasta ver já hoje a resposta monstruosa que está a dar!!!
Galp Resultados 3T21:
O resultado líquido RCA foi de €161 m, enquanto o resultado líquido IFRS foi de -€334 m, considerando um efeito de stock de €50 m e eventos especiais de -€545 m, que incluem variações no market-to-mark de derivados.
Triplano Escreveu:Boa tarde.
Tenho andado de algum tempo para cá a acompanhar os comentários da Galp aqui no Caldeirão e decidi retomar os meus mapas de análise (não me dedicava à Galp há cerca de um ano)...
Pelo método de análise quantitativa que uso, (...) o Resultado Líquido IFRS do 3T2021 foi o segundo pior de sempre, contando com um valor negativo de 334M€ (pior mesmo só o do 4T2008, com um valor negativo de 472M€). Contudo e comparativamente com 2020 é de realçar que nos primeiros 9 meses de cada ano, o Resultado Líquido IFRS melhorou, sendo 516M€ negativos em 2020 e 102M€ negativos em 2021... ou sejam, numa base contabilística o Resultado Líquido continua muito mau para os lados da GALP...
Pior ainda é outro parâmetro analisado, que é o Capital Próprio (atribuído aos acionistas), dado que achei deveras preocupante o baixo valor de 2.857M€ revelados nas contas dos primeiros 9 meses de 2021. Comparando este valor com os dados anuais passados (revelados pelas contas do 4.º trimestre de cada ano), é de realçar a tendência de queda do capital próprio desde 2012 até à data (apenas uma melhoria em 2016):
4T2020: 3.160M€
4T2019: 4.420M€
4T2018: 4.587M€
4T2017: 4.619M€
4T2016: 4.980M€
4T2015: 4.772M€
4T2014: 5.004M€
4T2013: 5.161M€
4T2012: 5.401M€
4T2011: 2.885M€
4T2010: 2.679M€
4T2009: 2.361M€
4T2008: 2.193M€
4T2007: 2.404M€
Ou seja, por mais vontade que tenha em investir na GALP, o meu método quantitativo (que relaciona valor com preço), diz-me para não o fazer, pelo menos para já, tendo em conta o preço atual da cotada e os dados apresentados nas Demonstrações Financeiras.
(...)... mas este comentário é apenas a minha opinião, um sujeito simples, que não percebe nada disto...
Excelente contributo.
Parabéns
Boa tarde.
Tenho andado de algum tempo para cá a acompanhar os comentários da Galp aqui no Caldeirão e decidi retomar os meus mapas de análise (não me dedicava à Galp há cerca de um ano)...
Pelo método de análise quantitativa que uso, confesso que subsiste para mim alguma dificuldade em analisar os números da GALP, designadamente ao nível da Demonstração dos Resultados, isto porque a partir de uma determinada altura a gestão passou a incluir um dado adicional, ao qual começaram a dar maior importância, que é o Resultado Líquido RCA. Este parâmetro nada tem a ver com o Resultado Líquido IFRS (este também é divulgado nas contas). Pelo que me deu a aperceber o Resultado Líquido RCA, trata-se de um resultado ajustado, ao passo que o Resultado Líquido IFRS é de uma base puramente contabilística (não ajustada pelo custo de substituição de reservas). Ora, nas minhas análises quantitativas tenho usado sempre o Resultado Líquido IFRS e confesso que depois de rever os valores trimestrais desde 01/04/2008 (mais de 13 anos de dados), o Resultado Líquido IFRS do 3T2021 foi o segundo pior de sempre, contando com um valor negativo de 334M€ (pior mesmo só o do 4T2008, com um valor negativo de 472M€). Contudo e comparativamente com 2020 é de realçar que nos primeiros 9 meses de cada ano, o Resultado Líquido IFRS melhorou, sendo 516M€ negativos em 2020 e 102M€ negativos em 2021... ou sejam, numa base contabilística o Resultado Líquido continua muito mau para os lados da GALP...
Pior ainda é outro parâmetro analisado, que é o Capital Próprio (atribuído aos acionistas), dado que achei deveras preocupante o baixo valor de 2.857M€ revelados nas contas dos primeiros 9 meses de 2021. Comparando este valor com os dados anuais passados (revelados pelas contas do 4.º trimestre de cada ano), é de realçar a tendência de queda do capital próprio desde 2012 até à data (apenas uma melhoria em 2016):
Ou seja, por mais vontade que tenha em investir na GALP, o meu método quantitativo (que relaciona valor com preço), diz-me para não o fazer, pelo menos para já, tendo em conta o preço atual da cotada e os dados apresentados nas Demonstrações Financeiras.
Ainda me recordo, penso que foi no último comentário que fiz aqui no fórum da GALP, aquando de o preço ter chegado em novembro de 2020 a cerca de 7€, de que apenas entraria se este fosse abaixo dos 6€... Neste momento, confesso, que ainda tenho mais dúvidas comparativamente com o período de há um ano atrás: os dados que observo revelam-me uma deterioração da empresa, para além do setor do petróleo me fazer duvidar de um futuro promissor... estrategicamente, a GALP será que está a ponderar diversificar o negócio, reforçando as renováveis? Qual o peso deste setor nos seus ativos? Trata-se de uma investigação que terei de fazer, de modo a saber a percentagem de cada um dos setores na carteira de investimentos da empresa... mas este comentário é apenas a minha opinião, um sujeito simples, que não percebe nada disto...
Pelo método de análise quantitativa que uso, confesso que subsiste para mim alguma dificuldade em analisar os números da GALP, designadamente ao nível da Demonstração dos Resultados, isto porque a partir de uma determinada altura a gestão passou a incluir um dado adicional, ao qual começaram a dar maior importância, que é o Resultado Líquido RCA. Este parâmetro nada tem a ver com o Resultado Líquido IFRS (este também é divulgado nas contas). Pelo que me deu a aperceber o Resultado Líquido RCA, trata-se de um resultado ajustado, ao passo que o Resultado Líquido IFRS é de uma base puramente contabilística (não ajustada pelo custo de substituição de reservas). Ora, nas minhas análises quantitativas tenho usado sempre o Resultado Líquido IFRS e confesso que depois de rever os valores trimestrais desde 01/04/2008 (mais de 13 anos de dados), o Resultado Líquido IFRS do 3T2021 foi o segundo pior de sempre, contando com um valor negativo de 334M€ (pior mesmo só o do 4T2008, com um valor negativo de 472M€). Contudo e comparativamente com 2020 é de realçar que nos primeiros 9 meses de cada ano, o Resultado Líquido IFRS melhorou, sendo 516M€ negativos em 2020 e 102M€ negativos em 2021... ou sejam, numa base contabilística o Resultado Líquido continua muito mau para os lados da GALP...
Ainda me recordo, penso que foi no último comentário que fiz aqui no fórum da GALP, aquando de o preço ter chegado em novembro de 2020 a cerca de 7€, de que apenas entraria se este fosse abaixo dos 6€... Neste momento, confesso, que ainda tenho mais dúvidas comparativamente com o período de há um ano atrás: os dados que observo revelam-me uma deterioração da empresa, para além do setor do petróleo me fazer duvidar de um futuro promissor... estrategicamente, a GALP será que está a ponderar diversificar o negócio, reforçando as renováveis? Qual o peso deste setor nos seus ativos? Trata-se de uma investigação que terei de fazer, de modo a saber a percentagem de cada um dos setores na carteira de investimentos da empresa... mas este comentário é apenas a minha opinião, um sujeito simples, que não percebe nada disto...
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
rsacramento Escreveu:vou começar por deixar bem claro que ver alguém perder dinheiro em bolsa não me alegra nem um pouco, antes pelo contrário
dito isto não quero deixar de dizer que uma das coisas que aprendi bem cedo foi a responsabilizar-me pelos meus resultados em bolsa: a culpa não é do CEO, não é dos especuldores, não é da covid, não é dos curtos, não é do Passos, não é dos manipuladores, não é rigorosamente de ninguém excepto de uma única pessoa; e essa pessoa sou eu, e apenas eu
lembrem-se que as perdas podem ser controladas... se usarem stops
Nem mais, cada um é responsável por aquilo em que acredita, mesmo que esteja contra a manada. Afinal, uma grande parte dos que foram bem sucedidos foram precisamente esses, acreditaram quando ninguém acreditava.
A Galp não pode ser olhada a curto prazo, nem talvez a médio prazo, apesar de haverem milhares de curtos a entrarem e a saírem para levarem uns trocos.
Quando se joga com variáveis que implicam os fundamentais e simultaneamente as potencialidades de uma empresa, tem de se ser perseverante.
Creio que a Galp está a fazer a transição energética muito bem feita, ao passo que deve ser feita, apesar de haverem muitos que querem antecipar o futuro no mínimo uma década.
Essa antecipação ainda vai dar muitas dores de cabeça no setor energético, dores de cabeça que só agora começaram.
vou começar por deixar bem claro que ver alguém perder dinheiro em bolsa não me alegra nem um pouco, antes pelo contrário
dito isto não quero deixar de dizer que uma das coisas que aprendi bem cedo foi a responsabilizar-me pelos meus resultados em bolsa: a culpa não é do CEO, não é dos especuldores, não é da covid, não é dos curtos, não é do Passos, não é dos manipuladores, não é rigorosamente de ninguém excepto de uma única pessoa; e essa pessoa sou eu, e apenas eu
Só sei que o que se passa na Galp é uma vergonha completa!
De há meses a esta parte é 1 ou 2 dias no verde e logo a seguir 5 ou 6 com perdas avultadas.
Comparativamente com as empresas do setor, a Galp tem um comportamento vergonhoso e miserável e, pior que tudo, é que não se preveem melhorias nenhumas.
Meto-me em cada uma

De há meses a esta parte é 1 ou 2 dias no verde e logo a seguir 5 ou 6 com perdas avultadas.
Comparativamente com as empresas do setor, a Galp tem um comportamento vergonhoso e miserável e, pior que tudo, é que não se preveem melhorias nenhumas.
Meto-me em cada uma

Caro Punitor,
Das outras duas não posso falar porque desconheço. Mas o exemplo da Equinor não foi muito feliz.
A Equinor juntamente com a Iberdrola são os dois maiores e mais aguerridos concorrentes da EDPR nos concursos eólicos offshore nos EUA.
A Equinor deu uma volta de 180° na transição para as energias renováveis.
By Nirvana
Das outras duas não posso falar porque desconheço. Mas o exemplo da Equinor não foi muito feliz.
A Equinor juntamente com a Iberdrola são os dois maiores e mais aguerridos concorrentes da EDPR nos concursos eólicos offshore nos EUA.
A Equinor deu uma volta de 180° na transição para as energias renováveis.
Equinor’s largest industry project today is not an oil platform, but an offshore wind farm
The transition to a low-carbon society requires solid growth in renewable energy. Equinor’s production of renewable energy will increase tenfold over the next five years.
Equinor intends to take part in shaping the future of energy through specific measures and industrial innovation.
By 2026, our ambition is to produce ten times as much renewable energy as we do today.
By Nirvana
NirSup Escreveu:Este tópico virou o Muro das Lamentações.
Vou repetir-me mais uma vez. Acredito que muitos dos que comentam este tópico não tenham lido ou se leram não entenderam.Já falei neste assunto lá mais para trás, mas julgo que muita gente não leu ou não entendeu.
A cotação de uma empresa em Bolsa é o resultado do jogo da oferta e da procura.
E no caso dos combustíveis fósseis, assistimos cada vez mais a investidores ativistas (fundamentalistas) que se recusam a comprar empresas ligadas a combustíveis fósseis (e para o bem ou para o mal a GALP está conotada como uma empresa de combustíveis fósseis), há bancos que recusam financiar projetos em combustíveis fósseis, and so on and so on.
Como pode uma empresa, por mais potencial futuro que possa ter, valorizar em Bolsa sem compradores?
By Nirvana
Companheiro NirSup com muito respeito que te tenho, permite-me discordar em absoluto de ti.
Há petrolíferas que já recuperaram imenso.
Exemplos: Total, Equinor que está em máximos, Chevron que está quase em máximos, Petrobras...
O que se passa com a Galp não sei. Os resultados são excelentes e este último trimestre de 2021 prevê-se soberbo.
Aliás, a Galp venderá ainda muito petróleo durante muito tempo. O petróleo é a energia mais vendida em Portugal e continuará a ser por uns bons anos. As renováveis são limpas e futuristas, coisa e tal, mas estão longe de conseguirem tomar conta do recado.
Estou em crer que quando a cotada começar a romper resistências, galga tudo.
NirSup Escreveu:Este tópico virou o Muro das Lamentações.
Vou repetir-me mais uma vez. Acredito que muitos dos que comentam este tópico não tenham lido ou se leram não entenderam.Já falei neste assunto lá mais para trás, mas julgo que muita gente não leu ou não entendeu.
E no caso dos combustíveis fósseis, assistimos cada vez mais a investidores ativistas (fundamentalistas) que se recusam a comprar empresas ligadas a combustíveis fósseis (e para o bem ou para o mal a GALP está conotada como uma empresa de combustíveis fósseis), há bancos que recusam financiar projetos em combustíveis fósseis, and so on and so on.
Como pode uma empresa, por mais potencial futuro que possa ter, valorizar em Bolsa sem compradores?
By Nirvana
Não acho que seja assim tão linear. A galp vai continuar a apresentar resultados que proporcionam um bom dividend yield, facto que acabará por atrair investidores.
Este tópico virou o Muro das Lamentações.
Vou repetir-me mais uma vez. Acredito que muitos dos que comentam este tópico não tenham lido ou se leram não entenderam.
Vou repetir-me mais uma vez. Acredito que muitos dos que comentam este tópico não tenham lido ou se leram não entenderam.
Já falei neste assunto lá mais para trás, mas julgo que muita gente não leu ou não entendeu.
By Nirvana
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, drcentimo, fosgass2020, Goya777, LACSIM, Luzemburg, OCTAMA, PMP69, rg7803, Shimazaki_2, trilhos2006, zulu404 e 169 visitantes