Altri - Tópico Geral
Re: Altri - Tópico Geral "uma opinião"
Os resultados parecem -me mais que Bons.
Por isso não entendo este comportamento
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- ALTRI 22Nov..jpg (138.04 KiB) Visualizado 7662 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Altri - Tópico Geral
Agora virou o bico para se aproximar de 5.50. 

- Registado: 31/5/2014 23:07
Eu comprei ainda mais… digo antes de sabermos o que vai acontecer porque acho que não tem partilha nenhuma contar depois dos factos. A verdade é que a estes valores o risco parece-me muito baixo. Se vai subir muito, nao sei. Mas não creio que vá descer muito mais.
- Registado: 5/3/2021 14:03
Parece ter estabilizado...Vamos ver se recupera , ainda é muito cedo...Mas mais cedo ou mais tarde vamos perceber este estranho movimento de queda
Já estou feliz por ter visto uma (para já) pequena reação nos 5,20...
Vamos lá a ver se o vendedor já acabou de despachar o lote. Eu sou da teoria de um vendedor com uma posição grande que as vem a despachar há algum tempo por várias razões que só ele saberá. O resto são stop losses a trabalhar e a normal falta de procura nas cotadas tugas.
Mas algum dia terá que terminar!
Vamos lá a ver se o vendedor já acabou de despachar o lote. Eu sou da teoria de um vendedor com uma posição grande que as vem a despachar há algum tempo por várias razões que só ele saberá. O resto são stop losses a trabalhar e a normal falta de procura nas cotadas tugas.
Mas algum dia terá que terminar!
- Registado: 7/12/2020 19:33
Rui, não está bonito? Depende do ponto de vista, se me dissesses há 3 dias que entraria a estes valores na Altri diria que não. Que pode vir para mais perto de 5? Isso pode. Que tudo isto resulta de haver um aumento de capital? Jamais! Isso não faz o menor sentido, a empresa já o teria comunicado.
Também a mera hipótese de os investidores não quererem ações da empresa que controla a GV, por isso vendem agora para comprar mais barato
- Registado: 5/3/2021 14:03
- Registado: 12/11/2002 16:18
Foi a dimensão da queda e a sobrevenda que me fizeram entrar na Altri. Foi uma pázada daquelas! Duvido que alguma vez a Altri o tenha feito em tão pouco tempo. Mas continuo a acreditar que se segura em 5,20. A não ser que surja uma notícia inesperada...
Pois, em 24h de negociação já foi dos 6,14 aos 5,18, quase 16%!!
A minha abordagem será muito flexível se não aguentar por aqui … a sobrevenda já é gigante, mas vale o que vale se alguém estiver a despejar sem mais.
Impressionante quem tenha entrado na sexta de manhã, pois nem foi uma caída na abertura / sell on the news, foi com algumas horas de negociação que começou a cair
A minha abordagem será muito flexível se não aguentar por aqui … a sobrevenda já é gigante, mas vale o que vale se alguém estiver a despejar sem mais.
Impressionante quem tenha entrado na sexta de manhã, pois nem foi uma caída na abertura / sell on the news, foi com algumas horas de negociação que começou a cair

If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
trend, a falta de reação faz supor que há aqui algo mais, se partir 5.20, lá vai ela mais uns furos. É aguentar...
Bubka, sempre bom ouvir opiniões fundamentadas.
No caso da cisão quais são as implicações fiscais que antecipas ? Isto porque dividendos em espécie pagam como dividendos em cash, mas numa cisão com neutralidade qual é exactamente o ponto?
No caso da cisão quais são as implicações fiscais que antecipas ? Isto porque dividendos em espécie pagam como dividendos em cash, mas numa cisão com neutralidade qual é exactamente o ponto?
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Antes de tentar responder à pergunta, coloco outra pergunta, sabias que a cotação Altri 16 anos atrás, em Junho fechou nos 29 cents e tocou nos 26cents?, menos do que os dividendos que vão receber em breve? Sabias que adicionando ao capital inicial, tivesses reinvestido os dividendos Altri após posição iniciada em 1 de Junho de 2005, tinhas mais de 3100% de valorização na ação?
Sim, recordo-me bem desses valores e posso acrescentar que não tive a ousadia de saber apostar na altri no pós cisão com a cofina para minha infelicidade. Mas, depois disso já tive alguma felicidades com a Altri

Sem pegar em argumentos de recessões ou queda do preço da pasta, porque não pega, porque o preço da pasta após subir 35%, vai cair até 10/12% no próximo ano e nem tanto no mercado Europeu (devido a custos logísticos, tarifas e transportes marítimos a subir) e sobretudo porque os últimos relatórios trimestrais da Suzano e da International Paper são muito claros na capacidade de defesa das margens em 2022, repercutindo aumento do pricing no cliente final (e vão aumentar os preços no DWS, nos reciclados e nos taylour made).
Eu não ouvi a conf call da IP, mas ouvi as conf call da Stora Enso e da Suzano e se a conf call da Stora Enso é um pouco mais optimista, nomeadamente quanto ao cartão e a pasta, justificado pela viragem significativa do mix da empresa do papel para o cartão para acompanhar o trend que já se vem a registar mesmo antes da pandemia. Também é verdade que eles não mostram visibilidade quanto a procura chinesa.
Quanto a Susano, depois de em 2018/2019 se ter queimado com as suas visões sobre o mercado chinês nas suas conf calls (diga-se que é um mercado de extrema importância para a Suzano) nunca mais revelaram tanta informação como o faziam no passado, tendo ficado a digerir stocks na China durante quase ano e meio até existir um novo equilíbrio da oferta e da procura que levou a recente escalada do preço (nov/2020 até agora).
nota - por vezes, de forma ingrata, o gestor tem de obedecer a ordens extemporâneas. Acumula-se, com prudência e discrição, uma posição durante 3 meses numa ação, visando os resultados, uma notícia ou os dividendos, e a 2 semanas de dividendos (ou de resultados) recebe-se um mail seco a impôr a redução de 50% da posição no título, em 10 sessões apenas, e reforçar num caroço hiper-especulativo e com prejuízos, que não interessa a ninguém. O que é que se faz? Engole-se em seco, sussurra-se um palavrão e dá-se a primeira ordem de venda.
Quanto a tua explicação de venda dos fundos, posso dizer apenas que a compreendo, mas com imenso respeito não a compro. Na minha opinião, os fundos value estão a ver o desenvolvimento do price action para os próximos meses e estão a sair, a título de exemplo também a ence caiu bastante na sexta. E julgo que os fundos value estavam expostos ao sector da pasta com maior ponderação a Altri, devido a sua qualidade de gestão.
Considero também, a forma de saída da greenvolt da Altri tem um peso significativo na forma como fazemos o EV da Altri, uma coisa será distribuir dividendos da ação greenvolt entre os accionista, outra será fazer uma operação de cisão de ações, com a respectiva implicação ao nível do IRc/IRS consoante seja um fundo, empresa ou individual. Fica aqui a minha opinião.
Uma nota final, tenho para mim a equipa cofina das melhores equipas de value creation em Portugal, mas os ventos macro, não abonam a favor da cotação, na minha opinião, no curto e médio prazo.
Agradeço a resposta Optimiza.
Saúde a todos os que lêem.
Fica a minha opinião,
Bubka.
- Registado: 14/5/2014 11:59
Sim, tambem haverá por aí informação privilegiada sobre isso que não anda cá fora....
Mas estou tranquilo.
Quem a faz descer tambem a irá fazer subir de certeza.
Mas estou tranquilo.
Quem a faz descer tambem a irá fazer subir de certeza.
- Registado: 22/11/2021 9:24
navigator, o que me pareceu desde a apresentação de resultados é que a entrega de ações da Greenvolt tem água no bico. E penso que a queda se deve a isso, mas nada sei de detalhes da operação e o mercado deveria saber.

Mas não é estranho, se fosse um problema de Covid ou baixa de preços de pasta, etc a Navigator nao cair tambem?
Nem que fosse apenas 2% ou 3%. Mas a Navigator está minimamente estável.
Isto parece-me jogadas grandes de shorts, para comprar muita quantidade barata e apanhar os dividendos que devem vir aí.
Mas isto sou eu a mandar bitaites...
Nem que fosse apenas 2% ou 3%. Mas a Navigator está minimamente estável.
Isto parece-me jogadas grandes de shorts, para comprar muita quantidade barata e apanhar os dividendos que devem vir aí.
Mas isto sou eu a mandar bitaites...
- Registado: 22/11/2021 9:24
Um pouco mais abaixo, mas atendendo à elevada sobrecompra entrei aqui. Espero que vá a 5,50 ou próximo disso.
Àlvaro Escreveu:Diacono, não penses que cairá muito mais. Troquei Galp por Altri. Não creio em aumentos de capital. A ação dirige-se ao suporte maior de onde irá inverter. Feito e não mexe mais.
Suporte em que valor? 5,20? +/-
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
Para mim, a quebra dos 5.20 é a abertura do poço. A tragédia mesmo - podendo ir aos 4.60... espero q se aguente.
LW
LW
Diacono, não penses que cairá muito mais. Troquei Galp por Altri. Não creio em aumentos de capital. A ação dirige-se ao suporte maior de onde irá inverter. Feito e não mexe mais.
E continua...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
Bubka Escreveu:Optimiza,
E qual a razão para que esses fundo internacionais sediados em Espanha (especulo: cobas, bestinver e Azvalor), estarem a vender desta forma?
É que os teus argumentos são bons, mas apenas mostra o buy side.
Quais os argumentos do sellside??
Importância do efeito compound *ver gráf. infra apenas para ações IBEX (WB dos pequeninos via growth+gestão de topo+dividendos superlativos Altri) » Antes de tentar responder à pergunta, coloco outra pergunta, sabias que a cotação Altri 16 anos atrás, em Junho fechou nos 29 cents e tocou nos 26cents?, menos do que os dividendos que vão receber em breve? Sabias que adicionando ao capital inicial, tivesses reinvestido os dividendos Altri após posição iniciada em 1 de Junho de 2005, tinhas mais de 3100% de valorização na ação?
Sem pegar em argumentos de recessões ou queda do preço da pasta, porque não pega, porque o preço da pasta após subir 35%, vai cair até 10/12% no próximo ano e nem tanto no mercado Europeu (devido a custos logísticos, tarifas e transportes marítimos a subir) e sobretudo porque os últimos relatórios trimestrais da Suzano e da International Paper são muito claros na capacidade de defesa das margens em 2022, repercutindo aumento do pricing no cliente final (e vão aumentar os preços no DWS, nos reciclados e nos taylour made).
RESPOSTA Dezenas de argumentos/razões plausíveis para reduzir ou fechar posições institucionais, com grande volume face ao free float e num tempo muito curto (2 a 20 horas de mercado).
"Casus Belli" Altri » desvalorização de 11% Altri na sessão anterior e na posterior a resultados trimestrais recorde, com 5X mais volume do que a média diária, 4.115.355 ações transacionadas na 6ªfeira "at the counter" (quando o normal e apenas pós-apresentação de resultados é o volume quase triplicar). De onde surgiram, em dois dias, 3 milhões de ações adicionais que alteraram o caveat emptor tradicional pré e post-resultados para caveat vendor?
Alguns exemplos de Fundos abertos e fechados/hedge Funds de nuestros hermanos ativos neste recanto da Iberia:
Magallanes Iberian Equity, a Altri equivalia a 1,9% do portfolio, Bestinver despachou mais de 2/3 das CTT, mas mantinha, no final de Outubro Altri (3.6M ações), Navigator, EDP, BCP e Jerónimo. Horos value Iberia tinha em Setembro Navigator como a 5ª maior posição e Altri como a 11ª, Azvalor Iberia e Metavalor Iberia com posições secundárias mas acima de 800.000 ações Altri em Setembro. Fundos de gestão de ativos Ibéricos BBVA, Santander e Caixabank com parcelas pouco relevantes de ações PSI. Fundos de autor e Hedge Funds espanhóis ou geridos via Espanha (gerem investimentos had hoc de acordo com a estratégia da equipa de gestão). Posições curtas ou longas, pair trades Ibéricos, long/shorts, sobre ações nacionais em que esporadicamente se encontram "vítimas" ações do PSi Geral.
4 hipóteses para mim viáveis e passam quase sempre por Madrid (da menos para a mais provável):
1 - Menos provável das 4) Fecho até dia 19 Nov. de Opções short, cap/floors sobre a ação e contratos de futuros short até dia 25 de Nov. Naked shorts em dark pool celebrado entre Institucional longo e Hedge Fund curto (ex abstracto: Goldman vs Oppenheimer)
2 - Pressão de resgate de fundos Ibéricos e ETF macro sectorial, em que as entidades gestoras têm de se desfazer urgentemente de um ou dois títulos para repôr níveis de liquidez contratualizados (2 a 5% de nível mínimo no semanal). Procura-se vender títulos de segunda linha, com alguma valorização (já não fazem parte do Top10 da gestora) e que tenham liquidez para vendas concentradas num período curto.
3 - Mais frequente noutros tempos/ Recomposição urgente dos títulos "prime" por sector rotation imposta aos gestores pelo superior hierárquico (após indicação da equipa de analistas) . Surge indicação superior para 2 Fundos, que têm de trocar posições secundárias em Portugal e Espanha, para transpôr, por exemplo, até dia 25 nov. de ações 800.000 Altri para 50.000 PharmaMar e 110.000 Caixabank.
4 - (meros cenários) Fundo acionista Vanguard International Stock (5.5M de ações Altri em Julho), via sucursal Madrid, ETF sectorial (Ishares core MSCI com 3,1M ações), e menos provável o WisdomTree International Small Cap Dividend Fd com 5.1M em julho, como institucionais LP Altri decidem reduzir exposição ao título e(ou) Portugal e procuram momento de liquidez acima da média no título porque vão reduzir em 25% as posições no título em 3 sessões apenas (tal como poderiam ter feito na Jerónimo e na EDP).
nota - por vezes, de forma ingrata, o gestor tem de obedecer a ordens extemporâneas. Acumula-se, com prudência e discrição, uma posição durante 3 meses numa ação, visando os resultados, uma notícia ou os dividendos, e a 2 semanas de dividendos (ou de resultados) recebe-se um mail seco a impôr a redução de 50% da posição no título, em 10 sessões apenas, e reforçar num caroço hiper-especulativo e com prejuízos, que não interessa a ninguém. O que é que se faz? Engole-se em seco, sussurra-se um palavrão e dá-se a primeira ordem de venda.
Diacono Escreveu:Do ponto de vista da AT, o que vos apraz dizer?
Do meu lado diria que esta zona onde estamos foi relevante várias vezes na segunda metade do ano. E já tinha sido em todo o ano 2019…
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Do ponto de vista da AT, o que vos apraz dizer?
Até fui conservador penso eu, porque entre BEI de empréstimos já por natureza fora do mercado e PRR espanhol a fundo perdido (iniciativas de emprego etc)… há incentivos em que apenas aportas 25% do capital
Mas não tendo números e % certas, mesmo que fosse tudo em project finance, não me pareceria crítico. Aliás, a price action desde 1/10, penso que quando foi anunciado o MoU, reflecte isso mesmo, de 5 a 6 euros grosso modo.
Mas não tendo números e % certas, mesmo que fosse tudo em project finance, não me pareceria crítico. Aliás, a price action desde 1/10, penso que quando foi anunciado o MoU, reflecte isso mesmo, de 5 a 6 euros grosso modo.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, ThePlayMaker, trilhos2006, xeidafome e 148 visitantes