Factos Relevantes 29 Setembro - Empresas & Sectores
1 Mensagem
|Página 1 de 1
Factos Relevantes 29 Setembro - Empresas & Sectores
Factos Relevantes 29 Setembro - Empresas & Sectores
(CFN:LIS) A Cofina está a analisar a oportunidade de reorganização empresarial do Grupo, através da separação das participações detidas nas duas grandes áreas em que desenvolve a sua actividade -indústria e media e conteúdos. Para a empresa, esta oportunidade, agora em estudo, surge como alternativa à projectada cotação da Investec (sector de media do Grupo) e tem como principal objectivo conferir maior valor às participações dos accionistas, com a diminuição do desconto que actualmente é atribuído às acções da empresa pelo facto de ser um conglomerado.
(CIMP:LIS, Reduzir, Preço Alvo Eur4.10) Segundo a imprensa, a Cimpor irá investir cerca de Eur80Mn no aumento de capacidade da sua fábrica da África do Sul até 2008 (para duplicar a capacidade de 1mn ton./ano para 2mn ton./ano), Eur36Mn no Egipto e Eur30Mn em Marrocos. Esta é a 1ª vez que a Cimpor está a revelar valores e capacidades de investimento. Pelas declarações do seu administrador foi também interessante saber que a produção no Egipto está focada na exportação (sobretudo para a Espanha). Note-se que para já não incluímos estas previsões de investimento na nossa avaliação.
(BRISA:LIS, Compra, Preço Alvo 6.90) A Brisa anunciou que vendeu, através da sua participada Brisa Internacional, à ACESA Itália (participada da Abertis), a totalidade das acções que detém na sociedade Schemaventotto (0.5%), que detém o controlo do capital da Autostrade (62%), tendo o preço acordado entre as partes sido de cerca de Eur23.8Mn representando um desconto de 5% face ao preço de fecho de dia 27 de Setembro. Uma vez que o book value desta participação é de Eur6.6Mn, a mais valia é de Eur17.4Mn (ou 0.4% da capitalização bolsista), e consequentemente pouco significativa.
(FP:PAR) A Total poderá estar um pouco pressionada. A EDF está a vender uma participação de 2.3% na petrolífera francesa. Segundo informações recolhidas pela Reuters junto de operadores do mercado, a venda está a ser efectuada entre Eur168 e Eur170.
(MUV2:FRA) A Munich Re fará hoje uma conferência de imprensa, onde deverá discutir os custos relacionados com os recentes furacões.
(CGE:PAR) A Alcatel ganhou um contrato de fornecimento da norte-americana Clayton Homes. Não foi, no entanto, ainda divulgado o valor ou outros detalhes deste contrato.
(DCX:FRA) A Daimler Chrysler chegou a acordo com a Bombardier, que irá reduzir o valor da venda da Adtranz à Bombardier em $209Mn, ou quase 30%.
(POR3:FRA) O CEO da Porche para os Estados Unidos afirmou em entrevista que espera abrir 13 novos concessionários no próximo ano e aumentar as vendas anuais em cerca de 1000 unidades.
(CAT:NYS) A Caterpillar subiu as suas estimativas de vendas para 2004. A empresa tem beneficiado do aumento da procura pelos seus produtos, como consequência da recuperação económica global, com os seus clientes a aproveitarem para renovar o equipamento num contexto de baixas taxas de juro. A empresa espera um crescimento de vendas entre 25% e 30% (vs. 25% de estimativa em Julho).
(PBG:NYS) A Pepsi Bottling apresentou um EPS do 3ºtrim.fiscal (excluindo extraordinários) de $0.71, superando o consenso, que apontava para $0.70. Os novos sumos e a água engarrafada foram os principais impulsionadores das vendas.
(VLI:NYS) A Valero Energy, afirmou que espera que os resultados do 3ºtrim. excedam $3.00 por acção, beneficiando de melhores margens. A sua anterior estimativa era de $2.50.
(GOOG:NAS) O JP Morgan e o Credit Suisse iniciaram cobertura da Google com uma recomendação de overweight e outperform.
2004/09/29 - 09:52
Fonte: Millennium bcp investimento
Hot Stocks
(EDL:PAR) A Eurodisney anunciou que chegou a acordo com todos os seus credores, quanto à reestruturação da dívida, que lhe deverá permitir, para já, evitar a falência.
2004/09/29 - 09:51
Fonte: Millennium bcp investimento
Fecho dos Mercados
Portugal. O mercados nacional encerrou em ligeira baixa, não acompanhando a recuperação dos mercados Europeus que encerraram positivos. O PSI20 desceu 0.15% para 7.296 pontos, com sete títulos a descer e nove a subir. A desvalorização da EDP (-2.12% para Eur2.31) liderou as quedas, temdo no entanto as valorizações da Brisa (+2.38% para Eur6.44) e da J. Martins (+4.33% para Eur9.15) limitado as perdas.
Europa. Depois de recuperarem esta manhã face às perdas dos últimos dias, beneficiando também de uma abertura positiva de Nova Iorque, as bolsas europeias voltaram a recuar à tarde. A divulgação de uma queda na confiança dos consumidores norte-americanos pressionou o mercado, afectado também pelos novos máximos atingidos pelo petróleo, que ultrapassou, pela primeira vez os $50.00. O Eurostoxx50 encerrou a subir 0.25%. As energéticas voltaram a estar fortes, suportadas pelo preço do petróleo. O sector de recursos naturais também apresentou ganhos significativos, beneficiando fortes preços dos metais. As tecnológicas voltaram a liderar as perdas, enquanto o sector de viagens e lazer foi pressionado pelas uma descidas de recomendação da UBS.
EUA. Dow Jones (0.89%) e Nasdaq (0.54%) fecharam positivos. A Caterpillar esteve em destaque (+3%), após ter revisto em alta as estimativas de receitas para o final do ano. A Alcoa também encerrou positiva (+4.2%), suportada pela subida do preço do alumínio e das matérias-primas. As petrolíferas também estiveram em alta, Exxon Mobil (+1.2%), Chevron Texaco (+0.7%). Transaccionaram-se 1.34Bn de acções, acima da média dos últimos 3 meses de 1.25Bn. O rácio de ganhos/perdas foi de 2.6.
2004/09/29 - 09:50
Fonte: Millennium bcp investimento
Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
Hipers multados em 50 processos por vendas abaixo do custo (Jornal de Negócios) A Autoridade da Concorrência aplicou coimas totais de 815 mil euros no primeiro ano de actividade por vendas com prejuízos das cadeias de distribuição. Estas coimas resultaram de um total de 50 casos de infracções detectados entre Abril eDezembro de 2003.
Governo pondera securitização de receitas futuras das auto-estradas para financiar SCUT e Plano Rodoviário Nacional (Jornal de Negócios) A securitização das receitas futuras do Estado com as auto-estradas é uma das soluções que está em cima da mesa no quadro do sistema global de financiamento das infra-estruturas rodoviárias.
Fundo de pensões da ANA contribui para défice de 2004 (Diário Económico) O Ministério das Finanças solicitou à ANA – Aeroportos de Portugal que estudasse a possibilidade de transferir um dos seus fundos de pensões para a Caixa Geral de Aposentações. Com esta medida, o Estado pode encaixar cerca de 108,3 milhões de euros a título de receita de capital, valor que corresponde a 0,08% do PIB.
Autarquias ganham folga nos limites do endividamento (Diário Económico) Os empréstimos contraídos pelas Câmaras para investimentos em equipamentos culturais e desportivos co-financiados por Fundos Comunitários vão ficar de fora do cálculo do endividamento, em 2005.
Soares da Costa surpreendida com a venda da posição da Teixeira Duarte (Público) "A Teixeira Duarte (TD) decidiu promover a alienação da participação financeira [19,99 por cento] de que é titular no grupo Soares da Costa, SGPS". O anúncio consta do relatório semestral da empresa de Pedro Teixeira Duarte e foi confirmado ao Público, por fonte oficial da empresa, como uma "decisão decorrente dos vários cenários que têm vindo a ser equacionados, há já algum tempo, e que resultaram no propósito de separar caminhos e águas". O porta-voz da Soares da Costa (SC), António Frada, garantiu que a empresa nortenha não sabia desta intenção.
Constâncio e Bruxelas receiam efeito da escalada do petróleo (Público) O receio de uma revisão em baixa das previsões do crescimento económico mundial está a crescer, a avaliar pelas últimas declarações do governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, e do comissário europeu dos Assuntos Económicos, Joaquin Almunia.
'Spin-off' da Cofina pode valorizar acções em 15% (Diário de Notícias) A Cofina SGPS está a estudar a separação do negócio industrial - Celulose do Caima e F. Ramada - do de media e conteúdos, estando esta última área integrada na sub-holding Investec, que detém títulos como o Correio da Manhã, Record, Jornal de Negócios, Sábado e Máxima, entre outros. «A cotação da Cofina SGPS apresenta um desconto de 30% por ser um conglomerado. Ora como a área de media representa cerca de 50% do total do grupo, a separação dos negócios incorpora um potencial de valorização das actuais acções de pelo menos 15%», disse um analista, que pediu o anonimato.
Revista de imprensa internacional
Notícias da imprensa económica internacional
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
Tribunal exige 7 mil milhões de euros a antigos quadros da Parmalat (MF)Um tribunal de Parma ordenou que sejam confiscados bens no valor de 7 mil milhões de euros a 27 antigos administradores da Parmalat , que foram responsáveis pela falência da companhia italiana.
O fundador da epresa, Calisto Tanzi, e os antigos CFO da empresa, Fausto Tonna e Luciano del Soldato, estão entre os executivos e consultores a quem os bens podem ser confiscados.
O actual CEO da empresa falida, Enrico Bondi, tinha pedido ao tribunal que ordenasse a confiscação de 10 mil milhões de euros em activos dos responsáveis pelo colapso da Parmalat.
Os procuradores italianos que investigam a falência da Parmalat deverão acusar cerca de 29 antigos quadros e auditores da empresa de abuso de mercado e fraude.
Lucro da Eni vai subir em 2004 (Ansa)A petrolífera italiana ENI vai registar este ano um resultado líquido superior ao obtido em 2003, segundo o presidente da empresa, Vittorio Mincaro. O ano passado a empresa italiana obteve lucros de 5,58 milhões de euros, e a verificado no primeiro semestre deste ano permite antecipar que os «resultados de 2004 vão ser melhores».
Novo Bentley vai ser construído na fábrica VW (Financial Times)A Bentley vai produzir o seu novo modelo na fábrica da Volkswagen na Alemanha, depois de ter analisado uma unidade fabril no norte de Inglaterra. O novo modelo da Bentley é uma actualização do Continental GT Coupe
fonte - CN
(CFN:LIS) A Cofina está a analisar a oportunidade de reorganização empresarial do Grupo, através da separação das participações detidas nas duas grandes áreas em que desenvolve a sua actividade -indústria e media e conteúdos. Para a empresa, esta oportunidade, agora em estudo, surge como alternativa à projectada cotação da Investec (sector de media do Grupo) e tem como principal objectivo conferir maior valor às participações dos accionistas, com a diminuição do desconto que actualmente é atribuído às acções da empresa pelo facto de ser um conglomerado.
(CIMP:LIS, Reduzir, Preço Alvo Eur4.10) Segundo a imprensa, a Cimpor irá investir cerca de Eur80Mn no aumento de capacidade da sua fábrica da África do Sul até 2008 (para duplicar a capacidade de 1mn ton./ano para 2mn ton./ano), Eur36Mn no Egipto e Eur30Mn em Marrocos. Esta é a 1ª vez que a Cimpor está a revelar valores e capacidades de investimento. Pelas declarações do seu administrador foi também interessante saber que a produção no Egipto está focada na exportação (sobretudo para a Espanha). Note-se que para já não incluímos estas previsões de investimento na nossa avaliação.
(BRISA:LIS, Compra, Preço Alvo 6.90) A Brisa anunciou que vendeu, através da sua participada Brisa Internacional, à ACESA Itália (participada da Abertis), a totalidade das acções que detém na sociedade Schemaventotto (0.5%), que detém o controlo do capital da Autostrade (62%), tendo o preço acordado entre as partes sido de cerca de Eur23.8Mn representando um desconto de 5% face ao preço de fecho de dia 27 de Setembro. Uma vez que o book value desta participação é de Eur6.6Mn, a mais valia é de Eur17.4Mn (ou 0.4% da capitalização bolsista), e consequentemente pouco significativa.
(FP:PAR) A Total poderá estar um pouco pressionada. A EDF está a vender uma participação de 2.3% na petrolífera francesa. Segundo informações recolhidas pela Reuters junto de operadores do mercado, a venda está a ser efectuada entre Eur168 e Eur170.
(MUV2:FRA) A Munich Re fará hoje uma conferência de imprensa, onde deverá discutir os custos relacionados com os recentes furacões.
(CGE:PAR) A Alcatel ganhou um contrato de fornecimento da norte-americana Clayton Homes. Não foi, no entanto, ainda divulgado o valor ou outros detalhes deste contrato.
(DCX:FRA) A Daimler Chrysler chegou a acordo com a Bombardier, que irá reduzir o valor da venda da Adtranz à Bombardier em $209Mn, ou quase 30%.
(POR3:FRA) O CEO da Porche para os Estados Unidos afirmou em entrevista que espera abrir 13 novos concessionários no próximo ano e aumentar as vendas anuais em cerca de 1000 unidades.
(CAT:NYS) A Caterpillar subiu as suas estimativas de vendas para 2004. A empresa tem beneficiado do aumento da procura pelos seus produtos, como consequência da recuperação económica global, com os seus clientes a aproveitarem para renovar o equipamento num contexto de baixas taxas de juro. A empresa espera um crescimento de vendas entre 25% e 30% (vs. 25% de estimativa em Julho).
(PBG:NYS) A Pepsi Bottling apresentou um EPS do 3ºtrim.fiscal (excluindo extraordinários) de $0.71, superando o consenso, que apontava para $0.70. Os novos sumos e a água engarrafada foram os principais impulsionadores das vendas.
(VLI:NYS) A Valero Energy, afirmou que espera que os resultados do 3ºtrim. excedam $3.00 por acção, beneficiando de melhores margens. A sua anterior estimativa era de $2.50.
(GOOG:NAS) O JP Morgan e o Credit Suisse iniciaram cobertura da Google com uma recomendação de overweight e outperform.
2004/09/29 - 09:52
Fonte: Millennium bcp investimento
Hot Stocks
(EDL:PAR) A Eurodisney anunciou que chegou a acordo com todos os seus credores, quanto à reestruturação da dívida, que lhe deverá permitir, para já, evitar a falência.
2004/09/29 - 09:51
Fonte: Millennium bcp investimento
Fecho dos Mercados
Portugal. O mercados nacional encerrou em ligeira baixa, não acompanhando a recuperação dos mercados Europeus que encerraram positivos. O PSI20 desceu 0.15% para 7.296 pontos, com sete títulos a descer e nove a subir. A desvalorização da EDP (-2.12% para Eur2.31) liderou as quedas, temdo no entanto as valorizações da Brisa (+2.38% para Eur6.44) e da J. Martins (+4.33% para Eur9.15) limitado as perdas.
Europa. Depois de recuperarem esta manhã face às perdas dos últimos dias, beneficiando também de uma abertura positiva de Nova Iorque, as bolsas europeias voltaram a recuar à tarde. A divulgação de uma queda na confiança dos consumidores norte-americanos pressionou o mercado, afectado também pelos novos máximos atingidos pelo petróleo, que ultrapassou, pela primeira vez os $50.00. O Eurostoxx50 encerrou a subir 0.25%. As energéticas voltaram a estar fortes, suportadas pelo preço do petróleo. O sector de recursos naturais também apresentou ganhos significativos, beneficiando fortes preços dos metais. As tecnológicas voltaram a liderar as perdas, enquanto o sector de viagens e lazer foi pressionado pelas uma descidas de recomendação da UBS.
EUA. Dow Jones (0.89%) e Nasdaq (0.54%) fecharam positivos. A Caterpillar esteve em destaque (+3%), após ter revisto em alta as estimativas de receitas para o final do ano. A Alcoa também encerrou positiva (+4.2%), suportada pela subida do preço do alumínio e das matérias-primas. As petrolíferas também estiveram em alta, Exxon Mobil (+1.2%), Chevron Texaco (+0.7%). Transaccionaram-se 1.34Bn de acções, acima da média dos últimos 3 meses de 1.25Bn. O rácio de ganhos/perdas foi de 2.6.
2004/09/29 - 09:50
Fonte: Millennium bcp investimento
Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
Hipers multados em 50 processos por vendas abaixo do custo (Jornal de Negócios) A Autoridade da Concorrência aplicou coimas totais de 815 mil euros no primeiro ano de actividade por vendas com prejuízos das cadeias de distribuição. Estas coimas resultaram de um total de 50 casos de infracções detectados entre Abril eDezembro de 2003.
Governo pondera securitização de receitas futuras das auto-estradas para financiar SCUT e Plano Rodoviário Nacional (Jornal de Negócios) A securitização das receitas futuras do Estado com as auto-estradas é uma das soluções que está em cima da mesa no quadro do sistema global de financiamento das infra-estruturas rodoviárias.
Fundo de pensões da ANA contribui para défice de 2004 (Diário Económico) O Ministério das Finanças solicitou à ANA – Aeroportos de Portugal que estudasse a possibilidade de transferir um dos seus fundos de pensões para a Caixa Geral de Aposentações. Com esta medida, o Estado pode encaixar cerca de 108,3 milhões de euros a título de receita de capital, valor que corresponde a 0,08% do PIB.
Autarquias ganham folga nos limites do endividamento (Diário Económico) Os empréstimos contraídos pelas Câmaras para investimentos em equipamentos culturais e desportivos co-financiados por Fundos Comunitários vão ficar de fora do cálculo do endividamento, em 2005.
Soares da Costa surpreendida com a venda da posição da Teixeira Duarte (Público) "A Teixeira Duarte (TD) decidiu promover a alienação da participação financeira [19,99 por cento] de que é titular no grupo Soares da Costa, SGPS". O anúncio consta do relatório semestral da empresa de Pedro Teixeira Duarte e foi confirmado ao Público, por fonte oficial da empresa, como uma "decisão decorrente dos vários cenários que têm vindo a ser equacionados, há já algum tempo, e que resultaram no propósito de separar caminhos e águas". O porta-voz da Soares da Costa (SC), António Frada, garantiu que a empresa nortenha não sabia desta intenção.
Constâncio e Bruxelas receiam efeito da escalada do petróleo (Público) O receio de uma revisão em baixa das previsões do crescimento económico mundial está a crescer, a avaliar pelas últimas declarações do governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, e do comissário europeu dos Assuntos Económicos, Joaquin Almunia.
'Spin-off' da Cofina pode valorizar acções em 15% (Diário de Notícias) A Cofina SGPS está a estudar a separação do negócio industrial - Celulose do Caima e F. Ramada - do de media e conteúdos, estando esta última área integrada na sub-holding Investec, que detém títulos como o Correio da Manhã, Record, Jornal de Negócios, Sábado e Máxima, entre outros. «A cotação da Cofina SGPS apresenta um desconto de 30% por ser um conglomerado. Ora como a área de media representa cerca de 50% do total do grupo, a separação dos negócios incorpora um potencial de valorização das actuais acções de pelo menos 15%», disse um analista, que pediu o anonimato.
Revista de imprensa internacional
Notícias da imprensa económica internacional
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
Tribunal exige 7 mil milhões de euros a antigos quadros da Parmalat (MF)Um tribunal de Parma ordenou que sejam confiscados bens no valor de 7 mil milhões de euros a 27 antigos administradores da Parmalat , que foram responsáveis pela falência da companhia italiana.
O fundador da epresa, Calisto Tanzi, e os antigos CFO da empresa, Fausto Tonna e Luciano del Soldato, estão entre os executivos e consultores a quem os bens podem ser confiscados.
O actual CEO da empresa falida, Enrico Bondi, tinha pedido ao tribunal que ordenasse a confiscação de 10 mil milhões de euros em activos dos responsáveis pelo colapso da Parmalat.
Os procuradores italianos que investigam a falência da Parmalat deverão acusar cerca de 29 antigos quadros e auditores da empresa de abuso de mercado e fraude.
Lucro da Eni vai subir em 2004 (Ansa)A petrolífera italiana ENI vai registar este ano um resultado líquido superior ao obtido em 2003, segundo o presidente da empresa, Vittorio Mincaro. O ano passado a empresa italiana obteve lucros de 5,58 milhões de euros, e a verificado no primeiro semestre deste ano permite antecipar que os «resultados de 2004 vão ser melhores».
Novo Bentley vai ser construído na fábrica VW (Financial Times)A Bentley vai produzir o seu novo modelo na fábrica da Volkswagen na Alemanha, depois de ter analisado uma unidade fabril no norte de Inglaterra. O novo modelo da Bentley é uma actualização do Continental GT Coupe
fonte - CN
- Mensagens: 23939
- Registado: 5/11/2002 11:30
- Localização: 4
1 Mensagem
|Página 1 de 1