Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PT e não só...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Flying Turtle » 19/1/2003 14:05

MarcoAntonio Escreveu:Errata

[...]

Se algum administrador ler este post e se disponibilizar a corrigir o texto original, o autor agradece com rasgados elogios a esse administrador...
:mrgreen:

A substituição foi feita com os cumprimentos da Gerência. Para os rasgados elogios devo dizer que a minha carapaça é reflectora, pelo que regressam todos ao respectivo autor... :P

Um abraço e... volta sempre e o mais que puderes! :mrgreen:
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por MarcoAntonio » 19/1/2003 1:15

Já agora, uma correcção, ou melhor, clarificação: quando refiro que a tendência instalada é ascendente, refiro-me obviamente à tendência de médio-prazo. Quem acompanha os meus comentários saberá obviamente que é a esse time-frame que me refiro, no entanto aqui fica a clarificação.

Em relação ao longo-prazo, a tendência tem sido descendente, encontrando-se agora o título em níveis críticos que começam a colocar em causa essa tendência de longo-prazo.

No curto-prazo, considero-a neutra, pelo menos enquanto estiver dentro deste <i>range</i>.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 19/1/2003 1:04

Sim, certíssimo, Fernando, é nesse sentido que vai o meu comentário. A cotação tende a cair durante a distribuição. No entanto, na fase inicial, tende a cair muito pouco porque o interesse comprador ainda é elevado, o <i>dumb money</i> ainda está a comprar... Entretanto, na fase final, cai muitas vezes com volume porque nessa altura por vezes o <i>dumb money</i> apercebe-se da situação, assusta-se e dá-se um sell-off com quedas violentas e de grande volume.

No entanto o indicador não precisa que as coisas cheguem a esse ponto para assinalar a distribuição, basta-lhe umas duas ou três sessões de queda ligeira mas acompanhada de forte volume para se notar a queda no indicador, isto porque para ele é indiferente se o título cai muito ou pouco... Aliás, o título pode cair muito (por exemplo 10%) e o indicador descer menos do que se o título cair apenas 1% mas acompanhado de forte volume. O indicador limita-se a subtrair os volumes, portanto, se a queda for grande mas os volumes pequenos não há muito a subtrair (e não há ditribuição), mas basta que haja volume (seja a queda grande ou pequena) que o indicador já descerá assinalavelmente. Se isto ocorrer durante duas ou três sessões consecutivas, torna-se então evidente no gráfico.

No entanto pretendi assinalar no meu post que o início da distribuição pode passar despercebida ao indicador (este serve mais para confirmar aquilo que o investidor pode «pressentir» por observação directa dos volumes e normalmente só o faz ao cabo de duas ou três sessões pelo menos).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Abraço

por Fernando dos Aidos » 19/1/2003 0:54

Marco, foi óptimo ler um post teu novamente... e ainda por cima sobre a PT, o meu (e não só) animal de estimação.

Não tenho nada a acrescentar à tua excelente análise.

Apenas uma referência à distribuição. Concordo com as condições que referes para a distribuição. Idealmente (para o distribuidor, evidentemente) a distribuição dar-se-ia no topo sem (ou quase sem) variação da cotação. Como nem sempre pode ser assim, penso que o distribuidor aguenta a cotação uns dias para o público se "habituar" a esses valores e começa depois a distribuir. A venda faz a cotação baixar um pouco e, aos olhos do público, fica "barata", pelo que muitos acorrem a comprar. Mesmo que a cotação vá descendo um pouco (não muito) o preço médio da distribuição acaba por ser muito superior ao da acumulação. É claro que não pode provocar grandes quedas antes da sua fase final. Se isso acontecer, o distribuidor tem que comprar para aguentar a cotação.

Enfim... isto são resquícios do que me lembro de ter lido no "Reminiscences of a Stock Operator": a venda é feita durante a queda e não durante a subida.

Aliás é assim que o OBV a detecta.

Um grande abraço do

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

por MarcoAntonio » 19/1/2003 0:40

Errata

Onde se lê:
«Um indicador como o OBV tende a detectar estas distribuições porque a probabilidade do título cair nem que seja alguns ticks é elevada (e para o indicador, cair um tick ou dez ticks, o efeito é o mesmo, o importante é que caia e que haja volume... se cair muito e não houver volume o indicador desce menos do que se cair muito com grande volume e é desta forma que ele ajuda a detectar a distribuição).»

Deve ler-se:
Um indicador como o OBV tende a detectar estas distribuições porque a probabilidade do título cair nem que seja alguns ticks é elevada (e para o indicador, cair um tick ou dez ticks, o efeito é o mesmo, o importante é que caia e que haja volume... <i>se cair muito e não houver volume o indicador desce menos do que se cair pouco mas com grande volume</i> e é desta forma que ele ajuda a detectar a distribuição).

Se algum administrador ler este post e se disponibilizar a corrigir o texto original, o autor agradece com rasgados elogios a esse administrador...
:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

PT e não só...

por MarcoAntonio » 19/1/2003 0:32

Antes de mais devo agradecer as palavras amáveis de todos quantos responderam ao meu último post. É mais uma pequena prova do bom ambiente que se vive neste espaço e do espírito de camaradagem e franca amizade que se desenvolveu. De outra forma não se explicariam os exagerados elogios...

Em relação ainda ao tema desse post, tentarei «matar o bichinho» ao fim de semana. Infelizmente é a altura em que o Caldeirão se encontra mais morno e menos fervilhante mas é o melhor compromisso que encontro neste momento. Participações minhas durante a semana serão de agora em diante muito raras...

Mas falemos de Bolsa que é o que realmente interessa ao Fórum...

Em relação à PT, confirmo as palavras da Pata. De facto reduzi ontem (sexta-feira) fortemente a minha posição longa na PT (a 7.21 para os mais curiosos) e passo a explicar as razões:

A PT encontra-se a negociar num range muito apertado após ter realizado um novo máximo no rallye de médio-prazo. Este comportamento dá-se numa altura particularmente crítica pois coincide com duas grandes referências da minha análise:

:arrow: A zona da LTd de longo-prazo (digo zona porque trata-se de uma LT de prazo muito alargado e não me parece conveniente ser muito preciso perante uma referência deste tipo... a A.T. não é assim tão perfeita, como muito bem diz o Ulisses e com o que eu concordo plenamente... além de que um pequeno ajuste na LT implica vários ticks de desvio no momento actual, é muito difícil ser preciso numa linha tão antiga). Ainda sobre este ponto e em especial para o Flying Turtle, não considero nesta altura que a «minha» LTd tenha sido claramente quebrada, antes contrário. Para a considerar claramente quebrada tería que ver outro tipo de pujança no título, subidas fortes acompanhadas de forte volume e não este «marinar lateral» a que estamos a assistir, que para mim não mais revela do que a dificuldade da PTC passar estes níveis.

:arrow: Por outro lado temos um novo máximo praticamente coincidente com um dos meus <i>targets</i> - o S/R horizontal nos 7.28. Neste ponto, o Fernando acertou e de facto, para considerar a LTd claramente quebrada, tería que ver a PT quebrar igualmente as duas grandes referências horizontais que encontro nesta zona, os 7.28 (S/R horizontal de médio-prazo) e os 7.50 (S/R horizontal de longo-prazo).

Outro aspecto importante relaciona-se com o facto das condições em que se está a dar esta lateralização apertada. Os elevados volumes (em particular o da sessão de sexta-feira, mas não só) indiciam a meu ver um certo índice (crescente) de distribuição. Aqui discordo ligeiramente do Fernando dos Aidos, a distribuição não obriga a cair (pelo menos fortemente) o título. Em caso de queda forte com volume considero um cenário de sell-off ou pânico vendedor. A Distribuição não se dá com forte pressão vendedora, antes o <i>Smart Money</i> aproveita enquanto ainda existe muito interesse comprador para descarregar as suas posições sem que isso faça o título cair fortemente (o <i>dumb money</i> ainda está a comprar, o <i>smart money</i> já está a vender, o que normalmente é sinal de quedas). A Distribuição dá-se normalente quando, após grandes subidas, assistimos a sessões de forte volume que não afectam grandemente a cotação, ou seja, em norma assistimos a uma lateralização (idêntica a uma consolidação) e quanto muito a quedas pequenas, não muito significativas. Um indicador como o OBV tende a detectar estas distribuições porque a probabilidade do título cair nem que seja alguns ticks é elevada (e para o indicador, cair um tick ou dez ticks, o efeito é o mesmo, o importante é que caia e que haja volume... se cair muito e não houver volume o indicador desce menos do que se cair pouco mas com grande volume e é desta forma que ele ajuda a detectar a distribuição). Como referi num post anterior, o indicador não é perfeito e pode ocorrer que uma distribuição (ou a fase inicial) lhe passe despercebida (isso ocorre quando a distribuição ocorre sem que o título caia um tick sequer). Por vezes, a distribuição pode ser detectada a «olho nú» com alguma sensibilidade de análise, sem que no entanto os indicadores deixem de prestar um papel auxiliar nomeadamente a quantificar os movimentos: somos muito bons a analizar qualitativamente - por exemplo a dizer a olho nú se há distribuição ou não - mas em aspectos quantitativos somos claramente ultrapassados pela máquina - somos praticamente incapazes de a olho nú dizer quantos Milhões «entraram» e quantos Milhões «saíram», coisa que os indicadores fazem com uma «perna às costas».

Resumindo, o facto desta lateralização se estar a dar com elevados volumes levam-me a inclinar mais para uma distribuição do que para uma consolidação (que deveria ocorrer com fracos volumes, principalmente em dias de queda ligeira como o de sexta-feira). Logicamente esta análise poderá estar errada e eu poderei estar completamente enganado, mas se juntarmos este facto ao de a PTC se encontrar numa zona crítica e tecnicamente ideal para ou finalizar o rebound de médio-prazo ou para partir para um movimento de correcção às fortes subidas recentes e ainda o facto de se encontrar em zona de sobrecompra, então sou levado a considerar que o risco de uma posição longa se elevou consideravelmente nas últimas sessões.

Porque mantive ainda assim uma posição longa marginal?... Porque de facto ainda não ocorreu nenhum sinal de saída claro e porque a tendência instalada é claramente ascendente e a PT o mais que tem feito é vencer barreiras atrás de barreiras. Tem agora algumas muito importantes pela frente mas não temos nenhuma garantia de que não as vá vencer, apenas indícios. Como a tendência tem sido o título levar a melhor, prefiro não apostar contra a corrente pelo que considero cedo para abrir posições curtas (numa perspectiva de position-trading, note-se) e porque, até prova em contrário, é mais vantajoso deixar correr os lucros do que estar a cortá-los e a apostar contra a corrente. Portanto, tendo considerado que o risco se elevou fortemente com alguns sinais de distribuição, fortes resistências pela frente e situação de sobrecompra optei então por reduzir a posição e estou preparado para anulá-la completamente caso estes semáforos laranja se venham a confirmar.

Uma quebra em baixa deste range (cujo suporte tem rondado os 7.10-7.13) ou ainda uma quebra em fecho dos 7.00 são as referências que estou a tomar para fechar completamente e começar a apostar no lado curto, conforme o comportamento do título (volume que vá fazendo em queda, por exemplo).

Caso quebre em alta as barreiras, então nesse caso vou mantendo a posição longa que ainda me sobra, pensando em reforçá-la apenas se o título bater claramente as três barreiras que tem pela frente. Nesse caso, a melhor altura para reforçar a posição sería após uma retracção ou após uma consolidação de baixo volume quebrada em alta.

Como este post já vai longo e provavelmente maçador deixarei para outra altura o mercado em geral, sobre o qual gostaria de opinar. Tentarei deixar qq coisa sobre os principais índices ainda durante o fim-de-semana pois há um ponto ou outro que gostaria de assinalar... talvez ainda hoje, se me der insónias... :mrgreen:
Anexos
ptc-20030117a.gif
ptc-20030117a.gif (18.63 KiB) Visualizado 1236 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, caganixo7, danielme1962, Ferreiratrade, Google [Bot], PMP69 e 152 visitantes