Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Tão perto e tão longe do céu

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

caro valves...

por scuba » 24/9/2004 18:43

....são mesmo essas dúvidas que o vao enviar para novos máximos.

REPITO O QUE TENHO INCANSALVELMENTE DITO SOBRE O PETROLEO HÁ MUITO TEMPO.

Técnicamente Em 5000 gráficos é o mais bull que encontro.

Fundamentalmente o aumento da procura e escassez da oferta para essa mesma procura fará aquilo que tb acontece ás batatas no meio rural e chama-se economia pura!

cmps
scuba

P/ Filipe

por valves » 24/9/2004 17:50

Filipe disse :

Na minha modesta opinião, enquanto o petróleo continuar nestes niveis, claramente acima dos 40 dólares, podem esquecer os 8000 pontos no PSI.

A afirmação está bem colocada embora eu ache sinceramente que a sustentabilidade destas ultimas subidas no preço do barril de petroleo me deixe muitas duvidas
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por artista_ » 24/9/2004 17:08

Pois eu estou mais bull que bear, mas já nem sei ao certo a última vez que comprei uma acção... de certeza que foi à mais de 2 meses :wink: :wink:

Registado: 17/3/2003 22:51

engraçado....

por Scubawarrior » 24/9/2004 12:17

...ver os discursos de acordo com a prescpectiva de cada um.

Para ti Ulisses("Bull assumido") o copo está meio cheio, para mim("Bear convicto") está meio vazio!

No restante estou técnicamente de acordo com o comentário.

abraço
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por Filipe » 24/9/2004 10:44

Na minha modesta opinião, enquanto o petróleo continuar nestes niveis, claramente acima dos 40 dólares, podem esquecer os 8000 pontos no PSI.

Tanto em Portugal como nas restantes praças mundiais o caminho só poderá ser para baixo.

cumprimentos
The trend is your friend

Registado: 5/11/2002 10:35

por valves » 23/9/2004 19:14

Tenho uma profunda convicção que, caso o PSI quebre os 7500 pontos, a Bolsa portuguesa terá todas as condições para disparar rumo ao máximo anual que se encontra perto dos 8000 pontos. Estamos, por isso, a um pequeno passo que pode abrir portas para tempos sorridentes na praça portuguesa. Mas esse passo é maior do que aparenta, pois a resistência tem feito valer a sua força e tem sido uma grande aliada dos ursos.

Essa também é uma das convicções que tenho o PSI estará nos 8000 pts antes de soarem as 12 badaladas do dia 31 de Dezembro de 2004 :mrgreen:

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por artista_ » 23/9/2004 15:54

Parabéns ulisses!!! Pela análise e pelo timing da mesma... os próximos tempos serão decisivos para o evoluir dos mercados, por um lado vem aí Outubro e este mês por vezes... por outro aproxima-se o final do ano que tradicionalmente anima os mercados, com prolongamento no início do ano seguinte!!!

Estes factores que enunciei (e mais alguns que me escaparão) parecem estar todos condensados na análise técnica que fizeste, por um lado o optimismo levou a que se conseguisse (para já) atingir a resistência, por outro a LT de suporte continua lá, e o facto de os mercados estarem a corrigir faz com que se comece a olhar para esta com mais atenção e calculismo... nestas duas linhas está o futuro de médio prazo dos mercados!

1 abraço

1 abraço

Registado: 17/3/2003 22:51

por semprefrio » 23/9/2004 14:29

Em termos de padrão, acho que o tipo de topo que o PSI20 fez é feio como as cobras :evil: . É um tipo de topo que, muitas vezes, antecede quedas muito violentas.

Um pico rápido (tanto na subida como na queda), uma tentativa de recuperação com um um novo topo mais baixo e bastante mais arredondado que o precedente e a activação do modo bearish após a quebra da sua base.

Em termos de target "normal" (que muitas vezes é suplantado), pode-se projectar para baixo (a partir quebra) a amplitude máxima entre a base e o topo do padrão.

Neste caso, já tivemos um primeiro teste à base (a linha de resistência horizontal apresentada pelo Ulisses) e podemos perto de um segundo (e importante) teste dessa linha.

Portanto, também estou de acordo com o Ulisses: Aquela resistência é a chave para os próximos tempos.

A sua eventual não suplantação pode ser muito significativa para os próximos meses.

Abraço,
semprefrio

Registado: 31/12/2003 21:12

por Ulisses Pereira » 23/9/2004 13:41

Caro RSF,

EM primeiro lugar, dizer-lhe que não acredito que seja tão rapidamente que o PSI abra essas portas para as subidas, mas há que ir estando atento, pois as nossas convicções não nos fazem ganhar dinheiro.

Em relação à sua pergunta, eu diria que uma quebra da zona de suporte entre os 7000/7100 pontos, abriria espaço para uma queda de cerca de 800 pontos, marcando aí a tendência dos próximos tempos da nossa Bolsa.

Em termos de longo prazo, tenho defendido que vivemos um "BUll Market" e comecei a defender essa posição aquando da ruptura em alta da resistência dos 6200 pontos. Considero que esse é agora o suporte chave deste "Bull Market" e caso seja quebrado, fará com que eu abandone essa minha perspectiva e acredite que os próximos anos serão de quedas.

Mas esse é um cenário que ainda está longe e em termos de mais curto prazo, será a zona 7000/7100 que será importante observar.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi2.gif
forum-psi2.gif (16.61 KiB) Visualizado 993 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: Tão perto e tão longe do céu

por RSF » 23/9/2004 13:33

Ulisses Pereira Escreveu:Estamos, por isso, a um pequeno passo que pode abrir portas para tempos sorridentes na praça portuguesa.

Caro Ulisses,

Já que diz que estamos a um pequeno passo para poder abrir as portas para as subidas, pergunto:

O que precisa acontecer na nossa bolsa, para colocar em perigo essa visão optimista?

Será quando atingirmos novos mínimos do ano?

O Ulisses consegue apontar algum "nível" concreto para se tornar bearish no PSI20?

Obrigado.
RSF

o céu é o limite!

por Razao_Pura » 23/9/2004 12:20

100% de acordo!
E só acrescento que é da máxima importância ir acompanhando o momento crítico e a evolução dos mais importante mercados internacionais porque são eles que vão ditar o rumo da nossa praça.

Ah... e quero também dizer-te que é um gosto ver que estás muito produtivo. Tens publicado muito mais artigos, opiniões, etc... É sem dúvida indicador de um bom momento também da tua parte.
Keep up the good work.
Beijos.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

Tão perto e tão longe do céu

por Ulisses Pereira » 23/9/2004 12:06

Em Portugal, o mercado fez uma pausa nas subidas para respirar, em consonância com a análise que aqui fiz na passada semana. A resistência na zona dos 7400/7500 pontos do PSI fez valer a sua força e o mercado vinha tão esticado que era impossível quebrar uma resistência daquela importância com uma tão frágil situação técnica. Era, por isso, essencial uma consolidação para que o ataque à resistência se pudesse fazer em melhores condições técnicas.

Tenho uma profunda convicção que, caso o PSI quebre os 7500 pontos, a Bolsa portuguesa terá todas as condições para disparar rumo ao máximo anual que se encontra perto dos 8000 pontos. Estamos, por isso, a um pequeno passo que pode abrir portas para tempos sorridentes na praça portuguesa. Mas esse passo é maior do que aparenta, pois a resistência tem feito valer a sua força e tem sido uma grande aliada dos ursos.

Tomar posições tão perto desta resistência parece-me pouco racional e não compensa o risco. Há que esperar pela ruptura para se tomar posições com maior segurança. Nunca o céu pareceu tão perto e tão longe…

Para finalizar, uma breve nota sobre o BCP. Ele continua a deslizar ao longo da sua linha de tendência descendente de médio prazo e volto a repetir aquilo que tenho dito sobre o papel: Uma ruptura convincente desta linha, poderá fazer inverter a tendência e gerar um claro sinal de compra, mas a verdade é que tal ainda não sucedeu. O último arranque entusiasmou muitos investidores, mas a LT voltou a ser mais forte. Resta continuar a esperar...

Ulisses
Anexos
forum-psi.GIF
forum-psi.GIF (15.5 KiB) Visualizado 1121 vezes
forum-bcp.gif
forum-bcp.gif (25.41 KiB) Visualizado 1119 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], loverfoto, Luzemburg, VALHALLA e 120 visitantes