Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

NOVO ARTIGO - A Dança

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Big picture

por Razao_Pura » 24/9/2004 10:58

Obrigada Marco pela excelente análise.
Não podemos perder a perspectiva da big picture nestes momentos cruciais.
Os mercados estão-nos a brindar com mais do mesmo, a tendência de médio prazo mantém-se, e de cada vez que nos aproximamos dos topos ou dos fundos dos canais que se vêm desenhando desde há 6-7 meses, suspendemos a respiração e esperamos que seja agora que se vai dar o break.... mas não, ainda não, melhor dizendo.
É incrível a perfeição dos movimento, são perfeitamente previsíveis e acho mesmo que é nestes padrões mais previsíveis que o lado psicológico do trading mais se revela.
Queremos sempre bater o mercado, principalmente quando estamos convencídissimos do que ele vai fazer a seguir!!!!

Keep up the good work.
R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por MarcoAntonio » 24/9/2004 0:04

homemdoswarrants Escreveu:Caro Marco Antonio

Quero colocar-lhe uma questao tecnica.

Numca li isto em lado nenhum , portanto vai falar apenas a experiencia , que normalmente a passagem no rsi pelos 50 costuma originar movimento violento.

Bem, é assim: os 50pts têm um pouco a tendência para funcionarem como suporte/resistência e marcam a fronteira entre a tendência ascendente e a tendência descendente no curto-prazo (sim, porque o RSI indirectamente e apesar de ser um indicador de momentum acaba por nos dar também uma leitura da tendência de curto-prazo). A quebra dos 50pts aponta portanto para a continuidade de um swing (e digo continuidade porque a quebra desses 50pts normalmente não se dá no início desse swing).

Dito de outra forma, quando o RSI passa para o lado inferior dos 50pts isso quer dizer que a força passou para o lado dos Ursos e quando passa para o lado superior isso que rdizer que a força está do lado dos Touros, sendo que muitas vezes o indicador hesita ou inverte nas imediações dos 50pts que são afinal a região de «fronteira».

homemdoswarrants Escreveu: O S/p500 opoem-se ao Nasdaq100 neste momento no seguinte:

S/p500 quebrou rsi em baixa e a mm200, portanto isto pela minha teoria daria na proxima sessao queda violenta.

Nasdaq100 suportou-se no rsi em 500 e encontra-se num canal entre a mm50 e a mm200, logo uma reacçao positiva neste suporte daria pela minha teoria na proxima sessao movimento violento ascendente.

1ª questao, conhece alguma teoria em analise tecnica que confirme movimentos violentos a cada passagem ou suporte pelo 50 do rsi?

Teoria que fale propriamente em movimentos violentos não me recordo. Mas é como digo, a quebra dos 50pts no RSI é relativamente significativa e identifica uma viragem de quem está no comando da situação: os ursos ou os touros. É natural que muitas vezes acabe por seguir-se-lhe movimentos violentos.

homemdoswarrants Escreveu: Entre o que falei do s/p e do nasdaq , esta de acordo ou qual delas parece mais provavel de acontecer?

Bem, na realidade tenho notado nos últimos tempos que o Nasdaq está com um pouco mais de força do que o S&P. Tem mesmo ocorrido alturas em que o S&P está negativo no intraday algumas décimas e o Nasdaq positivo outras tantas, como se um puxasse para um lado e outro para o outro.

No entanto, o Nasdaq acabou por ceder também e quebrar claramente a consolidação. Hoje acabou por realizar uma doji e portanto practicamente não se mexeu mas não vejo nisso um bom sinal pois estas dojis no início de swings e após velas longas na véspera costumam apontar para a continuidade do swing. Ou seja, neste momento parece-me mais provável que o Nasdaq continue a cair...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por homemdoswarrants » 23/9/2004 23:50

Caro Marco Antonio

Quero colocar-lhe uma questao tecnica.

Numca li isto em lado nenhum , portanto vai falar apenas a experiencia , que normalmente a passagem no rsi pelos 50 costuma originar movimento violento.
O S/p500 opoem-se ao Nasdaq100 neste momento no seguinte:

S/p500 quebrou rsi em baixa e a mm200, portanto isto pela minha teoria daria na proxima sessao queda violenta.

Nasdaq100 suportou-se no rsi em 500 e encontra-se num canal entre a mm50 e a mm200, logo uma reacçao positiva neste suporte daria pela minha teoria na proxima sessao movimento violento ascendente.

1ª questao, conhece alguma teoria em analise tecnica que confirme movimentos violentos a cada passagem ou suporte pelo 50 do rsi?

Entre o que falei do s/p e do nasdaq , esta de acordo ou qual delas parece mais provavel de acontecer?

Bons negocios
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!

Registado: 5/9/2003 21:18

por MozHawk » 23/9/2004 23:43

Concordo com o que apresentas. Esta noite entretive-me igualmente a dar uma vista de olhos pelos grandes índices e os cenários não são particularmente para euforias desmesuradas. Parece mesmo é que os mercados começam a dar sinais "inquietantes".

Gostaria apenas de dar aqui uma achega Marco, se me permites. No S&P vejo o mesmo que tu adicionando alguns aspectos que considero igualmente relevantes pelos indicadores que sigo:

1. Todos os indicadores estão bearish (MACD cruzou hoje em baixa o sinal, RSI abaixo dos 50 e OEsctocástico bearish mas já em sobrevenda);

2. Depois de ontem ter deixado a MME20 para trás, hoje foi a vez da MME50 ser quebrada em baixa.

Relativamente ao DAX, embora comungue de vários aspectos - não tinha visto o canal que desenhaste - hoje a sessão fez um gap down sem que ao longo da sessão tenha sequer ido às proximidades dos mínimos de ontem. Hoje conseguiu fechar 1.77 pontos acima da MME20... MACD na eminência de cruzar em baixa o sinal e RSI a alta velocidade em direcção aos 50 com o OEstocástico claramente bearish.

Um último índice, o DJIA. Deixo aqui o gráfico com o que me parece ser um cenário (algo) bearish: MMEs todas para trás, RSI abaixo dos 50, MACD bearish e OEstocástico bearish mas em sobrevenda.

Isto não está nada famoso, não.

Um abraço,

MozHawk
Anexos
djia.JPG
djia.JPG (69.59 KiB) Visualizado 441 vezes

Registado: 25/10/2002 10:08

por MarcoAntonio » 23/9/2004 23:23

E eu estava à espera que, chegado aqui a estes níveis, os mercados dessem alguma indicação para eu a poder actualizar...
:mrgreen:

:wink:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Olá Marco!

por Susana Amado_ » 23/9/2004 23:20

...já estava à espera desse artigo! :wink:

Obrigada!

Beijinhos e até Sábado, :P
Su

Registado: 5/11/2002 11:12

NOVO ARTIGO - A Dança

por MarcoAntonio » 23/9/2004 23:03

Actualização da análise aos índices disponível na Homepage.

Se ficarem intrigados com o motivo do título, a resposta está nos últimos parágrafos.
:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: loverfoto, VALHALLA e 121 visitantes