Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Industria

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 24/9/2004 0:34

«Primeiro passo para a separação»
Sonae SGPS deverá aumentar posição na Indústria para 97,05%
A Sonae deverá aumentar em 1,18 pontos percentuais a posição detida na unidade industrial, elevando para 97,05% a participação na subsidiária que, a partir segunda-feira, começa a negociar destacada dos direitos, segundo os cálculos do Jornal de Negócios Online.

--------------------------------------------------------------------------------

Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt



A Sonae deverá aumentar em 1,18 pontos percentuais a posição detida na unidade industrial, elevando para 97,05% a participação na subsidiária que, a partir segunda-feira, começa a negociar destacada dos direitos, segundo os cálculos do Jornal de Negócios Online.

O Santander diz que esta operação é o primeiro passo para o reequilíbrio da estrutura de capitais conducente à futura separação.

As acções da Sonae Indústria [Cot] lideravam hoje os ganhos na Euronext Lisbon, em subida de 3,31% para 4,06 euros, enquanto a Sonae SGPS [Cot], que controla a quase a totalidade da unidade de derivados de madeira, seguia inalterada nos 0,89 euros.

A Sonae Indústria informou ontem ao mercado sobre os detalhes da operação de reforço do capital. Esta operação visa aumentar o capital social de 500 milhões de euros para 700 milhões de euros, através da emissão de 40 milhões de acções com o valor de subscrição (igual ao valor nominal) de 5 euros cada.

Amanhã é o último dia para negociar acções com direitos.

O exercício dos direitos de subscrição decorrerá entre o dia 30 de Setembro e 15 de Outubro, e o período de alienação dos direitos de subscrição decorre entre 30 de Setembro e 11 de Outubro, sendo amanhã o último dia de negociação das acções com direitos de subscrição.

Segundo os analistas do Millennium bcp investimento, e tendo em conta a actual cotação da empresa (abaixo do valor de subscrição),«é natural que os minoritários não ocorram ao aumento de capital, pelo que será de esperar que a Sonae assuma a parte que não for exercida pelos minoritários».

No anúncio da operação, a Sonae SGPS já se comprometeu a subscrever, em rateio, a totalidade das acções que eventualmente não venham a ser pretendidas pelos restantes accionistas.

Sonae converte parte da dívida em capital

Para fazer o aumento de capital, a Sonae «deve converter parte da dívida da Sonae Indústria em capital», diz a mesma casa, que estima que o endividamento da Indústria à SGPS seja cerca de 340 milhões de euros.

O Santander refere que o aumento de capital «já era esperado e é visto como um primeiro passo para o reequilíbrio da estrutura de capitais da empresa, conducente à futura separação», ou «spin off» na terminóloga anglo-saxónica.

De acordo com os cálculos dos Jornal de Negócios Online, caso o cenário de não participação dos minoritários na operação se concretize, a posição da SGPS na Indústria sobre dos actuais 95,87% para os 97,05%, com a posição dos minoritários a sofrer uma contracção para 2,95%.
Visitante
 

por Visitante » 24/9/2004 0:02

No mínimo teria de ser a 5 euros = valor nominal.

Queriam mais ?!!!! :wink:
Visitante
 

por Touro » 23/9/2004 22:04

http://pt.portaldebolsa.com/pt/stocks/n ... p?id=30204

Fiquei perpelexo com o preço do aumento ser a 5 EUR! :roll:
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

Sonae Industria

por cctrader » 23/9/2004 16:03

Alguem sabe se já sairam as condições do aumento de capital?
'You cannot beat a roulette table unless you steal money from it.'
http://tradingthecow.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 142
Registado: 27/8/2003 8:50


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: loverfoto, Luzemburg e 106 visitantes