Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

DAX: Dreitausenddreihunderteinsundvierzig!?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jobeta » 28/9/2004 18:50

MozHawk Escreveu:Olá semprefrio. :)

O triângulo desenhado nada mais foi do que uma provocação gráfica decorrente da proliferação triangular que repentinamente invadiu o fórum. ;)
MozHawk

Caro Mozhawk:
Sinto-me atingido pela piada.Na verdade triangulos ocorrem todos os dias Nos gráficos mensais, semanais diarios,intra-dia e por aí a fora.Par serem triangulos têm de obedecer pelo menos a uma das relações 61,8% do A;B;C;D;ou E Bem isto está retratado em muitos livros.Como todas as análises também a que inclui essa figura pode estar errada.A missão deste forum é discutir para eliminar os erros e não desprezar ou humilhar com piadinhas as opiniões dos forenses.
Veja este triangulo .Eu estou feliz por ele e ainda há uma 5 perna para dar massa.

Cumprimentos
Anexos
utx.jpg
utx.jpg (88.45 KiB) Visualizado 785 vezes

Registado: 29/7/2004 20:58

por semprefrio » 28/9/2004 11:18

Eu bem me parecia que existia aí marosca. :wink:

Mas sempre podias ter descoberto um importante padrão oculto aos olhos dos restantes mortais. :mrgreen:

Abraço,
semprefrio

Registado: 31/12/2003 21:12

por MozHawk » 28/9/2004 11:12

Olá semprefrio. :)

O triângulo desenhado nada mais foi do que uma provocação gráfica decorrente da proliferação triangular que repentinamente invadiu o fórum. ;)

Estar a analisar as coisas ao minuto, arranjar justificações para tudo e mais algum coisa com demasiada frequência, já estou como diria o Ulisses (mais coisa menos coisa) é uma verdadeira perca de tempo e estou cada vez mais inclinado para prazos maiores apanhando as tendências prevalecentes. Devido a isto, é preciso criar focos de diversão. Este triângulo foi um deles ;)

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por semprefrio » 28/9/2004 10:33

Bom dia, Moz. :)

Já agora, não queres pôr em palavras qual o significado que aquele triângulo no teu gráfico tem para ti?

(A pergunta é inevitável! :mrgreen:)

Abraço,
semprefrio

por MozHawk » 27/9/2004 12:24

Olá semprefrio ;)

A possível LTD no índice não foi desenhada porque, na minha perspectiva, não tem a consistência que considero necessária para a poder desenhar.

Já os Fibonacci nessa perspectiva dão uma luz algo diferente à "coisa". :)

Voltando ao índice, o que me parece que tem andado a acontecer durante a sessão depois da queda inicial é a lateralização em torno da MME50. Depois da MME20 ter sido deixada para trás, a MME50 apresenta neste momento um valor de 3872.85. A confirmar-se a ruptura deste valor teremos então um RSI já abaixo dos 50, um MACD claramente bearish confirmando o cruzamento em baixa de 6ª feira e a MME200 muito próxima nos 383x.

Fica apenas o gráfico actualizado.

Um abraço,

MozHawk
Anexos
dax.JPG
dax.JPG (70.22 KiB) Visualizado 903 vezes

por semprefrio » 26/9/2004 18:31

Olá Moz. :)

Vim dar uma olhada ao teu tópico e tenho dois breves comentários (nenhum relacionado com triângulos :mrgreen: ):

1. vejo que tiveste em atenção uma potencial LTd no macd diário, no entanto nos teus gráficos não está identificada a LTd correspondente no próprio índice com 3 toques em 6 meses e, nesse período, não violada (a mesma que aparece no tópico do JAOR). Num gráfico de um ano, essa LTd possui ainda mais informação. :wink: ;

2. no mensal de longo prazo, pode ser importante analisar as fibonacci entre o segundo topo mais importante (em torno dos 5500) e o mínimo em torno dos 2200. Bem, é só uma ideia.

A minha visão do DAX, neste momento, é também bearish.

Abraço,
semprefrio

por MozHawk » 25/9/2004 17:36

Não tendo nada de particularmente relevante a acrescentar ao DAX face às mais recentes considerações - tirando o facto de ter fechado acima da MME20, do MACD ter cruzado o sinal em baixa ontem e do RSI se ter "aguentado" acima dos 50 - deixo aqui o gráfico com a evolução do DAX e do VDAX. Note-se os valores extremamente baixos do VDAX nos últimos tempos face aos dados de que disponho (Janeiro de 2001).

Um abraço e bom fds.

MozHawk
Anexos
volatilidade.JPG
volatilidade.JPG (44.79 KiB) Visualizado 989 vezes

por MozHawk » 23/9/2004 11:07

Valores a ter em referência hoje, para além de outros (3900?), para ver se isto será sempre a descer ou se haverá algum ressalto. São eles:

MME20 3904.08
MME50 3871.47
MME200 3831.18

Um abraço,

MozHawk

por MozHawk » 22/9/2004 22:06

Depois de várias sessões contrárias ao que eu gostaria que fosse a evolução do índice, eis que hoje a (ligeira) correcção aconteceu. O que falta confirmar agora é se se tratará de uma retracção para ganhar fôlego antes de novas subidas ou se será algo de mais interessante para quem (ainda) está curto.

O RSI estava já à beira de entrar em sobrecompra, com o Oscilador Estocástico completamente sobrecomprado. Os 4000 conseguiram travar (para já) os ânimos.

Ainda tentei hoje reforçar posições curtas na zona dos 399x mas tive azar. A ordem ficou por satisfazer já que quando a dei andava o índice já nos 3982 e acabou por não voltar "lá acima". Tudo isto porque, no gráfico mensal, a LTDlp que me parece existir não foi ainda quebrada.

Enquanto o RSI se mantiver acima dos 50 e o MACD bullish, não haverá grandes motivos para grandes esperanças bearish. Deste modo, caso constate poder tratar-se apenas de uma retracção não terei alternativa que não seja o fecho das posições curtas.

Como todos nós gostamos de muito de triângulos, deixo-vos hoje o diário do DAX com um "triângulo" fora do normal. Como dizia um forista hoje, todos nós temos os nossos triângulos, lol.

Um abraço,

MozHawk
Anexos
dax-d.JPG
dax-d.JPG (65.68 KiB) Visualizado 1164 vezes
dax-m.JPG
dax-m.JPG (37.05 KiB) Visualizado 1159 vezes

por MozHawk » 15/9/2004 16:11

É mesmo isso jobeta.

Nunca li nada de Elliot pelo que não percebo nada. Desde que caminhemos no mesmo sentido, curto, tudo bem. LOL

MozHawk

por Jobeta » 15/9/2004 15:32

MozHawk Escreveu:Caro jobeta,

Muito obrigado pela comunhão de opinião e pelo gráfico anexo, embora eu não perceba nada da teoria subjacente.

Um abraço,

MozHawk

Caro Mozhawk:
Como vê a teoriazita vai iluminando o caminho e triangulos todos falam ...?! :?: principios de elliot é que tenho pena de andar a falar sózinho?...
Cumprimentos
Jobeta

por MozHawk » 14/9/2004 22:40

Caro jobeta,

Muito obrigado pela comunhão de opinião e pelo gráfico anexo, embora eu não perceba nada da teoria subjacente. De qq modo o meu muito obrigado.

Um abraço,

MozHawk

Re: Dax -abortou a subida.

por Jobeta » 14/9/2004 21:30

Jobeta Escreveu:Amigo:
Da análise que faço (veja o meu post os urso voltam...) este "ressalto" que é uma "E" do triangulo terminou e com ele a 5 vaga do zigzag invertido abortando-o.O Dow fez o maximo no dia 7 e o Nasdaq ontem .Hoje iniciaram a volta a atras.Não consigo põr o boneco do dax para ilustrar melhor este o meu pensamento. Portanto o lugar certo é no curto e não no longo.
Bons negócios.
Jobeta

Venho reforçar o argumento:
Não tendo o dax tenho as ishres ETF´s da alemanha que anexo gráfico .
Repare no triangulo abcde Embora não satisfaça plenamente as suas relações a onda "E" é a distrinça -Faz num ABC em que a B é também um triangulo "subida" tal como a Nasdaq (100 e composto).

Cumprimentos
Anexos
IshareMsciGermany.jpg
IshareMsciGermany.jpg (85.62 KiB) Visualizado 1320 vezes

Dax -abortou a subida.

por Jobeta » 14/9/2004 21:15

Amigo:
Da análise que faço (veja o meu post os urso voltam...) este "ressalto" que é uma "E" do triangulo terminou e com ele a 5 vaga do zigzag invertido abortando-o.O Dow fez o maximo no dia 7 e o Nasdaq ontem .Hoje iniciaram a volta a atras.Não consigo põr o boneco do dax para ilustrar melhor este o meu pensamento. Portanto o lugar certo é no curto e não no longo.
Bons negócios.
Jobeta

por MozHawk » 14/9/2004 18:48

Errata:

Onde se lê "Bom, perante o actual quadro corro sérios riscos de ter que fechar posições a perder uns bons % ou então aguardar por uma possível retracção atendendo ao estado aquecido em que o índice começa a apresentar.", o em está a mais...

Um abraço,

MozHawk

por MozHawk » 14/9/2004 18:45

E não é que é mesmo falível!? Enfim...

Ora bem, olhando para isto e para o que têm sido estas sessões digamos que em vez de rumar para as Antilhas optei por me aproximar do Ivan. E deste modo, lá dupliquei a minha exposição curta em DAX ontem na zona dos 393x.

No diário, as minhas considerações apresentadas neste tópico falharam completamente. A forte subida de ontem apanhou-me desprevenido. O MACD arrancou quebrando em alta a LTD que tinha referido invalidando as considerações anteriores, o RSI lá subiu claramente acima dos 60 e o OEstocástico inverteu em alta para se encontrar em sobrecompra.

E agora?

Bom, perante o actual quadro corro sérios riscos de ter que fechar posições a perder uns bons % ou então aguardar por uma possível retracção atendendo ao estado aquecido em que o índice começa a apresentar.

A acalentar alguma expectativa que "isto" ainda pode mudar está o gráfico mensal do DAX. Desenhei uma LTDlp iniciada nos máximos do ano 2000. Embora discutível, ainda esbocei uma outra que não aparece no gráfico, com mais "toques" e que no fundo daria praticamente no mesmo. As conclusões que retiro é que podemos estar a testar a tendência dominante de longo-prazo podendo o índice retrair e ir ao encontro das posições que mantenho em aberto, romper em alta podendo dar início a um novo bull ou ainda consolidar como aconteceu de 1993 a 1995. Deste modo, a acompanhar de perto o que nos reservam os próximos tempos determinando igualmente o destino das minhas posições.

Um abraço,

MozHawk
Anexos
dax-m.JPG
dax-m.JPG (45 KiB) Visualizado 1378 vezes
dax.JPG
dax.JPG (76.09 KiB) Visualizado 1364 vezes

DAX: Dreitausenddreihunderteinsundvierzig!?

por MozHawk » 9/9/2004 18:09

Mais recentemente tenho andado a acompanhar mais de perto o DAX e, como entrei curto na 2ª e na 3ª por achar que a subida estava a ser feita com pouco volume, pus-me a olhar para o gráfico e cheguei às seguintes considerações teóricas:

1. Apesar do regime "lateral" em que tem andado durante todo o ano de 2004, com uma ligeira tendência descendente, permitindo bons trades neste regime, parece-me que podemos estar nas proximidades de um movimento mais violento;

2. Acredito, neste momento, que as probabilidades do mesmo ser em baixa começam a ganhar mais peso do que no sentido contrário. A suportar esta tese os seguintes elementos:

2.1. (lol) Os máximos relativos a serem cada vez mais baixos e os mínimos idem;

2.2. Grande confusão em torno das MMEs, com particular relevância para a MME200, estando o índice com dificuldades em romper em alta e afastar-se da mesma com alguma consistência;

2.3. MACD a evidenciar uma LTDcp podendo estar em curso o 3º teste à mesma;

2.4. Quebra da formação com a projecção a apontar para a zona provável dos 3340+.

No curto-prazo, temos um MACD ainda bullish mas já em convergência, um RSI a ter dificuldades na zona 60+ e o Oscilador Estocástico a dar já sinal de saída depois de ter estado em sobrecompra.

Adicionando a estes dados todos, no gráfico diário, o facto das MMEs estarem todas, depois de muitos meses, "umas em cima das outras" com a cotação em cima delas todas - passe a linguagem... A MME200 está em lateralização depois de ter andado em bull mode durante muitos meses, com os prazos mais curtos a darem de si convergindo em direcção à primeira.

Olhando para os prazos maiores, assistimos a um DAX que no semanal apresenta um RSI abaixo dos 50, mas marginalmente apenas, um MACD bearish desde a 2ª quinzena de Fevereiro deste ano e um Oscilador Estocástico em sobrecompra.

A não ser que algo de extraordinário aconteça, perante o actual cenário dos indicadores, MMEs e cotação, parece-me realmente que o sul será o destino. Se os 3822 não suportarem o índice com a progressiva degradação técnica dos indicadores, claramente que as quedas terão tendência para acelerarem. Claro que tudo é falível...

Fica o gráfico.

Um abraço,

MozHawk
Anexos
dax.JPG
dax.JPG (66.65 KiB) Visualizado 1493 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Santanderes e 137 visitantes