Noticias de 20 de Setembro de 2004
EUA fecham em queda
20-9-2004 21:6
As bolsas nova iorquinas fecharam em baixa, à medida que a Colgate-Palmolive e a Unilever reduziram as estimativas de lucro, reforçando os receios de que o crescimento dos ganhos esteja a abrandar numa altura em que as despesas com os empréstimos estão em vias de ser aumentadas.
Espera-se que a Reserva Federal eleve as taxas de juro amanhã pela terceira vez este ano e que assinale planos para mais aumentos.
A Colgate-Palmolive caiu 11,23 por cento. A companhia disse que os resultados vão ser entre os 57 e os 59 cêntimos por acção no terceiro e quarto trimestres. Estes valores foram justificados devido às despesas com o marketing.
A Unilever deslizou 5,19 por cento, após ter reduzido o seu lucro anual, com as vendas a descerem pelo segundo trimestre consecutivo.
A Altria Group Inc. liderou as decidas das cigarreiras. O governo norte-americano está a pedir a um juiz para ordenar a cinco tabaqueiras, incluindo a Philip Morris USA, uma multa sem precedentes de 280 mil milhões de dólares em lucros, invocando um processo desonesto no qual a indústria não levou condenação alguma. A empresa recuou 2,89 por cento.
O Dow Jones fechou a perder 0,77 por cento e o Nasdaq a descer 0,11 por cento.
BolsaPt.com
Europa fecha em baixa; Unilever recua com baixa de estimativas para o ano
20-9-2004 18:10
Os mercados norte-americanos fecham em terreno negativo, liderados pelas companhias de alimentação e bebidas, depois da Unilever ter reduzido as suas estimativas de lucro para o ano inteiro. Esta recuou 4,3 por cento.
A Danone deslizou 1,4 por cento e a Cadbury retraiu 1 por cento.
Os títulos relacionados com a energia desceram, à medida que o preço do petróleo subiu até atingir um novo máximo desde há quatro semanas. A Yukos disse que vão cortar o fornecimento da maior companhia de petróleo na China, elevando os receios de que essa decisão de propague a outros compradores.
Assim, a BP Plc. subiu 1,7 por cento e a Shell avançou 1,2 por cento.
Os principais índices europeus fecharam no vermelho. O MIB deslizou 0,11 por cento; o FTSE perdeu 0,25 por cento; o Dax recuou 0,26 por cento; o Ibex caiu 0,39 por cento; e o CAC tombou 0,60 por cento.
BolsaPt.com
Petróleo desce após ter atingido novo máximo
20-9-2004 17:33
O preço do petróleo cai, depois de ter atingido um novo máximo, com a russa Yukos a cortar o fornecimento à maior empresa da China, por causa do não pagamento dos serviços ferroviários.
No entanto, a matéria-prima agora inverteu tendência e segue a cair 0,24 por cento. O contrato no IPE-Brent para Outubro segue nos 42.35 dólares por barril.
BolsaPt.com
Euro desvaloriza na expectativa que FED suba taxas de juro
20-9-2004 17:11
O euro desvaloriza 0,18 por cento face à sua congénere norte-americana, devido às expectativas de que a Reserva Federal vá levantar as taxas de juro e assinalar planos para mais aumentos.
O euro segue a transaccionar-se nos 1.2164 dólares por euro.
BolsaPt.com
Lisboa fecha positiva não acompanhando Europa
20-9-2004 16:47
O mercado financeiro nacional encerra este início de semana optimista, surpreendendo ao inverter a tendência negativa. O sentimento pessimista europeu e norte-americano não conseguiu impedir os ganhos ligeiros da bolsa nacional. O dia foi marcado pela nova subida do preço do petróleo que atingiu um novo máximo. O PSI-20 somou 0,05 por cento para os 7330.57 pontos.
A EDP e a Portugal Telecom penalizaram o índice de referência nacional todo o dia, mas a eléctrica fechou a ganhar 0,42 por cento e a telefónica a recuar 0,80 por cento. O BCP manteve-se estável nos 1.79 euros por acção.
No grupo Sonae a tendência foi mista, com a Sonae SGPS a aumentar 1,12 por cento, reagindo à notícia de que os 25 por cento que possuía da Portucel foram vendidos à Semapa pela CGD e pelo BES. A Semapa avançou 0,26 por cento. A Sonaecom recuou 0,92 por cento.
Na restante banca, o BPI somou 1,01 por cento e o BES permaneceu estável nos 13.50 euros por acção. A instituição recuperou 142 milhões de euros que tinha perdido numa fraude praticada em Miami, por três empresários, os quais agora foram condenados a penas de prisão.
Fora do PSI-20 o destaque foi para a Fisipe que retraiu 3,51 por cento. A subsidiária espanhola vai ter que pagar uma indemnização que pode ir até aos 30 milhões de euros aos seus funcionários, por ter despedido trabalhadores em Barcelona. A empresa já pediu a abertura de falência daquela filial.
BolsaPt.com
EUA abrem em queda; Colgate e PMC descem
20-9-2004 14:31
Os mercados norte-americanos abrem no vermelho, depois da Colgate-Palmolive Co. ter reduzido as suas estimativas de lucro e a PMC-Sierra Inc. ter diminuído as suas previsões de vendas.
Os futuros também caíram, à medida que os preços do petróleo subiram para um máximo de há quatro semanas, reforçando os receios de que os elevados custos da energia vão prejudicar os ganhos das empresas. Os investidores aguardam ainda o possível aumento das taxas de juro previsto para amanhã, elevando as despesas com os empréstimos.
A Colgate-Palmolive cai 10,64 por cento. A companhia disse que o seu lucro do primeiro semestre vai ser menor do que era esperado, devido às elevadas despesas com o marketing.
A PMC-Sierra recua 3,70 por cento, após ter anunciado que a pouca procura proveniente dos provedores de serviços de Internet asiáticos, está a prejudicar as suas vendas. A empresa diminuiu a sua estimativa de receita para o terceiro trimestre entre os 71 e os 73 milhões.
O Citigroup Inc. tomba 1,90 por cento. A Merrill Lynch & Co. reduziu a sua recomendação de compra para a instituição, alegando abrandamento no crescimento, depois do banco ter sido ordenado pelas autoridades de serviços financeiros japoneses para fechar o seu banco privado.
A Pfizer Inc. diminui 1,26 por cento. A recomendação de compra das suas acções foi reduzida pela Morgan Stanley.
A Medarex Inc. avança 20,06 por cento, depois da Pfizer ter acordado comprar cerca de 30 milhões de dólares do seu stock.
O Dow Jones segue a perder 0,51 por cento e o Nasdaq a descer 0,29 por cento.
BolsaPt.com
Lucro de 3º trimestre da Lennar sobe em 12%
20-9-2004 19:6
A Lennar Corp. disse que registou o crescimento mais pequeno em nove trimestres, devido aos furacões que têm vindo a assolar a Florida, os quais têm causado atrasos nas entregas.
Assim, o lucro de terceiro trimestre da empresa subiu 12 por cento para 225.2 milhões, ou 1,36 dólares por acção, de 201.6 milhões, ou 1.21 dólares por acção, do ano passado.
As vendas do mês passado foram prejudicadas, depois dos furacões Charley e Frances atrasaram alguns carregamentos na Florida. As encomendas também foram afectadas.
BolsaPt.com
Resultado da Nike aumenta no 1º semestre até 25%
20-9-2004 18:47
A Nike Inc. disse que o seu lucro de primeiro trimestre subiu 25 por cento, à medida que a procura pelos ténis de corrida Shox e os ténis Converse abasteceram as vendas nos EUA.
O resultado líquido bateu as estimativas dos analistas, subindo para 326.8 milhões de 261.2 milhões do ano anterior.
BolsaPt.com
20-9-2004 18:47
A Nike Inc. disse que o seu lucro de primeiro trimestre subiu 25 por cento, à medida que a procura pelos ténis de corrida Shox e os ténis Converse abasteceram as vendas nos EUA.
O resultado líquido bateu as estimativas dos analistas, subindo para 326.8 milhões de 261.2 milhões do ano anterior.
BolsaPt.com
Citigroup emprestou à Parmalat 81ME
20-9-2004 18:26
O Citigroup Inc. emprestou 81,2 milhões de euros à Parmalat Finaziaria SpA no ano antes do seu colapso. Na altura o presidente da companhia Enriço Bondi alega que a instituição financeira estava ciente da situação financeira da empresa.
O empréstimo tardio pode vir a enfraquecer as alegações do presidente da Parmalat num tribunal norte-americano, de que o banco estava ao corrente de que o diário estava a esconder a dívida.
BolsaPt.com
Gás Natural vai terminar a compra de 35% da DEPA nos próximos 2 meses
20-9-2004 15:41
O director geral das actividades internacionais de Gás Natural, Alberto Toca, assinalou que o grupo espera terminar a compra de 35 por cento da empresa de gás estatal Depa nos próximos dois meses.
Do mesmo modo, diz que espera diferenças significativas entre o acordo definitivo e os termos provisórios acordados em Fevereiro, quando o grupo anunciou a compra da posição por 285 milhões de euros.
BolsaPt.com
Gás Natural espera ter 700.000 clientes italianos até 2008
20-9-2004 15:23
A Gás Natural espera aumentar a sua base de clientes italianos até 700.000 até ao ano de 2008, através de compras e devido à sua habitual estratégia comercial, declarou Alberto Toca, director geral da área Internacional.
A empresa referiu que se encontra “em conversações com várias companhias em Itália, de modo a podermos adquiri-las”.
BolsaPt.com
Estimativas de lucro da Colgate-Palmolive descem
20-9-2004 15:1
A Colgate-Palmolive anunciou uma baixa nas suas estimativas de lucro para o terceiro e quarto trimestre, alegando elevados gastos com o marketing.
A companhia espera ter um resultado entre os 57 e os 59 cêntimos por acção para o terceiro e quarto trimestre, abaixo dos 67 a 68 cêntimos por acção estimados pelos analistas.
BolsaPt.com
20-9-2004 15:1
A Colgate-Palmolive anunciou uma baixa nas suas estimativas de lucro para o terceiro e quarto trimestre, alegando elevados gastos com o marketing.
A companhia espera ter um resultado entre os 57 e os 59 cêntimos por acção para o terceiro e quarto trimestre, abaixo dos 67 a 68 cêntimos por acção estimados pelos analistas.
BolsaPt.com
Total estuda investimento na Rússia
20-9-2004 13:31
A Total, a terceira maior petrolífera da Europa, revelou que está em conversações sobre o possível investimento num produtor de petróleo russo.
O presidente executivo da empresa, que visitou Moscovo no final da semana passada, fez saber que a Total tem planos de investimento no país.
A empresa vai investir cerca de mil milhões de dólares por uma participação minoritária num pequeno negócio de petróleo russo, segundo o jornal francês “Les Echos”.
Recorde-se que este ano a Rússia superou a Arábia Saudita que era o maior produtor de petróleo do mundo.
BolsaPt.com
Via Net.Works Portugal cria novo serviço de internet banda larga
20-9-2004 20:13
A Via Net.Works Portugal criou um novo serviço de Internet de banda larga dirigido especialmente para empresas, o Via xDSL Pró, divulgou a companhia em comunicado.
Segundo explicações da empresa o Via xDSL Pró “é um serviço de acesso à Internet em banda larga, indicado para pequenas e médias empresas, que exigem elevados níveis de qualidade de serviço, para além de tráfego (nacional e internacional) e tempo de utilização ilimitados”.
BolsaPt.com
Loures vai ter novo centro comercial da Sonae Imobiliária
20-9-2004 19:49
A Sonae Imobiliária apresentou hoje o seu novo projecto onde vai investir 66 milhões de euros e que vai criar perto de mil novos postos de trabalho. A aposta chama-se LoureShopping e é um novo centro comercial com inauguração prevista para o Outono de 2005.
O centro vai ter 106 lojas, incluindo um hipermercado Continente e cinemas da Castelo Lopes, 25 restaurantes e um parque de estacionamento com capacidade para 2.100 lugares.
BolsaPt.com
ONI centra-se na Internet de banda larga e investe 20 ME
20-9-2004 19:28
A ONI pretende investir na Internet de banda larga/rede fixa, lançando novos produtos e para tal disponibilizou cerca de 20 milhões de euros para infra-estruturas e marketing, anunciou o presidente da empresa em conferência de imprensa.
Com estas apostas a companhia quer “libertar os consumidores da assinatura telefónica da PT” alargando a cobertura a todo o país e não só às áreas onde a PT chega.
BolsaPt.com
Empresários condenados a restituir 142 ME ao BES por fraude em Miami
20-9-2004 16:17
O Banco Espírito Santo recuperou 142 milhões de euros que três empresários haviam burlado em Miami. Os burlões foram condenados a penas de prisão por fraude à sucursal da instituição.
Um dos empresários envolvidos na fraude e director de uma joint-venture entre o banco e o grupo empresarial Bankest, obteve 12 anos e meio de prisão, enquanto os outros dois foram condenados apenas a nove e cinco anos de prisão.
Para além dos anos de prisão os empresários foram também obrigados a restituir ao BES o montante da fraude.
BolsaPt.com
20-9-2004 16:17
O Banco Espírito Santo recuperou 142 milhões de euros que três empresários haviam burlado em Miami. Os burlões foram condenados a penas de prisão por fraude à sucursal da instituição.
Um dos empresários envolvidos na fraude e director de uma joint-venture entre o banco e o grupo empresarial Bankest, obteve 12 anos e meio de prisão, enquanto os outros dois foram condenados apenas a nove e cinco anos de prisão.
Para além dos anos de prisão os empresários foram também obrigados a restituir ao BES o montante da fraude.
BolsaPt.com
INE: Preços na Industria sobem 4% em Agosto
20-9-2004 15:58
A produção industrial registou em Agosto um aumento de cerca de 4 por cento nos seus preços em comparação com um período semelhante de 2003. No ano passado o crescimento tinha sido de 4,2 por cento, ou seja, houve uma queda de 0,2 pontos percentuais, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em relação a Julho, a variação mensal foi de 0,1 por cento, isto é uma redução de 0,4 por cento relativamente com o mês anterior.
Os sectores que verificaram mais subida foram as divisões de Fabricação de coque, produtos petrolíferos refinados e tratamento de combustível nuclear, a de Fabricação de Produtos Químicos e a Divisão de Fabricação de máquinas e de equipamentos.
BolsaPt.com
Fisipe tem de pagar 30 milhões de indemnizações a trabalhadores
20-9-2004 13:59
O Tribunal de Barcelona, condenou a Fisipe a pagar uma indemnização que pode atingir os 30 milhões de euros, devido ao despedimento de trabalhadores numa fabrica da empresa portuguesa na mesma cidade espanhola.
A Fisipe, empresa de fibras sintéticas de Portugal, reduziu 59 efectivos na unidade de Barcelona e 30 no Lavradio em 2001. a 21 de Maio deste ano, a empresa pediu às autoridades catalãs, a declaração de falência da sua participada Fisipe Barcelona.
Em comunicado hoje emitido a empresa refere que vai recorrer de recurso da decisão do Tribunal de Barcelona, adiantando ainda que está a tentar chegar a acordo com os sindicatos.
BolsaPt.com
Ministro afirma que novas tarifas dos transportes públicos deverão ser decididas hoje
20-9-2004 13:47
O ministro das Obras Públicas, Transportes e comunicações, António Mexia, afirmou que a actualização das tarifas dos transportes públicos para o próximo trimestre, a entrar em vigor a partir de Outubro, deverá ser decidida esta segunda-feira.
O anúncio foi feito à margem do Congresso Internacional sobre Engenharia Costeira, a decorrer em Lisboa.
António Mexia afirmou ainda que esta será uma decisão conjunta do Governo.
No entanto, o ministro não adiantou qual será a variação nos preços, admitindo apenas um aumento devido a tendência registada no preço do petróleo.
BolsaPt.com
20-9-2004 13:47
O ministro das Obras Públicas, Transportes e comunicações, António Mexia, afirmou que a actualização das tarifas dos transportes públicos para o próximo trimestre, a entrar em vigor a partir de Outubro, deverá ser decidida esta segunda-feira.
O anúncio foi feito à margem do Congresso Internacional sobre Engenharia Costeira, a decorrer em Lisboa.
António Mexia afirmou ainda que esta será uma decisão conjunta do Governo.
No entanto, o ministro não adiantou qual será a variação nos preços, admitindo apenas um aumento devido a tendência registada no preço do petróleo.
BolsaPt.com
Mazda inaugura no Porto novas instalações no valor de 1,25 milhões
20-9-2004 13:16
A Mazda Portugal vai inaugurar novas instalações em Santa Maria da Feira, no Porto, através do concessionário Martins de Sá & Irmão., correspondendo a um investimento de 1,25 milhões de euros.
O novo espaço dispõe de uma área total de 3,000 m2, dos quais 1,700 m2 são cobertos.
A inauguração oficial está prevista para o dia 25 de Setembro.
Recorde-se que as vendas da Mazda em Portugal voltaram a aumentar no mês de Agosto, na ordem dos 14,4 por cento, face ao mês anterior, enquanto que em termos anuais, nos primeiros oito meses do ano, a marca cresceu 44,2 por cento em comparação com igual período do ano anterior.
BolsaPt.com
Lucros da Christian Dior sobem 59%
20-9-2004 12:21
Os lucros da Christian Dior aumentaram 59 por cento no primeiro semestre, com a subida da procura pelos artigos de moda mais caros e acessórios nos Estados Unidos e na Ásia.
A empresa que controla a maior fabricante de bens de luxo LVMH registou resultados líquidos que ascenderam aos 157 milhões de euros no semestre de referência, face aos 99 milhões de euros apresentados em igual período do ano anterior.
Os lucros operacionais da empresa cresceram 37 por cento para os 1,01 mil milhões de euros.
A Christian Dior espera um crescimento significativo nos lucros operacionais deste ano.
BolsaPt.com
Portugal: Entre os países da UE é o que mais imposto sobre o tabaco paga
20-9-2004 12:59
Com uma carga fiscal de 77,69 por cento, Portugal é o quinto país da União Europeia que mais penaliza o consumo de tabaco.
Excluindo os países do alargamento mais recente da UE Portugal passaria a ser o terceiro da lista, com o agravamento fiscal previsto no Orçamento de Estado.
Segundo fonte oficial do Ministério das Finanças o agravamento fiscal irá recair sobre este bem, sendo mais acentuada no próximo Orçamento de Estado, quando comparado com os anos anteriores.
Especialistas do sector recordam que os agravamentos no imposto sobre o tabaco têm sido norma nos últimos anos, com a agravante de se situarem sempre acima da inflação.
BolsaPt.com
Autoridade da Concorrência defende que os preços dos combustíveis sejam afixados à entrada das auto-estradas
20-9-2004 12:42
A Autoridade da Concorrência quer tornar obrigatória a fixação, á entrada das auto-estradas, dos preços dos combustíveis praticados nos postos existentes ao longo dos percursos, segundo o “Jornal de Notícias”.
A medida, já utilizada noutros países da União Europeia, vai ser sugerida ao Governo até ao final do mês e está integrada num pacote de recomendações que a entidade vai efectuar, com o objectivo de aumentar a eficiência da liberalização.
O pacote de recomendações inclui ainda a sugestão de abertura de mais postos de combustíveis junto a grandes superfícies.
BolsaPt.com
20-9-2004 12:42
A Autoridade da Concorrência quer tornar obrigatória a fixação, á entrada das auto-estradas, dos preços dos combustíveis praticados nos postos existentes ao longo dos percursos, segundo o “Jornal de Notícias”.
A medida, já utilizada noutros países da União Europeia, vai ser sugerida ao Governo até ao final do mês e está integrada num pacote de recomendações que a entidade vai efectuar, com o objectivo de aumentar a eficiência da liberalização.
O pacote de recomendações inclui ainda a sugestão de abertura de mais postos de combustíveis junto a grandes superfícies.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: goncaladas, Google [Bot] e 90 visitantes