Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Primeiro Investimento...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Maestro_Ba » 20/9/2004 17:10

Fiz uma confusão... Pensei que esse "recalcamento" fosse alguma expressão de análise técnica... :lol:
O significado da palavra já o sabia, mas obrigado por me relembrares a Psicologia do 12º ano! :wink:

Obrigado.
Maestro_Ba

Re: Maestro_Ba

por infestacion » 20/9/2004 16:46

Maesro_ba,

recalcamento

s. m.,
acto ou efeito de recalcar;
termo empregado por Freud, e muito utilizado em Psicologia, que significa o mecanismo de defesa pelo qual as ideias, as lembranças ou os sentimentos penosos são repelidos da consciência, podendo permanecer activos num plano inconsciente e originar comportamentos desadaptados;
censura.

A ajuda fornecida no site da Big é de vital importância.
"If only it weren't for the people, goddamned people, [...]
always getting tangled up in the machinery, [...] earth would be
a paradise"

Registado: 3/3/2004 21:12

por Maestro_Ba » 20/9/2004 16:32

infestacion,

Que é isso de recalcamento? Podias explicar melhor? Não sei o que é... :oops:
Já agora, falando do Imposto de mais valias...
Podem ver este tópico que criei, para ver se me sabem esclarecer as minhas dúvidas?

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=31200

Obrigado!
Maestro_Ba

Outra coisa

por infestacion » 20/9/2004 15:38

A questão da volatilidade também se põe.

Pessoalmente não gosto de acções com pouca volatilidade, Small Caps. Aliás detesto é com certeza um recalcamento (Ainda me lembro de Comprar Sonae Industria a dois contos e novecentos 2.900$)mas se fosse eu evitava-as a todo o custo.

Assim sendo do PSI-20 sobram poucas.

De facto com pouco capital é muito difícil conseguir boas rentabilidades. Nesse caso as comissões cobradas têm uma importante fatia dos lucros.

Não esquecer também do Imposto sobre mais valias.
a paradise"

Re: Primeiro Investimento...

por MarcoAntonio » 20/9/2004 15:05

TMS Escreveu:Como é facil de notar sou novato por ca e gostava que dessem as vossas opiniões sobre quanto julgam ser o montante minimo para se iniciar uma carteira.

Ora bem, o montante mínimo depende da sua situação financeira. O montante deverá ser um que caso perca todo ou a maior parte (deve prever essa possibilidade se é inexperiente) não lhe faça mossa.

Mas também não deve exagerar com um valor demasiado baixo pois isso dificulta bastante as coisas: não lhe permite um mínimo de diversificação e tem desvantagens no peso das comissões e taxas de bolsa em cada trade.

No mínimo dos mínimos eu aconselharía qq coisa como 2000€ mas se tiver possibilidade de tentar com mais. Por exemplo, se 5 ou 10.000€ não for para si um valor significativo - isto depende muito das finanças de cada um - é bem capaz de ser um valor mais interessante para poder ser mais versátil.

Tentando exemplificar: se em condições normais é capaz de colocar 50 ou 100.000€ no mercado então pode começar com 5 ou 10.000€.

Mas se em condições normais não colocaría mais de 5, 10.000€ ou 20.000€ no mercado então deve começar com algo como 2.000€ ou por aí...

TMS Escreveu:E já agora qual o instrumento financeiro que aconselham para um inicio de investimento e porquê?

Para começar, acções claro. E do mercado nacional. Porquê: pela proximidade e acesso à informação, pelo acesso a comissões mais atraentes (para um português), por ser um mercado ligeiramente menos volátil e por não haver risco cambial envolvido o que simplifica as coisas.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Tiger » 20/9/2004 14:20

Também concordo que, para começar é preferível acções e dentro daquelas que integram o PSI-20.

É muito importante simular durante algum tempo (com uma carteira virtual...) antes de começar a investir, porque a aprendizagem é longa (e por vezes dolorosa para a carteira...). Experimente durante alguns meses e vai ver que vale a pena.

E acima de tudo, é importante não tomar decisões precipitadas...

Boa sorte e bons investimentos...
Tiger

______________________________________________________________________________________________________

Registado: 18/6/2004 15:14

por TMS » 20/9/2004 13:51

Caro infestacion,

Muito Obrigado pela sua opinião.
Continuo à espera de mais opiniões do resto dos "foristas".
Se não for pedir de mais podiam dizer como começaram a investir na bolsa.

Obrigado a todos

Cumprimentos
TMS

Registado: 20/8/2004 1:05

Benvindo

por infestacion » 20/9/2004 0:51

Deixe que lhe diga um primeiro concelho:
Invista somente o capital que acha que num futuro próximo não irá necessitar. Visto que no Longo prazo Investir na bolsa compensa sempre, (Dividendos etc...)
quanto julgam ser o montante mínimo para se iniciar uma carteira.

Eu pessoalmente aconselho o investimento de uma pequena quantia inicial e depois ir aumentando. Por exemplo a quantia minima exigida por uma qualquer corrector On-line. Tipicamente 500€ ou 1000€

E já agora qual o instrumento financeiro que aconselham para um inicio de investimento e porquê?

Instrumento financeiro? Não percebi bem a sua pergunta. Mas creio que se refere a escolher entre Acções, Fundos, Opções, Warrants etc...

Neste caso terá que ser o próprio a escolher, consoante um perfil de risco que mais o agradar.
Por Exemplo, As Acções têm um risco muito superior aos fundos, mas a potencial rentabilidade também será maior.

No meu caso comecei com acções, e desde então sou um viciado na adrenalina provocada pela bolsa.

Um ultimo e muito importante concelho:
Depois de ter pensado, estudado e reflectido qual a acção que ira comprar, faça-o num simulador, até pode ser no Excel mas não se esqueça das comissões.
Assim poderá corrigir alguns erros de principiante antes de os realmente os cometer. (Coisa que eu estupidamente não fiz:oops: ).

Ao fim de alguns mesitos está pronto de Iniciar a sua actividade de Investidor.

Espero ter-lhe tirado todas as dúvidas, qualquer coisa não hesite em perguntar.

Boa Sorte e Bons negócios
[ ]
a paradise"

Primeiro Investimento...

por TMS » 20/9/2004 0:19

Como é facil de notar sou novato por ca e gostava que dessem as vossas opiniões sobre quanto julgam ser o montante minimo para se iniciar uma carteira.

E já agora qual o instrumento financeiro que aconselham para um inicio de investimento e porquê?

Cumprimentos
TMS

Registado: 20/8/2004 1:05

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], goncaladas, PMP69, Àlvaro e 98 visitantes