Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Funcionários Públicos ganham ......

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Incognitus » 23/9/2004 8:44

O Facto de um gestor de topo nas maiores empresas ganhar essas somas não quer dizer nada, pois a média é fortemente inferior, e de resto o capitalismo está a falhar redondamente no que paga às camadas mais altas das empresas, em virtude de uma série de conflitos de interesses.

As empresas como um agregado não são mais eficientes por se praticarem remunerações no topo de 100 ou 1000 vezes maiores do que no fundo da pirâmide, e são brutais os números de exemplos (evidenciados no mercado de capitais) em que precisamente os mais bem pagos gestores são os que mais asneiras fazem.

Olha que eu sou um brutal defensor do capitalismo selvagem, e ainda assim acredito no que disse acima. Os ordenados dos políticos não são baixos demais, nem se está a perder qualidade nos políticos por o serem. Aliás, as remunereções possíveis na carreira política estão é a atrair muita escória, e possivelmente se fossem mais baixos atrairiam maior qualidade, nomeadamente entre quem fizesse o serviço público numa óptica de missão em vez de querer com ele lucrar (a óptica presente, que qualquer pessoa que conheça até os proto-políticos das associações de estudantes facilmente identifica).
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

por Jim Beam » 23/9/2004 8:31

Incognitus Escreveu:A tese da classe política ser mal paga é um mito, pois a classe política está quase toda empregada no Estado, e o Estado segundo os últimos estudos está a pagar mais de 40% acima da média do sector privado, ou seja, a classe política trabalha para um "sector" que paga acima da média, MELHOR que a média, e portanto, se eles estiverem mal pagos isso só significa que os restantes esao ainda pior.

Carissimo, não quero de forma alguma desdizê-lo, nem tão pouco gerar polémica, mas o problema deste país é basicamente este: um bom gestor de topo ganha em empresas privadas (multinacionais e não só) algures entre os 25.000 Euros e os 50.000 Euros por mês. Ora é fácil estabelecer uma relação eficácia/vencimento e perceber que a pagar 5.000 Euros ou mesmo 10.000 Euros por mês não se conseguem os melhores gestores. Bem sei que falamos de politicos, mas parece-me que que não há "politicos privados" portanto presumo que esteja a falar de cargos de gestão...
Eu pergunto a mim mesmo como é possível um primeiro-ministro ganhar tão pouco e exigirem tanto dele... sim porque em comparação ele supostamente gere um país e há quem gira apenas uma empresa e ganhe quatro ou cinco vezes mais...
Com os cargos de gestão públicos ocupados por gestores medíocres, este país tem sérias dificuldades em aumentar a sua produtividade, como é óbvio... eu penso que a culpa não é do funcionário público (trabalhador final) mas sim da forma como a administração pública é gerida (desde o topo).

P.S.-> Se querem ganhar mais façam mas é bons negócios por aqui na bolsa e esqueçam o trabalho... :mrgreen:

Registado: 20/7/2004 20:24

por Incognitus » 23/9/2004 7:45

A tese da classe política ser mal paga é um mito, pois a classe política está quase toda empregada no Estado, e o Estado segundo os últimos estudos está a pagar mais de 40% acima da média do sector privado, ou seja, a classe política trabalha para um "sector" que paga acima da média, MELHOR que a média, e portanto, se eles estiverem mal pagos isso só significa que os restantes esao ainda pior.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

por Visitante » 23/9/2004 6:50

Elites??????? Era bom que fosse!!!! Na realidade quem governa o país não são as pessoas de elite. Refiro-me ao termo elite como pessoas altamente qualificadas e intelectualmente inteligentes.

Infelizmente a realidade é bem outra e de ano para ano, governo para governo, a classe política é cada vez pior, e nada tem a ver com elite.A verdadeira elite refugia-se em empregos bem pagos em empresas privadas, sem terem de confrontar-se diariamente com demagogias, hiprocisias ou com o seu bom nome arrastado na lama. Sejamos honestos, a classe politica é mal paga, mal vista e por isso temos os politicos que temos. O desenvolvimento passa também por uma profunda revolução do sistema politico!!!

Relativamente aos funcionarios publicos, sem duvida que o marco antonio tem toda a razão, mas atenção para termos qualidade (seja nas empresas publicas seja nos proprios ministerios) temos de pagar bem!! Não contesto os elevados salarios pagos a alguns presidentes de empresas publicas, contesto sim o elevado nº de chefias (enquadramento) que existem. Infelizmente conheço uma empresa publica (nao posso referir nome por questoes deontologicas) em que o nº de chefias atinge a proporção de 3/10 isto é em cada 10, 3 são chefias!!!

Digam-me lá se isto pode estar correcto!!!

Mas mais grave é o facto de essas chefias serem extremamente bem pagas e nada ou pouco fazerem para corrigir os desequilibrios da empresa!

O que se exige ao estado é uma correcta adequação dos seus recursos, sejam eles monetarios, fisicos, ou humanos.
Visitante

Discrepâncias salariais

por Col » 20/9/2004 3:38

[quote="Anonymous"]Col, a isso chama-se misturar alhos com bugalhos.
Caro visitante, a propósito do seu comentário ao meu post, diga-me se será normal que em qualquer empresa, 8,50% dos trabalhadores absorvam 45% da massa salarial, enquanto 91,50% auferem os restantes 55%?, se isto para si è normal para mim è escandaloso, também lhe digo que confundiu massa salarial c/ lucros derivados do investimento, esses são recebidos como dividendos e também me parece que desconhece que uma taxa elevada de desemprego, è limitadora da mobilidade de assalariados, situação que è aproveitada por alguns empresários, digo abutres, para não pagarem um salário consonante com a produção gerada pelos mesmos.
M. cumprimentos
Col

por artista_ » 19/9/2004 18:01

Já agora, vi o Director do Diário Económico defender o Dr. Mira Amaral e dizer que a sua reforma é plenamente justa e que ele fez muito pelo país, e que muita gente, incluíndo o primeiro ministro e o ministro das finanças, tinham sido muito desilegantes pela forma com se referiram à sua reforma de módicos 18000€/mês!!!!

Apanhei a entrevista no fim, nem sei quem é o rapaz(aparentava não ter mais de 30 anos), apenas ainda ouvi dizer que era o director do DE... Pela pinta é mais um daqueles "meninos" que está ali porque arranjou uma boa cunha e acha normal estas coisas, porque ele próprio sempre ganhou muito (e nem se imagina a ganhar pouco) e nem faz idéia do que são pessoas que vivem com salários de 1000€ por mês, muito menos com pensões ridículas... é outro mundo!!

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 19/9/2004 17:52

Não vi a entrevista do Ministro Bagão Félix toda e não o vi dizer que a média dos vencimentos dos funcionários públicos é de 1800€!! se o disse prova, mais uma vez, que o seu discurso é completamente demagógico (não querendo usar uma palavra muito forte) pois se retirasse os vencimentos dos cargos políticos dos "seus amigos" ministros, secretários de estado, e demais nomeações políticas, ficariamos com uma média a rondar os 600 euros!!!!

Mas mais uma vez ele utiliza números e médias para enganar o zé povinho, que cai tão facilmente nestas armadilhas... até conseguem que se virem um contra os outros, público/privado, desviando assim as atenções daquilo que realmente faz a diferença:

1- A produtividade é baixa porque os cargos nomeados por eles não produzem, ou produzem pouco, e o zé que se esfarrape a trabalhar...

2- Os gastos com salários públicos são grandes porque os "seus meninos" estão mal habituados e saem das universidades para um cargo qq a ganhar 3 ou 4 vezes o que outros ganham, produzindo, no máximo, metade (salvo raras e honrosas excepções)... Além disto eles e os "amigos do partido" também se habituaram ao longo da vida a ter bons ordenados e
não prescindem deles nem quando se reformam...

3- As médias de vencimentos são altas porque 10/15% dos funcionários ganham aquilo por 5 ou 10 dos outros funcionários e isso é mau sobretudo porque o único critério que faz a diferença não é a competência mas sim o nome da família...

4- Os 80/85% que ganham pouco, ou mesmo muito mal, é que se preocupa com estas questões mas em vez de ver onde está o problema atacam-se uns aos outros por migalhas com que os senhores políticos nunca se preocuparam...

E o mais engraçado é que eles se entretêm com os seus jogos políticos e até parece que estão uns contra os outros mas isso é só para enganar o povinho... depois de sairem de frente das câmaras da TV juntam-se todos e fazem grandes festas a custa do Zé... A maior parte dos políticos são familiares uns dos outros (mesmo de partidos diferentes), familiares de jornalistas de peso, e por aí fora, e isso explica muita coisa!!

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: Oficial da justiça ....

por Visitante » 18/9/2004 20:14

AC Escreveu:desculpa lá mas esqueceste-te de divulgar o teu vencimento para que os compatriotas daqui do fórum possam perceber o teu desabafo. Eu também não me importava de sair de um tribunal ás 3.00 e entrar ás 9.00 se auferisse um vencimento superior a 1000, que certamente é o valor mais baixo. Voçês apesar das horas tardias que possam atender os pressos não trabalham mais de 40h semanais, sem que para isso n possam receber horas extras.
Eu vejo esta situação desta maneira, mas se tiver errado p.f. corrija-me.

O vencimento mais baixo ronda cerca de 700-750 € mensais ilikidos, posso-lhe ainda divulgar o meu sem qq tipo de problemas, e digo-lhe k ronda os 850 € likidos já com susidio de almoço incluído.

Bolas, a nossa justiça e respectivos funcionários públicos precisam de aulas de Português

O caro visitante tem toda a razão, o portugês pode ñ ser dos melhores, mas é o k a casa gasta, e até já vi bem pior vindo de Sr.s advogados 8-).
Visitante

por Visitante » 18/9/2004 15:49

Oficial_de_Injustiça Escreveu:Ora vivam,

É curioso realmente, ver que mt gente k aki participou, a condenar os funcionários públicos, pelos vencimentos k auferem, ñ têm a minima noção realmente do k efectivamente se passa.
Falou-se nos Tribunais, e aí eu estou à vontade para responder, certamente desconhecem os ilustres participantes k os oficiais de justiça, k estejam num tribunal criminal, se tiverem o usar de receber um réu preso, às 17:00 h, arriscam-se a saír do tribunal à hora k o Digº Magistrado lhe der na cabeça, veja-se por ex.º o caso do apito dourado, cujos interrogatórios duraram até as 02:00 ou 03:00 da manhã, e perguntem ao funcionário k gramou a pastilha, se recebeu alguma compensação ($) pelas horas extras k laborou a partir das 17:00H, mais perguntem ainda se no dia seguinte às 09:00 h da manhã ele não teve k se apresentar ao serviço; este é apenas um ex.º, mas há +++, kts funcionários judiciais, por uma questão de zelo e brio profissional, saem dos seus locais de trabalho dps 20:00 e 21:00 H, e entram às 08:00, sem serem compensados por isso, dps keixam-se k n há produtividade, uma grande maioria destes profissionais da justiça oferecem gratuitamente ao estado, entre 1 e 5 horas de diárias, mas estes n.ºs o Ilustre Ministro da Justiça ñ divulga, pk será?
Infelismente tb não vou ter uma reforma = ao vencimento, mas sim de 80%, pois entrei dps de 1992, mas até aí td bem, na privada tb é +- isso.
A única coisa k ainda m vai segurando nesta área de "podridão" que é a justiça, é mm os serviços sociais, que em assistência médica, ainda são vantajosos para quem deles usufruí, td o resto, é eskecer.

Perdoem-me a extenção do desabafo.

Bolas, a nossa justiça e respectivos funcionários públicos precisam de aulas de Português :lol:
Visitante

Oficial da justiça ....

por AC » 18/9/2004 15:46

desculpa lá mas esqueceste-te de divulgar o teu vencimento para que os compatriotas daqui do fórum possam perceber o teu desabafo. Eu também não me importava de sair de um tribunal ás 3.00 e entrar ás 9.00 se auferisse um vencimento superior a 1000, que certamente é o valor mais baixo. Voçês apesar das horas tardias que possam atender os pressos não trabalham mais de 40h semanais, sem que para isso n possam receber horas extras.
Eu vejo esta situação desta maneira, mas se tiver errado p.f. corrija-me.
Mais vale um pássaro na mão que dois a voar

www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks

Registado: 12/7/2004 10:54

por Oficial_de_Injustiça » 18/9/2004 14:50

Ora vivam,

É curioso realmente, ver que mt gente k aki participou, a condenar os funcionários públicos, pelos vencimentos k auferem, ñ têm a minima noção realmente do k efectivamente se passa.
Falou-se nos Tribunais, e aí eu estou à vontade para responder, certamente desconhecem os ilustres participantes k os oficiais de justiça, k estejam num tribunal criminal, se tiverem o usar de receber um réu preso, às 17:00 h, arriscam-se a saír do tribunal à hora k o Digº Magistrado lhe der na cabeça, veja-se por ex.º o caso do apito dourado, cujos interrogatórios duraram até as 02:00 ou 03:00 da manhã, e perguntem ao funcionário k gramou a pastilha, se recebeu alguma compensação ($) pelas horas extras k laborou a partir das 17:00H, mais perguntem ainda se no dia seguinte às 09:00 h da manhã ele não teve k se apresentar ao serviço; este é apenas um ex.º, mas há +++, kts funcionários judiciais, por uma questão de zelo e brio profissional, saem dos seus locais de trabalho dps 20:00 e 21:00 H, e entram às 08:00, sem serem compensados por isso, dps keixam-se k n há produtividade, uma grande maioria destes profissionais da justiça oferecem gratuitamente ao estado, entre 1 e 5 horas de diárias, mas estes n.ºs o Ilustre Ministro da Justiça ñ divulga, pk será?
Infelismente tb não vou ter uma reforma = ao vencimento, mas sim de 80%, pois entrei dps de 1992, mas até aí td bem, na privada tb é +- isso.
A única coisa k ainda m vai segurando nesta área de "podridão" que é a justiça, é mm os serviços sociais, que em assistência médica, ainda são vantajosos para quem deles usufruí, td o resto, é eskecer.

Perdoem-me a extenção do desabafo.
Oficial_de_Injustiça

Fumcionários

por Sabepouco » 18/9/2004 14:02

Quando se diz que se ganha pouco, fala-se com dose ambiguidade, sem primeiro pensar se o país pode pagar mais. Se ganhassem na Suécia o que se hanha em Portugal então sim poder-se-ia dizer que se ganhava pouco.

As diferenças salariais são necessárias para criar estímulo na progressão da carreira.

Os funcionários tem regalias, como garantia de emprego para a vida inteira e isso deve ser contabilizado como acrescento ao salário. O Estado não despede ninguém nunca.

Concordo num plafonamento das reformas a um nível correcto, sem cortar muito.

Também concordo que não devemos esperar que o Estado dê tudo e resolva tudo. Esse é um dos entraves ao nosso desenvolvimento juntamente com a pouca confiança que temos uns nos outros e todos nos políticos.

Penso eu de que...
Sabepouco

por Visitante » 18/9/2004 14:00

Col, a isso chama-se misturar alhos com bugalhos. A questão que o funcionário da empresa tem que ponderar é se o salário que ganha está acima ou abaixo do valor de mercado para a função que desempenha e as capacidades que tem. Se o salário está abaixo, basta mudar para onde lhe paguem o valor de mercado. Se está acima, é dar graças a deus por ter um cão, um dono e uma mulher que o empregam. Até deve rezar para que possam ir mais vezes ao brasil graças ao que a empresa produz. Se a empresa produz que chegue para isso, só significa que o dono investiu numa oportunidade boa e que está a ser pago e remunerado por isso. O empregado não investiu, não correu riscos, não empatou o capital. É normal não ter o retorno do dono. Comparemos batatas com batatas e não nabos com cenouras ou alhos com bugalhos.
Visitante

Separação entre ricos e pobres

por Sabepouco » 18/9/2004 13:25

Mas pode sempre acontecer que os ricos sejam cada vez mais ricos e os pobres cada vez menos pobres. Suponha que um rico ganha 10 e passa a ganhar 15 e um pobre ganha 6 e passa a ganhar 10. Deste modo o pobre e o rico melhoraram, nada mau. É por este prisma que as coisas também devem ser vistas. Apesar da diferença ter piorado de 4 para 5, os pobres melhoraram muito.

Penso eu de que.
Sabepouco

Bom, pelo que

por Col » 18/9/2004 2:59

acabo de ler a arraia miúda tem que fazer outro 25 de Abril ou qualquer coisa parecida, para correr com esta meia duzia de mamões que tudo sugam, no sector público hà discrepâncias obscenas, mas o sector privado não è melhor, vejam só o exemplo, eu trabalho numa empresa c/ 35 trabalhadores no quadro de pessoal, 3 deles absorvem 45% da massa salarial !, um è o Administrador/proprietário o outro è a mulher, que não executa qualquer tarefa na empresa e o outro è o cão do dono (Director), enquanto hà trabalhadores que não gozam nem recebem férias hà mais de 2 anos, porque não hà pessoal nem dinheiro suficiente, mas vão de férias e trazem todas as facturas para incluir nas despesas da empresa, as últimas foram ao Brasil e rondaram os mil contos! Acham que as democracias vão suportar estes procedimentos durante muito tempo?
Col

por Pessoa 1 » 18/9/2004 1:04

Esta discussão vai longa...mas quero dar aqui + 1 achega.
Não sou funcionário público, mas trabalho para o Estado. O vencimento de entrada de 1 Técnico Superior é cerca de €1.200, atingindo no topo de carreira €3.000. O que é interessante é que quem mais ganha menos faz...pq já nada tem a ganhar em esfalfar-se pq já está no topo...e aí só espera pela reforma, que sãp 80% daquele vencimento, o que acaba por dar o mesmo líquido, pq nõ há (tantos) descontos.
Depois a contribuir para as médias (elevadas) temos os chefes que são muitos e podem ganhar desde € 2.000 a 5.000. E então os médicos? O salário de cada 1 dos 35.000 médicos em Portugal rondará os 4.000, só no SNS, fora o que tiram no privado. Um médico quando faz 1 urgência de 24 horas (que não são 24 horas de trabalho, mas sim de prevenção, para a eventualidade de...) pode ganhar uns módicos €250 extra num dia. Assim, não é de surpreender a média nos €1800, considerando isto o salári bruto. Por outro lado, o salário médio em Portugal, ronda os €800, segundo o INE, mas neste caso estão incluídos os part-time, e sabemos que nasempresas privadas, mesmo os quadros declaram €1.500 e recebem mais €1.000, ou €X.000 com kms de deslocação, ajudas de custo, viatura, etc.
Posso-vos dizer que por exemplo um delegado de informação médica pode ganhar € 20.000/ano de salário e ter + 10.000 de prémios, e + 1 ou 2 viagens, viatura para uso total, telemóvel, e + 1 seguro de saúde do melhor que existe... mas os seus chefes nem se fala.
Em 1997 1 director de 1 empresa de produção de medicamentos que conheci tinha 900 contos de salário, viatura, 1 BMW, que lhe era oferecido a cada 4 anos, em troca do pagamento do valor residual do leasing (poucas centenas de contos).
Neste país temos a mair desigualdade de toda a Europa dos 15: os 10% da população que tem maiores rendimentos, tem rendimentos, em média, 7 vezes superiores aos dos 10% memos abonados. Nos países nórdicos esses rácio é de 2,5: 1 operário pode ganhar 2.000, mas o director ganhar uns módicos 5.000, enquanto cá, contratam Ucranianos a 350 e compram casas de praia por €200.000, registando-as a €100.000, 1 bom BMW (ou Porche), ou então o Jardim gonçalves, que se recebe mais do que todos os seus trabalhadores do Millenium do distrito da Guarda :shock: :shock: :shock:
Só + 1 aspecto: em alguns colégios privados o Estado tem protocolos para que os pais nada paguem: isto é do 5º (ou do 7º) ano ao 12º, é equiparado ao ensino público, e os pais apenas pagas as actividades extracurriculares :!: Só assim se explica que os gastos na educação tenham duplicado nos últimos 8 anos,enquanto os alunos diminuiram em 30%. E o que é interessante é que eram para mudar essa lei, dado existirem (boas) escolas públicas com excesso de capacidade e subaproveitadas, mas isso não vai para a frente pq alguns governantes, entre os quais 1 secretário de estado da educação, beneficia com essa situação :evil:
Resumindo, se quem governa são (e serão) sempre as elites, elas nunca retirarão os beneícios a si próprias :( :mrgreen:

Pessoa
Pessoa 1

Aumentos salariais da F. Pública!

por Marco » 18/9/2004 0:46

Aumentos salariais da F. Pública!

Já que o Sr. Ministro das Finanças, anunciou na entrevista à RTP que os aumentos da F. Pública serão superiores a 2.2%. Vamos supor que serão 3%. Se cada 1% equivale a 50 milhões de contos por ano, então 3% seriam 150 Milhões de contos/ano.

Dadas as brutais e mesmo obscenas (parafraseando o o próprio Ministro, a propósito da reforma de Mira Amaral) descrepâncias de salários, deixo aqui uma proposta:

150 Milhões de Contos / 700 mil funcionários públicos daria cerca de 200 contos por ano a cada funcionário, ou seja 14 contos por mês.

Como o país está numa situação dificil, proponho que o estado gaste apenas metade desse valor, 75 milhões de contos e dê de aumento a cada trabalhador 10 contos mensais, nos salários até 750 contos, congelando os salários acima desse valor.

10 contos para quem ganha 70, 80, 100, 130 contos é uma pequena fortuna no fim do mês. Para quem ganha 800, 900, 1000, 1500 contos, esse montante não aquece nem arrefece.

Se houver vontade política, o Ministro Bagão Félix, poderá facilmente explicar isto aos Portugueses, que todos entenderão de forma muito fácil.

Mas isto não vos aparece demasiado óbvio!
Por que será que não irá ser assim?
Alguém percebe?
Marco

por Açor3 » 17/9/2004 23:23

Caro Vic
Muita coisa podia dizer sobre determinadas afirmações gratuitas que o senhor faz mas,enfim apenas o quero corrigir neste ponto quando o senhor afirma em dada altura « os generais,tenentes e majores », dizendo que os militares não são funcionários públicos.

Um abraço.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por Vic » 17/9/2004 21:37

Incognitus quanto a segurança no emprego isso nem se discute e na verdade isso deveria ter um preço.

Registado: 5/11/2002 1:17

Rato

por Vic » 17/9/2004 21:30

"e nas finanças.....contaram-me que têm um vencimento extra....como prémio de imparcialide e de produtividade ...."

Excelente esse premio extra de produtividade ou seja tem objectivos que a não serem cumpridos serão tirados.
Se calhar era assim que deveria funcionar toda a administração publica.

Creia ke está profundamente enganado...

por BonVivant » 17/9/2004 21:29

os ordenados mais baixos são os da administração local e mesmo esse o mais baixo ronda à volta dos 450 euros(limpezas e afins) com poucos anos de serviço...de resto tudo é superior a 500 € e creia ke existem por lá belissimos ordenados para a produção que têm...nem se fala no tempo que levam nos pequenos almoços eheheh !!!!

Cumprimentos

Registado: 10/11/2002 23:04

por Incognitus » 17/9/2004 21:27

O problema dos vencimentos do sector público já é um de conceito. O sector público oferece uma coisa que o privado não oferece: segurança.

Ora, se existe menos risco em média em ter emprego no sector público, o rendimento a auferir em média no sector público deveria ser pelo menos ligeiramente inferior ao da média do sector privado.

Não é. O último estudo que vi apontava para valores em média 40%+ superiores. Isto não faz sentido. (tb não se chegava aos valores ditos no início deste tópico).

por Vic » 17/9/2004 21:21

BonVivant ok poderei estar errado, no entanto são valores que constato,

NAs Repartições eu ate aceito que eles ganhem bem, se calhar ate ganham mal para a importancia que tem no Estado, afinal passa por eles toda a cobrança.

Isto é como na empresa onde trabalho, em que os mais bem remunerados são os vendedores, pois se não são bons, para a empresa é meio caminho para ir ao charco.

E olhe que muitos deles nem o 12 ano tem.

Agora nos CArtorios e Conservatorias o serviço é pura e simplesmente asqueroso e regra geral feito com uma arrugancia atroz.

MAs ja que tem dados é capaz de ver a media dos vencimentos do pessoal de base e o dos dirigentes????

por Cesar_Dias » 17/9/2004 21:16

Não esquecer que algumas funções ditas "inferiores" são atribuidas a empresas sub-contratadas (por exemplo limpesas, refeitórios, etc), sendo que estas pessoas não têm qualquer vinculo à função publica e logo não contam para as estatisticas.
Falo apenas do caso concreto do meu local de trabalho (uma faculdade) e pelo que tenho observado em outros locais publicos, vejo essas tarefas a cargo das mesmas empresas.

Sou funcionário publico nessa instituição com o meu contrato a ser renovado de 2 em 2 anos (se ninguem se lembrar de o não renovar)... executo funçoes que me "obrigam" a fazer horas extras, que nunca são pagas (e se fossem, seriam remuneradas a 1,50 Eur por cada hora!!!), isto porque ao longo dos ultimos 4 anos o numero de funcionários não docentes tem vindo a diminuir drasticamente. Ainda na 4ª feira passada, a minha hora de almoço ficou reduzida a uns minutos em frente a máquina de sandes porque havia prometido a um responsável de uma cadeira que o laboratório dessa mesma cadeira estaria pronto na 5ª.

E agora perguntava ao excelentissimo sr. dr. bagão felix, o que é feito dos empregos que aqui foram removidos ao longo destes anos? será que cortaram num lado para abrir noutro???

já agora o meu salário é inferior aos 1000 Eur e consequentemente muito inferior aos 1800eur de média aqui referidos

Registado: 17/3/2004 12:22

pois.....

por rato » 17/9/2004 21:14

um policia em inicio de carreira, com 2 anos, ganha 155 cts limpos.....acho que está muito longe desse valor......
As horas extras, que passa em tribunal e em serviço tipo ( ainda hoje queixou-se uma sr, vitima de crime e fiz mais 2 horas que o normal.....e essas, ninguém paga ).
podem dizer... podias ir embora e passar... a ocorrência....., só que tenho consciência .....e bom senso.
Prometem que seremos compensados com as horas extras, dando dias de folga, mas depois....não é possível porque não há pessoal e alguem tem que ir ás ocorrências.....
Deveriam saber o valor que pagam aos delegados do MP por cada serviço de 24h....até punham as mãos na cabeça....
e nas finanças.....contaram-me que têm um vencimento extra....como prémio de imparcialide e de produtividade ....
e aqueles que trabalham aos domingos...que ganham 300%....
depois pedem PSP para eventos e festas e nem isso pagam...( CM Lisboa...).
até uma m#### de subsidio de risco, não pagam......pois ser agente das forças de segurança não tem risco......
Agora vejam, um agente da PSP, ao ter que pagar alojamento e alimentação....até um cabo da tropa, ganha mais .......e a produção de ambos? sem querer tirar o valor aos militares....
Bem sei que há policias que são umas bestas, mas meus caros, em todas as profissões há bons e maus elementos....por isso, não vamos tirar estereotipos....não imaginam a vantagem para os cidadãos em ter Policias que sejam agressivos e maus.....
Metam-se fardados nos bairros de lisboa, com pesinhos de lâ e falinhas mansas, que depois vem o que lhe acontecem......e a unica maneira de manter respeito....
O problema, é depois selecccionar as pessoas de bem com quem falamos e mudar a postura....
Já pensaram quantas vezes ao dia, muda a personalidade de um agente da ordem? sim, porque estes, mesmo que não queiram, vivem os problemas das outras pessoas.....já pensaram que ainda á 5mnts andava á sapatada no bairro e depois tem que ser extremamente educado para pedir a um condutor que retire o veículo de cima do passeio? e se^falar de forma arrogante para o condutor?..dizem logo que é uma besta e só anda atras de quem trabalha....claro que se a esposa dele, viesse com um carrinho de bebe pela estrada, o condutor do veiculo, diria "o policia é uma besta e não faz um boi", porque a mulher tem que vir pela estrada enquanto o passeio é para os carros.........o apoio psicologico nem se vê, ...a reforma é com 28 anos de serviço, por ser profissão de desgaste rápido, que equivalem aos 36, de qualquer funcionário, no entanto na prática, a reforma é só aos 65 anos na PSP.....aonde é que está o desgaste rápido?... em cada 8 dias, 4 dias é em turno pós laboral( 8-18H00 )....é vergonhoso....até o meu carro tenho que utilizar para andar atras dos mitras.....se morrer em serviço, mesmo que resida em condições análogas ao do conjugue, não há indemnização.....por isso, vejam...a função publica é bem remunerada....falem-me desses que ocupam cargos á pressão ganhando fortunase certos que utilizam o estado para se servirem....
enfim, foi só um desabafo...abraço
rato

Registado: 7/11/2002 23:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: loverfoto, Luzemburg e 176 visitantes