Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Factores de Escolha de um Warrant - Agradeço Participação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por donjuan » 17/9/2004 19:35

O JAS focou algo que acho fundamental. Os warrants estão a ser mal utilizados. E em termos psicológicos são péssimos, porque os investidores têm duas manias:
- quando cai, compra mais para o preço médio
- quando está a perder, deixa em carteira qu eum dia há-de subir

E cuidado com os Turbos, porque se o comum investidor mal informado se sentir tentado ou for tentado, com as variações e potencialidades que tem, pode muito bem acabar por se dar mal.
Não são os warrants que são um mau produto. Os investidores é que os usam de uma forma tal, ou seja, alavancam-se de tal forma que, estatísticamente, haverá sempre muitos a rebentarem e alguns poucos a ganharem muito.
Isto é como as contas margem, podem dar muita asneira se os investidores as usarem quando e como quiserem. Podem haver tentações...
I love the ups and downs of the market...

Registado: 9/9/2003 11:12

Não é só conspirtação, é perseguição...

por donjuan » 17/9/2004 19:28

Por favor homemdoswarrants... Acha mesmo que eu aprendi o que é a paridade no Caldeirão de Bolsa?! O site é bom, mas nem todas as pessoas que aqui vão aparecendo chegam a zeros de conhecimento. E digo-lhe mais, EU SEI LÁ S EFOI VOCÊ OU DEIXOU DE SER A FALAR PRIMEIRO DE PARIDADE NO CALDEIRÃO!
E espero que não entenda os meus posts como ataque pessoal ou relacionados com o seu rodapé. Só reparei nele agora que o mencionou e digo-lhe, só comento assuntos relacionados com BOLSA. Afinal, é este o tema do fórum...

por Incognitus » 17/9/2004 19:22

JAS, parte da razão para se perder em warrants reside no produto em si, quer nos spreads, quer no valor temporal.

A outra parte, reside em que os Warrants potenciam as já de si naturais fraquezas de TODOS os investidores. Por exemplo, a tendência para se aguentar quando se está a perder.

Só que nos warrants, essa tendência em vez de se traduzir numa maior ou menor perda ou recuperação, regra geral traduz-se na perda da totalidade do dinheiro enfiado no warrant.

Etc, etc, etc. Os warrants, na realidade, não são próprios para a maioria dos investidores/traders, tal como as opções também não o são (e os warrants são apenas um subset das opções).
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

por MarcoAntonio » 17/9/2004 19:20

homemdoswarrants Escreveu:

Repare na frequencia de ataques pessoais , cada vez que posto sobre materias, tudo devido ao que aparece no rodape inferior dos meus posts.

De facto, o homemdoswarrants vive mesmo no mundo da Teoria da Conspiração.

Mas porque diabo diz o homemdoswarrants que os ataques se devem ao rodapé dos seus posts?

Pois eu estou convencido que os posts mais agressivos que lhe têm sido dirigidos nada têm que ver com isso mas pelo facto de o homemdoswarrants fazer determinadas afirmações e desenvolver determinadas teorias da conspiração que revelam que o homemdoswarrants não domina totalmente os assuntos que está a debater.

Surgem depois intervenientes que lhe tentam explicar determinadas coisas e o homemdoswarrants responde agressivamente, tira conclusões abusivas como por exemplo aqueles que lhe falam serem MM's disfarçados ou ainda por exemplo afirmar que todos os que discordam de si estão falidos, etc, etc!

Portanto, vai-me desculpar mas animosidade e agressividade que existe é na minha opinião originada por si.

E esta referência que eu citei é apenas mais uma demonstração de como o homemdoswarrants vive no mundo da Teoria da Conspiração e faz alusões e tira conclusões para as quais não tem nenhumas ou poucas provas factuais.

Simplesmente entende que é por isto ou por aquilo e toca a disparar em todas as direcções, atingindo tudo e todos, os que não concordam consigo ou os que não lhe manifestam apoio como se estivessem obrigados a concordar com as suas opiniões e com a sua postura!...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por donjuan » 17/9/2004 19:17

Numa coisa concordo com o homemdoswarrants, que lá porque se percebe de warrants não se perde. MENTIRA! Através dos warrants estamos a "apostar" principalmente em 2 variáveis: activo subjacente e volatilidade (e se for em moeda estrangeira e for compo, a aposta recai também no câmbio). Com os turbos a coisa é mais simples, a aposta é só no activo subjacente.
E uma coisa é certa para nós que já vimos muito no mercado... SÓ PERDE QUEM CÁ ANDA! Umas vezes ganha-se, outras perde-se. E no intraday a lógica de leitura fundamental da economia, da empresa, do sector, perde toda a validade. No fundo especulamos para esse período de minutos, horas ou dias o que é mais forte: oferta ou procura.

Não concordo com a história de que todos perdem nos warrants. Mas como nem eu nem, imagino eu, o homemdoswarrants terá uma estatística minimamente fiel, já que as conversas de café não poderão constituir base estatística para nada, não discuto este ponto. Só os emitentes de warrants poderão saber se, no líquido, os investidores de warrants estão positivos ou negativos, já que eles são do início ao final dos warrants a contraparte do líquido dos negócios.

Uma nota: quando se mede o spread de um título, deve-se normalizar este à volatilidade do mesmo. Não é a mesma coisa enfrentar um spread de 2 cêntimos em Cimpor e enfrentar nem que seja 20 cêntimos num Turbo!

Re

por JAS » 17/9/2004 19:15

homemdoswarrants Escreveu:Em warrants nao ha conhecedores , nem cracks, todos perdem, venha de la algum mestrado provar o contrario.

Na bolsa 80% dos intervenientes perdem e não te vejo advogar que não se negoceiem acções.

Nos warrants passa-se o mesmo.
É perfeitamente possível ganhar dinheiro com eles mas a maioria dos investidores perde.

Num caso como noutro o problema reside nos erros que os investidores cometem e não nos produtos em si.

Sem esses erros os warrants são muito mais rentaveis do que as acções...
O facto de eu ter cometido alguns erros graves nos warrants não significa que não perceba nada do assunto.
Até fiquei a perceber mais pois é com os erros que se prende.

Bom fim de semana,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por homemdoswarrants » 17/9/2004 19:10

donjuan Escreveu:Caríssimo homemdoswarrants, sim! O spread dos warrants é de 0.15 cêntimos. Agora veja:
É que a paridade é de 100/1, isto é, 100 activos subjacentes por warrant, isto é, como o delta é de 1 (turbo), basta dividir o spread do warrant pela paridade e pelo delta:
0.15/((100/1)*1)=0.0015
UAU!

Se nem esta conta entende...

Essa conta fui eu que aqui exemplifiquei pela primeira vez com warrants de indices.
Alguem inclusive notou que fui o 1º a faze-lo.
agora se com essa paridade nao consegue cumprir os regulamentos , façam como nos indices , alterem.

O nao cumprimento de um contrato , conforme estipulado, pode alterar-lhe todo o objecto.
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!

Registado: 5/9/2003 21:18

por homemdoswarrants » 17/9/2004 19:04

MarcoAntonio Escreveu:Caro Homemdoswarrants,

De repente surge neste espaço revelando um «ódio» aos warrants e atacando todos aqueles que encaram os warrants de uma forma diferente da sua ou - o que é mais surreal - aqueles que não o apoiam na sua «recente luta contra os warrants».

O post que aqui colocou dirigido ao JAS o que é que acrescenta?

Nada, absolutamente nada. É um ataque gratuíto, pura e simplesmente...

Lamento dizer-lhe que não estou nada convencido pelas suas participações - não de agora mas de sempre - que saiba mais de warrants do que o JAS.

Não permitimos neste espaço este tipo de ataque e desestabilização gratuítos aos conhecimentos e às participações de outros participantes. Deve pois repensar seriamente a sua forma de estar neste espaço pois está a extravazar completamente o espírito de cordialidade e de atitude de crítica positiva e constructiva que pretendemos que exista neste espaço.

caro Marco

O meu topico relatava apenas experiencias e tecnicas que uso.

Apresentei tais tecnicas a quem nelas acreditasse e preferisse os warrants como possibilidade de investimento.

Penso que nele nao revelei odio algum.

Fui colocado em causa no 1º post , onde a moderaçao deveria ter pensado o mesmo que agora, ou seja nao a qualificaçao de quem posta , mas antes o teor do post.

Não permitimos neste espaço este tipo de ataque e desestabilização gratuítos aos conhecimentos e às participações de outros participantes

Fui agredido com expressoes que so vi eliminadas , apos pedir ha moderaçao o bloqueio de todo o topico.

Nao pretendo nenhum reconhecimento tecnico, menos ainda de quem o tentou.

Repare na frequencia de ataques pessoais , cada vez que posto sobre materias, tudo devido ao que aparece no rodape inferior dos meus posts.

Quanto ao Jas ,
talvez nao tenha escolhido bem as palavras , mas segundo me recordo ele apresentava como forma de nao perder em warrants , o facto de ser conhecedor dos mesmos.
Acredito e ja deu provas de ser conhecedor e isso eu reconheço, embora nao seja suficiente para eliminar os prejuizos que tem na carteira unicamente devido aos warrants.
Foi isto que tentei dizer.

Em warrants nao ha conhecedores , nem cracks, todos perdem, venha de la algum mestrado provar o contrario.

sera tao mal transmitir que penso assim?

Ja nao ha tolerancia para com o pensamento dos outros?

Quero esquecer este acontecimento e continuar neste espaço a trocar experiencias .

Ate agora sempre fui cordial contudo e contodos.

Quero esquecer isto e DESEJAR UM OPTIMO FIM DE SEMANA A TODOS.

Contem sempre comigo para ajudar e falar sobre tudo aquilo que tenho conhecimento.

Re

por JAS » 17/9/2004 19:02

homemdoswarrants Escreveu: Estou a falar de uma put para 4 000 , vulgo codigo 7270z.

Esse era dos tais que era muito difícil negociar...
Encontro o prospecto dele mas nem consigo sequer que o Commerzbank me dê cotações!!!

homemdoswarrants Escreveu:peço desculpa, se esta manha o ofendi, mas senti seu post como mais um ataque , num tema em que acredito que o sr aplaude muitos dos paragrafos por mim denunciados.

Eu intervi neste post apenas para dar resposta ao pedido do Ovos Moles e isso não se pode considerar nenhum ataque a ninguém.

Não li os posts apagados e não sei o que diziam.

Mas a tua reacção ao que escrevi foi "de que eu não percebia nada de warrants tendo em conta os resultados da minha Carteira".
Eu respondi-te que esse tipo de observações é próprio de "putos reguilas" e acho que mereceste a resposta...

Um abraço,
JAS

por donjuan » 17/9/2004 18:57

Caríssimo homemdoswarrants, sim! O spread dos warrants é de 0.15 cêntimos. Agora veja:
É que a paridade é de 100/1, isto é, 100 activos subjacentes por warrant, isto é, como o delta é de 1 (turbo), basta dividir o spread do warrant pela paridade e pelo delta:
0.15/((100/1)*1)=0.0015
UAU!

Se nem esta conta entende...

por homemdoswarrants » 17/9/2004 18:48

caro

Refere os 15 centimos de pred.
Para isso servem as paridades , que ja alguem aqui colocou em questao.
Agora a causa é que os regulamentos , so permitem maximo de cinco.

Alterem os regulamentos , e cumpram-nos, agora imcumprimento altera todo o cenario de investimento.

Quanto a conspiraçao, so relato factos e vou relembrar este.

Numa sessao o M.M diz ter carregado na tecla ao contrario.
Resultado , um investidor com ordem no sistema comprou.

No dia da liquidaçao , veio a tomar conhecimento que a execuçao havia sido anulada , porque o M.M carregou na tecla errada e isso comportaria dez mil euros de prejuizo ao M.m

tal investidor entrou com processo em tribunal contra o M.M e 2 anos passados entraram em acordo, mas recebendo o investidor somente parte daquilo a que havia direito.

warrants

por jarc » 17/9/2004 18:46

Concordo em absoluto com o que refere o M. António. É pertinente essa questão de poder shortar, mas acho que para introduzir alguma "justiça" lixavamos um enorme bolo de lucros para os emitentes, que decorrem dessa injustiça.

Registado: 23/7/2003 16:05

Já chega...

por donjuan » 17/9/2004 18:36

Só o mercado de futuros de DAX já passou dos 10.000.000.000 EUR... Acha que foi manipulado por causa de um warrant qualquer que transaccionou 325.737 EUR em toda a sua vida?!

E esse outro warrant, o 7272Z. Eu nem gosto muito do Commerzbank por atitudes passadas, mas o spread de 15 cêntimos é para um warrant que anda acima dos 3 EUR. E mais, você devia saber perfeitamente que neste warrant 1 cêntimo corresponde a 0.0001 na cotação do EUR/USD, logo 15 cêntimos correspondem a 0.0015 de spread EUR/USD. Já foi a uma casa de câmbios ou a um balcão dum banco tentar comprar/vender dolares? Veja qual o spread que lhe cotam! E veja quanto são os montantes transaccionados no mercado monetároi e compare com os trocos com que nós andamos por aqui a especular na bolsa!

Um conselho, se tem tanta certeza do que diz, aproveite-se dessa informação. Use-a como padrão de trading e não como fundamento para uma teoria de conspiração. Pelo que diz, hoje era simples, comprava DAX e vendia mesmo antes dos 4000, virando para curto. Estaria a ganhar uma pipa de massa. Fez isso?

por homemdoswarrants » 17/9/2004 18:28

Caro Jas

Estou a falar de uma put para 4 000 , vulgo codigo 7270z

No minuto em que estoirou entregaram , mesmo nos ultimos segundinhos 2500 a 0.05

Fez maximo hoje de 0.47 , vaio a 0.13 , regressou a 0.31 e a hora que referi estoirou a 0.05

peço desculpa
, se esta manha o ofendi, mas senti seu post como mais um ataque , num tema em que acredito que o sr aplaude muitos dos paragrafos por mim denunciados.

Re

por JAS » 17/9/2004 18:22

homemdoswarrants Escreveu:caro jas o turbo estoirou ha minutos atraz , eram 15.56 horas

Na semana passada estoirou o 7200I.
A seguir temos o 7201I (4025) e o 7205I(4075I) e nenhum desses estoirou.
Estás a falar de qual?

JAS

por homemdoswarrants » 17/9/2004 17:44

Quero acrescentar a este tema que a bolsa , pode anular algum negocio , mesmo depois de realizado a pedido do M.M , desde que este comporte prejuizo para o M.M.
Já aconteceu no passado e so com a entrada de processo em tribunal é que a emitente resolveu indemenizar o investidor, sob pena de se tornar publico este facto.

por homemdoswarrants » 17/9/2004 17:19

caro jas o turbo estoirou ha minutos atraz , eram 15.56 horas

Re

por JAS » 17/9/2004 17:17

homemdoswarrants Escreveu:O mercado tem destas coisas, nao é que hoje a alienaçao de cobertura dos puts de 4000 dax , fizeram o indice la tocar ha risca e depois recuar?
Sao as coincidencias do mercado.
So que com este efeito estoirou mais um turbo.
na proxima semana , teremos outro na berlinda, vamos ver se ele escapa.

Então o DAX foi tocar nos 4000 porque venderam activos?
Quanto a ter estoirado o turbo foi na semana passada...

JAS

por homemdoswarrants » 17/9/2004 17:03

O mercado tem destas coisas, nao é que hoje a alienaçao de cobertura dos puts de 4000 dax , fizeram o indice la tocar ha risca e depois recuar?
Sao as coincidencias do mercado.
So que com este efeito estoirou mais um turbo.
na proxima semana , teremos outro na berlinda, vamos ver se ele escapa.
Quanto as analises ao meu conhecimento , nao me importo , quando feitas por quem nao me conhece, felizmente , quem me conhece nao pensa o mesmo, mas como o meu objectivo é ganhar dinheiro e por questao de principios levar a que outros tambem o ganhem .
Faz com que a minha consciencia fique tranquila.
Ainda hoje almocei com 3 investidores com mais de 20 anos no mercado , todos auferiram mais de 500 000 euros de prejuizo este ano em warrants.
Os spreds nao sao respeitados, reparem no 7072z, com 15 centimos , quando os regulamentos so prevem no maximo 5.
Caso queiram analise construtiva em rtelaçao a esta materia , posso neste fim de semana elaborar um trabalho, mas se é para a chimcalheira e falta ha verdade como tem sido , NAO CONTEM COMIGO.

Re

por JAS » 17/9/2004 13:12

homemdoswarrants Escreveu:Caro Jas
A sua carteira revela bem quanto o sr é entendedor de warrants
desculpe , mas tinha de ser...

Habitualmente até gosto muito de responder a estes ataquezinhos de putos reguilas.
Mas hoje tenho mais que fazer e já outros disseram muito do que havia a dizer.

Diverte-te a fazer transcrição dos livrinhos, quando tiveres prática discutimos warrants.

JAS

por MarcoAntonio » 17/9/2004 12:56

Caro Homemdoswarrants,

há situações que exigem uma atitude clara e directa.

A postura do homemdoswarrants tem sido a todo o título lamentável nos últimos dias tendo entrado numa de ataque a tudo e todos desde os mais diversos participantes até aos moderadores e ao próprio site em geral.

Deixe-me dizer-lhe ainda que as suas posições têm sido de uma total incoerência!

Não é preciso recordar recuar muita, na realidade basta recuar três dias, para o ver referir que tem um warrant em carteira ou para o ver sugerir um determinado warrant ou para o ver sugerir determinada estratégia em warrants!

Mais, por diversas vezes demonstrou desconhecer e não dominar determinados aspectos da mecânica dos warrants como com as inúmeras confusões que fez acerca da influência da paridade no pricing dos warrants e outras semelhantes.

Outro exemplo que considero crítico é o de em Dezembro de 2003 o homemdoswarrants revelar que não sabe o que é um straddle - fui eu que lhe expliquei o que era - e surgir uns meses depois sugerindo essa estratégia convencido de que era segura e rentável.

De repente surge neste espaço revelando um «ódio» aos warrants e atacando todos aqueles que encaram os warrants de uma forma diferente da sua ou - o que é mais surreal - aqueles que não o apoiam na sua «recente luta contra os warrants».

O post que aqui colocou dirigido ao JAS o que é que acrescenta?

Nada, absolutamente nada. É um ataque gratuíto, pura e simplesmente...

Lamento dizer-lhe que não estou nada convencido pelas suas participações - não de agora mas de sempre - que saiba mais de warrants do que o JAS.

Não permitimos neste espaço este tipo de ataque e desestabilização gratuítos aos conhecimentos e às participações de outros participantes. Deve pois repensar seriamente a sua forma de estar neste espaço pois está a extravazar completamente o espírito de cordialidade e de atitude de crítica positiva e constructiva que pretendemos que exista neste espaço.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

a minha experiência

por Pavel » 17/9/2004 10:54

Já respondi ao Ovos Moles em privado, mas vou fazer também alguns comentários em público.

Penso que há 2 ou 3 princípios que é fundamental ter em conta em relação aos warrants e que devem ser rigorosamente respeitados sob pena de se incorrer num risco muito elevado:

- ficar longe de warrants já relativamente próximos da maturidade; por vezes têm uma elasticidade atraente mas o risco é elevadíssimo, se no muito curto prazo a expectativa não se confirmar a perda de valor temporal arruina por completo o negócio; (recomendaria maturidade a pelo menos 2 meses de distância)

- "na dúvida não entrar"; se o mercado não está com uma tendência bem definida, houver sinais de lateralização, não entrar com base na expectativa de que se reverterá; é uma opinião pessoal é claro, mas quanto a mim isto é mais uma vez correr um risco muito grande pq qd um título vem numa tendência definida, começa a lateralizar ou faz até um duplo topo, ficar preso à convicção de que "não tarda recomeça a subir" pode sair muito caro em warrants;

- não abrir posições significativas nem jogar com estratégias de preço médio salvo muito raras excepções.

Eu posso dizer que até hoje o meu saldo em warrants é negativo pq apesar de vários negócios largamente positivos incorri nestes 2 primeiros erros num warrant da PT em Maio, quando a PT depois de lateralizar deu aquele trambolhão de uns bons 10% até cerca dos 8.20. Na sexta-feira 7 de Maio penso rompeu o suporte dos 8.80's, fiquei logo receoso, reduzi a posição para metade logo na segunda-feira pensando que poderia recuperar algo em breve, não aconteceu, precipitou-se, e vendi a posição restante a um preço muito baixo, sem outra solução pq o warrant estava já a pouco tempo da maturidade (penso que era em Junho).

Este negócio gerou-me uma perda que foi cerca do dobro do lucro que até então tinha acumulado. Não foi nada de ruinoso mas é o suficiente para ter a carteira no negativo este ano depois de até essa data estar a correr muito bem.

Culpo os emitentes? Não, acho q como já foi aqui notado há que ter atenção à política de gestão da volatilidade, mas acima de tudo há que não violar as regras de ouro. Os warrants têm utilidade, não tenho dúvidas disso, mas devem ter uma utilização de carácter excepcional, quando possa surgir uma oportunidade de curto prazo de baixo risco, e nunca de carácter mais regular pois nesse caso a tentação existe de os empregar quase como acções o que pode ser catastrófico.

Registado: 11/8/2003 19:04

por Visitante » 17/9/2004 10:17

Caro Hdw,

Está a atirar postas de pescada ao JAS, mas recordo-me que tinha prometido apresentar uma carteira de warrants no início de Setembro e até agora é o que sabemos :lol:

Ele tem o mérito de ser coerente, ( com o que se propôs fazer ou seja divulgar uma carteira ao longo do ano independentemente dos resultados) coisa que outros nem isso.
Visitante

por donjuan » 17/9/2004 10:12

O homemdoswarrants devia ter algum cuidado com as participações que tem, já que em nada contribui para a discussão iniciada pelo Ovos Moles, para além de já ter revelado um total desconhecimento deste produto financeiro.
Alguém que usa termos como "activo adjacente", "strick" ou "data de expiração" devia ter algum cuidado quando critica os outros participantes.
Eu sei que não gosta de warrants. Já vi que deve ter perdido muito dinheiro neles. Mas acha que todos aqueles que perderam dinheiro nas acções do Nasdaq, ou mesmo na nossa PTM, a comprarem-na a 140 EUR, andam por aí a dizer com teorias de conspiração acerca das acções tecnológicas? Se calhar você devia reflectir no que fez de errado.
E acha que houve muito dinheiro a ser perdido em warrants? Só lhe digo isto, imagine se em vez de warrants, tivessem sido os próprios subjacentes na razão da paridade... Aí vai perceber porque é que os warrants têm um prémio para além do valor intrínseco...
Deixe a discussão para quem sabe ou para quem quer saber, não provoque o bloqueio de mais um post tal como ontem fez num semelhante a este!

por homemdoswarrants » 17/9/2004 9:37

Caro Jas

A sua carteira revela bem quanto o sr é entendedor de warrants
desculpe , mas tinha de ser... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: goncaladas, Google [Bot], Àlvaro e 80 visitantes