Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novabase

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jim Beam » 18/9/2004 18:24

Dia 29 vai conhecer-se o resultado da OPA à Portucel. Penso que depois algo será comunicado a explicar melhor a operação. Dia 1 de Outubro vai ser actualizada a lista de espera para entrada no PSI20. Mas a actualização do índice pode ocorrer noutra altura... antes ou depois do dia 1. Eu sinceramente acho que será depois, até porque acho que tem que ser avisado com uma determinada antecedência....
Alguém sabe melhor como se processa uma actualização ? Tem que haver pré-aviso ou não ?

Fiquem atentos e bons Negócios !

Registado: 20/7/2004 20:24

PSI-20

por Visitante » 18/9/2004 18:09

Quer dizer que no próximo dia 1 de Outubro deverá ocorrer a alteração no PSI-20 ?
Visitante

por Jim Beam » 17/9/2004 19:19

Tudo se está a compor para a entrada de um novo player no PSI20.

In Jornal de Negócios:
"A Sonae SGPS anunciou hoje que vai alienar 25,01% do capital da Portucel por 297,4 milhões de euros, aceitando a oferta pública de aquisição lançada pela Semapa, onde o preço oferecido por cada título é de 1,55 euros.

Num comunicado a Sonae SGPS [sgps] afirma que exerceu «junto da Caixa Geral de Depósitos e do Banco Espirito Santo a opção de venda de 191.877.678 acções representativas de 25% do capital social da Portucel».

Apesar de ter exercido a opção de venda, a execução da operação, «por solicitação dos referidos Bancos, será efectuada com a entrega das acções na Oferta Pública de Aquisição lançada pela Semapa Investments, BV, na qual a contrapartida é de 1,55 euros por acção».

A Semapa lançou uma OPA sobre o capital da Portucel, depois de ter adquirido 30% do capital da empresa ao Estado e a CMVM ter considerado que os direitos de voto imputados à empresa de Queiroz Pereira obrigavam ao lançamento de uma oferta.

É que a Sonae tinha uma opção de venda da sua posição na Portucel ao BES e à Caixa, participação esta que era imputada à Semapa, segundo o parecer da CMVM. O preço da opção era de 1,55 euros, igual ao preço da OPA e mais 10 cêntimos que o preço de venda do Estado.

No âmbito do acordo que celebrou com os candidatos à privatização da Portucel, a Sonae garantiu ainda o direito de vender a posição de 8,3% detidas na empresa, por entidades relacionadas com a companhia de Belmiro de Azevedo. O comunicado de hoje não fala sobre esta posição.

Com a aquisição da posição da Sonae a Semapa garante já uma participação de 55% no capital da Portucel, sendo que o Governo já anunciou que os seus 26% na OPA.

A oferta decorre até 28 de Setembro e o resultado será apurado no dia 29 de Setembro, de acordo com o prospecto da operação.

As acções da Sonae SGPS seguiam inalteradas nos 0,89 euros e a Portucel estavam estáveis nos 1,55 euros."

Re: PSI-20

por Jim Beam » 17/9/2004 17:51

Anonymous Escreveu:Tb me parece!

O que eu não acho normal são as autoridades não darem um pré-aviso ao mercado de que o PSI-20 se vai alterar, sendo a emissão da Reditus (RED) a mais que provável substituta da Portucel (PTI).

Bons investimentos.

1º As "autoridades" nada podem comunicar enquanto essa alteração não for garantida. Tanto quanto sei essa alteração depende de como correr a OPA à Portucel e só lá para o dia 28 é que se sabe o resultado. Depois algo será comunicado, certamente.

2º A lista de espera para entrada no PSI20 está publicada no site da Euronext e é reorganizada mensalmente, sendo publicada todos os dias 1 de cada mês (acho que é dia 1 se não estou em erro).

Bons negócios !

PSI-20

por Visitante » 17/9/2004 12:37

Tb me parece!

O que eu não acho normal são as autoridades não darem um pré-aviso ao mercado de que o PSI-20 se vai alterar, sendo a emissão da Reditus (RED) a mais que provável substituta da Portucel (PTI).

Bons investimentos.
Visitante

por Jim Beam » 17/9/2004 11:47

Pois.... acontece que não é o valor do papel nem tãopouco a sua valorização que contam como critérios de seleção para a entrada no PSI20. O factor mais importante é mesmo o volume transaccionado, e diga-se de passagem que a Novabase já nem em 3º deve estar...
A discussão penso que seja entre a EFA e a RED e a julgar pelo último mês penso que é já a RED que leva vantagem...

O que acham ?

Novabase

por Kali » 17/9/2004 11:10

Para reflexão :
A Reditus e a EFACEC andam taco a taco no sobe e desce para ver quem entra no PSI-20 . No entanto , quem vem subindo constantemente e de mansinho é a Novabase .Normalmente, não é quem dá nas vistas que é o protagonista dos movimentos de Bolsa .Não me surpreendia que quem subisse ao 1º escalão fosse esta ultima empresa...
Kali

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], goncaladas, Àlvaro e 78 visitantes