Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inquérito sobre fuga ao fisco?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 17/9/2004 17:45

Não sejam hopócritas!!!

Num pais destes, com sucessivos governos 3º mundistas, que espetam com a familia e os amigos todos no governo e lhe dão carros c/ motorista e telemoveis, etc. etc. que é que quer pagar impostos?

O estado portugues deve-me um balurdio, não me paga e nem sequer me dá uma satisfação.

Eu tenho de andar devolta dos caloteiros para conseguir receber algum para poder pagar aos meus funcionários.

Este ano tive apenas uma semana de férias por falta de dinheiro.

A minha empresa passa dificuldades por culpa destes desgovernos e quando me pagarem não me vão pagar juros.

Isto é o 3º mundo! Abram os olhos! a maior parte de voces são recem licenciados ou estagiarios, ainda vão ter de aprender muito!!!
Visitante
 

por Visitante » 17/9/2004 17:30

Apesar de discordar da opiniao do JN, tenho de concordar que essa e a forma de pensar da maioria dos empresarios portugueses.

Mas nao e so dos empresarios... e de todos (a maioria) dos Portugueses. Qtos de voces e que nao pensa "se eu pudesse fugir aos impostos, fugia". E esse o problema dos Portugueses. Falta de sentido civico para com os outros.

Ja agora o pior exemplo que eu conheco (que e tao simples e conhecido) e a nao passagem de recibo qdo se aluga uma casa/quarto a um estudante de Universidade... cada estudante em Aveiro paga cerca de 30 contos/mes (agora deve ser bem mais). Se pensarem que sao cerca de 5000 os pagantes, por ano sao 5000*12*30 (quase 2 milhoes de contos) que fogem ao fisco em Aveiro.. se forem para coimbra, viseu, Porto, Lx, ... vem que ha milhares de Portugueses que fogem aos impostos... tudo somado chega-se ao numero de 50 milhoes de contos... e esses nao sao empresarios que foge ;)


A falta de sentido civico dos portugueses ve-se em 1001 outros sitios (basta ver a conducao que se practica nas nossas estradas). E a unica maneira de se mudar isso e atraves de mais e melhor fiscalizacao. Por exemplo, nos paises nordicos quase ninguem tenta fugir aos impostos. Nao por sentido civico (que tem) mas por medo de serem apanhados e isso ser uma vergonha para eles. No estados unidos poucos tentam fugir pois sabem que mais cedo ou mais tarde serao apanhados (se ate o Al capone foi apanhado..).

Infelizmente essa e a unica maneira de mudar a mentalidade dos Portugueses... mais e melhor fiscalizacao. Eu continuo a acreditar que a generalidade das leis portuguesas e justa e correcta, mas que falta fiscalizacao.

Qto a pergunta inicial a respota e nao... nunca recebi um recibo do meu cabeleireiro (mas tb nunca paguei o meu corte de cabelo em Portugal :)). Mas nunca recebi um recibo do sapateiro, do peixeiro, do talho, ...


Um abraco
nunofaustino
Visitante
 

Re: Fisco

por Rui12ld » 17/9/2004 17:15

Jobeta Escreveu:Eu cá por mim não quero nada com o fisco.
Agora por isso alguém comnhece alguma corretora onde não se pague sobre as +valias ou dividendos?
Gostava de fazer carteira para a reforma ...Bem Madeira e essas coisas é só para lavagem de cupões das obrigações...qualquer coisita para pobrezihos que têm de olhar pela vida.
A iB será? agradeço informações de corretoras
Obrigado


Eu não tenho a certeza, mas creio que se abrires conta nos States não te tributam. Eu estou contigo! Quando souber alguma coisa aviso.

2 pessoas encontram-se no Brasil, uma trás acções ao portador de uma qq empresa portuguesa para vender o outro quer comprar. Está-se mesmo a vêr que a mais-valia da pessoa que vende vai ser declarada :mrgreen: . AAHHH e estas 2 pessoas mesmo que não fossem portuguesas deveriam ser tributadas pelo estado português!!! Isto é um circo meus amigos!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 400
Registado: 4/2/2004 19:57
Localização: Lisboa

por Visitante » 17/9/2004 16:57

Eu sou um dos cumpridores dos deveres fiscais. Só este ano ainda não fui incomodado para verificarem a minha declarção de IRS. É ridículo mas é verdade. Dizem-me que é o computador que aleatóriamente indica os visados...

Mas a razão do post, é porque acho que estão a bater demais só no JN, quando ele mais não faz do que 99.9% dos que se encontram na sua situação dele e teve a coragem de vir relatar a sua forma de actuar. Só não sabe que é assim quem não conhece ou não quer ouvir relatos em nome pessoal ou do diz que disse. Estou convencido que a nível de empresários a situação é ainda bem pior e há organizações que roçam o mafioso (cobertos por experts) que recebem milhões de devoluções de impostos e vivem à nossa conta.

Há muito funcionário das finanças que mesmo com o bom ordenado que têm em certos níveis que nunca descobrem nada de significativo. E por aqui me fico.

Mas tudo isto é o Estado que nós vamos deixando construir.

Um abraço e bom fim de semana
Visitante
 

jn

por INF02 » 17/9/2004 16:31

jn
devias ficar 30 anos numa lista de espera para ser operado.
INF02
 

Investiguem os que NÃO pagam

por Âblitz » 17/9/2004 16:17

embora sabendo que é MUITO mais fácil SOBREcarregar os já pagantes do que ir à procura dos FALTOSOS.

Ao Dr. Pina Moura coloquei a questão:

Qual o motivo pelo qual andam V.Exas. constantemente a verificar as empresas e os individuos que cumprem e pagam os impostos e não investigam os faltosos, sem desprimor para as profissões, nem para os poucos profissionais que AINDA existem, tais como ADVOGADOS, ENGENHEIROS, ARQUITECTOS, etc, bem como EMPRESAS que andam anos CONSECUTIVOS a apresentar PREJUÍZOS, e miraculosamente conseguem NÃO fechar as portas ????!!!!!!

Bom, está fácil de ver que a resposta foi pura e simplesmente POLÍTICA, torneou, arredondou e acabou dizendo que era necessário mais consciência, blá, blá, blá...

Voltei a questionar em tom de falta de resposta a uma questão concreta que se o ESTADO colocasse mais fiscais no terreno provávelmente gastaria mais em ordenados mas significativamente teriam MUITO MAIS RECEITAS.

Chega de desabafo, não falto aos impostos mas garantidamente vou até à linha sem nunca a PISAR.

Um abraço para todos
Âblitz
 
Mensagens: 213
Registado: 3/12/2002 18:24

Re: Inquérito sobre fuga ao fisco?

por R_Martins » 17/9/2004 15:31

pedrom Escreveu:Ainda sobre a entrevista de Bagão Felix e outras opiniões que tenho ouvido, gostava de fazer uma pequena brincadeira para que alguns se apercebam do tamanho do buraco existente.

Antes de mais gostava de referir que sou chefe administrativo e não tenho nada contra a profissão sobre a qual vou fazer a brincadeira nem contra outra qualquer.

A brincadeira é a seguinte:

Gostava que cada um responde-se à questão: Tens alguma factura de algum barbeiro/cabeleireira em casa ou mesmo que não tenhas alguma vez te foi passada?

Aguardo as vossas respostas para se tirar algumas conclusões.


Caro pedrom

Quanto á sua «brincadeira» tem todo o direito de existir...Aliás eu percebi.
Mas permita-me que diga, que a fantasia do sector Estado, está muito por baixo.
Pois... é que eu quando bebo uma «bejeca» com os amigos, conversando, rindo tantas vezes, não tenho que receber factura pelo facto, ou melhor, tenho mais em que pensar.
Não existe outro sistema, forma, menos burocrática, do que andar com o bolso cheio de papeis para fazer pagar o que é «devido»?...
Começo a perceber porque são mais de 750000 os funcionários públicos.
Mais devo dizer, a titulo de exemplo, que cortei 21 anos o cabelo na Suíça e nunca ninguém me deu factura.
Sejamos coerentes e fora com os papeis...não é seguramente a melhor forma de fazer pagar impostos.

R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
 
Mensagens: 1611
Registado: 5/11/2002 9:23

Fisco

por Jobeta » 17/9/2004 15:31

Eu cá por mim não quero nada com o fisco.
Agora por isso alguém comnhece alguma corretora onde não se pague sobre as +valias ou dividendos?
Gostava de fazer carteira para a reforma ...Bem Madeira e essas coisas é só para lavagem de cupões das obrigações...qualquer coisita para pobrezihos que têm de olhar pela vida.
A iB será? agradeço informações de corretoras
Obrigado
 
Mensagens: 214
Registado: 29/7/2004 20:58
Localização: Lisboa

por valves » 17/9/2004 15:19

Marco Antonio disse :

A situação mais crítica - mas tida como perfeitamente normal na nossa sociedade - é para mim aquela frequente situação em que alguém nos diz quando perguntamos se passa factura: passo, mas é mais xis.

A mim quando disseste isso só me lembra que sempre que tenho que arranjar o carro lá na oficina da esquina onde tenho um mecanico que é desenrascado mas que quando eu lhe peço a factura ele diz -me logo então são mais 19% sobre o preço que lhe disse :(
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2861
Registado: 17/4/2004 15:36

por zé povinho » 17/9/2004 15:18

o Governo hioje resolveu descentralizar os serviços, e foram governar para "outro lado" :roll:

era uma excursão de 3 autocarros cheios em fila (que grande governo), protegidos pelos batedores da GNR que mandavam os outros carros para fora da estrada.

logo à noite seguramente ficaremos a saber para onde eles foram "governar"

e que proveito vem desta despesa?

poupar? - o que é isso??? - poupem os pobres!

isto não é politica espectáculo???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1722
Registado: 4/11/2002 23:38

Convenhamos.....

por Cecimar » 17/9/2004 15:09

Começo por dizer que não fujo ao fisco.......Nem posso, porque cada tostão é declarado.
Mas sinceramente não me sinto muito honrada por isso.
Afinal sobra-me mais mês que ordenado, os tostões são contados e recontados....e contas feitas ainda não vi os senhores governantes a apertar coisa nenhuma que lhes toque. Apertam o cinto alheio, governam o dinheiro alheio e ainda por cima são capazes de achar que alguém vive e paga renda de casa com o ordenado mínimo nacional.
Cegueira ou clarividência??
E olhem que se tiver que ir ao médico lá se vai o orçamento, principalmente se for um especialista.
Se o estado não é ou não quer ser justo, se quem está um pouco melhor na vida têm tendência a olhar os outros do alto da sua importância, porque hão-de esperar que os outros sejam melhores??
Sabem eu aprendi assim há longos anos....

'Quanto mais tens mais deves'

Será que a máxima ainda se mantém?
Sinceramente duvido.
 
Mensagens: 20
Registado: 6/11/2002 15:14
Localização: Vilamoura

ba ba ba ba

por Xanax » 17/9/2004 15:07

Enfim, o que ele disse foi mais ou menos o seguinte:
Pessoal, vocês que declaram a totalidade dos rendimento do trabalho que auferem,vocês que se calhar nem utilizam o Sistema Nacional de Saúde ou de Educação (principo utilizador pagador :wink: ), vocês que tentam todos os anos diminuir esta inequidade fiscal através de alguma poupança investida em produtos fiscais, vocês que em média ganham um chorudo rendimento de 2500 € mensais(brutos) , acabou-se a mama fiscal e os 3000 € que conseguiam ir buscar todos os anos ao estado em benficios fiscais. Tomem lá embrulhem :mrgreen:. Este senhor ministro esqueceu-se que quem foge à declaração de rendimentos , foge de tal forma que não declara o suficiente para ter beneficios fiscais. Enfim , mais um feroz ataque à classe contributiva. Sabem que mais, estou farto disto
Xanax
Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 638
Registado: 5/12/2002 17:48
Localização: Lisboa

JN

por Thomas Hobbes » 17/9/2004 15:04

Essa mentalidade é lamentável.
´
É por isso que o pais esta no lamaçal. São pessoas como voce, que fazem com quem não pode fugir seja carregado de impostos, muitos deles completamente injustos.
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 862
Registado: 30/12/2003 12:36
Localização: sintra

por Visitante » 17/9/2004 14:50

Por causa de uns pagam os outros....

há uma descarada ao fisco e ninguém se importa...
em vez de a combater... vamos é acabar com poupanças habitação e outros "benefícios" de quem paga impostos...
pois quem foje... nem de poupança habitação precisa..

enquanto os que pagam não se importarem com os que não pagam continuamos na mesma

ficamos chateados se o nosso colega de trabalho faz o mesmo que nós e ganha 2x mais... mas com o gajo que foge ao fisco, que compra carros com parte do que deveria ir pro estado e utiliza as estradas que não ajudou a pagar passa-nos perfeitamente ao lado...

quantos de nós pede ao barbeiro recibo? no restaurante? na oficina? ao canalizador? ao advogado?

pois é... a fuga ao fisco também passa por nós que pagamos
Visitante
 

por Visitante » 17/9/2004 14:32

Eu desde a compra do tabaco :cry: até ao café que diariamente tomo, nunca ou quase nunca recebi factura, e isto deve representar uns bons milhões de euros de fuga por parte das empresas.
Deveriam ser obrigados a emitir logo um recibo/factura (mesmo que o cliente não pedisse), no acto de pagamento. Assim um inspector das actividades económicas um dia que fosse tomar um café ou comprar outro produto, saberia logo no acto de pagamento se esse empresário estaria ou não a fugir ao fisco, bastava que não emitisse o respectivo recibo/factura. Claro que alguns até poderiam dizer que se esqueceram de o emitir, mas por certo para receber não se esqueceram :twisted:
Mas isto não interessa, a quem legisla, estão interesses muito fortes em jogo, por falar na fuga aos impostos, é hipocrisia a começar pelos governos sendo eles os 1.ºs a darem maus exemplos, começando por muitos dos seus ministros, esquecem-se
muito :lol:
Visitante
 

por silva_39 » 17/9/2004 14:18

São pessoas como o JN, que fazem com que este pais esteja onde esta ... não paga imposto, não podem subir salarios, mas tem grandes carros e casas de ferias. São empresarios com esta mentalidade que deveria ser corridos do tecido empresarial portugues.
A paciência é a chave do negocio
 
Mensagens: 1254
Registado: 5/11/2002 13:18
Localização: Aveiro

por Visitante » 17/9/2004 13:49

JN

Com esse pensamento estavas bem na Etiopia, no Chade, paises assim.

Agora entendo pq o Engº Belmiro de Azevedo, afirma que em Portugal não há mais de 50 EMPRESARIOS!!! os outros...
Visitante
 

por JN » 17/9/2004 13:45

Eu sou empresário e só pago aquilo que não posso fugir. Os outros fazem o mesmo, aqui não há honestos, este tipo de sociedade em que vivemos engole os honestos.

Veja-se como é administrado o dinheiro que descontamos, dá algum gosto ser honesto neste pais?

Tenho dito e repito, se todos resolvessem de um momento para o outro cumprir as leis deste pais ele ficaria ingovernável;

1º O estado passava a ter tanto dinheiro que seria uma desgraça.

2º O transito ficaria um caus.

3º Os ladrões acabavam :)

Por isso deixemo-nos de ser ingenuos, somos todos uns hipocritas e vivemos num mundo de hipocrisia.
As leis não são feitas para se cumprir, quem as cumpre é porque tem medo, ou é obrigado, mas esses são poucos, nuito poucos!
Um abraço
JN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 770
Registado: 11/11/2002 17:41
Localização: Estoril

por Visitante » 17/9/2004 13:18

O problema ate nem é o barbeiro, mas sim os Advogados, Engenheiros, Arquitectos, tudo que esteja ligado á Construção Civil, Cafes, restaurantes, etc.

So para se ter a ideia, no ultimo estudo da DGCI (2002)a media de pagamento de IRS dos advogados é de € 730,00 por ano.

Mas como a maioria dos deputados são advogados, podemos ter a certeza que aqui não vão fazer nada...
Visitante
 

por Visitante » 17/9/2004 13:15

Tambem queria acrescentar uma coisa importante: a facturação para efeitos fiscais na prática, é aquilo que os empresários querem. Especialmente nas pequenas/médias empresas.

Não é a caixa registadora/terminal de computador que garante que o valor declarado nas vendas para efeitos fiscais é o que aparentemente se registou

Um abraço
Visitante
 

por MarcoAntonio » 17/9/2004 13:09

Se fossem só esses...
:roll:

A situação mais crítica - mas tida como perfeitamente normal na nossa sociedade - é para mim aquela frequente situação em que alguém nos diz quando perguntamos se passa factura: passo, mas é mais xis.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41135
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por Visitante » 17/9/2004 13:08

Em 50 anos não
Visitante
 

Inquérito sobre fuga ao fisco?

por pedrom » 17/9/2004 13:06

Ainda sobre a entrevista de Bagão Felix e outras opiniões que tenho ouvido, gostava de fazer uma pequena brincadeira para que alguns se apercebam do tamanho do buraco existente.

Antes de mais gostava de referir que sou chefe administrativo e não tenho nada contra a profissão sobre a qual vou fazer a brincadeira nem contra outra qualquer.

A brincadeira é a seguinte:

Gostava que cada um responde-se à questão: Tens alguma factura de algum barbeiro/cabeleireira em casa ou mesmo que não tenhas alguma vez te foi passada?

Aguardo as vossas respostas para se tirar algumas conclusões.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2317
Registado: 29/7/2004 19:55
Localização: Ourém

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56 e 96 visitantes