Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
GaussSLB47 Escreveu:volvista Escreveu:Com tantas más notícias sobre a ME não entendo porquê a CCCC se veio cá meter?!
Os chineses são muito pacientes ... eles sabem que, a longo prazo, com a Mota Engil vão ganhar bom dinheiro.
É mesmo preciso paciência de chinês!!!!!!

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
volvista Escreveu:Com tantas más notícias sobre a ME não entendo porquê a CCCC se veio cá meter?!
Os chineses são muito pacientes ... eles sabem que, a longo prazo, com a Mota Engil vão ganhar bom dinheiro.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Com tantas más notícias sobre a ME não entendo porquê a CCCC se veio cá meter?!
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
A mota veio fechar um GAP nos 1.369, mas ainda tem outro mais abaixo nos 1.350
Pra já reage depois de fechar o primeiro. vamos ver o que faz a seguir
Pra já reage depois de fechar o primeiro. vamos ver o que faz a seguir
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Garfield Escreveu:Boas,
https://eco.sapo.pt/2021/07/12/mota-engil-exerce-preferencia-e-reforca-para-507-na-lusoponte/
A Mota-Engil vai exercer o direito de preferência para adquirir parte da participação na Lusoponte colocada à venda pela Atlantia, apurou o ECO. Com o reforço, a construtora eleva para 50,7% a participação na concessionária que explora as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Os restantes 49,3% ficam na mão da Vinci Highways, que também exerceu o mesmo direito.
Ao que o ECO apurou junto de fonte ligada ao processo, a construtora portuguesa exerceu esse direito e vai pagar 28,24 milhões de euros para comprar mais 8,72% do capital, passando a deter 50,7% da concessionária das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Também a empresa do grupo Vinci exerceu o direito de preferência, conforme avançou o Negócios na semana passada.
Mota-Engil e Vinci já tinham exercido, em 2018, o direito de preferência na venda de 7,5% da Teixeira Duarte à Companhia de Investimento China-Portugal Global por 23,3 milhões.
BN
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Era no brainer, de facto, só se fossem loucos é que não exerciam, podendo ficar com a maioria de mão beijada
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Boas,
https://eco.sapo.pt/2021/07/12/mota-engil-exerce-preferencia-e-reforca-para-507-na-lusoponte/
A Mota-Engil vai exercer o direito de preferência para adquirir parte da participação na Lusoponte colocada à venda pela Atlantia, apurou o ECO. Com o reforço, a construtora eleva para 50,7% a participação na concessionária que explora as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Os restantes 49,3% ficam na mão da Vinci Highways, que também exerceu o mesmo direito.
Ao que o ECO apurou junto de fonte ligada ao processo, a construtora portuguesa exerceu esse direito e vai pagar 28,24 milhões de euros para comprar mais 8,72% do capital, passando a deter 50,7% da concessionária das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Também a empresa do grupo Vinci exerceu o direito de preferência, conforme avançou o Negócios na semana passada.
Mota-Engil e Vinci já tinham exercido, em 2018, o direito de preferência na venda de 7,5% da Teixeira Duarte à Companhia de Investimento China-Portugal Global por 23,3 milhões.
BN
Garfield
https://eco.sapo.pt/2021/07/12/mota-engil-exerce-preferencia-e-reforca-para-507-na-lusoponte/
A Mota-Engil vai exercer o direito de preferência para adquirir parte da participação na Lusoponte colocada à venda pela Atlantia, apurou o ECO. Com o reforço, a construtora eleva para 50,7% a participação na concessionária que explora as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Os restantes 49,3% ficam na mão da Vinci Highways, que também exerceu o mesmo direito.
Ao que o ECO apurou junto de fonte ligada ao processo, a construtora portuguesa exerceu esse direito e vai pagar 28,24 milhões de euros para comprar mais 8,72% do capital, passando a deter 50,7% da concessionária das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Também a empresa do grupo Vinci exerceu o direito de preferência, conforme avançou o Negócios na semana passada.
Mota-Engil e Vinci já tinham exercido, em 2018, o direito de preferência na venda de 7,5% da Teixeira Duarte à Companhia de Investimento China-Portugal Global por 23,3 milhões.
BN
Garfield
Re: Mota Engil - Tópico Geral
fosgass2020 Escreveu:O capital da Lusoponte é detido por:
Lineas (Mota Engil): 41,81%
Vinci: 40,98%
Atlantia: 17,21%
O que eu entendi é que a Atlantia (Italiana) decidiu vender no dia 26 de Junho a participação de 17,21% que tem na Lusoponte (PT) a uma entidade chamada "MM Capital Partners" que é detida pela Marubeni Corporation (Japão). Essa venda era condicionada à vontade que os outros acionistas poderiam ter na aquisição da participação, conforme a lei.
Um dos accionistas, a Vinci Highways (França), anunciou que vai exercer o seu direito de preferência adquirindo esse bloco. O outro accionista que é a Mota-Engil das duas, uma: ou se chega à frente e adquire a sua quota desse bloco (exercendo também o direito de preferência), ou deixa a Vinci ficar com tudo, perdendo o controlo maioritário da Lusoponte.
O negócio todo "vale" cerca de 60,7 milhões de euros que a Atlantia vai embolsar. O que quer dizer que se a Mota Engil quer ir a jogo, vai ter que abrir os cordões à bolsa e pagar cerca de 31M€.
Se ambos os accionistas exercerem a preferência, a estrutura será a seguinte:
Lineas (Mota-Engil): 50,5%
Vinci: 49.5%
Resta-nos aguardar então para perceber se a Mota exerce a opção. Obrigado
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
O capital da Lusoponte é detido por:
Lineas (Mota Engil): 41,81%
Vinci: 40,98%
Atlantia: 17,21%
O que eu entendi é que a Atlantia (Italiana) decidiu vender no dia 26 de Junho a participação de 17,21% que tem na Lusoponte (PT) a uma entidade chamada "MM Capital Partners" que é detida pela Marubeni Corporation (Japão). Essa venda era condicionada à vontade que os outros acionistas poderiam ter na aquisição da participação, conforme a lei.
Um dos accionistas, a Vinci Highways (França), anunciou que vai exercer o seu direito de preferência adquirindo esse bloco. O outro accionista que é a Mota-Engil das duas, uma: ou se chega à frente e adquire a sua quota desse bloco (exercendo também o direito de preferência), ou deixa a Vinci ficar com tudo, perdendo o controlo maioritário da Lusoponte.
O negócio todo "vale" cerca de 60,7 milhões de euros que a Atlantia vai embolsar. O que quer dizer que se a Mota Engil quer ir a jogo, vai ter que abrir os cordões à bolsa e pagar cerca de 31M€.
Se ambos os accionistas exercerem a preferência, a estrutura será a seguinte:
Lineas (Mota-Engil): 50,5%
Vinci: 49.5%
Lineas (Mota Engil): 41,81%
Vinci: 40,98%
Atlantia: 17,21%
O que eu entendi é que a Atlantia (Italiana) decidiu vender no dia 26 de Junho a participação de 17,21% que tem na Lusoponte (PT) a uma entidade chamada "MM Capital Partners" que é detida pela Marubeni Corporation (Japão). Essa venda era condicionada à vontade que os outros acionistas poderiam ter na aquisição da participação, conforme a lei.
Um dos accionistas, a Vinci Highways (França), anunciou que vai exercer o seu direito de preferência adquirindo esse bloco. O outro accionista que é a Mota-Engil das duas, uma: ou se chega à frente e adquire a sua quota desse bloco (exercendo também o direito de preferência), ou deixa a Vinci ficar com tudo, perdendo o controlo maioritário da Lusoponte.
O negócio todo "vale" cerca de 60,7 milhões de euros que a Atlantia vai embolsar. O que quer dizer que se a Mota Engil quer ir a jogo, vai ter que abrir os cordões à bolsa e pagar cerca de 31M€.
Se ambos os accionistas exercerem a preferência, a estrutura será a seguinte:
Lineas (Mota-Engil): 50,5%
Vinci: 49.5%
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Special01 Escreveu:XxxTOP GUNxxX Escreveu:venderam a concessão em perote-xalapa.
impacto na cotação zero
Bom ou mau negócio? Por quanto venderam, alguém sabe?
Eu sou um ignorante. Pouco ou nada percebo disto. Mas estamos a falar de uma cotada em bolsa que vendeu um ativo e a notícia soube-se através da…imprensa mexicana…sem pormenores.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
XxxTOP GUNxxX Escreveu:venderam a concessão em perote-xalapa.
impacto na cotação zero
Bom ou mau negócio? Por quanto venderam, alguém sabe?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
venderam a concessão em perote-xalapa.
impacto na cotação zero
impacto na cotação zero

Re: Mota Engil - Tópico Geral
Vamos ver se a Mota acompanha a Vinci, desembolsando uns milhões para ficar com maioria agora efectiva na Lusoponte (e não apenas sócio com maior participação). Se o fizer deve ficar algo próximo de 51/49. O exercício deste direito de preferência vale controlo da Lusoponte
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
trend=friend Escreveu:E já agora as velas mensais que romperam decisivamente essas lateralizações/fundos (Dezembro 2012 e Abril 2017) valeram de mínimos a máximos 26,3% e ... 25,8%.
Vamos ver se fechamos o mês na zona dos 1,75/1,80 para replicar
E nada… fechou para obras…
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Ora, cá estamos nós. Uma forçazinha, mas coisa pouca. Negociar acima de 1.414 é, apesar daletargia, um bom sinal. Diria que continua deprimida, muito deprimida. 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:trend, foi meio por meio, metade para os chineses da CCCC, metade para a família Mota.
É verdade… mas com o mais importante já reservadinho de antemão. Assim … se vê… a força da CCCC

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
trend, foi meio por meio, metade para os chineses da CCCC, metade para a família Mota. 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
NirSup Escreveu:A CCCC nomeou o CFO da Mota Engil
Não deixa de ser curioso que depois de tanta gente comentar em surdina (e agora já abertamente) qual o destino dado ao dinheiro que entrou na ME em tantos e tantos contratos e obras realizadas, não deixa de ter piada que a CCCC queira deter o controlo das finanças da empresa.
Não terá sido por acaso.
By Nirvana
Nada como alguma dose de controlo e “institucionalismo”... até pode ser pior para a cotação e suas antigas explosividades, mas para o governance a longo prazo é evidentemente positivo
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
E a Somague, já na esfera da Sacyr, quase de desapareceu de Portugal, tendo despedido e pondo os restantes a trabalhar em Espanha.
Hoje, voltou com uma estrutura muito mais pequena e tem ganho obras importantes, especialmente para as Infraestruturas de Portugal.
Parece que estamos a viver o pré Expo 98, em que as empresas espanhola invadiram Portugal, só que nessa altura havia a Expo, infraestruturas viárias, imobiliário....
Pedro
Hoje, voltou com uma estrutura muito mais pequena e tem ganho obras importantes, especialmente para as Infraestruturas de Portugal.
Parece que estamos a viver o pré Expo 98, em que as empresas espanhola invadiram Portugal, só que nessa altura havia a Expo, infraestruturas viárias, imobiliário....
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
A CCCC nomeou o CFO da Mota Engil
Não deixa de ser curioso que depois de tanta gente comentar em surdina (e agora já abertamente) qual o destino dado ao dinheiro que entrou na ME em tantos e tantos contratos e obras realizadas, não deixa de ter piada que a CCCC queira deter o controlo das finanças da empresa.
Não terá sido por acaso.
By Nirvana
Não deixa de ser curioso que depois de tanta gente comentar em surdina (e agora já abertamente) qual o destino dado ao dinheiro que entrou na ME em tantos e tantos contratos e obras realizadas, não deixa de ter piada que a CCCC queira deter o controlo das finanças da empresa.
Não terá sido por acaso.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
PMP69 Escreveu:trend=friend Escreveu:PMP69 Escreveu:Por cá trabalham a Acciona, FCC, Ferrovial, Sacyr ... qualquer uma delas muito maior que a ME e têm ganho a maior parte das grandes obras públicas, especialmente na via férrea.
Precisamente, todas maiores e têm ganho muitas obras por cá, mas realmente se tiverem números/factos/fontes gostava de confirmar se alguma - de per si - é maior do que a Mota em Portugal
Penso que não, apesar de algumas, como a Ferrovial e FCC já estarem em outras áreas de negócio, como ambiente, publicidade fixa ....
Pedro
Certíssimo, e acrescento que a Sacyr até historicamente (Somague) tem uma presença bastante relevante.
Aguardemos o contributo do Lusitanus
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
trend=friend Escreveu:PMP69 Escreveu:Por cá trabalham a Acciona, FCC, Ferrovial, Sacyr ... qualquer uma delas muito maior que a ME e têm ganho a maior parte das grandes obras públicas, especialmente na via férrea.
Precisamente, todas maiores e têm ganho muitas obras por cá, mas realmente se tiverem números/factos/fontes gostava de confirmar se alguma - de per si - é maior do que a Mota em Portugal
Penso que não, apesar de algumas, como a Ferrovial e FCC já estarem em outras áreas de negócio, como ambiente, publicidade fixa ....
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Optimiza Escreveu:
Centenas e centenas de milhões de € virão inevitavelmente para a Mota (participando em consórcios nem precisa de se mexer na fase concursal), devendo-se apenas exigir que a Mota saiba crescer de forma controlada, acelerar nas margens e nos tempos de execução. Agradavelmente, o Futuro também se vai fazer de Mota!
E com CFO chinês agora, pelos vistos...

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
PMP69 Escreveu:Por cá trabalham a Acciona, FCC, Ferrovial, Sacyr ... qualquer uma delas muito maior que a ME e têm ganho a maior parte das grandes obras públicas, especialmente na via férrea.
Precisamente, todas maiores e têm ganho muitas obras por cá, mas realmente se tiverem números/factos/fontes gostava de confirmar se alguma - de per si - é maior do que a Mota em Portugal
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Que "SORTE" as empresas Portuguesas não terem ganho a maioria desses concursos públicos médios nacionais (2017/2020) - numa altura em que ainda se esmagavam preços - porque agora estariam assoberbadas de obras, com rentabilidades miseráveis e sobretudo sem capacidade disponível para os mega concursos públicos (sobretudo) e privados que vão começar agora por todo o Mundo, e também em Portugal (e ainda nos 36 países onde a CCCC tem atividade e onde já não tem mãos a medir).
Visando o pós-recessão Mundial da pandemia, com os triliões de dollars de concursos a lançar USA (Biden tem um plano colossal de renovação da infraestrutura pública), Europa, países do Golfo, América Latina e Àsia, todas as 1000 maiores empresas de construção do Mundo vão estar a 110% da capacidade produtiva até 2030.
Logo, sabendo disso, o pricing nas dezenas de milhares de novos concursos públicos e de mega concursos privados, sejam em Santiago do Chile, em Pequim, Houston ou em Setúbal, as construtoras internacionais vão disparar as margens operacionais e não vão degladiar-se como no passado. Antes pelo contrário, vão ser muito selectivas e só optarão pelos maiores projetos, ou pelos mais lucrativos e visando a antecipação de algumas tranches/pagamentos (algo impensável há 2 anos atrás). E, claro, para uma mega obra com rentabilidade equivalente, vão preferir ganhar concursos nos USA ou Suiça do que na Hungria ou em Portugal (por uma questão de notoriedade, portfolio management e posicionamento futuro).
E mesmo assim, para evitarem concursos desertos, Estados e instituições vão ter de protelar/adiar sine die muitas obras porque não teriam interessadas.
No limite, nos próximos anos, as empresas Espanholas e Francesas até vão implorar à Mota que ganhe/participe em concursos Portugueses de média e grande dimensão, porque expectavelmente não vão ter mãos a medir com giga concursos na América Latina, Espanha, França e América do Norte.
Centenas e centenas de milhões de € virão inevitavelmente para a Mota (participando em consórcios nem precisa de se mexer na fase concursal), devendo-se apenas exigir que a Mota saiba crescer de forma controlada, acelerar nas margens e nos tempos de execução. Agradavelmente, o Futuro também se vai fazer de Mota!
https://marketresearchtelecast.com/bide ... -us/83915/
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