CoronaVirus, panico justificado...?
Re: CoronaVirus, panico justificado...?
Com esta incrível recuperação de Portugal nos números de Covid, agora estou ansioso por ouvir na TV que Portugal vai enviar para a Alemanha, uma equipa de apoio ao Covid 

- Registado: 7/4/2007 17:13
Pata-Hari Escreveu:Temos 600 000 idosos acima dos 80 anos segundo a pordada. Foram administradas mais de 650 000 doses mas apenas 12% dos idosos (portanto, das 650, apenas 78 000 doses foram para idosos assumindo que apenas foi ainda dada uma dose por pessoa).
Seria agora engraçado saber quem foram as 572 000 doses remanescentes. Quantos médicos e enfermeiros e bombeiros temos...?
(contas de merceeiro)
Não foram só os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar), bombeiros vacinados. Os profissionais dos lares representam uma fatia muito grande.
Em média é necessário 1 funcionário para cada 2 utentes. Vivem cerca de 100 mil idosos em lares, mais outros tantos recebem apoio domiciliário. Só aqui estamos a falar de mais de 50 mil funcionários já vacinados com 2 doses.
- Registado: 25/2/2008 17:56
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... m-portugal
Muito boas noiticias.
Com isso ja falta pouco para voltar a normalidade. É só fazer mais um esforço aos que realmente querem que isto passe.
Imunidade de grupo esperada no início de agosto em Portugal
Muito boas noiticias.

- Registado: 29/11/2007 11:56
cloudexpert Escreveu: MAs depois a minha esposa lixa-os, quem tiver uma nota muito alta, ou que desconfie, tem de fazer uma oral, e já houve alguns que se lixaram `à grande ! . .
Muito mazinha

Essas burocracias das protecções de dados são uma anedota.
Isto e história dos cookies, em vez de se asseguraram que existe uma lei que obriga as empresas a não usar os dados das pessoas para terceiros, deram a volta ao assunto obrigando as pessoas a lerem os termos e condições do uso de cookies. Ridículo imagino o custo que a UE tem por ano em perda de produtividade só de pessoas que têm de ler esta treta dos cookies. Estamos a falar da centena de milhões e isto considerando que só ajusta/lê 10% do termos e condições de cookies. O resultado prático é 0, pior que agora muitas vezes consentimos muita coisa que não temos interesse nenhum em consentir. O progressismo é uma doença muito pior que o covid.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson

Pessoas de idade ≥50 anos, com pelo menos uma das seguintes patologias:
- Insuficiência cardíaca;
- Doença coronária;
- Insuficiência renal (Taxa de Filtração Glomerular < 60ml/min);
- (DPOC) ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.
Pessoas com 80 ou mais anos de idade.
[/quote]
Originalmente, a primeira fase representava cerca de 1 milhão de individuos (2 milhões de doses) mas entretanto deverá representar mais (não faço ideia de quantas pessoas com mais de 80 anos e sem uma das outras patologias indicadas existem). Mas, nesta altura, teremos menos de metade dos individuos elegíveis para a primeira fase com primeira toma. Talvez 1/3, não sei...[/quote]
Se não fosse um assunto serio, diria que isto é uma anedota, onde é que eles tem um registo nacional de quem se enquadra nestas patologias ?, não está em causa o critario, mas sim com sabem.
Centros de saúde ?
Ou existe algum registo central do estado de sude de cada uma. Não porque a maior aberração que é a comissão de proteção de dados, a entidade que mais contribui para o não avanço de uma sociedade, não iria permitir um registo dessa natureza.
Isto é a mesma entidade que não permite que os alunos sejam filmados a realizar exames remotamente, eu digo isto porque a minha esposa é professora do ensino Superior e já detetou alunos que não sabem um boi da assunto, terem grandes notas, o esquema é simples, Pagam a explicadores que ou estão na mesma sala que eles, ou via aplicações de acesso remoto fazem o exame por eles. MAs depois a minha esposa lixa-os, quem tiver uma nota muito alta, ou que desconfie, tem de fazer uma oral, e já houve alguns que se lixaram `à grande ! . Se não houvesse a coisa de não se poder filmar os alunos ou de não se poder exigir que tenham uma camara a filmar a sala onde fazem o teste isso não acontecia...ma enfim.. a proteção de dados essa sagrada não pode se violada. Mas depois os alunos ricos que podem pagar uns milhares a um explicador para fazer o exame por eles safam-se ....
Eu nos meus exames de certificações tenho n camaras a filmarem-me, e isso não me incomoda.
Por isso isto dos critério de doenças, é uma anedota.
Criticar é fácil, também não tenho solução.
- Registado: 6/2/2021 11:42
O quadro do plano original é útil por incluir números/estimativas mas julgo que já não está totalmetne actualizado, estão aqui os grupos prioritários actualizados:
https://www.sns.gov.pt/vacinacaocovid19 ... oritarios/
Originalmente, a primeira fase representava cerca de 1 milhão de individuos (2 milhões de doses) mas entretanto deverá representar mais (não faço ideia de quantas pessoas com mais de 80 anos e sem uma das outras patologias indicadas existem). Mas, nesta altura, teremos menos de metade dos individuos elegíveis para a primeira fase com primeira toma. Talvez 1/3, não sei...
https://www.sns.gov.pt/vacinacaocovid19 ... oritarios/
Fase 1:
A partir de dezembro de 2020:
Profissionais de saúde envolvidos na prestação de cuidados a doentes;
Profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos;
Profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e instituições similares;
Profissionais e utentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).
A partir de fevereiro de 2021:
Pessoas de idade ≥50 anos, com pelo menos uma das seguintes patologias:
- Insuficiência cardíaca;
- Doença coronária;
- Insuficiência renal (Taxa de Filtração Glomerular < 60ml/min);
- (DPOC) ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.
Pessoas com 80 ou mais anos de idade.
Originalmente, a primeira fase representava cerca de 1 milhão de individuos (2 milhões de doses) mas entretanto deverá representar mais (não faço ideia de quantas pessoas com mais de 80 anos e sem uma das outras patologias indicadas existem). Mas, nesta altura, teremos menos de metade dos individuos elegíveis para a primeira fase com primeira toma. Talvez 1/3, não sei...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pata-Hari Escreveu:Bem, então parece que foram vacinados (pelo menos uma dose) todos os profissionais passíveis de serem vacinados. Agora vai ser "só" ver explodir as vacinações dos idosos e prioritários.
Creio que uma parte ja foi igualmente vacinado com a segunda dose, pois a mesma tem de ser tomada se não estou em erro, 2 semanas depois da primeira dose.
Bem, então parece que foram vacinados (pelo menos uma dose) todos os profissionais passíveis de serem vacinados. Agora vai ser "só" ver explodir as vacinações dos idosos e prioritários. 

Já agora, aqui ficam também o quadro com os grupos prioritários para vacinação segundo o que foi apresentado no plano de vacinação e que inclui estimativa do número de individuos.

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pata-Hari Escreveu:Temos 600 000 idosos acima dos 80 anos segundo a portada. Foram administradas mais de 650 000 doses mas apenas 12% dos idosos (portanto, das 650, apenas 78 000 doses foram para idosos assumindo que apenas foi ainda dada uma dose por pessoa).
Seria agora engraçado saber quem foram as 572 000 doses remanescentes. Quantos médicos e enfermeiros e bombeiros temos...?
Segundo a DGS, 432 mil doses foram primeira dose e 248 mil foram segunda dose.
A Pordata também tem números para o pessoal ao serviço nos hospitais:
https://www.pordata.pt/Portugal/SNS+pessoal+ao+servi%C3%A7o+nos+hospitais+e+centros+de+sa%C3%BAde+++Continente-3322
Actualização da evolução das vacinas administradas. Os números estão agora mais ou menos estabilizados um pouco acima das 20 mil vacinas por dia (21.6 mil vacinas por dia na última semana).

Temos 600 000 idosos acima dos 80 anos segundo a pordada. Foram administradas mais de 650 000 doses mas apenas 12% dos idosos (portanto, das 650, apenas 78 000 doses foram para idosos assumindo que apenas foi ainda dada uma dose por pessoa).
(contas de merceeiro)
(contas de merceeiro)
BearManBull Escreveu:Surreal...
No Hospital Garcia de Orta, em Almada, os cirurgiões foram colocados em teletrabalho. "Houve uma proposta do diretor de serviço para que uma boa parte dos cirurgiões ficasse em teletrabalho, que foi aceite pela direção clínica"
Médicos queixam-se de sobrecarga estando cirurgiões em teletrabalho
A meu ver a questão do Covid está a dar muito jeito a muita gente!!!
Nos hospitais, a classe médica já foi vacinada, mas ainda não atendem os familiares pessoalmente!
No HSJ no Porto alguns serviços são uma comédia... com aprendizes de médicos a fazer muito trabalho que deveria ser feito por pessoas experientes e como os familiares não podem visitar os doentes, têm de acreditar que os serviços estão a prestar um bom serviço... mesmo que o utente após alta de uma cirurgia, volte para as urgências dos hospital e fique desde sexta-feira até segunda feita com soro e sem comer, à espera de uma reavaliação!!!!
Quando uma pessoa precisa dos hospitais e começa a ver o funcionamento de alguns serviços, fica assustado com a gestão dos nossos impostos!
Será admissível ao fim de semana apenas haver médicos nas urgências dentro do HSJ?!?!? Se é assim, porque não acabam com os médicos nos vários serviços e colocam apenas médicos nas urgências durante toda a semana?!?!
Surreal...

No Hospital Garcia de Orta, em Almada, os cirurgiões foram colocados em teletrabalho. "Houve uma proposta do diretor de serviço para que uma boa parte dos cirurgiões ficasse em teletrabalho, que foi aceite pela direção clínica"
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Desemprego aumentou para máximos de quase quatros no primeiro mês do segundo confinamento
No final de janeiro estavam inscritos mais de 420 mil desempregados nos centros de emprego, o que representa um aumento de mais de 20 mil pessoas no mês em que arrancou o segundo confinamento em Portugal.
MAS AQUI SO SE PREOCUPAM POR ALGUNS INTERNADOS DE MAIS DE 80 ANOS E NAO PELA TRAGEDIA DE MILHARES DE ADULTOS E JOVENS
No final de janeiro estavam inscritos mais de 420 mil desempregados nos centros de emprego, o que representa um aumento de mais de 20 mil pessoas no mês em que arrancou o segundo confinamento em Portugal.
MAS AQUI SO SE PREOCUPAM POR ALGUNS INTERNADOS DE MAIS DE 80 ANOS E NAO PELA TRAGEDIA DE MILHARES DE ADULTOS E JOVENS
- Registado: 25/2/2019 17:26
curioso uns constarem das listas e outros não...
Pata-Hari Escreveu:Alguém tem dados da distribuição da população por faixas etárias? quanto idosos temos acima dos 90 anos anos? e acima dos 80?
Tenho um familiar com mais de 80 e com uma comorbilidade importante (diabetes) e que ainda não consta sequer na lista dos prioritários. Os amigos dele em situações semelhantes, nenhum consta ainda nas listas. Gostaria de saber como estão as listas a ser feitas e quanto faltará para se passar dos idosos de 90 anos para os de 80.
Imagino que as prioridades sejam idosos em lares, idosos acima dos 90 com comorbilidade, acima dos 85 com comorbilidade... e depois?
Creio que as prioridades sejam diferentes de região para região! Ou seja, a prioridade não será em termos nacionais, mas sim regionais (talvez faça sentido...).
A minha avó de 99 e o meu pai de 86 e um tio de 85 com diabetes (num dos concelhos do Porto) ainda não foram chamados para ser vacinados.
Num lar que conheço perfeitamente, foram vacinados todos os utentes e funcionários internos Á EXCEPÇÃO daqueles funcionários que fazem serviço ao domícilio com entrega de comida e apoio à higiéne!!! Estes que poderão ser os meios condutores para transmitir o vírus, não foram vacinados, o que não faz sentido!
Em Cabeceiras de Basto, tenho tios que já foram vacinados e são muito mais novos (>70 anos) e sem problemas relevantes!
Masterchief Escreveu:
Ou o numero de vacinas aumenta drasticamente ou vai ser muito complicado obter imunidade de grupo tão cedo...
Qual o problema..mantem tudo fechado.por.5 meses e pronto...

É como vocês pensam aqui
Ouvi agora que o Durão Barroso vai ser o responsável pelo consórcio COVAX.
Mau sinal... eu não confiava 10c nas mãos deste "senhor"(?).
Mau sinal... eu não confiava 10c nas mãos deste "senhor"(?).
E aqui neste artigo do publico alguns numeros interessantes por escalão etário, região, etc. O artigo é de dia 20/02.
https://www.publico.pt/interactivo/vacina-covid-19
Segundo o artigo foram vacinados até agora das 656.411 doses, 12% de idosos acima de 80 anos. Isto em 3 semanas. Isto dá uma média de 3750 idosos por dia. Muito pouco.
Tendo em conta que o grupo de mais de 80 anos, segundo a pordata, é de 671.660 pessoas e a manter-se este nível de vacinação de idosos com mais de 80 anos, a vacinação deste grupo etário levaria mais 158 dias. O que significa mais de 5 meses. E estamos a falar apenas deste grupo.
Ou o numero de vacinas aumenta drasticamente ou vai ser muito complicado obter imunidade de grupo tão cedo...
Como está a correr a vacinação da covid-19? Compare Portugal com os outros países
https://www.publico.pt/interactivo/vacina-covid-19
Segundo o artigo foram vacinados até agora das 656.411 doses, 12% de idosos acima de 80 anos. Isto em 3 semanas. Isto dá uma média de 3750 idosos por dia. Muito pouco.
Tendo em conta que o grupo de mais de 80 anos, segundo a pordata, é de 671.660 pessoas e a manter-se este nível de vacinação de idosos com mais de 80 anos, a vacinação deste grupo etário levaria mais 158 dias. O que significa mais de 5 meses. E estamos a falar apenas deste grupo.
Pata-Hari Escreveu:Alguém tem dados da distribuição da população por faixas etárias? quanto idosos temos acima dos 90 anos anos? e acima dos 80?
Tenho um familiar com mais de 80 e com uma comorbilidade importante (diabetes) e que ainda não consta sequer na lista dos prioritários. Os amigos dele em situações semelhantes, nenhum consta ainda nas listas. Gostaria de saber como estão as listas a ser feitas e quanto faltará para se passar dos idosos de 90 anos para os de 80.
Imagino que as prioridades sejam idosos em lares, idosos acima dos 90 com comorbilidade, acima dos 85 com comorbilidade... e depois?
Tens aqui os números aproximados por faixas etárias na pordata (obtidos do INE):
https://www.pordata.pt/Portugal/Popula%C3%A7%C3%A3o+residente++m%C3%A9dia+anual+total+e+por+grupo+et%C3%A1rio-10
Os mais recentes são e 2019, actualizados em Junho de 2020, não deverá fugir muito disto e devem ser de qq das formas os mais actuais disponiveis.
O meu pai tem 86 anos e diabetes. E faz parte da lista prioritária (já conferi) mas até hoje ainda não foi sequer contactado.
Na semana que iniciaram a vacinação dos idosos com mais de 80 anos contactei o centro de saúde da área de residencia do meu pai, via email, e eles atenciosamente (não tenho nada contra estes profissionais. Acho que fazem milagres com os meios á disposição) ligaram-me por telemóvel. pois eu tinha pedido para alterar o contacto do meu pai pelo meu visto que o meu pai não sabe ver mensagens no telemóvel, e a senhora que me ligou informou-me que o meu pai seria contactado assim que chegasse a sua vez. E até desabafou comigo que não seria para já porque aparentemente, segundo informação transmitida e que ela esperava estar incorreta, iam receber 30 doses de vacina naquela semana. Estamos a falar de uma zona central do porto... e não é nenhum rumor, foi-me transmitido por alguém responsável no processo de vacinação.
Mas entretanto os propagandistas do governo já fizeram o seu show-off nas TVs a vacinar uma 1/2 dúzia de velhinhos por isso o trabalho já está feito e a opinião publica controlada. E isso é que interessa a este governo. Enganar as pessoas e manter a popularidade.
Depois chamam populistas aos outros...
Hoje é a data exata do primeiro caso detectado na Itália.. A um ano atrás. É dali tudo mudou
Alguém tem dados da distribuição da população por faixas etárias? quanto idosos temos acima dos 90 anos anos? e acima dos 80?
mais_um Escreveu:Um dia gostava de descobrir como um pessoa que ficou limitada nos seus movimentos faz uma vida normal porque eu estou limitado nos meus movimentos e não consigo fazer a minha vida normal mas o problema deve ser meu.
Vais deixar de fazer sexo porque alguém no. Governo te disse para não receber ninguém??
Se te deixas manipular assim o problema é mesmo teu
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: condehumberto, Goya777, Jonas74, MP65, Olhar Leonino, Opcard33, PAULOJOAO, Shimazaki_2, silva_39, Zguibz2 e 190 visitantes