CoronaVirus, panico justificado...?
Re: CoronaVirus, panico justificado...?
pepe7 Escreveu:É impressionante...
Fui bem claro, não estou a falar de picos...estou a falar de numero de contágio e mortalidade por milhão de habitantes no inverno (frio)..nada de desvitalizar a realidade...
O numero de contagios tens os graficos, sobem e descem em momentos muito proximos.
A mortalidade covid, em momentos de pico como foi o que passamos, está muito relacionada com a resposta do sistema de saude de cada pais.
A realidade não se desvitaliza, pode-se desvirtuar. Já os dentes podem ser desvitalizados.
- Registado: 19/12/2002 2:50
Qualnhick Escreveu:O PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas de 2019, com 39,3%, num estudo da Eurosondagem em que o Chega passa a terceiro partido nas intenções de voto.
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... ra-posicao
Pode ser o melhor nas da Eurosondagem (o que é relevante) mas não é nem pouco mais ou menos o melhor de todas as sondagens.
Com essa sondagem parece-me que se mantém mais ou menos estável a tendência no agregado das sondagens.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Qualnhick Escreveu:pepe7 Escreveu:Por milhão de habitantes...nada de desvitalizar a realidade...
Em Portugal o pico foi dia 28 de Janeiro em Espanha 26 de Janeiro, 2 dias de diferença.
É impressionante...
Fui bem claro, não estou a falar de picos...estou a falar de numero de contágio e mortalidade por milhão de habitantes no inverno (frio)em comparação...nada de desvirtuar a realidade...
pepe7 Escreveu:artista,
Consegues perceber/explicar o porquê de só fazer frio neste inverno em Portugal e em Espanha pelos vistos "não"!
Conforme gráficos em anexo, relativo à mortalidade por covid e os padrão de mortalidade entre diferentes populações (Z-scores) : https://www.euromomo.eu/how-it-works/what-is-a-z-score/
Quando comparados os últimos invernos entre ambos os países os padrões de mortalidade são muito similares : 2017/2018, 2018/2019, 2019/2020.
E neste inverno 2020/2021 o desvio é enorme! Como por covid.
https://www.euromomo.eu/graphs-and-maps#map-of-z-scores
https://ourworldindata.org/coronavirus-data-explorer
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=90128&start=8675#p1627340
Nota : alterei/corrigi o lapso ortográfico (desvirtuar)
Editado pela última vez por pepe7 em 14/2/2021 20:42, num total de 2 vezes.
MarcoAntonio Escreveu:Até meados de Janeiro o PS mantinha uma tendência estável (marginalmente de subida) no agregado das sondagens.
Não é totalmente clara a tendência actual e é ainda um bocado cedo para dizer se está a inverter para baixa com base em sondagens, é preciso esperar algum tempo (isto é, recolher mais sondagens recentes).
O PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas de 2019, com 39,3%, num estudo da Eurosondagem em que o Chega passa a terceiro partido nas intenções de voto.
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... ra-posicao
MarcoAntonio Escreveu:GaioAzul Escreveu:Sendo de 2017 (pre-covid19), nem fala de Covid, mas sim de doenças cardiovasculares. Em conclusão, o aumento de doentes nos hospitais no Inverno não se deve só ao vírus. É algo que acontece em todos os países.
Entre os doentes com covid19, qual é a percentagem dos que estão internados realmente somente por terem covid? Talvez alguém já tivesse apontado os números reais. Admito que não leio os posts diariamente.
Poucas pessoas morrem estritamente de covid mas isto é enganador e não é particularmente relevante. Para o que tens de olhar é para o excesso de óbitos, excesso de internamentos (hospitalizações e UCI's) atribuível a COVID. O que hoje está longe de ser debatível, claramente o COVID está a ter um impacto muito significativo nestes indicadores, a colocar pessoas que (mesmo tendo outras comorbidades) não iriam estar internadas ou não teriam morrido nesta altura não fosse o covid.
Claro que os óbitos aumentam no inverno, já sabemos isso (por doenças respiratórias e outras). E também aumentam durante ondas de calor.GaioAzul Escreveu:Atenção, não estou a dizer que este vírus não existe, antes pelo contrário. Tambem não estou a diminuir a sua importância. Estou simplesmente a dizer que o número de internamentos naturalmente inflaciona no Inverno.
Seria estranho que dissesses depois de há dias ter dito que tiveste e que tiveste sintomas que não passam pela cabeça de ninguém.GaioAzul Escreveu:Uma amiga minha esteve 15 dias internada no hospital de Garcia da Horta há umas 3/4 semanas atrás. Entrou com urgência com problemas diabéticos (também tem outras comorbidades). Melhorou substancialmente ao fim de 3 dias mas continuou internada sob observação. Ela própria não entende porque não libertou a cama.
A tua amiga é médica? Podes partilhar a informação médica e a opinião/justificação dos médicos? E se não podes, para que é que isto serve, o que é que isto informa ou esclarece?
Tu vens frequentemente com histórias pessoais ou de amigos ou conhecidos ou vizinhos e eu tenho imensa dificuldade em perceber a relevância/significância destas histórias. Não se consegue concluir nada destas histórias. Isto não é o tipo de informação em que alguém se deva basear para formar opiniões, é o tipo de informação que deve ser descartado (ou se consegue esclarecer e obter mais informação credível/útil/relevante ou não serve para nada).
Exactemente por isso, digo que não descarto a gravidade do vírus. Não é obvio?
Sim, tenho muitas histórias pessoais. Não é normal?
As minhas experiências pessoais podem ser informativas ou não (cada um escolhe). Para mim, são.
Tenho cancro e apesar de ter covid não fui admitido no hospital. Os meus síntomas, a pesar do normal, incluiram dores insustentáveis na parte do queixo e dos olhos.
Tira as conclusões que quiseres.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."
"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
pepe7 Escreveu:Por milhão de habitantes...nada de desvitalizar a realidade...
Em Portugal o pico foi dia 28 de Janeiro em Espanha 26 de Janeiro, 2 dias de diferença.

Qualnhick Escreveu:É só para se ter a percepção da subida e queda de número de infetados quer em Portugal quer em Espanha e que ocorreram em momentos muito proximos.
Certo. Como já disse, eu pessoalmente não tenho dúvidas que o frio tem impacto (há ampla informação sobre isso). A questão para mim não está se houve impacto do frio (parto do princípio que houve, claramente o virus tem características sazonais e isso já está na literatura, portanto é o expectável). A questão para mim é quanto da subida se justifica pelo frio e se e quanto outros factores contribuiram (estou bastante certo que houve outros factores e olhar para os gráficos que eu disse e na forma que eu disse, que é claramente a mais correcta, sugere que haverá outros factores exógenos ao clima a contribuir).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Qualnhick Escreveu:pepe7 Escreveu:Consegues perceber/explicar o porquê de só fazer frio neste inverno em Portugal e em Espanha pelos vistos "não"!

Qualnhick Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Nesta altura do campeonato, o mais correcto é colocar os números per capita. A Espanha é, grosso modo, 4.5x maior que Portugal demograficamente falando (e geograficamente também não anda muito longe disso).
É só para se ter a percepção da subida e queda de número de infetados quer em Portugal quer em Espanha e que ocorreram em momentos muito proximos.
Estou a comparar o momento, nao o numero de.

Por milhão de habitantes...nada de desvirtuar a realidade...
Nota : alterei/corrigi o lapso ortográfico.
Editado pela última vez por pepe7 em 14/2/2021 20:39, num total de 1 vez.
MarcoAntonio Escreveu:Nesta altura do campeonato, o mais correcto é colocar os números per capita. A Espanha é, grosso modo, 4.5x maior que Portugal demograficamente falando (e geograficamente também não anda muito longe disso).
É só para se ter a percepção da subida e queda de número de infetados quer em Portugal quer em Espanha e que ocorreram em momentos muito proximos.
Estou a comparar o momento, nao o numero de.
Nesta altura do campeonato, o mais correcto é colocar os números per capita. A Espanha é, grosso modo, 4.5x maior que Portugal demograficamente falando (e geograficamente também não anda muito longe disso).
E dado que os casos confirmados são pouco robustos e dependem altamente da testagem, é preferível olhar para outros (ou no mínimo, olhar também para outros) indicadores como óbitos confirmados, internamentos, etc.
E dado que os casos confirmados são pouco robustos e dependem altamente da testagem, é preferível olhar para outros (ou no mínimo, olhar também para outros) indicadores como óbitos confirmados, internamentos, etc.
Nesta altura do campeonato, o mais correcto é colocar os números per capita. A Espanha é, grosso modo, 4.5x maior que Portugal demograficamente falando (e geograficamente também não anda muito longe disso).
pepe7 Escreveu:Consegues perceber/explicar o porquê de só fazer frio neste inverno em Portugal e em Espanha pelos vistos "não"!

GaioAzul Escreveu:Sendo de 2017 (pre-covid19), nem fala de Covid, mas sim de doenças cardiovasculares. Em conclusão, o aumento de doentes nos hospitais no Inverno não se deve só ao vírus. É algo que acontece em todos os países.
Entre os doentes com covid19, qual é a percentagem dos que estão internados realmente somente por terem covid? Talvez alguém já tivesse apontado os números reais. Admito que não leio os posts diariamente.
Poucas pessoas morrem estritamente de covid mas isto é enganador e não é particularmente relevante. Para o que tens de olhar é para o excesso de óbitos, excesso de internamentos (hospitalizações e UCI's) atribuível a COVID. O que hoje está longe de ser debatível, claramente o COVID está a ter um impacto muito significativo nestes indicadores, a colocar pessoas que (mesmo tendo outras comorbidades) não iriam estar internadas ou não teriam morrido nesta altura não fosse o covid.
Claro que os óbitos aumentam no inverno, já sabemos isso (por doenças respiratórias e outras). E também aumentam durante ondas de calor.
GaioAzul Escreveu:Atenção, não estou a dizer que este vírus não existe, antes pelo contrário. Tambem não estou a diminuir a sua importância. Estou simplesmente a dizer que o número de internamentos naturalmente inflaciona no Inverno.
Seria estranho que dissesses depois de há dias ter dito que tiveste e que tiveste sintomas que não passam pela cabeça de ninguém.
GaioAzul Escreveu:Uma amiga minha esteve 15 dias internada no hospital de Garcia da Horta há umas 3/4 semanas atrás. Entrou com urgência com problemas diabéticos (também tem outras comorbidades). Melhorou substancialmente ao fim de 3 dias mas continuou internada sob observação. Ela própria não entende porque não libertou a cama.
A tua amiga é médica? Podes partilhar a informação médica e a opinião/justificação dos médicos? E se não podes, para que é que isto serve, o que é que isto informa ou esclarece?
Tu vens frequentemente com histórias pessoais ou de amigos ou conhecidos ou vizinhos e eu tenho imensa dificuldade em perceber a relevância/significância destas histórias. Não se consegue concluir nada destas histórias. Isto não é o tipo de informação em que alguém se deva basear para formar opiniões, é o tipo de informação que deve ser descartado (ou se consegue esclarecer e obter mais informação credível/útil/relevante ou não serve para nada).
Um estudo interessante de 2017 acerca do aumento das hospitalizações no inverno nos EUA.
https://www.sciencedaily.com/releases/2 ... 150027.htm
Sendo de 2017 (pre-covid19), nem fala de Covid, mas sim de doenças cardiovasculares. Em conclusão, o aumento de doentes nos hospitais no Inverno não se deve só ao vírus. É algo que acontece em todos os países.
Atenção, não estou a dizer que este vírus não existe, antes pelo contrário. Tambem não estou a diminuir a sua importância. Estou simplesmente a dizer que o número de internamentos naturalmente inflaciona no Inverno.
Uma amiga minha esteve 15 dias internada no hospital de Garcia da Horta há umas 3/4 semanas atrás. Entrou com urgência com problemas diabéticos (também tem outras comorbidades). Melhorou substancialmente ao fim de 3 dias mas continuou internada sob observação. Ela própria não entende porque não libertou a cama.
https://www.sciencedaily.com/releases/2 ... 150027.htm
Sendo de 2017 (pre-covid19), nem fala de Covid, mas sim de doenças cardiovasculares. Em conclusão, o aumento de doentes nos hospitais no Inverno não se deve só ao vírus. É algo que acontece em todos os países.
Atenção, não estou a dizer que este vírus não existe, antes pelo contrário. Tambem não estou a diminuir a sua importância. Estou simplesmente a dizer que o número de internamentos naturalmente inflaciona no Inverno.
Uma amiga minha esteve 15 dias internada no hospital de Garcia da Horta há umas 3/4 semanas atrás. Entrou com urgência com problemas diabéticos (também tem outras comorbidades). Melhorou substancialmente ao fim de 3 dias mas continuou internada sob observação. Ela própria não entende porque não libertou a cama.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."
artista_ Escreveu:Qualnhick Escreveu:artista_ Escreveu:Se houver confirmação será algo que acho que todos já empíricamente desconfiávamos, basta olhar para o que sucedeu no verão...
Ou o que sucedeu agora com a subida da temperatura (e nao com o confinamento).
Mas basta andar para tras 2 ou 3 paginas para ver que até o facto da temperatura ser fator preponderante nas doenças respiratórias é posto em causa.
É posto em causa porque não há (ou havia) dados que o confirmem. Mas o que é que isso tem a ver com o confinamento? Mesmo que se confirme que uma boa parte do aumento do número de casos tem a ver com a vaga de frio, isso não quer dizer que o confinamento não é solução, o que não ajuda. Engraçado que facilmente chegas à conclusão que o frio justifica o aumento de casos, mas que o confinamento faz inverter a tendência ... isso nem pensar! Lá está é a lógica da batata, para o que te interessa basta um indício, para o que não te interessa, vais sempre encontrar alguém que defenda o que tu defendes, mesmo que se consigas encontrar um ou outro...
artista,
Consegues perceber/explicar o porquê de só fazer frio neste inverno em Portugal e em Espanha pelos vistos "não"!
Conforme gráficos em anexo, relativo à mortalidade por covid e os padrão de mortalidade entre diferentes populações (Z-scores) : https://www.euromomo.eu/how-it-works/what-is-a-z-score/
Quando comparados os últimos invernos entre ambos os países os padrões de mortalidade são muito similares : 2017/2018, 2018/2019, 2019/2020.
E neste inverno 2020/2021 o desvio é enorme! Como por covid.
https://www.euromomo.eu/graphs-and-maps#map-of-z-scores
https://ourworldindata.org/coronavirus-data-explorer
artista_ Escreveu:.. .e no entanto todos os países os estão a usar... e tu próprio os defendes, achas é que seriam com medidas muito menos agressivas, no fundo o que tivémos até dezembro e que descambou no que todos vimos, mas que tu dizes que foi da vaga de frio...mas não consegues explicar porque é que Portugal já tinha níveis muito elevados em novembro e dezembro com temperaturas bastante agradáveis e todo o país.
Contra evidencias científicas, mas nem todos estao a fazer lockdowns agressivos, e eu nao defendo o lockdown.
A partir do momento em que perdes as controlo sobre as cadeias de contagio, em que nao sabes como a pessoa foi infectada, nao tens controlo sobre a infecção. É uma mistificação pensar se que controlas a infeccao ... nao controlas.
Como, alias, ves nos lares. Pessoas confinadas em que os contactos com o exterior sao testados regularmente e no entanto é o que é. A bem da verdade em Portugal nao se sabe bem como é porque a dgs esconde esses dados, vamos apenas sabendo pelas noticias.
Quando ainda por cima se sabe que os ambientes fechados sao causa de agravamento da transmissão de doencas respiratorias o que é que fazemos ? Mandamos as pessoas estarem fechadas em casa com 20% da população a sair de casa e entrar...
O estudo que aqui publiquei relaciona a queda da temperatura com a transmissao da doenca.
Quando dizes que novembro e dezembro teve temperaturas amenas, nao é verdade.
Novembro foi o mes de novembro mais quente desde nao sei quando mas a temperatura continuou a cair relativamente a outubro.
Relativamente a dezembro foi mais frio que a media.
temperatura media outubro = 15.3
temperatura media novembro = 13.7
temperatura media dezembro = 9.7
Vamos ter agora outro exemplo, a republica checa.
O governo queria continuar o lockdown, nao passou no parlamento.
A partir de domingo deixa de haver lockdown, apesar de poder continuar a haver confinamentos locais.
Vamos ver como evolui a doenca lá.
Até agora o resultado do confinamento foi un desastre e os casos estavam a subir nos ultimos dias. Vamos ver se daqui a 7/10 dias os casos começam a cair, se disparam ou se mantêm.
Qualnhick Escreveu:artista_ Escreveu:Eu compreendo que tu defendas uma coisa diferente, no pormenor também eu faria de outra forma. Mas enviesares os dados, olhar só para o que te interessa, valorizar os que te interessam... não te ajuda nada a defenderes o que estás a defender.
Volto a repetir, não há evidência cientifica robusta que demonstre que o lockdown funcione.
Os estudo apontam no sentido de que outro tipo de medidas tenham melhores efeitos que os lockdown.
Temos, em Portugal, aproximadamente 5 milhoes de trabalhadores.
No pico do lockdown no ano passado tivemos 1 milhão de trabalhadores em tele trabalho.
Podes considerar que temos mais 1 milhao de desempregados e que neste momento estao 2 milhoes em tele trabalho.
Terias 2 milhoes de pessoas a trabalhar e a voltar para casa, alguns infectados, que iriam infectar os restantes co habitantes.
Se achas que é o lockdown que está a funcionar, tudo bem ...
.. .e no entanto todos os países os estão a usar... e tu próprio os defendes, achas é que seriam com medidas muito menos agressivas, no fundo o que tivémos até dezembro e que descambou no que todos vimos, mas que tu dizes que foi da vaga de frio...mas não consegues explicar porque é que Portugal já tinha níveis muito elevados em novembro e dezembro com temperaturas bastante agradáveis e todo o país.
Concuíndo, eu também acho que algumas medidas são exageradas, também não fecharia algumas coisas (os cabeleireiros por exemplo) e talvez proibisse outras. Compreendo que haja pessoas que pensem como tu e achem que devíamos fechar muito menos coisas, não aceito é que o façam negando evidências, manipulando informação. Como é que podes defender que foi o frio que causou o aumento do número de infetados (do qual também não há nada que o confirme) ao mesmo tempo que dizes que não há nada que garanta que o os lockdown funcionem? Seria o mesmo que eu dizer (e não o digo) que os lockdown têm funcionado em todos os países e que não há nada que confirme que o aumento do número de casos se deveu à vaga de frio, mesmo que haja alguma coisa que relacione os dois, não há nada que confirme que foi exclusivamente esse facto que justificou a subida astronómica nos números... até seria tentado a dizer que havendo maior contágio com o frio, será ainda mais necessário o lockdown, para reduzir o contágio nessa fase!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Qualnhick Escreveu:Ou seja, a este ritmo (20 mil por dia) para vacinarmos 70% da população precisamos de mais de 1 ano, porque uma % dos vacinados nao ganham imunidade. Entretanto ja passou a imunidade aos primeiros e se nao aumentarmos o ritmo estamos a vacinar uns e a sair da imunidade outros.
Atenção que esse número (aproximado) é para o primeiro trimestre e é uma estimativa baseada no que tem sido divulgado. Supostamente no segundo trimestre a união europeia terá mais vacinas para distribuir, pelo menos é o que dizem/alegam (se vai ser mesmo assim, vamos ter de esperar para ver).
Este episódio é lamentável e na minha opinião a imagem do Cuomo está tremendamente manchada e a mensagem de que seria transparente, completamente arruinada, uma vez que claramente não era verdade.
Há outro episódio que me pareceu bastante chocante também, muito embora não tenha causado dano directo a ninguém que foi o episódio do poster há uns meses atrás.
Há outro episódio que me pareceu bastante chocante também, muito embora não tenha causado dano directo a ninguém que foi o episódio do poster há uns meses atrás.
https://www.google.com/amp/s/www.foxnew ... -board.amp
What truth we now have only came despite Team Cuomo’s best efforts. It took a damning report from Attorney General Tish James and a court order in a months-old Freedom of Information suit to get the Health Department to cough up anything.
And the lies keep getting exposed. It turns out the number of recovering patients sent to nursing homes early in the pandemic — 9,056 — is 40 percent higher than what the DOH claimed in its whitewashing July report. The state just released the new number in response to an Associated Press Freedom of Information request made back in May.
Upon hearing DeRosa’s admission, state Sen. Andrew Gounardes (D-Bay Ridge) called it a "betrayal of the public trust." Absolutely.
What truth we now have only came despite Team Cuomo’s best efforts. It took a damning report from Attorney General Tish James and a court order in a months-old Freedom of Information suit to get the Health Department to cough up anything.
And the lies keep getting exposed. It turns out the number of recovering patients sent to nursing homes early in the pandemic — 9,056 — is 40 percent higher than what the DOH claimed in its whitewashing July report. The state just released the new number in response to an Associated Press Freedom of Information request made back in May.
Upon hearing DeRosa’s admission, state Sen. Andrew Gounardes (D-Bay Ridge) called it a "betrayal of the public trust." Absolutely.
MarcoAntonio Escreveu:Actualização, com números mais animadores estes últimos dias. A média está agora pelas 15.8 mil vacinas por dia, mas com os números que têm sido publicados, não deverá ser possível administrar muito mais que umas 20 mil vacinas por dia at´e ao final do trimestre.
Ou seja, a este ritmo (20 mil por dia) para vacinarmos 70% da população precisamos de mais de 1 ano, porque uma % dos vacinados nao ganham imunidade. Entretanto ja passou a imunidade aos primeiros e se nao aumentarmos o ritmo estamos a vacinar uns e a sair da imunidade outros.
Actualização, com números mais animadores estes últimos dias. A média está agora pelas 15.8 mil vacinas por dia, mas com os números que têm sido publicados, não deverá ser possível administrar muito mais que umas 20 mil vacinas por dia at´e ao final do trimestre.

artista_ Escreveu:Eu compreendo que tu defendas uma coisa diferente, no pormenor também eu faria de outra forma. Mas enviesares os dados, olhar só para o que te interessa, valorizar os que te interessam... não te ajuda nada a defenderes o que estás a defender.
Volto a repetir, não há evidência cientifica robusta que demonstre que o lockdown funcione.
Os estudo apontam no sentido de que outro tipo de medidas tenham melhores efeitos que os lockdown.
Temos, em Portugal, aproximadamente 5 milhoes de trabalhadores.
No pico do lockdown no ano passado tivemos 1 milhão de trabalhadores em tele trabalho.
Podes considerar que temos mais 1 milhao de desempregados e que neste momento estao 2 milhoes em tele trabalho.
Terias 2 milhoes de pessoas a trabalhar e a voltar para casa, alguns infectados, que iriam infectar os restantes co habitantes.
Se achas que é o lockdown que está a funcionar, tudo bem ...
https://regiao-sul.pt/2021/02/12/socied ... uro/529399
El sur también existe diziam na América latina e agora o gritam no Algarve
El sur también existe diziam na América latina e agora o gritam no Algarve
- Registado: 25/2/2019 17:26
Quero ver como vão organizar as vacinas para nos cidadãos comuns que muitos aqui no Algarve nem médico de família temos..
- Registado: 25/2/2019 17:26
Quem está ligado: