Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

pararede

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Alfred E. Neuman » 25/8/2004 19:19

Obrigado Strategor, pelo excelente post

Faço notar também que se unirem os máximos desde 5/5/2004 e traçando uma linha descendente, ela foi justamente quebrada ontem com forte volume ! Ou seja, para atacar a linha o dia era aquele ou quando muito ontem ...!
Anexos
pad.JPG
pad.JPG (35.57 KiB) Visualizado 475 vezes

Registado: 11/8/2004 10:39

por MarcoAntonio » 25/8/2004 16:13

Excelente post, Strategor. Não acompanho a PAD normalmente (e muito menos seus os movimentos nos COF's) mas gostaría de saudar a forma escorreita como apresentaste a leitura que fizeste deles...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Assim sim

por Pato-Bravo » 25/8/2004 16:08

Assim sim, o Strategor dá uma explicação
que me parece fazer "mais" sentido.

Para o Alvo Branco: numa corretora GRANDE
(em Inglês para não fazer publicidade)
puxo o cofre da pad antes das 8:00 am
e fica-se a observar a movimentação
(com uns refresh à mistura).

Para os Visitantes em geral: o vosso IP
é logado dentro do fórum e é sempre
possível fazer o trace da vossa "organização" em
função dele.

Quack
Pato-Bravo

por Visitante » 25/8/2004 15:33

Meus caros,

Com a pararede aconteceu isto :

Abertura segunda feira a 0.32 logo a rapar as vendas todas. Nem a 0.31 negociou. Puxada rápida até 0.34 sem dar tempo para respirar, ficando aqui o cofre comprador. Puseram fortes compras de suporte a 0.31 - 0.32 - 0.33 e 0.34. Tudo isto na 1ª hora de negociação.
Ou seja, atendendo á rapidez da manobra, quem comprou foi na minha opinião, 1 ou 2 fortes especuladores (concertados ou não...) e ficaram com elas entre 0.32 e 0.34, ou seja a fatia de leão. Os "pequenos" que entraram tiveram de o fazer a 0.35 ( preço a que estão maioritariamente comprados)

Depois passou o resto do dia a negociar volumes fracos entre 0.34 - 0.35.

Terça feira : Abertura logo a rapar os 0.35 ficando logo o cofre comprador. Ensaio á resistencia (antigo suporte) dos 0.36 provavelmente feito por muitos particulares (que não queriam ir para a fila nos cofres) e á espera de um dia explosivo. Não se verificou ! fechou a 0.35.

Quarta feira : abertura logo com os 0.35 vendedores por retirada de compras a este nível que tinham ficado de ontem. Quem o fez : os "gorditos" !!
Na minha opinião eles acham que a pararede para subir com consistencia precisa de ser comprada por mais particulares para não serem eles a ficar com tudo nesta fase, correndo o risco, no caso de correr mal ....de serem eles sozinhos a ficarem com os despejos. Então há que deixar respirar a menina na zona 0.34 - 0.36 (até porque a vela de terça foi fraquita em momentum e teria de dar lugar a uma consolidação nestes níveis antes do provável assalto á forte ZONA de resistencia 0.37 - 0.40 (onde muitos se entalaram e estão comprados desde há pelo menos 3 meses). Por isso é que aqui as vendas abundam no cofre a estes níveis.

Faço notar também que se unirem os máximos desde 5/5/2004 e traçando uma linha descendente, ela foi justamente quebrada ontem com forte volume ! Ou seja, para atacar a linha o dia era aquele ou quando muito ontem ...!

Finalmente, hoje estamos a ter um dia de fraquíssima liquidez, típica da consolidação que falei. Quantos dias irá durar ?? Não sei, mas não convinha que fossem mais que 4-5 sessões para que o momentum não se perca ... e depois sim lá terá de fazer um dia uma puxada até aos 0.40 com volumes acima de 20 milhões para que o "serviço" fique completo, devendo aí sim, atrair aqueles que só entram acima disso passada que está a zona das tormentas.
Depois, o filme terá a parte 2 :wink: !!

Caso esta visão não se materialize, o plano dos gorditos terá de ser alterado e accionado o plano B de emergência :mrgreen:

Cumprimentos

Strategor
Visitante

Re: Tavlvez sim... talvez não...

por MarcoAntonio » 25/8/2004 15:23

Pato-Bravo Escreveu:Parece-me um bocado difícil que de ontem para hoje as 88 ordens que perfaziam mais ou menos 3.200.000 de acções, tenham decidido em bloco retirar todas as ordens de compra...mas enfim.

A validade das ordens podía terminar ontem. Muitos investidores colocam ordens válidas só para o próprio dia.

De qq das formas, fenómenos como este demonstram como não é seguro nem linear fazer grandes leituras através dos COF's.

Os COF's alteram com muita facilidade além de que são facilmente manipuláveis. É como eu costumo dizer o «reino do bluff» dado que é uma informação que se sabe que muita gente está a ver (está praticamente acessível a toda a gente) pelo que é uma óptima ferramenta para iludir (para quem tiver meios para isso, claro).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Merlin da bolsa » 25/8/2004 15:20

A análise dos cofres só teem utilidade para os Daytrades, que permitem usar certas técnicas de negociação na abertura e fecho aproveitando as pré-aberturas e os pré-fechos. De resto não se devem considerar pq é irrelevante. Há muitos factores que influenciam as ordens, como algum acontecimento ou simplesmente provocarem este sentimento que estão a provocar em si.
Merlin da bolsa

Re: Tavlvez sim... talvez não...

por Alvo Branco » 25/8/2004 15:15

Antes da abertura, era vizível a "manipulação" onde as ordens de venda a 0,45 e 0,46 iam sendo retiradas, até que abriu nos 0,47. Mais uma vez, acho difícil que os acionistas se sincronizassem, antes das 8 da manhã.

Em parte concordo com o Pato Bravo, é quase impossivel que haja tanta sincronização entre investidores. Mas com um pouco de esforço, lá acreditaremos nessa.

P.S Pato Bravo poderia dizer-me onde retirar informação, antes da abertura dos mercados?
"Errar é humano, mas é incrivel o nível de humanidade a que nós chegamos"

Registado: 10/5/2004 23:36

Tavlvez sim... talvez não...

por Pato-Bravo » 25/8/2004 14:48

Parece-me um bocado difícil que de ontem para hoje as 88 ordens que perfaziam mais ou menos 3.200.000 de acções, tenham decidido em bloco retirar todas as ordens de compra...mas enfim.

Agora não sei se alguém reparou na última puxada da pararede que foi dos 0,45 aos 0,47 em que a conjectura internacional era favorável, e até o Nasdaq subia. Antes da abertura, era vizível a "manipulação" onde as ordens de venda a 0,45 e 0,46 iam sendo retiradas, até que abriu nos 0,47. Mais uma vez, acho difícil que os acionistas se sincronizassem, antes das 8 da manhã, todas as ordens de venda e no final do dia tenha fechado a 0,45 e descido aos infernos dos 0,39 nos restantes dias (semanas),com o panorama internacional favorável (tudo o que era techo se valorizou).

Isto também pode explicar o péssimo do volume do PSI20 neste momento...

Quack
Pato-Bravo

por artista_ » 25/8/2004 12:10

Concordo inteiramente com o Ulisses, também não compreendo porque é que se fala tanto nos cofres, tentando daí tirar tantas conclusões... salvo raras excepções penso que a analise dos cofres serve para pouco, talvez para os daytraders seja importante, agora retirar conclusões para os dias seguintes parece-me pouco produtivo...

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ulisses Pereira » 25/8/2004 11:45

Pato Bravo, mas porque é que que o facto de ontem existirem ordens de compra, faz com que pensemos que elas também existiriam hoje? São duas sessões completamente distintas, com estratégias diferentes por parte dos investidores.

É por isso que franzo sempre o sobrolho sempre que alguém aqui pergunta quantas ordens ficaram nos COF`s depois do fecho da sessão. Isso é irrelevante para a sessão seguinte, onde uma nova jornada de negócios começa. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Ainda dizem que não há manipulação na bolsa...

por Pato-Bravo » 25/8/2004 9:17

Ainda dizem que não há manipulação na bolsa, então reparem o que aconteceu com a Pararede.

Ontem dia, terça-feira, dia 24/AGO/2004 ficaram 88 ordens de compra a 0,35.

Hoje, quarta-feira, diz 25/AGO/2004 com menos de 650.000 acções atiraram-nas para os 0,34.

Fazendo uma analogia com os jogos olímpicos isto cheira a doping por todos os lados.

Quack
Pato-Bravo

pararede

por anas » 24/8/2004 21:42

gostava mais que o fecho da pad,fosse a,.36,mas a .35 nao foi muito mal,relativo a subida de ontem ate que o fecho foi bom,comentarios.

Registado: 29/2/2004 22:20

Quem está ligado: