A única forma...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Percebo do testamento que és mais um..

por Techwiz » 20/8/2004 23:57

dos infelizes que já somando 10.000.000 estão a tentar entrar na acção a 0,3-0,31.
Sem fazer nenhum testamento tudo o que escreves (consciência) são trivialidades seguidas de banalidades pressupostos não confirmados ( se estou ou não a perder dinheiro) especialmente numa acção que ainda no ano passado cotava a 0,18 euros.
Para mim se queres saber a minha posção quanto á PAD é de todo simples e evidente reforçar, reforçar, reforçar.
A diferença entre um analista e um investidor é que o analista (pessoa respeitável quando credível)analisa.
O investidor analisa e investe ou não investe.
Eu investi e continuarei a investir especialmente quando o mercado me dá possibilidades como é agora o caso pois acredito na empresa (após restruturação); no projecto; no crescimento do mercado (nacional e internacionalmente) e principalmente na equipa de Gestão, mais concretamente nos 3 administradores executivos.
Techwiz
 

PADesce

por consciencia » 19/8/2004 23:27

Amigo Techwiz,


Tenho um sério AVISO para si.

É verdade que o aumento de volume confirma o movimento do preço. E assim, genéricamente falando, um aumento de volume num dia de forte queda é um mau sinal, e um aumento de volume num dia de forte subida de preço é um sinal positivo. Assim dita a Análise Técnica dos Volumes.

Só há uma consideração a ter em conta... a tendência.

A tendência da Pararede está de QUEDA... assim, estas quedas diárias que se têm observado no título acompanhadas de fraco volume, são igualmente extremamente negativas. Porquê? Porque o jogo está a ser ganho pelos Ursos, e a bola está agora do lado dos Touros para provarem o que valem nesta acção. São os Touros que têm de provar que as quedas podem parar por aqui, iniciando as suas compras.

O que precisam eles fazer? Precisam de comprar, óbviamente, criando forte volume, num dia de forte subida de preço. Isso iria indicar, pela Análise Ténica dos Volumes, o verdadeiro inicio de uma jornada de compras e de subidas. E são os Touros que precisam de dar agora essa prova. E enquanto não a dão, a única prova de força que existe é da parte dos Ursos, e pela simples lei da inércia, a tendência de queda vai continuar, porque não se deu ainda a inversão dessa tendência.

Portanto, frisando de novo: a continuação das quedas com fraco volume, durante uma tendência de queda dos preços relativamente longa como a que se tem verificado, é perfeitamente normal num bearmarket. Um bearmarket caracteriza-se no fundo, principalmente por falta de liquidez e de volume (como está a acontecer agora), e até porque é a liquidez a única capaz de fornecer combustível para as subidas, por isso, é natural a ausência de volume durante as quedas.

Portanto, a continuação das quedas, com fraco volume não é de admirar.

E na minha opinião, o erro do Techwiz, é o de menosprezar as quedas actuais com fraco volume, por pensar que o fraco volume não confirma essa queda dos preços pela Análise Técnica. É o mesmo que estar a assistir, vendo a nossa casa a arder e dizermos para nós mesmos que "a casa está bem porque ainda não perdeu os alicerces!".

Mas não é incomum as pessoas buscarem justificações, como o Techwiz está agora a fazer, para ignorarem as quedas que estão a acontecer, fazendo crer a si próprios (no caso do Techwiz), que essas quedas são "inválidas" porque não têm volume, e muitas outras imaginativas desculpas, no caso de outras pessoas que também acham demasiado doloroso aceitar a realidade adversa e por isso, precisam enganar-se a si próprias, convencendo-se que está tudo bem, numa tentativa de auto-protegerem o seu ego e pouparem-se à dor psicológica de ter de admitir uma perda, em dinheiro, no mercado.

As quedas podem realmente não ter volume, e já expliquei que isso é comum num bearmarket e não é obrigatóriamente um sinal bullish... mas a queda continua lá, e a agravar-se diáriamente, nos últimos 6 meses, com ou sem volume, as quedas vão-se somando!

A questão que se coloca, é então, saber qual é o nosso ponto de máxima tolerância para essas quedas? É certo que ninguém gosta de vender a perder. É um duro golpe para o nosso Ego, mas a realidade é que as perdas na bolsa são as únicas coisas que podemos controlar totalmente na bolsa. Só nós podemos definir o máximo de perda que estamos dispostos a aceitar com uma determinada acção. Ou em alternativa, a definir quantos anos (décadas talvez) estamos dispostos a esperar para que uma acção no nosso portfolio desvalorizada cerca de 90% demorará a recuperar os 1000% que são necessários para atingir o nosso ponto de break-even (valor de perda nula).

E as regras da bolsa dizem... "limite as suas perdas, deixe correr os seus ganhos". Ora, perante uma realidade de perdas... devemos cortá-las antes de serem demasiado grandes. Assim manda fazer o bom-senso e a regra secular de acima, dos investidores bem-sucedidos na bolsa.

Depois de ler isto, qual será a decisão que o Techwiz vai decidir tomar relativamente à sua PAD?... Tenho muita curiosidade em saber, pois são raras as pessoas que conseguem ter abertura de espírito para analisar a sua posição financeira e auto-analisarem-se a si próprias, quando as coisas estão a correr mal. Mas é um trabalho essencial e necessário de se fazer, se queremos ganhar na bolsa.


Cumprimentos.
consciencia
 

A única forma...

por Techwiz » 19/8/2004 18:04

O forma de negociação da PAD é idêntica a qualquer acção do PSI-20 a sua particulariedade é a elevada dispersão bolsista versus o seu valor por acção.
Assim e considerando que existem em circulação 180.000.000 de acções(free-float) (300.000.000 de acções no total), o que acontece é que todos os movimentos são "exagerados"; mas isto se a liquidez com que eles se desenrolam for significativa (exemplo negociação de mais de 5.000.000 de acções num só dia) se tal não for o caso ou seja se ela sobe ou desce sem liquidez isso só traduz uma tentativa de pequenos investidores actuarem; outro exemplo que significado tem a acção caír 6-7% quando são negociados 2-3.000.000 de títulos; nenhum!
Ao primeiro upside ela sobe 12-15%.
Outro caso seria se a queda fosse feita com elevada liquidez diária aí sim algo se passaria.
Desde Agosto a acção caíu de 0,35-0,36 para 0,32-0,31; á primeira boa notícia ela retoma os 0,36 e aí verás que com volume.
Olho vivo!
Analisa e Pensa, mas decide (de preferência bem).
Techwiz
 


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, Bing [Bot], carlosdsousa, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, Manchini888, nunorpsilva, OCTAMA, peterteam2, PIKAS, PMP69, trilhos2006 e 210 visitantes