E lá voltei novamente ao BCP
Re: UrsoRico e Zé António
bertoluci Escreveu:7º Não ficar ressentido quando o marco bloqueia a minha participação e evita a minha resposta aos posts...
Está equivocado. Não fui eu que o bloqueei...
A administração deste espaço é feita a 3.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
UrsoRico e Zé António
Meus Amigos,
No mercado não existe o certo e o errado, o unico objéctivo é maximizar o lucro das carteiras, é pôr o dinheiro no mercado e retirar frutos disso.
As minhas regras de ouro são :
1º Não conhecer pessoalmente ninguém do caldeirao ou de outro forum... apesar de ter vontade de conhecer alguns participantes é uma regra que não quero quebrar...
2º O unico objéctivo enquanto investidor é maximizar o lucro da carteira...
3º Não ficar melindrado com o que possam escrever do meu pseudónimo...
4º Não ser infuênciado por terceiros...
5º Escrever o que penso...
6º Levar os negócios com boa disposição...
7º Não ficar ressentido quando o marco bloqueia a minha participação e evita a minha resposta aos posts...
No meu entender acho fundamental não me envolver nem me comprometer com o que escrevo(evito meter-me numa armadilha psicológica).... assim desta forma mantenho sempre a mente aberta para fazer as alterações que julgue necessárias...
Abraços e bons negócios
No mercado não existe o certo e o errado, o unico objéctivo é maximizar o lucro das carteiras, é pôr o dinheiro no mercado e retirar frutos disso.
As minhas regras de ouro são :
1º Não conhecer pessoalmente ninguém do caldeirao ou de outro forum... apesar de ter vontade de conhecer alguns participantes é uma regra que não quero quebrar...
2º O unico objéctivo enquanto investidor é maximizar o lucro da carteira...
3º Não ficar melindrado com o que possam escrever do meu pseudónimo...
4º Não ser infuênciado por terceiros...
5º Escrever o que penso...
6º Levar os negócios com boa disposição...
7º Não ficar ressentido quando o marco bloqueia a minha participação e evita a minha resposta aos posts...
No meu entender acho fundamental não me envolver nem me comprometer com o que escrevo(evito meter-me numa armadilha psicológica).... assim desta forma mantenho sempre a mente aberta para fazer as alterações que julgue necessárias...
Abraços e bons negócios
Caro ZéAntónio,
Eu defendi que o BCP estava em lateralização e ele estava mesmo!
Durante mais de dois meses!...
Quando o BCP quebrou essa lateralização em baixa eu encontrava-me de férias. Antes disso tinha prevenido que caso os 1.90/1.91€ fossem quebrados, o BCP ficaría numa situação precária.
A análise que tanta polémica deu, escrevi-a depois de regressar de férias e após uns 3 ou 4 dias a observar o mercado para me re-sintonizar com ele.
Dizer que o mercado me está a contrariar, é no mínimo, falta de bom-senso: a cotação encontrava-se então nos 1.78€, já depois da análise realizou 1.68€ e tem andado nas últimas sessões pelos 1.69-1.72€...
Os anglo-saxónicos têm uma frase que diz assim:
Don't shoot the messenger!
Eu lamento imenso que nos últimos 5 meses e ao contrário por exemplo de 2003 - em que graças às minhas análises francamente optimistas me deixavam bastante mais descansadinho - não encontre motivos para escrever aquilo que a maioría gostaría de ouvir. Acreditem, a culpa não é minha. A sério!...
Eu, preferir, até prefería que isto subisse. Mas os «quereres» no mercado valem zero!

Durante mais de dois meses!...

A análise que tanta polémica deu, escrevi-a depois de regressar de férias e após uns 3 ou 4 dias a observar o mercado para me re-sintonizar com ele.
Dizer que o mercado me está a contrariar, é no mínimo, falta de bom-senso: a cotação encontrava-se então nos 1.78€, já depois da análise realizou 1.68€ e tem andado nas últimas sessões pelos 1.69-1.72€...
Os anglo-saxónicos têm uma frase que diz assim:
Don't shoot the messenger!
Eu lamento imenso que nos últimos 5 meses e ao contrário por exemplo de 2003 - em que graças às minhas análises francamente optimistas me deixavam bastante mais descansadinho - não encontre motivos para escrever aquilo que a maioría gostaría de ouvir. Acreditem, a culpa não é minha. A sério!...
Eu, preferir, até prefería que isto subisse. Mas os «quereres» no mercado valem zero!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re
HomemCristo, disse "post" mas referia-me a "tópico" e estava apenas a responder ao post do Short.
A questão que aqui se põe é que o tópico foi iniciado pelo Bertolucci e o tema "era que ele tinha entrado no BCP".
Caíram-lhe todos os AT's em cima pelo simples facto de o ter feito invocando que o BCP estava a cair e todos os mercados também.
Ninguém lhe deu sequer o benefício da dúvida pois o investimento podia ter como base a AF e contra isso não valeria muito a pena acenar com gráficos.
Todos tinham a certeza que o BCP ia cair mas, passado uma semana, ainda não vi a queda.
O Bertolucci não revelou o valor de entrada mas depreendo que ele terá entrado a 1,70 (nesse dia o BCP só variou entre 1,70 e 1,72). Se assim foi estará a ganhar mais de 1%.
Mesmo que tivesse entrado a 1,71 também estaria a ganhar.
Os doutores ficaram de fora e não ganharam nada ou seja tiveram um pior resultado que o Bertolucci. Zero é pior que 1% acho eu...
E se compraram puts do BCP estarão a perder ainda mais nem que seja em valor temporal.
Portanto, certezas não há na Bolsa, mesmo quando os doutores as proclamam.
Um abraço,
JAS
A questão que aqui se põe é que o tópico foi iniciado pelo Bertolucci e o tema "era que ele tinha entrado no BCP".
Caíram-lhe todos os AT's em cima pelo simples facto de o ter feito invocando que o BCP estava a cair e todos os mercados também.
Ninguém lhe deu sequer o benefício da dúvida pois o investimento podia ter como base a AF e contra isso não valeria muito a pena acenar com gráficos.
Todos tinham a certeza que o BCP ia cair mas, passado uma semana, ainda não vi a queda.
O Bertolucci não revelou o valor de entrada mas depreendo que ele terá entrado a 1,70 (nesse dia o BCP só variou entre 1,70 e 1,72). Se assim foi estará a ganhar mais de 1%.
Mesmo que tivesse entrado a 1,71 também estaria a ganhar.
Os doutores ficaram de fora e não ganharam nada ou seja tiveram um pior resultado que o Bertolucci. Zero é pior que 1% acho eu...
E se compraram puts do BCP estarão a perder ainda mais nem que seja em valor temporal.
Portanto, certezas não há na Bolsa, mesmo quando os doutores as proclamam.
Um abraço,
JAS
- Registado: 18/5/2003 23:20
JAS escreveu:
"short escreveu: "Parabéns Homem Cristo, a excepcional qualidade e verdade do teu post, deixaram o homem sem capacidade de resposta."
Olha que não.
Neste post dizia-se que o BCP descia mais e ainda não vi isso.
Eu tenho continuado a comprar a 1.70 e ainda hoje repeti a dose..."
JAS: Quando dizes "neste post", estavas a referir-te à minha mensagem?
"short escreveu: "Parabéns Homem Cristo, a excepcional qualidade e verdade do teu post, deixaram o homem sem capacidade de resposta."
Olha que não.
Eu tenho continuado a comprar a 1.70 e ainda hoje repeti a dose..."
JAS: Quando dizes "neste post", estavas a referir-te à minha mensagem?
-
Visitante
eheh é verdade!
Obrigado pelo aviso nem tinha reparado
Já devem estar fartos de me lerem...
(oops 1001
)
JCS

Já devem estar fartos de me lerem...

(oops 1001

---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Quero contudo realçar um aspecto: Não digo que o titulo não quebrará os €1,70 (tudo depende da procura e da oferta), apenas tenho reparado nalguma reação por parte do titulo quando este cruza os €1,70, e por isso tenho comentado. Poderá quebrar, o mercado é que manda (e no mercado ainda devem existir uns amigos
com alguns milhões ainda por despejar)...
Cumprimentos
JCS

Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
ZéAntónio...
O que me revolta é quando um optimista faz uma previsão de subida e ganha 1 ou 2 cêntimos, é considerado por todos como um herói, e quando um analista técnico faz uma previsão de descida e o título cai DEZENAS de cêntimos, ele é atacado, insultado, humilhado, sem direito a pedido de desculpas uns meses mais tarde, quando se revela que afinal até acertou... Não é justo!!
Algo está podre nesta mentalidade das pessoas no caldeirão, de só desejarem e acreditarem nas subidas sem reparar que também há necessidade de haver correcções nas bolsas!
Algo está podre quando não se deixa exprimir a voz dos que acreditam nas descidas, sob pena de serem atacados violentamente e nem lhes pedirem desculpa mais tarde, quando se verifica que até tinham razão!
A tudo isto chama-se desonestidade e tirania dos bulls. Desonestidade e tirania da maioria da maioria dos pequenos investidores típicos da bolsa que se querem enganar a si próprios em face da realidade adversa e querem silenciar, e atacam, todas aquelas vozes prudentes em seu redor que lhes queiram mostrar essa mesma realidade adversa.
Mas a verdade é a si próprios que eles se prejudicam, no fundo, querendo acreditar e desejar em algo que a realidade teima em não lhes dar.
Os inevitáveis bearmarkets ensinar-lhes-ão o valor da humildade, esse é o meu conforto.
Passem bem.
Algo está podre nesta mentalidade das pessoas no caldeirão, de só desejarem e acreditarem nas subidas sem reparar que também há necessidade de haver correcções nas bolsas!
Algo está podre quando não se deixa exprimir a voz dos que acreditam nas descidas, sob pena de serem atacados violentamente e nem lhes pedirem desculpa mais tarde, quando se verifica que até tinham razão!
A tudo isto chama-se desonestidade e tirania dos bulls. Desonestidade e tirania da maioria da maioria dos pequenos investidores típicos da bolsa que se querem enganar a si próprios em face da realidade adversa e querem silenciar, e atacam, todas aquelas vozes prudentes em seu redor que lhes queiram mostrar essa mesma realidade adversa.
Mas a verdade é a si próprios que eles se prejudicam, no fundo, querendo acreditar e desejar em algo que a realidade teima em não lhes dar.
Os inevitáveis bearmarkets ensinar-lhes-ão o valor da humildade, esse é o meu conforto.
Passem bem.
-
UrsoRico
visitante
Uma queda de +/- 4% não é indicativa de tendência descendente.
O Marco defendeu a lateralização do bcp desde março até aos 1.78€ e depois a tendência descendente.
O bcp caíu 15% desde os 2.10€ até aos 1.78€ e o Marco defendeu a lateralização, actualmente o bcp cai 4% desde os 1.78€ e o marco defende a tendência descendente. Esta é a grande diferença que encontro. Darei ao Marco os meus parabéns caso o bcp quebre os 1.70€ caso contrário tudo não passou de um engano.
Cumprimentos,
Zé António
O Marco defendeu a lateralização do bcp desde março até aos 1.78€ e depois a tendência descendente.
O bcp caíu 15% desde os 2.10€ até aos 1.78€ e o Marco defendeu a lateralização, actualmente o bcp cai 4% desde os 1.78€ e o marco defende a tendência descendente. Esta é a grande diferença que encontro. Darei ao Marco os meus parabéns caso o bcp quebre os 1.70€ caso contrário tudo não passou de um engano.
Cumprimentos,
Zé António
-
ZéAntónio
O post anterior era em resposta ao post do Zé antónio (esqueci-me de o citar...) 

"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Julgo não ser uma questão de certos ou de errados. Cada um faz os seus investimentos tendo em conta as espectativas que tem para cada titulo, assim como cada investidor tem uma maior ou menor capacidade de lidar com o Risco. Da minha parte não lido muito mal com correções (as quais aproveito para reforçar sempre que tenho liquidez e queira) porque sou investidor de longo prazo e acima de tudo porque muito do meu património se encontra aplicado em investimentos imobiliários (que são de baixo risco).
Vejo uma participação accionista como qualquer outro investimento normal, onde se gera capital e se colhem os dividendos. O que mais me interessa são os dividendos que se colhem todos os anos porque são estes que aplico na minha actividade.
Com os resultados da minha actividade aumento o meu peso em acções para conseguir cada vez mais dividendos (é uma espécie de bola de neve). Só lucro com a venda da participações quando eu acho que o mercado está a dar mais do que elas valem (caso contrário tento sempre reforçar).
Cumprimentos
JCS
Vejo uma participação accionista como qualquer outro investimento normal, onde se gera capital e se colhem os dividendos. O que mais me interessa são os dividendos que se colhem todos os anos porque são estes que aplico na minha actividade.
Com os resultados da minha actividade aumento o meu peso em acções para conseguir cada vez mais dividendos (é uma espécie de bola de neve). Só lucro com a venda da participações quando eu acho que o mercado está a dar mais do que elas valem (caso contrário tento sempre reforçar).
Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Re: shorts
short Escreveu:Parabéns Homem Cristo, a excepcional qualidade e verdade do teu post, deixaram o homem sem capacidade de resposta.
Olha que não.
Eu tenho continuado a comprar a 1.70 e ainda hoje repeti a dose...
Sobre a Carteira discuto-a por lá.
JAS
Bem reparem de facto o BCP tem -se vindo a aguentar bem porque o PSI 20 nos ultimos dias também se tem vindo a aguentar bem, agora há que ter em conta que as circunstancias que provocam alterações de opinião nos analistas técnicos não mudam todos os dias nem sequer todas as semanas ... reparem já em Maio se falava na hipotesse do PSI 20 fazer uma descida até aos 6200 pts nessa altura eu concordei e até brinquei com o numero porque me parece ser um n.º nada mais do que isso ou seja e a analise de Maio mantem -se valida não vale apena andar com minhoquices todos os dias nem a criar factos tipo telenovela sobre os titulos Eu sinceramente acho que há titulos que sendo do PSI 20 não merecem um comentario diario porque de facto corre -se o risco de não se acrescentar nada aos comentarios a não ser que se invente o que é mau ... portanto a tendencia do BCP ainda é descendente descerá muito mais ? provavelmanente até nem será dos que vai descer mais descerá qualquer coisa até aos 1,64 numero também meramente indicativo
Cumpts
Vasco
Cumpts
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
O marco falou que o bcp estava em tendencia descendente e foi gozado e atacado por isso estava o bcp nos 1.78 se não me engano...
Por aqui toda a gente dizia que só podia subir, que não passava abaixo dos 1.75 e mais não sei que mais.
Quem é que está a ser contrariado, os analistas técnicos? Porquê?
Por aqui toda a gente dizia que só podia subir, que não passava abaixo dos 1.75 e mais não sei que mais.
Quem é que está a ser contrariado, os analistas técnicos? Porquê?
-
Visitante
O BCP lá teima em contrariar os analistas técnicos.
Desde que o Marco António e outros passaram a defender a tendência descendente o bcp teima em contrariar, por enquanto dou o benefício da dúvida ao marco, mas já começo a duvidar e a ver que tanto o Jas, como o bertinho e o JCS podem estar do lado certo.
Bom fim de semana!!!
Cumprimentos
Zé António
Desde que o Marco António e outros passaram a defender a tendência descendente o bcp teima em contrariar, por enquanto dou o benefício da dúvida ao marco, mas já começo a duvidar e a ver que tanto o Jas, como o bertinho e o JCS podem estar do lado certo.
Bom fim de semana!!!
Cumprimentos
Zé António
-
ZéAntónio
Fechou a subir para os €1,72. Durante a manhã fraquejou chegando a atingir os €1,69, tendo aparecido de seguida (como tem sido habitual) compras que voltaram a "engolir" a venda que na altura existia a €1,70 e ainda a pôr 1,19 milhões na compra a €1,70. A partir saí não existiram vendas que incomodassem os €1,70 mantendo sempre na compra acima de 1 milhão de titulos. No final da sessão foram comprados todos os 900.000 titulos que estavam na venda a €1,71 e cerca de 300.000 a 1,72 (se não me engano), fechando a €1,72 com 750k na venda.
Vamos assim de fim-de-semana...
Cumprimentos
JCS
Vamos assim de fim-de-semana...
Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
JCS Escreveu:...Pelo menos sempre que se vai ao €1,69, rápidamente aparecem compras a encherem os cofres a €1,70. Veremos se continua a aguentar...
Cumprimentos
JCS
Boa tarde caldeirão. A sessão de hoje parece estar a espelhar novamente o que tem acontecido ultimamente com o titulo (que referi anteriormente noutra intervenção minha conforme citado).
Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
carteira JAS
Bem visto, valves. A fraca rentabilidade dele é por pura teimosia de não ouvir a sua consciência, e em insistir em apostar sempre contra a tendência da bolsa.
Foi por isso, e ainda foi pelo vício de preferir jogar em fézadas, do que investir com pés e cabeça e prudência, de acordo com a actual tendência principal dos mercados que estava de queda.
Mas ao contrário de ti, eu acho que ele não vai conseguir chegar ao fim do ano positivo. O que seria um bom remédio para tentar curar alguns dos seus excessos de atitude e às vezes de alguma arrogância com que ele se apresenta aqui no fórum, apesar de ainda não ter resultados positivos para mostrar. É que a teimosia e a arrogância matam qualquer um.
Abraço.
Foi por isso, e ainda foi pelo vício de preferir jogar em fézadas, do que investir com pés e cabeça e prudência, de acordo com a actual tendência principal dos mercados que estava de queda.
Mas ao contrário de ti, eu acho que ele não vai conseguir chegar ao fim do ano positivo. O que seria um bom remédio para tentar curar alguns dos seus excessos de atitude e às vezes de alguma arrogância com que ele se apresenta aqui no fórum, apesar de ainda não ter resultados positivos para mostrar. É que a teimosia e a arrogância matam qualquer um.
Abraço.
-
short
Reparem a questão é que muito provavelmente a carteira do JAS até acabará o ano positiva e bastante positiva o que acontece é que existem certos promenores que depois em Dezembro ou Janeiro já ninguem se lembra :
1 - A necessidade que o JAS teve de aumentar 3 x a sua carteira no ano através de injecção de cash virtual ou real ( pouco importa ) o que para a maioria das pessoas que aplicam as suas poupanças
é uma opção inviavel
2 - O facto de o JAS ter tido ao longo da esmagadora maioria do ano a sua carteira no vermelho pelo que se hipoteticamente precisasse do cash investido para comprar outras coisas saíria largamente perdedor
3 - O facto de o JAS ter em virtude de ser um jogador de Poker abandonado aquilo que o seu senso se não fosse jogador lhe teria dito ... assim em vez de acabar o ano largamente positivo acabará o ano se acabar ainda não é certo como uma rentabilidade que dificilmente baterá a media do mercado ... e é assim um tipo que tem como paixão a bolsa tem a obrigação de apartir de um determinada etapa conseguir performances sustentadamente acima do mercado
Um abraço
Vasco
1 - A necessidade que o JAS teve de aumentar 3 x a sua carteira no ano através de injecção de cash virtual ou real ( pouco importa ) o que para a maioria das pessoas que aplicam as suas poupanças
é uma opção inviavel
2 - O facto de o JAS ter tido ao longo da esmagadora maioria do ano a sua carteira no vermelho pelo que se hipoteticamente precisasse do cash investido para comprar outras coisas saíria largamente perdedor
3 - O facto de o JAS ter em virtude de ser um jogador de Poker abandonado aquilo que o seu senso se não fosse jogador lhe teria dito ... assim em vez de acabar o ano largamente positivo acabará o ano se acabar ainda não é certo como uma rentabilidade que dificilmente baterá a media do mercado ... e é assim um tipo que tem como paixão a bolsa tem a obrigação de apartir de um determinada etapa conseguir performances sustentadamente acima do mercado
Um abraço
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, farami, Luzemburg, Majestic-12 [Bot], PacoNasssa, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2 e 79 visitantes