Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 17/1/2021 21:08

Entre os países mediterrânicos a quem já deram um nome pouco simpático, Portugal é neste momento o pior (média a 7 dias) e cumulativamente o terceiro pior. Baseado em óbitos confirmados segundo os respectivos números oficiais, por milhão de habitante.


Imagem

Imagem


A preocupante evolução dos cuidados intensivos:

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41976
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 17/1/2021 21:05

Como eu tinha referido, 2 meses a correr bem.....

Estado de emergência vai estender-se até ao fim do mandato presidencial, anuncia Marcelo

“A próxima renovação do estado de emergência será, em princípio, no dia 29 deste mês, e depois haverá várias renovações mesmo até ao fim do atual mandato presidencial, haverá três”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... elo-689125
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8134
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 17/1/2021 20:52

António Pais Martins Coordenador de Cuidados Intensivos Cirúrgicos do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental

“Não podemos falar em colapso, mas o flagelo é enorme”
Médico especializado em Cuidados Intensivos Cirúrgicos há 30 anos, António Pais Martins, não esconde o drama vivido pelos médicos desta especialidade. Através do grupo regional de gestão centralizada e da comissão de acompanhamento da resposta nacional em medicina intensiva para a covid-19 acompanha “hora a hora” a realidade dos hospitais, avaliando, com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e com as administrações hospitalares, a capacidade de resposta às crescentes necessidades e reconhece que já ninguém entra para as unidades de doentes críticos se não cumprir rigorosamente os critérios estabelecidos.

Como retrata a situação dos cuidados intensivos nos hospitais de Lisboa?

Todos os hospitais da região de Lisboa estão em contingência máxima e em contínuo processo de expansão. O número de doentes de cuidados intensivos não pára de aumentar, resultando em pressão adicional extrema e levando à mobilização de todos os profissionais que possam ser afetos ao tratamento do doente crítico covid e não-covid. Temos a exata noção da gravidade do momento e, no que depender de nós, tudo faremos para proporcionar os melhores cuidados possíveis. A seriedade da situação tem-nos unido com um único objetivo: agilizar, rentabilizar, tratar.

Vive-se uma situação de colapso em que não é possível acorrer a todos?

Neste momento não podemos falar em colapso, no sentido de catástrofe, em que o número de doentes supera o de recursos humanos e materiais. Mas se o termo colapso for interpretado como flagelo, então sim, é enorme. Não estamos a tratar os doentes da maneira ideal, estamos a tratar os doentes da melhor maneira possível. Porém, através do funcionamento em rede ainda conseguimos acorrer a todos os doentes com indicação para admissão em cuidados intensivos. O alargamento da capacidade de internamento da maioria das unidades de Lisboa e Vale do Tejo, bem como a expansão em outras regiões têm proporcionado, até ao momento, a elasticidade possível. Infelizmente, está próxima do limite.

Já disse que se discutem diariamente os critérios de admissão aos cuidados intensivos de um número considerável de doentes. Como?

A admissão de qualquer doente em cuidados intensivos está sempre dependente de uma correta avaliação e do benefício da admissão, baseada em recomendações nacionais e internacionais. Não é a idade, como fator isolado, nem a ordem de chegada do doente, que determina a admissão, que está fortemente condicionada pela gravidade da patologia associada, pela reserva fisiológica, o grau de fragilidade ou autonomia, a resposta ao tratamento efetuado antes da admissão e, naturalmente, da vontade do doente. É uma decisão ponderada e tomada em conjunto pelo médico que a propõe e o responsável pelos cuidados intensivos. São discutidos pormenorizadamente os casos na “zona cinzenta”, em que os critérios de admissão levantam dúvidas sobre o benefício do seu internamento. A estes princípios adicionam-se critérios de proporcionalidade e justiça distributiva, baseados na maior probabilidade de sobrevivência após o tratamento e na qualidade de vida após a alta dos cuidados intensivos.

Quem está a ficar para trás?

Por enquanto nenhum doente com indicação clara e objetiva de internamento em cuidados intensivos ficou para trás. Quando a capacidade estiver esgotada, e quando não puder ser dada resposta a todos os que dela precisam, citando o parecer elaborado pela Direção do Colégio de Especialidade de Medicina Intensiva e do Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médica da Ordem dos Médicos de 20 de novembro de 2020, a não admissão em medicina intensiva ou a decisão de não encarniçamento terapêutico não podem ser confundidas com abandono. Pelo contrário, exigem a elaboração de um plano de cuidados em que o intensivista é parte integrante. E a garantia de adequados cuidados paliativos é fundamental.

Já tinha vivido uma situação assim?

Sem qualquer dúvida, esta é a pior situação com que me defronto ao longo dos mais de 30 anos de exercício profissional. Disse muitas vezes que a disseminação das “superbactérias”, resistentes a todos os antibióticos, iriam colocar em sérias dificuldades a saúde da população mundial. Mas confesso que não imaginava que fosse um vírus traiçoeiro e mortífero que viesse provocar esta hecatombe. No entanto, reafirmo que podem contar com todos os profissionais de saúde para o combate a esta pandemia.

Qual é o seu maior medo neste momento?

A progressão para um cenário de catástrofe e a rutura da economia, podendo resultar em milhares de pessoas com graves dificuldades em sobreviver.

https://leitor.expresso.pt/semanario/se ... o-e-enorme
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8134
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 17/1/2021 20:38

artista_ Escreveu:Parece-me que quanto mais cedo melhor e que fazer as coisas em cima do acontecimento será sempre evitável... se tudo corresse bem a seguir ninguém se lembraria disso, mas quando vejo tudo com atrasos significativos parece um problema estrutural/recorrente... é isso que estou a querer dizer!


Queres explicar os atrasos significativos....?

artista_ Escreveu:
Estive para responder logo porque imaginava que dirias isto... não sei se é por causa do Covid, sei é que por causa da pandemia deviam ter preparado isto logo, em março já o deviam estar a preparar, pelo menos em Setembro já tinham obrigação de começar a formação... mais uma vez, acho que não estavam à espera que chegássemos aqui... e eles tinham a obrigação de estar preparados para todos os cenários... aliás, não sei em que dia o disse, mas António Costa referiu isto numa determinada fase deste processo!



Não leste o que eu escrevi nem o documento que te deixei, o inquérito que referiste não tem nada a ver com o COVID, com ou sem COVID terias sempre esses inquérito.Tiveste algum inquérito quando as escolas fecharam em Março?

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/are ... al-digital
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8134
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 17/1/2021 20:30

artista_ Escreveu:
Eu também não disse que tinham dito, apenas que esse mérito, maior o menor, lhes foi reconhecido pela generalidade das pessoas, OCS, e até no estrangeiro houve quem falasse no sucesso português...



Exacto, falavam do sucesso português, não falavam do sucesso do governo português...


(...)“O comportamento dos portugueses foi exemplar”, destaca o jornalista francês como uma das razões para que não tenha havido um excessivo pico de casos até agora.

A reportagem do Libération cita ainda a “unidade política” entre o Governo, o Presidente da República e os vários partidos políticos como outro factor que ajuda a explicar o “sucesso português” no combate à pandemia. (...)

https://zap.aeiou.pt/franceses-destacam ... -19-350919
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8134
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 17/1/2021 20:25

Pata-Hari Escreveu:Bem, e dado o factual esgotar do sistema nacional de saúde, falta o quê para recorrer ao privado tal como fizeram antes , no passado, quando diminuíram tanto o SNS que tiveram que recorrer aos privados para diminuir as filas de espera?


A capacidade do privado na área dos cuidados intensivos é reduzida, mas já está a ser feito:
Lusíadas Saúde Reforça Apoio ao SNS e Inclui 20 camas para Doentes Covid-19

A Lusíadas Saúde acaba de reforçar o apoio ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) com a disponibilização de mais 45 camas para ajudar a combater o aumento dos números de Covid-19 em todo o país. Das 45 camas, 20 são para tratamento de doentes Covid-19 (5 em Unidade de Cuidados Intensivos e 15 em enfermaria) e 25 camas destinam-se a internamento médico agudo de doentes não Covid-19.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, a Lusíadas Saúde passa agora a disponibilizar um total de 78 camas (cerca de 40% da capacidade do grupo na região), para apoiar o SNS, incluindo um total de 20 camas para tratamento de doentes Covid-19 transferidos de hospitais do SNS da região. No norte do país, o Hospital Lusíadas Porto já apoia o Serviço Nacional de Saúde com 28 camas para internamento médico agudo de doentes do SNS.

O grupo disponibilizou-se ainda para reforçar este apoio na região do Algarve, com a cedência de 15 camas do Hospital Lusíadas Albufeira para internamento médico agudo de doentes do SNS, representando mais de metade da sua capacidade instalada.

O Hospital Lusíadas Lisboa e a Clínica de Stº António estão também, desde dezembro de 2020, a apoiar na diminuição das listas de espera para realização de cirurgias de dois hospitais públicos da região de Lisboa e Vale do Tejo, tendo realizado já 143 cirurgias no âmbito dos protocolos assinados, num total de capacidade disponível de 48 camas cirúrgicas.

O grupo Lusíadas passa a disponibilizar ao SNS um total de 121 camas de norte a sul do País.

A Lusíadas Saúde, através de protocolos celebrados com diferentes Administrações Regionais de Saúde, já recebeu, até ao momento, um total de 391 doentes do SNS.

https://maisalgarve.pt/noticias/naciona ... s-covid-19
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8134
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 17/1/2021 20:17

Pata-Hari Escreveu:Marco, para além do que referes, nota que ainda ninguém falou da destruição que foi feita no SNS nos últimos anos. Conseguimos diminuir o SNS após a saída da troika sem que isso fosse alvo de discussão. O SNS já estava em ruptura antes disto.



Marta , podes exemplificar em que medida o SNS foi diminuído após a saída da troika?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8134
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 17/1/2021 20:16

Marco Martins Escreveu:Nesta pandemia, continuo a culpar a ingerência do governo, com medidas sempre atrasadas, desorientação nas regras cheias de exceções, e acima de tudo um exemplo muito negativo da classe política e dos meios de comunicação!

Por exemplo, não se admite que em momentos de confinamento e emergência nacional, onde toda a restauração foi encerrada, existam almoços políticos (como aconteceu este sábado pelo Chega... mas aqui a questão não é a cor política, mas o ato, pois a festa do Avante também tinha acontecido numa altura quase idêntica, ou outros partidos fizeram o mesmo)!!
Não se admite que todos os estabelecimentos tenham de obrigar o uso de máscara, e nos estúdios da TV não exista ninguém de máscara, e estejam todos sem qualquer distância mínima, como é no caso dos programas desportivos!!!
Não se admite que a GNR em Vila Verde, prenda um sujeito que se recusou a usar máscara, e no aparato de marcação do espaço feito pela GNR, apareçam pelo menos 4 GNR sem máscara e a falar sem qualquer distanciamento!!! (na CMTV de sábado às 02:00 é possível ver as imagens)!
Não se admite que todos sejam obrigados a trabalhar de casa, e os parlamentares e políticos apenas o fazem quando ficam infetados!!
Não se admite que toda a gente tenha de ficar confinada a um concelho, mas os políticos possam viajar sem qualquer restrição!!

Ou seja, como podemos exigir constantemente sacrifícios ao povo, quando existem algumas classes que não respeitam nada nem ninguém!!!
Sinceramente, cada vez mais me revolto contra os políticos que temos, e certamente não serei o único... e infelizmente esta insatisfação e descrédito nos políticos, apenas leva as democracias a procurar soluções políticas que serão más para todos!!!


Era bom que te informasses melhor sobre algumas coisas que referiste.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8134
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 17/1/2021 20:14

MarcoAntonio Escreveu:
Sim, tendo também a concordar também, Marta. A pandemia veio por a nú as fragilidades do SNS.



Independentemente das fragilidades do nosso SNS, parece-me que o problema é extensível à esmagadora maioria dos países da UE e não só.
Não há SNS em parte nenhuma do mundo que esteja preparado para problemas desta dimensão.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8134
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 17/1/2021 20:09

Para deixar as nossas consciências tranquilas é sempre mais fácil apontar o dedo a alguém do que reconhecer as nossas falhas.
Assim como na 1ª vaga atribui o mérito essencialmente ao comportamento da população, agora aponto o dedo, pelo que tenho observado e pelos relatos que vou tendo a coisa vai continuar a piorar, isto até as pessoas mudarem comportamentos.

Não me recordo de ver ou ouvir noticias de falta de material ou equipamento (mas a continuar com o ritmo que estamos vai acontecer), a capacidade de cuidados intensivos foi quase triplicada nos últimos meses, mas realmente é difícil que seja suficiente se tivermos 10 milhões de infectados...

(...) No Hospital de Santo António, no Porto, sobram apenas 8 de 76 camas que existem nas Unidades de Cuidados Intensivos, que foram sendo ocupadas com doentes Covid e não Covid. “Os hospitais só ainda têm conseguido dar resposta porque, nos últimos meses, foi-se reforçando a sua capacidade. Nas unidades de Cuidados Intensivos, quase triplicou a capacidade em todo o País”, explica António Marinho. (...)
https://visao.sapo.pt/visaosaude/2021-0 ... id=0&pid=1


Ainda hoje há (políticos, comentadores e população) quem seja contra o estado de emergência e redução da actividade ao mínimo essencial. A esses ninguém pede responsabilidades nem apontam o dedo, pelo menos aqui no fórum penso que o único que o faz é o Marco António.

Em relação ao que podia ter sido feito, a sensibilização da população devia ter começado mais cedo, as campanhas que agora vejo e ouço parecem-me bastante melhores mas deviam ter começado antes da casa estar a arder.

Em relação à capacidade hospitalar, não se produz médicos e enfermeiros em fabricas, demora anos, assim para já não tenho forma de conseguir avaliar se podia ter sido feito mais ou não, claro que posso sempre dizer que era possível fazer melhor (mesmo não sabendo explicar o quê), fica sempre bem em qualquer discussão.

(...)
“Estamos em confinamento e não há confinamento nenhum”

No primeiro fim-de-semana de confinamento, muitas pessoas aproveitaram o sol de Lisboa para irem passear. Viu-se gente sem máscara e com pouco distanciamento físico, um contraste muito grande relativamente ao primeiro confinamento geral, em março de 2020. As campanhas presidenciais continuaram na rua em ações por todo o País.

“Estamos em confinamento e não há confinamento nenhum”, afirma António Marinho. “O vírus está cada fez mais indestrutível. Já teve três fortes mutações e, um dia destes, a vacina deixa de as cobrir e teremos de recomeçar tudo de novo. Estamos a perder a luta contra o vírus. Tem de se fechar mesmo tudo. Tudo”, garante.

Tomás Lamas afirma, ainda, que se chegou ao momento em que “a catástrofe está a acontecer à nossa frente e as pessoas não reagem”.

https://visao.sapo.pt/visaosaude/2021-0 ... id=0&pid=1


Na minha opinião o maior erro (Em Portugal e restante Europa) foi não manterem a actividade reduzida ao essencial, compreendo que a pressão económica era muito grande e como na 1ª vaga a coisa tinha corrido menos mal (em Portugal e não só) , abriu-se e deu no que deu.
Também é verdade que não me recordo de ter visto aqui no fórum comentários contra a abertura da actividade, pelo contrario criticava-se era não o fazer, claro que agora é fácil dizer que foi mal feito, agora.

De resto, critico a limitação aos fins de semana das 13 horas, as pessoas amontoava-se durante a manhã, parece-me que teve um efeito contrário ao pretendido.

E h´a mais um ou outro detalhe em que podia-se ter tentado fazer mais mas são detalhes.

J´a agora, no principio de Novembro ....

Estado de emergência entra em vigor na segunda-feira

A declaração do Presidente da República é mais restrita do que a de Março e não prevê confinamento geral, como lhe pediu o primeiro-ministro. Debate e votação na Assembleia da República realizam-se às 16h de sexta-feira. Estado de emergência vigora entre 9 e 23 de Novembro.
https://www.publico.pt/2020/11/05/polit ... ra-1938051


E hoje...

Marcelo dá puxão de orelhas a portugueses e avisa que confinamento pode ser "muitíssimo mais longo"
Helena Pereira

"Faço um apelo muito grande aos portugueses que têm que perceber que estas semanas são determinantes", afirmou este domingo Marcelo Rebelo de Sousa, após visitar o Hospital de Santa Maria na dupla qualidade de Presidente e recandidato. "Os portugueses tendem a facilitar e isso é grave porque é não levar a sério o confinamento e significa um grau de pressão sobre as estruturas de saúde que não havia em Março", alertou, num discurso duro em que chamou a atenção para o risco de um número de infectados por covid-19 subir "a galope nas próximas semanas que tornará o confinamento muitíssimo mais longo".

Marcelo falou pouco tempo depois da ministra da Saúde, Marta Temido, ter feito um apelo idêntico no Hospital Garcia da Orta, em Almada, e vincou que se trata de "um apelo conjunto com o da ministra da Saúde".

O Presidente avisou ainda que a excepção para passear animais domésticos "não era para passear três e quatro vezes por dia" e a dos passeios higiénicos "não era para famílias amplas passearem em muitos casos sem máscara e durante um período longo de tempo".

"Ou a sociedade percebe ou os políticos podem concluir necessário ir mais longe no fechamento de actividades que ainda ficaram abertas, como sinal à sociedade", declarou, admitindo que a ponderação das medidas que agora é feita de forma quinzenal possa passar a ser feita "semana a semana".
https://www.publico.pt/2021/01/17/socie ... go-1946670


As imagens de um fim-de-semana pouco confinado

O País entrou num novo confinamento geral esta sexta-feira,15 de janeiro. Mas, em algumas zonas de Lisboa e Carcavelos, parecia apenas mais um fim-de-semana soalheiro e várias pessoas aproveitaram para passear, muitas vezes sem máscara e com pouco distanciamento físico. Veja a galeria de fotos

https://visao.sapo.pt/atualidade/socied ... id=0&pid=1


(...)Da mesma opinião é Aníbal Mainho, diretor da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Santo António, no Porto, que vai mais longe, afirmando que podemos estar à beira de uma “catástrofe em termos sanitários”. Segundo o intensivista, “as pessoas têm de perceber que estamos perante uma emergência sanitária grave e que a única medida de controlo que temos, antes que a situação se torne incontrolável, é confinarmos de uma forma muito séria, sem esquemas para tentar fugir ao confinamento”.
(...)
https://visao.sapo.pt/visaosaude/2021-0 ... s-nas-uci/
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8134
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 17/1/2021 18:27

Nesta pandemia, continuo a culpar a ingerência do governo, com medidas sempre atrasadas, desorientação nas regras cheias de exceções, e acima de tudo um exemplo muito negativo da classe política e dos meios de comunicação!

Por exemplo, não se admite que em momentos de confinamento e emergência nacional, onde toda a restauração foi encerrada, existam almoços políticos (como aconteceu este sábado pelo Chega... mas aqui a questão não é a cor política, mas o ato, pois a festa do Avante também tinha acontecido numa altura quase idêntica, ou outros partidos fizeram o mesmo)!!
Não se admite que todos os estabelecimentos tenham de obrigar o uso de máscara, e nos estúdios da TV não exista ninguém de máscara, e estejam todos sem qualquer distância mínima, como é no caso dos programas desportivos!!!
Não se admite que a GNR em Vila Verde, prenda um sujeito que se recusou a usar máscara, e no aparato de marcação do espaço feito pela GNR, apareçam pelo menos 4 GNR sem máscara e a falar sem qualquer distanciamento!!! (na CMTV de sábado às 02:00 é possível ver as imagens)!
Não se admite que todos sejam obrigados a trabalhar de casa, e os parlamentares e políticos apenas o fazem quando ficam infetados!!
Não se admite que toda a gente tenha de ficar confinada a um concelho, mas os políticos possam viajar sem qualquer restrição!!

Ou seja, como podemos exigir constantemente sacrifícios ao povo, quando existem algumas classes que não respeitam nada nem ninguém!!!
Sinceramente, cada vez mais me revolto contra os políticos que temos, e certamente não serei o único... e infelizmente esta insatisfação e descrédito nos políticos, apenas leva as democracias a procurar soluções políticas que serão más para todos!!!
 
Mensagens: 6450
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Xico P » 17/1/2021 15:47

Sexta-feira passei de carro pelo Jardim do Campo Grande por volta das 19h. Os campos de padel estão cheios de pessoas a jogar, não percebi e fui procurar informação. Pelo vistos só têm que fechar os campos fechados. Com esta situação isto não se entende. Abraço!
 
Mensagens: 23
Registado: 18/7/2008 19:26
Localização: 15

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 17/1/2021 15:13

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 17/1/2021 14:37

MarcoAntonio Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Marco, para além do que referes, nota que ainda ninguém falou da destruição que foi feita no SNS nos últimos anos. Conseguimos diminuir o SNS após a saída da troika sem que isso fosse alvo de discussão. O SNS já estava em ruptura antes disto.


Sim, tendo também a concordar também, Marta. A pandemia veio por a nú as fragilidades do SNS.

Para mim há três áreas em que é importante investir (e, claro, gerir bem bem o que se investe): educação, saúde e justiça/segurança.

Pois mais tarde ou mais cedo iremos "pagar" pelo que não investirmos ou o que investirmos mal nestas áreas...


Ora nem mais, não tinha visto a tua resposta quando escrevi a anterior...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 17/1/2021 14:35

Pata-Hari Escreveu:Marco, para além do que referes, nota que ainda ninguém falou da destruição que foi feita no SNS nos últimos anos. Conseguimos diminuir o SNS após a saída da troika sem que isso fosse alvo de discussão. O SNS já estava em ruptura antes disto.


Foi a saúde e a educação (agora temos já uma elevada quantidades de alunos sem professor de uma ou mais disciplinas) e provavelmente outras áreas também sofreram cortes. A questão é que não me lembro de haver muita gente contra a dimensão dos cortes... também somos todos muito reativos, casa arrombada tranca na porta! Os políticos são claramente os principais responsáveis, mas todos temos alguma...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por PC05 » 16/1/2021 23:15

“ESTOU OTIMISTA DE QUE CHEGAREMOS AO VERÃO, SE NÃO COM A IMUNIDADE DE GRUPO, MUITO PERTO DELA”

16.01.2021 às 19h00

As vacinas podem eliminar totalmente a circulação do SARS-CoV-2 em Portugal no próximo ano, acredita Manuel Carmo Gomes, professor de Epidemiologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e membro da Comissão Técnica de Vacinação para a Covid-19, um grupo consultivo da Direção-Geral da Saúde. As restrições ao convívio, no entanto, não nos devem deixar facilmente. Uma entrevista sobre essa luz ao fundo do túnel que se começa a vislumbrar




https://visao.sapo.pt/ideias/2021-01-16 ... erto-dela/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3467
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 16/1/2021 22:36

Já à alguns meses que não me sai da cabeça que este vírus vai ao longo dos próximos anos continuar a provocar mortalidade acima da média :( , nomeadamente nos idosos... :cry: (espero estar redondamente equivocado) , só mesmo uma vacina seguro e muito eficaz para todos pode impedir tal... :pray:
A Pandemia está/vai provocar: muita mortalidade indirecta pela incapacidade dos sistemas de saúde (falta de recursos humanos, etc),sequelas, grande impacto na saúde mental, problemas socioeconómicos, fome, etc...
Como é possível muitas pessoas e personalidades ligadas à saúde e não só, intitular este vírus como sendo tipo uma gripe e com a teoria do medo...etc...??? Infelizmente como podem verificar a realidade é outro...:(

"Temos de nos habituar a viver com a Covid durante vários anos"

O presidente da Associação de Médicos Intensivistas lembra que os hospitais "esperam um período ainda muito duro, durante pelo menos quinze dias, três semanas, eventualmente um mês."

O médico intensivista João Gouveia admite que "quem foi trabalhar hoje não viu grande diferença em termos de confinamento, mas sublinha que cabe a cada um de nós fazer o seu próprio confinamento, ou seja, de alguma maneira, reduzir todos os contactos que não são necessários e respeitar o distanciamento físico".

O presidente da Associação de Médicos Intensivistas lembra que os hospitais "esperam um período ainda muito duro, durante pelo menos quinze dias, três semanas, eventualmente um mês."

Até que as medidas, que entraram esta sexta-feira em vigor, tenham algum efeito é preciso respeitar ao máximo as regras impostas pelo Governo, porque "os serviços de saúde estão sobrecarregados".

João Gouveia afirma que "na primeira vaga tivemos muitas pessoas que por medo ou até por dificuldade de acesso não procuraram os serviços de saúde quando necessitavam por outras doenças e isso acarretou um aumento da mortalidade e um aumento de morbilidades que se podem estar a manifestar agora. Neste momento temos vários fatores que podem contribuir para o aumento da mortalidade."

O médico intensivista sublinha que "se chegarmos a uma situação de catástrofe, o que vai acontecer é uma triagem de doentes para tentar escolher o doente que beneficie mais do tratamento, que tenha melhores hipóteses de sobreviver. Temos de escolher os doentes que estão com falência de órgãos mas com possibilidade de recuperação, numa situação de catástrofe, da qual não estamos muito longe."

Há claramente "um problema de saturação e as pessoas estão a negar uma realidade que é evidente. As pessoas estão em negação perante o número elevado de casos. Nós provavelmente temos de nos habituar a viver com a Covid-19 no nosso dia a dia durante vários anos, tal como vivemos com a gripe, admite.

https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/-temos-de-nos-habituar-a-viver-com-a-covid-durante-varios-anos-13237773.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1996
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por forza algarve » 16/1/2021 21:41

Mas quando falam de financiar o SNS de.onde vamos procurar o dinheiro com a divida que tem o pais e o PIB modesto..

Desejos é uma coisa..realidade economica do pais é outra.
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 16/1/2021 20:14

MarcoAntonio Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Marco, para além do que referes, nota que ainda ninguém falou da destruição que foi feita no SNS nos últimos anos. Conseguimos diminuir o SNS após a saída da troika sem que isso fosse alvo de discussão. O SNS já estava em ruptura antes disto.


Sim, tendo também a concordar também, Marta. A pandemia veio por a nú as fragilidades do SNS.

Para mim há três áreas em que é importante investir (e, claro, gerir bem bem o que se investe): educação, saúde e justiça/segurança.

Pois mais tarde ou mais cedo iremos "pagar" pelo que não investirmos ou o que investirmos mal nestas áreas...


Mas afinal esse desinvestimento foi feito após a saída da troika ou durante a troika ou até antes da troika? Pois o atual governo diz precisamente o contrário. Afinal que é que tem razão :roll: Quem é que fala verdade?

Seria importante apresentar dados de forma a perceber quando foi feito o desinvestimento ou desde quando vem esse problema? Sinceramente deduzo que já seja um problema de muitos anos, que porventura graduadamente foi melhorado, mas que ainda é insuficiente sem Pandemia e com Pandemia, pior ainda...
Penso é que é um problema base e por culpa de todos os partidos políticos, especialmente os que governam ou governaram.

Alias, pelo que se tem visto é um problema global, comum a todos, como temos verificado infelizmente com o surgimento desta Pandemia.
Os governos em geral comentem os seu erros, como os que estão na oposição se estivessem na poder, tb os cometeriam, pois não estavam preparados para esta Pandemia...Pois os interesses políticos, etc, estão acima do que é importante, como principalmente a saúde, educação, etc...

E como não estavam preparados, confrontados com esta grave problema, temos um problema acrescido que é não ter profissionais que abundem na áreas das doenças infecciosas, deveriam ter sido tomadas antecipadamente medidas de prevenção para o que ai vinha (do qual concordo totalmente), apesar que perante o que aconteceu na primeira vaga cá e pelo Mundo fora em países menos afectados não acreditarem no que está a acontecer, tal como com os negacionistas, etc , Mas mesmo com esse reforça tenho duvidas face à atual situação que se resolvesse este problema, pelo simples facto de existir falta de profissionais áreas das doenças infecciosas, problema que tem que ser combatido de imediato, mais ainda perante a exaustão dos profissionais dessa área especialmente, e não ´só.
Dinheiro para as "TAPs, NB", etc etc etc...os governos tem, todos eles que por lá já passam e "investiram" no que não interessa, para o que é fundamental e importante e não só, não há...como a nossa saúde, educação, etc...

Costa promete “recuperar anos de desinvestimento” no Serviço Nacional de Saúde
O primeiro-ministro concordou com Marcelo Rebelo de Sousa quando este disse que era preciso um consenso sobre o SNS. “É muito positivo que esse consenso se alargue”, afirmou.
Lusa 24 de Novembro de 2019, 19:34
O primeiro-ministro, António Costa, considerou “muito positivo” um futuro alargamento do consenso entre os partidos sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), salientando ser preciso “recuperar muitos anos de desinvestimento”.

“Depois de termos encerrado uma legislatura a aprovar uma nova Lei de Bases da Saúde, que coloca o SNS precisamente no centro daquilo que deve ser a construção da nossa sociedade, é muito positivo que esse consenso se alargue e que possa ter tradução prática ao longo desta legislatura. É para isso que temos estado a trabalhar na legislatura anterior e que temos que continuar a trabalhar nesta legislatura”, afirmou o chefe de Governo.

Em declarações aos jornalistas no Porto, à margem da cerimónia de entrega do Prémio Manuel António da Mota, Costa destacou ser preciso “recuperar muitos anos de desinvestimento” no SNS, apontando a necessidade de “um grande esforço na formação de quadros e na capacidade de contratar os quadros e de assegurar a todos a motivação necessária para poder desempenhar as suas tarefas”.

O primeiro-ministro reagia assim a declarações feitas no sábado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que considerou que este “é um momento particularmente significativo” para resolver problemas importantes no SNS, esperando sinais no próximo Orçamento do Estado numa área em que disse ver “consenso” entre os diferentes partidos.

“Nós temos ouvido nos últimos tempos da parte de todos os partidos, do partido do Governo -- a começar pela líder parlamentar -- partidos que apoiam o Governo, partidos da oposição, uma espécie de consenso no sentido desse apelo, no sentido de que este é um momento particularmente significativo para o apelo e portanto para um passo em frente para consagrar não apenas o respeito, não apenas a valorização, mas a resolução de problemas importantes no Serviço Nacional de Saúde”, disse Marcelo.

Relativamente aos estrangulamentos sentidos na tesouraria do SNS, o primeiro-ministro afirmou ser algo que “seguramente” o preocupa, salientando que “por isso é que ao longo dos últimos quatro anos se tem vindo, todos os anos, a reforçar o investimento no Serviço Nacional de Saúde”.

“Nós já na legislatura passada repusemos tudo o que tinham sido os cortes no Serviço Nacional de Saúde na legislatura anterior. Temos agora que continuar a avançar, de uma forma sustentada, por um lado para irmos para além do ponto em que estávamos antes de 2011, mas, sobretudo, para podermos fazer aquilo que é essencial, que é dar resposta positiva às novas exigências que o país tem e que temos que saber satisfazer”, afirmou.

Segundo António Costa, este reforço sustentado do SNS será feito “de acordo com a estratégia que o Governo definiu como prioritária” e que passa desde logo pelo “desenvolvimento dos cuidados primários de saúde”, com a generalização “a todo o país” do atual modelo das Unidades de Saúde Familiar (USF) e o reforço nas valências ali disponíveis, designadamente na área da pediatria, da saúde visual, da saúde mental e da saúde oral.

Outra “dimensão crítica” apontada por Costa são “os cuidados continuados integrados”, que, a par dos cuidados de saúde primários, permitirão “libertar muita da procura que hoje existe sobre o sistema hospitalar para serviços que estão em melhores condições, porque estão mais próximos, e que não requerem o tratamento hospitalar”.

“Portanto, nós temos não só que pôr mais meios, mas também que gerir melhor os meios que temos, com maior eficiência, de forma a podermos ter melhores resultados de saúde para todos”, rematou o primeiro-ministro.
https://www.publico.pt/2019/11/24/politica/noticia/costa-promete-recuperar-anos-desinvestimento-servico-nacional-saude-1894928



Pelos visto há vontade em investir, falta por em prática...pode ser que esta Pandamia possa "ajudar" a efectivar essa vontade...pode.
41 anos SNS: O desinvestimento num serviço público

Em entrevista ao Canal S+, Jorge Roque da Cunha, secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) faz um balanço positivo dos 41 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Ainda assim, alerta para as mudanças que são inevitáveis e o investimento que tem de ser feito num serviço que se revelou imprescindível para o país.

Segundo o secretário-geral do SIM, ao longo dos últimos anos têm-se assistido a um desinvestimento na saúde, que a pandemia pôs a nu. “É fundamental que o investimento seja nos recursos humanos” bem como nos materiais, equipamentos e instalações, e que “haja uma maior articulação entre a saúde e a segurança social”, afirma Jorge Roque da Cunha.

No início do mês de Setembro, a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou a publicação de concursos para a contratação de 950 novos médicos para o SNS. Jorge Roque da Cunha alerta que “se reformaram nos últimos dois anos cerca de 1200 médicos e nos próximos três anos se irão reformar cerca de 1300 médicos de família e 1200 médicos hospitalares”.

O SIM pede que se crie uma comissão para avaliar como o SNS se comportou durante a pandemia, para se identificarem os erros e evitar que se voltem a cometer no futuro. Jorge Roque da Cunha afirma que houve dois erros crassos, por um lado as autoridades da saúde passaram “uma imagem de facilitismo” e por outro a impunidade de pessoas que estando infetadas, não respeitaram as recomendações colocando outras em risco.

Nos últimos dias, os números de infetados têm vindo a aumentar, à semelhança do que tem acontecido noutros países, levando à suspeita de uma segunda vaga da pandemia. Por isso, Jorge Roque da Cunha insiste que se invista no SNS e que “a saúde não deve ser objeto de combate político, mas sim de debate político”.

Jorge Roque da Cunha pede que a sociedade confie nos médicos que, ainda que cansados, continuarão a lutar por um SNS cada vez melhor.

https://www.saudemais.tv/noticia/23007-sns-o-desinvestimento-num-servico-publico


Esta Pandemia é culpa do próprio vírus que infelizmente está entre nós, dos governos atuais, tb dos que por lá já passaram e não investiram na saúde, em Portugal e lá fora, e de "nós" todos, pois a população tem um papel fundamental nesta luta...se tem, ainda hoje há pessoas que não tem a noção deste grave problema...os que ignoram, os que respeitaram as recomendações etc...
Falo com pessoas (conhecidas) que não tem a noção do estado atual dos nossos hospitais... :wall:
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1996
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por djovarius » 16/1/2021 19:46

É a saúde e as chamadas funções de soberania, aí estamos de acordo.

Olhando para o aumento de casos e mortos, é óbvio que isto deveria ter sido feito no início de Novembro, mas não, achavam que já não passava de 4 mil casos diários ou que "dava para aguentar" !!!!
Viagens sem controlo digno desse nome, gente a se recusar a fazer teste à chegada!! Mas isto é um Estado de Emergência ????
E ainda vêm dizer-se escandalizados pelo Reino Unido ter fechado as portas a Portugal. Eles é que deviam ter fechado as portas ao Reino Unido logo em meados de Dezembro. Agora, a famosa estirpe (ou cepa) do Reino Unido está a bombar em tudo o que se situa a leste de ´Albufeira.
Bonito serviço.

Mesmo assim, uma cena impensável: Arena de Portimão (onde basicamente se faziam feiras) a receber doentes de quase todo o país. Vá lá que ainda temos 5 hospitais privados como "backup" (mas não abusem) e milhares de camas hoteleiras, mas, neste último quesito, também já vão tarde, já tinha de ter sido feito em Novembro.

É que o Algarve não consegue carregar essas situações caso as coisas piorem ainda mais. Isto aqui tem de ser "limpo", pois é necessário recuperar o país, sendo que o nosso turismo terá de desenvolver outra vez, pelo menos no curto e médio prazo, o papel de captação de euros vindos do exterior. Digo isto, porque, está provado, com mais ou menos vírus, os destinos de sol e praia, continuam a ser muito procurados, enquanto as grandes cidades vão demorar mais a recuperar.

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9522
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 16/1/2021 17:53

Pata-Hari Escreveu:Marco, para além do que referes, nota que ainda ninguém falou da destruição que foi feita no SNS nos últimos anos. Conseguimos diminuir o SNS após a saída da troika sem que isso fosse alvo de discussão. O SNS já estava em ruptura antes disto.


Sim, tendo também a concordar também, Marta. A pandemia veio por a nú as fragilidades do SNS.

Para mim há três áreas em que é importante investir (e, claro, gerir bem bem o que se investe): educação, saúde e justiça/segurança.

Pois mais tarde ou mais cedo iremos "pagar" pelo que não investirmos ou o que investirmos mal nestas áreas...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41976
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Pata-Hari » 16/1/2021 17:45

Marco, para além do que referes, nota que ainda ninguém falou da destruição que foi feita no SNS nos últimos anos. Conseguimos diminuir o SNS após a saída da troika sem que isso fosse alvo de discussão. O SNS já estava em ruptura antes disto.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 16/1/2021 16:15

Masterchief Escreveu:Não entendo como é possivel ainda haver "artistas" e "mais_um" a defender a total incompetência deste governo na gestão da pandemia (já sem falar nos casos de corrupção, atropelo de justiça, etc).

Aquilo que se vê é uma total falta de preparação, inação, e fé na sorte. Não se vê grande lógica nas opções tomadas quer no actual confinamento, quer nos anteriores confinamentos ao fim de semana, que pelos vistos se algum efeito tiveram foi piorar. (...)

Eu não sou especialista mas parecem-me claramente opções erradas e reacção em vez de previsão e planeamento!


Na primeira onda tivemos o que classificaria de "sucesso modesto". Não foi brilhante, mas conseguimos evitar o pior.

Na segunda onda houve um falhanço claro, é o que os números estão a indicar. A responsabilidade é de quem não organizou e preparou melhor e de quem não informou melhor. Mas também de quem espalhou desinformação ou de quem não cumpriu, movido seja lá pelo que for.

Tendo a concordar que a tendência foi demasiadamente reactiva. Houve meses para preparar melhor uma segunda onda que era dada praticamente como certa...


Não é que adiante grande coisa agora estar a dizer isto. São desabafos...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41976
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Pata-Hari » 16/1/2021 15:53

Bem, e dado o factual esgotar do sistema nacional de saúde, falta o quê para recorrer ao privado tal como fizeram antes , no passado, quando diminuíram tanto o SNS que tiveram que recorrer aos privados para diminuir as filas de espera?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 16/1/2021 15:08

Masterchief Escreveu:Não entendo como é possivel ainda haver "artistas" e "mais_um" a defender a total incompetência deste governo na gestão da pandemia (já sem falar nos casos de corrupção, atropelo de justiça, etc).


Para se criticar alguém é melhor ler o que ele escreve... para não se cair no ridículo... nem vou ler o resto, quem começa assim não deve ter grande coisa para dizer!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 64 visitantes