Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O preço dos futuros é o que o comprador paga?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O2

por Alfred E. Neuman » 20/8/2004 14:41

Quando se lembrarem de criarem futuros sobre o Oxigénio, basta um eufórico bullmarket para morrermos todos asfixiados! :P

:mrgreen:

Registado: 11/8/2004 10:39

O2

por Scubadiver » 20/8/2004 14:38

Isto de, a negociação nos bens de primeira necessidade estar cada vez mais liberalizada ao público em geral, e tendo em conta a tendência para os excessos de euforia e de pânico na psicologia das massas, isso pode augurar algo de perigoso para o futuro...

Quando se lembrarem de criarem futuros sobre o Oxigénio, basta um eufórico bullmarket para morrermos todos asfixiados! :P

Um abraço.

PS: Mas antes disso, devem criar futuros sobre a Àgua Potável. Vai ser lindo.
Scubadiver

Fundos de investimento ajudam a subida do petróleo

por Alfred E. Neuman » 20/8/2004 13:53

A entrada em força dos grandes fundos de investimento no mercado de futuros petrolífero é uma das razões apontadas pelo responsável do aprovisionamento e «trading» da Galp Energia para a escalada do petróleo.

A entrada em força dos grandes fundos de investimento no mercado de futuros petrolífero é uma das razões apontadas pelo responsável do aprovisionamento e «trading» da Galp Energia para a escalada do petróleo.

Segundo Ferreira Pinto, o peso destes investidores tem vindo a subir desde o colapso dos mercados accionistas a partir de 2000, representando cerca de 20% a 25% do investimento nos mercados petrolíferos.

Os grandes fundos de pensões e investimento procuram diversificar as aplicações e obter rendibilidades elevadas, tendo passado a apostar nos mercados de Londres (IPE) e Nova Iorque Nymex).

(A versão integral da notícia é publicada na edição de hoje do Jornal de Negócios)

Registado: 11/8/2004 10:39

custo de 7€

por Crude » 20/8/2004 13:34

A negociação tem um custo de 7EUR por contrato, ou 8USD, caso seja um futuro negociado em dolares, como este...
Crude

Re: Valor do Ponto

por Visitante » 20/8/2004 13:03

Crude Escreveu:O valor do tick é de 12,5USD, como o tick é de 0.025, o valor de ganho numa posição longa se o crude valorizar um dólar é de 500USD.

A margem requerida é de cerca de 1000€, e a nogociação só pára por 15 minutos ao dia!!!!

Ora vamos lá a ver se percebi as contas...

:arrow: Dinheiro investido: 1000 €

:arrow: Valorização do Crude: 1 US$

:arrow: Lucro que recebo: 500 US$ ou seja 406 €

O resultado é: mais ou menos 40% de lucro por cada dólar que o crude se valorizar, não é? :!:

Belo negócio! :!: Quem precisa das acções?! :)

Abraços.
Visitante

Valor do Ponto

por Crude » 20/8/2004 12:42

O valor do tick é de 12,5USD, como o tick é de 0.025, o valor de ganho numa posição longa se o crude valorizar um dólar é de 500USD.

A margem requerida é de cerca de 1000€, e a nogociação só pára por 15 minutos ao dia!!!!
Crude

Ora bem!

por Brentman » 20/8/2004 12:36

Quando coloquei ontem o tema não esperava que uma troca de opiniões, para perceber, o mercado podesse "incendiar" os apetites no negócio. Ainda bem que assim é.Pensava eu e muitos outros que isso era negócio só para os américos e ,afinal,já temos isso aqui à mão. É sempre bom existirem fóruns
Brentman

Info

por Crude » 20/8/2004 12:33

https://www.ljcarregosa.pt/ljc/col/Cfd/Futures.tea

aqui tem toda a info sobre os futuros disponíveis
Crude

Futuros de Petróleo na LJC

por Crude » 20/8/2004 12:31

Vá a www.ljcarregosa.pt, torne-se membro e assim terá o simulador do Carregosa Trader (plataforma de negociação de CFD's, Forex, Acções e Futuros, 15 mercados)...

Nesse simulador, que é igual à plataforma real poderá ver preços e gráficos em tempo real, e ainda negociar com uma conta virtual
Crude

Re: Negociar Crude na LJ Carregosa

por Visitante » 20/8/2004 12:14

Crude Escreveu:Há cerca de 4 meses que já negoceio contratos de petróleo na carregosa, via internet,e muito simples...nem tudo fica na américa!!!!

Excelente! :)

Dás-nos mais pormenores? :?:

:arrow: Qual é a margem exigida para abrir um contrato?

:arrow: Qual o custo de corretagem (ou spread, não sei) para abrir um contrato?

:arrow: Qual a alavancagem que eles permitem?

:arrow: Quanto se pode ganhar em dinheiro, por exemplo, se comprar um contrato, e o crude subir 1 dólar de preço?

Obrigado, um abraço. :wink:
Visitante

Negociar Crude na LJ Carregosa

por Crude » 20/8/2004 11:29

Há cerca de 4 meses que já negoceio contratos de petróleo na carregosa, via internet,e muito simples...nem tudo fica na américa!!!!
Crude

por djovarius » 20/8/2004 2:15

Ainda outra curiosidade:

Em 1974, um litro de gasolina custava 11$00 no nosso país.
Ao cambio da época isso dava cerca de 0.44 USD !!
O dólar de 1974 equivale a 3.2 dólares de hoje (price deflactor), o que até se reflecte muito bem nas cotações históricas USD/CHF !!

Portanto, a dólares de hoje, teremos de pagar 1.40 dólares por litro, ou seja cerca de 1.15 euros por litro para pagarmos o mesmo que em 1974 !!
E é isso que deverá acontecer... gasolina 20 vezes mais cara do que na época, o que nem é mau, pois automóvel ou uma casa aumentaram muito mais do que isso.

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Visitante » 20/8/2004 2:15

É uma questão de tempo até o crude se extinguir no planeta. Há quem diga 20 anos, há quem dia 15 anos, há quem diga apenas 10 anos até isso acontecer. Mas vai acontecer.

Portanto, é consensual que já está na altura de olharmos para a implementação activa de energias alternativas e para a definitiva transição para os automóveis movidos a fuel-cells e outras energias limpas (o Bush já anunciou esse plano para os próximos 20 anos - caramba, será que ele planeia ficar na presidência tanto tempo???). :P

As perguntas que eu faço são...

:arrow: Como será que o mundo vai lidar com o disparo nos preços do crude à medida que ele se for esgotando?...

:arrow: E o que vai ser de países como a Arábia Saudita, o Iraque ou o Kuwait, quando acabar o petróleo nesses países, e qual o impacto social e económico que isso vai ter naquelas sociedades, e no mundo?

Se calhar os aztecas tinham razão... o mundo parece que vai mesmo acabar em 2020. :shock: :P

Abraços.
Visitante

por joaocosta » 20/8/2004 1:56

Obviamente que compreendo o impacto que um aumento de 100% na gasolina têm numa sociedade.

O meu problema é mesmo o impacto na sociedade mundial que esta situação pode criar.

Lembras-te do ano de 1929. Bem, eu não me lembro mas ouvi falar.

Mais uma vez, se a memória não me falha, era qualquer coisa do género 10% da população tinha 90% da riqueza, seria ? Isto apenas nos Estados Unidos.

Hoje em dia temos 5% da população mundial (os Estados Unidos) que consomem uma larga percentagem (e aqui não sei especificar, mas não tenho dúvidas de que é muito) dos recursos Mundiais. E a minha pergunta é, aonde é que isto vai parar, por exemplo nos próximos 20 anos.

É que enquanto o Americano está preocupado porque vai ter que deixar de conduzir uma banheria para passar a ter um carro normal, já à muito boa gente em Portugal que pondera largar o carro normal para passar a ter uma uma viatura mais pequena e que consuma menos, de preferência a diesel, que até polui mais, mas é mais barato.

Enfim, sinceramente não acredito que os desiquilibrios sejam tão grandes como eram nos anos 20-30 (apesar de tb. não os ver a diminuir), e obviamente que o resto do mundo tb. sofre com a economia Americana em recessão.

Mas acredita que muito boa gente não vai ter pena nenhuma se o Americano tiver mesmo de largar a banheira (vulgo Cadillac).

Registado: 29/3/2004 6:31

por nunofaustino » 20/8/2004 1:38

Comparada com a Europa claro que a gasolina está barata (mas tb os carros cá gastam mais ;) )... mas podes imaginar o impacto no dia a dia que um aumento de 100% no preço de um bem essencial como é a gasolina n trás...

É o aumento das deslocações, dos transportes públicos, da energia, dos produtos essenciais que são transpotados, do pão, ...

Eu até estou admirado da inflação n estar mais alta do que está...

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por djovarius » 20/8/2004 1:37

Por isso é que não há o caos na América. Apenas um "slowdown" económico.

Só se chegar a uns 80 USD / barril, o que significaria descalabro na Europa em primeiro lugar.

Alguém aí para deixar o carro parado aos fins de semana? :evil:

A propósito, para que não haja confusões:
galão americano = 3.785 litros
galão normal = 4.546 litros

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por joaocosta » 20/8/2004 1:30

Se não me falha a memória, 1Galão = 3,8 litros.

a gasolina vai chegar aos 2USD por galão

O que ao câmbio actual dá o estonteante preço de 0,43 Euros/Litro.

o que representaria uma subida de 100% desde Dezembro de 2001

O que significa que nessa altura andavam a consumir a 21/22 cêntimos por litro.

E agora explicar a um Americano que a gasolina aí até está barata ?

Registado: 29/3/2004 6:31

por nunofaustino » 20/8/2004 1:20

Já agora posso dizer que o aumento do preço dos combustíveis tb pode estar atrasado em relação a esta subida de petróleo devido às reservas de gasolina existentes.

Por exemplo, aqui nos EUA, a gasolina ainda está em queda devido à quantidade anormalmente elevada de gasolina que estava de reserva. Desde que aqui estou (quase 3 anos) é a 1ª vez que vejo o petróleo a subir desta maneira e a gasolina a descer... mas n deve ser por muito tempo :(. Acredito que daqui a pouco tempo a gasolina vai chegar aos 2USD por galão (o que representaria uma subida de 100% desde Dezembro de 2001)...

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por djovarius » 20/8/2004 1:13

Só falta dizer que este negócio tem stops como qualquer outro nos mercados financeiros, ou pelo menos deveria ter.

Os responsáveis das empresas que refinam o crude, ao comprarem a 48 dólares não vão ficar com os contratos na mão, se as cotações descerem, exactamente como você não ficaria. Eles podem vender o contrato mesmo a perder, pensando que vão comprá-lo depois mais barato, ou mesmo vendendo futuros agora para comprá-los (cobertura de posição curta) com o preço mais baixo.
Se não o fizerem, arriscam-se a comprar caro, mesmo num topo de curto a médio prazo, sendo que depois poderiam comprar mais barato.

Pelos vistos este péssimo negócio já foi feito imensas vezes em Portugal.
Quantas vezes, no passado, o petróleo subia no mercado, enquanto a gasolina ainda descia? E depois, já o petróleo descia e a gasolina subia?

Acho que, depois de tantos anos, ainda se comete o erro !!
Repare-se que ainda hoje ou ontem uma gasolineira desceu a Sem Chumbo 95, apesar da subida do petróleo. Ou muito me engano, ou não devem ter comprado muitos contratos.
E não se admirem de, em Setembro, termos aumentos brutais de gasolina. Tipo assim, mais de € 1.20 cada litro de S/chumbo 95 !!!

Um abraço

dj

Re: OK ,Visitante

por Visitante » 20/8/2004 0:59

Brentman Escreveu:Fiquei a entender em linhas gerais o tal negócio do século.

Que pena não existirem nas nossas correctoras um negócio desses ...o que é bom fica nos Américos Hehe!

Um abraço

Sinceramente não sei se há corretoras portuguesas que disponibilizem negociação em contratos de crude ou brent.

Mas não há que ter medo em abrir conta numa corretora estrangeira que tenha isso!

Para melhor muda-se sempre. :wink:

Até à vista. Boa sorte.

Um abraço.
Visitante

Re: Sendo assim....

por Visitante » 20/8/2004 0:56

Anonymous Escreveu: o que lhes vale, é que os seus concorrentes se calhar, também compraram muitos contratos a 48, tal como eles e por isso, talvez fiquem com vantagem competitiva significativa.

Queria dizer: talvez não fiquem com vantagem competitiva significativa.

Um abraço.
Visitante

OK ,Visitante

por Brentman » 20/8/2004 0:44

Fiquei a entender em linhas gerais o tal negócio do século.

Que pena não existirem nas nossas correctoras um negócio desses ...o que é bom fica nos Américos Hehe!

Um abraço
Brentman

Re: Sendo assim....

por Visitante » 20/8/2004 0:35

Brentman Escreveu:...há muita especulação à mistura e existem razões para querer nos que afirmam na especulação.

Este nivel de preços só teria impacto na economia real se fossem os refinadores que estivessem a comprar a quase totalidade dos contratos. se daqui a 3 meses o petróleo estiver a 35 o último especulador ou os últimos ficaram embarrilados

estarei certo ou errado?

Sim, brentman.

Aqui é como nas acções. Quem compra, espera que suba. Se não sobe, perde.

E se forem refinarias que estão a comprar a este valor de 48, e o preço descer para os 35 no dia 31 de Setembro, então eles terão feito um mau negócio, e precipitaram-se em comprar agora o contrato a um preço tão alto, o que lhes vale, é que os seus concorrentes se calhar, também compraram muitos contratos a 48, tal como eles e por isso, talvez fiquem com vantagem competitiva significativa.

Pois este movimento louco, para estar a ser tão forte como se vê, tem de ter por detrás, a participação de muitas refinarias que também estão a comprar. Acho que é uma conclusão segura.

Um abraço.
Visitante

Re: Agora parece que entendi

por Visitante » 20/8/2004 0:29

Brentman Escreveu:Atendendo ás exposições o tótiço diz-me que:

_quem têm o preço assegurado hoje ou daqui a 3 meses é a petrolifera que produz o brent ou lith, sendo esse preço o preço a que correu o futuro hojeEx:48

-este futuro comprado hoje a 48 fica na posse de quem o comprou ou vier a comprar para daqui a 3meses ou antes o poder vender.

_no final da maturidade se estiver a 50(futuros?) o comprador do contracto ganha a diferença

Este ponto deixa-me algumas dúvidas. Vão comparar com os futuros da altura ou existe outra comparação de referência?

obrigado a todos

Repare, quando se fala ou se ouve falar em preços do petróleo (crude por exemplo) está-se sempre a referir a cotação do contrato de futuros de 3 meses vigente. Não há outra cotação de petróleo crude em mais lado nenhum, em mais nenhum mercado livre, pelo menos.

E repare também que o contrato de 3 meses tem uma data específica de fim de prazo ou maturidade para ser negociado, no fim do qual, ele se converte em crude para o detentor desse contrato. Como essa data é específica e fixa, apesar de opcionalmente ser renovável por mais 3 meses quando essa data é atingida, isso significa por exemplo, que eu posso comprar hoje o contrato de "Crude Setembro" na sua cotação actual, de 48 Dólares, e sei que ele vai ter de sair das minhas mãos (ou ser substituído pelo contrato de Dezembro numa operação de roll-over), até ao dia 31 de Setembro. Caso contrário, vêm-me entregar um barril de crude à minha porta! :shock: Portanto, se eu comprar o contrato de "Crude Setembro" apenas no dia 29 de Setembro, eu sei que terei apenas 2 dias para o vender de preferência mais caro, a outra pessoa que esteja disposta a comprá-lo (e ela até pode ser a própria refinaria, nunca sabemos com certeza a quem estamos a comprar ou a vender). No dia 31 de Setembro, termina o contrato de "Crude Setembro", e todos os detentores desses contratos recebem a matéria-prima ao preço a que compraram o contrato (não ao preço a que ele está a cotar no fecho da sessão do dia 31 Setembro).

Uns exemplos para explicar melhor... eu compro o contrato no dia 29 de Setembro por 48 dólares, vendo-o no dia 30 por 49 dólares e ganhei 1 dólar por contrato (que é um belo lucro, tendo em conta que este lucro é multiplicado várias vezes pelo efeito de alavancagem dos futuros).

Agora imagina que eu sou uma refinaria. Comprei o contrato no dia 1 de Setembro por 40 Dólares, e deixei expirar o contrato até ao dia 31 de Setembro, para poder receber o produto. Mesmo que a cotação do contrato de Setembro no dia 31 de Setembro já esteja nos 50 dólares, eu só vou pagar 40 dólares por cada barril ao produtor, pois foi esse o valor que ficou "fixo" no contrato na altura em que comprei esse contrato de crude ao produtor ou ao pequeno especulador que me vendeu o contrato na bolsa de futuros.

E agora, supondo que eu sou um pequeno investidor que não se quer desfazer do contrato de "Setembro Crude" no dia 31 de Setembro, pois acredito que ele ainda poderá subir até aos 60 Dólares no curto-prazo, mas também não quero receber o petróleo de Setembro no dia 31. O que eu faço? Faço um roll-over... pago uma pequena quantia na minha corretora para essa operação até ao dia 31 de Setembro, e os meus contratos são substituídos pelo contrato de 3 meses vigente apartir dessa data: o contrato "Dezembro Crude", que assume a cotação de fecho do contrato de Setembro no dia 31 e começa a sua negociação livre apartir daí, e até ao dia 31 de Dezembro onde também ele, vai expirar.

Estas datas são meros exemplos... as datas exactas estão fácilmente disponíveis para consulta para quem faça uma breve pesquisa pela net.

Por uma razão de simplificação de linguagem, os meios de comunicação social dizem apenas e sempre: "a cotação de hoje do crude é...X", não dizem: "a cotação do contrato de entrega mais próxima, o Setembro Crude está a cotar a...X", apesar de ser esta a verdadeira, correcta e única referência ao preço do crude que existe, nos mercado livre de Nova-Iorque.

Portanto, isto é tudo um processo simples e muito transparente. Nada de muito complicado. Se não me expliquei bem nalguma coisa, é só perguntar de novo.

Um abraço.
Visitante

Sendo assim....

por Brentman » 20/8/2004 0:08

...há muita especulação à mistura e existem razões para querer nos que afirmam na especulação.

Este nivel de preços só teria impacto na economia real se fossem os refinadores que estivessem a comprar a quase totalidade dos contratos. se daqui a 3 meses o petróleo estiver a 35 o último especulador ou os últimos ficaram embarrilados

estarei certo ou errado?
Brentman

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, Bing [Bot], Ferreiratrade, Garfield, Google [Bot], latbal, Luzemburg, m-m, macau5m, malakas, Manchini888, Massao1, Masterchief, mjcsreis, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, peterteam2, PMP69, trilhos2006 e 249 visitantes