Terrorismo
comentário
Bom acto de contrição ...VALVES.
E Caro Moisés......quando estamos por aí.....essa terra entra-nos no coração...na primeira semana ...tudo nos parece um caos...havia de dizer-te todos os sentimentos que me avassalaram nos momentos de quietude e de muito calor porque passei. Passados os primeiros tempos, começamos a perceber a ternura de estarmos no seio daquilo que é o nosso amago...e o nosso modo muito particular de ser ...portugueses.
Claro que vivemos muito perto do humano...do demasiado humano....as pessoas gostam de nós...os que trabalham mesmo e suam.....e falam e ensinam e acompanham....os olhos até se lhes riem quando ouvem falar um português claro.....mesmo nas pessoas mais humildes e mais do interior....deixámos por aí marcas indeléveis da nossa humanidade.....e eles, os angolanos, têm isso guardado ...bem guardado no seu modo de ser....disso estou certo.
Existem, porém, uns crápulas que fazem negócios de ladrão......fazem-me lembrar aqueles negociantes piratas que vendiam água de fogo aos indíos e armas ....para fazerem frente ao brancos de leste...que os perseguiam da minhasw leituras de menino.......são os oportunistas da miséria dos outros.
Eu vi-os bem a negociarem nos fóruns dos hotéis da cidade grande.....e a fazerem roubos incomensurávéis....até metia dó.
Já não falo de outros...mais graúdos e cujos crimes sociais se dissolvem na história e talvez fiquem impunes......mas que há corrupção em Angola ...isso há.
Deves ser um técnico bem pago.....e pelo que sei de ti, um elemento honesto e leal no teu trabalho.....coisa que eu também, no meu mister...tentei ser.......mas vi muita coisa ruim.....no seio de um povo que é bom e humano ...demasiado humano.
Sim...na lógica do mercado...a África é um continente perdido....e só ainda não morreu porque se trata de gente que aguenta toda a tragédia. Portanto, muito embora entenda o teu modo de ver, fundada na tua honestidade, também facilmente posso afirmar-te que em parte aceitava as palavras que eles por vezes gritavam nos seus escritos.....a África é um corpo morto em que cada abutre vem buscar o seu pão......... . Ficava comovido mas passava tardes a debater as ideias....e eles tratavam-me com toda a confiança.
Sim...temos que os ajudar no seu caminho....é um nosso dever civilizacional....que ainda não cumprimos....e que temos de completar...mesmo no meio da cobiça desses tais abutres e de todos os perigos e incompreenssões que eventualmente tenhamos de enfentar.
cumps.
E Caro Moisés......quando estamos por aí.....essa terra entra-nos no coração...na primeira semana ...tudo nos parece um caos...havia de dizer-te todos os sentimentos que me avassalaram nos momentos de quietude e de muito calor porque passei. Passados os primeiros tempos, começamos a perceber a ternura de estarmos no seio daquilo que é o nosso amago...e o nosso modo muito particular de ser ...portugueses.
Claro que vivemos muito perto do humano...do demasiado humano....as pessoas gostam de nós...os que trabalham mesmo e suam.....e falam e ensinam e acompanham....os olhos até se lhes riem quando ouvem falar um português claro.....mesmo nas pessoas mais humildes e mais do interior....deixámos por aí marcas indeléveis da nossa humanidade.....e eles, os angolanos, têm isso guardado ...bem guardado no seu modo de ser....disso estou certo.
Existem, porém, uns crápulas que fazem negócios de ladrão......fazem-me lembrar aqueles negociantes piratas que vendiam água de fogo aos indíos e armas ....para fazerem frente ao brancos de leste...que os perseguiam da minhasw leituras de menino.......são os oportunistas da miséria dos outros.
Eu vi-os bem a negociarem nos fóruns dos hotéis da cidade grande.....e a fazerem roubos incomensurávéis....até metia dó.
Já não falo de outros...mais graúdos e cujos crimes sociais se dissolvem na história e talvez fiquem impunes......mas que há corrupção em Angola ...isso há.
Deves ser um técnico bem pago.....e pelo que sei de ti, um elemento honesto e leal no teu trabalho.....coisa que eu também, no meu mister...tentei ser.......mas vi muita coisa ruim.....no seio de um povo que é bom e humano ...demasiado humano.
Sim...na lógica do mercado...a África é um continente perdido....e só ainda não morreu porque se trata de gente que aguenta toda a tragédia. Portanto, muito embora entenda o teu modo de ver, fundada na tua honestidade, também facilmente posso afirmar-te que em parte aceitava as palavras que eles por vezes gritavam nos seus escritos.....a África é um corpo morto em que cada abutre vem buscar o seu pão......... . Ficava comovido mas passava tardes a debater as ideias....e eles tratavam-me com toda a confiança.
Sim...temos que os ajudar no seu caminho....é um nosso dever civilizacional....que ainda não cumprimos....e que temos de completar...mesmo no meio da cobiça desses tais abutres e de todos os perigos e incompreenssões que eventualmente tenhamos de enfentar.
cumps.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
Valves, o moz certamente nao se chateia com diferendos de opinao. Penso que o que o leva a ter uma reacçao tao forte é o facto de defenderes a tua opiniáo baseado numa realidade que segundo ele, simplesmente nao existe e que portanto defendes sem qualquer conhecimento de causa. Penso que foi o que ele se esforçou por explicar de forma muito extensa. É uma realidade que ele conhece extremamente bem e que o choca ver uma tal distorçao da mesma.
Bem vamos lá esclarecer uma coisa :
1 - Não foi meu intuito ofender o MozHawk por quem nutro admiração e com quem tenho ainda muito para aprender.
2 - A minha opinião acerca de Angola foi uma opinião pessoal sobre um sistema que penso não ser o melhor pelo que não houve nenhum proposito de ofender o MozHawk que deve lá estar a fazer pela sua vida e pela sua familia
3 - Gostava que isto não passasse de uma desavença entre 2 pessoas que têm basicamente maneiras distintas de ver as coisas pelo que se me excedi na defesa das minhas ideias foi pela convicção não foi com o intuito de magoar o MozHawk
Pelo que apresento publicamente as minhas desculpas ao MozHawk no caso de ele as querer aceitar .
Um abraço
Vasco
1 - Não foi meu intuito ofender o MozHawk por quem nutro admiração e com quem tenho ainda muito para aprender.
2 - A minha opinião acerca de Angola foi uma opinião pessoal sobre um sistema que penso não ser o melhor pelo que não houve nenhum proposito de ofender o MozHawk que deve lá estar a fazer pela sua vida e pela sua familia
3 - Gostava que isto não passasse de uma desavença entre 2 pessoas que têm basicamente maneiras distintas de ver as coisas pelo que se me excedi na defesa das minhas ideias foi pela convicção não foi com o intuito de magoar o MozHawk
Pelo que apresento publicamente as minhas desculpas ao MozHawk no caso de ele as querer aceitar .
Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Re
valves Escreveu:e com uma opinião a cheirar a petroleo
Vasco, a opinião dele cheira tanto a petróleo como a tua... Ambos devem meter gasolina no carro.
Ou achas que em Cabinda tudo cheira a petróleo?
Ficava melhor que dissesses "uma opinião a cheirar a catinga"...(*1)
Um abraço,
JAS
(*1)- O Moz costuma tomar banho, a secretária não sei... eheheheh.
Bem só lhe digo que vontade não me faltava de lhe responder mas pronto não lhe respondo existem alturas que o silencio é a melhor resposta ... eu gosto de debater os assuntos se voce não gosta do meu estilo tem 2 opções :
- Ou não lê os meus posts
- Ou então na qualidade de nª 1 do forum e com uma opinião a cheirar a petroleo que enfim sempre deve ter outro peso que a minha modestamente não tem peça a administração para tomar previdências ...
Cumpts
Vasco
- Ou não lê os meus posts
- Ou então na qualidade de nª 1 do forum e com uma opinião a cheirar a petroleo que enfim sempre deve ter outro peso que a minha modestamente não tem peça a administração para tomar previdências ...
Cumpts
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Valves, valves, é triste não é? É tão triste vermos guerras onde elas não existem a não ser na nossa cabeça, não é? Mas esta, apesar de tudo, ainda é a menor das tristezas...Isto é apenas uma discussão entre adultos, pese embora eu por vezes duvidar estar a discutir com um já que o valves em termos de argumentos denota uma maturidade intelectual francamente baixa e de horizontes rasteiros.
Exactamente valves. Nunca me quis fazer valer do que quer que seja e muito menos do facto de ter sido o primeiro inscrito no Caldeirão de Bolsa, já que não me agarro ao passado sendo agora um participante como outro qualquer. Agora concordo plenamente consigo, as opiniões valem pela mais-valia que trazem ao fórum e as suas não trazem qualquer mais-valia porque são de uma pobreza franciscana. Para além da sua vulgaridade, surpreendem negativamente pelo facto de terem origem nalguém que frequentou ou concluiu um curso superior e não é capaz de mais. No valves o que é ainda mais interessante é o facto do próprio se ter passado uma procuração a auto nomear-se uma espécie de Marcelo Rebelo de Sousa do Caldeirão, com laivos terceiro-mundistas e trágico-cómicos, sendo certo que aquele tem uma dimensão intelectual e cultural à qual o valves jamais chegará...
Por acaso valves, foi "este" imbecil que esteve na génese da parte técnica do fórum dando-lhe a si a oportunidade de me chamar imbecil. Mas, como já deve ter percebido, isto tem um efeito tipo boomerang.
Você pode dizer o que pensa e os outros não... Quanto ao resto já pensou que as pessoas que aqui escrevem podem ser todas demasiadamente educadas para lhe dizer que o que escreve não interessa a ninguém e que não passam de baboseiras?
Mas o valves acha que as perguntas que colocou merecem algum tipo de resposta? Você é como aqueles putos que recebem uma pistola de cowboy com "furminantes" e desata a disparar armado em pistoleiro profissional que acerta em todas...
Mas o valves não se importa mesmo é com nada. É próprio dos ignorantes rirem-se despregadamente da sua própria ignorância. A sua altivez impede-o de perceber a sua "dessincronia" com o nosso mundo e porque é que o bpi ainda não o descobriu. Sorte a sua!
Um abraço,
MozHawk
valves Escreveu:Isso a mim não me impressiona nada ... isto é um forum de bolsa onde as opiniões valem não pela antiguidade dos membros mas pela valia que elas proprias têm em si
Exactamente valves. Nunca me quis fazer valer do que quer que seja e muito menos do facto de ter sido o primeiro inscrito no Caldeirão de Bolsa, já que não me agarro ao passado sendo agora um participante como outro qualquer. Agora concordo plenamente consigo, as opiniões valem pela mais-valia que trazem ao fórum e as suas não trazem qualquer mais-valia porque são de uma pobreza franciscana. Para além da sua vulgaridade, surpreendem negativamente pelo facto de terem origem nalguém que frequentou ou concluiu um curso superior e não é capaz de mais. No valves o que é ainda mais interessante é o facto do próprio se ter passado uma procuração a auto nomear-se uma espécie de Marcelo Rebelo de Sousa do Caldeirão, com laivos terceiro-mundistas e trágico-cómicos, sendo certo que aquele tem uma dimensão intelectual e cultural à qual o valves jamais chegará...
valves Escreveu:Não percebi mas claro uma opinião a cheirar a Petroleo vale mesmo que seja imbecil do que uma opinião de um simples cidadão como eu ... é o sistema
Por acaso valves, foi "este" imbecil que esteve na génese da parte técnica do fórum dando-lhe a si a oportunidade de me chamar imbecil. Mas, como já deve ter percebido, isto tem um efeito tipo boomerang.
valves Escreveu:Nisso estou de acordo consigo mas obviamente sempre que não concordar com a opiníão reservo -me o direito de responder se a Administração não gostar das minhas intervenções eles e não você têm todo o direito e poder para tomar as devidas providencias
Você pode dizer o que pensa e os outros não... Quanto ao resto já pensou que as pessoas que aqui escrevem podem ser todas demasiadamente educadas para lhe dizer que o que escreve não interessa a ninguém e que não passam de baboseiras?
valves Escreveu:Isto estamos plenamente de acordo e por isso é que coloquei uma série de questões ao n.º 1 do Forum que até agora não foram respondidas ...
Mas o valves acha que as perguntas que colocou merecem algum tipo de resposta? Você é como aqueles putos que recebem uma pistola de cowboy com "furminantes" e desata a disparar armado em pistoleiro profissional que acerta em todas...
valves Escreveu:Excelente pode fazê -lo comigo que eu não me importo mesmo nada
Mas o valves não se importa mesmo é com nada. É próprio dos ignorantes rirem-se despregadamente da sua própria ignorância. A sua altivez impede-o de perceber a sua "dessincronia" com o nosso mundo e porque é que o bpi ainda não o descobriu. Sorte a sua!
Um abraço,
MozHawk
Bons dias ...
Bem estalou a guerra
Small Caps disse :
Verifique quem é o 1º utilizador registado neste fórum
Isso a mim não me impressiona nada ... isto é um forum de bolsa onde as opiniões valem não pela antiguidade dos membros mas pela valia que elas proprias têm em si
ao longo destes 22 meses de vida do forum já tivemos muitos "paraquedistas" a escrever e a mandar os chamados "bitaites"...alguem se lembra deles??
"Dos fracos não reza a história"
Não percebi mas claro uma opinião a cheirar a Petroleo vale mesmo que seja imbecil do que uma opinião de um simples cidadão como eu ... é o sistema
Todos os contributos positivos para este forum certamente serão apreciados por toda esta Comunidade...aproveite isso
Nisso estou de acordo consigo mas obviamente sempre que não concordar com a opiníão reservo -me o direito de responder se a Administração não gostar das minhas intervenções eles e não você têm todo o direito e poder para tomar as devidas providencias
visao da Metropole, sentado num sofá, certamente não é a mesma de alguém que viveu em Moçambique e vive em Angola onde tem a oportunidade de sentir e viver a realidade in loco; tal facto só por si deveria ser necessário para moderar a sua linguagem e não entrar em discussões das quais apenas tem conhecimentos teóricos..."a experiência é um posto" e de certeza que escolheu a pessoa errada para discutir a realidade de Angola e Moçambique
Isto estamos plenamente de acordo e por isso é que coloquei uma série de questões ao n.º 1 do Forum que até agora não foram respondidas ...
Ainda sou do tempo em que tinhamos no forum uma personagem que corrigia os erros gramaticais
Excelente pode fazê -lo comigo que eu não me importo mesmo nada
Cumpts
Vasco
Bem estalou a guerra

Small Caps disse :
Isso a mim não me impressiona nada ... isto é um forum de bolsa onde as opiniões valem não pela antiguidade dos membros mas pela valia que elas proprias têm em si

ao longo destes 22 meses de vida do forum já tivemos muitos "paraquedistas" a escrever e a mandar os chamados "bitaites"...alguem se lembra deles??
Não percebi mas claro uma opinião a cheirar a Petroleo vale mesmo que seja imbecil do que uma opinião de um simples cidadão como eu ... é o sistema

Todos os contributos positivos para este forum certamente serão apreciados por toda esta Comunidade...aproveite isso
Nisso estou de acordo consigo mas obviamente sempre que não concordar com a opiníão reservo -me o direito de responder se a Administração não gostar das minhas intervenções eles e não você têm todo o direito e poder para tomar as devidas providencias
visao da Metropole, sentado num sofá, certamente não é a mesma de alguém que viveu em Moçambique e vive em Angola onde tem a oportunidade de sentir e viver a realidade in loco; tal facto só por si deveria ser necessário para moderar a sua linguagem e não entrar em discussões das quais apenas tem conhecimentos teóricos..."a experiência é um posto" e de certeza que escolheu a pessoa errada para discutir a realidade de Angola e Moçambique
Isto estamos plenamente de acordo e por isso é que coloquei uma série de questões ao n.º 1 do Forum que até agora não foram respondidas ...

Ainda sou do tempo em que tinhamos no forum uma personagem que corrigia os erros gramaticais
Excelente pode fazê -lo comigo que eu não me importo mesmo nada
Cumpts
Vasco
Boas tardes,
Caro Valves,
Existem pessoas que por afazeres profissionais e uma certa falta de tempo não conseguem participar neste forum com uma certa assiduidade como noutras alturas o fizeram...eu serei um desses casos; tal não significa que deixei de gostar de vir a este cantinho dar "uma vista de olhos" e até aprender mais alguma coisa sobre a Bolsa pois estamos numa constante aprendizagem.
A mim desagrada-me profundamente alguns topicos mas sobretudo algumas formas de escrever...
Quem me conhece sabe bem que sou perfeitamente avesso a discussões e quezilias mas para si abrirei uma excepção apenas para lhe referir alguns pontos interessantes:
Uma visao da Metropole, sentado num sofá, certamente não é a mesma de alguém que viveu em Moçambique e vive em Angola onde tem a oportunidade de sentir e viver a realidade in loco; tal facto só por si deveria ser necessário para moderar a sua linguagem e não entrar em discussões das quais apenas tem conhecimentos teóricos..."a experiência é um posto" e de certeza que escolheu a pessoa errada para discutir a realidade de Angola e Moçambique
Com os meus melhores cumprimentos e certo que a sua "amiga" consciência o deixará sossegado,
Small Caps
P.S. Ainda sou do tempo em que tinhamos no forum uma personagem que corrigia os erros gramaticais
....
Caro Valves,
Existem pessoas que por afazeres profissionais e uma certa falta de tempo não conseguem participar neste forum com uma certa assiduidade como noutras alturas o fizeram...eu serei um desses casos; tal não significa que deixei de gostar de vir a este cantinho dar "uma vista de olhos" e até aprender mais alguma coisa sobre a Bolsa pois estamos numa constante aprendizagem.
A mim desagrada-me profundamente alguns topicos mas sobretudo algumas formas de escrever...

Quem me conhece sabe bem que sou perfeitamente avesso a discussões e quezilias mas para si abrirei uma excepção apenas para lhe referir alguns pontos interessantes:

Com os meus melhores cumprimentos e certo que a sua "amiga" consciência o deixará sossegado,
Small Caps
P.S. Ainda sou do tempo em que tinhamos no forum uma personagem que corrigia os erros gramaticais

boas sendo eu de facto um leigo tenho então umas perguntas a fazer -lhe sobre Angola :
Qual é a esperança média de vida dos ricos versus pobres ?
Qual é a dieta em calorias diarias dos ricos versus pobres ...
Qual é a percentagem de População que passa objectivamente fome em Angola ( não é fome de gambas é fome de pão )
Qual é o numero de camas por habitante que O Sistema de Saude Português versus Angolano
Qual é a percentagem do Orçamento Angolano que vai para a defesa versus percentagem do Português
Portugal é um país rico em Recursos como Petroleo, Ouro metais preciosos ?
Angola é um país rico nestes recursos ?
Qual o grau de concentração de riqueza que existe em Angola versus o grau de concentração de riqueza em Portugal ... ( ou seja qual é a percentagem de riqueza gerada detido pelos 5% )
Por ultimo em Angola há gente que morre de subnutrição ? e em Portugal haverá ?
Ficaria grato que me respondesse a estas questões porque de facto sou um desconhecedor da realidade Angolano e assim já podia vir para aqui falar sem dizer disparates ...
Um abraço
Vasco
Qual é a esperança média de vida dos ricos versus pobres ?
Qual é a dieta em calorias diarias dos ricos versus pobres ...
Qual é a percentagem de População que passa objectivamente fome em Angola ( não é fome de gambas é fome de pão )
Qual é o numero de camas por habitante que O Sistema de Saude Português versus Angolano
Qual é a percentagem do Orçamento Angolano que vai para a defesa versus percentagem do Português
Portugal é um país rico em Recursos como Petroleo, Ouro metais preciosos ?
Angola é um país rico nestes recursos ?
Qual o grau de concentração de riqueza que existe em Angola versus o grau de concentração de riqueza em Portugal ... ( ou seja qual é a percentagem de riqueza gerada detido pelos 5% )
Por ultimo em Angola há gente que morre de subnutrição ? e em Portugal haverá ?
Ficaria grato que me respondesse a estas questões porque de facto sou um desconhecedor da realidade Angolano e assim já podia vir para aqui falar sem dizer disparates ...

Um abraço
Vasco
Caro valves,
Siceramente ainda lhe dei o benefício da dúvida quando lhe respondi com um "I rest my case". Dei-lhe a oportunidade de se encerrar o assunto por ali mas não, era demasiadamente previsível que voltaria à carga. Diz um velho ditado, mais vale cair em graça do que ser engraçado. Pois bem aqui vai então para seu deleite pessoal, muito a contragosto.
Quando não se conhecem determinadas realidades e se fala delas com tantas certezas, só porque se ouviu falar, seria mais sensato não se produzirem algumas declarações que só o desabonam, contrariamente ao que pretende desde que assumiu uma certa postura neste fórum. Embora tenha sempre adoptado uma postura de não intervenção em muitos posts cujo conteúdo tem muito que se lhe diga, em particular vindas de alguém que andou numa faculdade, desta vez a sua intervenção e a do visitante forçaram-me a postar sobre uma realidade que bem conheço.
O que é para si uma redistribuição justa da riqueza?! Faz-se pela via fiscal? Como? Incentivo ao investimento? Melhor assistência médica e medicamentosa? Mais e melhores acessos a água potável? Mais e melhores vias de comunicação? Ensino
universal e gratuito? Retrovirais subsidiados a 100% pelo Estado? Rede eléctrica a cobrir 100% do território? etc, etc, etc.
Diga-me 1 exemplo de 1 país qualquer no mundo em que durante ou na sequência de uma guerra civil a riqueza tenha sido "redistribuida" de uma forma justa... Quem lhe disse a si que em Moçambique e em Angola não se anda à vontade nas cidades incluindo as capitais a não ser em determinadas zonas, como aqui em Lisboa há zonas onde não se pode ir? Você acha que o Presidente Sampaio andaria a pé em qualquer cidade moçambicana se tivesse medo de apanhar um tiro? Cumprimentaria trabalhadores nossos na rua se tivesse medo que lhe enfiassem uma granada na mão? Vá a Maputo e dê uma volta a pé na Julius Nyerere, ou na Mao Tsé-Tung, ou na 24 de Julho ou na Eduardo Mondlane... Vá a Sommerschield ou a qualquer "bairro de cimento" de Pemba à Beira, passando por Quelimane, Nampula, Nacala, Montepuez, Nangade, Milange, Maganja da Costa, Mocuba, Ressano
Garcia, Matola, Namialo, Mueda, Ibo, Ilha de Moçambique, Costa do Sol e Pebane, entre muitas em Moçambique, para ver se alguém lhe faz mal. Mesmo sendo um Mulungo ou M'bwana. Dê as voltas que quiser a pé em Cabinda, em Lândana, no Yema, no Fútila, no Cabassango ou mesmo no Buco Zau para ver quem é que lhe faz mal. Mesmo sendo um Mundele ou Pula.
Você fala com uma propriedade admirável. Por acaso apenas existe em Cabinda 1 supermercado em USD, de seu nome NCCC, que nem sequer vende ao povo. É que não está aberto ao público, é mesmo só para funcionários do Malongo. Você deve ser novo demais para saber o que eram as cooperativas só para funcionários de empresas e instituições do Estado há umas décadas atrás em Lisboa. É natural que só venda em USD porque é tudo importado e porque TODOS os funcionários do Malongo incluindo os muitos milhares de angolanos que lá trabalham (NÃO, NÃO SÃO FILHOS DE GENERAIS) recebem os seus salários em USD...Faz parte das regalias sociais de quem trabalha para a Cabgoc e empresas que só operam no Malongo. Mas também quem lhe soprou ao ouvido que aquilo tinha de tudo do bom e do melhor, soprou-lhe mal. Muitos estrangeiros, incluindo-me a mim próprio, fazemos compras onde toda a gente faz e em KWANZAS: no Mercado Central, no Joaquim Portugal, no Supermercado Oceano, no Supermercado Super-Preço, no do Cunha e na banca da fruta ao lado das bombas do Serrano que tem do melhor que há lá na terra. É tudo fresquinho e...em KWANZAS. Esse conceito primário que lhe venderam e que você comprou porque é incapaz de ver para além disso está completamente dissociado da realidade que você naturalmente desconhece.
Hummmm Petrodólares só pode ser em Cabinda. Como não deve saber eu informo-o: não há hospitais privados em Cabinda onde você chegue com os "petrodólares" e seja atendido. Há um sistema de saúde da Cabgoc que inclui instalações a sério no Malongo para servir quem lá vive e trabalha - expatriados e nacionais - assim como uma clínica da Cabgoc na cidade que serve os seus funcionários e os seus familiares. De resto é o sistema nacional de saúde tal como cá. Hospital Central e Centros de Saúde embora sem as condições dos nossos. Mas é como tudo na vida, nem os nossos são iguais aos holandeses... Claro que em Luanda tem outras unidades de saúde privadas abertas ao público em geral. Mas é como cá. Se você não tiver dinheiro nem um seguro de saúde, de certeza que não se vai tratar à CUF. Lá terá que ir para o SNS.
Quanto à feitiçaria, você uma vez mais fala do que não sabe! Esses seus preconceitos e ideias pré-concebidas são impressionantes. A questão da feitiçaria é uma questão cultural e tradicional que provavelmente ultrapassará completamente a sua capacidade de perceber o fenómeno. De tal forma que você provavelmente nunca compreenderá que lá, ser tratado pelo curandeiro ou feiticeiro, é muito mais caro do que ser tratado no Hospital... É que você assume que "isso" é de gente pobre sem "guito" que não tem onde recorrer.
Pois, esta frase diz tudo meu caro valves...
Depende dos conceitos de cada um, mas lá que é uma terra gira é. Também gosto disto e considero-me um felizardo por ter cá nascido. Mas o que é que isto tem a ver com as calças!?
Pareceu-lhe mal. Não era para si. Jamais julgaria o valves capaz de inventar o que quer que seja... Apenas acho que não devia transcrever para o fórum partes de notícias cuja fiabilidade no particular tem muito que se lhe diga.
Um abraço,
MozHawk
Siceramente ainda lhe dei o benefício da dúvida quando lhe respondi com um "I rest my case". Dei-lhe a oportunidade de se encerrar o assunto por ali mas não, era demasiadamente previsível que voltaria à carga. Diz um velho ditado, mais vale cair em graça do que ser engraçado. Pois bem aqui vai então para seu deleite pessoal, muito a contragosto.
Quando não se conhecem determinadas realidades e se fala delas com tantas certezas, só porque se ouviu falar, seria mais sensato não se produzirem algumas declarações que só o desabonam, contrariamente ao que pretende desde que assumiu uma certa postura neste fórum. Embora tenha sempre adoptado uma postura de não intervenção em muitos posts cujo conteúdo tem muito que se lhe diga, em particular vindas de alguém que andou numa faculdade, desta vez a sua intervenção e a do visitante forçaram-me a postar sobre uma realidade que bem conheço.
O que é para si uma redistribuição justa da riqueza?! Faz-se pela via fiscal? Como? Incentivo ao investimento? Melhor assistência médica e medicamentosa? Mais e melhores acessos a água potável? Mais e melhores vias de comunicação? Ensino
universal e gratuito? Retrovirais subsidiados a 100% pelo Estado? Rede eléctrica a cobrir 100% do território? etc, etc, etc.
Diga-me 1 exemplo de 1 país qualquer no mundo em que durante ou na sequência de uma guerra civil a riqueza tenha sido "redistribuida" de uma forma justa... Quem lhe disse a si que em Moçambique e em Angola não se anda à vontade nas cidades incluindo as capitais a não ser em determinadas zonas, como aqui em Lisboa há zonas onde não se pode ir? Você acha que o Presidente Sampaio andaria a pé em qualquer cidade moçambicana se tivesse medo de apanhar um tiro? Cumprimentaria trabalhadores nossos na rua se tivesse medo que lhe enfiassem uma granada na mão? Vá a Maputo e dê uma volta a pé na Julius Nyerere, ou na Mao Tsé-Tung, ou na 24 de Julho ou na Eduardo Mondlane... Vá a Sommerschield ou a qualquer "bairro de cimento" de Pemba à Beira, passando por Quelimane, Nampula, Nacala, Montepuez, Nangade, Milange, Maganja da Costa, Mocuba, Ressano
Garcia, Matola, Namialo, Mueda, Ibo, Ilha de Moçambique, Costa do Sol e Pebane, entre muitas em Moçambique, para ver se alguém lhe faz mal. Mesmo sendo um Mulungo ou M'bwana. Dê as voltas que quiser a pé em Cabinda, em Lândana, no Yema, no Fútila, no Cabassango ou mesmo no Buco Zau para ver quem é que lhe faz mal. Mesmo sendo um Mundele ou Pula.
valves Escreveu:ouvi dizer que em cabinda amigo MozHawk existem os supermercados das petroliferas onde se compra tudo do bom e do melhor em dolares claro e depois os bazares do povo onde claro já não é tudo do bom e do melhor
Você fala com uma propriedade admirável. Por acaso apenas existe em Cabinda 1 supermercado em USD, de seu nome NCCC, que nem sequer vende ao povo. É que não está aberto ao público, é mesmo só para funcionários do Malongo. Você deve ser novo demais para saber o que eram as cooperativas só para funcionários de empresas e instituições do Estado há umas décadas atrás em Lisboa. É natural que só venda em USD porque é tudo importado e porque TODOS os funcionários do Malongo incluindo os muitos milhares de angolanos que lá trabalham (NÃO, NÃO SÃO FILHOS DE GENERAIS) recebem os seus salários em USD...Faz parte das regalias sociais de quem trabalha para a Cabgoc e empresas que só operam no Malongo. Mas também quem lhe soprou ao ouvido que aquilo tinha de tudo do bom e do melhor, soprou-lhe mal. Muitos estrangeiros, incluindo-me a mim próprio, fazemos compras onde toda a gente faz e em KWANZAS: no Mercado Central, no Joaquim Portugal, no Supermercado Oceano, no Supermercado Super-Preço, no do Cunha e na banca da fruta ao lado das bombas do Serrano que tem do melhor que há lá na terra. É tudo fresquinho e...em KWANZAS. Esse conceito primário que lhe venderam e que você comprou porque é incapaz de ver para além disso está completamente dissociado da realidade que você naturalmente desconhece.
valves Escreveu:[...]bem como os hospitais quem não tem guito vai curar -se aos feiticeiros quem tem e quem pode pagar em petrodolares vai aos hospitais privados onde pode receber tratamentos um bocadinho mais sofisticados ...
Hummmm Petrodólares só pode ser em Cabinda. Como não deve saber eu informo-o: não há hospitais privados em Cabinda onde você chegue com os "petrodólares" e seja atendido. Há um sistema de saúde da Cabgoc que inclui instalações a sério no Malongo para servir quem lá vive e trabalha - expatriados e nacionais - assim como uma clínica da Cabgoc na cidade que serve os seus funcionários e os seus familiares. De resto é o sistema nacional de saúde tal como cá. Hospital Central e Centros de Saúde embora sem as condições dos nossos. Mas é como tudo na vida, nem os nossos são iguais aos holandeses... Claro que em Luanda tem outras unidades de saúde privadas abertas ao público em geral. Mas é como cá. Se você não tiver dinheiro nem um seguro de saúde, de certeza que não se vai tratar à CUF. Lá terá que ir para o SNS.
Quanto à feitiçaria, você uma vez mais fala do que não sabe! Esses seus preconceitos e ideias pré-concebidas são impressionantes. A questão da feitiçaria é uma questão cultural e tradicional que provavelmente ultrapassará completamente a sua capacidade de perceber o fenómeno. De tal forma que você provavelmente nunca compreenderá que lá, ser tratado pelo curandeiro ou feiticeiro, é muito mais caro do que ser tratado no Hospital... É que você assume que "isso" é de gente pobre sem "guito" que não tem onde recorrer.
valves Escreveu:mas claro o mal é do Sistema como diz o Dias da Cunha ...
Pois, esta frase diz tudo meu caro valves...
valves Escreveu:Ainda bem que nasci neste país á beira mar plantado onde pelo menos existe uma coisa que se chama decencia e respeito minimo pela dignidade humana ...
Depende dos conceitos de cada um, mas lá que é uma terra gira é. Também gosto disto e considero-me um felizardo por ter cá nascido. Mas o que é que isto tem a ver com as calças!?
valves Escreveu:A proposito amigo MozHawk no outro dia pareceu me que ao de leve quando falava em relação ao armamento aludia ao facto de eu não perceber nada do assunto ... bem olhe que não é bem assim realmente felizmente nasci num tempo em que sou tenho a teoria
não tenho a practica mas olhe que mesmo de teoria mas olhe que mesmo assim deve chegar para falar consigo sobre assunto quer experimentar ?
Pareceu-lhe mal. Não era para si. Jamais julgaria o valves capaz de inventar o que quer que seja... Apenas acho que não devia transcrever para o fórum partes de notícias cuja fiabilidade no particular tem muito que se lhe diga.
Um abraço,
MozHawk
Forças Especiais Americana no Afeganistão
valves Escreveu:Bons dias não podia deixa de dar aqui a minha opinião sobre a estratégia que os States estão a utilizar na guerra ao terrorismo ...
Alguns meses após o 11 de Setembro os EUA com os seus helicopetros apaches aviões furtivos B2 e caças F16;F14 equipados com armas guiadas por laser, sistemas de navegação por satelite dispositivo de visão noturna avançada lá foram tentar caçar o bin laden e o seu grupo cujo o armamento se resume ás velhinhas kalashnikov a explosivos artesanais e cujo o principal meio de locomoção é o burro para além disso tem um excelente sistema de visão noturna o olho humano para além disso dormem em tentas e sacos de cama no meio do deserto e atrveria a dizer -me que as suas refeições devem ser uma dose de arroz de 2 em 2 dias, claro os soldados americanos não dispensam os hamburgueres ao pequeno almoço, almoço e jantar nem os phones etc etc coisas que para a malta nova ocidental já são verdadeiros bens de 1 ª necessidade. Bem quando toda a gente julgava que aquilo ia ser uma tareia monumental constata -se que a situação ainda está longe de estar resolvida bin laden não está capturado e os seus amigos fazem do afegenistão gato sapato. Quando eu digo que os americanos são estupidos é porque não aprendem com os erros do passado nomeadamente quando levaram forte e feio no vietnam quando substimaram os limites de sacrificio que um povo podia aguentar em torno de uma causa comum Reparem tanto a guerra no Iraque como no afeganistão são guerras não convencionais e uma guerra não convencional não se ganha de uma forma convencional. Quando os EUA perceberem que a unica forma de ganharem os conflitos no Iraque e no Afeganistão é através de uma ajuda economica macica ás populações de uma radical mudança no sistema educativo que os faça pelo menos compreender o modo de vida das sociedades ocidentais então pode ser que as armas tão tecnologicamente avançadas deixem de ser precisas nessas áreas .
as suas observações são deveras imprecisas

- Anexos
-
- sf_afghanistan.jpg (102.34 KiB) Visualizado 717 vezes
Bem sinceramente não sei se Angola e Moçambique vão ser a locomativa moral da economia mundial o que sei em que um país rico que não redistribui de uma forma justa não digo igual digo justa as riquezas que tem pela população dá como resultado miseria violencia as pessoas não poderem andar na rua descansadas especialmente os ricos ... ouvi dizer que em cabinda amigo MozHawk existem os supermercados das petroliferas onde se compra tudo do bom e do melhor em dolares claro e depois os bazares do povo onde claro já não é tudo do bom e do melhor
bem como os hospitais quem não tem guito vai curar -se aos feiticeiros quem tem e quem pode pagar em petrodolares
vai aos hospitais privados onde pode receber tratamentos um bocadinho mais sofisticados ... mas claro o mal é do
Sistema como diz o Dias da Cunha ...
Ainda bem que nasci neste país á beira mar plantado onde pelo menos existe uma coisa que se chama decencia e respeito minimo pela dignidade humana ...
A proposito amigo MozHawk no outro dia pareceu me que ao de leve quando falava em relação ao armamento aludia ao facto de eu não perceber nada do assunto ... bem olhe que não é bem assim realmente felizmente nasci num tempo em que sou tenho a teoria não tenho a practica mas olhe que mesmo de teoria mas olhe que mesmo assim deve chegar para falar consigo sobre assunto quer experimentar ?
Cumpts
Vasco

Sistema como diz o Dias da Cunha ...

Ainda bem que nasci neste país á beira mar plantado onde pelo menos existe uma coisa que se chama decencia e respeito minimo pela dignidade humana ...
A proposito amigo MozHawk no outro dia pareceu me que ao de leve quando falava em relação ao armamento aludia ao facto de eu não perceber nada do assunto ... bem olhe que não é bem assim realmente felizmente nasci num tempo em que sou tenho a teoria não tenho a practica mas olhe que mesmo de teoria mas olhe que mesmo assim deve chegar para falar consigo sobre assunto quer experimentar ?
Cumpts
Vasco
Durante o tempo que estive na universidade devo dizer-te que os angolanos não eram turistas. Eram até dos melhores lado a lado com os cabo-verdianos em termos de desempenho académico.
Essa é de rir ás gargalhadas ... com todo o respeito ... é que quando se alia uma certa preguiça maligna a uma falta de preparação de base que os estudantes Angolanos tinham dá como resultado os moços andarem 4 e 5 anos para fazerem as cadeiras de Matemática de estatistica etc etc ...
valves, supõe que os bolseiros angolanos até são 10.000 a 250 cts mês se acabassem com isso daria o quê? 1 feijão por angolano/mês? Seria assim que esses "milhares de pessoas em Angola subnutridas" deixariam de o ser?
Não mas dá para perceber a estirpe da chamada elite do país ...
Muitas vezes o que se apanha são inclusivamente traduções mal feitas e invenções de quem quer enganar os mais incautos para quem não há diferença nenhuma entre um F-16 e um F-18, entre um B2 e um B52, entre uma Daisy Cutter e um Tomahawk, apesar de ficar sempre bem num artigo porque dá-se a sensação de se saber do que se fala...
Essa sinceramente não percebi ... talvez te tenhas de explicar melhor ...
grupos armados que vão executando as suas operações no Afeganistão e no Iraque e outra coisa é falar em hamburgueres ao pequeno-almoço e arroz de 2 em 2 dias... Mesmo nunca tendo estado lá, colocas-te junto dos soldados americanos e dos "terroristas" ao ponto de quase lhes sentires o cheiro.
E olha que me cheira mesmo a muito sangue já derramado e por derramar que a coisa está longe de estar resolvida ...
PS : é obvio que em relação a Angola também á gente seria a culpa talvez seja mesmo do sistema como diz o Dias da Cunha
Um abraço
Vasco
Essa é de rir ás gargalhadas ... com todo o respeito ... é que quando se alia uma certa preguiça maligna a uma falta de preparação de base que os estudantes Angolanos tinham dá como resultado os moços andarem 4 e 5 anos para fazerem as cadeiras de Matemática de estatistica etc etc ...
valves, supõe que os bolseiros angolanos até são 10.000 a 250 cts mês se acabassem com isso daria o quê? 1 feijão por angolano/mês? Seria assim que esses "milhares de pessoas em Angola subnutridas" deixariam de o ser?
Não mas dá para perceber a estirpe da chamada elite do país ...
Muitas vezes o que se apanha são inclusivamente traduções mal feitas e invenções de quem quer enganar os mais incautos para quem não há diferença nenhuma entre um F-16 e um F-18, entre um B2 e um B52, entre uma Daisy Cutter e um Tomahawk, apesar de ficar sempre bem num artigo porque dá-se a sensação de se saber do que se fala...
Essa sinceramente não percebi ... talvez te tenhas de explicar melhor ...

grupos armados que vão executando as suas operações no Afeganistão e no Iraque e outra coisa é falar em hamburgueres ao pequeno-almoço e arroz de 2 em 2 dias... Mesmo nunca tendo estado lá, colocas-te junto dos soldados americanos e dos "terroristas" ao ponto de quase lhes sentires o cheiro.
E olha que me cheira mesmo a muito sangue já derramado e por derramar que a coisa está longe de estar resolvida ...
PS : é obvio que em relação a Angola também á gente seria a culpa talvez seja mesmo do sistema como diz o Dias da Cunha

Um abraço
Vasco
Re: P/MozHawk
Anonymous Escreveu:Não, mas grão a grão enche a galinha o papo. Apenas é um principio que deveria vigorar. Angola foi e continua a ser explorada, a riqueza que deveria ser do povo angolano, e deveria ser bem aplicada, principalmente na comida e saúde, e depois seriam outras prioridades, mas pelos vistos "alguns" querem comer tudo, andam a saquear.
Meu caro, uma das grandes prioridades de qualquer país como Angola é investir nos seus quadros como deve de ser e se o país tem condições para que os mesmos não passem mal no exterior seja! O desenvolvimento, infelizmente, não pode chegar a todos em simultâneo e nenhum país sem quadros se consegue desenvolver sustentadamente.
Anonymous Escreveu:Amigo, no ano passado estando em Moçambique em trabalho televisivo, reparei que aquilo continua a ser de alguns grupos, só para ter uma ideia, comi galinha durante 15 dias, e vi muita gente a procurar "excrementos" e ratos para comer, mas a meia dúzia de KM e já quase no final da reportagem encontrei uns oásis, hotéis semi-luxuosos, bem guardados por sul-africanos e eram os pontos de referência do turismo internacional e com as melhores praias que conheci até hoje.
Caro anónimo, eu não fui passear a Moçambique para ver o que gostariam que eu visse. Eu trabalhei e vivi lá durante alguns anos... Conheço Moçambique do Rovuma ao Maputo, por terra e ar lol. Cruzei aquelas picadas do litoral para o interior, mato puro e duro. Fui por terra ao Malawi, Zimbabwe e, mais tarde, Suazilândia e África do Sul. Comeu galinha durante 15 dias? LOLLLLLL Só revela que andou mal acompanhado. Os seus guias não foram muito simpáticos consigo. Nem um cabritinho ou uma gazela? Nem um peixinho seco? Ou carne seca? Verdade seja dita que não é para todos, muito menos para ocidentais que demandam aquelas paragens com ar de nojo e com medo de apanhar tudo e mais alguma coisa. Excrementos e ratos para comer!? Poupe-me. Diga-me a zona em que tal tenha ocorrido! Fazer generalizações dessas é grave, muito grave. E completamente inconsistente: então a meia dúzia de km de um oásis eles iriam andar atrás de excrementos e ratos quando podiam pescar!? E no mato, agradecia que me dissesse que tipo de rato é que eles caçavam...
As melhores praias que conheceu até hoje... Hummmm está a falar de Cabo Delgado, Inhambane, Nampula, Inhaca? Muito bem guardados...
Anonymous Escreveu:Digo-lhe também que vi uma empresa italiana na produção de alumínio
Está mal informado. A MOZAL não é nem nunca foi italiana e muito menos tem capitais italianos! É preciso confirmar os dados e fazer o cross checking das informações. Por mais essa imagino mesmo que tipo de informações lhe terão passado os seus anfitriões! Não lhe disseram que os mulungos papam criancinhas ao pequeno almoço, pois não!?
Anonymous Escreveu:, e como sabe aquelas terras por onde passa os "restos" do alumínio durante centenas de anos tornam-se lugares proibidos, mas mais grave são as doenças que dai advêm como o caso do cancro, mas no entanto aproveitando-se do "desgraçado" disseram à opinião pública internacional, que tinham criado cerca de 1000 postos de trabalho naquela região, mas sabia que aqueles desgraçados dentro de anos poderão morrer de cancro?
Eles e os muitos estrangeiros que lá trabalham. Mas acredito que o cancro não deve ser propriamente a maior preocupação ao nível da saúde do Estado Moçambicano... Agora a MOZAL não representou 1000 postos de trabalho na região. A MOZAL representou a revitalização de toda uma cintura industrial à volta de Maputo que estava nas ruas da amargura, representou a construção de um novo porto, representou a revitalização da Matola, representou a construção da auto-estrada que liga Maputo a Joanesburgo com portagens e tudo (quem diria?) e,pasme-se, é nada mais nada menos do que em termos do PIB o equivalente à Auto-Europa aqui em Portugal. O desenvolvimento tem os seus custos. O Governo Moçambicano e a opinião pública moçambicana tem plena consciência das questões ambientais provocadas pela unidade industrial instalada no seu solo.
Anonymous Escreveu:Sabia que o salário ronda os 20 euros mensais (o que para a generalidade dos moçambicanos é um ordenado de rico)? Sabia que na europa este tipo de fábricas estão proibidas pelo que referi atrás? No entanto a comunidade internacional fechou os olhos na sua construção em Moçambique.
Meu caro anónimo, são este tipo de verdades que me chateiam profundamente! Este tipo de falsidades? Diga-me qual é o trabalhador da MOZAL que ganha apenas 500.000,00 Meticais por mês sff! E aqui não estou a falar do salário base, estou a falar do total efectivamente auferido!
20 Euros é um ordenado de rico para os moçambicanos!? Só pode estar a brincar! Nem vou comentar isto. Diga-me só qual é o salário mínimo nacional em Moçambique para a indústria e depois podemos continuar a discutir este assunto.
Agora, só quem não conheceu Moçambique há 15 anos atrás, 10 anos atrás e 5 anos atrás é que pode retratar as coisas como retratou. É esse o problema da comunicação social...
Anonymous Escreveu:...o tipo que veio de um país de "cabanas" e palheiros veio dizer que onde morava o apartamento era pequeno e que merecia um maior e com melhores condições
É uma mama dos diabos lá isso é. Falta saber é se ele, por ser negro, era de lá ou de cá e aí é altamente pejorativo o que acabou de dizer porque ele se calhar nunca viu uma palhota ao vivo...
Um abraço,
MozHawk
MozHawk Escreveu:Mas valves, supõe que os bolseiros angolanos até são 10.000 a 250 cts mês se acabassem com isso daria o quê? 1 feijão por angolano/mês? Seria assim que esses "milhares de pessoas em Angola subnutridas" deixariam de o ser?
Não, mas grão a grão enche a galinha o papo. Apenas é um principio que deveria vigorar. Angola foi e continua a ser explorada, a riqueza que deveria ser do povo angolano, e deveria ser bem aplicada, principalmente na comida e saúde, e depois seriam outras prioridades, mas pelos vistos "alguns" querem comer tudo, andam a saquear.
valves Escreveu:mas é curioso que tenhas começado o exemplo com Moçambique quando não se falou sequer nele ... é que neste caso é melhor não misturar alhos com bugalhos !!!
MozHawk Escreveu:Não? A conversa é sempre a mesma valves. Mesmo quando as coisas mudam... É que quando se ouve um disco muitas vezes seguidas, já se sabe a letra de cor e salteado.
Amigo, no ano passado estando em Moçambique em trabalho televisivo, reparei que aquilo continua a ser de alguns grupos, só para ter uma ideia, comi galinha durante 15 dias, e vi muita gente a procurar "excrementos" e ratos para comer, mas a meia dúzia de KM e já quase no final da reportagem encontrei uns oásis, hotéis semi-luxuosos, bem guardados por sul-africanos e eram os pontos de referência do turismo internacional e com as melhores praias que conheci até hoje.
Digo-lhe também que vi uma empresa italiana na produção de alumínio, e como sabe aquelas terras por onde passa os "restos" do alumínio durante centenas de anos tornam-se lugares proibidos, mas mais grave são as doenças que dai advêm como o caso do cancro, mas no entanto aproveitando-se do "desgraçado" disseram à opinião pública internacional, que tinham criado cerca de 1000 postos de trabalho naquela região, mas sabia que aqueles desgraçados dentro de anos poderão morrer de cancro? Sabia que o salário ronda os 20 euros mensais (o que para a generalidade dos moçambicanos é um ordenado de rico)? Sabia que na europa este tipo de fábricas estão proibidas pelo que referi atrás? No entanto a comunidade internacional fechou os olhos na sua construção em Moçambique.
valves Escreveu:Quando Afeganistão e ao Iraque claro que estou a falar de cor porque nunca lá estive mas a não ser que estejemos a ser altamente ludibriados pela comunicação social ... esses países não estão em PAZ porque sendo verdade o que nos contam todos os dias há atentados onde morrem pessoas ...
Uma coisa é existirem atentados e morrerem pessoas todos os dias e outra coisa é fazer-se a descrição que fizeste da estratégia americana e a forma como o Bin Laden e seguidores se piraram. Uma coisa são os grupos armados que vão executando as suas operações no Afeganistão e no Iraque e outra coisa é falar em hamburgueres ao pequeno-almoço e arroz de 2 em 2 dias... Mesmo nunca tendo estado lá, colocas-te junto dos soldados americanos e dos "terroristas" ao ponto de quase lhes sentires o cheiro.
Há comunicação social e comunicação social. Quando se atinge um determinado nível, tem-se a obrigação de saber discernir a que roça a banalidade, o lugar-comum, enfim o mau jornalismo, do que realmente tem qualidade. Infelizmente em Portugal, salvo algumas raras excepções, alguns temas contam apenas com um ou outro especialista que sabe o que está a dizer. Muitas vezes o que se apanha são inclusivamente traduções mal feitas e invenções de quem quer enganar os mais incautos para quem não há diferença nenhuma entre um F-16 e um F-18, entre um B2 e um B52, entre uma Daisy Cutter e um Tomahawk, apesar de ficar sempre bem num artigo porque dá-se a sensação de se saber do que se fala...
Acima de tudo há que saber separar o trigo do joio...
Um abraço,
MozHawk[/quote]
Muito poderia dizer sobre estes últimos parágrafos, mas vou apenas dizer isto: em Portugal andam milhares de trabalhadores a ganharem a o salário mínimo mas trabalham a vida toda para terem uma casita digna, mas depois vemos na televisão uns tipos que não querem trabalhar e que se vão chorar para as câmaras municipais e dizem que estão fartos da barraca onde moram e querem uma casa quase de graça, ainda hoje assisti a isso na TVI, o tipo que veio de um país de "cabanas" e palheiros veio dizer que onde morava o apartamento era pequeno e que merecia um maior e com melhores condições

Que vão trabalhar como os outros, deveria ser a resposta de todos nós e principalmente das câmaras minicipais, mas não porque interessa a quem constrói esses bairros sociais e a quem faz o negócio

-
Visitante
Valves
dizer que Cabo Verde é um dos países mais ricos de África...é forçar a nota e muito.
Cabo Verde é apontado por várias organizações internacionais como o país que melhor aproveita os recursos (empréstimos e donativos) que lhe são disponibilizados, e que infelizmente não são muitos.
por ter sabido aproveitar esses recursos, deixou para trás uma "classificação qualquer" que o impede de ter acesso facilitado a esse tipo de subsídios e empréstimos a juros baixos.
não é um país rico, e para isso basta lá ir: é um país de gente digna e séria, onde a corrupção não consegue ser a Raínha, como acontece na maior parte de África.
dizer que Cabo Verde é um dos países mais ricos de África...é forçar a nota e muito.
Cabo Verde é apontado por várias organizações internacionais como o país que melhor aproveita os recursos (empréstimos e donativos) que lhe são disponibilizados, e que infelizmente não são muitos.
por ter sabido aproveitar esses recursos, deixou para trás uma "classificação qualquer" que o impede de ter acesso facilitado a esse tipo de subsídios e empréstimos a juros baixos.
não é um país rico, e para isso basta lá ir: é um país de gente digna e séria, onde a corrupção não consegue ser a Raínha, como acontece na maior parte de África.
valves Escreveu:...bolseiros angolanos de uma conhecida empresa da terra filhos de generais etc etc que recebiam naquela altura 250 cts por mês para fingir que estudavam naquela altura havia milhares de pessoas em Angola subnutridas
Mas valves, supõe que os bolseiros angolanos até são 10.000 a 250 cts mês se acabassem com isso daria o quê? 1 feijão por angolano/mês? Seria assim que esses "milhares de pessoas em Angola subnutridas" deixariam de o ser?
Quanto aos filhos dos generais, o que é que tem? Na maioria das sociedades quem está no topo da pirâmide social procura sempre o melhor para os seus. É o caso. Tal como o foi e ainda será cá no burgo.
Contudo, mesmo a questão dos bolseiros está a ser profundamente revista. As coisas já não são o que eram. Agora é a paz. E se a guerra tudo justificava agora já não. A título de exemplo, muitos dos ainda bolseiros do Estado Angolano por esse mundo fora receberam a visita de emissários governamentais para perceber porque é que ao fim do prazo estipulado ainda não concluíram os cursos, tendo inclusivamente muitos bolseiros perdido já as suas bolsas do Estado Angolano por se terem revelado maus alunos. Durante o tempo que estive na universidade devo dizer-te que os angolanos não eram turistas. Eram até dos melhores lado a lado com os cabo-verdianos em termos de desempenho académico. E, por último, das dezenas de estudantes universitários angolanos que conheci enquanto estudante não conheci nenhum que fosse filho de general.
valves Escreveu:mas é curioso que tenhas começado o exemplo com Moçambique quando não se falou sequer nele ... é que neste caso é melhor não misturar alhos com bugalhos !!!
Não? A conversa é sempre a mesma valves. Mesmo quando as coisas mudam... É que quando se ouve um disco muitas vezes seguidas, já se sabe a letra de cor e salteado.
valves Escreveu:Quando Afeganistão e ao Iraque claro que estou a falar de cor porque nunca lá estive mas a não ser que estejemos a ser altamente ludibriados pela comunicação social ... esses países não estão em PAZ porque sendo verdade o que nos contam todos os dias há atentados onde morrem pessoas ...
Uma coisa é existirem atentados e morrerem pessoas todos os dias e outra coisa é fazer-se a descrição que fizeste da estratégia americana e a forma como o Bin Laden e seguidores se piraram. Uma coisa são os grupos armados que vão executando as suas operações no Afeganistão e no Iraque e outra coisa é falar em hamburgueres ao pequeno-almoço e arroz de 2 em 2 dias... Mesmo nunca tendo estado lá, colocas-te junto dos soldados americanos e dos "terroristas" ao ponto de quase lhes sentires o cheiro.
Há comunicação social e comunicação social. Quando se atinge um determinado nível, tem-se a obrigação de saber discernir a que roça a banalidade, o lugar-comum, enfim o mau jornalismo, do que realmente tem qualidade. Infelizmente em Portugal, salvo algumas raras excepções, alguns temas contam apenas com um ou outro especialista que sabe o que está a dizer. Muitas vezes o que se apanha são inclusivamente traduções mal feitas e invenções de quem quer enganar os mais incautos para quem não há diferença nenhuma entre um F-16 e um F-18, entre um B2 e um B52, entre uma Daisy Cutter e um Tomahawk, apesar de ficar sempre bem num artigo porque dá-se a sensação de se saber do que se fala...
Acima de tudo há que saber separar o trigo do joio...
Um abraço,
MozHawk
P/MozHawk
Bem ainda bem que interviste porque o fizeste muito bem
Duas coisas :
A realidade Angolana não a conheço porque nunca lá estive agora por exemplo na minha faculdade havia uns bolseiros angolanos de uma conhecida empresa da terra filhos de generais etc etc que recebiam naquela altura 250 cts por mês para fingir que estudavam naquela altura havia milhares de pessoas em Angola subnutridas ... No bairro dos meus pais em Lisboa havia uns putos da minha idade Angolanos que andavam cá em Lisboa ao fresco de BMW descapotaveis porque o papá andava nos negocios dos diamantes ...
e aquilo devia dar e muito ...
vou dar -te o exemplo de um país esse sim conheço -o muito bem porque já lá estive - CABO VERDE - cabo verde é um país que a comparar com Angola é um país pobre em recursos o que acontece é que foi recebendo ajudas do banco Mundial para investimentos produtivos que os aproveitou tão bem que hoje cabo verde é um dos países mais ricos de Africa e tão rico que está com medo de perder as ajudas que vem merecidamente recebendo ... Em Angola não andaram em guerra civil e depois de um período de Paz acharam que aquilo era tão rico que podiam dar -se ao luxo de andar ás turras e claro assistimos ao triste exemplo de um país rico com um povo a viver na miséria porque neste casos quem se lixa sempre é o mexilhão ... mas é curioso que tenhas começado o exemplo com Moçambique quando não se falou sequer nele ... é que neste caso é melhor não misturar alhos com bugalhos !!!
Quando Afeganistão e ao Iraque claro que estou a falar de cor porque nunca lá estive mas a não ser que estejemos a ser altamente ludibriados pela comunicação social ... esses países não estão em PAZ porque sendo verdade o que nos contam todos os dias há atentados onde morrem pessoas ...
Um abraço
Vasco

Duas coisas :
A realidade Angolana não a conheço porque nunca lá estive agora por exemplo na minha faculdade havia uns bolseiros angolanos de uma conhecida empresa da terra filhos de generais etc etc que recebiam naquela altura 250 cts por mês para fingir que estudavam naquela altura havia milhares de pessoas em Angola subnutridas ... No bairro dos meus pais em Lisboa havia uns putos da minha idade Angolanos que andavam cá em Lisboa ao fresco de BMW descapotaveis porque o papá andava nos negocios dos diamantes ...
e aquilo devia dar e muito ...
vou dar -te o exemplo de um país esse sim conheço -o muito bem porque já lá estive - CABO VERDE - cabo verde é um país que a comparar com Angola é um país pobre em recursos o que acontece é que foi recebendo ajudas do banco Mundial para investimentos produtivos que os aproveitou tão bem que hoje cabo verde é um dos países mais ricos de Africa e tão rico que está com medo de perder as ajudas que vem merecidamente recebendo ... Em Angola não andaram em guerra civil e depois de um período de Paz acharam que aquilo era tão rico que podiam dar -se ao luxo de andar ás turras e claro assistimos ao triste exemplo de um país rico com um povo a viver na miséria porque neste casos quem se lixa sempre é o mexilhão ... mas é curioso que tenhas começado o exemplo com Moçambique quando não se falou sequer nele ... é que neste caso é melhor não misturar alhos com bugalhos !!!
Quando Afeganistão e ao Iraque claro que estou a falar de cor porque nunca lá estive mas a não ser que estejemos a ser altamente ludibriados pela comunicação social ... esses países não estão em PAZ porque sendo verdade o que nos contam todos os dias há atentados onde morrem pessoas ...
Um abraço

Vasco
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, bigest, Garfield, Google [Bot], latbal, m-m, macau5m, malakas, Manchini888, Masterchief, mjcsreis, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard, peterteam2, PIKAS, smog63, trilhos2006, VALHALLA e 181 visitantes